Alcina Maria Pereira de Sousa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
17/04/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Alcina Maria Pereira de Sousa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Sousa, Alcina Maria Pereira de |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade da Madeira CAH - Centro de Artes e Humanidades Faculdade de Artes e Humanidades - Campus da Penteada, P1-Gab 107 Madeira 9000-390 Funchal Portugal Telefone: (+351)291705000 Correio electrónico: alcina.sousa@staff.uma.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1998-2005 |
Doutoramento Phd |
Linguística Inglesa.
Universidade da Madeira,
Portugal.
|
1978-1983 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas Estudos Ingleses e Alemães
(4 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2017-2017 |
Curso de curta duração Short course |
Texto Multimodal: Gráficos, Texto Publicitário e Ensino.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Linguistica de Corpus: Trabalho Terminológico Automatizado (Términus; WST).
Universidade Politécnica de Valência,
Espanha.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Iniciação à Análise Estatística com SPSS.
Associação de Investigação Científica do Atlântico,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Basic Training on Multiple Choice Testing.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2006-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Genre-Based Literacy Pedagogy.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Introdução ao uso de software para investigação qualitativa N6 , .
Universidade da Madeira,
Portugal.
|
2000-2000 |
Curso de curta duração Short course |
How to Use Corpora in Literary Text Analysis.
Tuscan Word Centre,
Itália.
|
1996-1996 |
Curso de curta duração Short course |
Language, Text and Culture: Issues in Teaching Language and Literature.
Universitat Pompeu Fabra, Facultat de Humanitats,
Espanha.
|
1995-1995 |
Curso de curta duração Short course |
Language and Literature: Contemporary Issues.
University of Aberdeen,
Reino Unido.
|
1994-1994 |
Curso de curta duração Short course |
Literature in English Language Teaching - Approaches for the Classroom.
University of Nottingham,
Reino Unido.
|
1990-1991 |
Outros Others |
Profissionalização em Serviço . Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1982-1982 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Alemanha no séc. XIX - Literatura, História, Arte e Ciência.
Universidade de Regensburg,
Alemanha.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fev/2011-Actual |
Professor Auxiliar |
Fev/2005-Fev/2011 |
Professor Auxiliar |
Ago/1997-Fev/2005 |
Outra Situação |
Abr/1993-Ago/1997 |
Outra Situação |
Abr/1993-Nov/1997 |
Outra Situação |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1997 |
“Teacher of the Year Nominee 1997/1998” ,
Secretaria Regional dos Assuntos Culturais & American Culture Corner .
|
1998 |
Bolsa de Doutoramento ,
PRODEP.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Dez/2016 - Actual |
Associado Fundador do Museu Internacional a Mulher (MIMA), Membro fundador.
|
Mar/2014 - Actual |
Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) - Grupo de Investigação 3: Multiculturalismo e Lusofonia, Outros (especifique).
Investigadora Colaboradora .
|
2013- Actual |
International Pragmatics Association (IPrA), Membro.
|
2009- Actual |
European Network for Intercultural Education Activities , Membro fundador.
|
2009- Actual |
Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), Outros (especifique).
Membro do comité científico e redatorial.
|
2007- Actual |
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) - GI1, Membro.
Investigadora.
|
1997- Actual |
Poetics and Linguistics Association, Membro.
Embaixador da Poetics and Linguistics Association em Portugal.
|
1994- Actual |
Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos , Membro.
|
1994- Actual |
European Society for the Study of English (ESSE), Membro.
|
2009- 2011 |
Associação Portuguesa para a Literacia (LITTERA), Membro.
|
1998- 2007 |
Membro da International Reading Association (IRA)., Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Sousa, Alcina M. P.; Cibikova, Ingrid. 2016. A Stylistics Approach to Canon Breaking Texts. ed. 1, 150 vols., ISBN: ISBN 978-80-8105-. St Cyrilus & Methodius Univ.: Univerzita sv. Cyrila a Metoda v Trnave. |
|
|
|
2. |
2009. (Co-Guest Editor) Sousa, A., Bazenga, A., Marinho, P., “Crosscultural Humour: ‘Humour that Divides; Humour that Unites’.. ed. 2, 1 vol., ISBN: 2065 – 6599. Alba Iulia - Roménia: Aeternitas Publishing House.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Sousa, Alcina M. P.; Paolinelli, Luisa. 2014. "Identidade e Cultura: Representações do Destino Portugal". In Produtos e Competitividade do Turismo na Lusofonia, ed. Carlos Costa, Filipa Brandão, Rui Costa, Zélia Breda, 139 - 153. ISBN: ISBN: 978-972-59. Lisboa: Escolar Editora. |
|
|
|
2. |
Sousa, Alcina M. P.; Lourenço, Júlia. 2012. "A retórica dos planos urbanísticos: visões partilhadas e diálogos em continuum". In Construções Normativas e Códigos da Cidade na Zona Portuária, ed. Rosângela Lunardelli Cavallazzi e Madalena Junqueira Ayres , 13 - 29. ISBN: 978-85-88027-23-7. Rio de Janeiro: Editora PROURB.
|
|
|
|
3. |
Sousa, Alcina M. P.; Costa, Dominique. 2001. “Broadening Horizons in Stylistics: The Multimedia Lab as a Challenging Tool for Text Analysis in EFL Contexts?". In Reading Beyond Text: Processes and Skills., ed. John McRae, 175 - 184. ISBN: 0212-0410. Sevilha: Editorial Universidad de Sevilla.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Alcina M. P.. 1997. “Down with 'Cribs': Developing Discourse Competence”. In Proceedings of the First International Conference On Discourse Analisys, ed. Emília Ribeiro Pedro , 103 - 124. ISBN: 972-8288-67-0. Lisboa: Edições Colibri e Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Sousa, Alcina M. P.; Silva, João. 2017. "Gender Parity or “Informed Consent” in Media Representations of Science and Technology? A Corpus-Based Discourse Approach.
", Lodz Papers in Pragmatics 13, 1: 87 - 107.
|
|
|
|
2. |
Sousa, Alcina M. P.; Carvalho, Susan. 2016. "Marketing do Destino Portugal através do filme “A Gaiola Dourada” de Rúben Alves", Tourism and Hospitality International Journal 7, 1: 11 - 26.
|
|
|
|
3. |
Sousa, Alcina M. P.. 2014. "“Humour in Pinocchio’s Liberating Discursive Practice”", Océanide 6, 2014: 1 - 10.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Alcina M. P.; Carvalho, Susan; Vieira, Armando. 2014. ""Film-induced Tourism: the case of Portugal"", Revista Turismo e Desenvolvimento 4, 21-22: 469 - 482.
|
|
|
|
5. |
Sousa, Alcina M. P.; Correia, Alda. 2014. " “From Modernity to Post-modernity: conflicting voices in literary discourse - A corpus analysis of you and one" ", Topics in Linguistics - De Gruyter 13, 1: 1 - 13.
|
|
|
|
6. |
Sousa, Alcina M. P.. 2014. ""You must, pardon, you should" - Being polite across cultures"", Russian Journal of Linguistics 4, 2014: 44 - 59.
|
|
|
|
7. |
Sousa, Alcina M. P.; Pocinho, Margarida; Carvalho, Renato G. 2014. "“Learning to Write and Get School Success: A Quasi-Experimental Study among 9th Formers”", JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education 5, 1: 119 - 142.
|
|
|
|
8. |
Sousa, Alcina M. P.. 2014. "Gender Stereotypes in Media Business Discourse: Variations in Identities, Contexts and Cultures”", Lodz Papers in Pragmatics 10, 2: 197 - 212.
|
|
|
|
9. |
Sousa, Alcina M. P.; Paolinelli, Luisa. 2014. "“Barcelona, Paris, Roma – A Promoção de Destinos Através de Traços Culturais Identitários em Trailers de Filmes de Woody Allen"
", Tourism and Hospitality International Journal 3, 1: 69 - 89.
|
|
|
|
10. |
Sousa, Alcina M. P.. 2013. "“Overcoming Boundaries Towards Eflit Education in The Digital Era: EFL Undergraduate’s Reading Habits in Retrospect (Madeira,
1998-2008)”", JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education 5, 2012: 157 - 190.
|
|
|
|
11. |
Sousa, Alcina M. P.; Lourenço, Júlia. 2012. "“The Rhetoric of Regional Planning: a Cross-Disciplinary Approach” ", Topics in Linguistics 2012, 9: 28 - 41.
|
|
|
|
12. |
Sousa, Alcina M. P.; Ivanova, Anna. 2012. "“Constructing Digital Rhetorical Spaces in Twitter: A Case-Study of @BarackObama” ", Topics in linguistics 2012, 9: 46 - 56.
|
|
|
|
13. |
Sousa, Alcina M. P.. 2011. " “Deictic References in Simplified Illustrated Versions of "The Adventures of Pinocchio" (Port. - Eng.)”", JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education 2011, 4: 181 - 203.
|
|
|
|
14. |
Paolinelli, Luísa M. S. M. A; Sousa, Alcina. 2010. "“Focus on Learning and Training in Madeira towards the Development of Intercultural Skills”", Newsletter PINOKIO Project, 3: 6 - 9.
|
|
|
|
15. |
Sousa, Alcina M. P.. 2009. " “Promoting Intercultural Competence: Modality – The Other Side of the Mirror”. ", JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education 2009, 2: 153 - 178.
|
|
|
|
16. |
Sousa, Alcina M. P.; Lourenço, Júlia. 2009. " “Planeamento da Urbanização e do Turismo em Retrospectiva: Análises Interdisciplinares” ", Revista de Divulgação Científica AICA 2009, 1: 19 - 31.
|
|
|
|
17. |
Sousa, Alcina M. P.. 2009. " “Intercultural Exchanges in a Foreign Language Dimension in Retrospect: A Corpus Analysis of Respondents’ Perceptions”", JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education 2009, 2: 42 - 66.
|
|
|
|
18. |
Sousa, Alcina M. P.. 2008. "“Retórica e Poder: Representações do Discurso Empresarial em Textos Multimodais nos Media”", Organicom (USP) 2008, 5: 145 - 165.
|
|
|
|
19. |
Sousa, Alcina M. P.. 2008. "“Mapping out Real and Imaginary Settings: Cohesion in Hamilton’s The Speckled People”.", DEDALUS – Revista Portuguesa de Literatura Comparada 1, 11-12: 195 - 224.
|
|
|
|
20. |
Sousa, Alcina M. P.. 2001. "“Language Choice and Identity in Willa Cather’s My Ántonia and Amy Tan’s The Joy Luck Club”. ", Entre Lineas” – OnLine 2001, 1: 50 - 61. |
|
|
|
21. |
Sousa, Alcina M. P.. 2000. "“Learning from Literacy Practices at the Threshold Level”. ", Anglo-Saxónica - Culture, Education, Identity 2000, 12-13: 245 - 255.
|
|
|
|
22. |
Sousa, Alcina M. P.. 1999. " “Who Cares About Stylistics in an EFL Classroom?”. ", GRETA 7, 1: 85 - 96. |
|
|
|
23. |
Sousa, Alcina M. P.. 1996. " “Learning to Learn at the Threshold Level - A Challenge or a Mere Utopia?”. ", GRETA 4, 1: 12 - 18. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Sousa, Alcina M. P.. 2008. ""Percepcionando Deícticos no Espaço Enunciativo de Pinóquio e a Sua Recepção Por Parte dos Pequenos Leitores"", Trabalho apresentado em 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, , Braga. |
|
|
|
2. |
Sousa, Alcina M. P.. 2005. "“Applying Linguistics or Linguistics Applied: EFL Development”", Trabalho apresentado em International Conference of Applied Linguistics, The Changing Role of Languages in Higher Education, In Proceedings of the International Conference of Applied Linguistics, The Changing Role of Languages in Higher Education, Aveiro. |
|
|
|
3. |
Sousa, Alcina M. P.; Lourenço, Júlia. 2006. "O Discurso Modalizado em Planos Regionais: Desenvolvimento vs Protecção", Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso, In "Processos Discursivos de Modalização : Actas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso”, Braga.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Alcina M. P.. 2001. ""Is text analysis in EFL contexts reader-oriented / “real” student-oriented? - The Validity of Questionnaires in Pedagogical
Stylistics?"", Trabalho apresentado em PALA 2001 Conference, "Textual Secrets - The Message of the Medium", In "Textual Secrets; The Message of the Medium; Proceedings of the 21st PALA Conference", Budapeste.
|
|
|
|
5. |
Sousa, Alcina M. P.. 1999. "“The Clashing I’s in Literary and Pedagogical Discourse: André Brink’s A Dry White Season in an EFL/Portuguese Setting”", Trabalho apresentado em PALA XIX, "Discourses of War and Conflict", In Proceedings of PALA XIX, Poetics, Linguistics and History: Discourses of War and Conflict, Potchefstroom, South Africa.
|
|
|
|
6. |
Sousa, Alcina M. P.. 1998. "“Identity and the Tyranny of Colour - Are Pecola and Mumtaz/Amina Children of a Lesser God?”", Trabalho apresentado em XIX APEAA Convention - Élites, Innovation, and Common Cultures in The English-Speaking World: On the Bicentenary of Lyrical
Ballads, In Do Esplendor na Relva: Elites e Cultura Comum de Expressão Inglesa. (Actas do XIX Encontro de 1998, Sintra), Sintra. |
|
|
|
7. |
Sousa, Alcina M. P.. 1999. "“Breaking the Ice with Literary Extracts: Old/New Voices in Ever Developing EFL Reading Contexts”", Trabalho apresentado em 9º Encontro da ANPLI, "English – Challenge and Diversity", In ANPLI Proceedings – 8th and 9th Meetings, English - Diversity and Challenge, Braga. |
|
|
|
8. |
Sousa, Alcina M. P.. 1999. "“André Brink’s A Dry White Season: Constructing the Protagonist’s Identity (In)Between Female ‘Others’”", Trabalho apresentado em Congresso Internacional, O Feminino nas Línguas, Culturas e Literaturas, In Atas do Congrsso Internacional, O Feminino nas Línguas, Culturas e Literaturas, Funchal. |
|
|
|
9. |
Sousa, Alcina M. P.. 1999. ""Language through Fiction - Language Matters in Willa Cather's My Ántonia”", Trabalho apresentado em 4º Encontro do Ensino das Línguas Vivas no Ensino Superior em Portugal , In Atas do 4º Encontro do Ensino das Línguas Vivas no Ensino Superior em Portugal , Porto.
|
|
|
|
10. |
Sousa, Alcina M. P.. 1996. "“Developing Reading Skills in ESP Context” ", Trabalho apresentado em 4º Encontro da ANPLI - "Tradition and Innovation in the Teaching/Learning of English as a Foreign Language", In Atas do 4º Encontro da ANPLI - "Tradition and Innovation in the Teaching/Learning of English as a Foreign Language", Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Sousa, Alcina M. P.. 2009. " “Adrian Mole Strikes back with Style and Humour”", JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education 2009, 2: 277 - 292.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Sousa, Alcina M. P.; Carvalho, Susan; Vieira, Armando. 20 ago. 2017. " “Film-Induced Tourism – the case of Portugal” " Revista de Divulgação Cient+ifica AICA, 100 - 105.
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Sousa, Alcina M. P.. 2007. "Recensão: "Deborah Cao, Translating Law” (Clevedon, UK: Multilingual Matters. 2007: xii – 189. ISBN 978-1853599545)", 3 pp.. Alba Iulia - : JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education .
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Sousa, Alcina M. P.. XI Congresso Ibercom: Travessias Comunicacionais, AssIBERCOM-Associação Ibero-Americana de Comunicação ,2009 (Congresso / Organização). |
2. |
Sousa, Alcina M. P.. I Congresso Internacional de Estudos sobre o Humor: Humor que separa / Humor que une,2008 (Congresso / Organização). |
3. |
Sousa, Alcina M. P.. Congresso Internacional do Brasil a Macau: Narrativas de Viagens e Espaços de Diáspora, ,2008 (Congresso / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Anna Ivanova , Barack Obama’s Presidential Governing on The Internet: Web2.0 and the Pervasiveness of Political Language, 2012. Tese (English Language and Linguistics) - Universidade de Sevilha, Bolseiro(a) de Universidade de Sevilha (Co-orientador).
|
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Susan Belinda Carvalho, Film-Induced Tourism and How it Revolutionizes Destinations Marketing Strategies , 2013. Dissertação (Master in Management and Planning in Tourism) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |
2. |
Valentina Gonçalves de Freitas , A Diáfora em "Lágrimas Correndo Mundo" de Horácio Bento de Gouveia, 2007. Dissertação (Ensino da Língua e Literatura Portuguesas) - Universidade da Madeira (Co-orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Gorete Sargo, "A Biblioteca da Câmara Municipal da Ribeira Brava": Relatório de Estágio do CET-Património Cultural, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnológica - Património Cultural) - Universidade da Madeira (Co-orientador). |
2. |
Élia Maria de Jesus Laranja, "A Biblioteca Pública Regional da Madeira": Relatório de Estágio do CET-Património Cultural, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnológica - Património Cultural) - Universidade da Madeira (Co-orientador). |
3. |
Fátima Gonçalves, "A Biblioteca Escolar da EBS Padre Manuel Álvares da Ribeira Brava": Relatório de Estágio do CET-Património Cultural", 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Tecnológica - Património Cultural) - Universidade da Madeira, Bolseiro(a) de Universidade da Madeira (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Maria Natália Perez Santos. Novas Tecnologias para o Ensino/Aprendizagem de Línguas estrangeiras na Área do Turismo no Ensino Superior, 2017. Tese (Linguística) - Universidade de Évora. |
2. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Jana Puschenreiterová. “Pitfalls and Potentials of Technologies in English Language Education”, 2016. Tese (English Didactics and Literature Studies) - Constantine The Philosopher University in Nitra. |
1. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Yin Li . “Literature, Ideology and the National Imaginary in a Cross-Cultural World” , 2013. Dissertação (Estudos Linguísticos e Culturais) - Universidade da Madeira. |
2. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Énia Maria da Silva Batista . “Contadores de ‘Histórias de Trancoso’: A Literatura, A Educação Intercultural e Os Jovens”,, 2012. Dissertação (Gestão Cultural) - Universidade da Madeira. |
3. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Dina Isabel Lemos Ramos . "História da Literatura Infantil na Madeira: Reflexos de um Mundo em Mudança", 2011. Dissertação (Gestão Cultural) - Universidade da Madeira. |
4. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Lili Lopes Cavalheiro . English as a European Lingua Franca: A Sociolinguistic Profile of Students and Teachers of English at the Faculty of Letters
of the University of Lisbon, 2009. Dissertação (Estudos Ingleses - Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa. |
5. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Carla Marta Freitas Martins . “Diálogo(s) na Aprendizagem da Escrita de Virgílio Ferreira com Fernando Pessoa”, 2008. Dissertação (Ensino da Língua e Literatura Portuguesas) - Universidade da Madeira. |
6. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Participação no júri de Cristina de Jesus Vinhas Maia Gonçalves. A Linguagem do Poder e o Poder da Linguagem em Nineteen Eighty-Four de George Orwell, 2007. Dissertação (Língua, Literatura e Cultura Inglesa) - Universidade do Minho. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Conferência Internacional INVTUR 2017, 2017 (Conferência). Nome do evento: Cocriar o futuro do turismo; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Aveiro. |
2. |
The 7th Conference on Linguistic and Intercultural Education – CLIE-2017 , 2017 (Congresso). Nome do evento: The Conference on Linguistic and Intercultural Education ; Nome da Instituição: CIEL Centre, “1 Decembrie 1918” University of Alba Iulia & University of Madeira, Portugal University of Zielona Gora, Poland
University of Montenegro International Burch University, Bosnia and Herzegovina College of Applied Studies for Preschool Teachers; Cidade do evento: Alba Iulia - Roménia / “1 Decembrie 1918” University of Alba Iulia . |
3. |
The Conference on Linguistic and Intercultural Education – CLIE-2016, 2016 (Congresso). Nome do evento: The intrinsic relationship between language and culture and the multifariousness of their interrelatedness, in particular
from a pragma-semantic approach; Nome da Instituição: CIEL Centre, “1 Decembrie 1918” University of Alba Iulia, University of Madeira University of Montenegro International Burch
University, Bosnia and Herzegovina College of Applied Studies for Preschool Teachers "Mihailo Palov" in Vrsac, Serbia Stanislaw
; Cidade do evento: Alba Iulia, Roménia / “1 Decembrie 1918” University of Alba Iulia. |
4. |
The Exploratory Workshop (CLIE-2015): Linguistic and Intercultural Education in the Process of Internationalisation of Higher
Education, 26-28 March 2015, 2015 (Simpósio). Nome do evento: The Exploratory Workshop (CLIE-2015): Linguistic and Intercultural Education in the Process of Internationalisation of Higher
Education - Including an intercultural dimension in the internationalisation of teaching, learning and research; Nome da Instituição: University of Alba Iulia, Romania & University of Madeira University of Montenegro International Burch University, Bosnia
and Herzegovina College of Applied Studies for Preschool Teachers "Mihailo Palov" in Vrsac, Serbia Stanislaw Staszic University
of ; Cidade do evento: Alba Iulia / University of Alba Iulia, Roménia. |
5. |
Conferência Internacional INVTUR 2014, 2014 (Congresso). Nome do evento: Turismo: Quando viajamos construímos novas sociedades; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Aveiro. |
6. |
Conferência Internacional INVTUR 2012, 2012 (Conferência). Nome do evento: O turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Aveiro. |
7. |
Exploratory Workshop CLIE 2012 - TEMPUS Proposal: EACEA/25/2011- 530747-TEMPUS-1-2012-1RO-TEMPUS MA Programme in Language
and Communication for Business Administration, 2012 (Encontro). Nome do evento: Exploratory Workshop CLIE 2012 - TEMPUS Proposal: EACEA/25/2011- 530747-TEMPUS-1-2012-1RO-TEMPUS MA Programme in Language
and Communication for Business Administration; Nome da Instituição: University of Alba Iulia, Constantine the Philosopher University of Nitra, University of Madeira, Metropolitan University,
Belgrade, Megatrend University, University of East Sarajevo, University of Mostar, University of Montenegro; Cidade do evento: Alba Iulia - Roménia / University of Alba Iulia. |
8. |
The 4th ENIEDA Conference on Linguistic and Intercultural Education, 29 September -1 October 2011, 2011 (Congresso). Nome do evento: Negotiating and constructing European identities across languages and cultures; Nome da Instituição: : Teacher Training College, Vršac; ENIEDA, CIEL; Cidade do evento: V r š a c, / Sérvia. |
9. |
Conferência Internacional INVTUR 2010, 2010 (Conferência). Nome do evento: Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro ; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Aveiro . |
10. |
The 2nd International Conference on Linguistic and Intercultural Education (CLIE-2010), 10-12 June 2010, 2010 (Congresso). Nome do evento: Linguistic and Cultural Diversity within European Learning Communities: Cross-cultural and Trans-national Perspectives; Nome da Instituição: The European Network for Intercultural Education Activities (ENIEDA) & The Centre for Research and Innovation in Linguistic
Education (CIEL) of the University of Alba Iulia & The Institute of Foreign Languages (IFL) of the Univ of Montenegro; Cidade do evento: Herceg Novi / Herceg Novi, Montenegro. |
11. |
I Congresso Internacional de Estudos sobre o Humor: Humor que separa / Humor que une, 2008 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional de Estudos sobre o Humor: Humor que separa / Humor que une, Projecto Multidisciplinar sobre o Humor,
; Nome da Instituição: Universidade da Madeira (PT), Fundação Carlo Collodi (IT); Cidade do evento: Funchal, , 10-12 Jan. 2008 / Universidade da Madeira. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Congresso Internacional do Brasil a Macau: Narrativas de Viagens e Espaços de Diáspora, 2008 (Congresso). Nome do evento: Conference From Brazil to Macao. Travel Writing and Diasporic Spaces / Congresso Internacional Do Brasil a Macau. Narrativas
de Viagens e Espaços de Diáspora (10-14 September 2008); Nome da Instituição: FLUL/ CEAUL, GI “Moderna Diferença. Literatura, Cultura, Sociedade” & Nottingham Institute for English Research (NIfER), Centre
for Travel Writing Studies (CTWS), Studies in Travel Writing, the International Society for Travel Writing, Nottingham Trent
Un; Cidade do evento: Lisboa / FLUL, 10-14 Set. 2008. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
XI Congresso Ibercom: Travessias Comunicacionais, 2009 (Congresso). Nome do evento: XI Congresso Ibercom: Travessias Comunicacionais; Nome da Instituição: AssIBERCOM-Associação Ibero-Americana de Comunicação & Universidade da Madeira; Cidade do evento: Funchal-Madeira / Universidade da madeira. |
2. |
The Exploratory Workshop (CLIE-2009): Linguistic and Intercultural Education in the Process of Europeanisation of Higher Education, 2009 (Simpósio). Nome do evento: Linguistic and Intercultural Education in the Process of Europeanisation of Higher Education, Special theme: Multilingualism
and plurilingualism, migrants' languages, minority languages ; Nome da Instituição: The Centre for Research and Innovation in Linguistic Education - CIEL, The Department of Foreign Languages of the University
of Alba Iulia ; Cidade do evento: Alba Iulia / University of Alba Iulia. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Biografistyka Pedogogiczna (ISSN 2543-6112) - Biographical Studies and Education, desde 2017/08/29, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Fundacja Biografie Codziennosci.
|
2. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. AICA, desde 2017/08/29, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: AICA - CALAMEO.
|
3. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. THIJ – Tourism and Hospitality International Journal (ISSN: 2183-0800), desde 2012/12/20, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: www.isce-turismo.com.
|
4. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. RTD - Revista de Turismo & Desenvolvimento (ISSN: 1645-9261), 2011(15); 2012(16); 2014(21/22), desde 2011/09/30, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Universidade de Aveiro.
|
5. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. JoLIE - The Journal of Linguistic and Intercultural Education, desde 2008/12/30, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Editura Aeternitas.
|
6. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. OCEANIDE, desde 1902/01/29, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: SELICUP (C) Sociedad Española de Estudios Literarios y Cultura Popular.
|
7. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. Intercultural Pragmatics 2014:1, de 2014/02/20 até 2014/03/02, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: De Gruyter Mouton.
|
8. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. IJLS - International Journal of Language Studies (A Quarterly Journal of Applied Linguistics), de 2017/08/29 até 1915/08/12, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Lulu Press Inc..
|
9. |
Sousa, Alcina Maria Pereira de. International Journal of English Studies, 12(2) 2012, de 1912/08/11 até 1912/08/12, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Universidade de Murcia.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
42 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
4 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
24 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
23 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
3 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
3 |
Dados complementares (Additional data) |
37 |
Orientações Orientations |
6 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
8 |
Participação em Eventos Event participation |
14 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
9 |
Outras informações relevantes
Alcina Maria Pereira de Sousa. Concluiu Linguística Inglesa pela Universidade da Madeira em 2005. É Professor Auxiliar
na Universidade da Madeira. Publicou 24 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos, possui
4 capítulos de livros e 2 livros publicados. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Humanidades com ênfase
em Outras Humanidades. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
|
Visualizações do curriculum [
1326
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-01-2021
às
02:23:38
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|