Maria Helena Lopes Damião da Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
27/01/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Helena Lopes Damião da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, Maria Helena Lopes Damião da |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Rua do Colégio Novo Coimbra 3000--801 Coimbra Portugal Correio electrónico: hdamiao@fpce.uc.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2001 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências da Educação.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1992 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Provas A. P. C.C. na área das Ciências da Educação.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1980-1985 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jul/2006-Actual |
Professor Auxiliar |
Jul/2001-Jun/2006 |
Professor Auxiliar |
Fev/1992-Jun/2001 |
Assistente |
Nov/1987-Jan/1992 |
Assistente Estagiário |
Universidade Católica Portuguesa |
Out/1986-Set/1987 |
Assistente |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos de Investigação Científica em Pedagogia(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Planificação e Intervenção Psicopedagógica(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria Curricular(Docente)
- Desenvolvimento Curricular(Docente)
- Unidade de Observação e de Intervenção - Psicopedagogia e Formação de Professores(Monitor)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas de Observação de Situações Educativas(Regente)
- Orientação de Seminário e Estágio no 2.º Ciclo Estudos - Psicopedagogia e Formação de Professores(Monitor)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Questões de Epistemologia Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Modelos de Ensino e Formação de Professores(Docente)
|
Curso»Academic program: Doutoramento em Ensino das Ciências Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Análise e Desenvolvimento Curricular no Ensino das Ciências(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação e Sociedade do Conhecimento Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Análise do Discurso Educativo Contemporâneo(Docente)
- Questões de Epistemologia Educacional(Docente)
- Métodos de Investigação Científica em Pedagogia(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Serviço Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Planificação e Intervenção Sócio-Educativa(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino - Faculdade de Letras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Organização do Sistema Educativo(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Organização do Sistema Educativo(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Formação de Professores(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Orientação de Seminários na área de Formação e Tecnologia Educativa(Monitor)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Orientação de Estágios nas áreas de:Planificação e Inovação Educacional;Educação de Adultos;Formação e Tecnologia Educativa(Monitor)
|
Curso»Academic program: Profissionalização em Serviço - Faculdade de Ciências e Tecnologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Educacional (Docente)
- Desenvolvimento curricular(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Epistemologia das Ciências da Educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Psicologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação (Docente)
|
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional - Faculdade de Ciências e Tecnologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminários destinados a alunos em transição para o Estágio Pedagógico - Da planificação à interacção pedagógica(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Pedagógica(Docente)
|
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional - Faculdade de Letras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas da Educação - componentes teórica e prática (Docente)
|
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional - Faculdade de Ciências e Tecnologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminários destinados a alunos em transição para o Estágio Pedagógico - Primeiros passos na profissão: dimensões da função
docente(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Recursos e Tecnologias Educativas(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas da Educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Recursos e Tecnologias Educativas(Docente)
|
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional - Faculdade de Ciências e Tecnologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Educacional - prática(Docente)
|
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional - Faculdade de Letras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas da Educação - componentes teórica e prática (Docente)
|
Universidade Católica Portuguesa |
Curso»Academic program: Licenciatura em Gestão e Desenvolvimento Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução à Psicologia(Docente)
- Psicologia Social(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Jan/2001-2009 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Membro do Conselho Científico |
Set/1996-1997 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Membro do Conselho Pedagógico |
Jan/1993-1995 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Membro da Comissão de Redacção da Revista Portuguesa de Pedagogia |
Out/1993-1994 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Membro do Conselho Pedagógico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2010-Actual |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
-
Coordenadora do Mestrado Académico de Educação e Sociedade do Conhecimento |
Set/2008-Actual |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
-
Co-coordenadora da Área de Psicopedagogia e Formação de Professores e do Estágio da mesma área |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Jan/2005-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Consultora do Centro de Formação de Professores de Águeda, função que implica participação na elaboração de planos de formação
contínua de professores, acompanhamento de acções de formação e elaboração de pareceres sobre as mesmas |
Jan/2005-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Colaboração com a Associação Luso-Espanhola de Pedagogia na elaboração de pareceres sobre acções de formação contínua de professores |
Jan/2006-Mar/2006 |
|
Serviço realizado»Executed service: Na Universidade do Porto leccionou um módulo de formação no Departamento de Química— Observação do ensino e da aprendizagem,
destinado a professores orientadores de estágio e estagiários |
Out/2001-2004 |
|
Serviço realizado»Executed service: Em diversos Cursos de Pós-Graduação leccionou e orientou a leccionação de Metodologia da investigação em educação na Licenciatura
em Gestão e Desenvolvimento Social da Universidade Católica Portuguesa |
Nov/1987-1997 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Psicologia dos Grupos, incluída no Plano de Estudo de diversos Cursos de Especialização da Escola Dr.
Ângelo da Fonseca |
Out/1993-1994 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Psicologia dos Grupos. Disciplina incluída no Plano de Estudo do Curso de Base da Escola Dr. Bissaya
Barreto |
Out/1988-1994 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Psicologia dos Grupos. Disciplina incluída no Plano de Estudo de diversos Cursos de Especialização da
Escola Dr. Bissaya Barreto |
Out/1992-1993 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Recursos Educativos. Disciplina incluída no Plano de Estudos do Curso de Formação de Professores de
Educação Moral e Religiosa Católica |
Mai/1992-Jul/1992 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Simulação Pedagógica. Módulo de 44 horas, integrado do Curso de Animadores de Formação em Tecnologias
da Informação em Contextos Educativos, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto |
Out/1990-1991 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Recursos Educativos. Disciplina anual com carácter teórico e prático, incluída no Plano de Estudo de
Formação de Professores da Escola Superior de Educação de Coimbra |
Nov/1987-1991 |
|
Serviço realizado»Executed service: Leccionou, a convite, Psicologia Educacional. Disciplina incluída no Plano de Estudo do Curso de Formação de Professores-Enfermeiros
da Escola Dr. Ângelo da Fonseca |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Mar/2010-Mar/2010 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos do Curso de Licenciatura, subordinada ao título: Atendimento ao público: competências de comunicação |
Mar/2009-Mar/2009 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos do Curso de Licenciatura, subordinada ao título: Atendimento ao público: competências de comunicação
|
Set/2007-2008 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - No Curso de Pedagogia Universitária, leccionou a convite da Doutora Maria da Graça Bidarra, uma Aula subordinada ao título:
O erro no desempenho profissional dos professores |
Set/2007-2008 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - No Curso de Supervisão Pedagógica leccionou a convite da Doutora Maria Augusta Nascimento, uma Aula subordinada ao título:
Avaliação do desempenho profissional dos docentes |
Dez/2007-Dez/2007 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Colaborou, a convite, com a Universidade Autónoma de Barcelona, na Faculdade de Psicologia onde leccionou 2 aulas em Curso
de Pós-Graduação: Professional error: Conceptualization; Error in teaching: Empirical research |
Jan/2007-Jan/2007 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Na Universidade Lusófona leccionou uma aula aberta: — A validade dos métodos pedagógicos tradicionais |
Out/2006-2007 |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - No Curso de Pedagogia Universitária, leccionou a convite da Doutora Maria da Graça Bidarra, uma Aula subordinada ao título:
O erro no desempenho profissional dos professores do ensino superior |
Mar/2006-Mar/2006 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos do Curso de Licenciatura, subordinada ao título: Atendimento ao público: competências de comunicação |
Mar/2006-Mar/2006 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos do Curso de Licenciatura, subordinada ao título: Atendimento ao público: competências de comunicação |
Out/2005-Out/2005 |
Departamento de Bioquímica,Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos de Curso de Doutoramento subordinada ao título: Bem expor e bem se expor: apresentação de
trabalhos científicos |
Mar/2005-Mar/2005 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos do Curso de Licenciatura subordinada ao título: Importância da comunicação no atendimento
ao público |
Out/2004-Mar/2005 |
Departamento de Bioquímica,Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Programa faseado de aperfeiçoamento de competências destinado a alunos de Curso de Doutoramento com recurso à técnica de Micro-Ensino,
subordinado ao título: Apresentação de trabalhos científicos |
Dez/2004-Dez/2004 |
Departamento de Bioquímica,Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Seminário destinado a alunos de Curso de Doutoramento, subordinado ao título: Organização e apresentação de comunicações científicas |
Mar/2004-Mar/2004 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos do Curso de Licenciatura, subordinada ao título: Competências de comunicação no atendimento
ao público |
Fev/2004-Fev/2004 |
Faculdade de Farmácia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Comunicação destinada a alunos de Estágio Curricular, subordinada ao título: O aconselhamento farmacêutico: orientações gerais
na comunicação em farmácia comunitária |
Nov/2003-Nov/2003 |
Departamento de Bioquímica,Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos de Curso de Doutoramento, subordinada ao título: Organização e apresentação de comunicações
científicas |
Nov/2003-Nov/2003 |
Departamento de Bioquímica,Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Programa de desenvolvimento de competências destinado a alunos de Curso de Doutoramento, subordinado ao título: Aperfeiçoamento
de competências de exposição |
Set/2000-Set/2000 |
Departamento de Bioquímica,Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Aula teórica destinada a alunos de Licenciatura subordinada ao título: A arte de bem expor e de bem se expor (Seminário Artigos
e Apresentações Científicas) |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Fev/2009-Fev
/
2009
|
|
Formação profissional»Professional education: - A (in)eficácia do castigo físico, na Escola José Falcão, Miranda do Corvo
|
Abr/2008-Dez
/
2008
|
|
Formação profissional»Professional education: - Escola, família e sucesso educativo, na Escola Fernando Namora, Condeixa - A disciplina e a indisciplina: a responsabilidade partilhada, na Escola Secundária da Lousã
|
Abr/2007-Set
/
2007
|
|
Formação profissional»Professional education: - Estimulação cognitiva: clarificação de objectivos e organização de estratégias, no Instituto Educativo de Lordemão, em Coimbra - Para que (nos) serve a pedagogia, na Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar
|
Nov/2006-Nov
/
2006
|
|
Formação profissional»Professional education: - Atitudes de cidadania: planificação, ensino e avaliação, na Escola Secundária de Jaime Cortesão, em Coimbra
|
Abr/2005-Jul
/
2005
|
|
Formação profissional»Professional education: - Avaliação de competências no ensino básico e secundário: das concepções científicas à aplicação nas práticas educativas (25
horas), no Centro de Formação de Professores da Mealhada - Avaliação das aprendizagens (25 horas), no Centro de Formação de Professores Intermunicipal Egas Moniz, em Estarreja
|
Nov/2004-Dez
/
2004
|
|
Formação profissional»Professional education: - Indisciplina no espaço escolar: do diagnóstico à intervenção (25 horas), destinado a psicólogos, no Centro de Formação da
Associação de Escolas de Viseu
|
Abr/2004-Jun
/
2004
|
|
Formação profissional»Professional education: - Competências relacionais no ensino (25 horas), no Centro de Formação de Professores da Mealhada
|
Mai/2004-Mai
/
2004
|
|
Formação profissional»Professional education: - Educação de atitudes, no Colégio de São Martinho, em Coimbra
|
Abr/2003-Out
/
2003
|
|
Formação profissional»Professional education: - Educação para a cidadania: elaboração de projectos de desenvolvimento de atitudes (25 horas), no Centro de Formação de Professores
do Calhabé - Formação cívica: como educar atitudes (25 horas), no Centro de Formação de Professores de Águeda
|
Set/2003-Set
/
2003
|
|
Formação profissional»Professional education: - A indisciplina na escola (7 horas), nas II Jornadas para Pessoal não Docente, decorreu na Escola Secundária Adolfo Portela
|
Mai/2003-Mai
/
2003
|
|
Formação profissional»Professional education: - O(s) sentido(s) da (in)competência, no Colégio de São Pedro, em Coimbra
|
Jan/2002-Mai
/
2002
|
|
Formação profissional»Professional education: - (In)disciplina(s) dos alunos: a relevância da política da escola, no Colégio de São Pedro, em Coimbra - Todos os métodos são activos, na Escola Básica 2 e 3 de Taveiro - (In)eficácia pedagógica do castigo físico, na Escola Secundária de Pombal - O papel das instituições na educação e formação das crianças, no Auditório da Câmara Municipal de Pombal
|
Jan/2002-Mar
/
2002
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação centrada na escola: o papel do formador (25 horas), no Centro de Formação de Professores de Águeda
|
Mai/2001-Mai
/
2001
|
|
Formação profissional»Professional education: - Linguagem (des)educativa, na Escola Secundária de Oliveira do Hospital - null
|
Jan/2000-Mai
/
2000
|
|
Formação profissional»Professional education: - Acima de qualquer suspeita! ou algumas questões (im)pertinentes em torno do erro no desempenho docente, no Instituto Duarte
Lemos, em Águeda - (In)disciplina(s) dos alunos: a responsabilidade pedagógica dos professores, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda - Relação pedagógica e indisciplina na sala de aula, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda
|
Mai/1998-Out
/
1998
|
|
Formação profissional»Professional education: - Pré, inter e pós-agir ou o lugar da planificação na gestão de situações pedagógicas (7 horas), destinada a profissionais de
saúde, no Instituto Clínica Geral da Zona Centro - Em torno da comunicação (7 horas), integrada no Curso de Actualização para Enfermeiros, no Serviço de Pediatria do Hospital
Distrital da Figueira da Foz
|
Abr/1998-Mai
/
1998
|
|
Formação profissional»Professional education: - Relação pedagógica: análise e construção de situações relacionais (25 horas), no Centro de Formação de Professores de Águeda
|
Jan/1998-Jan
/
1998
|
|
Formação profissional»Professional education: - Não mexam na minha avaliação! ou questões em torno da avaliação das aprendizagens, na Escola Secundária Bernardino Machado,
na Figueira da Foz
|
Set/1997-Dez
/
1997
|
|
Formação profissional»Professional education: - Percursos de vida (3 horas), destinado a médicos, no Instituto de Clínica Geral da Zona Centro - Relação de ajuda em situação de crise (9 horas), destinada a enfermeiros, no Serviço de Pediatria do Hospital Distrital da
Figueira da Foz - O lugar dos objectivos pedagógicos na planificação de actividades (7 horas) destinada a profissionais de saúde, no Instituto
de Clínica Geral da Zona Centro - Comunicação pedagógica (7 horas), destinada a profissionais de saúde, no Instituto de Clínica Geral da Zona Centro - Avaliação da formação e do formador (7 horas), destinada a profissionais de saúde, no Instituto de Clínica Geral da Zona Centro
|
Out/1996-Dez
/
1997
|
|
Formação profissional»Professional education: - Investigação e inovação em situações pedagógicas (50 horas), no Centro de Formação de Professores de Águeda - Pré, inter e pós-acção: planificação e avaliação pedagogia (50 horas), no Centro de Formação de Professores de Meda - Avaliação pedagógica ou a reflexão sobre a aprendizagem e o ensino (25 horas), no Centro de Formação de Professores de Águeda - Relação pedagógica (25 horas), no Centro de Formação de Professores do Instituto Irene Lisboa, em Coimbra - Avaliação pedagógica ou a reflexão sobre a aprendizagem e o ensino (25 horas) no Centro de Formação de Professores do Instituto
Irene Lisboa, em Coimbra - Pré, inter e pós-acção ou o lugar da planificação na gestão de situações pedagógicas (25 horas), no Centro de Formação de
Professores do Instituto Irene Lisboa, em Coimbra
|
Jan/1997-Jun
/
1997
|
|
Formação profissional»Professional education: - Porque não desistir? Aspectos em torno da avaliação formal da aprendizagem, no Colégio de São Pedro, em Coimbra - Gestão da (in)disciplina, no Colégio de São Pedro, em Coimbra - Não deixe escapar nada! Aspectos críticos sobre a observação pedagógica, na Escola Fernando Caldeira, em Águeda
|
Abr/1995-Abr
/
1995
|
|
Formação profissional»Professional education: - Aprender a observar?, no Colégio de São Pedro, em Coimbra
|
Nov/1993-Jan
/
1994
|
|
Formação profissional»Professional education: - Planificação da actividade docente e Trabalho em grupo no Centro de Formação de Professores de Seia - 66 horas - Trabalho em grupo e Planificação no Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Oliveira do Bairro - 77 horas - Organização e desenvolvimento de situações pedagógicas no Centro de Formação de Professores de Carregal do Sal - 66 horas
|
Mar/1992-Mar
/
1992
|
|
Formação profissional»Professional education: - Estratégias de intervenção em situações de indisciplina, na Escola C+S de Casta-nheira de Pêra
|
Jan/1991-Mai
/
1991
|
|
Formação profissional»Professional education: - O trabalho em grupo na escola, na Escola Secundária de Pombal - O trabalho em grupo na escola, na Escola Secundária de Oliveira do Hospital - O professor face a comportamentos indisciplinados, na Escola Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra
|
Mai/1990-Mai
/
1990
|
|
Formação profissional»Professional education: - Micro-ensino: uma estratégia de formação contínua de professores, na Escola C+S do Poeta Silva Gaio, em Coimbra
|
Jun/1989-1989 |
|
Formação profissional»Professional education: - Adolescência: problemas de ajustamento, na Escola Preparatória da Nazaré
|
Jun/1988-Jun
/
1988
|
|
Formação profissional»Professional education: - Motivação e trabalho em equipa, no 1.º Programa Sobre Temas de Psicologia (6 horas), destinada a enfermeiros, no Centro Hospitalar
de Coimbra - O comportamento individual e em grupo no 1.º Programa Sobre Temas de Psicologia (6 horas), destinada a enfermeiros, no Centro
Hospitalar de Coimbra
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2008-2011 Projecto Self-Regulated Strategy Development |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/102010/2008.
|
2008-2010 Projecto Improving the Teaching of Experimental Sciences |
Referência do projeto»Project reference: FSE/CED/83453/2008.
|
2007-2010 Projecto Quality of Instruction: Assessment and Intervention |
Referência do projeto»Project reference: -.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra, Membro.
Membro de 1988 a 1994, reingressando em 2001, onde desenvolveu investigação na Linha nº 3, designada por Human developments
and risk behaviours..
|
2010- Actual |
Grupo de Estudos de Educação e Formação da Universidade de Coimbra, Membro.
|
2008- Actual |
Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS), Outros (especifique).
Membro da Comissão Permanente .
|
1988- 2010 |
Núcleo de Psicopedagogia e de Tecnologia Educativa, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Crato, N.; Damião, M. H; Moreno Castillo, R; Savater, F.. 2010. O valor de educar, o valor de instruir. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos/Porto Editora. |
|
|
|
2. |
Damião, M. H; Fonseca, A. C; Alcoforado, L.; Vilar, M.; Vieira, C.. eds. 2004. Crianças e jovens em risco: da investigação à intervenção. Coimbra ed. 1. Coimbra: Almedina/Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
|
|
|
3. |
Damião, M. H. 1997. De aluno a professor. ed. 1. Coimbra: Minerva. |
|
|
|
4. |
Damião, M. H. 1986. Pré, inter e pós-acção: planificação e avaliação em pedagogia. ed. 1. Coimbra: Minerva. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Damião, M. H. 2011. A obra pedagógica de João de Deus: sua envolvência e dimensão inovadora. In A actualidade de Pedagogia de João de Deus, - - -. . Lisboa: Associação de Jardins-Escolas João de Deus. |
|
|
|
2. |
Damião, M. H; Boavida, J. J. 2010. Democratização do Ensino Superior e exigência científica. In Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior - Caderno n.º 9 , - - -. ISBN: 1647-032X. Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.
|
|
|
|
3. |
Damião, M. H. 2010. A (in)dispensabilidade de ensinar. In O valor de educar, o valor de instruir, - - -. . Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos/Porto Editora. |
|
|
|
4. |
Damião, M. H. 2009. O estudo do ensino: principais linhas de investigação. In Escola: problemas e desafios, 149 - 163. . Guarda: Centro de Estudos Ibéricos. |
|
|
|
5. |
Damião, M. H. 2007. Tradição e inovação em educação: uma breve incursão pelo plano de estudos inacianos. In Repensar a escola hoje: o contributo dos Jesuítas, 179 - 193. . Braga: Universidade Católica Portuguesa. |
|
|
|
6. |
Damião, M. H; Fonseca, A. C; Rebelo, J. A. 2005. The development of juvenile delinquency: Are children with hyperactivity and early antisocial behaviour at a higher risk?
. In Assessement, ed. R.A Gonçalves; R. Roesch; C. Machado, C. Soeiro & F. Winkel , n/a - n/a. . n/a: n/a. |
|
|
|
7. |
Damião, M. H. 2005. Educação para a cidadania no Ensino Básico: Análise de documentos curriculares vigentes. In Ensaios sobre o comportamento humano, ed. C. Vieira; A. M. Seixas; A. Matos; M. P. Lima; M. Vilar & M. R. Pinheiro, 327 - 341. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
8. |
Damião, M. H. 2004. Crianças e jovens a cargo de instituições: riscos reversíveis/irreversí-veis. In Crianças e jovens em risco: da investigação à intervenção. Coimbra: Almedina, 83 - 113. . Coimbra: Minerva. |
|
|
|
9. |
Damião, M. H. 2003. influência do castigo físico na regulação do comportamento. In Comportamento Anti-Social e Família., 169 - 174. . Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Damião, M. H. 2011. "Algumas considerações de ordem crítica à perspectiva da prática reflexiva", Revista Portuguesa de Pedagogia, Extra-séri: 441 - 452. |
|
|
|
2. |
Damião, M. H; Fonseca, A. R; Nascimento, M. A. 2010. "Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral de Educação: Percepções de Educadores de Infância", Revista Portuguesa de Pedagogia, 44 -2: 93 - 105. |
|
|
|
3. |
Precatado, M. A; Damião, M. H; Nascimento, M. A. 2009. "Contribuição da formação inicial para a construção do perfil profissional dos educadores de infância", Revista Portuguesa de Pedagogia, 43-1: 125 - 142. |
|
|
|
4. |
Damião, M. H. 2009. "Ressonância afectiva e responsabilidade intelectual face a erros no desempenho docente", Revista Portuguesa de Pedagogia, 43, n.º 1: 159 - 173. |
|
|
|
5. |
Damião, M. H. 2007. "Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional", Revista Portuguesa de Pedagogia, 41-2: 181 - 206. |
|
|
|
6. |
Damião, M. H. 2007. "Referenciais e erros de desempenho docente: aspectos complementares na análise e organização do ensino", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, n/a: n/a - n/a. |
|
|
|
7. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. 2007. "Modelo reflexivo de formação de professores: algumas perplexidades", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, n/a: n/a - n/a. |
|
|
|
8. |
Bidarra, M. G; Damião, M. H; Festas, M. I. 2007. "Pedagogia ou demagogia construtivista? As orientações curriculares no ensino básico em Portugal", Revista de Psicoloxía e Educación, n/a: n/a - n/a. |
|
|
|
9. |
Damião, M. H. 2005. "A “vivência dos alunos” como condição de Formação Cívica: tópicos para reflexão", Revista Portuguesa de Pedagogia, 39, n.º 2: 355 - 364. |
|
|
|
10. |
Damião, M. H. 2003. "Atitudes de professores face a erros no desempenho docente", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 10, N.º 8 : 1138 - 1163. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Damião, M. H; Belo, P.; Ribeiro, C.; Vitorino, S.. 2009. "Reorganização curricular de Bolonha: Percepções de alunos universitários", Trabalho apresentado em Seminário O Futuro de Bolonha, 10 anos depois, In Actas do Seminário O Futuro de Bolonha, 10 anos depois, Coimbra.
|
|
|
|
2. |
Bidarra, M. G; Festas, M. I; Damião, M. H. 2007. "Pedagogia ou demagogia construtivista? Orientações curriculares do ensino básico em Portugal", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia , Coruña. |
|
|
|
3. |
Damião, M. H; Nogueira, S.; Nascimento, M. A; Vieira, C.. 2007. "Das competências de ensino às competências de aprendizagem", Trabalho apresentado em IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso: Políticas e actores, In Actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso: Políticas e actores, Funchal. |
|
|
|
4. |
Damião, M. H. 2007. "O estudo do ensino", Trabalho apresentado em XIV Colóquio da AFIRSE: Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005: Teorias e práticas, In Actas do XIV Colóquio da AFIRSE: Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005: Teorias e práticas, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. 2007. "Reflexão docente: problemática, dilemas e critérios", Trabalho apresentado em I Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil, In Actas do I Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil, Porto. |
|
|
|
6. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. 2007. "Sentido do trabalho dos professores na confluência de diversos paradigmas de ensino", Trabalho apresentado em I Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil , In Actas do I Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil , Porto. |
|
|
|
7. |
Damião, M. H. 2007. "Referenciais e erros de desempenho docente: aspectos complementares na análise e organização do ensino", Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía, In Libro de Actas IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía, Coruña. |
|
|
|
8. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. 2007. "Modelo reflexivo de formação de professores: algumas perplexidades", Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía, In Libro de Actas IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía, Coruña. |
|
|
|
9. |
Damião, M. H. 2006. "Aprendizagem centrada na “vivência dos alunos”. O caso da Formação Cívica", Trabalho apresentado em Terceiro Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais Educação para a Cidadania e Culturas de Formação. CIED
, In Actas do Terceiro Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais Educação para a Cidadania e Culturas de Formação.
CIED , Lisboa. |
|
|
|
10. |
Nascimento, M. A; Damião, M. H; Vieira, C.; Nogueira, S.; Cordeiro, T.. 2006. "Das competências de aprendizagem às competências de ensino", Trabalho apresentado em VII Colóquio Nacional/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (des)igualdades: os desafios
curriculares, In actas do VII Colóquio Nacional/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (des)igualdades: os
desafios curriculares, Braga. |
|
|
|
11. |
Damião, M. H. 2004. "Aperfeiçoamento de competências profissionais: a importância da análise e recuperação de erros no desempenho docente", Trabalho apresentado em XVII Colloque ADMEE-Europe: L´Évaluation des compétences. Entre reconnaissance et validation des acquis de l´expérience, In Actas do XVII Colloque ADMEE-Europe: L´Évaluation des compétences. Entre reconnaissance et validation des acquis de l´expérience, -. |
|
|
|
12. |
Damião, M. H; Nascimento, M. A. 1997. "Escrever? Eu? Opiniões de futuros professores acerca da sua experiência de escrita no diário de formação", Trabalho apresentado em Conferência Internacional: Informação e Orientação Escolar e Profissional no Ensino Superior, In Actas da Conferência Internacional: Informação e Orientação Escolar e Profissional no Ensino Superior, Coimbra. |
|
|
|
13. |
Damião, M. H; Pessoa, M. T. 1996. "Textos e contextos: contributos para novas práticas na formação inicial de professores", Trabalho apresentado em II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Damião, M. H. 2010. "A nova edição do livro de Liping Ma", Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, 62: 1 - 4. |
|
|
|
2. |
Damião, M. H. 2004. "(Ainda) sobre a noção de competência na educação escolar básica", Gazeta de Física, 27-3: 31 - 33. |
|
|
|
3. |
Damião, M. H. 2004. "(Ainda) sobre a noção de competência na educação escolar básica", Crítica na Rede, n/a: n/a - n/a.
|
|
|
|
4. |
Damião, M. H. 1996. "Pré, inter e pós-acção: planificação e avaliação em pedagogia", Psicopedagogia, Educação e Cultura, Vol.1, nº2: 149 - 179. |
|
|
|
5. |
Damião, M. H. 1992. "Reflexões acerca do trabalho em grupo dos professores", Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXVI : 43 - 60. |
|
|
|
6. |
Fonseca, A. C; Damião, M. H. 1987. "Uma escala de empatia para crianças", Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXII: 337 - 347. |
|
|
|
1. |
Damião, M. H; Fonseca, A. C; Gregório, M. H. 2002. "Um modelo desenvolvimental da delinquência de início tardio ", 164 pp.. Coimbra: Almedina. (Artigo) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Damião, M. H. 2008. "Recensão crítica - O valor (des)educativo da publicidade. Coimbra". Coimbra: FPCE-UC. |
2. |
Damião, M. H. 2006. "Elogio da Transmissão: o professor e o aluno". Coimbra: FPCE-UC. |
3. |
Damião, M. H. 2005. "Recensão crítica - Elogio da Transmissão: o professor e o aluno". -: -.
|
4. |
Damião, M. H. 2004. "Recensão crítica - La educación está enferma: informe pedagógico sobre la educación actual. Valencia: Nau Libres". Coimbra: FPCE-UC. |
5. |
Damião, M. H. 2004. "Recensão crítica - La educación está enferma: informe pedagógico sobre la educación actual. Valencia: Nau Libres". -: -.
|
6. |
Damião, M. H. 2003. "Recensão crítica - Professor, ensine-me a dar aulas", 2 pp.. Coimbra: FPCE-UC. |
7. |
Damião, M. H. 2003. "Recensão crítica - Formação contínua de professores de ciências: um contributo para melhor planificação e desenvolvimento". Coimbra: PCE-C. |
8. |
Damião, M. H. 2003. "Recensão crítica - Ser professor: um ofício em risco de extinção?". Coimbra: FPCE-UC. |
9. |
Damião, M. H. 2001. "O erro no ensino: Conceptualização e estudo empírico ". Coimbra: Dissertação de Doutoramento não publicada. |
10. |
Damião, M. H. 1996. "Recensão crítica -- Do pensamento do professor à sala de aula", 2 pp.. Coimbra: FPCE-UC. |
11. |
Damião, M. H. 1992. "Recensão crítica - Psicologia do controlo pessoal: aplicações educacionais, clínicas e sociais". Coimbra: FPCE-UC. |
12. |
Damião, M. H. 1992. "Recensão crítica - Professores e alunos pigmaleões. ". Coimbra: FPCE-UC. |
13. |
Damião, M. H. 1991. "A equipa docente: perspectivas sobre o trabalho em grupo dos professores". Coimbra: Relatório de uma aula teórico-prática, no âmbito das Provas de APCC - não publicada. |
14. |
Damião, M. H. 1991. "Contributos para o esclarecimento do processo de decisão no âmbito da actividade docente ". Coimbra: Trabalho de Síntese, no âmbito das Provas de APCC - não publicada. |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Damião, M. H. Instrumentos criados no âmbito do Projecto de Investigação em Educação: A influência de variáveis pessoais e contextuais no
rendimento académico – a situação do ensino superior público no Alentejo ,2008 (Parecer). |
2. |
Damião, M. H. Selecção de candidatos a Bolsas de Investigação de Doutoramento,2008 (Relatório de acessoria). |
3. |
Damião, M. H. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica no Jardim de Infância e Escola Primária ,1985 (Outra). |
4. |
Damião, M. H. Adaptação das crianças ao Jardim de Infância no âmbito sócio-afectivo ,1985 (Outra). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Vaz, J. P; Damião, M. H; Festas, M. I; Oliveira, A.; Rebelo, J. A; Rocha, R.. Desenvolver as competências de escrita – uma chave para o futuro,IWE2011- Key competences for the future - 8th International Week da ESEC - (Projecto estratégias de ensino da escrita),2011 (Comunicação). |
2. |
Festas, M. I; Damião, M. H; Oliveira, A.; Rebelo, J. A; Rocha, R.; Vaz, J. P. Adaptação e implementação do programa de escrita SRSD (Self-Regulated Strategy Development),Simpósio “A composição de textos” no XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,2011 (Comunicação). |
3. |
Damião, M. H. Programa Fast-track: Pais e Escola juntos,1.º Encontro Crescer em família,Santo Tirso,2010 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
4. |
Damião, M. H; Oliveira, H.; Ambert, G.. Le déclim de l´enseignement dês sciences: myte ou réalité?,Mesa redonda realizada no âmbito da iniciativa Bar des Sciences,Lisboa,2010 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
5. |
Magalhães, A. M; Damião, M. H. “Plan of Mathematics”: interpretation and pactice in the 3rd cycle of Basic Education,International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2010),Madrid,2010 (Comunicação). |
6. |
Damião, M. H; Vieira, C.. Sience teaching in the 1st cycle of Basic Education – Curriculum Bases,,International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2010),Madrid,2010 (Comunicação). |
7. |
Damião, M. H. Conviver com o virtual na escola,Colóquio Sociedade Digital (des)encontros nas relações sociais,Pombal,2009 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
8. |
Damião, M. H. Perspectiva psicológica do desenvolvimento das crianças em risco,II Encontro das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens: Prevenção, intervenção e repercussões em situação de risco,Moimenta da Beira,2009 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
9. |
Viães, M. A; Damião, M. H. Orientações curriculares para o ensino da História,X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,2009 (Comunicação). |
10. |
Damião, M. H; Bidarra, M. G; Festas, M. I. A questão da eficácia no ensino,Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática,Coimbra,2008 (Comunicação). |
11. |
Damião, M. H. Podemos mudar o rumo do insucesso escolar?,3.º Encontro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Carregal do Sal. A problemática do Insucesso/Abandono Escolar,Carregal do Sal,2008 (Comunicação). |
12. |
Damião, M. H. Sucesso escolar: um desafio para a escola e sociedade,Colóquio Abandono Escolar: da prática à prevenção,2008 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
13. |
Damião, M. H. Da criança observada à criança vigiada,1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais,2008 (Comunicação). |
14. |
Vieira, C.; Damião, M. H. A educação científica das crianças: Estratégias de ensino e de aprendizagem,1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais,2008 (Comunicação). |
15. |
Coelho, H.; Damião, M. H. Vigilância ou gestão: a qualidade do ambiente escolar na prevenção e superação da violência,4th World Conference Violence at School and Public Policies,Lisboa,2008 (Comunicação). |
16. |
Damião, M. H. Da observação à vigilância na escola,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: “Los retos del futuro”, Oviedo,2008 (Poster). |
17. |
Damião, M. H. Emigração e educação intercultural: A questão da contextualização do currículo escolar,V Congreso Internacional de Psicología y Educación: Los retos del futuro,Oviedo,2008 (Poster). |
18. |
Vieira, C.; Damião, M. H. O Ensino da Ciência no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Concepções e Práticas Docentes,XIII Congresso Internacional do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Psicologia e Educação: Tendências actuais,Coimbra,2008 (Poster). |
19. |
Damião, M. H; Festas, M. I; Bidarra, M. G. A questão da eficácia no ensino,XIII Congresso Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: Psicologia e Educação: Tendências
actuais?,Coimbra,2008 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
20. |
Damião, M. H. Psicologia e didáctica: construtivismo ou cognitivismo?,Conferência Internacional Ensino da Matemática: Questões e soluções,Lisboa,2008 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
21. |
Damião, M. H. Currículo escolar e (des)igualdades de oportunidades,VI Congresso Internacional de Filosofía de da Educación Educación, conocimiento y justicia, Madrid,2008 (Comunicação). |
22. |
Damião, M. H; Nogueira, S.; Nascimento, M. A; Vieira, M. Das competências de ensino às competências de aprendizagem,IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Educação para o sucesso: Políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação). - 26-28 de Abril de 2007. |
23. |
Bidarra, M. G; Festas, M. I; Damião, M. H. Pedagogia ou demagogia construtivista? Orientações curriculares do Ensino Básico em Portugal,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia,Coruña,2007 (Comunicação). |
24. |
Damião, M. H. Programa Fast Track: Interligação entre a Escola e a Família,II Jornadas Nortenhas de Psicologia Em torno da Escola, Família, Saúde e Stress,Porto,2007 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
25. |
Damião, M. H. A disciplina em primeiro plano: Organização de ambientes de ensino e de aprendizagem,IX Seminário Regional de Educação de Tomar,Tomar,2007 (Comunicação). |
26. |
Damião, M. H. Enquadramento das políticas educativas locais: impacto nas (des)igualdades de oportunidades,IV Encontro Temático: O insucesso e o abandono escolar,2007 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
27. |
Damião, M. H. A educação para a democracia no sistema educativo actual: dados de um estudo empírico,Congresso Educação e Democracia: Representações sociais, práticas educativas e cidadania,Aveiro,2007 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
28. |
Damião, M. H; Festas, M. I. Sistematização da complexidade: abordagens racionais para investigar e intervir em educação,XV Colóquio da AFIRSE Complexidade: um novo paradigma para investir e intervir em educação?,Lisboa,2007 (Comunicação). |
29. |
Damião, M. H; Nascimento, M. A. Complexidade e erro: perspectivas e estratégias para investigar e aperfeiçoar o ensino,XV Colóquio da AFIRSE Complexidade: um novo paradigma para investir e intervir em educação?,Lisboa,2007 (Comunicação). |
30. |
Boavida, J. J; Ribeiro, J.; Damião, M. H. Superação de impasses: esboço de uma nova modernidade para investigar intervir em educação,XV Colóquio da AFIRSE Complexidade: um novo paradigma para investir e intervir em educação? ,Lisboa,2007 (Comunicação). |
31. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. Sistematização axiológica? Reflexões em torno da educação para a cidadania,XV Colóquio da AFIRSE Complexidade: um novo paradigma para investir e intervir em educação? ,Lisboa,2007 (Comunicação). |
32. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. Ensaio sobre a fundamentação e definição de valores de cidadania na educação,Conferência Ibérica Educação para a Cidadania,Lisboa,2007 (Comunicação). |
33. |
Damião, M. H. Educação para a cidadania e currículo oculto: uma convivência difícil,Conferência Ibérica Educação para a Cidadania,Lisboa,2007 (Comunicação). |
34. |
Damião, M. H; Vieira, C.. Análise de orientações curriculares relativas à Formação Cívica: sua concretização e implicações pedagógico-didácticas,Conferência Ibérica Educação para a Cidadania,Lisboa,2007 (Comunicação). |
35. |
Damião, M. H; Nogueira, S.; Nascimento, M. A; Vieira, C.. Das competências de ensino às competências de aprendizagem,IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso: Políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação). |
36. |
Damião, M. H. O jogo da ciência: dialéctica entre conhecimento e erro,Congresso Internacional Unicidade do Conhecimento, Évora,2007 (Comunicação). |
37. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. Conhecimento certo e conhecimento possível: uma tensão essencial,Congresso Internacional Unicidade do Conhecimento,Évora,2007 (Comunicação). |
38. |
Murcho, D.; Damião, M. H; Ribeiro, J.; Festas, M. I. O que vale o conhecimento na educação actual?,Congresso Internacional Unicidade do Conhecimento, Évora,2007 (Comunicação). |
39. |
Fonseca, A. C; Rebelo, J. A; Damião, M. H; Queiróz, E.. Cheating in portuguese schools: data from a longitudinal study,X Congresso Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. Igualdade para Todos:
Contributos da Educação e da Psicologia,Coimbra,2007 (Poster). |
40. |
Rebelo, J. A; Fonseca, A. C; Damião, M. H; Queiróz, E.. A retenção escolar e suas consequências no desenvolvimento dos alunos,X Congresso Internacional e Multidisci-plinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. Igualdade para Todos:
Contributos da Educação e da Psicologia,Coimbra,2007 (Poster). |
41. |
Fonseca, A. C; Rebelo, J. A; Damião, M. H; Queiróz, E.. Longitudinal associations between peer rejection and school problems: a community-based study,X Congresso Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Igualdade para Todos:
Contributos da Educação e da Psicologia,Coimbra,2007 (Poster). |
42. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. Reflexão docente: problemática, dilemas e critérios,Seminário de Investigação sobre a Problemática em Portugal e no Brasil,Porto,2007 (Poster). |
43. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. Sentido do trabalho dos professores na confluência de diversos paradigmas de ensino,I Seminário de Investigação sobre a Problemática em Portugal e no Brasil,Porto,2007 (Poster). |
44. |
Damião, M. H. Ensino e Formação de Professores: de perspectivas teóricas a um esquema ecléctico,II Ciclo de Conferências Escola: Problemas e desafios,Guarda,2007 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
45. |
Damião, M. H. Erros e referenciais de desempenho docente: aspectos complementares na análise e organização do ensino,IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía, Corunha,2007 (Comunicação). |
46. |
Damião, M. H; Ribeiro, J.. Modelo reflexivo de formação de professores: algumas perplexidades,IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação). |
47. |
Bidarra, M. G; Festas, M. I; Damião, M. H. Pedagogia ou demagogia construtivista? As orientações curriculares no Ensino Básico em Portugal,,IX Congresso Internacional Galego-Portugués da Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação). |
48. |
Damião, M. H. Objectivos e metodologias constantes na proposta de programa de Matemática para o Ensino Básico,Lisboa,2007 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
49. |
Damião, M. H. Programa Fast Track: Interligação entre a Escola e a Família,Viseu,2007 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
50. |
Damião, M. H; Nogueira, S.. Das competências de ensino às competências de aprendizagem,VII Colóquio sobre questões curriculares/III Colóqui luso-brasileiro sobre questões curriculares - Globalização e (des)igualdades:
os desafios curriculares,Braga,2006 (Comunicação). - 9-11 de Fevereiro de 2011. |
51. |
Damião, M. H. Metodologia de investigação do erro no desempenho docente,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora,2006 (Comunicação). |
52. |
Boavida, J. J; Damião, M. H. (Re)avalição de perspectivas tradicionais de currículo,VII Colóquio/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares,Braga,2006 (Comunicação). |
53. |
Nascimento, M. A; Damião, M. H; Vieira, C.; Nogueira, S.; Cordeiro, T.. Das competências de aprendizagem às competências de ensino,VII Colóquio/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares,Braga,2006 (Comunicação). |
54. |
Festas, M. I; Damião, M. H. Contextualização e relativização das opções curriculares,VII Colóquio/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares,Braga,2006 (Comunicação). |
55. |
Damião, M. H. Competência: da conceptualização às práticas educativas,VII Colóquio sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Globalização e (des)igualdades:
os desafios curriculares,Braga,2006 (Comunicação). |
56. |
Damião, M. H. O estudo do ensino,XIV Colóquio da AFIRSE Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005: teorias e práticas,Lisboa,2006 (Comunicação). |
57. |
Boavida, J. J; Damião, M. H. Investigação e publicações do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra,XIV Colóquio da AFIRSE: Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005: teorias e práticas,Lisboa,2006 (Comunicação). |
58. |
Damião, M. H. Avaliação de atitudes face ao erro no desempenho profissional,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
59. |
Damião, M. H. (Re)avaliação da estrutura curricular da pedagogia da Companhia de Jesus à luz de conhecimentos actuais,I Congresso Internacional de Pedagogia Repensar a escola hoje: o contributo dos Jesuítas,Braga,2006 (Comunicação). |
60. |
Damião, M. H; Fragata, J.. O erro e o mal,9.º Congresso Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: A maldade humana: Fatalidade
ou educação? ,Coimbra,2006 (Comunicação). comunicação oral a convite. |
61. |
Damião, M. H. Error en desempeño de los profesionales de la salud y la educación. uma escala de actitudes ,VIII Congreso Internacional sobre el Estudio de la Conducta,Santiago de Compostela,2006 (Comunicação). |
62. |
Damião, M. H. Equívocos em torno do conceito de relatividade no domínio da Pedagogia,II Congresso dos Professores do Ensino Superior Da Relatividade da Ciência à Relatividade da Pedagogia,Lisboa,2005 (Comunicação). |
63. |
Damião, M. H. Formar-se para educar para a cidadania,Terceiro Encontro de Investigação e Formação: Educação para a cidadania e culturas de formação,Lisboa,2005 (Comunicação). |
64. |
Damião, M. H. A inteligência (excluída) nas organizações curriculares,I Simpósio Internacional Inteligência Humana: Investigação e Aplicações,Évora,2005 (Comunicação). |
65. |
Damião, M. H. Para uma (outra) educação para a cidadania,Conferência Internacional de Filosofia da Educação Os limiares contemporâneos da educação: perspectivas filosóficas,Porto,2005 (Comunicação). |
66. |
Damião, M. H. (Re)encontro inadiável com a música: a educação musical no ensino básico, no Simpósio Música, Emoções e Cérebr,Semana Internacional do Cérebro,Coimbra,2005 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
67. |
Damião, M. H. Prevenção dos comportamentos anti-sociais ,Simpósio Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Transições ao longo da vida:
família, escola, trabalho e saúde,Coimbra,2005 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
68. |
Damião, M. H. O erro no desempenho docente,Congresso Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Educação, comportamento
e saúde,Coimbra,2005 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
69. |
Damião, M. H. Una escala de actitudes frente al error de actución profesional,IX Congreso de Metodologia de las Ciencias Sociales y de la Salud. Granada, Granada,2005 (Comunicação). |
70. |
Damião, M. H. As crianças depois da instituição,Colóquio Crianças em instituições de acolhimento: da abordagem histórica à reflexão pedagógica na actualidade,Coimbra,2004 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
71. |
Damião, M. H. Além do castigo físico: estratégias de prevenção/intervenção disciplinar,Jornadas da Escola Secundária de Castro Daire,2004 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
72. |
Damião, M. H. Critérios para escolher documentos escritos e/ou visuais,Colóquio Conhecimento (Saber educativo e divulgação), no âmbito da VI Semana Cultural da Universidade de Coimbra,Coimbra,2004 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
73. |
Damião, M. H. Aperfeiçoamento de competências profissionais: a importância da análise e recuperação de erros de desempenho docente,VII Colloque da AFIRSE: L´Évaluation des compétences entre reconnaissance et validation des acquis de l´expérience,Lisboa,2004 (Comunicação). |
74. |
Damião, M. H. Educação para a cidadania no ensino básico ,Congresso Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Educação, Psicologia e Justiça:
Diferentes olhares sobre o comportamento humano,Coimbra,2004 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
75. |
Damião, M. H. El aprendizaje de la ciudadania: de la democracia à la tolerância,Porto,2004 (Comunicação). |
76. |
Damião, M. H. Lugar do voluntário no desenvolvimento afectivo de crianças institucionalizadas,Coimbra,2004 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
77. |
Damião, M. H. Sentido(s) da educação escolar: Contributos da psicologia e da pedagogia ,1ªs Jornadas de Psicologia do Instituto Piaget,Almada,2003 (Comunicação). Comunicação oral convite. |
78. |
Damião, M. H. Atitudes de professores face a erros no desempenho docente,VII Congresso Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2003 (Comunicação). |
79. |
Damião, M. H. Crianças a cargo de instituições: sinais de risco ,Simpósio Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Crianças e Jovens em Risco:
da investigação à intervenção,Coimbra,2002 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
80. |
Damião, M. H. A influência do castigo físico na regulação do comportamento ,Simpósio Internacional do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Comportamento anti-social: escola e família,Coimbra,2001 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
81. |
Damião, M. H. Linguagem (des)educativa,Viseu,2001 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
82. |
Damião, M. H. Pré, inter e pós-agir: reflexões em torno da planificação e da avaliação em pedagogia,Primeiras Jornadas Pedagógicas de Gaia,1996 (Comunicação). |
83. |
Damião, M. H. Textos e contextos: Contributos para novas práticas na formação inicial de professores,,II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1996 (Comunicação). |
84. |
Damião, M. H; Nascimento, M. A. Escrever? Eu? Opiniões de futuros professores acerca da sua experiência de escrita no diário de formação,Conferência Internacional: Informação e Orientação Escolar e Profissional no Ensino Superior,Coimbra,1996 (Comunicação). |
85. |
Damião, M. H. Desenvolvimento da sexualidade,Jornadas O homem e a sexualidade,Coimbra,1994 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
86. |
Damião, M. H. Pedagogia da Educação Ambiental,Seminário A escola contemporânea, a vertente extra-curricular,oimbra,1991 (Comunicação). comunicação oral a convite. |
87. |
Damião, M. H. O professor face a comportamentos indisciplinados,1ªs Jornadas de Psicopedagogia do Concelho do Fundão,1990 (Comunicação). Comunicação oral a convite. |
88. |
Damião, M. H. Relação mãe-filho,I Programa sobre a acção da enfermeira perante as utentes de obstetrícia e ginecologia com perturbações psicopatológicas e
toxicodependência,Coimbra,1989 (Comunicação). Comunicação oral a convite proferida nos meses de Maio e Outubro de 1989. |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Damião, M. H. Expressões Vocal e Gestual , 1996 (Outra).Tipo de participação: Organizador. |
2. |
Damião, M. H. Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação , 1995 (Outra).Tipo de participação: Organizador. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Damião, M. H. Ensino e formação de professores: de perspectivas teóricas a um esquema ecléctico,2007. |
2. |
Damião, M. H. Desenvolvimento Curricular,2006. |
3. |
Damião, M. H. Educação de atitudes,2006. |
4. |
Damião, M. H. Observação pedagógica: contributos para a análise estruturada de situações educativas,2006. |
5. |
Damião, M. H. Programa de aperfeiçoamento de competências de exposição,2004. |
6. |
Damião, M. H. Epistemologia das Ciências da Educação: componente prática,2004. |
7. |
Damião, M. H. Programa de aperfeiçoamento de competências de exposição,2004. |
8. |
Damião, M. H. Epistemologia das Ciências da Educação: componente prática,2004. |
9. |
Damião, M. H. Organização do Sistema Educativo: componente prática,2004. |
10. |
Damião, M. H. Delimitação do conceito de atitude,2003. |
11. |
Damião, M. H. Formação de Professores: da investigação à formação,2003. |
12. |
Damião, M. H. Linguagem (des)educativa,2001. |
13. |
Damião, M. H. Agora já não acho piada. A propósito de (in)disciplina(s),1997. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Damião, M. H. Fundamentação das decisões educativas, proferida por Veiga Simão, Ex-Ministro da Educação. Âmbito: Mestrado em Supervisão
Pedagógica e Formação de Formadores,2010 (Conferência / Organização). |
2. |
Damião, M. H. O erro no desempenho profissional, proferida por José Inácio Guerra Fragata, professor da Faculdade de Ciências Médicas da
Universidade Nova de Lisboa,2010 (Conferência / Organização). |
3. |
Damião, M. H. Ciencias Sociales y Educación para la Paz. Implicaciones didáticas, proferida por Andrés Palma Valenzuela, professor do Departamento
de Didáctica de las Ciencias Sociales, da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada,2010 (Conferência / Organização). |
4. |
Damião, M. H. Educación para la ciudadanía en el currículo do encino básico: Cidadania proferida por Eva Maria Aguaded Ramírez, professora
do Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade
de Granada,2010 (Conferência / Organização). |
5. |
Damião, M. H. Profound understanding of fundamental mathematics: the book and stories behind it, proferida por Liping Ma, investigadora
na Carnegie Foundation for Advancement of Teaching (Estados Unidos da América), sendo comentador Jaime Carvalho e Silva, professor
do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra,2010 (Conferência / Organização). |
6. |
Damião, M. H. Educación para la Paz, proferida por Andrés Palma Valenzuela, professor do Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales,
da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada,2009 (Conferência / Organização). |
7. |
Damião, M. H. Letramentos/literacias e alfabetização no Brasil: aspectos teóricos e acção educacional, na qual intervieram Aracy Alves Martins,
Celia Abicalil Belmiro, Maria das Graças Rodrigues Paulino, Maria Zélia Versiani Machado, professoras da Faculdade de Educação
da Universidade Federal de Minas Gerais,2009 (Conferência). |
8. |
Damião, M. H. Children´s mathematics learning: Insights from cognitive research and cross-cultural comparisons, proferida por Kevin Miller,
professor do Departments of Educational Studies and Psychology da Universidade de Michigan, sendo comentador Jaime Carvalho
e Silva, professor do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra,2008 (Conferência / Organização). |
9. |
Damião, M. H. Procratinação académica, proferida por Mercè Clariana Muntada, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Autónoma
Barcelona, sendo comentador Carlos de Sousa Reis, professor do Instituto Politécnico da Guarda,2008 (Conferência / Organização). |
10. |
Damião, M. H. XIII Congresso Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra: Psicologia e Educação: Tendências
actuais,2008 (Congresso / Organização). |
11. |
Damião, M. H. Debate: Programas, teorias ou orientações paradigmáticas de investigação do ensino e da formação de professores?, Convidada
Maria da Graça Bidarra, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra,2007 (Outro / Organização). |
12. |
Damião, M. H. Passado recente, presente provisório e futuro incerto da formação inicial e contínua de professores e educadores, convidados
Hermínia Viegas, directora do Centro de Formação de Professores de Águeda, e Rui Veloso, professor na Escola Superior de Educação
de Coimbra,2007 (Outro / Organização). |
13. |
Damião, M. H. Debate: Memorização ou resolução de problemas? Convidado: Nuno Crato, professor do Departamento de Matemática, Instituto Superior
de Economia e Gestão, Lisboa, sendo comentadores Ana Cristina Almeida e Leonor Castro Nunes,2006 (Outro / Organização). |
14. |
Damião, M. H. Congresso Internacional e Multidisciplinar: Aprendizagens escolares e funções cognitivas: desenvolvimento, avaliações e intervenções,2006 (Congresso / Organização). |
15. |
Damião, M. H. VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra,2005 (Outro). |
16. |
Damião, M. H. Lugar do(s) saber(es) na educação escolar, proferida por Desidério Murcho, professor do King´s College, Londres, sendo comentadores
Isabel Festas e Manuel Rocha,2005 (Conferência / Organização). |
17. |
Damião, M. H. Congresso Internacional e Multidisciplinar: Educação, comportamento e saúde,2005 (Congresso). |
18. |
Damião, M. H. Indisciplina: o que fazer? ,2003 (Outro). |
19. |
Damião, M. H. Simpósio Internacional e Multidisciplinar: Crianças e Jovens em Risco: da investigação à intervenção,2002 (Simpósio / Organização). |
20. |
Damião, M. H. Prevenção do Insucesso Escolar: do Jardim de Infância à Escola Primária (colóquio),1995 (Outro / Organização). |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Damião, M. H. Apresentação do filme: Clube dos Poetas Mortos de Peter Weir,2007. |
2. |
Damião, M. H. Apresentação/debate do livro:O fascínio de ser professor (Lisboa: Texto Editores) da autoria de João Paiva,2007. |
3. |
Damião, M. H. Apresentação/debate do livro: O eduquês em discurso directo (Lisboa: Gradiva) da autoria de Nuno Crato,2006. |
4. |
Damião, M. H. Apresentação do filme: Os trabalhos de casa, de Abbas Kiarostami,2001. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maria Regina de Matos Rocha , A compreensão na leitura: a utilização de manuais por professores do Ensino Básico, 2007. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
2. |
Paula Fernanda Baptista Marques, Referenciais de Ensino para o 1.º Ciclo: O caso da Língua Portuguesa e da Matemática, , 1900. Tese (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
1. |
João Manuel de Oliveira Ribeiro, A poesia na escola: organização do ensino e níveis de compreensão, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Mónica Maria Duarte Vieira, O ensino da ciência no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: concepções e práticas docente, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
3. |
Hermínia dos Santos Paiva Loureiro Viegas, Qualidade, avaliação e formação: Referencial(ais) para o ensino, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
4. |
Graça Margarida Medeiros Teixeira e Santos, Concepções de aprendizagem e decisões curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
5. |
Maria Alexandra de Sousa Ferreira da Silva, Concepções de aprendizagem e decisões curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sofia Alves Baptista , Utilização de recursos educativos em contexto de sala de aula por professores em exercício e candidatos a professores, 2007. Dissertação (Mestrado na área de Educação Multimédia) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Maria Adelaide Seco Precatado, Contribuição da formação inicial para o domínio do perfil profissional do Educador de Infância, 2007. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
3. |
Maria Regina de Matos Rocha , A compreensão na leitura nos manuais do 4.º ano de escolaridade, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
4. |
Ana Rita Madeira Fonseca, Função de acompanhamento da Inspecção-Geral de Educação: Percepções de Educadores de Infância, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
5. |
Maria Aurora Amorim Viães, Concepções, decisões e acção docente: integração do manual escolar de História no ensino da temática “A revolução de Abril”, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
6. |
Ana Cristina Cunha Simões Magalhães, Planos de Acção da Matemática: Interpretação e implementação no 3.º Ciclo do Ensino Básico, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
7. |
João Manuel de Oliveira , Poesia no 1.º ciclo do Ensino Básico: das orientações curriculares às decisões docentes, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
8. |
Telma Andreia Santos Oliveira, Educação inclusiva e formação de professores, 1900. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
9. |
Abílio José dos Santos Tarrinha, Observação do ensino no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
10. |
Susana Micaela Oliveira Vitorino, A concepção curricular no quadro de Bolonha e o (In)sucesso académico no Ensino Superior, 1900. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
11. |
Maria da Luz de Oliveira Sécio, Análise de manuais de Matemática do 9.º ano de escolaridade: Competências aa desenvolver no âmbito da Geometria, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
12. |
Ana Filipa da Silva Minau, O erro no desempenho em enfermagem: atitudes de enfermeiros em formação para a especialidade, 1900. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
13. |
Anabela da Conceição Costa, Estratégias de predição da leitura: aplicação de um programa de intervenção a partir da biblioteca escolar, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
14. |
Isabel Maria Dias Estêvão Martins, A escrita em alunos universitários: contributo para uma revisão do processo, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
15. |
Paula Cristina Silva Ferreira da C. Oliveira, Contributos da diferenciação pedagógica na iniciação à leitura: perspectivas de docentes do primeiro ciclo do ensino básico, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
16. |
Paula Cristina Maria Teresa Gomes Duarte, Problemas Linguísticos ao nível da Educação Pré-Escolar: Análise das Práticas Pedagógicas de Educadores de Infância, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
17. |
Leonor dos Santos Custódio Gonçalves, Estratégias de motivação educacional: Orientações para o ensino e a aprendizagem, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
18. |
Leonilde Dias Cardoso, A planificação do Ensino: Análise de planificações do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
19. |
Carla Sofia de Carvalho Agostinho, Competências para ensinar a compreender: Programa de desenvolvimento docente, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
20. |
Celeste Isabel Almeida da Silva Simões, Orientações curriculares para o Ensino Básico: Uma análise à luz da teoria de Robert Gagné, 1900. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Paula Alexandra de Jesus Santos , Papel real/ideal do director de turma: Perspectivas de directores de turma e de pais /encarregados de educação, 2005. Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Maria Cristina Moreira de Almeida Guerra, Competências do director de turma: Perspectivas de professores/directores de turma e de pais/encarregados de educação, 2005. Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
3. |
Maria Graziela Borges Alves , Intervenção precoce na deficiência mental: representações de um grupo de mães, 2002. Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
4. |
Maria Cristina do Coito Araújo, Deficiência mental e transição para a vida activa, 2002. Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
5. |
Paula Alexandra dos Santos Lucas , A inclusão do deficiente mental na escolaridade obrigatória o posicionamento do professor do ensino regular em contexto de
sala de aula, 2002. Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Bidarra, M. G; Festas, M. I; Barreira, C. F; Damião, M. H. Organização do Número Extra-Série da Revista Portuguesa de Pedagogia (Homenagem ao Prof. Doutor João José Matos Boavida), 2011. |
2. |
Damião, M. H. Participação em reuniões de trabalho com carácter multidisciplinar cujo objectivo era desenvolver uma reflexão à escala nacional
sobre os resultados académicos na área da Matemática, 2008. A convite do Senhor Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo. |
3. |
Damião, M. H. Participação no debate: Pode a educação ser uma ciência? no Ciclo de debates Falar de Ciências da Educação, organizado pela
Livraria Almedina, 2006. |
4. |
Damião, M. H. Jantar debate no âmbito do Debate Nacional sobre Educação, a convite do Conselho Nacional de Educação/Fórum Regional do Centro
das Profissões Liberais, em Coimbra, 2006. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Maria João Marques da Silva Reis. A Formação Cívica no 1º Ciclo do Ensino Básico – um estudo comparativo entre Portugal, Espanha e França, 2011. Dissertação (Mestrado na área de Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora. |
2. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Serafim Lopes de Araújo. A Problemática do Insucesso e do Abandono Escolares – estudo de caso em duas escolas do Ensino Secundário de uma cidade do
interior, 2009. Dissertação (Mestrado na Área de Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras . |
3. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Helena Maria Maravilha Morgado Sebastiana. Da Matriz da Exclusão à Matriz da Inclusão. Um Projecto Educativo para o Sucesso. Um Estudo de Caso, 2009. Dissertação (Mestrado na Área de Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras . |
4. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Micaela Rodrigues Marques. O clima da escola: uma condição para a qualidade educativa, 2007. Dissertação (Mestrado na Área de Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras . |
5. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Maria Natividade Mendonça. Construção da disciplina e clima de escola, 2007. Dissertação (Mestrado na Área Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
6. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Carla Sofia Veríssimo dos Santos. Comportamento disciplinar versus clima de escola, 2007. Dissertação (Mestrado na Área Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
7. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Maria de Fátima André Linguiça. Área de projecto: contributos do trabalho por projectos para a compreensão/reflexão da transversalidade do currículo, 2006. Dissertação (Mestrado na Área Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
8. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Maria da Conceição de Jesus Lavado Catarino. Os desafios do processo de construção do projecto curricular de turma, 2006. Dissertação (Mestrado na Área Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
9. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Eduardo da Costa Almeida. Contributos da educação de adultos para o desenvolvimento local: esboço de um novo modelo a partir das sinergias locais, 2006. Dissertação (Mestrado na Área de Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras . |
10. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Ana Isabel de Matos Gomes. Assimetrias na organização e funcionamento da rede da educação pré-escolar na Região de Lafões, 2006. Dissertação (Mestrado na Área de Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras . |
11. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Helena Alves Sobreira. O currículo da área de formação cívica: intenções e práticas , 2006. Dissertação (Mestrado na Área Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade de Lisboa. |
12. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Alcides José da Costa Meireles. Uso de quadros interactivos em educação: uma experiência em Físico-Química com vantagens e “resistências”, 2006. Dissertação (Mestrado na área de Educação Multimédia) - Universidade do Porto. |
13. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Maria das Neves da Encarnação Delgado Tomaz. Cursos EFA: Novas oportunidades para um público pouco escolarizado?, 2006. Dissertação (Mestrado na Área de Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras . |
14. |
Damião, M. H.. Participação no júri de António José de Almeida. A motivação dos professores do ensino básico, 2005. Dissertação (Mestrado na área de Administração Escolar e Administração Educacional) - Universidade Católica Portuguesa. |
15. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Cristina Maria da Silva Correia Viegas Duarte. Autonomia e profissão docente: Representações de professores sobre autonomia docente, 2005. Dissertação (Mestrado na Área de Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
16. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Ana Maria Fialho Duarte Pereira Rodrigues. Pode alguém ser quem não é?: Análise do processo de socialização e (re)construção da identidade profissional dos educadores, 2003. Dissertação (Mestrado na Área de Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
17. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Ana Maria Correia Cardoso. A colegialidade de um grupo disciplinar: uma realidade ou um artifício?, 2003. Dissertação (Mestrado na Área de Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Ana Isabel de Almeida Rocha Figueiredo. O director de turma como promotor da disciplina escolar, 2004. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em orientação educativa/direcção de turma ) - Universidade Católica Portuguesa. |
2. |
Damião, M. H.. Participação no júri de Paula Cristina dos Santos Ferreira. O director de turma como dinamizador das relações entre os diferentes elementos da comunidade educativa, 2004. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em orientação educativa/direcção de turma ) - Universidade Católica Portuguesa. |
1. |
Damião, M. H.. Participação no júri de
Angêla de Mérice Gomes. -, 2003. Outra, Universidade de Coimbra.
|
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Estimulação cognitiva: clarificação de objectivos e organização de estratégias (7 horas), 2007 (Workshop).
|
2. |
Construir a (in)disciplina (7 horas), 2007 (Workshop).
|
3. |
A problemática da criança institucionalizada, 2007 (Outra). Nome do evento: 1.º Curso de Preparação para o Voluntariado Universitário; Nome da Instituição: Observatório da Cidadania e Intervenção Social em colaboração com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado; Cidade do evento: Coimbra / Auditório do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. |
4. |
A gestão da (in)disciplina (6 horas), 1997 (Workshop).
|
5. |
A utilização do vídeo na formação pedagógica de professores (6 horas), 1989 (Workshop). Nome do evento: Primeiras Jornadas Pedagógicas do Instituto Pedro Hispano. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
XI Simpósio Internacional e Multidisciplinar do Centro de Educação, comportamento e saúde, 2007 (Simpósio). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
2. |
X Congresso Internacional e Multidisciplinar: Igualdade para todos: Os contributos da Educação e da Psicologia, 2007 (Congresso). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
3. |
IX Congresso Internacional e Multidisciplinar: A maldade humana: Fatalidade ou educação, 2006 (Congresso). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
4. |
VIII Congresso Internacional e Multidisciplinar: Aprendizagens escolares e funções cognitivas: desenvolvimento, avaliações
e intervenções, 2006 (Congresso). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
5. |
Congresso Internacional e Multidisciplinar Educação, comportamento e saúde, 2005 (Congresso). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
6. |
Simpósio Internacional e Multidisciplinar Transições ao longo da vida: família, escola, trabalho e saúde, 2005 (Simpósio). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
7. |
Simpósio Internacional e Multidisciplinar: Educação, justiça: diferentes olhares sobre o comportamento humano, 2004 (Congresso). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
8. |
Colóquio Crianças em instituições de acolhimento: da abordagem histórica à reflexão pedagógica na actualidade, 2004 (Outra). Nome da Instituição: Misericórdia de Coimbra/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
9. |
Simpósio Internacional e Multidisciplinar Da infância à juventude: trajectórias normais e trajectórias desviantes, 2003 (Simpósio). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
10. |
Simpósio Internacional e Multidisciplinar Crianças e jovens em risco: da investigação à intervenção, 2002 (Congresso). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
11. |
Simpósio Internacional e Multidisciplinar: Comportamento anti-social: escola e família, 2001 (Simpósio). Nome da Instituição: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1 |
Os riscos das crianças , 2008 (Mesa-Redonda). Nome do evento: 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais. |
2 |
Currículo e cidadania, 2007 (Mesa-Redonda). Nome do evento: XV Colóquio da AFIRSE: Complexidade: um novo paradigma para investir e intervir em educação?; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. |
3 |
Percepção do Licenciado em Ciências da Educação , 2005 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Jornadas de Ciências da Educação: Ciências da Educação em Foco; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Universidade de Coimbra. |
4 |
Gestão e autonomia das escolas: das orientações teóricas às políticas educativas, 2005 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Colóquio/Debate Gestão a Autonomia das Escolas; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
5. |
Desenvolvimento, Educação e Aprendizagem , 2005 (Congresso). Nome do evento: I Simpósio Internacional Inteligência Humana: Investigação e Aplicações; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora. |
6 |
Insucesso/abandono escolar: primeiros passos para o trabalho infantil, 2004 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Simpósio Exploração do trabalho infantil; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Universidade de Coimbra. |
7 |
A multiculturalidade em questão, 2004 (Mesa-Redonda). Nome do evento: V Jornadas de Ciências da Educação Educação em Movimento; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. |
8 |
Os cidadãos com necessidades educativas especiais na sociedade portuguesa, 2004 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Seminário Educação Especial: da igualdade à diferença; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Universidade de Coimbra. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Children´s mathematics learning: Insights from cognitive research and cross-cultural comparisons, proferida por Kevin Miller,
professor do Departments of Educational Studies and Psychology da Universidade de Michigan, 2008 (Conferência). Nome do evento: workshop What we know and what we don´t know about Mathematical Education. Comentário à conferência proferida por Kevin Miller. |
2. |
Erros e acidentes em Pediatria. Conferência proferida pelo Prof. Doutor José Fragata, 2007 (Conferência). Nome do evento: 16.º Encontro de Pediatria: Hospital Pediátrico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Auditório da Universidade de Coimbra. Apresentação da conferência. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
5ª Jornada do Roteiro para a Ciência, 2009 (Outra).
A convite do Senhor Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, no âmbito desta Jornada participou em almoço
de trabalho com carácter multidisciplinar cujo objectivo foi desenvolver uma reflexão à escala nacional sobre os resultados
académicos na área da Matemática. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
57 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
13 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
16 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
6 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
13 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
15 |
Produção técnica Technical production |
131 |
Trabalhos técnicos Technical works |
4 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
127 |
Dados complementares (Additional data) |
84 |
Orientações Orientations |
33 |
Outros Trabalhos Other production |
4 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
20 |
Participação em Eventos Event participation |
27 |
Visualizações do curriculum [
7523
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
11-01-2021
às
19:16:35
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|