Ana Cristina Fontes da Costa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
30/05/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Cristina Fontes da Costa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Costa, Ana |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Rua Alfredo Allen Porto 4200--135 Porto Portugal Correio electrónico: ana.fontescosta@gmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2011-2015 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Psicologia .
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2003-2008 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde
(5 anos » years)
.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2013 |
Outros Others |
Measurement Issues in Emotions and Emotional Intelligence Research. International Society of Emotional Intelligence,
Estados Unidos.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Hiperactividade.
ASAS,
Portugal.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Psicologia Interpessoal.
ORASI,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Equações Estruturais com recurso ao AMOS.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Hlm, Multilevel Modeling.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Intervenção Psicossocial na crise e na catástrofe.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Orientação Escolar e Profissional.
INALCO,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Per(cursos) de educação e formação de adultos.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Luto: Intervenção Psicológica em diferentes contextos.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Terapia Sexual.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Anorexia e Bulimias Nervosas Avaliação e Intervenção.
Clínica de Psicologia de Vila do Conde,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Orientação Vocacional.
INALCO,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Atualização Intensiva em Medicina Legal.
Universidade Lusíada Porto,
Portugal.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Sexologia Forense.
Universidade Lusíada Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto |
Jul/2015-Jul/2016 |
Assistente de Investigação |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Abr/2010-Abr/2015 |
Assistente de Investigação |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Jan/2009-Jan/2010 |
Assistente de Investigação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2015-2016 IoGeneration Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em idades escolares. |
Referência do projeto»Project reference: 153NU2. Financiador(es)»Funding:
EEA Grants Norway.
|
2009-2010 Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia coletiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoção
do sucesso escolar no ensino secundário.
|
Referência do projeto»Project reference: FSE/CED/83522/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Ministério da Educação.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2009-2015 Dinâmicas da Inteligência Emocional e do Sucesso Escolar no Ensino Secundário: Estudo Longitudinal nos Sistemas Público e
Privado.
|
Referência do projeto»Project reference: SFRH / BD / 72596 / 2010 . Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Faria, Luísa; Neves, Sílvia P; Stocker, Joana; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. 2011. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas:Que contributos para o sucesso no ensino secundário?. ed. 1. Porto: Livpsic. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2016. Teste de Vocabulário Emocional (TVE): estudos de adaptação e validação no contexto académico português. .. In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal., ed. A. Marques Pinto e R. Raimundo, 173 - 195. . Lisboa: Coisas de Ler. |
|
|
|
2. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2016. Avaliação da inteligência emocional: desafios, controvérsias e contributos. . In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal., 173 - 195. . Lisboa: Coisas de Ler.. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana; Faria, Luísa; Takšic, Vladimir. 2016. "Cross-Cultural Invariance of Emotional Skills and Competence Questionnaire between Portugal and Croatia", The Spanish Journal of Psychology 19, 31: 1 - 12.
|
|
|
|
2. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2015. "The impact of Emotional Intelligence on academic achievement: A longitudinal study in Portuguese secondary school", Learning and Individual Differences 37, 37: 38 - 47.
|
|
|
|
3. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2015. "Emotional intelligence throughout Portuguese secondary school: a longitudinal study comparing performance and self-report
measures", European Journal of Psychology of Education 31, 3: 419 - 437.
|
|
|
|
4. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2014. "Avaliação da inteligência emocional: A relação entre medidas de desempenho e de autorrelato", Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, 3: 339 - 346.
|
|
|
|
5. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2013. "Aprendizagem social e emocional: Reflexões sobre a teoria e a prática na escola portuguesa", Análise Psicológica 4, XXXI: 407 - 424. |
|
|
|
6. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa; Taksic, Vladimir. 2011. "Vocabulary of emotions test (VET): A cross-cultural validation in portuguese and croatian contexts", Psychological Topics 21, 3: 413 - 424. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 2017. "Educación social y emocional revisitada: perspectivas sobre la práctica en la escuela portuguesa. ", Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado 88, 31.1: 65 - 76. |
|
|
|
2. |
Costa Leite, J; Keating, Elisa; Pestana, Diogo; Cruz Fernandes, V; Maia, Maria; Norberto, Sónia; Pinto, Edgar; Moreira-Rosário, André; Sintra, Diana; Moreira, Bárbara; Costa, Ana; Silva, Sofia; Costa, Vera; Martins, Inês; Castro Mendes, F; Queirós, Pedro; Peixoto, Bruno; Carlos Caldas, J; Guerra, António; Fontoura, Manuel; Leal, Sandra; Moreira, Roxana; Palmares Carvalho, I; Matias Lima, R; Martins, Catia; Delerue-Matos, Cristina; Almeida, Agostinho; Azevedo, Luís; Calhau, Conceição. 2017. "Iodine Status and Iodised Salt Consumption in Portuguese School-Aged Children: The Iogeneration Study", Nutrients 9, 5: 458 - 458.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. 2011. "Teste de Vocabulário Emocional (TVE): Estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa.", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos , In VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos , Lisboa. |
|
|
|
2. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. 2010. "Percepções de alunos de ensino secundário sobre os factores promotores do sucesso:Comparações entre o ensino público e privado", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em contextos educativos , In Actas do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em contextos educativos, Braga. |
|
|
|
3. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. 2009. "A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Questionário de Competência Emocional (QCE)", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp.4016-4029), Braga. , In Actas X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
4. |
Faria, Luísa; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. 2008. "Validação do Questionário de Competência Emocional (QCE): Estudo em contexto hospitalar com enfermeiros.", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos. , In Actas da XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos., Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 31 jul. 2015. "A Inteligência Emocional no Contexto Escolar" Psicologia, 19 - 23.
|
2. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. 20 jan. 2014. "Social and Emotional Learning: Listening to the voices of Portuguese teachers. " Educación Responsable, 8: Fundatión Botín., 1 - 1. |
3. |
Costa, Ana. 15 maio 2012. "Tristeza ou doença? Depressão Clínica, uma doença nem sempre fácil de detectar." Aurora do Lima, 13 - 13. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Costa, Ana. 2015. "Dinâmicas da Inteligência Emocional e do Sucesso Escolar no Ensino Secundário: Estudo Longitudinal nos Sistemas Público e
Privado.". Porto: Edição de autor (Tese de Doutoramento). |
2. |
Costa, Ana C. F.. 2008. "A inteligência Emocional no Contexto da Enfermagem: Estudo Exploratório com o Emotional Skills and Competence Questionnaire
(ESCQ). ". Porto: Edição de Autor (Tese de Mestrado). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. A Inteligência Emocional e o Rendimento académico: o contributo de estudos no Ensino Secundário Português,Congresso Internacional ANEIS 2016 “Sobredotação: Saberes Consolidados e Desenvolvimentos Promissores”,2016 (Comunicação). |
2. |
Fernandes, Virgínia C; Maia, Maria L; Norberto, Sónia; Pinto, Edgar; Pestana, Diogo; Costa, Ana; Leite, João C; Keating, Elisa; Moreira-Rosário, André; Sintra, Diana; Moreira, Bárbara; Silva, Sofia; Costa, Vera; Martins, Inês; Mendes, Francisca C; Peixoto, Bruno; Caldas, José C; Guerra, António; Fontoura, Manuel; Leal, Sandra; Moreira, Roxana; Carvalho, Irene P; Delerue-Matos, Cristina; Almeida, Agostinho; Azevedo, Luís; Calhau, Conceição. Biomonitoring of arsenic, cadmium and lead in urine of children from the Portuguese region of Tâmega,International Conference on Occupational & Environmental Toxicology 2016,Porto,2016 (Poster). |
3. |
Costa, Andreia; Costa, Ana; Olsson, Anna. The Emerging Use of E-learning in Laboratory Animal Science Field - An evaluation exploratory study,XIII Congreso SECAL – III Congresso SPCAL ,Caceres, Spain.,2015 (Poster). |
4. |
Costa, Andreia; Costa, Ana; Olsson, Anna. Student’s perception of e-learning in Laboratory Animal Science training.,9th World Congress Alternatives and Animal Use in the Life Sciences,Prague,2014 (Poster). |
5. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. O impacto da Inteligência Emocional no Rendimento académico dos alunos: um estudo longitudinal no ensino secundário português.
, IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso Ordem Psicólogos Portugueses,2014 (Comunicação). |
6. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Emotional Competence as a predictor of Academic Achievement: A 3-wave longitudinal study with Portuguese secondary students.
,17th European Conference on Personality,2014 (Comunicação). |
7. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. Emotional Intelligence and Academic Achievement: Which predicts achievement best, ability or self-report EI measures? ,35th International School Psychology Association Conference,2013 (Comunicação). |
8. |
Costa, Ana; Faria, Luísa. Differential Development of Emotional Intelligence in the Portuguese academic context: Cross-sectional and longitudinal studies
with performance and self-report measures. ,4th International Congress of Emotional Intelligence,2013 (Comunicação). |
9. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Inteligência Emocional e Rendimento Académico: estudo comparativo no ensino secundário português. ,Congresso Internacional ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios de Ensino-Aprendizagem em diferentes contextos”,2013 (Comunicação). |
10. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Inteligência Emocional: Que diferenças no ensino secundário português?,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2012 (Comunicação). |
11. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Perceções dos professores sobre a aprendizagem social e emocional na escola portuguesa: Desafios e obstáculos,Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição”,Porto,2012 (Poster). |
12. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Differential Development of Emotional Intelligence in the Portuguese Secondary Context,1st International Conference on Time Perspective,Coimbra,2012 (Poster). |
13. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Teste de Vocabulário Emocional (TVE): Estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa. ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação – XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”,Lisboa,2011 (Poster). |
14. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Vocabulary Emotional Test (VET): Adaptation study with Portuguese secondary students.,III International Congress of Emotional Intelligence , Opatija,2011 (Comunicação). |
15. |
Faria, Luísa; Neves, Sílvia P; Stocker, Joana; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?,Seminário “As vozes da Escola”,Porto,2010 (Seminário). |
16. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. Percepções de alunos de ensino secundário sobre os factores promotores do sucesso: Comparações entre o ensino público e privado.
,I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos",Braga,2010 (Comunicação). |
17. |
Costa, Ana C. F.; Faria, Luísa. A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Questionário de Competência Emocional (QCE)”.
,X Congresso Internacional "Galego-Português de Psicopedagogia",Braga,2009 (Comunicação). |
18. |
Faria, Luísa; Lima-Santos, Nélson; Costa, Marisa; Costa, Ana C. F.. Emotional competence and level of satisfaction of Portuguese nursing and voluntary staff. ,4th European Conference on Positive Psychology,Rijeka,2008 (Comunicação). |
19. |
Faria, Luísa; Costa, Ana C. F.; Costa, Marisa. Validação do Questionário de Competência Emocional (QCE): Estudo em contexto hospitalar com enfermeiros. .,XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos,Braga,2008 (Poster). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Costa, Ana. Iodo e Saúde,2016 (Seminário / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Congresso Internacional ANEIS 2016 “Sobredotação: Saberes Consolidados e Desenvolvimentos Promissores” , 2016 (Congresso). Nome da Instituição: ANEIS; Cidade do evento: Coimbra. |
2. |
IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso Ordem Psicólogos Portugueses, 2014 (Congresso). Nome da Instituição: OPP; Cidade do evento: Lisboa. |
3. |
17th European Conference on Personality, 2014 (Congresso). Nome do evento: 17th European Conference on Personality; Nome da Instituição: EAP; Cidade do evento: Lausanne, Suiça. / Suiça. |
4. |
Congresso Internacional ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios de Ensino-Aprendizagem em diferentes contextos”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios de Ensino-Aprendizagem em diferentes contextos”; Nome da Instituição: ANEIS; Cidade do evento: Porto. |
5. |
4th International Congress of Emotional Intelligence, 2013 (Congresso). Nome do evento: 4th International Congress of Emotional Intelligence; Nome da Instituição: International Society of Emotional Intelligence. |
6. |
35th International School Psychology Association Conference, 2013 (Congresso). Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference. |
7. |
1st International Conference on Time Perspective, 2012 (Conferência). Nome do evento: 1st International Conference on Time Perspective; Cidade do evento: Coimbra / Coimbra. |
8. |
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2012 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”; Cidade do evento: Braga. |
9. |
Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição”, 2012 (Seminário). Nome do evento: Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição”; Cidade do evento: Porto / Porto. |
10. |
III International Congress of Emotional Intelligence , 2011 (Congresso). Nome do evento: III International Congress of Emotional Intelligence ; Cidade do evento: Opatija. |
11. |
VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação – XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” , 2011 (Congresso). Cidade do evento: Lisboa. |
12. |
I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"; Cidade do evento: Braga / Braga. |
13. |
Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?, 2010 (Seminário). Nome do evento: Seminário "As vozes da Escola"; Cidade do evento: Porto / Porto. |
14. |
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga. |
15. |
XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos, 2008 (Conferência). Nome do evento: XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008 (Congresso). Nome do evento: 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; Cidade do evento: Porto / Porto. |
2. |
Simpósio Nacional para a Saúde e Protecção Face às Toxicodependência(s), 2006 (Simpósio). Nome do evento: Simpósio Nacional para a Saúde e Protecção Face às Toxicodependência(s); Nome da Instituição: CMStatus; Cidade do evento: Porto / Porto. |
3. |
I Congresso Nacional Educação Sexual na Escola e na Comunidade, 2006 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Nacional Educação Sexual na Escola e na Comunidade; Nome da Instituição: CMStatus; Cidade do evento: Porto / Porto. |
4. |
1as Jornadas Nacionais de Saúde em Meio Prisional, 2006 (Encontro). Nome do evento: 1as Jornadas Nacionais de Saúde em Meio Prisional; Nome da Instituição: Ordem dos Médicos; Cidade do evento: Porto / Porto. |
5. |
II Congresso Nacional de Psiquiatria organizado por Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental , 2006 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Nacional de Psiquiatria organizado por Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental ; Cidade do evento: Porto / Porto. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
20 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
3 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
20 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
20 |
Dados complementares (Additional data) |
20 |
Participação em Eventos Event participation |
20 |
Visualizações do curriculum [
1934
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-12-2020
às
22:17:39
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|