Isabel Menezes
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
02/04/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Isabel Menezes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Menezes , Isabel |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado com Agregação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) Rua Alfredo Allen 4200--135 Porto Portugal Telefone: (+351)226079700Extensão: 275 Fax: (+351)226079726 Correio electrónico: imenezes@fpce.up.pt Homepage: www.fpce.up.pt/ciie/invs/isabelmenezes.htm |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007 |
Agregação Aggregation |
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1993-1998 |
Doutoramento Phd |
Psicologia
(0,5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1991 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Psicologia.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1983-1988 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1982-1988 |
Bacharelato Bachelor degree |
Teatro
(5 anos » years)
.
Escola Superior Artística do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Out/2007-Actual |
Professor Associado com Agregação |
Jul/2007-Out/2007 |
Professor Associado |
Set/2002-Jul/2007 |
Professor Associado |
Jul/1998-Set/2002 |
Professor Auxiliar |
Dez/1991-Jul/1998 |
Assistente |
Mai/1989-Dez/1989 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Desenvolvimento Jovens e Adultos(Regente)
- Laboratórios de Metodologias de Investigação Quantitativas(Regente)
- Metodologias de Intervenção em Educação (Regente)
- Consultoria(Regente)
- Participação Cívica e Política (Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Mar/2006-Jan/2008 |
|
Consultora do International Civics and Citizenship Education Study (ICCES) |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Jun/2009-Actual |
|
-
Membro do Conselho Geral da Universidade do Porto |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2010-2012 Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição |
Referência do projeto»Project reference: Projecto FCT. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2006-2007 Avaliação do projecto “Prevenir a infecção VIH/SIDA” |
Referência do projeto»Project reference: Coord. Nacional VIH/ Sida.
|
2002-2005 Concepções e práticas de cidadania-Citizenship conceptions and pratic es |
Referência do projeto»Project reference: Projecto FCT. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Referência do projeto»Project reference: IEA/IIE. Financiador(es)»Funding:
Ministério da Educação.
|
1999-2002 Programa Boa Esperança/Boas Práticas (Região Norte) |
Referência do projeto»Project reference: IIE. Financiador(es)»Funding:
Ministério da Educação.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2007- Observatório de Emprego da Universidade do Porto |
Referência do projeto»Project reference: UP. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Porto.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2009-2012 Processes Influencing Democratic Ownership and Participation - PIDOP |
Referência do projeto»Project reference: Projecto 7EF.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Pouco), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco), Português (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Português (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2006 - Actual |
European Community Psychology Association, Membro.
|
Jan/1999 - Actual |
International Society of Political Psychology, Membro.
|
Jan/1996 - Actual |
European Associaton for Research on Adolescence, Membro.
Membro do Executive Council desde 2006.
|
Jun/1989 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro fundador.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Menezes , I; Ribeiro, Norberto; Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro D. eds. 2012. Agência e participação cívica e política: O papel dos jovens e dos imigrantes na construção da democracia ed. 1. Porto: LivrPsic. |
|
|
|
2. |
Menezes , I; Ferreira, Pedro D. eds. 2012. Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas
e práticas da Educação para a cidadania em contexto escolar. ed. 1, ISBN: 978-989-8471-07-9. Porto: CIIE.
|
|
|
|
3. |
Lopes, Amélia; Lopes, A. M; Leite, Carlinda; Menezes , I; Almeida, Elisabete; Villlate, Jaime; Martins-Ferreira, J. M; Mendes, J. G; Velhote, M.; Trindade, R.; Restivo, T.. 2008. Labs on the web. ed. 00. Porto: U.Porto, FEUP e FPCEUP. |
|
|
|
4. |
Menezes , I. 2007. Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. ed. 1, 1 vol.. Porto: LivrPsic. |
|
|
|
5. |
Serra Lemos, M; Queirós, Cristina; Menezes , I; Teixeira, Pedro M. 2007. Como utilizar os resultados do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto – Versão do Estudante. ed. 00. Porto: U.Porto. |
|
|
|
6. |
Serra Lemos, M; Menezes , I; Queirós, Cristina; Teixeira, Pedro M; Lopes dos S. P. 2007. Construção e validação do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto – Versão do Estudante. ed. 00. Porto: U.Porto. |
|
|
|
7. |
Menezes , I; Afonso, Rosa; Gião, Joana; Amaro, Gertrudes. eds. 2005. Conhecimentos, concepções e práticas de cidadania dos jovens portugueses: Um estudo internacional ed. 1, 1 vol.. Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
8. |
Menezes , I; Coimbra, Joaquim L; Campos, Bártolo P. eds. 2005. The affective dimension of education: European perspectives. ed. 1. Porto: Centro de Psicologia. |
|
|
|
9. |
Menezes , I. 1999. Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social. ed. 1, 1 vol.. Porto: Asa. |
|
|
|
10. |
Lang, Peter; Katz, Yaacov; Menezes , I. eds. 1998. Affective education: A comparative perspective ed. 1, 1 vol.. Londres: Cassell. |
|
|
|
11. |
Menezes , I. 1997. Educação cívica em Portugal nos currículos e manuais do ensino básico. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |
|
|
|
12. |
Menezes , I. 1995. Educação cívica. Um estudo preliminar. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |
|
|
|
13. |
Menezes , I. 1994. A formação pessoal e social em Ontário. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Ferreira, Pedro D; Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Lopes, Carina; Pais, Sofia; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2013. Visions of the authoritarian past in citizenship education policies and practices in Spain and Portugal. In Education for civic and political participation: A critical approach , 207 - 224. . London: Routledge. |
|
|
|
2. |
Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro D; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2012. Análise multinível das condições estruturais da educação para a cidadania (EC) na europa: As políticas europeias de EC e as
visões de organizações não-governamentais (ONG) no campo da EC. . In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas
e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 17 - 41. . Porto: CIIE.
|
|
|
|
3. |
Menezes , I. 2012. Nota de apresentação. In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas
e práticas da educação para a cidadania em contexto escolar, 5 - 6. . Porto: CIIE.
|
|
|
|
4. |
Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Fonseca, Laura; Menezes , I. 2012. Perspectivas e subjetividades sobre a participação política e cívica: Jovens, família e escola. . In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 59 - 94. . Porto: CIIE. |
|
|
|
5. |
Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Silva, Sofia M.; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2012. Análise das políticas de imigração: O papel das estruturas e oportunidades políticas na participação e integração dos imigrantes.
. In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 27 - 57. . Porto: LivrPsic. |
|
|
|
6. |
Teixeira, Pedro M; Loja, Ema; Costa, M. E; Menezes , I. 2012. Más allá del desierto: Empoderamiento y inclusión en las políticas sociales en el dominio de la rehabilitación en Portugal
y en Europa.. In Políticas Sociales y Psicología Comunitaria: Encuentros y Desencuentros., ed. Sanchez Vidal, J. Alfaro & A. Zambrano, 289 - 310. . Buenos Aires: Paidós. |
|
|
|
7. |
Menezes , I. 2012. A dicotomia direita-esquerda e atitudes face aos imigrantes: novos velhos temas fraturantes?. In A Distinção Politica “Esquerda-Direita”: A problemática da sua validade e actualidade, 141 - 152. . Lisboa: Fonte da Palavra. |
|
|
|
8. |
Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Pais, Sofia C. 2012. Passado totalitário e educação para a cidadania: Uma análise comparativa entre Portugal e Espanha. . In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas
e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 43 - 66. . Porto: CIIE.
|
|
|
|
9. |
Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Coimbra, Joaquim L; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto. 2012. Diversidade e participação cívica e política.. In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 95 - 143. . Porto: CIIE. |
|
|
|
10. |
Ribeiro, Ana B; Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2012. Visões do passado, presente e futuro da democracia: Perfil dos direitos de cidadania e oportunidades de participação na escola
e na comunidade por alunos de escolas públicas do ensino básico e secundário.. In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas
e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 67 - 86. . Porto: CIIE.
|
|
|
|
11. |
Menezes , I. 2012. Nota de apresentação. In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 7 - 8. . Porto: LivrPsic. |
|
|
|
12. |
Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Pais, Sofia C. 2012. Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar.. In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas
e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar , 11 - 15. . Porto: CIIE. |
|
|
|
13. |
Menezes , I; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla. 2012. Agência e participação cívica e política de jovens. In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia , 9 - 26. . Porto: LivrPsic. |
|
|
|
14. |
Pais, Sofia C; Menezes , I. 2011. A experiência da doença crónica vivenciada em família. In Temáticas contemporâneas da intervenção com famílias , 189 - 204. . Porto: LivrPsic. |
|
|
|
15. |
Menezes , I. 2010. Da (inter)acção como alma da política: para uma crítica da retórica «participatória» nos discursos sobre os jovens. In Jovens e Rumos , ed. J. Machado Pais & Vítor Sérgio Ferreira, 333 - 351. . Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. |
|
|
|
16. |
Menezes , I; Nata, Gil. 2010. Ciclo de vida e atitudes perante a vida: Satisfação com a vida, religiosidades e redes de relações sociais. In Tempos e transições de vida. Portugal ao espelho da Europa, ed. J. Machado Pais & Vítor Sérgio Ferreira, 213 - 250. . Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. |
|
|
|
17. |
Palmeirão, Cristina; Menezes , I. 2009. A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências
entre gerações. In A animação sociocultural na terceira idade , 22 - 35. . Chaves: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. |
|
|
|
18. |
Ribeiro, Ana B; Menezes , I. 2009. Fact or just news?: An analysis of digital citizenship of european youth.. In Buildings telling european heritage: pedagogical perspectives, 55 - 76. . Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do séc. XX. |
|
|
|
19. |
Menezes , I. 2008. Comentário. In Equidade na educação: Prevenção de riscos educativos. , 63 - 67. . Lisboa: CNE. |
|
|
|
20. |
Menezes , I; Cabral, Carmo; Carneiro, Nuno S. 2007. Parental social support and homosexual identity development in gays and lesbians. In Fortalezas y debilidades de la família en una sociedade en cambio, 567 - 578. . Canarias: Ecca. |
|
|
|
21. |
Menezes , I; Teixeira, Pedro M; Fidalgo, Mariana. 2007. Community psychology in Portugal: From "revolution" to empowered citizenship. In International community psychology: History and theories , 319 - 336. . New York: Kluwer Academic Press. |
|
|
|
22. |
Azevedo, Cristina N; Menezes , I. 2007. Learning politics beyond cognition: The role of experience and participation in political development. In Learning beyond cognition , 95 - 114. . Copenhagen: Danish University of Education Press. |
|
|
|
23. |
Nascimento, Inês; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2005. Intergenerational (dis) continuities in the commitment to work and parenting: The relational impact of parents’ work. In The affective dimension of education: European perspectives, 135 - 150. . Porto: Centro de Psicologia. |
|
|
|
24. |
Teixeira, Pedro M; Menezes , I. 2005. Learning climate in higher education: Implications for citizenship education. In The affective dimension of education: European perspectives, 175 - 184. . Porto: Centro de Psicologia. |
|
|
|
25. |
Afonso, Rosa; Gião, Joana; Ferreira, Carla; Menezes , I. 2005. Apresentação e discussão dos resultados dos professores portugueses. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 157 - 188. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
26. |
Afonso, Rosa; Gião, Joana; Ferreira, Carla; Menezes , I. 2005. Apresentação e discussão dos resultados dos presidentes dos conselhos executivos. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 189 - 207. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
27. |
Menezes , I. 2005. O desenvolvimento psicossocial na adolescência: Mudanças na definição de si próprio, nas relações com os outros e na participação
social e cívica. In O desenvolvimento psicossocial na adolescência: Mudanças na definição de si próprio, nas relações com os outros e na participação
social e cívica, ed. G. L. Miranda & S. Bahia , 93 - 117. . Lisboa: Relógio d'Água. |
|
|
|
28. |
Menezes , I; Ferreira, Carla; Gião, Joana. 2005. Caracterização das amostras dos alunos portugueses. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 49 - 56. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
29. |
Menezes , I; Mendes, Madalena; Lopes, Georgina; Gião, Joana; Ribeiro, Conceição; Ferreira, Carla; Afonso, Rosa; Amaro, Gertrudes. 2005. Aspectos gerais do estudo. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 27 - 46. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
30. |
Menezes , I; Afonso, Rosa; Gião, Joana; Ferreira, Carla. 2005. Resultados dos alunos do 11º ano.. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 111 - 151. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
31. |
Menezes , I. 2005. Resultados obtidos junto dos alunos: Comunalidades e diferenças. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 153 - 156. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
32. |
Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2005. The relevance of the quality of life-experiences for citizenship development: An inter-domain developmental study.. In The affective dimension of education: European perspectives , 185 - 2002. . Porto: Centro de Psicologia. |
|
|
|
33. |
Menezes , I. 2005. ). Nota de apresentação. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 21 - 24. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
34. |
Menezes , I. 2005. De que falamos quando falamos de cidadania? . In A Educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar, ed. J. Pintassilgo, C. Carvalho & F. Sousa, 13 - 22. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
35. |
Menezes , I; Ferreira, Carla; Lopes, Georgina; Mendes, Madalena. 2005. Resultados para os alunos do 8º e 9º anos.. In Conhecimentos, concepções atitudes e práticas de cidadania dos jovens portugueses , 57 - 110. . Lisboa: DGIDC. |
|
|
|
36. |
Menezes , I. 2005. Introduction. In The affective dimension of education: European perspectives, 5 - 8. . Porto: Centro de Psicologia. |
|
|
|
37. |
Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2005. Recognizing the relevance of affect for citizenship education. In Theory and practice in affective education. Essays in memorium of Arja Puurula , 85 - 97. . Helsinki: University of Helsin. |
|
|
|
38. |
Menezes , I; Ferreira, Pedro D; Carneiro, Nuno S; Cruz, Jorge B. 2004. Citizenship, empowerment and participation: Implications for community interventions. In Psicologia comunitaria europea: Comunidad, ética y valores, 301 - 308. . Barcelona: Publicacions Universitat de Barcelona. |
|
|
|
39. |
Menezes , I. 2004. Memórias de um projeto em forma de ponte.. In Escola da Ponte: um outro caminho para a educação , ed. Rui Trindade, Filomena Matos & Rui Canário, 43 - 50. . São Paulo: Editora Suplegraf . |
|
|
|
40. |
Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2004. Paisagens, caminhos e pedras: Identidade homossexual e participação política. In Indisciplinar a teoria: Estudos gays, lésbicos e queer , ed. F. Cascais, 117 - 141. . Lisboa: Fenda. |
|
|
|
41. |
Menezes , I. 2003. A intervenção para a resolução de conflitos ao nível da escola e da comunidade. In Gestão de conflitos na escola , 258 - 299. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
42. |
Katz, Yaacov; Kontoyianni, Alkistis; Lang, Peter; Menezes , I; Neill, Sean; Puurula, Arja; Romi, Shlomo; Saccone, Claudia; Vasileiou, Lisa; Vriens, Lennard. 2003. The North and South contrasted: Cultural similarities and differences in affective education. In Sociology of education: International perspectives for the new century, 100 - 120. . Reino Unido: Rowman and Littlefield Publishers. |
|
|
|
43. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 2000. Values in education: Definitely 'your feet are always in the water'!. In Moral education and pluralism. Education, culture and values, 205 - 215. . London: Falmer Press. |
|
|
|
44. |
Menezes , I; Xavier, Elisabete; Cibele, Carla; Amaro, Gertrudes; Campos, Bártolo P. 1999. Civic education issues and the intended curricula in basic education in Portugal. In Civic education across countries: Twenty-four national case studies from the IEA Civic Education Project , 483 - 504. . Amsterdam: IEA. |
|
|
|
45. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Psicología comunitaria en Portugal. In Psicología comunitaria: Fundamentos y aplicaciones , 121 - 130. . Madrid: Ed. Síntesis. |
|
|
|
46. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Affective education in Portugal. In Affective education: A comparative perspective , 107 - 115. . London: Cassell. |
|
|
|
47. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Le concezioni di educazione affettiva: non cè realmente nulla di più pratico di una buona teoria? . In La dimensione affettiva nella scuola e nella formazione degli insegnanti, ed. L. Corradini, 00 - 00. . Roma: Edizione Seam. |
|
|
|
48. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1998. Students’ perceptions of classroom climate: An evaluation of the effects of a PSE intervention. In Affective education: A comparative perspective , 237 - 250. . London: Cassel. |
|
|
|
49. |
Campos, Bártolo P; Costa, M. E; Menezes , I. 1994. The social dimension of deliberate psychological education. In Intervención comunitaría, 31 - 40. . Valencia: Set i Set Ediciones. |
|
|
|
50. |
Menezes , I; Roncon, Joana. 1994. Community intervention with old people: A case-study on a residential setting. In Intervención educativa y desarollo humano, ed. A. Clemente, G. Musitu & M. Gutiérrez , 363 - 369. . Valencia: Intervención educativa y desarollo humano. |
|
|
|
51. |
Menezes , I. 1990. O desenvolvimento no contexto familiar. In Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens, 51 - 91. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
52. |
Menezes , I. 1990. O desenvolvimento psicossexual. In Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens, ed. B. P. Campos, 139 - 185. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Dias, Teresa S; Menezes , I. 2013. "The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors: Confronting the vision
of pupils and teachers. ", Educational and Child Psychology 30, 1: 26 - 37. |
|
|
|
2. |
Loja, Ema; Costa, Maria E; Hughes, Bill; Menezes, Isabel. 2013. "Disability, embodiment and ableism: stories of resistance", Disability & Society 28, 2: 190 - 203.
|
|
|
|
3. |
Ferreira, Pedro D; Azevedo, Cristina N; Menezes, Isabel. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that “participation is always good!¿?", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610.
|
|
|
|
4. |
Menezes , I; Zimenkova, Tatjana. 2012. "Editorial: Critical Civic and Citizenship Education", Journal of Social Science Education 10, 4: 3 - 4. |
|
|
|
5. |
Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Neves, Tiago; Ferreira, Pedro D; Menezes , I. 2012. "Education and citizenship: redemption or disempowerment? A study of Portuguese-speaking migrant (and non-migrant) youth in
Portugal", Power and Education 4, 2: 207 - 218. |
|
|
|
6. |
Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro D; Cicognani, Elvira; Menezes , I. 2012. "The many faces of Hermes: The quality of participation experiences and its effects on migrant and non-migrant youth", Human Affairs 22, 3: 434 - 447. |
|
|
|
7. |
Ferreira, Pedro D; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2012. "“Diversity within diversity”: Exploring connections between community, participation and citizenship", Journal of Social Sciences Education 11, 3: 118 - 132. |
|
|
|
8. |
Ribeiro, Ana B; Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Pais, Sofia C; Menezes , I. 2012. "Promoting ‘active citizens’? The critical vision of NGOs over citizenship education as an educational priority across Europe.
", International Journal of Progressive Education 8, 3: 32 - 47. |
|
|
|
9. |
Coimbra, Joaquim L; Duckett, Paul; Fryer, David; Makkawi, Ibrahim; Menezes , I; Seedat, Mohamed; Walker, Carl. 2012. "Rethinking Community Psychology: Critical Insights", The Australian Community Psychologist 24, 2: 135 - 142. |
|
|
|
10. |
Pais, Sofia C; Guedes, Margarida; Menezes , I. 2012. "The values of empowerment and citizenship and the experience of children and adolescents with a chronic disease. ", Citizenship, Social and Economic Education 11, 2: 133 - 144. |
|
|
|
11. |
Lemos, M.S.; Queirós, C.; Teixeira, P.M.; Menezes, I.. 2011. "Development and validation of a theoretically based, multidimensional questionnaire of student evaluation of university teaching", Assessment & Evaluation in Higher Education 36, 7: 843 - 864.
|
|
|
|
12. |
Cicognani, Elvira; Menezes, Isabel; Nata, Gil. 2011. "University Students’ Sense of Belonging to the Home Town: The Role of Residential Mobility", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45.
|
|
|
|
13. |
Loja, Ema; Costa, Emília; Menezes, Isabel. 2011. " Views of disability in Portugal: ‘ fado ’ or citizenship? ", Disability & Society 26, 5: 567 - 581.
|
|
|
|
14. |
Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Ferreira, Pedro D; Cicognani, Elvira; Menezes , I. 2011. "Da participação à integração? Estruturas e oportunidades, discriminação e género no contexto da participação cívica e política
de jovens imigrantes brasileiros/as", Ex-Aequo, 24: 105 - 119. |
|
|
|
15. |
Azevedo, Cristina N; Menezes , I. 2010. "«It takes a village …». Considering the limits of a knowledge-based school-centred quality evaluation of citizenship education
projects.", Journal of Quality in Education, 1: 9 - 16. |
|
|
|
16. |
Pais, Sofia C; Menezes , I. 2010. "A experiência de vida de crianças e jovens com doença crónica e suas famílias: O papel das associações de apoio no seu empoderamento.
", Educação, Sociedade e Culturas, 30: 131 - 144. |
|
|
|
17. |
Menezes , I. 2010. "Educação em mudança: contextos, práticas e actores", Educação, Sociedade & Culturas, 31: 11 - 14. |
|
|
|
18. |
Fernandes-Jesus, Maria; Menezes , I. 2010. "A experiência de sem-abrigo como promotora de empoderamento psicológico", Análise Psicológica 3, XXVIII: 527 - 535. |
|
|
|
19. |
Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2009. "Society of individuals or community strength: Community psychology at risk in at risk societies", . Journal of Critical Psychology, Counselling and Psychotherapy 9, 2: 87 - 97. |
|
|
|
20. |
Teixeira, Pedro M; Gonçalves, Carlos M; Menezes , I. 2009. "Community Psychology in Portugal: Evolution and current trends in praxis and research. ", Forum Gemeindepsychologie 14, 2: 00 - 00.
|
|
|
|
21. |
Azevedo, Cristina N; Menezes , I. 2008. "Transition to democracy and citizenship education in Portugal: Changes and continuities in the curricula and in adolescents’
opportunities for participation. ", Journal of Social Sciences Education 9, 1: 131 - 148.
|
|
|
|
22. |
João, Sílvia G; Menezes , I. 2008. "Construção e validação de indicadores de literacia mediática.", Comunicação e Sociedade, 13: 55 - 68. |
|
|
|
23. |
Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2007. "From an oppressed citizenship to affirmative identities: Lesbian and gay political participation in a Southern European context.", Journal of Homosexuality 53, 3: 65 - 82. |
|
|
|
24. |
Trigo, Luísa R; Menezes , I. 2007. "Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário
regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 6: 85 - 110. |
|
|
|
25. |
Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2006. "La construction de l'identité des jeunes homosexuels au Portugal. ", L’Orientation Scolaire et Professionnelle 35, 2: 225 - 249. |
|
|
|
26. |
Carneiro, Nuno S; Menezes , I. 2006. "Do anel à aliança: Sentido dos iguais e emancipação pessoal na Psicologia das Sexualidades", Revista Crítica de Ciências Sociais, 79: 73 - 89. |
|
|
|
27. |
Menezes , I. 2004. "Ambiente e transversalização curricular: Potencialidade e limites da educação ambiental na escola. ", Educação, Sociedade e Culturas, 21: 133 - 150. |
|
|
|
28. |
Menezes , I. 2003. "Participation experiences and civic concepts, attitudes and engagement: Implications for citizenship education projects", European Educational Research Journal 2, 3: 430 - 445. |
|
|
|
29. |
Menezes , I. 2003. "Civic education in Portugal: curricular evolutions in basic education", Journal of Social Science Education , 2: 1 - 13.
|
|
|
|
30. |
Menezes , I; Mendes, Madalena; Ferreira, Carla; Marques,Georgina ; Ribeiro, Conceição; Gião, Joana; Afonso, Rosa; Amaro, Gertrudes. 2003. "The impact of school education, family, cultural background and political attitudes and experiences in civic knowledge", Journal of Social ScienceEducation, 1: 1 - 11.
|
|
|
|
31. |
Menezes , I. 2003. "Introduction", European Educational Research Journal 2, 3: 363 - 365. |
|
|
|
32. |
Puurula, Arja; Neill, Sean; Katz, Yaacov; Romi, Shlomo; Menezes , I; Vasileiou, Lisa; Lang, Peter; Vriens, Lennard; Husbands, Chris. 2001. "Teacher and student attitudes to affective education: A European collaborative research project.", Compare: A Journal of Comparative and International Education 31, 2: 165 - 186.
|
|
|
|
33. |
Menezes , I; Mendes, Madalena; Ferreira, Carla; Ribeiro, Conceição. 1999. "Educação cívica: Reflexões a partir da análise do currículo implementado e conseguido no domínio da cidadania em Portugal", Inovação 12, 1: 47 - 58. |
|
|
|
34. |
Menezes , I. 1999. "Nota de apresentação", Inovação 12, 1: 7 - 8. |
|
|
|
35. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1997. "The process of value-meaning construction: A cross-sectional study.", European Journal of Social Psychology, 27: 55 - 73. |
|
|
|
36. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1996. "Personal and social education in Portugal", Journal of Moral Education 25, 3: 347 - 357. |
|
|
|
37. |
Menezes , I. 1993. "A formação pessoal e social numa perspectiva desenvolvimental-ecológica", Inovação 6, 3: 309 - 336. |
|
|
|
38. |
Roncon, Joana; Menezes , I. 1993. "Consulta psicológica comunitária em centros para a terceira idade", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 29 - 36. |
|
|
|
39. |
Campos, Bártolo P; Costa, M. E; Menezes , I. 1993. "A dimensão social da educação psicológica deliberada. ", Cadernos de Consulta Psicológica, 9: 11 - 18. |
|
|
|
40. |
Menezes , I; Costa, M. E. 1992. "Amor entre iguais: A psicoterapia da diferença", Cadernos de Consulta Psicológica, 8: 79 - 84. |
|
|
|
41. |
Menezes , I; Campos, Bártolo P. 1991. "Estrutura dos valores: Estudo transversal", Psychologica, 6: 129 - 147. |
|
|
|
42. |
Menezes , I; Costa, M. E. 1991. "Consulta psicológica de adultos em centros comunitários", Cadernos de Consulta Psicológica, 7: 77 - 82. |
|
|
|
43. |
Menezes , I; Costa, M. E; Campos, Bártolo P. 1989. "Valores de estudantes universitários", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 53 - 68. |
|
|
|
44. |
Menezes , I; Mena Matos, P; Costa, M. E. 1989. "Consulta psicológica em grupo e transição universidade-mundo do trabalho", Cadernos de Consulta Psicológica, 5: 95 - 102. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro D; Araújo, Helena C; Menezes , I. 2011. "Citizenship education policies: the contemporary european masks of democracy", Trabalho apresentado em The 11th European Affective Education Network Conference , In Promoting the Social Emotional Aspects of Education; A Multi-faceted Priority. Proceedings of the 11th European Affective
Education Network Conference , Ljubljana . |
|
|
|
2. |
Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Ferreira, Pedro D; Pais, Sofia C; Menezes , I. 2011. "Citizenship education: a comparison between Portugal, England and Slovenia", Trabalho apresentado em The 11th European Affective Education Network Conference , In Promoting the Social Emotional Aspects of Education; A Multi-faceted Priority. Proceedings of the 11th European Affective
Education Network Conference , Ljubljana . |
|
|
|
3. |
Tinnaworn, Piyathip; Menezes , I. 2010. "Predictors of attitudes and knowledge of students in Pisa 2006: A Comparison between Europe and Asia.", Trabalho apresentado em 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence , In Proceedings of the 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence , Vilnius. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Neves, T.; Ferreira, P.D.; Menezes, I.. 2015. "Constraints and opportunities for civic and political participation: perceptions of young people from immigrant and non-immigrant
background in Portugal", Journal of Youth Studies 18, 6: 685 - 705. |
|
|
|
2. |
Loff, M.; Menezes, I.. 2015. "Editorial: Revolution and memories", Journal of Social Science Education 14, 2: 2 - 3. |
|
|
|
3. |
Gomes, I.P.; Amorim, J.P.; Correia, J.A.; Menezes, I.. 2015. "The Portuguese literacy campaigns after the carnation revolution (1974-1977)", Journal of Social Science Education 14, 2: 69 - 80. |
|
|
|
4. |
Fernandes-Jesus, M.; Malafaia, C.; Ferreira, P.D.; Cicognani, E.; Menezes, I.. 2015. "The many faces of hermes: The quality of participation experiences and political attitudes of migrant and non-migrant youth", Human Affairs 22, 3: 434 - 447. |
|
|
|
5. |
Fernandes-Jesus, M.; Cicognagni, E.; Menezes, I.. 2014. "Civic and political participation: Young people of Brazilian origin in Portugal | Participa?{\~a", Psicologia e Sociedade 26, 3: 572 - 582. |
|
|
|
6. |
Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro. 2014. "Cidadania participat{\'{o", Educar em Revista, 53: 131 - 147.
|
|
|
|
7. |
Fernandes-Jesus, M.; Cicognagni, E.; Menezes, I.. 2014. "Civic and political participation: Young people of Brazilian origin in Portugal | Participa?{\~a", Psicologia e Sociedade 26, 3: 572 - 582. |
|
|
|
8. |
Ribeiro, N.; Neves, T.; Menezes, I.. 2014. "Educa?{\~a", Curriculo sem Fronteiras 14, 3: 12 - 31. |
|
|
|
9. |
Ribeiro, N.; Malafaia, C.; Fernandes-Jesus, M.; Neves, T.; Menezes, I.. 2014. "Europe as a Beacon of Democracy? Citizenship Policies Relating to Youth and Migrants in Portugal", Journal of Civil Society 10, 1: 51 - 68. |
|
|
|
10. |
Fernandes-Jesus, Maria; Cicognagni, Elvira; Menezes, Isabel. 2014. "Participa{\c{c", Psicologia {\& 26, 3: 572 - 582.
|
|
|
|
11. |
Fernandes-Jesus, M.; Cicognagni, E.; Menezes, I.. 2014. "Civic and political participation: Young people of Brazilian origin in Portugal | Participa?{\~a", Psicologia e Sociedade 26, 3: 572 - 582. |
|
|
|
12. |
Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro. 2014. "Cidadania participat{\'{o", Educar em Revista, 53: 131 - 147.
|
|
|
|
13. |
Fernandes-Jesus, Maria; Cicognagni, Elvira; Menezes, Isabel. 2014. "Participa{\c{c", Psicologia {\& 26, 3: 572 - 582.
|
|
|
|
14. |
Loja, E.; Costa, M.E.; Menezes, I.. 2013. "Quality of life in disability: Validation of Schalock{'", Spanish Journal of Psychology 16, 1: 1 - 13. |
|
|
|
15. |
Dias, T.S.; Menezes, I.. 2013. "The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors: Confronting the vision
of pupils and teachers", Educational and Child Psychology 30, 1: 26 - 37. |
|
|
|
16. |
Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Coimbra, Joaquim L; Menezes, Isabel. 2013. "Civic and Political E-Participation of Young Immigrants", International Journal of E-Politics 4, 1: 32 - 49.
|
|
|
|
17. |
Loja, E.; Costa, M.E.; Menezes, I.. 2013. "Quality of life in disability: Validation of Schalock{'", Spanish Journal of Psychology 16, 1: 1 - 13. |
|
|
|
18. |
Loja, E.; Costa, M.E.; Menezes, I.. 2013. "Quality of life in disability: Validation of Schalock{'", Spanish Journal of Psychology 16, 1: 1 - 13. |
|
|
|
19. |
Ferreira, P.D.; Azevedo, C.N.; Menezes, I.. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that {", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610. |
|
|
|
20. |
RIBEIRO, NORBERTO; ALMEIDA, CARLA M; FERNANDES-JESUS, MARIA; NEVES, TIAGO; FERREIRA, PEDRO D; MENEZES, ISABEL. 2012. "Education and Citizenship: redemption or disempowerment? A Study of Portuguese-Speaking Migrant (and Non-migrant) Youth in
Portugal", Power and Education 4, 2: 207 - 207.
|
|
|
|
21. |
Ferreira, P.D.; Azevedo, C.N.; Menezes, I.. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that {", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610. |
|
|
|
22. |
Ferreira, Pedro D; Azevedo, Cristina N; Menezes, Isabel. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that ", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610. |
|
|
|
23. |
Pais, S.C.; Guedes, M.; Menezes, I.. 2012. "The values of empowerment and citizenship and the experience of children and adolescents with a chronic disease", Citizenship, Social and Economics Education 11, 2: 133 - 144. |
|
|
|
24. |
Ferreira, P.D.; Azevedo, C.N.; Menezes, I.. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that {", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610. |
|
|
|
25. |
Ferreira, Pedro D; Azevedo, Cristina N; Menezes, Isabel. 2012. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that ", Journal of Adolescence 35, 3: 599 - 610. |
|
|
|
26. |
Cicognani, E.; Menezes, I.; Nata, G.. 2011. "University Students{'", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45. |
|
|
|
27. |
Cicognani, E.; Menezes, I.; Nata, G.. 2011. "University Students{'", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45. |
|
|
|
28. |
Cicognani, Elvira; Menezes, Isabel; Nata, Gil. 2011. "University Students' Sense of Belonging to the Home Town: The Role of Residential Mobility", Social Indicators Research 104, 1: 33 - 45. |
|
|
|
29. |
Lemos, M. S; Queiros, C.; Teixeira, P. M; Menezes, I.. 2011. "Development and validation of a theoretically based, multidimensional questionnaire of students' evaluation of university
teaching", Assessment & Evaluation in Higher Education 36, 7: 843 - 864. |
|
|
|
30. |
Loja, Ema; Costa, Emilia; Menezes, Isabel. 2011. "Views of disability in Portugal: 'fado' or citizenship?", Disability & Society 26, 5: 567 - 581. |
|
|
|
31. |
Loja, E.; Costa, E.; Menezes, I.. 2011. "Views of disability in Portugal: {'", Disability and Society 26, 5: 567 - 581. |
|
|
|
32. |
Loja, E.; Costa, E.; Menezes, I.. 2011. "Views of disability in Portugal: {'", Disability and Society 26, 5: 567 - 581. |
|
|
|
33. |
de Jesus, M; Menezes, I.. 2010. "The experience of homelessness as a promoter psychological empowerment | A experi{\^e", Analise Psicologica 28, 3: 527 - 535. |
|
|
|
34. |
de Jesus, M; Menezes, I.. 2010. "The experience of homelessness as a promoter psychological empowerment | A experi{\^e", Analise Psicologica 28, 3: 527 - 535. |
|
|
|
35. |
de Jesus, M; Menezes, I.. 2010. "The experience of homelessness as a promoter psychological empowerment | A experi{\^e", Analise Psicologica 28, 3: 527 - 535. |
|
|
|
36. |
Guimarães, M.; Sobral, F. C; Menezes , I. 2007. "Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de
uma escola Kentenichiana", Interacções, 5: 82 - 109. |
|
|
|
37. |
Carneiro, Nuno S; Menezes, Isabel. 2007. "From an oppressed citizenship to affirmative identities: Lesbian and gay political participation in Portugal", Journal of Homosexuality 53, 3: 65 - 82. |
|
|
|
38. |
Menezes, I.. 2003. "Participation Experiences and Civic Concepts, Attitudes and Engagement: Implications for Citizenship Education Projects", European Educational Research Journal 2, 3: 430 - 445. |
|
|
|
39. |
MENEZES, ISABEL. 2003. "Participation Experiences and Civic Concepts, Attitudes and Engagement: implications for citizenship education projects", European Educational Research Journal 2, 3: 430 - 430.
|
|
|
|
40. |
Puurula, Arja; Neill, Sean; Vasileiou, Lisa; Husbands, Chris; Lang, Peter; Katz, Yaacov J; Romi, Shlomo; Menezes, Isabel; Vriens, Lennart. 2001. "Teacher and Student Attitudes to Affective Education: a European collaborative research project", Compare 31, 2: 165 - 186.
|
|
|
|
41. |
Menezes, Isabel; Campos, Bartolo P. 2000. "Affective Development as the Aim of Education: An Evaluation of Curricular Innovation in Portugal", Curriculum and Teaching 15, 2: 81 - 94.
|
|
|
|
42. |
MENEZES, ISABEL; B{\'{A. 1997. "The process of value-meaning construction: A cross-sectional study", Eur. J. Soc. Psychol. 27, 1: 55 - 73.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Norberto; Neves, Tiago; Malafaia, Carla; Menezes , I. 2010. "Intervenção educativa, cidadania e imigração: Dos discursos normativos à perspectiva dos jovens", Trabalho apresentado em XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, In Deontologia, ética e valores na Educação – Utopia e realidade. Actas do XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Menezes , I; Fonseca, Laura; Neves, Tiago. 2010. "Civic and political participation of young people in Portugal. Opportunities and constraints. ", Trabalho apresentado em RONEM 6th Annual Conference, In Proceedings of the CRONEM 6th Annual Conference 2010, Guildford. |
|
|
|
3. |
Parada, Filomena; Gomes, Isabel C; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2009. "Formação para profissionais EFA: balanço de uma experiência de intervenção (e) pedagógica", Trabalho apresentado em XVII colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, In A escola e o mundo do trabalho: actas do XVII colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Dias, Teresa S; Menezes , I. 2009. "O desenvolvimento do pensamento político em crianças de pré-escolar e ensino básico numa triangulação de referências: criança,
família e escola", Trabalho apresentado em X congresso internacional galego-português de psicopedagogia , In Actas do X congresso internacional galego-português de psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
5. |
Pais, Sofia C; Menezes , I. 2009. "A participação associativa na vivência com doença crónica.", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, In Actas do X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, Braga. |
|
|
|
6. |
Ribeiro, Ana B; Menezes , I. 2009. "Os jovens e a Internet", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, In Actas do X Congresso Luso-afro-brasileiro de Ciências Sociais: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, Braga. |
|
|
|
7. |
Gomes, Isabel C; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2008. "Educação e Formação de Adultos – A caminho do empowerment comunitário", Trabalho apresentado em XV Colóquio da AFIRSE Section Portugaise, In Complexidade. Um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Actas do XV Colóquio da AFIRSE Section Portugaise, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Gomes, Isabel C; Coimbra, Joaquim L; Menezes , I. 2008. "Recognition, Validation and Certification of Competences: the low-qualified and the learning paradigm in Portugal", Trabalho apresentado em SCUTREA 2008 38th Annual Conference. Whither Adult Education in the Learning Paradigm? , In Proceedings of SCUTREA 2008 38th Annual Conference. Whither Adult Education in the Learning Paradigm? , Edimburgh. |
|
|
|
9. |
Barbosa, Ana; Silva, Marta; Magalhães, S.; Menezes , I. 2008. "Atitudes face à diferença em estudantes do ensino secundário: Uma análise empírica do modelo de Stoer e Magalhães", Trabalho apresentado em Educação para a Cidadania, Conferência Ibérica, In Educação para a Cidadania, Conferência Ibérica, Livro de Actas , Lisboa. |
|
|
|
10. |
Menezes , I. 2004. "Evolução da cidadania em Portugal", Trabalho apresentado em 3º Encontro de Investigação e Formação "Educação para a Cidadania e Culturas de Formação”, In Actas do 3º Encontro de Investigação e Formação "Educação para a Cidadania e Culturas de Formação”, Lisboa. |
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Piyathip Tinnaworn, Predictors of attitudes and knowledge of students in PISA 2006: a comparison between diferent cultural contexts, 2013. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Maria José Lisboa Brites de Azeredo , O papel das notícias na construção da participação cívica e política dos jovens em Portugal: Estudo de caso longitudinal
(2010-2011), 2013. Tese (Jornalismo) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
3. |
Sofia Castanheira Pais , Vivência e qualidade de vida escolar, empoderamento e participação: O caso das crianças e jovens com doença crónica e suas
famílias, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Ema Fernandes Loja , Impacto dos discursos sociais e políticos na vivência da diferença: embodiment, subjectividade e agência das pessoas com incapacidade
física, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
5. |
Pedro Miguel Teixeira , Dispositivos de intervenção no domínio da reabilitação: A promoção do empowerment e da cidadania das pessoas com incapacidade
em Portugal, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
6. |
Isabel Cristina Gomes, As experiências de educação/formação de adultos como processos de empowerment: um estudo longitudinal das mudanças no empowerment
psicológico de adultos pouco escolarizado, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
7. |
Cristina Nunes Azevedo, Participação cívica dos jovens: Um estudo longitudinal do impacto da participação em associações cívicas no desenvolvimento
psicológico, 2009. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
8. |
Filomena de Lurdes Tomé do Rosário Pereira Serralha, O conselho de cooperação educativa e o desenvolvimento sócio-moral de crianças do 1º ciclo, 2008. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
9. |
Clara Sofia Veiga, O impacto do envolvimento dos estudantes universitários em actividades extra-curriculares no empowerment psicológico e no
desenvolvimento cognitivo-vocacional, 2008. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
10. |
Inês Nascimento, Investimento no trabalho e na parentalidade e relação interpapéis: Uma análise do processo de transmissão intergeracional, 2007. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
11. |
Cristina Palmeirão , A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências
entre gerações, 2007. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
12. |
Gil André dos Santos Nata , Cidadania activa e tolerância face a grupos minoritários: O papel da participação em associações, da confiança interpessoal
e da percepção de ameaça na consolidação da democracia, 2007. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
13. |
Pedro Daniel Ferreira , Concepções de direitos activos de cidadania e experiências de participação na sociedade civil: Um estudo transversal das diferenças
psicológicas, 2006. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
14. |
Nuno dos Santos Carneiro , Ser, pertencer, participar: construção da identidade homossexual, redes de apoio e participação comunitária, 2006. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sara Liliana Clemente Lima, Intervenção com crianças e jovens em risco de um bairro social, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Ana Sofia Marques Clemente, A transição para uma vida fora da instituição: Jovens a caminho da autonomia, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
3. |
Filipa Cabral, Cidadania e educação e formação de adultos: Mudanças intra individuais ao longo de um processo de RVCC de nível secundário, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Sara Alexandra Pinho, Os contributos das associações de surdos para a visão da surdez como um problema de direitos: Capital social e qualidade de
vida, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
5. |
Carla Malafaia Almeida, Capital social e económico numa "Escola de democracia": Um estudo comparativo entre amnistia internacional em Portugal e na
Suécia, 2011. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
6. |
Sara dos Anjos Silva, Compreender o Impacto do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Empoderamento dos Cidadãos, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
7. |
Catarina Pinto, Empoderamento psicológico e auto-determinação de jovens adultos com incapacidade intelectual ligeira e sua relação com o contexto
laboral, 2010. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
8. |
Colin Mateus Marques, A participação cívica e politica dos jovens em contexto educativo na região autónoma dos Açores, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
9. |
Rafaela Pires, Gestão de riscos e saúde sexual: A participação de trabalhadoras do sexo na avaliação e desenho de estratégias de educação
para a saúde, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
10. |
Raquel Fernandes Teixeira, Atitudes, comportamentos e conhecimentos ecológicos: Um contributo para (re)pensar a Educação Ambiental do ponto de vista
dos alunos, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
11. |
Marina Tomassini Panosso, Imigração irregular e sofrimento psíquico: A necessidade de uma rede de atenção como política pública, 2009. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
12. |
Mara Bicas, Primeiro Estranha-se, depois Entranha-se”: incursões na vivência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - desafios
à Psicologia Comunitária, 2009. Dissertação (Psicologia Comunitária) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
13. |
Ana Bela Ribeiro, Os jovens e os média: Participação cívica e política através da Internet, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
14. |
Ana Rita Amado, Voluntariado e suas Motivações - Estudo exploratório de Significados e Experiências do Voluntariado, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
15. |
Célia Mateus, Educação intercultural: percepções e práticas educativas em escolas do Ensino Básico em oliveira de Azeméis, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Porto (Orientador). |
16. |
Patrícia Pinho Vieira, A Internet enquanto Contexto de Empoderamento Psicológico em Jovens Universitários, 2008. (Orientador). |
17. |
Marta Vieito, De actores a autores: participação de membros da comunidade na reestruturação de um serviço de atendimento a pessoas com VIH/Sida, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
18. |
Maria Fernandes de Jesus, A Experiência de Sem-Abrigo como Promotora de Empoderamento Psicológico, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
19. |
Nuno Porto Ferreira, O Sentido de Comunidade numa comunidade piscatória de séc. XXI, 2008. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
20. |
Maria Fernandes da Cunha, Educação sexual e relação educativa, 2007. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
21. |
Anabela Leite, Música no Bairro de Aldoar: Abordagem a um projecto musical comunitário e às suas consequências a partir da perspectiva dos
seus intervenientes, 2006. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
22. |
Pedro Miguel Teixeira, Cidadania na Universidade: Um estudo das concepções e práticas de cidadania de estudantes da Universidade do Porto e sua relação
com as experiências académicas e extra-académica, 2004. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
23. |
Sílvia Gonçalves João, A influência do desenvolvimento moral e dos contextos de vida de estudantes universitários na literacia mediática e na tolerância
face a minorias, 2004. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
24. |
Francisco da Cruz Sobral, A adolescência na escola: O desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de
uma escola Kentechiana, 2003. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
25. |
Luísa da Mota Ribeiro, A influência da competência moral e das experiências e contextos de vida nas concepções, atitudes e comportamento políticos
dos jovens, 2002. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
26. |
Laura Bordalo Martins, A implementação do Estudo Acompanhado: Análise de processos e de resultados, 2002. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Lopes, Helena; Veiga, Sofia; Teixeira, Pedro M; Menezes, Isabel. Citizenship and Higher Education in Portugal, 2014. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Menezes , Isabel. Participação no júri de Maria Leonor Ventura Regueiras. Desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos jovens através do Desporto: Uma análise centrada na perspectiva dos
especialistas, 2013. Tese (Ciências do Desporto) - Universidade do Porto. |
2. |
Menezes , Isabel. Participação no júri de Sofia Castanheira Pais. Vivência e qualidade de vida escolar, empoderamento e participação: o caso das crianças e jovens com doença crónica e suas
famílias, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Porto. |
3. |
Menezes , Isabel. Participação no júri de Fernanda Bazanella Nogueira. Formação cívica e formação de professores: Limites e potencialidades, 2012. Tese (Didática e Formação) - Universidade de Aveiro. |
4. |
Menezes , Isabel. Participação no júri de Ema Fernandes Loja. The impact of dis/abl(e)ism on disabled people in Portugal: fado, citizenship and the embodied self, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto. |
5. |
Menezes , Isabel. Participação no júri de Maria João Vargas-Moniz. Eficácia percepcionada e resultados de parcerias comunitárias: Um estudo sobre Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, 2012. Tese (Psicologia Comunitária) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Júri de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento FCT, 2012, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
2. |
Júri do Concurso Escolar "A minha escola e a prevenção da infecção VIH/sida 2010/2011", 2011, Direcção Geral de Saúde. |
3. |
Revisora de um relatório de investigação sobre Educação para a Cidadania a publicar pela National Sicence Foundation, 2009, National Science Foundation. |
4. |
Revisora de teses de doutoramento a publicar pela FCT, 2008, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Menezes , Isabel. Perspectivas – Portuguese Journal of Political Science and International Relations, desde 2012/09/05, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Menezes , Isabel. Basic Research Journal of Social and Political Sciences, desde 2012/09/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Menezes , Isabel. Autonomie Locali e Servizi Sociali, desde 2012/02/05, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
4. |
Menezes , Isabel. Revista Psicologia Política, desde 2011/06/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Menezes , Isabel. Psicologia, desde 2011/02/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
6. |
Menezes , Isabel. Journal of Quality in Education, desde 2010/02/05, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
7. |
Menezes , Isabel. Análise Social, desde 2009/05/05, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
8. |
Menezes , Isabel. Journal of Social Sciences Education, desde 2009/03/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
9. |
Menezes , Isabel. Revista Portuguesa de Educação, desde 2008/11/05, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
10. |
Menezes , Isabel. Educação, Sociedade e Culturas, desde 2007/11/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
11. |
Menezes , Isabel. ex-Aequo, desde 2006/11/05, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
12. |
Menezes , Isabel. International Journal of Educational Research, desde 2003/02/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
13. |
Menezes , Isabel. Cadernos de Consulta Psicológica, desde 1999/01/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
14. |
Menezes , Isabel. Journal of Social Sciences Education, de 2005/01/05 até 2009/03/05, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
164 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
65 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
13 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
52 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
86 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
44 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
42 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Dados complementares (Additional data) |
65 |
Orientações Orientations |
41 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
5 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
4 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
14 |
Visualizações do curriculum [
4893
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-12-2020
às
21:41:53
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|