Politécnico de Leiria dinamiza “Verão com Ciência” com ações de formação e investigação para 49 bolseiros
O Politécnico de Leiria vai proporcionar quatro ações de formação e investigação, com a oferta de 49 bolsas de investigação, no âmbito do programa “Verão Com Ciência” promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES). A iniciativa decorre entre os meses de julho e outubro co quatro programas que decorrem na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria. Os programas serão dinamizados pelas unidades de investigação MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo; IT – Instituto de Telecomunicações e LSRE/LCM – Laboratório de Processos de Separação e Reação/Laboratório de Catálise e Materiais.
“Exploração e Valorização dos Recursos Marinhos” e “Monitorização e Gestão dos Recursos Marinhos” são os nomes das escolas de verão incluídas no programa dinamizado pelo Politécnico de Leiria, que conta ainda com as ações “Estudo da experiência turística e análise da eficácia relativa da promoção turística usando dispositivos de interface cérebro-computador”, e “Sustentabilidade na Engenharia – Práticas de Investigação”. Estas ações consistem em iniciativas integradas de I&D e formação superior, a desenvolver presencialmente com estudantes, docentes e investigadores, e que, no âmbito do “verão com Ciência”, têm como objetivo contribuir para o processo de estabilização económica e social, através de qualificação superior.
O “verão com Ciência” está inserido no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), promovido na sequência da pandemia de COVID-19, para a valorização da capacidade científica, tecnológica e académica existente em Portugal e a sua relação com a sociedade. Pretende-se, desta forma, apoiar iniciativas integradas de I&D e formação superior, que podem estar ligados ao desenvolvimento de soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social, de resposta à pandemia de COVID-19.
As “Escolas de verão” são desenvolvidas em Politécnicos e Universidades no verão de 2020, em todas as áreas do conhecimento, em articulação com instituições públicas e privadas. As ações decorrem dentro de um período de três meses e são orientadas para complementar iniciativas formativas existentes e com estágios de I&D em equipas com projetos de investigação em curso.