Curriculum Vitae

Paulo Jaime Lampreia Costa

Data da última atualização »Last update : 29/03/2018


Paulo Jaime Lampreia Costa. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4474846745645699


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Paulo Jaime Lampreia Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Paulo
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Pedagogia e Educação
Colégio Pedro da Fonseca - Parque Industrial e Tecnológico de Évora
7002-554 Évora
Portugal
Apartado: 94
Telefone: (+351)266768050Extensão: 7318
Fax: (+351)266768073
Correio electrónico: plc@uevora.pt
Homepage: http://www.uevora.pt/estrutura/unidades_organicas/escolas/escola_de_ciencias_sociais/departamento_de_pedagogia_e_educacao
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007 Doutoramento
Phd
Ciências da Educação.
Universidade de Évora, Portugal.

1997 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica.
Universidade de Évora, Portugal.

1987-1992 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de Português e Francês.
Universidade de Évora, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Jul/2012-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Jul/2007-Jul/2012 Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Set/1997-Jul/2007 Assistente

Universidade de Évora
Set/1993-Set/1997 Assistente Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Évora
Jul/2012-Actual
Curso»Academic program: Ciências da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didáctica da Língua Estrangeira (Mestrado)(Regente)
  • Didáctica das Literaturas (Mestrado)(Docente)
  • Didáctica do Português (Mestrado)(Docente)
  • Prática de Ensino Supervisionada (Mestrado)(Docente)
  • Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado)(Docente)
  • Metodologias de Ensino da Especialidade II (Mestrado)(Docente)
  • Didática de Literaturas de Língua Portuguesa (Mestrado)(Regente)
  • Didática de Literaturas de Língua Estrangeira (Mestrado)(Regente)
  • Avaliação das Aprendizagens em Língua e Literatura (Mestrado)(Docente)
  • Observação e Análise de Contextos Educativos (Lic.)(Regente)




Universidade de Évora
Set/2007-Jul/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado)(Docente)
  • Metodologias de Ensino da Especialidade II(Docente)
  • Temas Contemporâneos em Ensino de Português/Inglês e Português/Francês (Mestrado)(Docente)
  • Investigação e Avaliação em Educação I (Mestrado)(Docente)
  • Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I (Mestrado)(Docente)
  • Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II (Mestrado)(Docente)
  • Didáctica do Português (Mestrado)(Docente)
  • Didáctica das Literaturas (Mestrado(Docente)
  • Didáctica da Língua Estrangeira Mestrado)(Regente)
  • Observação e Análise de Contextos Educativos (Mestrado)(Regente)
  • Observação, Caracterização e Intervenção em Situações Educativas(Regente)
  • Análise e Intervenção em Situações Educativas(Docente)
  • Temas Actuais do Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
  • Didáctica do Português (Licenciatura em Ensino)(Regente)
  • Didáctica do Inglês (Licenciaturas em Ensino)(Docente)
  • Didactica das Línguas Estrangeiras (Erasmus)(Regente)
  • Análise da Acção Educativa(Regente)
  • Claboração sessão uc Seminário Introdutório (Curso Doutoramento)






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Universidade de Évora
Set/2007-Jul / 2010
Formação profissional»Professional education:

   - Formador dos 'Formadores Residentes' PNEP (Programa Nacional Ensino do Português)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Universidade de Évora
Set/2008-Set/2010
Atividade realizada»Activity:

Coordenador na UE do Núcleo Regional [Alentejo Central] PNEP (Programa Nacional para o Ensino do Português),






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-
RED-Rendimento Escolar e Desenvolvimento. Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos portugueses
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/104884/2008.

2000-
Literacias-Contextos.Práticas.Discursos-Literacies. Contexts. Practices. Discourses
Referência do projeto»Project reference: POCTI/33888/CED/2000.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Littera - Associação Portuguesa para a Literacia, Membro.
Actual International Reading Association, Membro.
Actual SEDLL Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura , Membro.
Actual International Association for the Improvement of Mother-Tongue, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Costa, Paulo. 2018. Campo Literario.  In Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literarios., ed. López Casanova, Martina y María Elena Fonsalido, 167 - 172. ISBN: 978-987-630-325-5. Los Polvorines: UNGS - Universidad Nacional de General Sarmiento.
2. Costa, Paulo. 2017. Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis.  In Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário, ed. Fernando Azevedo; Alberto Filipe Araújo; Joaquim Machado de Araújo, 155 - 173. ISBN: 978-972-8952-41-9. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação/Universidade do Minho.
3. Costa, Paulo. 2016. Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio.  In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, ed. RÖSING, T. ; RETTENMAIER, M., 235 - 250. ISBN: 97885751590. Passo Fundo, RS, Brasil: UPF Editora.
4. Costa, Paulo; Balça, Ângela. 2015. Quem nos governa? A política na literatura para a infância.  In Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor, ed. Fernando Azevedo, 187 - 202. ISBN: ISBN: 978-972-895. Braga: CIEC/IE- Universidade do Minho.
5. Costa, Paulo; Nuñez Ruiz, G. 2013. Educación Literaria.  In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura, ed. Eloy Martos Nuñez; Mar Campos Fernández-Fígares, 204 - 206. ISBN: 978-84-680-0970-4. Madrid: Santillana.
6. Costa, Paulo. 2013. Literatura, cânone, clássicos.  In Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores, ed. Ângela Balça; Maria da Natividade Pires, 31 - 43. ISBN: 978-989-708-230-6. Alfragide: Santillana.
7. Costa, Paulo; Balça, Ângela. 2013. Lectura y literacidad. .  In Dicionario de nuevas formas de lectura y escritura, ed. Eloy Martos Nuñez; Mar Campos Fernández-Fígares, 403 - 406. ISBN: 978-84-680-0970-4. Madrid: Santillana.
8. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Pires, Natividade; Pais, António. 2009. Leitores em construção (?): Leituras (s) no Ensino Superior em Portugal - alguns idicadores.  In Prácticas de Lectura y Escritura, ed. Eloy Martos Núñez; Tânia Rösing, 237 - 258. . Passo Fundo, RS: RIUL/UPF Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Selfa Satre, M; Balça, Ângela; Costa, Paulo. 2017. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) ", TEJUELO. DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. EDUCACIÓN. 25, 25: 5 - 34.
2. Balça, Ângela; Costa, Paulo. 2017. "Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa", Ensino em Re-Vista 21, 1: 201 - 220.
3. Costa, Paulo L. 2015. "Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária", Nuances: estudos sobre Educação 26, 3: 17 - 33.
4. Costa, Paulo; Balça, Ângela. 2012. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora ", TEJUELO. DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. EDUCACIÓN 14, 1: 51 - 57.
5. Costa, Paulo. 2011. "A experiência dos clássicos adaptados: caminhos ínvios na promoção da leitura de textos literários?", Álabe-Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, 4: 1 - 12.
6. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. 2010. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos", EducarEducere, Julho: 183 - 195.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Costa, Paulo; Mira, António R. 2013. "L'importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal", Trabalho apresentado em Colloque International AIFRISSS 'Rendre Compte de sa Pratique. Pour Qui, Pourquoi, Comment?', In Actes du Colloque International AIFRISSS 'Rendre Compte de sa Pratique. Pour Qui, Pourquoi, Comment?', Floirac, Bordeaux, France.
2. Pires, H.; Verdasca, José; Costa, Paulo; Candeias, Adelinda; Rebelo, Nicole; Varelas, Diana; Dinis, António. 2013. "Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal, In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal, Braga.
3. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Pires, Natividade; Costa, Paulo. 2011. " Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.", Trabalho apresentado em Simposi Internacional La literatura que acull: infància, immigració i lectura, In Actas Simposi Internacional La literatura que acull: infància, immigració i lectura, Barcelona.
4. Costa, Paulo; Balça, Ângela; Magalhães, Olga. 2010. "1808: um exílio voluntário, um novo país.", Trabalho apresentado em Jalla Brasil 2010, In Anais do Jalla Brasil 2010, Rio de Janeiro.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. João de Ceita Nazaré, Os crioulos falados em S. Tomé e Príncipe e a língua portuguesa: o caso de uma turma do primeiro ciclo do Ensino Básico na comunidade de Yô Grande, 2017. (Orientador).
2. Sónia Almeida de Ceita Carvalho, Dos processos da aprendizagem da leitura na formação de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe às práticas na sala de aula, 2017. (Orientador).
3. Maria Isabel Cruz Montes, A Educação Literária no 2º ciclo do Ensino Básico: o caso da prática docente na disciplina de Português, 2016. (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Maria João Estevens Calisto Madeira, Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, 2106. (Orientador).
2. Maria Lorena Serrano Pedreiro Sias, Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, 2016. (Orientador).
3. Maria Florentina Charneca Catalão, Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, 2016. (Orientador).
4. Rita Maria Lopes Lino de Sousa Fernandes, Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, 2016. (Orientador).
5. Maria Luísa Gonçalves da Cal, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2015. (Orientador).
6. Susana de Sousa Viegas Fialho Monginho, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2015. (Orientador).
7. Sara Filipa Nobre Amaro, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2015. (Orientador).
8. Assunção Silva da Cruz, A formação de leitores críticos: Um estudo de caso com uma turma matinal de acadêmicos do 1º semestre de 2013 do curso de letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (IFPA - campus Belém), 2015. (Orientador).
9. Marisa Alexandra da Mata Torradas, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2015. (Orientador).
10. Carla Patrícia Pires Martins, A Importância do jogo no Ensino - Aprendizagem, nomeadamente da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico - Um Estudo de Caso Múltiplo, 2015. (Orientador).
11. Maria Cristina Estiveira Encarnado Assis, A seleção e o uso das gramática no 1º ciclo do Ensino Básico, 2014. (Orientador).
12. Marta Susana Dias Malta, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
13. Ana Rita Anão Aurélio Ramos, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
14. Maria Edneide Porfírio, O Conto como instrumento de incentivo à leitura dentro da sala de aula em turmas de 1º ano do ensino médio em escola pública, 2014. (Orientador).
15. Carla Elisa Bergano Gomes Pica, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
16. Sónia Barradas Oliveira, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
17. Mónia Carla Mota Mesquita, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
18. Sónia Cristina Ramalho Almeida Ribeiro, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
19. Cristina Isabel do Carmo Silva, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Francês nos Ensinos Básico e Secundário, 2014. (Orientador).
20. Cristina da Conceição Costa Mácola, As necessidades educacionais dos alunos de escolas públicas paraenses em lingua inglesa e a formação de docentes dessa língua na UFPA., 2014. (Orientador).
21. Sofia Margarida Peres Cidrais Cid, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2013. (Orientador).
22. Ana Teresa Amaral Mendes, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2013. (Orientador).
23. Luís Miguel Gavelas Almas, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2013. (Orientador).
24. Alexandra Cristina Antunes de Carvalho Matroca, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2013. (Orientador).
25. Raimunda Vilma de Sousa Monteiro, O Ensino da Lígua Portuguesa em Escola Pública:... Representações de Professores e de Alunos do Ensino Médio ... Constuções no Cotidiano da Sala de Aula, 2013. (Orientador).
26. Elsa Cristina Barroso Beira, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2013. (Orientador).
27. Sandra Cristina Santos Fontinha, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
28. Manuel Francisco Falé Saúde, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
29. Milene Barrocas do Estanque Almeida, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
30. Lisete de Jesus Frasco Ramalho , Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
31. Guilherme Miguel Cachené Cortes, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
32. Raquel Guerreiro Bom, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012.
33. Patrícia Alexandra Bernardo Marques, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
34. Carla Páscoa Rocha, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
35. Regina Maria Bosa caçador, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
36. Maria Carolina da Costa e Silva Coelho, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
37. Rute Isabel Nunes Marques, Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2012. (Orientador).
38. Sónia Cristina Mestre Fialho Cardador, Relatório Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2011. (Orientador).
39. Marcilene do Carmo Araújo, O Processo de Ensino- Aprendizagem de Língua Estrangeira, 2011. (Orientador).
40. Helga Cristina Pastor Pires Pepe, Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa-estudo de caso, 2011. (Co-orientador).
41. Cláudia Susana Ventura Vilas Suzano, Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2011. (Orientador).
42. Verónica Maria dos Santos Apolinário, Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2011. (Orientador).
43. João Paulo Antunes Carrilho da Silva, As Percepções dos Encarregados de Educação sobre o Inglês como L2 no Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Escolas Rurais e Urbanas de Évora e das Alcaçovas - um estudo de caso, 2011. (Orientador).
44. Eva da Silva Crespo, Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2011. (Orientador).
45. Maria João Cidade Conde Costa Figueira, Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, 2011. (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Adriana Santos, Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol) Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, 2016. (Orientador).
2. Sandra de Melo, Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol) Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, 2016. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Costa, Paulo. Participação no júri de Estibaliz Barriga Galeano. Las Rutas Literarias en el Marco de la Educación Literaria y sus Valores Patrimoniales, Ambientales y Turísticos, 2017. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
2. Costa, Paulo. Participação no júri de Maria Isabel Freitas Gandum . A transposição didática das ações do PNEP no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2017. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
3. Costa, Paulo. Participação no júri de Paloma Hernández Feijoo. Aprendizaje de la Segunda Lengua Deductiva e Inductivamente, 2017. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
4. Costa, Paulo. Participação no júri de José Manuel Cotilla. El fomento a la lectura, la literatura en el ámbito LGBT y la necesidad de una ‘Novela Blanca’ en el periodo de la adolescencia, 2016. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
5. Costa, Paulo. Participação no júri de Carmen García-Cuevas. El museo del cuento como herramienta didáctica y como performance en el contexto de las nuevas prácticas de lectura y escritura, 2016. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
6. Costa, Paulo. Participação no júri de António Blanco Castaño. Hidromitolgías y Lecturas. Aplicaciones en educación, Cultura y Turismo, 2014. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
7. Costa, Paulo. Participação no júri de Maria Adela García Gómez. Claves lingüísticas y literarias en la narrativa de J.K. Rowling y de U.K. Le Guin para el fomento de la lectura: Análisis de las versiones en español de la saga de Terramar y de las aventuras de Harry Potter, 2014. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
8. Costa, Paulo. Participação no júri de Maria de Nazaré do Vale Soares. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva processual: um estudo de caso no âmbito do projecto "Vestibular Solidário", 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora.
9. Costa, Paulo. Participação no júri de Mª Guadalupe Lucas Milán. La importancia de la comunicación entre los profesionales sanitarios y sus pacientes. Dimensiones psicológicas y su incidencia en la calidad asistencial, 2014. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
10. Costa, Paulo. Participação no júri de Carmen Manuela Pereira Carneiro Lucas . Abordagem integrada ao Ensino do Inglês no 1º CEB e no Pré-Escolar, 2013. Tese (Educação) - Universidade de Aveiro.
11. Costa, Paulo. Participação no júri de Maria José Godoy Merino. El lenguage y la socialización del aluno inmigrante como facilitadores del proceso de aprendizaje. Estudio psicométrico y curricular, 2012. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
12. Costa, Paulo. Participação no júri de Ana Bravo Gaviro. Bilingüismo y adquisición de vocabulario en lengua materna y en lengua extranjera en el marco del Espacio Europeo: parámetros teóricos y praxis didáctica, 2012. Tese (Doctorado en Educación) - Universidade de Extremadura.
13. Costa, Paulo Jaime Lampreia. Participação no júri de Maria Lorena Alonso. El impacto de la diversidad socio-cultural en la escuela primaria desde la perspectiva del docente: perfil psico-social y (re)construcción de significados, 2011.
14. Costa, Paulo. Participação no júri de Isilda Maria da Conceição Magalhães Lourenço Afonso. A Prisão: Um Espaço de Formação e um Percurso para a Promoção da Literacia, 2011. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora.
15. Costa, Paulo Jaime Lampreia. Participação no júri de Elsa Maria Candeias Martins . A Activação da Tolerância em Crianças e Jovens Adolescentes em Instituições Escolares e de Acolhimento Social, 2009. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016 (Simpósio).
Cidade do evento: Braga / Portugal.
2. I Intercambio Trasnfronterizo de Investigación en Educación y Psicología, Universidades de Etremadura y Évora, 2016 (Encontro).
Nome da Instituição: CIEP-UE (Universidade de Évora) - Universidad de Extremadura (Facultad de Educación); Cidade do evento: Badajoz / Espanha.
3. Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria; Nome da Instituição: Universidad de Almeria; Cidade do evento: Almeria / Espanha.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura y de la ldentidad, 2016 (Outra).
Nome do evento: Coordenador Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura y de la ldentidad; Nome da Instituição: Universidad de Cádiz; Cidade do evento: Cádiz / Espanha.
2. Conferência Português, Língua Global (Universidade de Évora/CPLP), 2015 (Conferência).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Costa, Paulo. EducarEducere, desde 2017/01/21, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Costa, Paulo. L1 Educational Studies in Language and Literature , desde 2014/01/20, Função ou tipo de participação: Reviewer.
L1 ESSL is included in Scopus/Elsevier.

3. Costa, Paulo. Tejuelo, desde 2013/01/20, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Costa, Paulo. Educação - Temas e Problemas, desde 2012/01/20, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
5. Costa, Paulo. Álabe - Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, desde 2012/01/20, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
18

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4

Total
Dados complementares
(Additional data)
75

Orientações
Orientations
50
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
15
Participação em Eventos
Event participation
5
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Visualizações do curriculum [ 3291 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 14-12-2020 às 00:51:27
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis