Ana Isabel de Sousa Ferreira Pinto
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
03/01/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Isabel de Sousa Ferreira Pinto |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pinto, Ana Isabel |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto R. Dr. Roberto Frias Porto 4200--465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073460Extensão: 31453 Fax: (+351)225073464 Correio electrónico: anaisapinto@hotmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2010 |
Mestrado Master degree |
Supervisão Pedagógica em Ensino do Português
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2005-2006 |
Licenciatura Licentiate degree |
Professores do Ensino Básico variante de Português e Inglês
(4 anos » years)
.
Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2002-2005 |
Bacharelato Bachelor degree |
Professores do Ensino Básico variante de Português e Inglês
(4 anos » years)
.
Politécnico do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
software MAXQDA.
Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formación Continua. XII curso de perfeccionamento .
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
2014-2014 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formación Continua. XI curso de perfeccionamento .
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Circulo de Estudos Avançados para formação interna de docentes- SPSS.
Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formación Continua. VIII curso de perfeccionamento .
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formación Continua. VI curso de perfeccionamento .
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de formación continua. V curso de Perfeccionamento. .
Universidade de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fev/2017-Actual |
Investigador Principal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Out/2016-Ago/2017 |
Outra Situação |
Set/2007-Set/2016 |
Assistente 1º triénio |
Jan/2007-Jun/2007 |
Assistente 1º triénio |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Opção em Literatura para a Infância e promoção da leitura na Licenciatura em Educação Social(Docente)
- Literatura para a Infância na Licenciatura (pré-bolonha) de professores do 1º ciclo(Docente)
- Património Oral Tradicional na Licenciatura de Gestão do Património(Regente)
- Literatura para a Infância e Promoção da Leitura na Licenciatura em Educação Básica(Docente)
- Estudos de Literatura Portuguesa na Licenciatura em Educação Básica(Docente)
- Leitura e Escrita de Textos em Contexto Académico nas Licenciaturas de Educação Musical e Artes Visuais e Tecnologias Educativas(Docente)
- Língua e Cultura Portuguesa Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa(Docente)
- Didática da Língua Portuguesa no mestrado em 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico I(Docente)
- Projeto Curricular Integrado no Mestrado em 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico(Docente)
- Literatura para a Infância na Licenciatura (pré-bolonha) de Educadores de Infância(Docente)
- Iniciação à prática profissional I na Licenciatura em Educação Básica(Docente)
- Iniciação à prática profissional III na Licenciatura em Educação Básica (Regente)
- Didática da Língua no mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico(Docente)
- Literatura Portuguesa contemporânea na Licenciatura em Educação Básica(Docente)
- Prática Educativa Integrada e relatório de Estágio no mestrado em ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (supervisora de
estágio da língua portuguesa)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- • Português e Ensino do Português II – Literatura para a Infância(Docente)
- • Português e Ensino do Português III – Literatura para a Infância(Docente)
|
Estágios realizados (Traineeships)
Estágios realizados»Traineeships: - Supervisora de Estágio de estudantes do mestrado em ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Géneros Poéticos Breves e Educação Linguística e Literária - INED |
|
Objectivos»Goals:
Estudar a história e as características essenciais de cada um dos seguintes géneros poéticos breves: haiku, tanka, limerick,
greguería, aforismo, provérbio e outros, em verso ou em prosa, destinados quer a adultos quer a um público infantil.
Fazer o levantamento de cultores dos géneros em causa, nas literaturas de língua portuguesa.
Traçar uma história de alguns destes géneros em literaturas de língua portuguesa.
Ler criticamente obras selecionadas, mapeando tendências estéticas.
Elaborar, aplicar e avaliar guiões específicos para percursos didáticos no ensino básico, no quadro da educação linguística
e literária.
Elaborar recursos e materiais didáticos adequados à pedagogia destes géneros.
.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Línguas e Literaturas.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Educação.
Palavras-chave:
Literatura; Educação Literária; Didática da Literatura; Língua; Géneros poéticos breves.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2014- Projeto de Apoio à Língua Portuguesa dos estudantes surdos da ESEP |
Referência do projeto»Project reference: PALPES.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2015- Géneros Poéticos Breves e Educação Linguística e Literária |
Referência do projeto»Project reference: GPB.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Alemão (Pouco). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Alemão (Pouco). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2001 |
Melhor aluna no Concelho de Santo Tirso ,
Câmara Municipal de Santo Tirso.
|
2014 |
Bolsas Ibero-americanas. Jovens Professores e Investigadores,
Becas Santander .
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2008 - Jul/2016 |
NELA Núcleo de Estudos Literários e Artísticos,, Membro.
Membro investigador do Núcleo de Estudos Literários e Artísticos.
|
Abr/2008 - Jan/2016 |
Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, Membro.
Membro da comissão de redação da revista científica ibérica.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Ana I. 2014. Sobre a obra De la Literatura Infantil a la Promoción de la Lectura. In Formación Lectora. Obras Imprescindíbeis, ed. MACEDO, Ana Cristina, AGRELO COSTAS, Eulalia e SILVA, Sara Reis, 265 - 270. . Porto: Tropelias & Cª. pp. 265-270. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pinto, Ana I; Barbosa, Susana. 2015. "A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdos ", Diálogos pertinentes 11, 0: 4 - 20.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Ana I. 2013. "A Mobilização de Conhecimentos Durante a Leitura, na Aula de Língua Portuguesa", Sensos-e 0, 1: 1 - 1.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Ana I; Costa, Márcia; Rothes, Eva; Pereira, Emília. 2009. "Acerca do texto/discurso e interação: propostas de trabalho e aplicação a partir do domínio C da TLEBS", Atas do 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português , 1: 14 - 25. |
|
|
|
4. |
Pinto, Ana I. 2009. "Oportunidades de aprendizagem: a leitura de textos nas aulas de Português", Discovering Worlds of Literacy: Programme and Abstracts, 1: 50 - 55. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Ana I. 2016. "O lugar da Educação Literária na formação do professor de Língua", V sielp, I: 1 - 10. |
|
|
|
2. |
Pinto, Ana I. 2016. "De como a Literatura para a Infância e a Juventude «é chamada à guerra». Reflexões sobre os conflitos bélicos na Galiza e
em Portugal / De como a Literatura para a Infancia e a Xuventude «é chamada á guerra». recensão sobre Reflexións sobre os
conflitos bélicos en Galicia e Portugal Mar Fernández, Ana Cristina Macedo, Isabel Mociño e Ana Margarida Ramos ", ELOS. REVISTA DE LITERATURA INFANTIL E XUVENIL, 3: 47 - 52.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Ana I. 2016. "Para uma análise do Discurso Pedagógico: Um olhar sobre a interação discursiva durante a Leitura, na Aula de Português", III sediar, I: 360 - 370.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Ana I. 2015. "A formação do professor de Língua Portuguesa: o lugar da Educação Literária", Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , i: 350 - 370. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Pinto, Ana I. 21 nov. 2011. "Um dia, um guarda-chuva..., de Davide Cali " Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude,, 91 - 92. |
2. |
Pinto, Ana I. 01 nov. 2010. "Trocoscópio, de Bernardo Carvalho " Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, 73 - 74. |
3. |
Pinto, Ana I. 01 out. 2009. "Portas e Portões, de Violeta Figueiredo " Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, 63 - 64. |
4. |
Pinto, Ana I. 01 abr. 2009. "O Pavão do Abre-e-fecha, de Ana Maria Machado" Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, 70 - 72. |
5. |
Pinto, Ana I. 19 maio 2008. "Uma escrita partilhada inventando mundos possíveis" O Primeiro de Janeiro: Das artes, das letras, 3 - 3. |
6. |
Pinto, Ana I. 03 mar. 2008. "Receitas com sabor a originalidade" O Primeiro de Janeiro: Das artes, das letras, 11 - 11. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Pinto, Ana I. 2010. "A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de Língua Portuguesa", 172 pp.. Braga: Universidade do Minho.
|
Processo sem registo ou patente Process without patent or official record |
1. |
Pinto, Ana I. Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP),2008. Tipo de processo ou técnica: Projeto;Natureza do processo ou técnica: Pedagógica. |
2. |
Pinto, Ana I. Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP),2007. Tipo de processo ou técnica: Projeto;Natureza do processo ou técnica: Pedagógica. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pinto, Ana I; Dionísio, Maria L. O lugar da educação literária na formação do professor de língua,V SIELP / V FIAL,Braga,2016 (Congresso).
|
2. |
Pinto, Ana I; Barbosa, Susana. A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdos,V seminário GTAEDES : Inclusão: Boa práticas no Ensino Superior,Aveiro,2016 (Seminário). |
3. |
Pinto, Ana I. A formação do professor de língua portuguesa: o lugar da educação literária,V SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - DE VOLTA AO FUTURO ,Lecce,2015 (Simpósio).
|
4. |
Pinto, Ana I. Um olhar sobre DE COMO A LITERATURA PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE «É CHAMADA À GUERRA»: REFLEXÕES SOBRE OS CONFLITOS BÉLICOS
NA GALIZA E PORTUGAL,2015 (Comunicação). |
5. |
Pinto, Ana I; Oliveira, Elisama. Um olhar sobre De como a Literatura para a Infância e a Juventude «é chamada à Guerra»: Reflexões sobre os conflitos bélicos
na Galiza e Portugal,21s Encontros Luso-Galaicos do Livro Infantil e Juvenil,Porto,2015 (Comunicação). |
6. |
Pinto, Ana I. Da leitura literária à produção de textos,2014 (Conferência ou palestra). |
7. |
Pinto, Ana I. Face e volte-face de Bonifácio,Ilse LOSA – celebração do centenário do seu nascimento,Maia,2013 (Comunicação). |
8. |
Pinto, Ana I. um percurso Didático partindo da obra “Na Quinta das Cerejeiras” de Ilse Losa,Centenário do nascimento de Ilse Losa: da denúncia às imagens de abril,Porto,2013 (Comunicação). |
9. |
Pinto, Ana I. Um olhar sobre “O Nabo Gigante” de Tolstoi ,Grandes autores para pequenos leitores,Maia,2013 (Comunicação). |
10. |
Pinto, Ana I. Uma leitura de Voa, pássaro, voa de Sidónio Muralha,A literatura também preparou abril: literatura para a infância e neorrealismo ,Porto,2012 (Comunicação). |
11. |
Pinto, Ana I; Pereira, Emília; Rothes, Eva; Costa, Márcia. Acerca do texto/discurso e interação: propostas de trabalho e aplicação a partir do domínio C da TLEBS,8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português – “Gramática para que te quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s)
e Possibilidades” ,Lisboa,2009 (Comunicação). |
12. |
Pinto, Ana I. Oportunidades de aprendizagem: a leitura de textos nas aulas de Português,16th European Conference on Reading ,Braga,2009 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Pinto, Ana I. O Haiku: percursos didáticos,2016. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Pinto, Ana I. Concurso de poesia,2016 (Concurso / Curadoria). |
2. |
Pinto, Ana I. Encontro de comemoração do 25 de abril,2015 (Encontro). |
3. |
Pinto, Ana I. 21os Encontros Luso- Galaicos do Livro Infantil e Juvenil ,2015 (Encontro). |
4. |
Pinto, Ana I. 20os Encontros Luso-Galaicos do Livro Infantil e Juvenil ,2014 (Encontro / Organização). |
5. |
Pinto, Ana I. encontro com a escritora Maria João Lopes, galardoada em 2011 com o prémio Branquinho da Fonseca de Literatura ,2013 (Encontro / Organização). |
6. |
Pinto, Ana I; Gomes, José A; Vasconcelos, Ana C. Workshop sobre técnicas de contar histórias,2013 (Oficina / Organização). |
7. |
Pinto, Ana I. Centenário do nascimento de Ilse Losa: da denúncia às imagens de abril,2013 (Encontro / Organização). |
8. |
Pinto, Ana I. métodos de iniciação à leitura,2013 (Oficina / Organização). |
9. |
Pinto, Ana I. 19os Encontros Luso-Galaico Franceses do Livro Infantil e Juvenil ,2013 (Encontro / Organização). |
10. |
Pinto, Ana I. A literatura também preparou abril: literatura para a infância e neorrealismo,2012 (Encontro / Organização). |
11. |
Pinto, Ana I. 1º Concurso Literário da ESE,2012 (Concurso). |
12. |
Pinto, Ana I. O canto da Tila: Homenagem a Matilde Rosa Araújo ,2011 (Outro / Organização). |
13. |
Pinto, Ana I. 17os Encontros Luso-Galaico Franceses do Livro Infantil e Juvenil ,2011 (Encontro / Organização). |
14. |
Pinto, Ana I. encontro Entr’artes ,2011 (Encontro / Organização). |
15. |
Pinto, Ana I. 36 anos 25 de abril: Literatura | Música | Cinema | Exposição de livros,2010 (Encontro). |
16. |
Pinto, Ana I. Ditadura e Liberdade, Literatura e Cinema,2009 (Encontro / Organização). |
17. |
Pinto, Ana I. 1º concurso Literário Infanto-juvenil,2008 (Concurso / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Pinto, Ana Isabel. Júri de provas de português de acesso aos mestrados profissionalizantes da ESEP, 2016. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa / V Fórum Ibero-Americano de Literacias , 2016 (Simpósio). Nome do evento: V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa / V Fórum Ibero-Americano de Literacias ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
1º Colóquio Internacional Ler e Ser , 2014 (Encontro). Nome do evento: 1º Colo´quio Internacional Ler e Ser ; Nome da Instituição: Ajudaris;FLUP, CMPorto, Colégio Efanor, Porto Editora, Centro de Formação Júlio Resende; Cidade do evento: Porto / Biblioteca Almeida Garrett. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pinto, Ana Isabel. Malasartes: cadernos de Literatura para a Infância e a juventude, de 2008/10/13 até 2016/07/15, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Porto Editora.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
16 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
6 |
Jornais de notícias Newspapers |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
32 |
Processos ou técnicas Processes or techiniques |
2 |
Processos ou técnicas sem registo ou patente Processes or techiniques without patent or official record |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
30 |
Dados complementares (Additional data) |
4 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
2 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1923
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-01-2021
às
23:21:06
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|