Sara de Barros Araújo
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
09/03/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sara de Barros Araújo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Araújo, Sara Barros |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto R. Dr. Roberto Frias Porto 4200--465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073460 Fax: (+351)225073464 Correio electrónico: saraujo@ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012 |
Doutoramento Phd |
Estudos da Criança
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Escolar
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1997 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2005-Actual |
Professor Adjunto |
Universidade da Beira Interior |
Set/2004-Ago/2005 |
Assistente |
Set/1997-Ago/2004 |
Outra Situação |
Universidade Católica Portuguesa |
Fev/2002-Jul/2004 |
Assistente |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Dez/2014-Actual |
|
Membro da Comissão Científica do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) |
Mai/2014-Actual |
|
Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica |
Set/2013-Actual |
|
Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Porto |
Jan/2009-Fev/2014 |
|
Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
Set/2007-2009 |
|
Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Porto |
Set/2005-2007 |
|
Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Porto |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2015-Actual |
|
-
Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens |
Set/2011-Actual |
|
-
Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Jan/2011-Jan/2016 |
|
-
Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Supervisão na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Criança, Membro.
Membro da Direção.
|
Set/2009 - Actual |
European Early Childhood Education Research Association, Membro.
Country Coordinator para Portugal e Convenor SIG Birth to Three.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2013. Educação em creche: Participação e diversidade. ed. 18. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
2. |
Ribeiro, Abílio; Machado, Inês; Araújo, Sara B; Botelho, Sara B; Pinheiro, Rui. eds. 2012. 22nd EECERA Conference Abstract Book ed. n. Porto: Childhood Association / Polytechnic Institute of Oporto. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Araújo, Sara B; Rosário, Rafaela; Fernandes, Sandra. 2017. Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters. In Educação física, lazer & saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, ed. P. Pereira, A. Cardoso, S. Vale & B. Pereira, 178 - 186. . Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. |
|
|
|
2. |
Araújo, Sara B. 2016. Formação em contexto para a reconstrução da pedagogia em creche: A relevância percebida de conteúdos e processos. In Pedagogias das infâncias, crianças e docências na Educação Infantil, ed. Viviane Ache Cancian, Simone Freitas da Silva Gallina & Noeli Weschenfelder, 351 - 369. ISBN: 978-85-7783-205-7. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. |
|
|
|
3. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B; Costa, Hélia. 2015. Pedagogical attunement: Documenting toddlers’ learning. In Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood, ed. Júlia Formosinho & Christine Pascal, 168 - 180. ISBN: 978-1-138-90974-8. London: Routledge. |
|
|
|
4. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2015. Construção social da moralidade: Contributos das perspetivas das crianças. In Infância e educação: Olhares sobre contextos e cotidianos, ed. Cleriston Izidro dos Anjos & Fernando Ilídio Ferreira, 73 - 87. . Alagoas: EDUFAL. |
|
|
|
5. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2014. Early education for diversity: Starting from birth. In Understanding the under 3s and the implications for education, ed. Sylvie Rayna & Ferre Laevers, 63 - 75. . London: Routledge. |
|
|
|
6. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2013. A transformação do ambiente físico em contexto de creche: Um estudo de caso praxiológico. In Educação em creche: Participação e diversidade, 91 - 107. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
7. |
Araújo, Sara B. 2013. Dimensões da pedagogia em creche: Princípios e práticas ancorados em perspetivas pedagógicas de natureza participativa. In Educação em creche: Participação e diversidade, 29 - 74. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
8. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2013. Pedagogia-em-Participação em creche: A perspetiva da Associação Criança. In Educação em creche: Participação e diversidade, 11 - 27. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
9. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2013. Educação para a diversidade em contexto de creche: Começar desde o nascimento. In Educação em creche: Participação e diversidade, 75 - 89. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
10. |
Araújo, Sara B. 2009. Avaliação da qualidade no âmbito do DQP: Um contributo para uma pedagogia da diversidade?. In Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: Estudos de caso, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 231 - 250. . Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. |
|
|
|
11. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2008. Escutar as vozes das crianças como meio de (re)construção de conhecimento acerca da infância: Algumas implicações metodológicas. In A escola vista pelas crianças, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 11 - 29. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
12. |
Araújo, Sara B; Freire de A. F. 2008. Da participação convencionada à participação efectiva: Um estudo de caso alicerçado na escuta da criança em contexto de Educação
de Infância. In A escola vista pelas crianças, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 95 - 116. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
13. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2008. A construção social da moralidade: As vozes das crianças. In A escola vista pelas crianças, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 31 - 54. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
14. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Sousa, Zita; Araújo, Sara B. 2004. A criança institucionalizada. In A criança na sociedade contemporânea, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 199 - 232. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
15. |
Formosinho, João; Araújo, Sara B; Sousa, Zita. 2004. A criança e a sociedade de consumo. In A criança na sociedade contemporânea, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 169 - 197. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
16. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2004. A criança maltratada. In A criança na sociedade contemporânea, ed. Júlia Oliveira-Formosinho, 233 - 260. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
17. |
Araújo, Sara B. 2004. Desenvolvimento vocacional na infância: Conclusões e orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce. In Desenvolvimento vocacional ao longo da vida: Fundamentos, princípios e orientações, ed. Maria do Céu Taveira, 211 - 218. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
18. |
Araújo, Sara B. 2001. O apoio a uma criança vítima de abuso: Relato de uma prática ecológica de intervenção educativa. In Associação Criança: Um contexto de formação em contexto, ed. Júlia Oliveira-Formosinho e João Formosinho, 214 - 228. . Braga: Livraria Minho. |
|
|
|
19. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2001. O modelo de intervenção da Associação Criança: Uma gramática ecológica para a inclusão. In Associação Criança: Um contexto de formação em contexto, ed. Júlia Oliveira-Formosinho e João Formosinho, 229 - 254. . Braga: Livraria Minho. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Araújo, Sara B. 2017. "Para uma visão triangulada dos direitos em creche: Análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi", Em Aberto – Revista do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) 30, 100: 131 - 144. |
|
|
|
2. |
Araújo, Sara B; Monteiro, Tânia. 2017. "Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma investigação-ação em contexto português", Humanidades & Inovação 4, 1: 66 - 76. |
|
|
|
3. |
Araújo, Sara B; Antunes, Ana P. 2017. "Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância", EduSer-Revista de Educação 9, 2: 28 - 41. |
|
|
|
4. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2016. "Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: Um estudo de caso na Educação de Infância", AMAzônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação XVIII, 2: 8 - 31. |
|
|
|
5. |
Barros Araújo, S. 2015. " Professional development within the Effective Early Learning Programme : a contribution
to a participatory and context-sensitive approach to ECEC evaluation ", Early Years: An International Research Journal 35, 3: 249 - 259.
|
|
|
|
6. |
Araújo, Sara B. 2014. "Avaliação da qualidade em creche: O bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais", Nuances: Estudos sobre educação 25, 3: 100 - 115. |
|
|
|
7. |
Araújo, Sara B. 2012. "Researching change: a praxeological case study on toddlers' educational contexts", European Early Childhood Education Research Journal 20, 4: 505 - 517.
|
|
|
|
8. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2011. "Early education for diversity: starting from birth", European Early Childhood Education Research Journal 19, 2: 223 - 235.
|
|
|
|
9. |
Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2006. "Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: Some methodological implications", European Early Childhood Education Research Journal 14, 1: 21 - 31.
|
|
|
|
10. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2004. "Children's perspectives about pedagogical interactions", European Early Childhood Education Research Journal 12, 1: 103 - 114.
|
|
|
|
11. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2004. "O envolvimento da criança na aprendizagem: Construindo o direito de participação", Análise Psicológica, 1 (XXII): 81 - 93. |
|
|
|
12. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2004. "O apoio a processos de transição: Construindo os direitos de uma criança vítima de maus-tratos", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 6: 27 - 44. |
|
|
|
13. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2002. "Entre o risco biológico e o risco social: um estudo de caso", Educação e Pesquisa 28, 2: 87 - 103.
|
|
|
|
14. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. 2001. "Estudo psicométrico PIP-ECERS: Implicações ao nível dos instrumentos e da amostra", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 3: 97 - 113. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Araújo, Sara B. 2017. "Perspetivas pedagógicas para a educação em creche: Princípios convergentes e implicações para a prática", Cadernos de Educação de Infância, 112: 104 - 112. |
|
|
|
2. |
Araújo, Sara B; Costa, Hélia. 2010. "Pedagogia-em-Participação em creche: Concretizando o respeito pela competência da criança", Cadernos de Educação de Infância, 91: 8 - 10. |
|
|
|
3. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B; Sousa, Zita. 2002. "A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição", Cadernos de Consulta Psicológica, 17/18: 267 - 276. |
|
|
|
4. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. 2002. "A colaboração como sustentáculo da inclusão: Uma perspectiva ecológico-construtivista", Inclusão, 2: 49 - 74. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Araújo, Sara B; Diogo, Fernando. 2014. "Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
, Vila Real. |
|
|
|
2. |
Monteiro, Tânia; Araújo, Sara B. 2014. "Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, In Atas XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real. |
|
|
|
3. |
Ribeiro, Deolinda; Araújo, Sara B; Pinto, Felisbela. 2008. "(Re)construir processos de supervisão pedagógica: Uma experiência de formação profissional no contexto da Educação de Infância", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Actas do 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Braga. |
|
|
|
4. |
Araújo, Sara B; Taveira, Maria C. 2003. "O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista", Trabalho apresentado em XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF, In Actas do XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF - Formação de professores à luz da investigação, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Taveira, Maria C; Rosário, Pedro; Araújo, Sara B; Oliveira,Helena ; Guimarães, Carina; Gomes, Daniela; Mimoso, Joana. 2001. "Amor e trabalho: Leituras do desenvolvimento vocacional do jovem adulto", Trabalho apresentado em Seminário internacional "Da universidade para o mundo do trabalho", In Actas do Seminário internacional "Da universidade para o mundo do trabalho", Braga. |
|
|
|
6. |
Araújo, Sara B. 2000. "Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso", Trabalho apresentado em Congresso internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", In Actas do Congresso internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", Braga. |
|
|
|
7. |
Taveira, Maria C; Maia, Ângela; Santos, Luísa; Castro, Susana; Couto, Susana; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; Araújo, Sara B; Soares, Ana P; Oliveira,Helena ; Guimarães, Carina. 2000. "Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços", Trabalho apresentado em Seminário internacional "Transição para o Ensino Superior", In Actas do Seminário internacional "Transição para o Ensino Superior", Braga. |
|
|
|
1. |
Araújo, Sara B. 2002. "Paradigmas e parâmetros da supervisão em educação", 90 pp.. Porto: Porto Editora. (Outra) |
2. |
Araújo, Sara B. 2002. "A psicologia da supervisão", 113 pp.. Porto: Porto Editora. (Outra) |
3. |
Araújo, Sara B. 2002. "Modelos e abordagens", 73 pp.. Porto: Porto Editora. (Outra) |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Araújo, Sara B. Professional preparation for working with toddlers: Examining the role and meaningfulness of pedagogical dimensions,27th EECERA Conference: Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights,Bolonha,2017 (Comunicação). |
2. |
Araújo, Sara B. Pedagogia em creche: Contributos das interfaces entre formação e investigação,XV Encontro “Ser Bebé”,Funchal,2017 (Comunicação). |
3. |
Araújo, Sara B; Antunes, Ana P. Avaliação autêntica e coparticipada no estágio supervisionado na educação de infância: Resultados em domínios estruturantes
do desempenho profissional,Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17),Porto,2017 (Comunicação). |
4. |
Monteiro, Tânia; Blanco Ferradas, L; Araújo, Sara B. Avaliação da qualidade em creche: Análise de processos formativos no âmbito do Programa Baby Effective Early Learning,Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17),Porto,2017 (Comunicação). |
5. |
Araújo, Sara B. O desenvolvimento da autonomia em creche,III Seminário Educação da Primeira Infância,Fafe,2017 (Comunicação). |
6. |
Araújo, Sara B; Antunes, Ana P. Avaliação do estágio supervisionado: Perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância,II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE),Bragança,2017 (Comunicação). |
7. |
Araújo, Sara B. Investigação praxiológica: Participação, ética e transformação,Funchal,2017 (Conferência ou palestra). |
8. |
Monteiro, Tânia; Blanco Ferradas, L; Araújo, Sara B. Avaliação e melhoria da qualidade em contexto de creche: Um estudo com o programa Baby Effective Early Learning,II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação). |
9. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Formação em contexto e aprendizagem profissional: Processos de sustentação da transformação pedagógica em creche,II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação). |
10. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B; Costa, Hélia. Pedagogical documentation of toddlers’ learning: A praxeological case study,26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning,Dublin,2016 (Comunicação). |
11. |
Araújo, Sara B. Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática,Ciclo de Seminários “Vamos Conversar sobre Creche”,Porto,2016 (Seminário). |
12. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Instituindo a participação: O papel da documentação pedagógica,II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação). |
13. |
Araújo, Sara B; Diogo, Fernando. Pathways of reconstruction of beliefs about childhood: A study with prospective early childhood teachers,26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning,Dublin,2016 (Comunicação). |
14. |
Araújo, Sara B. O impacto do Processo de Bolonha na formação de educadores/as de infância em Portugal,VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância,Recife,2016 (Conferência ou palestra). |
15. |
Araújo, Sara B. Pedagogias participativas e investigação praxeológica na Educação de Infância,Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação
Infantil”, FE-USP,S. Paulo,2016 (Seminário). |
16. |
Araújo, Sara B. A colaboração institucional ESEP-SCMM na formação de educadores/as de infância,Seminário “Diálogos da Vida, Saberes da Misericórdia”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia,Maia,2016 (Outra). |
17. |
Araújo, Sara B. Educação em creche: O contributo das dimensões da Pedagogia,Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação
Infantil”, FE-USP,S. Paulo,2016 (Seminário). |
18. |
Araújo, Sara B. Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica,Funchal,2015 (Conferência ou palestra). |
19. |
Araújo, Sara B; Antunes, Ana P. Avaliação e regulação da aprendizagem profissional na formação prática: Análise de perfis evolutivos,XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia,Corunha,2015 (Comunicação). |
20. |
Araújo, Sara B; Antunes, Ana P. Avaliação e desenvolvimento da profissionalidade docente: Análise de perfis evolutivos na formação de educadores de infância,XXII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: Contributos da Investigação,Lisboa,2015 (Comunicação). |
21. |
Araújo, Sara B; Antunes, Ana P. Assessment in preservice early childhood teacher education: Analysis of evolutive profiles,25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood,Barcelona,2015 (Comunicação). |
22. |
Costa, Hélia; Araújo, Sara B. Documentação pedagógica em creche: O encontro da voz da criança e do adulto,I Encontro “Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e Jardim de Infância”,Vila Nova de Famalicão,2015 (Comunicação). |
23. |
Araújo, Sara B; Rosário, Rafaela; Fernandes, Sandra. Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters,XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado,Porto,2015 (Comunicação). |
24. |
Araújo, Sara B; Diogo, Fernando; Castro, Ana; Gomes, Ana S. Conceção de criança e suas projeções nas práticas profissionais: Dados preliminares de um estudo exploratório,XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia,Corunha,2015 (Comunicação). |
25. |
Araújo, Sara B. Educação em creche: Dos direitos irredutíveis de crianças, profissionais e famílias,I Encontro Bebés, Famílias e Creches,Porto,2015 (Comunicação). |
26. |
Araújo, Sara B. Indicadores de qualidade em creches,I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança,Braga,2015 (Conferência ou palestra). |
27. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Context-based teacher education and professional learning: The perceived relevance of content and processes in the reconstruction
of pedagogy,25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood,Barcelona,2015 (Comunicação). |
28. |
Alves, Rosa M; Araújo, Sara B. O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções e práticas,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento,Lisboa,2014 (Comunicação). |
29. |
Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Araújo, Sara B. Apresentação do modelo de relatório final de PES da ESE Porto,2º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência: Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclos,Viana do Castelo,2014 (Comunicação). |
30. |
Araújo, Sara B; Diogo, Fernando. Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório,XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar,Vila Real,2014 (Comunicação). |
31. |
Araújo, Sara B. Apoio psicoeducativo como fator protetor do desenvolvimento na infância,Funchal,2014 (Seminário). |
32. |
Araújo, Sara B. Educação em creche: Valores, teorias e práticas,Bragança,2014 (Seminário). |
33. |
Monteiro, Tânia; Araújo, Sara B. Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação,XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar,Vila Real,2014 (Comunicação). |
34. |
Alves, Rosa M; Araújo, Sara B. O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
35. |
Araújo, Sara B. Educação em creche: Um estudo de caso praxiológico,Jornadas Pedagógicas II: Os modelos curriculares nas pedagogias participativas,Lisboa,2013 (Poster). |
36. |
Araújo, Sara B. Educação em creche: Princípios e práticas,Viana do Castelo,2013 (Seminário). |
37. |
Araújo, Sara B. Pedagogia da Infância e Psicologia: Convergências a propósito de um estudo de caso,Encontros de Psicologia da Educação 2013: A atuação do psicólogo educacional em diferentes contextos profissionais,Covilhã,2013 (Comunicação). |
38. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Adult-child interaction in crèche contexts: A praxeological research on adult’s mediational role,23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,Tallinn,2013 (Comunicação). |
39. |
Araújo, Sara B. Training of trainers in “Effective Early Learning Programme”: Promoting processes of observation, reflection and critical
insertion of ECEC professionals,23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,Tallinn,2013 (Comunicação). |
40. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Transformation of education and care contexts for children under 3’s: A praxiological research,22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,Porto,2012 (Comunicação). |
41. |
Araújo, Sara B. Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica,Jornadas Doutorais em Estudos da Criança 2012,Braga,2012 (Comunicação). |
42. |
Costa, Hélia; Araújo, Sara B. Little fishes: A case study on Project work with children under 3’s,22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,Porto,2012 (Comunicação). |
43. |
Araújo, Sara B. Observação da criança em contexto de creche: O Child Observation Record (COR),Ser Bebé VII: Direito à Educação desde o Nascimento,Porto,2011 (Comunicação). |
44. |
Araújo, Sara B. Formação de formadores no âmbito do DQP: Promovendo processos de observação, reflexão e inserção crítica dos profissionais,II Conferência Nacional de Educação de Infância,Lisboa,2011 (Comunicação). |
45. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Pedagogy in crèche: A praxiological research on the transformation of educational environments,21st EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,Genebra,2011 (Comunicação). |
46. |
Araújo, Sara B. Avaliação da qualidade do programa: o “Programme Quality Assessment”,XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade,Lisboa,2011 (Seminário). |
47. |
Araújo, Sara B. Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes,Ser Bebé VI: Direito à Educação desde o Nascimento,Faro,2010 (Conferência ou palestra). |
48. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Context-based teacher education at the service of a pedagogy of diversity,20th EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,Birmingham,2010 (Comunicação). |
49. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Early diversity education: Lessons for educational intervention,19th EECERA Annual European Conference – Diversities in Early Childhood Education,Estrasburgo,2009 (Comunicação). |
50. |
Ribeiro, Deolinda; Araújo, Sara B. (Re)construct processes of pedagogical supervision: An experience of professional training in the context of Early Childhood
Education,16th International Conference on Learning,Barcelona,2009 (Comunicação). |
51. |
Araújo, Sara B. Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes.,Encontro Ser Bebé V: Direito à Educação desde o Nascimento,Coimbra,2009 (Comunicação). |
52. |
Araújo, Sara B. Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes,IX Simpósio Internacional do GEDEI: Á procura da participação,Porto,2009 (Comunicação). |
53. |
Araújo, Sara B. Experimentar e aprender: Breve caracterização da amplitude e profundidade das experiências de aprendizagem no âmbito do programa
DQP,Conferência Nacional de Educação de Infância,Lisboa,2009 (Poster). |
54. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. A escola vista pelas crianças,Colóquio Perspectivas de Formação de Professores: Colóquio comemorativo dos 25 anos dos primeiros licenciados em Ensino pela
Universidade de Évora,Évora,2008 (Comunicação). |
55. |
Ribeiro, Deolinda; Araújo, Sara B; Pinto, Felisbela. (Re)construir processos de supervisão pedagógica: Uma experiência de formação profissional no contexto de Educação de Infância,1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infância Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação). |
56. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. A escola vista pelas crianças,I Jornadas Educo-Desportivas da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos,Braga,2008 (Comunicação). |
57. |
Formosinho, João; Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Childhood Association: A presentation,Annual Seminar and Partner Meeting 2007 of DECET (Diversity in Early Childhood Education and Training),Birmingham,2007 (Comunicação). |
58. |
Araújo, Sara B. O desenvolvimento profissional como sustentáculo de uma educação para a diversidade: Um estudo de caso,Conferência “Pedagogia, Inovação e Liderança”,Lisboa,2006 (Comunicação). |
59. |
Araújo, Alexandra; Araújo, Sara B; Taveira, Maria C. Child career development: Assessment of performance descriptors,XII European Conference on Developmental Psychology,Santa Cruz de Tenerife,2005 (Poster). |
60. |
Araújo, Sara B; Guimarães, Carina; Taveira, Maria C; Ribeiro, Iolanda. Training projects in Superior Education: A study with students from University of Beira Interior,AIOSP/IAEVG International Conference 2005,Lisboa,2005 (Poster). |
61. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia; Freire de A. F. Motivation and resilience: A case study,9th International Conference on Motivation – Cognition, Motivation and Affect: Their Interdependence and Interrelation,Lisboa,2004 (Comunicação). |
62. |
Araújo, Sara B. A avaliação do desenvolvimento vocacional na infância na perspectiva da criança e da educadora,X Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |
63. |
Araújo, Sara B. Desenvolvimento vocacional na infância: Algumas orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce,Conferência Desenvolvimento Vocacional: Políticas e intervenções nacionais,Braga,2004 (Outra). |
64. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: A methodological paper,14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and
Praxis,Qwara,2004 (Comunicação). |
65. |
Araújo, Sara B; Costa, Hélia. O Child Observation Record, versão para creche: Uma apresentação,IV Simpósio Internacional do GEDEI - Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos,Viseu,2004 (Poster). |
66. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Listening to children’s narratives as a mean to understand their phenomenological experience,14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and
Praxis,Qwara,2004 (Comunicação). |
67. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Azevedo, Ana; Parente, Cristina; Lino, Dalila; Vieira, Fátima; Freire de A. F; Pimentel, Isabel; Araújo, Sara B. Pedagogia da Infância: A avaliação como contributo para a construção da equidade,IV Simpósio Internacional do GEDEI: Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos,Viseu,2004 (Comunicação). |
68. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Children’s rights: From advocacy to concreteness,13th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Possible Childhoods: Relationships and Choices,Glasgow,2003 (Comunicação). |
69. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. A case study of inclusion: An effective learning process,12th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Strategies for Effective Learning in Early Childhood,Nicosia,2002 (Comunicação). |
70. |
Araújo, Sara B; Taveira, Maria C. O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista,XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE),Lisboa,2002 (Comunicação). |
71. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B; Freire de A. F. Collaboration as a sustainer for inclusion: Some empirical evidence,European Conference on Educational Research 2002,Lisboa,2002 (Comunicação). |
72. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia. Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso,Seminário Crianças e Jovens em Risco: Da Prevenção à Intervenção,S. Pedro do Sul,2002 (Comunicação). |
73. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Children as social actors: Seeing, listening and hearing them,European Conference on Educational Research 2002,Lisboa,2002 (Comunicação). |
74. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. O envolvimento da criança na tarefa: Dois estudos empíricos,XI Colóquio Psicologia e Educação – Experiência Social, Educação e Desenvolvimento,Lisboa,2002 (Comunicação). |
75. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Intervention with high-risk adolescents,IV Seminar On the Affective Dimension of Education,Porto,2001 (Comunicação). |
76. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Formosinho, João; Azevedo, Ana; Lino, Dalila; Freire de A. F; Pimentel, Isabel; Araújo, Sara B. Associação Criança: Uma comunidade aprendente que promove comunidades aprendentes,II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) – A Formação Prática de Professores
de Crianças,Braga,2001 (Comunicação). |
77. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. Children as social actors: Seeing, listening and hearing them,11th European Conference on Quality of Early Childhood Education –Early Childhood Narratives: Early Childhood and New Understandings
of the Mind,Alkmaar,2001 (Comunicação). |
78. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B; Sousa, Zita. A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição,IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos: (Dis)Cursos e Cenários do Desenvolvimento Humano,Porto,2001 (Comunicação). |
79. |
Taveira, Maria C; Rosário, Pedro; Araújo, Sara B; Guimarães, Carina; Oliveira,Helena ; Gomes, Daniela; Mimoso, Joana. Amor e trabalho: Leituras do desenvolvimento vocacional do jovem adulto,Seminário Internacional “Da Universidade para o Mundo do Trabalho”,Braga,2001 (Poster). |
80. |
Rosário, Pedro; Taveira, Maria C; Guimarães, Carina; Araújo, Sara B; Oliveira,Helena ; Gomes, Daniela; Mimoso, Joana. Concepção de aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem: Do presente para o futuro,Seminário "Pedagogia: Ideias e Projectos",Braga,2001 (Comunicação). |
81. |
Taveira, Maria C; Maia, Ângela; Santos, Luísa; Castro, Susana; Couto, Susana; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; Araújo, Sara B; Soares, Ana P; Oliveira,Helena ; Guimarães, Carina. Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços,Seminário Internacional “Transição para o Ensino Superior”,Braga,2000 (Comunicação). |
82. |
Araújo, Sara B. Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso,Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância",Braga,2000 (Comunicação). |
83. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara B. The butterfly with burnt wings: On the educational support of a badly burnt child,10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood,Londres,2000 (Comunicação). |
84. |
Oliveira-Formosinho, Júlia; Freire de A. F; Araújo, Sara B. Making friends: The first steps on the integration of a child at developmental risk,10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood,Londres,2000 (Comunicação). |
85. |
Araújo, Sara B; Oliveira-Formosinho, Júlia; Freire de A. F. Language development: Facilitating Marianne´s knowledge of the world,10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood,Londres,2000 (Comunicação). |
86. |
Araújo, Sara B. Intervenção vocacional no Ensino Básico e Ensino Secundário: Um modelo processual,2º Ciclo de Conferências em Psicologia Escolar e da Educação,Braga,1999 (Comunicação). |
87. |
Araújo, Sara B. Ecological supporting systems for an abused child,8th European Conference on Quality of Early Childhood Education - Early Childhood Education: New Challenges, New Teachers,Santiago de Compostela,1998 (Comunicação). |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Araújo, Sara B. Frühpädagogisches personal – Länderbericht Portugal. In I. Schreyer & P. Oberhuemer, Perso-nalprofile in Systemen der frühkindlichen
Bildung, Erziehung und Betreuung in Europa,2017 (Outra).
|
2. |
Araújo, Sara B. Portugal – ECEC workforce profile. In P. Oberhuemer & I. Schreyer (Eds.), Workforce profiles in systems of early childhood
education and care in Europe.,2017 (Outra).
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Araújo, Sara B. 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference,2012 (Congresso). |
2. |
Araújo, Sara B. IX Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI): À Procura da Participação,2009 (Simpósio). |
3. |
Araújo, Sara B. I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios,2005 (Outro). |
4. |
Araújo, Sara B. II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)– A Formação Prática de Professores
de Crianças,2001 (Simpósio). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Teresa Maria Augusto dos Santos Costa, O contributo das perspectivas das crianças na reconstrução de práticas educativas, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
2. |
Isabel Maria Teixeira Dias Ferreira, O papel do lúdico no âmbito de uma pedagogia participativa: Relato de uma investigação-ação, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
3. |
Maria Luísa Albuquerque Claro Oliveira Dessa, Entre a oposição e a negociação: Um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos
entre pares na infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
4. |
Rosa Maria R. M. Alves, O portefólio como estratégia de avaliação alternativa na educação de infância: Auto e heteroformação na desconstrução de conceções
e práticas, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
5. |
Ângela, C. P. Robles, Articulação entre profissionais da educação pré-escolar e professores do 1º CEB: A experimentação, colaboração e reflexão
enquanto estratégias mediadoras da aproximação entre ciclos, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
6. |
Tânia M. M. Monteiro, Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
7. |
Susana C. S. M. Esteves, O referencial "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" e a supervisão pedagógica: Um estudo sobre a avaliação da qualidade
na educação pré-escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro. Na creche também se educa: Um outro olhar na relação educador bebé, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Évora. |
2. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Joana Alexandra Soares de Freitas Luís. A Intencionalidade Educativa do Educador de Infância num contexto de Pedagogia-em-Participação, 2014. Tese (Didáctica e Formação - Ramo da Avaliação) - Universidade de Aveiro. |
3. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Laura Maria Dias de Barros. Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: A voz de um grupo de educadoras, 2014. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
4. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Cristina Maria Mesquita Gomes Pires. A voz da criança sobre a inovação pedagógica, 2013. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
1. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Filomena Débora Freitas Rodrigues. Universidade inclusiva e o aluno com Necessidades Especiais: A investigação realizada em Portugal, 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade da Madeira. |
2. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Joana Teresa Baptista Borges. A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição) - Politécnico do Porto. |
3. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Joana Alexandra Sousa Tavares Guimarães. Diferenciação pedagógica: Um estudo no contexto do 1º CEB, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto. |
4. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Juliana Manuela Rangel da Silva. Coordenação pedagógica, funções e desafios da supervisão, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto. |
5. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Isabel Maria de Castro Abreu Pereira. Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no contexto do 1º CEB, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto. |
6. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Mónica Moreira Rodrigues. Transformação de práticas no contexto do 1º CEB: Possibilidades da observação por pares, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto. |
7. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Alice Maria Moreira Martins. Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: Um estudo nos contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do
Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto. |
8. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Cátia Salomé da Rocha Barros. Representações sobre a supervisão das atividades de iniciação à prática de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, 2012. Dissertação (Mestrado em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa) - Politécnico do Porto. |
9. |
Araújo, Sara Barros. Participação no júri de Isa Cristina Tato Brito da Costa. Impacto do desenvolvimento de hábitos de reflexão sobre as práticas: Um caminho para a construção do Projecto Educativo de
Centro, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB) - Politécnico do Porto. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Presidente da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, 2012, Politécnico do Porto. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, 2016 (Seminário).
|
2. |
INNODOCT 2016 - International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies, 2016 (Congresso). |
3. |
5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 1st International Symposium on Qualitative Research, 2016 (Congresso). |
4. |
V Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016 (Congresso). Nome do evento: V Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Leiria / Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. |
5. |
I Encontro Internacional de Formação para a Docência: Desafios e Perspetivas, 2016 (Congresso). Nome do evento: I Encontro Internacional de Formação para a Docência: Desafios e Perspetivas; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Bragança; Cidade do evento: Bragança / Escola Superior de Educação de Bragança. |
6. |
INNODOCT 2014 - International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies, 2014 (Congresso). Nome do evento: INNODOCT 2014 - Virtual International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies. |
7. |
22nd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference, 2012 (Congresso). Nome do evento: 22nd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference; Nome da Instituição: European Early Childhood Education Research Association / Instituto Politécnico do Porto / Associação Criança. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning, 2016 (Simpósio). Nome do evento: Images of the child, of childhood, and the kindergarten teacher; Cidade do evento: Dublin / Dublin City University. |
2. |
23rd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference, 2013 (Congresso). Nome do evento: 23rd European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference. |
3. |
22nd European Early Childhood Education Research Association (EECECERA) Conference, 2012 (Congresso). Nome do evento: 22nd European Early Childhood Education Research Association (EECECERA) Conference; Nome da Instituição: EECERA / IPP / Associação Criança. |
4. |
21st European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference, 2011 (Congresso). Nome do evento: 21st European Early Childhood Education Research Association (EECERA) Conference. |
5. |
I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios, 2005 (Outra). Nome do evento: I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia e Educação. |
6. |
XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), 2002 (Outra). Nome do evento: XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE); Nome da Instituição: AFIRSE. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Araújo, Sara Barros. European Early Childhood Education Research Journal, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Araújo, Sara Barros. RELADEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
3. |
Araújo, Sara Barros. Investigar em Educação (número temático "Infância(s), Educação e Sociedade"), Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Araújo, Sara Barros. Saber & Educar - Revista da ESE de Paula Frasinetti, de 2016/11/14 até 2016/12/01, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
5. |
Araújo, Sara Barros. Revista Portuguesa de Educação, de 2016/05/30 até 2016/06/26, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
49 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
21 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
19 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
3 |
Produção técnica Technical production |
93 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
93 |
Dados complementares (Additional data) |
39 |
Orientações Orientations |
7 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
13 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
13 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
4927
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-12-2020
às
22:02:57
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|