Tudo o que precisas de saber!
Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria dispõe de diversas Unidades de Alojamento, em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, com um total de 777 camas.
As características dos edifícios diferem em quase todas as Unidades de Alojamento, maioritariamente constituídas por quartos duplos, com casa de banho privativa ou partilhada. Em regra, os quartos estão mobilados com cama individual, mesa-de-cabeceira, armário, estante, secretária e cadeira.
Dispõem ainda de salas de refeição, salas de estudo e de convívio e espaços exteriores à disposição de todos os estudantes alojados.
Destinam-se a acolher os estudantes do Politécnico de Leiria, preferencialmente, os estudantes bolseiros beneficiários da Bolsa de Estudo atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior.
> Roupa de cama e atoalhados – Disponibilizamos, gratuitamente, roupa de cama (lençóis, cobertor e edredon/colcha), toalha de banho e de rosto.
> Serviço de lavandaria – Trata-se de um serviço gratuito para o tratamento da roupa de cama e atoalhados disponibilizados pelos Serviços de Ação Social. Semanalmente deves fazer a troca de roupa na lavandaria da tua Unidade de Alojamento, no horário definido para o efeito.
> Serviço de lavandaria self-service (exceto no Hotel Escola) – Caso pretendas, poderás utilizar este serviço para tratamento da tua roupa pessoal. O serviço tem custos, consulta a tabela de preços.
> Internet wireless – Serviço disponível sem custo adicional para o estudante.
> Aquecimento central – Em horário pré-definido pelos serviços.
> Higienização das áreas comuns e manutenção das salas de refeições – Realizada diariamente pelos nossos serviços.
> Sala de refeições – Equipadas com frigorífico e micro-ondas para que possas aquecer e tomar as tuas refeições. Deverás trazer os teus utensílios de cozinha (pratos, copos, talheres) e não são permitidos equipamentos elétricos (tostadeiras, torradeiras, máquinas de café, fornos elétricos, entre outros,).
> Serviço de apoio e supervisão das instalações – Garantido por uma equipa de profissionais que assegura o teu bem-estar e segurança durante o período diurno e noturno.
Consulta a informação disponível sobre os procedimentos de candidatura.
Na notificação do resultado da tua candidatura, podes aceitar ou recusar a atribuição de alojamento. É imprescindível que efetues esta etapa, para confirmarmos se pretendes ou não ficar alojado(a) nas nossas Unidades de Alojamento.
Primeiro que tudo, que és muito bem-vindo(a)! Esperamos que seja um início de uma nova etapa repleta de sucessos académicos e pessoais e que te sintas bem naquela que é agora a tua nova casa!
Elencamos alguma informação para que possas preparar melhor a tua vinda e partilhar a informação com os teus pais e familiares:
> Para teres acesso ao quarto, tens de fazer check-in em dias úteis (de segunda a sexta-feira), no horário entre as 9h00 – 12h30 e 14h00 -17h00.
> A entrada na Unidade de Alojamento é formalizada através da assinatura de um contrato de alojamento, celebrado entre ti e os Serviços de Ação Social.
> Irás preencher uma ficha de residente e um auto de entrada, com os teus dados pessoais e contactos, bem como outras informações que consideres que sejam úteis para o nosso conhecimento, por exemplo algum problema de saúde que exija cuidados especiais em caso de emergência.
> No auto de entrada, irás também declarar que tomaste conhecimento do Regulamento de Funcionamento, comprometendo-te a cumpri-lo e ficando responsável pela higienização e pela conservação do quarto, do mobiliário, assim como do equipamento de uso coletivo.
> O acesso às Unidades de Alojamento realiza-se através de um sistema automático de abertura de portas com tecnologia RFID. Esta tecnologia está presente em diversos cartões, entre os quais o teu cartão de estudante do Ensino Secundário, cartão multibanco ou no teu cartão de estudante de Ensino Superior. Caso tenhas um destes cartões, será útil para fazer a necessária configuração. Caso não tenhas um cartão com estas características, não te preocupes, podemos apresentar-te uma solução!
> O pagamento das mensalidades do alojamento, é efetuado, preferencialmente, através de débito direto em conta.
> O estudante bolseiro, alojado nas nossas Unidades de Alojamento, para além do valor da bolsa de estudo, recebe também o complemento de alojamento no valor de 76,79€, que corresponde à mensalidade base do alojamento em quarto duplo.
> Existem dois prazos distintos para pagamento do alojamento:
Bolseiros – Até cinco dias úteis, a contar da data do recebimento do complemento do mês a que respeita.
Restantes casos – Até ao dia 10 do mês a que respeita ou até ao dia útil seguinte, no caso de ser fim-de-semana ou feriado.
Se aderires ao débito direto não tens de te preocupar com o prazo de pagamento. Deves, no entanto, certificar-te que tens saldo suficiente na conta para que a cobrança seja bem-sucedida.
> As Unidades de Alojamento têm normas de funcionamento, que são importantes que conheças. O Regulamento de Funcionamento define direitos e deveres dos estudantes alojados, condições de acesso e utilização, entre outras informações que visam garantir a tua segurança, bem-estar e conforto, por esse motivo recomendamos a sua leitura.
> Receberás uma chave do teu quarto. A tua chave é pessoal e intransmissível e por questões de segurança, nunca a deves ceder a terceiros. Em caso de perda ou extravio da mesma, deverás informar de imediato os nossos serviços!
> Caso pretendas utilizar a roupa cedida pelos Serviços, deverás ter atenção aos cuidados previstos para troca semanal de roupa, bem como a sua correta utilização. Se assim o entenderes, poderás utilizar a tua própria roupa de cama e toalhas, ficando o seu tratamento sob a tua responsabilidade.
> Se utilizares os espaços de refeição, contribui mantendo-os limpos e arrumados após cada utilização. Mais do que nunca, o cuidado e atenção na higiene dos espaços contribui para o bem-estar e saúde de todos.
> Enquanto estudante alojado(a), poderás integrar a Comissão de Residentes. Informa-te na tua Unidade de Alojamento ou consulta o Regulamento de Funcionamento.
> Mensalmente os serviços procedem à verificação das condições de higienização do teu quarto. O calendário de vistorias é divulgado no início de cada ano letivo e estará sempre disponível para consulta na tua Unidade de Alojamento.
E não menos importante…
> Recorda-te que as Unidades de Alojamento são espaços partilhados por outros residentes, com hábitos e costumes que poderão ser diferentes dos teus. Saber viver em comunidade é uma aprendizagem constante e são experiências que mais tarde irás certamente recordar!
> Partilha a tua opinião connosco sempre que tiveres uma sugestão que contribua para a melhoria do serviço ou sempre que sentires que precisas do nosso apoio.
> Contamos contigo e com a tua postura ativa no dia-a-dia da tua Unidade de Alojamento, contribuindo para a integração de todos e para o bom funcionamento da mesma!
Se infelizmente não foi possível atribuirmos-te um quarto nas nossas Unidades de Alojamento, terás que procurar uma opção de alojamento particular.
Sabemos que nem sempre é um processo simples, mas com calma e consultando a informação certa, verás que não é impossível encontrares um quarto com as condições que pretendes.
> Consulta a nossa Plataforma de Alojamento Particular – que divulga anúncios de quartos e imóveis para arrendar em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.
> Procura ajuda na tua Escola ou na Associação de Estudantes para encontrares mais anúncios.
> Pesquisa online nas redes sociais e outras plataformas de divulgação de arrendamento de quartos (OLX, Imovirtual, BQuarto …)
> Visita a tua nova cidade! Verás que encontrarás nas ruas alguns imóveis com placas a anunciar o arrendamento.
Se não conheces a cidade para onde irás estudar, bem como a localização da tua Escola, é importante que tentes obter toda informação que te permita procurar um quarto numa zona onde gostarias de morar (mais próximo da escola, do centro da cidade ou da central de autocarros, entre outros!). O Google Maps costuma ser uma ferramenta útil!
Ao longo do ano letivo, sempre que surjam vagas, os Serviços de Ação Social contactam os estudantes que não foram inicialmente admitidos.
Os apoios previstos destinam-se apenas a estudantes que sejam beneficiários da Bolsa de Estudo atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior e são os seguintes:
> Para estudantes bolseiros que estão alojados nas Unidades de Alojamento do Politécnico de Leiria – Complemento de Alojamento no valor mensal de 76,79€ (igual à mensalidade do quarto duplo).
> Para estudantes bolseiros, que efetuaram a candidatura ao alojamento dentro do prazo e não tenham sido admitidos por falta de vaga, caso apresentem um contrato de arrendamento validado pela Autoridade Tributária e respetivo recibo mensal comprovativo de pagamento – Complemento de Alojamento no valor mensal até 219,41€.
Sim. Deves comunicar aos serviços a nova data de entrada.
Sim. Em cada um dos campi do Politécnico de Leiria existem Unidades Alimentares. Conhece mais aqui !
Sim. Confirma sempre a lotação máxima permitida.
Como medida preventiva do Covid-19, para se minimizar o risco de contágio, não estás autorizado(a) a receber visitas, nem a permitir a entrada de outros residentes no teu quarto.
Sim, desde que cumpras as orientações da Direção-Geral de Saúde no que respeita ao uso de máscara no trajeto de e para casa e na relação com os teus familiares e amigos.
Deves comunicar aos serviços através do telemóvel interno de emergência e os serviços prestarão o apoio necessário. Os números encontram-se disponíveis aqui.
Sim, mas face à atual situação do País, apenas o estudante poderá visitar as instalações.
Em alternativa, recomendamos que faças uma visita virtual ou consultes a galeria de imagens:
Caldas da Rainha | Residência de Estudantes Masculina Mestre António Duarte
Caldas da Rainha | Residência de Estudantes Feminina Rafael Bordalo Pinheiro
Peniche | Residência de Estudantes Feminina de Peniche
Peniche | Hotel Escola
Tens todos os contactos, moradas e coordenadas geográficas das nossas Unidades de Alojamento aqui.
Contacta os Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria, através do e‑mail sas@ipleiria.pt ou por contacto telefónico – 244 830 640.
Publicações
Condições e Critérios de Atribuição de Alojamento
Calendário de Vistorias 2020/2021
Links Úteis
Informação COVID-19 – Politécnico de Leiria
Serviços de Alimentação dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria
SAPE – Serviço de Apoio ao Estudante do Politécnico de Leiria
SNS – Apoio à saúde mental durante o COVID
COVID 19 – Direção Geral de Saúde
