Curriculum Vitae

Alberto Souza de Sá Filho

Data da última atualização »Last update : 06/01/2016


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, e pós graduação em fisiologia do exercício e medidas e avaliação pela Universidade Gama Filho. Foi bolsista do CNPQ (131248/2009-0) no programa de pós graduação stricto sensu pela Universidade Gama Filho (2009-2011 Conceito Capes 5), onde concluiu o curso de mestrado em atividade física e desempenho humano. Atualmente realiza um segundo mestrado em ciência da atividade física com ênfase na biodinâmica do exercício aeróbio pela Universidade Salgado de Oliveira (Conceito Capes 3), e é bolsista de doutorado (CNPQ) em psiquiatria e saúde mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Conceito Capes 5), onde desenvolve projetos na linha de pesquisa sobre a influência do exercício aeróbio como intervenção para redução dos sintomas do transtorno bipolar, ansiedade e pânico, bem como depressão. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia, possuindo extensa experiência na área cardiorrespiratória com avaliações ergoespirométricas, modelos de testes preditivos para determinação do VO2máx, e a prescrição do treinamento em diferentes intensidades. Trabalha como professor assistente da Universidade do Iguaçu (UNIG) na graduação em Educação Física, e na pós graduação da Universidade Celso Lisboa (UCL) nas áreas de fisiologia humana e do exercício, terceira idade, avaliação morfofuncional e preparação física e treinamento personalizado. É também contratado como docente Master Trainer da rede de academias BodyTech Company nas áreas de treinamento cardiorrespiratório, neuromuscular, e flexibilidade, ministrando aulas teóricas e práticas em todo o Brasil. Atualmente dedica parte de seu tempo para se especializar no uso do eletroencefalograma (EEG) com objetivo de avaliar sinais de alterações corticais crônicas induzidas pela intervenção do exercício aeróbio intervalado de alta intensidade (HIIT), assim como, possíveis ganhos cognitivos no domínio da atenção, memória, e função executiva.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9974071362920311


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Alberto Souza de Sá Filho
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sá Filho, Alberto Souza
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Médicas-Ciências da Saúde.
Ciências Médicas-Outras Ciências Médicas.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Iguaçú
Departamento de Educação Física
Av. Abílio Augusto Távora, 2134
Rio de Janeiro
2627-5-580 Nova Iguaçu
Brasil
Telefone: (+55)27654000Extensão: 21
Correio electrónico: Albsouzar9@yahoo.com.br
Homepage: www.unig.br
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2011 Mestrado
Master degree
Ciências da Atividade Física (2 anos » years) .
Universidade Gama Filho, Brasil.

2003-2006 Licenciatura
Licentiate degree
Educação Física (Licenciatura) (4 anos » years) .
Universidade Estácio de Sá, Brasil.

2003-2006 Bacharelato
Bachelor degree
Educação Física (4 anos » years) .
Universidade Estácio de Sá, Brasil.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Estácio de Sá
Set/2015-Actual Professor Associado

Universidade Iguaçú
Fev/2015-Actual Professor Associado

Universidade Salgado de Oliveira
Jan/2015-Actual Assistente de Investigação

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Jun/2014-Actual Assistente de Investigação

Universidade Celso Lisboa
Fev/2014-Actual Professor Associado

Body Tech Company
Jun/2012-Actual Técnico Superior Principal





Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Body Tech Company
Fev/2014- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Prescrição do Treinamento de Força e Cardiorrespiratório






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2016-2017
Lider do Grupo de Pesquisa GEFENE-GEFENE Research Group
Referência do projeto»Project reference: Neurociência e Exercício.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-2015
Pode a Cafeína Induzir Efeitos Adicionais ao Exercício Aeróbio Diante de Testes Cognitivos de Memória, Atenção e Psicomotor
Referência do projeto»Project reference: Neurociência do Exercício.
Pós Graduação






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Yuan, Ti-Fei; Paes, Flávia; Arias-Carrión, Oscar; Ferreira Rocha, N; de Sá F. A; Machado, Sergio. 2015. "Neural Mechanisms of Exercise: Anti-Depression, Neurogenesis, and Serotonin Signaling", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 10: 1307 - 1311.
2. Yuan, Ti-Fei; Ferreira Rocha, N; Paes, Flávia; Arias-Carrión, Oscar; Machado, Sergio; de Sá F. A. 2015. "Neural Mechanism of Exercise: Neurovascular Responses to Exercise", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 10: 1304 - 1306.
3. Yuan, Ti-Fei; Ferreira Rocha, N; Paes, Flávia; Arias-Carrión, Oscar; Machado, Sergio; de Sá F. A. 2015. "Neural Mechanisms of Exercise: Effects on Gut Miccrobiota and Depression", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 10: 1312 - 1314.
4. de Souza M. A; Lamego, Murilo; Paes, Flávia; Ferreira Rocha, N; Simoes-Silva, Vitor; Rocha, Susana; de Sá F. A; Rimes, Ridson; Manochio, João; Budde, Henning; Wegner, Mirko; Mura, Gioia; Arias-Carrión, Oscar; Yuan, Ti-Fei; Nardi, Antonio; Machado, Sergio. 2015. "Comparison Among Aerobic Exercise and Other Types of Interventions to Treat Depression: A Systematic Review", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 9: 1171 - 1183.
5. Lamego, Murilo; de Souza M. A; Paes, Flávia; Ferreira Rocha, N; de Sá F. A; Lattari, Eduardo; Rimes, Ridson; Manochio, João; Budde, Henning; Wegner, Mirko; Mura, Gioia; Arias-Carrión, Oscar; Yuan, Ti-Fei; Nardi, Antonio; Machado, Sergio. 2015. "Aerobic Exercise Does Not Predict Brain Derived Neurotrophic Factor And Cortisol Alterations in Depressed Patients", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 9: 1116 - 1128.
6. Rimes, Ridson; de Souza M. A; Lamego, Murilo; de Sa F. A; Manochio, Joao; Paes, Flavia; Carta, Mauro; Mura, Gioia; Wegner, Mirko; Budde, Henning; Ferreira Rocha, N; Rocha, Joana; R.S. Tavares, J; Arias-Carrion, Oscar; Nardi, Antonio; Yuan, Ti-Fei; Machado, Sergio. 2015. "Effects of Exercise on Physical and Mental Health, and Cognitive and Brain Functions in Schizophrenia: Clinical and Experimental Evidence", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 10: 1244 - 1254.
7. Machado, Sergio; Lattari, Eduardo; de Sa, A; Rocha, Nuno; Yuan, Ti-Fei; Paes, Flavia; Wegner, Mirko; Budde, Henning; Nardi, Antonio; Arias-Carrion, Oscar. 2015. "Is Mental Practice an Effective Adjunct Therapeutic Strategy for Upper Limb Motor Restoration After Stroke? A Systematic Review and Meta- Analysis", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 5: 567 - 575.
8. de Sa F. A; de Souza M. A; Lamego, Murilo; Ferreira Rocha, N; Paes, Flavia; Oliveira, Ana; Lattari, Eduardo; Rimes, Ridson; Manochio, Joao; Budde, Henning; Wegner, Mirko; Mura, Gioia; Arias-Carrión, Oscar; Cheniaux, Elie; Yuan, Ti-Fei; Nardi, Antonio; Machado, Sergio. 2015. "Potential Therapeutic Effects of Physical Exercise for Bipolar Disorder", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 10: 1255 - 1259.
9. de Souza M. A; Lamego, Murilo; Paes, Flávia; Ferreira Rocha, N; Simoes-Silva, Vitor; Rocha, Susana; de Sá F. A; Rimes, Ridson; Manochio, João; Budde, Henning; Wegner, Mirko; Mura, Gioia; Arias-Carrión, Oscar; Yuan, Ti-Fei; Nardi, Antonio; Machado, Sergio. 2015. "Effects of Aerobic Exercise on Anxiety Disorders: A Systematic Review", CNS & Neurological Disorders - Drug Targets 14, 9: 1184 - 1193.
10. Lattari, Eduardo; Pereira-Junior, Pedro P; Albuquerque Maranhão N. G; Khede Lamego, M; Marcos de S. M. A; Souza de S. A; Rosa Rimes, R; Paulo Manochio, J; Arias-Carrión, Oscar; Mura, Gioia; E. Nardi, A; Machado, Sergio. 2014. "Effects of Chronic Exercise on Severity, Quality of Life and Functionality in an Elderly Parkinson’s Disease Patient: Case Report", Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health 10, 1: 126 - 128.
11. Santos, Tony M; Viana, Bruno F; Sá Filho, A. S. 2012. "Reprodutibilidade do VO2Máx estimado na corrida pela frequência cardíaca e consumo de oxigênio de reserva", Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 26, 1: 29 - 36.
12. Inoue, Allan; Sá Filho, A. S; Mello, Fernanda C. M; Santos, Tony M. 2011. "RELATIONSHIP BETWEEN ANAEROBIC CYCLING TESTS AND MOUNTAIN BIKE CROSS-COUNTRY PERFORMANCE", Journal of Strength and Conditioning Research 26, 6: 1589 - 1593.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Karine Marcello Lopes, O papel da educação física escolar no processo de socialização dos alunos no primeiro segmento do ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
2. Jonathan Sanches Rodrigues, A contribuição da prática do futebol no desenvolvimento motor de crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
3. Glauco da Costa Silva, A contribuição da educação física escolar no desenvolvimento psicomotor dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
4. Marlon Santos Duarte, Influência do Intervalo entre Séries sobre o Número de Repetições Máximas na Rosca Bíceps e no Leg Press, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
5. José Américo Batista Souza, O brinquedo e seus benefícios para o desenvolvimento da aprendizagem no 1º segmento do ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
6. Adriano Pimentel Leal, A contribuição da capoeira para o desenvolvimento motor dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
7. Alan Cris Lima de Oliveira, Afetividade professor-aluno desenvolvida nas aulas de educação física e sua contribuição para melhora do aprendizado em alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
8. Charlles Gomes Esteves, A contribuição da aprendizagem dos fundamentos de basquete como processo de iniciação nas aulas de educação física escolar dos alunos no ensino fundamental, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
9. Thayane Kelly dos Santos, Estratégias e Recomendações para Avaliação e Prescrição Geral do Treinamento para Melhora da Capacidade Funcional em Idosos, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).
10. Sirlene Victor da Silva, Natação e sua contribuição para inclusão das crianças com sindrome de down, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
11. Ribamar José Anastácio Fontoura da Silva Júnior, Contribuição do treinamento de força como parte do tratamento da obesidade, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
12. Leonardo Soares da Silva, Análise Antropométrica e de Desempenho Anaeróbio em Atletas Amadores de Rugby, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).
13. Caroline Travassos de Carvalho, .Efeito de Oito Sessões de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) com Exercícios de Força e Potência Sobre a Melhora do VO2Máx e do Desempenho Aeróbio: Protocolo de Tabata, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).
14. André Luis Feitosa Nunes, Corrida de orientação como instrumento sócio-ambiental na educação física escolar, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
15. Thamiris Cunha de São Sabas, Benefícios da atividade física regular para pacientes com fibrose cística, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
16. Fernando Mendes dos Santos, Recomendações Práticas de Prescrição do Exercício para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).
17. Thiago Gonçalves Ormindo, Relação Comparativa entre Métodos de Determinação da Carga de Trabalho Aeróbio: Frequência Cardíaca x Carga Prescrita x Carga Auto Ajustada, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).
18. Monalisa de Oliveira Orozimbo, A relação entre o envelhecimento e o desempenho aeróbio de atletas da maratina do rio de 2015, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Co-orientador).
19. Jefferson Barbosa Silva, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade em Inclinação Induz a Mais Baixas Adaptações Cronotrópicas e a Maiores Percepções de Esforço: Um Estudo Controlado e Randomizado, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).
20. Sérgio da Silva Lima, Contribuíção do Exercício Aeróbio para Redução do Declínio Cognitivo Leve em Idosos, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Iguaçú (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
12

Total
Dados complementares
(Additional data)
20

Orientações
Orientations
20


Visualizações do curriculum [ 600 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-02-2020 às 05:20:10
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis