Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques
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Data da última atualização
»Last update
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05/05/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde Departamento de Enfermagem Edifício da ESCE Éstefanilha 2914-503 Setúbal Portugal Telefone: (+3515)265709395 Fax: (+3515)265709392 Correio electrónico: fernanda.gomes@ess.ips.pt Homepage: www.ess.ips.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2000-2016 |
Doutoramento Phd |
Didactica e Organização Escolar
(2 anos » years)
.
Universidade de Sevilha,
Espanha.
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1994-1997 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ciências de Enfermagem
(2 anos » years)
.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
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1991-1993 |
Licenciatura Licentiate degree |
Curso de Especialização em Enfermagem de saúde Materna e Obstétrica
(2 anos » years)
.
Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende,
Portugal.
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1981-1984 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso Geral de Enfermagem
(3 anos » years)
.
Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo,
Portugal.
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Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Abr/2003-Actual |
Professor Adjunto |
Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo |
Jul/1988-Abr/2003 |
Outra Situação |
Jan/1985-Jul/1988 |
Enfermeiro |
Hospital Nossa Senhora do Rosário |
Set/1985-Jun/1988 |
Enfermeiro |
Hospital Distrital do Montijo |
Abr/1985-Ago/1985 |
Enfermeiro |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2014 Cuidar da Parentalidade Partilhada-Caring for Shared Parenting |
Referência do projeto»Project reference: Act 2 Projeto Público e Privad.
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2011-2014 Regras do Jogo-Game Rules |
Referência do projeto»Project reference: Projeto de investigação-ação. Parceiro(s)»Partners:
Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida; Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho. Financiador(es)»Funding:
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
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Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Pouco). |
Lê Reading |
Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1993 |
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica,
Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende.
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1997 |
Mestre em Ciências de Enfermagem,
Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
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2004 |
Suficiência Investigatória (Tesina),
Faculdad de Ciencias de la Educación de La Universidad Sevilla.
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Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sindicato Nacional do Ensino Superior, Sócia.
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Fev/1999 - Actual |
Ordem dos Enfermeiros, Membro.
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Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia; Nunes, Lucília; Leal, Paula. 2014. Didática em Enfermagem, Documento Orientador de Processos de Ensino e Aprendizagem. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-98206-2-3. Setúbal: Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. O presente e-book tem origem no âmbito da Unidade Curricular (UC) Didática em Enfermagem, integrada no primeiro semestre do
primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) do Departamento de Enfermagem (DE) da Escola Superior de Saúde (ESS)
do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e assume a finalidade de constituir um referencial para estudantes e professores
interessados nas temáticas da Educação, da Didática e dos Processos e Instrumentos de ensino-aprendizagem.
“O processo de Bolonha, através do discurso que tem vindo a ser veiculado, tem fundamentado a ideia da urgência de se configurarem
mudanças no domínio pedagógico-didático das instituições de ensino superior” , p1 sendo fundamental, entre outros aspetos,
um ensino centrado na aprendizagem e participação ativa do estudante.
Este novo paradigma, de uma educação humanista e reflexiva, tem sido temática de interesse de inúmeros discursos políticos
e pedagógicos, levando a reflexões sobre a ação e, possivelmente, a uma nova forma de pensar o processo de aprender e ensinar.
Os docentes do DE da ESS-IPS acreditam numa educação humanista e reflexiva, onde todos os intervenientes são alvo de cuidado,
assumindo papéis distintos mas complementares e igualmente relevantes.
A UC Didática em Enfermagem foi criada e integrada no plano de estudos do CLE da ESS-IPS desde 2008-2009. A equipa docente
tem vindo sistematicamente a melhorar o planeamento, implementação e avaliação curricular, objetivando a melhoria contínua
da aprendizagem do estudante. “É uma unidade de apoio complementar destinada por um lado à aquisição de Know-how e competências
sobre as diferentes metodologias e estratégias didáticas, e por outro à promoção do pensamento reflexivo do estudante visando
o seu desenvolvimento pessoal e social na vertente didática/pedagógica” , p2.
Considerando que é solicitado ao estudante ao longo do CLE, a realização de diferentes trabalhos académicos, sendo essencial
a utilização adequada de diferentes metodo.
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Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Frias, Ana; Marques, Fernanda M. G. C. T. 2014. Mutilação genital feminina: segredos para revelar. In ).Dimensões sociais da Saúde em Psicologia Clínica, ed. In:Pimentel, Adelma ; Franco, Vítor , 93 - 104. ISBN: 978-989-8408-10-5. Évora: Eitora Aloendro. A Mutilação Genital Feminina (MGF) refere-se à excisão parcial ou total dos órgãos genitais femininos. Estima-se que cerca
de 140 milhões de mulheres já foram submetidas a esta prática pelo mundo, e que a cada ano, 3 milhões de crianças e adolescentes
do género feminino correm o risco de serem sujeitas à mesma. Hoje em dia, já se conhecem as consequências da MGF, quer na
saúde mental, sexual ou reprodutiva da mulher. Este artigo de revisão de literatura objetiva a reflexão sobre grupos socialmente
vulneráveis, especificamente na deteção e acompanhamento da mulher, genitalmente, excisada. Desta forma, torna-se necessário
sensibilizar para a presença de MGF, assim como as suas consequências e alterações. É importante que se conheça a realidade
da MGF, as questões culturais por trás da mesma, como se realiza, quando se realiza, as consequências físicas e psicológicas
que resulta desta prática. Só desta forma, se poderá atuar e intervir de maneira eficaz no que diz respeito à saúde materna,
reprodutiva e sexual da mulher.
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Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Andrade, Nádia; Niza, Marta. 2009. "Saúde Sexual e Reprodutiva de Jovens de bairros sociais - opiniões e estratégias dos enfermeiros", Sexualidade&Planeamento FAmiliar, 54/55: 28 - 34.
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Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Ana L; Leal, Paula; Ramos, Lino. 2014. "Formar para Educar - Saúde na Comunidade", Trabalho apresentado em IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa UICISA, In Livro de Atasda do IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Em:
https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?m , Coimbra. Título: Formar para Educar Saúde na Comunidade
INTRODUÇÃO: Nas UnidadesCurriculares(UC) teóricas de Enfermagem das áreas saúde mental, materna/obstétrica e da criança/adolescente,
estudantes (12ºCLE) foram tutorados na realização de Dossiers Temáticos sobre temáticas que se revessem nos conteúdos das
três UC e no tema Contributos para Saúde da Aquisição e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais ao Longo do Ciclo
da Vida”. As temáticas: Promoção Segurança; Saúde/ Violência; Fatores Protetores da Saúde/Competências Sociais/ Parentalidade
foram trabalhadas na UC Andragogia perspetiva Educação/Saúde. Estes operacionalizam-se em sessões na comunidade durante Ensino
Clínico. OBJETIVOS:Capacitar os estudantes para intervenções formativas/educativas que visam a promoção de saúde (pessoas/famílias/comunidade).
Habilitar os estudantes para importância da relação educativa enfermeiro/pessoa(s) cuidada(s) na perspetiva promotora duma
aprendizagem de competências benéficas à saúde/bem-estar desta(s). Promover relação entre a academia de enfermagem e a sociedade
envolvente da ESS-IPS. Ocasionar oportunidade(s) aos estudantes de programarem, realizarem e avaliarem momentos educativos
dirigidos à população passíveis de promoverem mudanças comportamentais desejáveis em saúde.
METODOLOGIA: Metodologia intervenção-ação, no ambito protocolar/parceria com instituições educativas (Escolas básicas, 2+3/Escola
Superior de Educação) ou de intervenção social (Sociedade para o Estudo Intervenção em Engenharia Social-SEIES; Março Mulher2014;
Projeto Escolhas 5ª Geração) Concelho de Setúbal procede-se ao planeamento Programa de Extensão Comunitária do Departamento
de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, na pessoa dos professores e estudantes do 3º
ano do CLE. São realizadas pelos estudantes 29 sessões de educação/saúde dirigidas a estudantes/pais e mães/auxiliares de
ação educativa/beneficiários do rendimento social de inserção .C.
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Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. 2015. "KIT - Cuidar da Parentalidade Partilhada", Revista da Associação Portuguesa dos enfermeiros obstetras 1, 15: 34 - 37.
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2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Fernanda P; Soares, Célia; Ramos, Ana L; Ramos, Lino. 2014. "Projeto Regras do Jogo (PRJ): Promoção da Saúde mental de Adolescentes em Contextos Escolar", Referência III Série 11, Suplemento: 45 - 45.
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3. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Desmistificando a gravidez", Percursos 1, 19: 3 - 8.
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4. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Sexualidade na gravidez: problema ou solução?", Percursos 1, 19: 9 - 16.
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5. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Alimentação saudável na gravidez", Percursos 1, 19: 17 - 25.
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6. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Hipertensão, Edema, Proteinúria - a tríade de alerta", Percursos 1, 19: 26 - 31.
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7. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Quando a futura mãe é RN-: perspectivas de efermagem", Percursos 1, 19: 32 - 38.
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8. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Uma nova vida após o parto: cuidados à mulher no puerpério", Percursos 1, 19: 39 - 48.
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9. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Detecção de Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes", Revista SPESE 3, 1: 32 - 37.
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10. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Educação Sexual no 2º Ciclo, proposta de intervenção", Revista SPESE 3, 1: 39 - 52.
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11. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "A actividade física na gravidez: intervenção do enfermeiro", Percursos 1, 3: 36 - 43.
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12. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Climatério: começo de uma nova vida – intervenção do enfermeiro.", Percursos 1, 3: 28 - 35.
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13. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "A representação do papel do pai no aleitamento materno", A representação do papel do pai no aleitamento materno 18, 4: 32 - 37.
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14. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Uma perspectiva de enfermagem sobre a infecção urinária na gravidez", Vulnerabilidades na Gravidez e no Pós-Parto. CD e WEBSITE Corrente Dinâmica, 3: 30 - 37.
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15. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2008. "Não há sempre… Nem há nunca: as vivências do casal na andropausa-intervenção do enfermeiro", Percursos 1, 2: 3 - 8.
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16. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2008. "Parto e puerpério: perspectiva multicultural em Portugal", Percursos 1, 2: 9 - 15.
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17. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2007. "Prolapso do Cordão Umbilical: uma urgência obstétrica", Percursos 2, 3: 32 - 35.
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Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. 2015. "Shared Parenthood Project", Trabalho apresentado em Building Bridges, Sharing Knowledge. 8th IPS International Week (16-20 march), In Building Bridges, Sharing Knowledge. 8th IPS International Week (16-20 march), Setúbal . |
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2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Soares, Célia; Ramos, Lino; Leal, Paula; Ramos, Ana L. 2014. "Promoção da Saúde Mental de Adolescentes em contexto Escolar", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Literacia em saúde mental,, In Revista de Enfermagem Referência - Suplemento 2014 - em: Revista de Enfermagem Referência, Coimbra. Introdução: Indisciplina e violência escolar, são problemas de saúde pública com consequências na saúde física, mental erelacional/social
de crianças/adolescentes. A perspetiva salutogénica ou positiva da saúde, aposta na capacitação das crianças/adolescentes
para a proteção da sua saúde, aumentando fatores protetores, conferidores de bem-estar. Recente evidência reporta relação
entre aumento da literacia de crianças/adolescentes em ambientes estimulantes do ponto de vista cognitivo, relacional e afetivo.
O setting escola é privilegiado para intervir eficazmente na Promoção e Literacia em Saúde Mental. Objetivos: Pretende-se:
1) Promover a literacia em saúde mental, dado que a implementação de programas de aprendizagem social e emocional possibilitam
o desenvolvimento integral do adolescente através da promoção de competências cognitivas, sociais e emocionais; 2) Aumentar
os fatores protetores de saúde dos adolescentes (autoestima, autoeficácia e resiliência) através do projeto Regras do Jogo
(PRJ), desenhado de acordo com o referencial Social and Emotional Learning Programmes (SEL). Metodologia: Elegeu-se metodologia
de investigação-ação de acordo com conceção crítica da Educação para a Saúde. Esta, defende utilização de metodologias ativas
que co-impliquem cada criança/adolescente na compreensão e gestão dos seus determinantes de saúde. Etapa de investigação:
caracterizam-se os fatores protetores da saúde da população-alvo: adolescentes 7º ano de ensino básico, de escolas públicas.
Elegeram-se as escalas: autoestima (Rosenberg), de autoeficácia (Pais Ribeiro) e Resiliência (RS-14), aplicadas antes e após
a intervenção. Etapa de intervenção, consiste em 8 sessões sequenciais com os adolescentes. Em cada sessão obtêm-se dados
de natureza qualitativa. Resultados: À data de submissão deste abstract encontra-se a equipa de projeto na análise dos dados
quantitativos. Os dados qualitativos, revelaram que o PRJ para os adolescentes foi em 52% de aprendizagem de ...
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3. |
Marques, António M; Rebelo, Isabel; Caleira, Vasco; Marques, Fernanda M. G. C. T; Costa, Fernanda M. G.. 2014. "Cuidar a Parentalidade Partilhada", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva, In Livro de resumos do Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde
sexual e reprodutiva, Viana do Castelo. Introdução: Investigação-ação que se enquadra como a Atividade2 do Projeto Público Privado da Sociedade para o Estudo e Intervenção
em Engenharia Social (SEIES),surge da parceria protocolada com a Escola Superior de Saúde/Instituto Politécnico Setúbal. Inclui
professores e estudantes do 3º ano Curso de Licenciatura em Enfermagem (11ºCLE/12º CLE), mais o Agrupamento de Centros Saúde
Arrábida, a Ordem dos Enfermeiros (através do Colégio da Especialidade em Enfermagem Saúde Materna Obstétrica) e a Direção-Geral
de Saúde (área da Saúde Sexual e Reprodutiva). Esta pesquisa segue o enquadramento político e estratégico definido ao nível
nacional e europeu onde a habilidade de intervenção delineada e as atividades propostas concorrem em complementaridade com
as intervenções públicas, para a implementação das políticas de igualdade, nomeadamente para a execução de alguns objetivos
e medidas inscritas no IV Plano Nacional para a Igualdade–Género, Cidadania e Não-discriminação (2011-2013). Metodologia:
A metodologia proposta contribui para o reforço dos processos inovadores do projeto ao solicitar o envolvimento de todos os/as
destinatários/as na base de uma lógica de construção coletiva e no final, pode ser apropriado e disseminado com os produtos
resultantes de cada uma das atividades do projeto nos quais todos nos revemos. Este envolvimento das/os destinatários/os ao
longo do processo de desenvolvimentos e construção dos produtos, constitui um objetivo e, em simultâneo, uma necessidade para
uma maior eficácia do projeto, dada a importância fulcral do seu papel no efeito multiplicador e de disseminação que se deseja
provocar. O envolvimento de todos na construção de um Kit que simplifique informação sobre gozo da licença parental partilhada,
responsabilidades familiares, desconstrução de estereótipos/sensibilize sobre co-parentalidade, junto de casais, sendo agentes
os enfermeiros que realizam consultas de saúde materna e obstétrica...
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4. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Costa, Fernanda M. G.; Caleira, Vasco; Marques, António M; Rebelo, Isabel. 2014. "Care for Shared Parenting - II International Workshop Health and Citizenship Equity in maternal child health care intimes
of crisis.", Trabalho apresentado em Care for Shared Parenting - II International Workshop Health and Citizenship Equity in maternal child health care intimes
of crisis, In Saúde e Cidadania: Equidade nos cuidados de saúde materno–infantil em tempos de crise, Lisboa.
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5. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Soares, Célia; Costa, Fernanda M. G.; Ramos, Ana L; Ramos, Lino; Leal, Paula. 2014. "Projeto Regras do Jogo (PRJ): Promoção da Saúde mental de Adolescentes em Contexto Escolar", Trabalho apresentado em . 1º Congresso Internacional de Literacia em Saúde Mental, In Suplemento à Série 2 da Revista de Enfermagem Referência III Série, nº 11: pág. 45, Coimbra.
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6. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Serra, Isabel G; Soares, Irene. 2014. "Mutilação Genital Feminina: intervenção de enfermagem", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva, In Livro de Resumos do Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: Da Formação aos Desafios da Intervenção em Saúde
Sexual e Reprodutiva, Viana do Castelo.
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7. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Costa, Fernanda M. G.; Serra, Isabel G; Soares, Irene. 2014. "Degrau de Escada - Climatério: Necessidades Formativas dos Enfermeiros", Trabalho apresentado em X Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetricia e IV Congresso de Investigação em Enfermagem, In Livro de Resumos , Coimbra.
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8. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Almeida, Tiago. 2010. "Uma perspectiva de enfermagem sobre a infecção urinária na gravidez", Trabalho apresentado em Vulnerabilidades na Gravidez e no Pós-Parto, In Congresso - Vulnerabilidades na Gravidez e no Pós-Parto, Mealhada. Tiago Almeida - Estudante do 3º ano do 8º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS IPS (ano lectivo 2009/10).
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9. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Butes, Lara; Leal, Fernanda P; Marinho, Sara; Silva, Andreia. 2010. "Educação Sexual no 2º Ciclo: proposta de intervenção", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar, In Revista n.º 3 da SPESE (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar), Paços de Ferreira. Fernanda PAula Leal - Professora Adjunta equiparada na ESS-IPS
Andreia Silva; Lara Butes e Sara Marinho - estudantes do 3º ano do 8º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS (ano
lectivo 2009/2010).
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10. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Macedo, Ana S; Pinto, Andreia; Galhanas, Dulce; Leal, Fernanda P. 2010. "Detecção de Abuso Sexual em Crianças e adolescentes", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar, In Revista n.º 3, Paços de Ferreira. Fernanda Paula Leal - Professora Adjunta equiparada da ESS-IPS
Ana Sofia Macedo; Andreia PInto e Dulce GAlhanas - estudantes do 3º ano do 8º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS
(Ano lectivo 2009/2010).
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Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 20 ago. 2014. "Planeamento Familiar" página electrónica: Setúb@l Península Digital , 22 - 28.
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2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 20 ago. 2014. "Gravidez" página electrónica: Setúb@l Península Digital , 12 - 15.
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Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 2016. "Saúde da Mulher: Necessidades de formação contínua dos Enfermeiros do distrito de Setúbal e proposta de um plano formativo.". Sevilla: Universidad de Sevilla. Tese Doutorala.
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Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. KIT “Cuidar da Parentalidade Partilhada” ,2014. Página no Facebook sob o titulo "Amor de pai" que apresenta e divulga o Kit Cuidar da Parentalidade Partilhada. O Kit era
composto por um CD + Flyer + Posteres.
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2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Martins, Maria L; Nunes, Lucília. Index de Instrumentos e grelhas de Avaliação,2007. Em 2007-2008 foi constituído o GUIA – Grupo para a Uniformização dos Onstrumentos de Avaliação – com as Professoras Fernanda
Gomes da Costa e Lurdes Martins, que recolheram, organizaram os materiais existentes, produziaram os necessários e colocaram
em aplicação experimental os instrumentos produzidos, no ano lectivo seguinte.
Antes do início do ano lectivo de 2008/2009, em Reunião de Área Disciplinar (Setembro de 2008), cuja Responsável Professora
Doutora Lucília Nunes, procedeu-se à análise das metodologias e instrumentos de avaliação previstos para todas as Unidades
Curriculares teóricas do Curso de Licenciatura em Enfermagem, sob a responsabilidade da ADE e/ou de docentes da ADE (Listagem
que se coloca na página seguinte).
No decurso do ano lectivo de 2008/2009, as grelhas de avaliação foram utilizadas e solicitada informação de retorno aos responsáveis
de UC’s. No final do ano, revistas as grelhas, formulou-se um documento final, constituído por um documental e um ficheiro
excel com todas as grelhas.
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Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Soares, Irene; Serra, Isabel G. Mutilação Genital Feminina: intervenção de enfermagem,Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva,Viana do Castelo,2014 (Poster).
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2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. Cuidar da Parentalidade Partilhada,2014 (Comunicação).
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3. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Ana L; Soares, Célia; Ramos, Lino; Leal, Paula. Projeto Regras do Jogo (PRJ): Promoção da Saúde Mental de Adolescentes em contexto Escolar,1º Congresso Internacional de Literacia em saúde mental,Coimbra,2014 (Comunicação).
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4. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Marques, António M; Rebelo, Isabel; Caleira, Vasco. Cuidar a Parentalidade Partilhada,Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva,Viana do Castelo,2014 (Comunicação).
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5. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Serra, Isabel G; Soares, Irene. Climatério: Necessidades Formativas dos Enfermeiros,X Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetricia. IV Congresso de Investigação em Enfermagem,,Coimbra,2014 (Poster).
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6. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Lino; Ramos, Ana L; Leal, Paula. Formar para Educar - Saúde na Comunidade,X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia e do IV Congresso de Investigação
em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa,Coimbra,2014 (Poster).
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Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017 (Extensão).
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2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Serra, Maria I. G. I Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015 (Especialização).
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Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Paula; Cerqueira, Andreia. Diaporama Envelhecimento Ativo, combater o Sedentarismo,2014. |
2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia; Leal, Paula. Diaporama Dieta Mediterrânica ao longo do Processo de Envelhecimento,2014. |
3. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Paula; Cerqueira, Andreia; Nunes, Lucília. Didática em Enfermagem, Documento Orientador de Processos de Ensino e Aprendizagem,2014. O presente e-book tem origem no âmbito da Unidade Curricular (UC) Didática em Enfermagem, integrada no primeiro semestre do
primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) do Departamento de Enfermagem (DE) da Escola Superior de Saúde (ESS)
do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e assume a finalidade de constituir um referencial para estudantes e professores
interessados nas temáticas da Educação, da Didática e dos Processos e Instrumentos de ensino-aprendizagem.
“O processo de Bolonha, através do discurso que tem vindo a ser veiculado, tem fundamentado a ideia da urgência de se configurarem
mudanças no domínio pedagógico-didático das instituições de ensino superior” , p1 sendo fundamental, entre outros aspetos,
um ensino centrado na aprendizagem e participação ativa do estudante.
Este novo paradigma, de uma educação humanista e reflexiva, tem sido temática de interesse de inúmeros discursos políticos
e pedagógicos, levando a reflexões sobre a ação e, possivelmente, a uma nova forma de pensar o processo de aprender e ensinar.
Os docentes do DE da ESS-IPS acreditam numa educação humanista e reflexiva, onde todos os intervenientes são alvo de cuidado,
assumindo papéis distintos mas complementares e igualmente relevantes.
A UC Didática em Enfermagem foi criada e integrada no plano de estudos do CLE da ESS-IPS desde 2008-2009. A equipa docente
tem vindo sistematicamente a melhorar o planeamento, implementação e avaliação curricular, objetivando a melhoria contínua
da aprendizagem do estudante. “É uma unidade de apoio complementar destinada por um lado à aquisição de Know-how e competências
sobre as diferentes metodologias e estratégias didáticas, e por outro à promoção do pensamento reflexivo do estudante visando
o seu desenvolvimento pessoal e social na vertente didática/pedagógica” , p2.
Considerando que é solicitado ao estudante ao longo do CLE, a realização de diferentes trabalhos académicos, sendo essencial
a utilização adequada de diferentes metodo.
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4. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia; Leal, Paula. Diaporama Envelhecimento Ativo e Socialização,,2014. |
5. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Vestir e despir o recém-nascido,2006.
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6. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Executar cuidados ao coto umbilical,2006.
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7. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Recomendação: Facilitar a integração da pessoa/cliente na unidade de internamento,2006.
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8. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Preparar a cama/maca vazia da pessoa/cliente,2006.
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9. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Dar banho ao recém-nascido. ,2006.
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10. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Lavar e esterilizar biberões.,2006.
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Organização de evento Event organization |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. 3º Seminário de Enfermeiros Orientadores em Ensino Clínico -" Práticas Pedagógicas Recomendadas para orientação e avaliação
formativa e somativa dos estudantes em Ensino Clínico" ,2005 (Seminário). |
2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. VI Encontro de Enfermeiros da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo - A Arte de Viver,1996 (Encontro). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Rodrigues, Ana P. G. P. SAiba como evitar e proceder perante a gripe,2017 (Entrevista). |
2. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. O que é Parentalidade Partilhada?,2017 (Entrevista). |
3. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Rodrigues, Ana P. G. P. Cuidados a ter com o frio,2017 (Entrevista). |
4. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Cuidados a ter com o calor,2017 (Entrevista). |
5. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Enfermagem), Ana M. P. (. 1. C. L. e; Enfermagem), Catarina B. (. 1. C. L. e. Quando a mulher é Rh negativo. O que precisa de saber,2015 (Entrevista). |
6. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Enfermagem), Nuno D. (. 1. C. L. e. Gravidez, Hipertensão e Obesidade uma tríade de alerta para a saúde,2015 (Entrevista). |
7. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. Parentalidade Partilhada ,2015 (Entrevista). |
8. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Rodrigues, Ana P. G. P. Voluntariado em Saúde,2014 (Entrevista). |
9. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Candé, Aissatu; Martin, Ana M. Competências Parentais,2014 (Entrevista). |
10. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Mutilação Genital Feminina,2014 (Entrevista). |
11. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Riscos da alimentação do RN e da criança pequena com Fórmula látea Adaptada,2014 (Entrevista). |
12. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Menopausa,2014 (Entrevista). |
13. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ferrito, Cândida. A falar sobre diabetes,2014 (Entrevista). |
14. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Frade, Fátima. Falando sobre HIV,2014 (Entrevista). |
15. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ruivo, Alice. Qualidade de Vida,2013 (Entrevista). |
16. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Parentalidade,2013 (Entrevista). |
17. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Gato, Ana P. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados,2013 (Entrevista). |
18. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Parentalidade Cont.,2013 (Entrevista). |
19. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Pereira, Mariana. Prevenir e viver com doença oncológica,2013 (Entrevista). |
20. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Freitas, António. O que deve saber quando vai fazer uma intervenção cirúrgica!,2012 (Entrevista). |
21. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia. Envelhecimento ativo,2012 (Entrevista). |
22. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Lino; Sequeira, Rui. Uso e abuso do alcóol,2012 (Entrevista). |
23. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Fernanda P. Afectos e Sexualidade na Adolescência ,2012 (Entrevista). |
24. |
Marques, Fernanda M. G. C. T. Cuidados com o Sol,2012 (Entrevista). |
25. |
Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Ana L. Vacinas,2012 (Entrevista). |
Dados Complementares (Additional data)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Estudantes: Filipa Frade e Milene Moura, De mãos Dadas: relação de Ajuda entre Enfermeiros e Pais da Criança Internada, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Orientação do Projecto de Monografia e Relatório de Monografia realizada pelas estudantes Filipa Frade e Milene Moura do 6º
Curso de Licenciatura em Enfermagem, ano lectivo 2008/2009, cuja arguição foi em 3 de Julho de 2009, na sala B1.07 da ESS-IPS,
cujo Júri foi composto por Professora Doutora Lucília Nunes - Presidente; Professora Doutora Alice Ruivo - arguente; e por
nós. |
2. |
Estudantes: Marta Niza e Nádia Andrade, Opiniões e estratégias dos enfermeiros para a acção em Planeamento Familiar, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Orientação do Projecto de Monografia e Relatório de Monografia realizada pelas estudantes Marta Niza e Nádia Andrade do 6º
Curso de Licenciatura em Enfermagem, ano lectivo 2008/2009, cuja arguição foi em 1 de Junho de 2009, no Auditório da ESS-IPS,
cujo Júri foi composto por a Mestre Mariana Pereira em Subsituição da Professora Doutora Lucília Nunes - Presidente; Professora
Doutora Alice Ruivo - arguente; e por nós. |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Estudantes: Cátia Lopes e Filipe Ferro , Preparação para o Parto: a sua influência na Qualidade de Vida da Grávida, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 3º Curso de Licenciatura em Enfermagem) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Orientação do Projecto de Monografia e Relatório de Monografia realizada pelos estudantes Cátia Lopes e Filipe Ferro do 3º
Curso de Licenciatura em Enfermagem, ano lectivo 2005/2006, cuja arguição foi no 2º semestre do ano lectivo 2005/2006 na ESS-IPS,
cujo Júri foi composto por Professora Doutora Lucília Nunes - Presidente; Professora Alice Ruivo - arguente; e por nós. |
2. |
Estudantes:Cláudia Matamouros;Joana Inácioe Mª João Contente, Planeamento Familiar na Adolescência: estudo exploratório numa Escola 2+3 da área de intervenção do Centro de Saúde de Alverca, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador). Orientação das estudantes Cláudia Matamouros; Joana Inácio e Maria João Contente, no desenvolvimento de aplicação de metodologia
científica aquando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar
de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de
São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2002/2003. |
3. |
Estudantes Célia Alves e Sandra Cantrapona, Risco infantil e a vigilância de saúde, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador). Orientação das estudantes Célia Alves e Sandra Catrampona, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica aquando
da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação
em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente
de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2002/2003. Os dados foram colhidos na Escola 2+3 de Alverca. As estudantes
realizaram o seu Estágio Final no então denominado Centro de Saúde de Alverca. |
4. |
Estudantes: Cândida Bicho e Elizabete Claro, Manifestações das puérperas em relação ao atendimento de enfermagem, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador). Orientação das estudantes Cândida Bicho e Elizabete Claro, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando
da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação
em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente
de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2001/2002. |
5. |
Estudantes: Ana Franco; Ânia Balça e Nuno Pires, Expectativas de um grupo de grávidas, no terceiro trimestre, face aos cuidados de enfermagem praticados numa consulta de Enfermagem
Obstétrica, 2001. (Orientador). Orientação das estudantes Ana Franco; Ânia Balça e Nuno Pires, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a
quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação
em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente
de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2000/2001. |
6. |
Estudantes: Marta Oliveira; Sérgio Chaveiro e Vera Tomás, Contracepção no pós-parto, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador). Orientação das estudantes Marta Oliveira; Sérgio Chaveiro e Vera Tomás, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica
a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de
Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São
Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2000//2001. Os dados foram colhidos na consulta de obstetricia
e no Serviço de Obstetrícia A, do Hospital Dr- Fernando da Fonseca. |
7. |
Estudantes: Ana Mateus; Inês Silva e Isabel Guerreiro, Expectativas de um grupo de puérperas face aos cuidados de enfermagem no internamento, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador). Orientação das estudantes Ana Mateus; Inês Silva e Isabel Guerreiro, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica
a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de
Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São
Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2000/2001. |
8. |
Estudantes: Silvia Duarte e Vanda Nunes, A importância do apoio familiar no desempenho da mãe adolescente, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Curso Geral de Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador). Orientação das estudantes Silvia Duarte e Vanda Nunes, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando
da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação
em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente
de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 1999/2000. |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Grupo de Estudantes do ACES Arrábida, Projeto de Intervenção-Ação do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida "O Silêncio das Inocentes" no âmbito da II Pós-Graduação
em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
2. |
Grupo de estudantes do ACES Arco Ribeirinho, Projeto de Intervenção-Ação do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeitrinho, cujo título "Lutar contra a Mutilação Genital
Feminina no ACES Arco Ribeirinho" no âmbito da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
3. |
Grupo de Estudantes do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Projeto de Intervenção-Ação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo "Re(Conhecer) a Mutilação Genital Feminina, no âmbito do
II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
4. |
Grupo de estudantes do Centro Hospitalar de Setúbal, Projeto de Intervenção-Ação do Centro Hospitalar de Setúbal "Menina/Mulher em defesa do Género- Cuidar Formando" no âmbito
da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
5. |
Grupo de estudantes do HGO e ACES AS, Projeto de Intervenção-Ação do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal "Mudar, Agir e Formar
em Parceria" no âmbito da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina , 2017. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
6. |
Grupo de Estudantes do ACES Arrábida, Projeto de Intervenção-Ação do Agrupamento Centro de Saúde Arrábida no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde SExual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
7. |
Grupo de Estudantes do Centro Hospitalar de Setúbal , Projeto de Intervenção-ação do Centro Hospitalar de Setúbal "Vitima do Género: Sensibilizar, formando" no âmbito da I Pós-Graduação
em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Femininaa, 2015. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
8. |
Grupo de Estudantes do Agrupamento de Centros de Saúde Almad, Projeto de Intervenção-Açãodo Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal "Mudar Agentes Formando II" no âmbito da I Pós-Graduação
em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
9. |
Grupo de estudantes do ACES Arco Ribeirinho, Projeto de Intervenção Ação "Quando a Tradição Mutila"no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde SExual e Reprodutiva:Mutilação
Genital Feminina, 2015. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
10. |
Grupo de Estudantes do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Projeto de Intervenção-ação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo "Mudar Gerações Formando" no âmbito da I Pós-Graduação em
SAúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
11. |
Grupo de Estudantes do Hospital Garcia de Orta, Projeto de Intervenção-ação do Hospital Garcia de Orta "Formar, Agir, Identificar... para erradicar", no âmbito da I Pós-Graduação
em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador). Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral
da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva:
Mutilação Genital Feminina. |
12. |
Estudantes: Júlio Fernandes e Rui Soares, Satisfação dos utentes dum Serviço de Cirúrgia face ao sono e repouso, 2004. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Orientação do Projecto de Monografia realizado por dois estudantes (Júlio Fernandes e Rui Soares) do 1º Curso de Licenciatura
em Enfermagem da ESS-IPS, no ano lectivo 2003/2004. |
13. |
Estudantes, Registos de Enfermagem num Serviço de Cirúrgia, 2004. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Orientação do Projecto de Monografia realizado por dois estudantes do 1º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS, no
ano lectivo 2003/2004. |
14. |
Estudantes: Liliana Rodrigues e Telma Campaniço, Satisfação dos utentes de um Serviço de Cirúrgia relativamente ao seu acolhimento, 2004. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Orientação do Projecto de Monografia realizado por dois estudantes (Liliana Rodrigues e Telma Campaniço) do 1º Curso de Licenciatura
em Enfermagem da ESS-IPS, no ano lectivo 2003/2004. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
34 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
2 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
17 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
2 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
47 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
45 |
Dados complementares (Additional data) |
25 |
Orientações Orientations |
25 |
Visualizações do curriculum [
1638
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
14-12-2020
às
01:00:20
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|