Curriculum Vitae

Maria Tereza Romano Ventura

Data da última atualização »Last update : 31/01/2019


Tereza Ventura é licenciada em Ciências Matemáticas pela Universidade de Lisboa (1965). Possui o Grau de Especialista em Matemática Aplicada (obtido em provas públicas cientificamente equivalentes às de doutoramento) pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1972). Obteve em 2009 o Grau de Doutor em Ciências da Educação (Didáctica e Organização Educativa) pela Universidade de Sevilha com a classificação máxima, Sobresaliente cum Laude, atribuída por unanimidade e a acreditação como Doctor Europeus. É actualmente Membro integrado no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, docente no INA, Instituto Nacional de Administração e na Universidade Fernando Pessoa e Presidente da Direcção da KIE, Associação Conhecimento, Inovação e Educação. (CV disponível em http://terezav.wordpress.com) Linhas de Investigação: Novas pedagogias colaborativas (aprendizagem das Ciências; da resolução de problemas matematizáveis; novos perfis de mediação de trabalho colaborativo, metodologias de auto-avaliação colaborativa e contínua da flexibilidade nas Organizações Educativas); Gestão do Conhecimento em Organizações Aprendentes.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7626484671675001


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Tereza Romano Ventura
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ventura, Tereza
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Educação e Conhecimento
Praça 9 de Abril 349, Porto
Porto
4249-004 Porto
Portugal
Telefone: (+351)211937343
Correio electrónico: terezaventura@ufp.edu.pt
Homepage: http://terezav.wordpress.com http://www.terezaventura.net
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2009 Doutoramento
Phd
Ciências d' Educacion, Didáctica y Organización Educativa (2 anos » years) .
Universidad de Sevilla, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Ministério da Educação.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

2007 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Didactica e Organización Educativa (1 anos » years) .
Universidad de Sevilla, Espanha.

1972 Provas Públicas Equivalentes ao Doutoramento
Public evaluation equivalent to Phd
Especialista em Matemática Aplicada (3 anos » years) .
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal.

1961-1965 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências Matemáticas (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2003-2004 Curso de curta duração
Short course
Microsoft Certified Professional (Windows XP; Windows Server 2003).
Microsoft, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa
Fev/2009-Actual Professor Associado

Universidade Fernando Pessoa
Jan/2009-Actual Professor Associado

Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Fev/2007-Actual Outra Situação

EDUQUE, Educação e Qualidade, SA.
Jan/1995-Mar/2011 Outra Situação

Instituto Piaget
Out/2007-Set/2009 Professor Associado

Universidade Moderna / Lisboa
Set/2000-Dez/2008 Professor Associado

Dinensino, C.R.L.
Jan/2003-Ago/2008 Investigador Principal

Universidade Internacional
Out/2000-Set/2004 Professor Associado

Universidade Atlântica
Out/1996-Out/2000 Professor Auxiliar

SISMET, Sistemas e Métodos de Organização e Informática, SA
Jan/1978-Dez/1995 Outra Situação

Diacoma, Projetos, Produtos e Tecnologias de Comunicação, SA
Jan/1978-Mar/1995 Outra Situação

Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Jan/1971-Jan/1974 Investigador Auxiliar

Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Nov/1965-Dez/1970 Estagiário Investigador





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Jan/2014-Actual Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Linhas de investigação»Research fields:


Qualidade na Educação


Universidade Fernando Pessoa
Jan/2014-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Investigação Comparativa em Educação


Universidade Fernando Pessoa
Jan/2010-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Didática e Organização Educativa






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Qualidade na Educação
2. Investigação Comparativa em Educação
3. Didática e Organização Educativa




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2009 - Actual KIE - Associação Conhecimento, Inovação e Educação, Outros (especifique).
Membro Fundador e Presidente da Direcção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ventura, Tereza. ed. 2014. Investigando como se educa ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99252-0-5. Paris: Nota de Rodapé Edições.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sousa, I.. 2014. “Matemática no Ensino Básico: novos fatores de aprendizagem e inclusão”.  In Investigando como se educa, 141 - 197. . Paris: Nota de Rodapé Edições.
2. Bernardo, A. C. 2014. “Escola de Mães: ser precoce na intervenção”.  In Investigando como se educa, 12 - 48. . Paris: Nota de Rodapé Edições.
3. Pereira, S.; Sousa, I.; Bernardo, A. C. 2014. "Motivação e Aprendizagem na Aula de Português – Um Estudo de Caso em Turmas do Programa Oportunidade I, Rabo de Peixe, S. Miguel, Açores –".  In Investigando como se educa, 58 - 109. . Paris: Nota de Rodapé Edições.
4. Amaral, L. e. a. 2005. “Sistemas de informação e estratégias organizacionais – o impacte das redes” in Sistemas de Informação Organizacionais.  In Sistemas de Informação Organizacionais, ed. Edições Sílabo, 487 - 526. . Lisboa: Sílabo.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ventura, Tereza; Gaspar, Marta. 2018. " Inclusion of Pupils with Autism Spectrum Disorder: Art Education Strategies and Peer Collaboration. A Case Study in Lisbon, Portugal , International Journal of Technology and Inclusive Education (IJTIE), Special Issue Volume 3, Issue 2", International Journal of Technology and Inclusive Education (IJTIE) 7, 1: 1172 - 1179.
2. Ventura, Tereza; Dias, Débora. 2017. "“The Role of Teacher`s Attitudes Towards the Aggressive Behavior of Pupils”", International Journal of Technology and Inclusive Education (IJTIE) 6, Issue 1: 1068 - 1076.
3. Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2017. ""Motivation and Pedagogical Relationship: A Case Study in Rabo de Peixe"", Literacy, Information and Computer Education Journal (LICEJ) 8, 1: 2468 - 2475.
4. Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2016. ""Motivation and Tutoring in the Faith against School Failure - A Case Study in Rabo de Peixe"", Literacy, Information and Computer Education Journal (LICEJ) 7, Issue 3: 2368 - 2375.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2017. "“ASD – Not a Sentence of life but a way of living”", Trabalho apresentado em Canada International Conference on Education (CICE-2017), In Canada International Conference on Education (CICE-2017) Proceedings, Toronto, Canada.
2. Ventura, Tereza. 2017. "“The contribution of Education through Art to the inclusion of pupils with Special Educational Needs - a comparative research on Inclusive Education”", Trabalho apresentado em Canada International Conference on Education (CICE-2017), In Canada International Conference on Education (CICE-2017) Proceedings, Toronto, Canada.
3. Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2017. "ASD - Not a Struggle of a Family but a Community Commitment", Trabalho apresentado em London International Conference on Education (LICE-2017), In Proceedings of the London International Conference on Education (LICE-2017), London, UK.
4. Ventura, Tereza; Dias, Débora. 2016. " "Attitudes of Kindergarten and 1st Grade Teachers, Regarding the Aggressive Behavior of Pupils in the Classroom", Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, pp. 149-154.", Trabalho apresentado em International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, Dublin, Ireland.
5. Ventura, Tereza; Gaspar, Marta. 2016. ""Creativity applied to Fine Arts in Basic Education, in inclusive teaching of pupils with Autism - A Case Study in Lisbon, Portugal"", Trabalho apresentado em Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, Dublin, Ireland.
6. Ventura, Tereza; Pereira, Sandra P. 2016. ""Motivation and Learning of Portuguese Language for Students in School Failure - A Case Study in Rabo de Peixe, Azores, Portugal"", Trabalho apresentado em Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In "Motivation and Learning of Portuguese Language for Students in School Failure - A Case Study in Rabo de Peixe, Azores, Portugal", Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, pp. 285-290, Dublin, Ireland.
7. Ventura, Tereza. 2016. ""Inclusive Education at Higher Level and for all? A Study Case in Portugal"", Trabalho apresentado em Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, In "Inclusive Education at Higher Level and for all? A Study Case in Portugal", Proceedings of the Ireland International Conference on Education, April 25-28, 2016, Dublin, Ireland, pp. 134-138, Dublin, Ireland.
8. Ventura, Tereza; Dionísio, Maria A; Viana, M. A. 2016. "“Social Citizenship in the development of the Knowledge Society”", Trabalho apresentado em Knowledge Management Conference 2016, International Institute for applied Knowledge Management, Lisboa, Portugal , In Proceedings of Knowledge Management Conference 2016, Lisboa, Portugal.
9. Ventura, Tereza; Guerreiro, Adriana. 2016. ""What School writes within Me: Dysorthographia and its impact on self-concept and educational commitment"", Trabalho apresentado em World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, In Proceedings of the World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, Dublin.
10. Ventura, Tereza. 2016. ""Total Quality in Inclusive Education - A Study Case in Portugal"", Trabalho apresentado em World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, In Proceedings of the World Congress on Education 2016, October 12-13, Dublin, Ireland, Dublin, Ireland.
11. Viana, M. A. 2009. ""Do príncipio da Realidade ao da Possibilidade: o Observador observado ou o Perguntador questionado – implicações da Cidadania Social nos novos modos de governação"", Trabalho apresentado em XIV Congreso Internacional del CLAD, In Proceedings do XIV Congreso Internacional del CLAD, S. Salvador da Baía, Brasil.
12. Ventura, Tereza. 1998. ""Novos desafios no ensino das Matemáticas - Dos modelos aos conceitos …"", Trabalho apresentado em Jornadas de Aplicação das Matemáticas, In Actas das Jornadas de Aplicação das Matemáticas, promovidas pelo Centro de Matemática do ISEL, Lisboa.
13. Ventura, Tereza. 1996. ""TELE-PROF Advanced Educational Technology and Distance Learning"", Trabalho apresentado em XIIIth International Conference on Technology and Education , In Proceedings of the XIIIth International Conference on Technology and Education , New Orleans.
14. Ventura, Tereza. 1994. ""Uma Academia de Artes & Tecnologias, que papel e que lugar, em Portugal, hoje?"", Trabalho apresentado em II Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa, In Actas do II Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ventura, Tereza. 2016. ""Dilemas da Educação Inclusiva - um enfoque metodológico autoavaliador"", Trabalho apresentado em Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, In Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, Pombo, o. & Castro, P. Org. , Lisboa.
2. Ventura, Tereza. 2014. ""Dilemas da educação inclusiva - um enfoque metodológico autoavaliador -"", Trabalho apresentado em VIII Jornadas Ibéricas - Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea Programa de Acções Integradas Luso-Espanholas - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e Grupo de Lógica, Lenguaje e Información de la Universidad de Sevilla 27 a 2, In Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, Pombo, o. & Castro, P. Org. , , Lisboa.
3. Viana, M. A. 2008. "“Do princípio da Realidade ao da Possibilidade”", Trabalho apresentado em Educando o Cidadão Global, In Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação, Lisboa.
4. Ventura, Tereza. 2001. "“e-Learning na Administração Pública, hoje... já?!”", Trabalho apresentado em CONFERÊNCIA "O e-LEARNING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, UMA OPORTUNIDADE DE MUDANÇA PARA A GESTÃO DA FORMAÇÃO", In CONFERÊNCIA "O e-LEARNING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, UMA OPORTUNIDADE DE MUDANÇA PARA A GESTÃO DA FORMAÇÃO", Oeiras.
Promoção e divulgação de Projectos de implementação do e-learning na Administração Pública Portuguesa.

5. Ventura, Tereza. 2001. "“Gestão com o Office”,. ", Trabalho apresentado em Curso de Formação de Formadores (blended learning), In Documentação on line de apoio ao Curso, Lisboa.
6. Ventura, Maria T. R. 2001. "“Bibliotecas Virtuais”", Trabalho apresentado em Curso de Formação para Especialistas em Bibliotecas, In Documentação de apoio à série de Cursos, Oeiras.
7. Ventura, Tereza. 1997. ""Novos desafios no ensino das Matemáticas"", Trabalho apresentado em Fórum Ciência Viva, In Documentação do Fórum Ciência Viva, 1997, Lisboa.
8. Ventura, Tereza. 1995. ""Educação à Distância - Questões de eficácia, eficiência, qualidade"", Trabalho apresentado em Entre as Redes - Metamorfoses do Espaço e do Tempo organizado pelos Estudos Gerais da Arrábida - Conferências do Convento, In Actas do evento "Entre as Redes - Metamorfoses do Espaço e do Tempo" - Estudos Gerais da Arrábida - Conferências do Convento, Arrábida.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Ventura, Tereza. 2014. "Investigando como se educa". Paris. (Prefácio)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Ventura, Tereza. 2011. ""KIEinvestiga"". Azeitão: Associação Conhecimento, Inovação e Educação.
2. Ventura, Tereza. 2009. ""Perguntar não ofende!... "". Lisboa: CFCUL.
3. Ventura, Tereza. 2009. ""Neste mundo que muda…"". Lisboa: CFCUL.
4. Ventura, Tereza. 2009. ""Desaprender, sempre! "". Lisboa: CFCUL.
5. Viana, M. A. 2009. ""Do príncipio da Realidade ao da Possibilidade: o Observador observado ou o Perguntador questionado – implicações da Cidadania Social nos novos modos de governação", Base de Trabalho do Poster apresentado ao XIV Congreso Internacional del CLAD, 2009". Lisboa: CFCUL.
6. Ventura, Tereza. 2009. ""Reflectir para opinar! E decidir? "". Lisboa: CFCUL.
7. Ventura, Tereza. 2009. ""Quem ensina quem? "". Lisboa: CFCUL.
8. Ventura, Tereza. 2009. ""Procurando caminhos para amanhã "". Lisboa: CFCUL.
9. Ventura, Tereza. 2008. "“Do Conhecer ao Reconhecer. O Caminho: Aprender Sempre”, in Cidadania & Sociedade do Conhecimento, E-book do Projecto C&SC, Livro II". Lisboa: CFCUL.
10. Ventura, Tereza. 2008. "“A sociedade da Informação e a Literacia Hipertextual”, in Cidadania & Sociedade do Conhecimento, E-book do Projecto C&SC, Livro III". Portugal: CFCUL.



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Moraes, Z.. Dédicace de "Le Petit Livre des Métiers",2015 (Literária).
2. Moraes, Z.. Dédicace de "Le Petit Livre des Animaux",2015 (Literária).
3. Moraes, Z.. Dédicace de "A História de Francisca Faísca e de dois irmãos, o Medo e a Coragem (porque só na escuridão vemos estrelas a brilhar)",2014 (Literária).
4. Moraes, Z.. Dédicace de "Histoire de Kiki l’Étincelle et de deux frères, la Peur et le Courage (car c’est dans la nuit noire que l’on voit briller les étoiles) ",2014 (Literária).

Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Moraes, Z.. "Le Petit Livre des Animaux",2015.
2. Moraes, Z.. "Le Petit Livre des Métiers",2015.
3. Moraes, Z.. "The story of Sparkling Kiki and her two siblings, Fear and Courage (Because the stars only shine in the dark)",2015.
4. Moraes, Z.. "A História de Francisca Faísca e de dois irmãos, o Medo e a Coragem (porque só na escuridão vemos estrelas a brilhar)",2014.
5. Moraes, Z.. "Histoire de Kiki l’Étincelle et de deux frères, la Peur et le Courage (car c’est dans la nuit noire que l’on voit briller les étoiles) ",2014.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
42

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
22
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
11

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
9



Outras informações relevantes
Possui Certificado de Aptidão Profissional como Formador, pelo SNCP (EDF 23247/2001 DL).
Possui Certificado (Nº 17147/04) de Registo de Formador em Formação Contínua de Professores, pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua nas Áreas de Matemática e Métodos Quantitativos; Tecnologia e Comunicação Educativa, Inovação Educacional e Tecnologias Educativas (Informática e Aplicações de Informática).


Visualizações do curriculum [ 1761 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-12-2020 às 15:25:40
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis