Retoma gradual das atividades presenciais
da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Sendo essencial continuar a garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos os que se deslocarem à ESECS, decorrido um mês após a cessação do estado de emergência, e enquanto se mantiver a situação de Pandemia causada pelo vírus SARS-CoV -2 e doença COVID-19;
Tendo em conta as orientações para a retoma gradual das atividades presenciais no Politécnico de Leiria, previstas nos Despachos n.º 120/2020 de 22 de abril e n.º 136/2020, de 21 de maio, do Sr. Presidente do Politécnico de Leiria, e a Recomendação, de 30 de abril de 2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, às instituições científicas e de ensino superior, relativamente à cessação do estado de emergência;
Torna-se necessário rever as medidas que regulam a entrada e permanência nas instalações da ESECS, para a realização de atividades de suporte ao ensino a distância, investigação e prestação de serviços.
As presentes medidas continuam a orientar-se pelo princípio da minimização de risco, nomeadamente tendo em conta as orientações de ocupação máxima dos espaços, higienização, etiqueta respiratória e distanciamento social, apelando-se ao seu cumprimento e à cooperação ativa de todos os que utilizam as instalações da ESECS, nomeadamente adotando um comportamento responsável e cumprindo rigorosamente as práticas recomendadas.
As medidas instituídas continuarão a ser objeto de monitorização sistemática e atualização, em função das necessidades verificadas com a evolução da atual situação, pelo que se aconselha a sua consulta sempre que se deslocar ao campus 1.
Entrada e permanência nas instalações da ESECS
Utilização de equipamentos informáticos por estudantes
Utilização de outros espaços por estudantes
Utilização de espaços por docentes e técnicos
Outras medidas técnicas e organizacionais de segurança e saúde
Entrada e permanência nas instalações da ESECS
- A entrada nas instalações deverá efetuar-se, preferencialmente, pelo Edifício A.
- Não deve entrar nas instalações da ESECS, se:
1. Sentir algum sintoma associado à covid-19, entre os quais tosse, febre e dificuldade respiratória.
2. Manteve contacto próximo com casos confirmados ou suspeitos de covid-19. - Antes de entrar nas instalações, deve desinfetar as mãos. Se tal não for possível, deve lavar as mãos logo que entrar, cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a forma de higienização das mãos.
- Durante a permanência nas instalações, deve cumprir as recomendações da DGS sobre higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento físico. Nesse sentido:
1. Na entrada, deve dirigir-se à portaria e informar que irá utilizar as instalações.
2. É obrigatório o uso de máscara.
3. Deve evitar o contato físico, nomeadamente na entrega de equipamentos ou documentos.
4. Deve assegurar uma distância mínima de 2 metros das outras pessoas, em espaços fechados, e de 1 metro em espaços abertos.
5. Deve lavar as mãos com frequência e sempre que contactar com outras pessoas, bem como equipamentos de uso partilhado (Ex: fotocopiadoras, telefones, teclados, ratos).
6. Apenas deve entrar uma pessoa por vez nos WC, verificando a informação assinalada na porta de acesso aos WC.
7. Deve desinfetar as mãos imediatamente antes de sair.
8. Deve informar a portaria que irá abandonar as instalações.
Utilização de equipamentos informáticos por estudantes
- Apenas poderá aceder ao espaço na sequência de autorização, solicitada presencialmente junto da portaria da ESECS.
- Na portaria, os interessados deverão exibir o cartão de estudante ou outro documento de identificação e confirmar a disponibilidade de computador.
- Apenas poderão ser utilizados os computadores com a identificação de DISPONÍVEL* e, preferencialmente, utilizando luvas.
*Esta identificação significa que o equipamento se encontra desinfetado. - O mesmo equipamento não pode ser utilizado, em simultâneo, por mais do que uma pessoa.
- De forma a permitir um maior acesso aos computadores, o equipamento não deve ser usado por um período superior a 3 horas.
- Decorrido este período, é possível continuar a utilizar o computador, no caso de não existirem outras pessoas a aguardar ou de existirem outros equipamentos disponíveis.
- Após 30 minutos de ausência do posto de trabalho ocupado, e em caso de existência de outras pessoas em espera, serão retirados os objetos pessoais e o equipamento será desinfetado e cedido a outro interessado.
- Deverá ser sempre assegurado o cumprimento das medidas gerais de ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS INSTALAÇÕES DA ESECS.
| ESPAÇOS DISPONIBILIZADOS |
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Sala A.0.17 |
Sala A.1.7 |
Sala B.0.32 |
Sala D.1.2 |
No espaço comum do piso 1 do Edifício D |
Utilização de outros espaços por estudantes
- Apenas poderá aceder ao espaço na sequência de autorização, solicitada previamente por email para esecs@ipleiria.pt.
- Será dada preferência aos estudantes finalistas.
- Após comunicação da autorização, os interessados deverão exibir, na portaria, o seu cartão de estudante ou outro documento de identificação e requerer a chave do espaço.
- No manuseamento dos equipamentos devem ser utilizadas, preferencialmente, luvas.
- O mesmo espaço não pode ser utilizado, em simultâneo, por mais do que uma pessoa.
- De forma a permitir um maior acesso aos espaços, o espaço não deve ser usado por um período superior a 3 horas.
- Decorrido este período, é possível continuar a utilizar o espaço, no caso de não existirem outras pessoas a aguardar ou de existirem outros espaços disponíveis.
- Após 30 minutos de ausência do espaço ocupado, e em caso de existência de outras pessoas em espera, serão retirados os objetos pessoais e o espaço será desinfetado e cedido a outro interessado.
- Deverá ser sempre assegurado o cumprimento das medidas gerais de ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS INSTALAÇÕES DA ESECS.
Utilização de espaços por docentes e técnicos
3. Não é necessário efetuar agendamento para utilização dos gabinetes de docentes, cabendo, no entanto, aos utilizadores, acautelar o distanciamento social e a ocupação de uma área mínima de 5 m2 por pessoa. Sugere-se ainda a utilização dos gabinetes em regime de rotatividade de dias (ou períodos do dia) ou semanas alternadas.
Atendimento ao público
Assim:
1. O horário de abertura do campus 1 será alargado até às 22 horas, nos dias úteis, e até às 13 horas, ao sábado.
2. Todos os serviços da ESECS passarão a encontrar-se abertos ao público. No entanto, por questões de segurança e saúde, aconselha-se que continue a dar preferência ao atendimento não presencial: por email ou telefone.
| I. REQUISIÇÕES DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E INSTRUMENTOS | |
| • O serviço de requisições (requisição e devolução) será assegurado presencialmente na sequência de pré-agendamento, solicitado por email ou telefone. • A entrega de equipamentos ou documentos será realizada sem contacto físico, cumprido os procedimentos de desinfeção. |
Horário: 9H00-12H30 /14H00-17H30 CONTACTOS E-mail: requisicoes.esecs@ipleiria.pt Tel.: + 351 244 829 400 |
| II. ESTUDANTES INTERNACIONAIS / MOBILIDADES | |
| O atendimento presencial aos estudantes internacionais e a todos os que se encontrem ou pretendam realizar mobilidade será assegurado na sequência de pré-agendamento, solicitado para o email, ou telefone. | Horário: 9H00-12H30 /14H00-17H30 CONTACTOS E-mail: internacional.esecs@ipleiria.pt margarida.cerejo@ipleiria.pt Tel.: + 351 244 829 400 + 351 244 829 472 |
| III. SERVIÇOS ACADÉMICOS | |
| Consulte aqui o Horário, Contactos e Informação sobre procedimentos a adotar a partir de 1 de junho.. | |
| IV. SERVIÇOS INFORMÁTICOS | |
| O atendimento presencial será assegurado na sequência de pré-agendamento, solicitado para o email, ou telefone. | Horário: 9H00-12H30 /14H00-17H30 CONTACTOS E-mail: suporte.dsi@ipleiria.pt Tel.: + 351 244 820 391 |
| V. BIBLIOTECA | |
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Consulte aqui o Horário, Contactos e Informação sobre procedimentos a adotar a partir de 1 de junho. |
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Outras medidas técnicas e organizacionais de segurança e saúde
- Será fornecido equipamento de proteção individual (EPI) a todos os trabalhadores.
- Será dada continuidade à disponibilização de desinfetante para as mãos em locais convenientes.
- Para limitação da capacidade máxima dos espaços, será controlado e registado o acesso às instalações.
- Os meios de acesso comuns (como escadas, portas, elevadores e instalações sanitárias) serão adaptados para garantir a distância segura, nomeadamente através de marcação no pavimento ou com informação visível.
- Nos espaços comuns, as distâncias seguras serão identificadas nos pavimentos, através de marcação visível.
- Nas áreas comuns, as mesas e cadeiras serão dispostas com distância de segurança e podendo ser estabelecidos turnos de utilização.
- A limpeza dos espaços será reforçada, quer pelo aumento da frequência, quer pela utilização de produtos adequados para limpeza e desinfeção dos espaços, especialmente superfícies com as quais haja um contacto frequente (Ex: mesas, maçanetas, interruptores, instalações sanitárias).
- Será dada continuidade à ventilação dos espaços, preferencialmente através do reforço da ventilação natural, pelo arejamento dos locais de trabalho, que será assegurado, pelo menos duas vezes por dia.