
Retoma gradual dos serviços das Bibliotecas do Politécnico de Leiria
3.ª Fase | 24 de agosto de 2020
Os espaços comuns para consultas e estudos das Bibliotecas do Politécnico de Leiria serão reabertos a 24 de agosto de 2020, dando seguimento ao Despacho N.º 195/2020, de 24 de julho, da Presidência do Politécnico de Leiria, tendo em conta os resultados positivos da retoma gradual que tem sido implementada nas Escolas e Serviços do Politécnico de Leiria, em condições de segurança para todos.
1. Se tem sintomas ou foi diagnosticado com COVID-19, por favor não frequente os espaços das Bibliotecas;
2. A capacidade de utilização foi reduzida para garantir a distância de segurança e as recomendações das autoridades de saúde e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas nacional;
3. O acesso às Bibliotecas é condicionado uma vez que os espaços têm uma lotação máxima prevista na lei. Por isso, excecionalmente e até indicações em contrário em termos de condições de saúde pública, as Bibliotecas apenas poderão ser utilizadas por membros da comunidade académica do Politécnico de Leiria;
4. Portanto, os utilizadores externos (Nº 3 do art.º 3º das Normas de Funcionamento) apenas poderão aceder às Bibliotecas para requisitarem e devolverem obras, não sendo possível permanecerem nas mesmas. Encontram-se neste grupo:
a) Os antigos estudantes e antigos docentes e técnicos e administrativos do Politécnico de Leiria;
b) Os utilizadores externos que tenham regularizado o pagamento da taxa relativa ao período anual de utilização das Bibliotecas do Politécnico de Leiria;
c) Os utilizadores externos que se encontrem abrangidos, de forma expressa, por protocolos de colaboração com o Politécnico de Leiria.
Os restantes utilizadores externos que não se encontrem numa das categorias acima indicadas não poderão utilizar os espaços das Bibliotecas do Politécnico de Leiria.
5. O acesso às Bibliotecas só é permitido com uso obrigatório de máscara, higienização das mãos à entrada e manutenção do distanciamento social aconselhado pelas autoridades de saúde;
6. As Bibliotecas atendem às condições adequadas de limpeza e desinfeção;
7. Os utilizadores deverão respeitar obrigatoriamente a sinalética existente nos espaços das Bibliotecas e circular apenas pelas zonas permitidas;
8. Os utilizadores devem usar as escadas. O elevador existente só poderá ser usado por utilizadores com necessidades especiais;
9. Deverá ser feita nos Balcões de Atendimento das Bibliotecas a reserva de um lugar de estudo ou de um posto de computador que os utilizadores pretenderem frequentar. A reserva é feita por ordem de chegada;
10. A reserva ficará sujeita à existência de vaga no conjunto dos lugares disponíveis;
11. A higienização do lugar de estudo ou posto de computador será feita também com a colaboração dos utilizadores. Para isso, será disponibilizado álcool gel, toalhitas e um identificador que indicará que o posto se encontra higienizado depois da sua utilização;
12. Serão disponibilizados apenas os Gabinetes de Trabalho em Grupo da Biblioteca do campus 2 (Biblioteca José Saramago) que possuem janela. Os referidos gabinetes poderão ser usados apenas por 2 pessoas, durante 3h, e mediante reserva prévia no Balcão de Atendimento;
13. A higienização mas mesas e cadeiras dos Gabinetes de Trabalho em Grupo será feita também com a colaboração dos utilizadores. Para isso, será disponibilizado álcool gel, toalhitas e um identificador que indicará se se encontram higienizadas depois da sua utilização;
14. A reserva dos Gabinetes de Trabalho em Grupo ficará sujeita à existência de vaga no conjunto dos espaços disponíveis;
15. As obras disponíveis nas estantes só poderão ser retiradas pelos colaboradores. Para isso, deverão previamente pesquisar as obras no catálogo em https://www.ipleiria.pt/sdoc/ e indicar quais as que pretendem. Os colaboradores das Bibliotecas irão buscá-las e colocá-las no posto de trabalho reservado;
16. As obras devolvidas ficarão um período em quarentena e só poderão ser requisitadas após este período de isolamento;
17. Quando as Bibliotecas atingirem a sua lotação máxima, afixarão na porta de entrada essa mesma informação e só permitirão a entrada de utilizadores para requisição e devolução de obras.
O horário de funcionamento está disponível clicando aqui
1. Empréstimo e devolução de obras. Envio pelo correio para os utilizadores que não possam deslocar-se às Bibliotecas;
2. Digitalização de partes de obras através do preenchimento do formulário, para os utilizadores que não possam deslocar-se às Bibliotecas;
3. Acesso limitado às salas de estudo;
4. Acesso limitado a computadores;
5. Pesquisa bibliográfica e apoio na consulta a bases de dados;
6. Formação online através da disponibilização de webinars;
7. Apoio a docentes e investigadores no depósito de trabalhos científicos no repositório e atribuição de DOI e ISBN a publicações científicas.
1. Acesso às estantes inacessível aos utilizadores.
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Gradual resumption of the services of the Libraries of the Polytechnic of Leiria
3rd Phase | August 24, 2020
The common spaces for consultations and studies of the Libraries of the Polytechnic of Leiria will be reopened on August 24, 2020, following on from Order No. 195/2020, of July 24, of the Presidency of the Polytechnic of Leiria, taking into account account the positive results of the gradual recovery that has been implemented in the Schools and Services of the Polytechnic of Leiria, in conditions of safety for all.
1. If you have symptoms or have been diagnosed with COVID-19, please do not visit the Library spaces;
2. The capacity of use has been reduced to guarantee the safety distance and the recommendations of the health authorities and the National Directorate of Books, Archives and National Libraries;
3. Access to the Libraries is conditioned since the spaces have a maximum capacity provided by law. For this reason, exceptionally and until otherwise indicated in terms of public health conditions, the Libraries may only be used by members of the academic community of the Polytechnic of Leiria;
4. Therefore, external users (Nr. 3 of article 3 of the Operating Rules) will only be able to access the Libraries to request and return works, and it is not possible to remain in them. They are in this group:
a) Former students and former teachers and technicians and administrators of the Polytechnic of Leiria;
b) External users who have regularized the payment of the fee for the annual period of use of the Libraries of the Polytechnic of Leiria;
c) External users who are expressly covered by collaboration protocols with the Polytechnic of Leiria.
The remaining external users who are not in one of the categories indicated above will not be able to use the spaces of the Libraries of the Polytechnic of Leiria.
5. Access to the Libraries is only allowed with mandatory use of a mask, hand hygiene at the entrance and maintenance of the social distance recommended by the health authorities;
6. Libraries meet the appropriate conditions for cleaning and disinfection;
7. Users must obligatorily respect the signs existing in the spaces of the Libraries and circulate only in the permitted areas;
8. Users must use the stairs. The existing elevator can only be used by users with special needs;
9. Reservation of a study place or a computer station that users intend to attend should be made at the Libraries’ Service Counters. The reservation is made on a first come, first served basis;
10. The reservation will be subject to the existence of a vacancy in all available places;
11. The cleaning of the study place or computer station will also be done with the collaboration of users. For this, alcohol gel, wipes and an identifier will be made available to indicate that the station is sanitized after use;
12. Only the Group Work Offices of the Campus 2 Library (José Saramago Library) that have a window will be available. These offices can only be used by 2 people, for 3 hours, and upon prior reservation at the Customer Service Desk;
13. The cleaning of tables and chairs in the Group Work Offices will also be carried out with the collaboration of users. For this, alcohol gel, wipes and an identifier will be provided to indicate if they are sanitized after use;
14. The reservation of the Group Work Offices will be subject to the existence of a vacancy in the set of available spaces;
15. The books available on the shelves can only be removed by employees. To do so, first search the works in the catalog at https://www.ipleiria.pt/sdoc/ and indicate which ones they want. Library staff will pick them up and place them in the reserved workstation;
16. The returned works will be in a quarantined period and can only be requested after this isolation period;
17. When the Libraries reach their maximum capacity, they will post that same information on the entrance door and only allow users to enter for requisition and return of works.
The opening hours are available clicking here
1. Book loan and return. Users who cannot go to the libraries may send the books by postal mail service;
2. Digitization of parts of works for users who cannot go to the libraries, by filling in the form;
3. Limited access to study rooms;
4. Limited access to computers;
5. Bibliographic research and support for consulting databases;
6. Online training through the provision of webinars;
7. Support for teachers and researchers in the deposit of scientific papers in the repository and assigning DOI and ISBN to scientific publications.
1. Access to shelves inaccessible to users.