Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
27/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cymbron, Luísa |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical Av. de Berna, 26C Lisboa 1069--061 Lisboa Portugal Telefone: (+351)2179083 Correio electrónico: lcymbron@fcsh.unl.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1999 |
Doutoramento Phd |
Ciências Musicais Históricas.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1990 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Ciências Musicais.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1981-1985 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ciências Musicais
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2012-Actual |
Professor Associado |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/1999-Set/2012 |
Professor Auxiliar |
Universidade Nova de Lisboa |
Dez/1990-Jul/1999 |
Assistente |
Universidade Nova de Lisboa |
Jun/1986-Dez/1990 |
Assistente Estagiário |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências Musicais Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Análise Musical IV (Romantismo)
- História da Música III (Período Clássico)
- História da Música V (Romantismo)
- História da Música em Portugal II
- Seminário de Investigação: “O Arquivo do Teatro de S. Carlos: estudo de fontes e produção de ópera italiana no século XIX”
- Seminário de Investigação “Questões de historiografia e dramaturgia verdianas: Nabucco, Macbeth, Aida”
- Seminário de Musicologia do Mestrado em Ciências Musicais: “Os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera”
- Análise e Teoria Musical – Séc. XIX
- História da Música – Séc. XIX(Regente)
- Seminário de Investigação: “A carreira e a produção de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”(Regente)
- História da Música Ibérica e Latino-Americana
- Análise e Teoria Musical 1815-1890
- História da Música 1815-1890
- Temas de investigação em Musicologia: “O virtuosismo instrumental do século XIX em Portugal: o violino”
- Seminário B “Fontes para o estudo da história da música em Portugal (sécs. XVIII-XX)”
- Organologia(Regente)
- História da Música 1750-1820(Regente)
- Análise e Teoria Musical 1750-1820(Regente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2013-Actual |
Departamento de Ciências Musicais,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
-
Coordenadora Executiva |
Abr/2013-Actual |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
-
Membro Eleito do Conselho Científico |
Abr/2009-Abr/2013 |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
-
Membro eleito do Conselho Pedagógico |
Mai/2010-Mai/2012 |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
-
Secretária da Direcção |
Mai/2008-Mai/2010 |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
-
Secretária da Direcção |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Membro.
|
2009- 2012 |
Caravelas -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, Membro.
Membro da Comissão Coordenadora e do Conselho Científico.
|
1992- 2002 |
Associação Portuguesa de Ciências Musicais , Membro fundador.
Secretária da Mesa da Assembleia Geral .
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2012. Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX: ópera, virtuosismo e música doméstica. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-689-248-7. Lisboa: Edições Colibri-CESEM. |
|
|
|
2. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2002. “Writing Opera in Nineteenth Century Portugal: Francisco de Sá Noronha and L'arco di Sant'Anna” . ed. 1, 1 vol.. New York: Pendragon Press. |
|
|
|
3. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2001. Verdi em Portugal 1843-2001 . ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-565-327-0. Lisboa: Biblioteca Nacional - Teatro Nacional de S. Carlos. |
|
|
|
4. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 1996. A Arte Musical 1873-1875; 1890-1891. ed. 1, 1 vol.. Ann Arbor, Michigan: UMI. |
|
|
|
5. |
Brito, Manuel C.. 1992. História da Música Portuguesa. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
6. |
Cymbron, Luísa M. O. R; Carvalho, João S.. 1985. Bibliografia da Música do Baixo Alentejo. ed. 1, 1 vol.. Beja: n.c.. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R; Brito, Manuel C.. 2008. “Opera orchestras in Portugal: Lisbon and Oporto¿? . In The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe, I: The Orchestra in Society, ed. Niels Martin Jensen e Franco Piperno, 441 - 475. ISBN: 978-3-8305-1487-9. Berlim: BWV Berliner Wissenschafts-Verlag. |
|
|
|
2. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2008. “Don Giovanni as Performed by the Orchestra of the Teatro S. Carlos: Nineteenth-Century Reception¿? . In The Opera Orchestra in 18th-and 19th-Century Europe, II: The Orchestra in the Theatre – Composers, Orchestras and Instruments, ed. Niels Martin Jensen e Franco Piperno, 47 - 66. ISBN: 978-3-8305-1488-6. Berlim: BWV. Berliner Wissenschafts-Verlag. |
|
|
|
3. |
Cymbron, Luísa M. O. R; Gonçalves, Isabel N. 2007. "Scribe’s theatre in Lisbon during the early Liberal period (1834-1853)¿? . In Eugène Scribe und das europäische Musiktheater des 19. Jahrhunderts, ed. Sebastien Werr, 153 - 174. ISBN: 978-3-8258-0967-6. Berlim: Lit Verlag. |
|
|
|
4. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2002. “‘O celebre auctor dos Lombardos e do Hernani’: Verdi in Portugal in the 1840’s¿?. In Pensieri per un Maestro. Studi in onore di Pierluigi Petrobelli, ed. Stefano Lavia e Roger Parker, 253 - 272. . Turim: EDT. |
|
|
|
5. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2001. “A produção e recepção das óperas de Verdi em Portugal no século XIX (com algumas notas sobre a relação do compositor com
o nosso país)¿?. In Verdi em Portugal 1843-2001 (Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário da Morte do Compositor), 21 - 39. . Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa . |
|
|
|
6. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2000. “L´egemonia dell’opera italiana nel Portogallo del XIX secolo¿?. In Il teatro dei due mondi: l’opera italiana nei paesi di lingua iberica, ed. Ana Laura Bellina, 125 - 140. ISBN: n.c.. Treviso: Diastema Libri. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2009. "«"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início
do século XIX»", Arquipélago-História, Revista da Universidade dos Açores 13, 13: 87 - 118. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2011. "“A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha¿?", Trabalho apresentado em XXI Congresso da ANPPOM, In Anais do XXI Congresso da ANPOM, Uberlândia. |
|
|
|
2. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2006. ""A estreia de Don Giovanni no Teatro de S. Carlos em 1839: um projecto romântico adiado?" ", Trabalho apresentado em Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo, In Mozart/Marcos Portugal e o seu tempo. Actas, Lisboa. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2011. "“À margem do Risorgimento: as primeiras óperas de Verdi e o mundo da ópera em Portugal"", Estudos Italianos em Portugal, 6 (2011), 6: 77 - 94. |
|
|
|
2. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2006. "“À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista¿?", Insulana. Órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada, 62: 107 - 122. |
|
|
|
3. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2000. "“Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, nº 10 (2000), 10: 117 - 150. |
|
|
|
4. |
Cymbron, Luísa. 1999. " As óperas garrettianas e as suas fontes ", Leituras. Revista da Biblioteca Nacional, 4: 279 - 284. |
|
|
|
5. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 1995. "“O Teatro de S. João do Porto: novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, 4-5: 147 - 166. |
|
|
|
6. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 1995. "“'A crude and eccentric genius': Francisco de Sá Noronha (1820-1881) violinista e compositor português” ", Colóquio-Artes, 105: 47 - 52. |
|
|
|
7. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 1992. "“Para uma discografia da música portuguesa¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, 2: 13 - 56. |
|
|
|
8. |
Cymbron, Luísa M. O. R; Latino, Adriana. 1988. "“Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 58 (Julho/Setembro 1988), 58: 34 - 37. |
|
|
|
9. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 1987. "“O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 52 (Janeiro/Março 1987), 52: 83 - 85. |
|
|
|
10. |
Cymbron, Luísa M. O. R; Cruz, Nuno I. 1986. "“A importância da música na publicidade em Portugal” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 48 (Janeiro/Março 1986), 48: 55 - 57. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R; Artiaga, Maria J. 2009. "“Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883"", Trabalho apresentado em Consequences of Wagner International Conference , In Consequences of Wagner International Conference , Lisboa. |
|
|
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R. 2013. "Prefácio". Lisboa. (Prefácio) |
2. |
Cymbron, Luísa. 2000. ""Introdução"". Lisboa. (Introdução) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Cymbron, Luísa. 2000. "Editora da Revista Portuguesa de Musicologia nº 10", 300 pp.. Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências Musicais. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Cymbron, Luísa M. O. R. Colóquio Internacional "As Práticas da Comédia",2013 (Congresso / Organização). |
2. |
Cymbron, Luísa M. O. R. ”'O Gosto pela Música' homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento”,2012 (Congresso / Curadoria). |
3. |
Cymbron, Luísa M. O. R. Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”,2010 (Encontro / Organização). |
4. |
Cymbron, Luísa M. O. R. “Texts and Singers”,2009 (Oficina / Organização). |
5. |
Cymbron, Luísa M. O. R. XIII Encontro de Musicologia “Os Espaços da Música”,2005 (Congresso / Curadoria). |
6. |
Cymbron, Luísa M. O. R. XI Encontro de Musicologia “Música e Processos de Formação: perspectivas históricas e etnomusicológicas”,2002 (Congresso). |
7. |
Cymbron, Luísa M. O. R. Verdi em Portugal (1843-2001),2001 (Exposição / Curadoria). |
8. |
Cymbron, Luísa M. O. R. “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” ,2001 (Congresso). |
9. |
Cymbron, Luísa M. O. R. IX Encontro de Musicologia,1998 (Congresso). |
10. |
Cymbron, Luísa M. O. R. VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”,1997 (Congresso). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa, António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos, 2010. Tese (Sociologia da Cultura) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
1. |
Maria Isabel Albergaria Sousa, O órgão nos Açores do século XIX: estudo histórico e organológico, 2011. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
2. |
Walter Luiz Alves da Silva, Heinrich e Cécile Däniker-Haller – A música doméstica na vida de um casal de negociantes suíços entre Zurique e o Rio de Janeiro
imperial (1811-1863), 2010. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
3. |
Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa, As Bandas de música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República (1850-1910): História, organologia, repertórios
e práticas interpretativas, 2009. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Luísa Fonte Gomes, A opereta em Portugal na viragem para o século XX: 'Tição Negro' de Augusto Machado (1902), 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
2. |
Ana Margarida Alves Marques, O programa Semanário Musical da Emissora Nacional (1968 a 1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no “período
marcelista, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
3. |
Ana Carolina Ferreira da Cruz, António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos, 2009. Dissertação (iências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
4. |
Vânia Mariete Pereira Ferreira, L’assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos, 2007. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
5. |
João Luís Meireles Santos Leitão da Silva, O diário A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século
XIX, 2006. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
6. |
João Carlos Soares, O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890, 2005. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Isabel Maria Dias Novais Gonçalves. A Musica Teatral na Lisboa de Oitocentos: Uma Abordagem através da Obra de Joaquim Casimiro Junior, 2012. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Luís Miguel da Luz Raimundo. Almeida Garrett e os compositores de ópera portugueses de finais do século XIX: Dona Branca de Alfredo Keil e Frei Luiz de
Sousa de Freitas Gazul, 2011. Exame de qualificação (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa. |
1. |
Cymbron, Luísa. Participação no júri de
Alberto José Vieira Pacheco. Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses, 2012. Outra, Universidade Nova de Lisboa.
|
2. |
Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de
Maria Esperanza Clares Clares. La Vida Musical en Múrcia Durante la Segunda Mitad del Siglo XIX, 2012. Outra, Universidad de Barcelona.
|
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Membro do Painel de artes do Proposals for Research and Development Projects in all Scientific Domains, 2004, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
“[E]sta sempre maçadora opera”: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, 2010 (Seminário). Nome do evento: Forum “Música e dramaturgia”; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
2. |
“Depois da Guerra Civil – Repertório italiano”, 2009 (Outra). Nome do evento: Ciclo de concertos “O Teatro de S. Carlos no século XIX”; Nome da Instituição: Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
3. |
“En la periferia de la periferia. La Ópera italiana en Portugal durante el siglo XIX (Lisboa y Oporto)” , 2009 (Conferência). Nome do evento: 60ª Edición, Cursos de Verão de Cadiz; Nome da Instituição: Universidade de Cadiz; Cidade do evento: Cadiz / Universidade de Cadiz. |
4. |
“Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”, 2008 (Outra). Nome do evento: Ciclo de concertos “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”; Nome da Instituição: Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
5. |
“‘A ópera do fanatismo portuense’: Il trovatore de Verdi e o melodramma italiano do séc. XIX”, 2008 (Conferência). Nome do evento: Ciclo de Conferências “4 séculos de ópera” – Música em Matosinhos; Nome da Instituição: Escola de Música Óscar da Silva; Cidade do evento: Matosinhos / Escola de Música Óscar da Silva. |
6. |
“"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início
do século XIX”, 2008 (Conferência). Nome do evento: A música discute-se; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
7. |
“‘Filho da natureza e do sentimento’: Francisco de Sá Noronha Violonista”, 2006 (Seminário). Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
8. |
“Uma viagem musical pelos Açores” , 2006 (Workshop). Nome do evento: Simpósio Uma Viagem Musical pelas Ilhas do Atlântico; Nome da Instituição: Departamento de Ciências Musicais - FCSH; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
9. |
“A Ópera em Viena no Tempo de Beethoven”, 2005 (Conferência). Nome do evento: Festa da Música; Nome da Instituição: Centro Cultural de Belém; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém. |
10. |
“La donna del lago de Rossini” , 2005 (Conferência). Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
11. |
“A Música portuguesa do século XIX e as suas relações com o panorama musical europeu”, 2004 (Conferência). Cidade do evento: Matosinhos / Museu da Quinta de Sant’Iago . |
12. |
“Sitffelio de Verdi” , 2004 (Conferência). Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
13. |
“Espanha na ópera do século XIX”, 2002 (Conferência). Nome do evento: Espanha: O diálogo entre culturas ; Nome da Instituição: Departamento de Línguas e Literaturas Românicas; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
14. |
“Adina de Gioachino Rossini”, 2002 (Conferência). Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
15. |
“Verdi e a ópera do século XIX”, 2001 (Conferência). Nome da Instituição: Academia das Artes de Ponta Delgada; Cidade do evento: Ponta Delgada / Academia das Artes de Ponta Delgada. |
16. |
“Do italianismo ao germanismo: perspectivas da música em Portugal no século XIX”, 1993 (Conferência). Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Granada / Universidade de Granada. |
17. |
“A música americana nos anos 1910-20 e as imagens da América na música erudita ocidental”, 1988 (Conferência). Nome do evento: Exposição América 1910-20; Nome da Instituição: Centro de Estudos Americanos da UNL, Embaixada dos EUA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
"Camões in Brazil: Operetta and Portuguese culture in Rio de Janeiro circa 1880", 2013 (Congresso). Nome do evento: Conferência Internacional "As Práticas da Comédia"; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / Teatro da Trindade. |
2. |
“Francisco de Sá Noronha (1820-1881): perfil de um músico português entre as duas margens do Atlântico”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional “A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico”; Nome da Instituição: CESEM - Universidade Federal de Pelotas; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. |
3. |
“A difícil procura de um caminho. Os compositores portugueses do primeiro Liberalismo e a ópera: o caso de Manuel Inocêncio
dos Santos” , 2010 (Encontro). Nome do evento: Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”; Nome da Instituição: CESEM - Projecto "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal"; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
4. |
“Scrivere opere senza cantanti: F. X. Migone e il ruolo di Vannina”, Colóquio “Texts and Singers” , 2009 (Workshop). Nome do evento: Colóquio “Texts and Singers” ; Nome da Instituição: CESEM - Projecto “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
5. |
“‘Sempre Trovador, sempre Rigoletto, sempre Traviata’: a presença de Verdi em L’arco di Sant’Anna de Francisco de Sá Noronha
(1820-1881)”, 2001 (Congresso). Nome do evento: Colóquio “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
“I Vespri Siciliani a Lisbona (1857-1863): recezione verdiana e rifiuto della storia portoghese”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Convegno Internazionale “Giuseppe Verdi, dalla musica alla messinscena. In ricordo di Pierluigi Petrobelli”; Nome da Instituição: Università La Sapienza; Cidade do evento: Roma / Università La Sapienza. |
2. |
“I Vespri Siciliani em Lisboa (1857-1863): recepção verdiana e recusa da história portuguesa”, 2013 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Cascais / Museu da Presidência da República. |
3. |
“Compondo sobre textos em língua portuguesa entre o Porto e o Rio de Janeiro: Francisco de Sá Noronha e o mundo do opéra comique
e da opereta (1868-80)”, 2012 (Congresso). Nome do evento: Simpósio Internacional A Língua Portuguesa em Música, Lisboa; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest. |
4. |
“ ‘Ó Istambul! Cabul! Liverpool! Rio Grande do Sul!’: operetta as a cross-cultural space in the Rio de Janeiro of the early
1880's”, 2012 (Congresso). Nome do evento: 17th Biennial International Conference on Nineteenth-Century Music; Nome da Instituição: The University of Edinburgh; Cidade do evento: Edimburgo. |
5. |
“Refusing history: Portuguese composers of the second half of the 19th century and the construction of a model of the national
hero”, 2012 (Congresso). Nome do evento: 19th IMS Congress; Nome da Instituição: International Musicological Society; Cidade do evento: Roma / Parco della Musica. |
6. |
“Amor tem fogo”: o centenário Camões no Rio de Janeiro através da opereta”, 2012 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Castelo Branco / Cine-Teatro. |
7. |
Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011), 2011 (Outra). Nome do evento: Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011); Nome da Instituição: Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher ; Cidade do evento: Lisboa / Salão Nobre do Conservatório Nacional. |
8. |
Projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” , 2011 (Workshop). Nome do evento: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” ; Nome da Instituição: Universidade de Campinas - CESEM; Cidade do evento: Campinas / Universidade de Campinas. |
9. |
“A corte portuguesa e a música: do Antigo Regime ao Liberalismo”, 2011 (Conferência). Nome do evento: 46º Festival de Sintra; Nome da Instituição: 46º Festival de Sintra; Cidade do evento: Queluz / Palácio de Queluz. |
10. |
“O cair do pano: Francisco de Sá Noronha e a opereta no Rio de Janeiro dos últimos anos do Império”, 2011 (Encontro). Nome do evento: I Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Porto / Casa da Música. |
11. |
“A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha”, 2011 (Congresso). Nome do evento: Congresso da ANPPOM; Nome da Instituição: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música; Cidade do evento: Uberlândia / Universidade Federal de Uberlândia. |
12. |
“Revisitando uma obra de juventude: José Francisco Arroyo e a ópera Bianca di Mauleon”, 2011 (Congresso). Nome do evento: Congresso “O Porto Romântico”; Nome da Instituição: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. |
13. |
Los fastos de la nueva élite liberal: Il sogno del zíngano de António Luís Miró (1844) que modelo dramatúrgico?”, 2010 (Encontro). Nome do evento: IV Coloquio de Musicologia La Ópera a la escena: conceptos de dramturgia musical; Nome da Instituição: Universidade de Zaragoza/Instituición Fernando el Católico; Cidade do evento: Zaragoza / Universidade de Zaragoza. |
14. |
“Between operatic models, romantic drama and political celebration: Portuguese composers of the 1830’s-50’s and the search
for a national opera”, 2010 (Congresso). Nome do evento: Opera and Nation International Musicological Conference; Nome da Instituição: The Institute for Musicology of the Hungarian Academy of Sciences; Cidade do evento: Budapest / The Institute for Musicology of the Hungarian Academy of Sciences. |
15. |
“Around the Atlantic Ocean: the career and images of a mid-19th century Portuguese virtuoso”, 2010 (Congresso). Nome do evento: Worlds to Conquer: the travelling virtuoso in the long 19th-century; Nome da Instituição: University of Bristol; Cidade do evento: Bristol / University of Bristol. |
16. |
“Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883”, 2009 (Congresso). Nome do evento: Internacional Conference "Consequences of Wagner"; Nome da Instituição: CESEM - Projecto "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal" -- Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
17. |
“À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista”, 2009 (Workshop). Nome do evento: II Simpósio Informal do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira; Nome da Instituição: Núcleo Caravelas; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
18. |
“The never-ending story: fontes para o conhecimento da vida e da obra de Francisco de Sá Noronha”, 2009 (Simpósio). Nome do evento: 3º Simpósio - GuimaraMus 2009 – Música e Músicos em Guimarães; Nome da Instituição: Sociedade Musical de Guimarães-Universidade do Minho; Cidade do evento: Guimarães. |
19. |
“Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859)”, 2008 (Congresso). Nome do evento: Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações”; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
20. |
"Cosmopolitisme de province: ´Bianca di Mauleon´ de José Francisco Arroyo (1846)", 2007 (Congresso). Nome do evento: Hernani/Ernani-4 siècles d´opéras italiens inspirés par la littérature française; Nome da Instituição: Tours, Université François Rabelais; Cidade do evento: Tours / Tours, Université François Rabelais. |
21. |
“‘[E]sta sempre maçadora opera’: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, 2006 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu Tempo”; Nome da Instituição: CESEM — Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos. |
22. |
“O espaço atlântico nas carreiras dos músicos portugueses de meados do século XIX: o caso do violinista Francisco de Sá Noronha
(1820-1881)”, 2005 (Encontro). Nome do evento: 13º Encontro de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
23 |
Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes, 2004 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes; Nome da Instituição: Escola de Música do Conservatório Nacional; Cidade do evento: Lisboa / Conservatório Nacional. |
24. |
“Drammaturgia italiana e melodie brasiliane nell’opera del compositore portoghese Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, 2002 (Congresso). Nome do evento: VI Colloquio di Musicologia del “Saggiatore Musicale”; Nome da Instituição: Associazione “Saggiatore Musicale”; Cidade do evento: Bolonha / Università di Bolonha, Dipartimento di Musica e Spettacolo. |
25. |
“Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, 2001 (Workshop). Nome do evento: Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”; Nome da Instituição: European Science Foundation -- Academia das Ciências de Budapeste; Cidade do evento: Budapeste / Academia das Ciências de Budapeste. |
26 |
“Os Encontros em retrospectiva”, 2000 (Mesa-Redonda). Nome do evento: X Encontro de Musicologia ; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
27. |
“Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, 2000 (Workshop). Nome do evento: Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”; Nome da Instituição: European Science Foundation - Biblioteca Nacional de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Lisboa. |
28. |
"Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti", 2000 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional Piccinni, musicista europeo; Nome da Instituição: Casa Piccini -- Università di Bari; Cidade do evento: Bari / Casa Piccini -- Università di Bari. |
29. |
“L’orchestre d’opéra au Portugal dans la première moitié du XIXème siécle – un premier bilan”, 1999 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional “The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe – Social, Institutional, and Artistic Problems”; Nome da Instituição: projecto Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900, European Science Foundation; Cidade do evento: Copenhaga / The Royal Danish Academy of Sciences and Letters. |
30. |
“A produção e composição de ópera no Porto do século XIX: os casos de José Francisco Arroyo e Francisco de Sá Noronha”, 1999 (Encontro). Nome do evento: Colóquio “A Música Entre Douro e Minho”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho; Cidade do evento: Porto-Braga / Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho. |
31. |
“Un compositor español en Oporto: José Francisco Arroyo y la ópera Bianca di Mauleon (1846)”, 1999 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional “La Opera en España y Hispanoamérica: Una Creación Própria”; Nome da Instituição: Sociedad General de Autores de España; Cidade do evento: Madrid / Sociedad General de Autores de España. |
32. |
“L’Opéra au Portugal au XIXème siècle: une vue à travers les archives”, 1998 (Congresso). Nome do evento: 18º Congresso da International Association of Music Librarians; Nome da Instituição: International Association of Music Librarians; Cidade do evento: San Sebastian / San Sebastian. |
33 |
“Italianismo e tradições nacionais nos séculos XVIII e XIX”, 1997 (Mesa-Redonda). Nome do evento: VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
34. |
“Nuove fonti per lo studio dell'opera italiana nel Portogallo dell' Ottocento: note intorno al Teatro S. Carlos di Lisbona
(1834-1854)”, 1996 (Congresso). Nome do evento: Colóquio “Il teatro dei due mondi: migrazioni e circolazione del dramma per musica fra l'Italia, la Spagna, il Portogallo
e le Americhe Latine”; Nome da Instituição: Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo; Cidade do evento: Pádua / Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo. |
35. |
“A actividade operática na cidade do Porto e a circulação das companhias (1840-1875)”, 1994 (Workshop). Nome do evento: II Encontro RIIA; Nome da Instituição: IMLA (Istituto per lo Studio della Musica Latino Americana); Cidade do evento: A Coruña / A Coruña. |
36. |
“L’opera in Portogallo nell’Ottocento”, 1993 (Encontro). Nome do evento: I Encontro RIIA (Relazione Italo-Ibero-Americane) subordinado ao tema “La diffusione del melodrama in Italia, Spagna, Portogallo
e America Latina dal 1701 al 1914 - Progetto di Ricognizione e organizzazione dei dati in un programa di schedatura; Nome da Instituição: IMLA (Istituto per lo Studio della Musica Latino Americana, Pavia) -- Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi
di Pavia; Cidade do evento: Cremona / Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi di Pavia. |
37 |
“A vida musical portuguesa de Carlos Seixas a João Domingos Bomtempo”, 1993 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Jornadas de Musicologia 93; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Biblioteca Nacional de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Lisboa. |
38. |
“La Spinalba e a ópera buffa do século XVIII: inovação e persistência na caracterização das personagens”, 1990 (Encontro). Nome do evento: Colóquio Modernidade e Mudança em Portugal; Nome da Instituição: Departamento de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. |
39. |
“Manifestações musicais profanas no arquipélago dos Açores na transição do século XV para o XVI”, 1988 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto. |
40. |
“Música e liturgia na historiografia açoriana quinhen¬tis¬ta e seiscentista”, 1987 (Congresso). Nome do evento: V Encontro Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical - Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
41. |
“O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada”, 1986 (Encontro). Nome do evento: IV Encontro Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical -- Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
42. |
: “A importância da música na publicidade em Portugal”, 1985 (Encontro). Nome do evento: III Encontro de Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical -- Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Revista Portuguesa de Musicologia, desde 2012/05/01, Função ou tipo de participação: Editor. |
2. |
Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Journal of the Royal Musical Association, desde 2010/07/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Routledge. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
29 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
12 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
6 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
10 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
3 |
Produção técnica Technical production |
10 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
10 |
Dados complementares (Additional data) |
83 |
Orientações Orientations |
12 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
4 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
64 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Outras informações relevantes
2011 ao presente, Membro do projecto “LA RECEPCIÓN DE LA ÓPERA ITALIANA Y FRANCESA EN ESPAÑA (1790-1870)” (HAR2010-21498),
Universidade de Salamanca, Investigador principal José Máximo Leza Cruz
2010-2012, Membro do projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” (financiado
pela FCT e pela CAPS).
2009-2012, Membro da equipa do projecto "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900),
CESEM (com financiamento já aprovado pela FCT)
2007-2010, Membro da equipa do projecto: "The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal", CESEM-FCT.
1998-2001, Membro do grupo português do projecto “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”,
do programa da European Science Foundation “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”.<br>
1994-1999, Membro do Projecto RIPM, Réper¬toire International de la Presse Musicale, sob os auspícios da Sociedade Internacional
de Musico¬lo¬gia, da Associação Internacional de Bibliotecas Muusicais, Arquivos e Centros de Documentação, e do Conselho
Internacional para a Filosofia e os Estudos Humanísticos da UNESCO.
|
Visualizações do curriculum [
559
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-12-2020
às
22:41:36
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|