Susana da Conceição Miranda Silva Mira Leal
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
21/06/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Susana da Conceição Miranda Silva Mira Leal |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Mira Leal, Susana |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade dos Açores Departamento de Ciências da Educação Campus de Ponta Delgada, Rua da Mãe de Deus 9501-801 Ponta Delgada Portugal Apartado: 1422 Telefone: (+351)296650155Extensão: 1156 Fax: (+351)296650154 Correio electrónico: leal@uac.pt Homepage: https://uaç.academia.edu/SusanaLeal |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004-2009 |
Doutoramento Phd |
Educação, especialidade em Metodologia do Ensino do Português.
Universidade dos Açores,
Portugal.
|
1998-2000 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Supervisão, especialidade em Metodologia do Ensino do Português
(2 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
1989-1994 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas, Português e Inglês (ensino de)
(5 anos » years)
.
Universidade dos Açores,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Mar/2014-Actual |
Professor Auxiliar |
Mar/2009-Mar/2014 |
Professor Auxiliar |
Set/2000-Mar/2009 |
Assistente |
Out/1999-Set/2000 |
Assistente Estagiário |
Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade |
Set/1995-Ago/1996 |
Docente destacada |
Escola Secundária Geral e Básica da Ribeira Grande. |
Set/1995-Ago/1996 |
Docente do QND |
Set/1994-Ago/1995 |
Docente contratada |
Direcção Regional de Educação |
Out/1992-Jun/1993 |
Contratada |
Out/1991-Jun/1992 |
Contratada |
Gabinete de Emigração e Apoio às Comunidades Açorianas |
Out/1993-Jun/1994 |
Contratada |
Out/1992-Jun/1993 |
Contratada |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino do Português (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Angra do Heroísmo) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino do Português (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino do Português (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática Educativa Supervisionada II (Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino do Português (Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Iniciação à Prática Profissional em Contexto Pré-escolar e Escolar(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Supervisão Pedagógica (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Concepção e Gestão da Formação (Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Concepção e Gestão da Formação (Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didáctica da Língua Portuguesa (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino do Português (Regente)
|
Curso»Academic program: Pós-Graduação em Gestão da Formação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Concepção, Planeamento e Organização da Formação (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino do Português (Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Iniciação à Prática Profissional em Contexto Pré-escolar e Escolar(Regente)
- Didáctica da Língua Portuguesa (Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Iniciação à Prática Profissional em Contexto Pré-escolar e Escolar (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino das Línguas (Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Supervisão Pedagógica (Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Iniciação à Prática Profissional em Contexto Pré-escolar e Escolar(Regente)
|
Curso»Academic program: Pós-Graduação em Gestão da Formação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Concepção, Planeamento e Organização da Formação (Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didáctica da Língua Portuguesa(Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Inglês (ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Inglês (Docente)
- Estágio Integrado em Inglês(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Inglês (ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Inglês(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didático de Inglês(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em 1.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Pessoal e Social (Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Supervisão Pedagógica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Supervisão Pedagógica (Docente)
|
Curso»Academic program: Profissionalização em Serviço Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular(Docente)
|
Curso»Academic program: Profissionalização em Serviço Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês(ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Português(Docente)
- Metodologia do Ensino do Português (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em 1.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didáctica da Língua Portuguesa (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês(ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Português(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês(ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didático de Português(Docente)
- Metodologia do Ensino do Português (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês(ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Português(Docente)
- Metodologia do Ensino do Português (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Inglês (ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Português(Docente)
- Metodologia do Ensino do Português (Docente)
|
Curso»Academic program: Profissionalização em Serviço Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Inglês (ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Português(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês(ensino de Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio Integrado em Ensino do Português(Docente)
- Seminário Pedagógico-Didáctico de Português(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Nov/2013-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Mar/2013-Actual |
|
Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) |
Nov/2009-Actual |
|
Membro do Conselho de Departamento do Departamento de Ciências da Educação |
Nov/2009-Actual |
|
Membro da Comissão Científica do Deparatamento de Ciências da Educação |
Fev/2008-Actual |
|
Membro da International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAMTE) |
Set/2007-Set/2009 |
|
Membro do Conselho de Departamento do Departamento de Ciências da Educação |
Out/2007-2009 |
|
Conselho de Departamento |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Mar/2014-Actual |
|
-
Pró-Reitor para as Relações Externas, Sociedade e Formação Complementar |
Dez/2013-Actual |
|
-
Presidente da Comissão de Gestão do Departamento de Ciências da Educação |
Nov/2013-Actual |
|
-
Diretora do Departamento de Ciências da Educação |
Out/2010-Jun/2011 |
|
-
Coordenadora da 2.ª edição da Pós-Graduação em Gestão da Formação |
Dez/2009-2011 |
|
-
Secretária da Comissão de Gestão Administrativa do Departamento de Ciências da Educação |
Out/2009-Jul/2010 |
|
-
Coordenadora da 1.ª edição da Pós-Graduação em Gestão da Formação |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Jan/2013-2013 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Membro do júri do concurso nacional "Um conto que contas" |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2015- Actual |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Membro.
investigadora.
|
Mar/2013 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Membro.
|
Out/2009 - Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Membro.
Membro integrado.
|
2008- Actual |
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAMTE), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Mira Leal, S. 2012. O Português no ensino secundário: Transformações, tensões e dinâmicas de apropriação e recontextualização curricular. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789720349057. Porto: Porto Editora.
|
|
|
|
2. |
Mira Leal, S; Caldeira, Suzana N. eds. 2011. Formação de adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978 972 8612 74 0. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
|
|
|
|
3. |
Mira Leal, S. 2008. A reforma curricular no ensino secundário (1999-2006). Transformações, tensões e dinâmicas na área do Português. ed. 1, 1 vol.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. Tese de doutoramento orientada pelos Doutores Rui Vieira de Castro, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade
do Minho e Paulo Jorge Meneses, professor auxiliar do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade e dos
Açores.
|
|
|
|
4. |
Mira Leal, S. 2000. O exercício de poder pela linguagem em aula de língua materna. Um projeto de investigação-acção com professores-estagiários
de Português. ed. 1, 2 vols., ISBN: 972-8612-20 . Aveiro: Universidade de Aveiro. Dissertação de mestrado orientada pela Doutora Maria Helena Araújo e Sá, professora auxiliar do Departamento de Didáctica
e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Mira Leal, S; Fonseca, Josélia. 2013. A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional. In Investigação para um currículo relevante , ed. Francisco Sousa, Luísa Alonso e M.ª do Céu Roldão, 163 - 177. ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina.
|
|
|
|
2. |
Mira Leal, S; Massa, Sara. 2013. Promovendo a relevância do currículo no ensino do Português. In Investigação para um currículo relevante , ed. Francisco Sousa, Luísa Alonso e M.ª do Céu Roldão , 115 - 129. ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
3. |
Mira Leal, S; Camarinha, Helder. 2011. A Formação em Contexto de Trabalho: O papel supervisivo das escolas de ensino profissional. In Formação de Adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise , ed. Universidade dos Açores, 73 - 94. ISBN: 978-972-8612-74-0. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
|
|
|
|
4. |
Mira Leal, S. 2009. Um-dó-li-tá. A linguagem das brincadeiras e as brincadeiras com a linguagem. In Reaprender a Brincar. Da especificidade à diversidade , ed. Universidade dos Açores., 115 - 128. ISBN: 978-972-8612-55-9. Ponta Delgada: Universidade dos Açores..
|
|
|
|
5. |
Mira Leal, S; Sá, Maria H. A. e. 2005. Poder e Linguagem em aula de Língua Materna. Um projecto de investigação-acção com professores-estagiários de Português. In Supervisão: Investigações em contexto educativo , ed. Universidade de Aveiro/ Governo Regional dos Açores – Direcção Regional da Educação/ Universidade dos Açores., 233 - 259. ISBN: 972-8612-20. Ponta Delgada: Universidade de Aveiro/ Governo Regional dos Açores / Universidade dos Açores. Dissertação de mestrado orientada pela Doutora Helena Araújo e Sá, professora auxiliar do Departamento de Didática e Tecnologia
educativa da Universidade de Aveiro.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Melo, Fátima; Mira Leal, S; Lima, Jorge Á.. 2011. "A gestão intermédia nas escolas entre o legislado e o vivido: Um estudo sobre Coordenador de Núcleo e o Coordenador de Departamento
do 1.º Ciclo do Ensino Básico", Arquipélago - Ciências da Educação, 15: 49 - 82.
|
|
|
|
2. |
Mira Leal, S; , Francisco; Cabral, Ana P. L. G. M. 2011. "Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal", Nuances 20, 21: 17 - 42.
|
|
|
|
3. |
Mira Leal, S; , Odília; Monteiro, Mónica; Rebelo, Filomena. 2010. "Promover a aprendizagem, transformar o ensino: O contributo do projecto Investigação para um Currículo Relevante", Interacções, 15: 115 - 140.
|
|
|
|
4. |
Mira Leal, S. 2009. "O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: Representações e opiniões dos professores da área", Arquipélago - Ciências da Educação, 10: 191 - 229.
|
|
|
|
5. |
Mira Leal, S. 2006. "Os Processos de Reconfiguração da Área do Português e a Revisão Curricular do Ensino Secundário", Arquipélago - Ciências da Educação, 7: 9 - 39.
|
|
|
|
6. |
Mira Leal, S. 2004. "Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos Açores", Arquipélago- Ciências da Educação, 5: 209 - 237.
|
|
|
|
7. |
Mira Leal, S. 2003. "Entre nós, os que orientam", Arquipélago -Ciências da Educação, 4: 125 - 166.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Mira Leal, S; Botelho, Ana B. 2013. "Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunidade I", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Porto.
|
|
|
|
2. |
Mira Leal, S; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela. 2013. "Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Porto.
|
|
|
|
3. |
Mira Leal, S; Morais, Filomena; Pereira, José C. 2013. "How do Teachers Evaluate Their Training on the New Portuguese Language Curriculum in Basic Education?", Trabalho apresentado em International Conference on New Horizons in Education, In INTE 2013 - Proceedings, Roma.
|
|
|
|
4. |
Mira Leal, S. 2011. "Changes in Portuguese language teaching in secondary education from the teachers’ standpoint", Trabalho apresentado em 17eme Conférence européenne sur la Lecture , In Littéracie et Diversité, 17eme Conférence européenne sur la Lecture , Mons.
|
|
|
|
5. |
Mira Leal, S. 2011. "Mother tongue education: What Portuguese language students say they should learn in High School? ", Trabalho apresentado em 17eme Conférence européenne sur la Lecture , In Littéracie et Diversité, 17eme Conférence européenne sur la Lecture , Mons.
|
|
|
|
6. |
Mira Leal, S; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, Filomena. 2010. "Learning while teaching: Embracing a collaborative action-research project", Trabalho apresentado em Responsibility, challenge and support in teachers’ life-long professional development., In Responsibility, challenge and support in teachers’ life-long professional development., Budapeste. |
|
|
|
7. |
, Francisco; Mira Leal, S. 2011. "A relevância do currículo no Ensino Básico: Contributos de um projecto de investigação-acção", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , Guarda.
|
|
|
|
8. |
Mira Leal, S. 2010. "Os professores e o currículo em diálogo: O caso do Português no ensino secundário", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o Currículo e seus campos. , Braga.
|
|
|
|
9. |
Mira Leal, S; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, Filomena. 2010. "Aprender ensinando: Investigação e desenvolvimento na docência", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o Currículo e seus campos, Braga.
|
|
|
|
10. |
Raposo, Alexandrina; Mira Leal, S. 2010. "Políticas e processos de formação contínua em contexto: O caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). ", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o Currículo e seus campos, Porto.
|
|
|
|
11. |
Mira Leal, S. 2009. "Dinâmicas e tensões nos processos de colaboração entre professores: um caso na área do Português.", Trabalho apresentado em Encontro SocEd2009 - Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, In Actas do Encontro SocEd2009,Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, Lisboa.
|
|
|
|
12. |
Mira Leal, S. 2009. "Ensinar a língua, promover a cidadania – um desafio por/para cumprir.", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga.
|
|
|
|
13. |
Mira Leal, S. 2009. "Ser professor… de Português: Especificidades da formação dos professores de língua materna", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
14. |
Mira Leal, S. 2003. "A aprendizagem da língua e o desenvolvimento integral do sujeito. Retrato araucânio em cinco pinceladas", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Desenvolvimento e aprendizagem. do Ensino Secundário ao Ensino Superior , In Actas do Congresso Internacional Desenvolvimento e aprendizagem: do Ensino Secundário ao Ensino Superior, Ponta Delgada.
|
|
|
|
15. |
Mira Leal, S; Martins, Maria A. 2002. "Desenvolvimento da competência didáctica – contributos da investigação-acção na formação inicial de professores de Português
e Francês", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas , In Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal. Contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento
, Coimbra.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Mira Leal, S; Pereira, José C; Morais, Filomena. 2013. "How do Teachers Evaluate their Training on the New Portuguese Language Curriculum in basic Education?", Procedia - Social and Behavioral Sciences 106, sem: 1331 - 1340.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Mira Leal, S; Rola, Dulce N; Pereira, José C; Aparício, Rodolfo; Lopes, Maria C. V. 2012. "Português Interativo 6.º ano", 264 pp.. Lisboa: Plátano Editora. Manual escolar de Português para o 6.º ano de escolaridade.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Mira Leal, S. O papel do encarregado de educação no processo formativo e educativo,Vila de Nordeste,2013 (Comunicação). A convite da entidade promotora. Dirigida a pais e encarregados de educação. |
2. |
Mira Leal, S. O papel do encarregado de educação no processo formativo e educativo,Nordeste,2013 (Seminário). A convite da entidade promotora. |
3. |
Mira Leal, S. How do Teachers Evaluate Their Training on the New Portuguese Language Curriculum in Basic Education?,4th International Conference on New Horizons in Education – INTE 2013,Roma,2013 (Comunicação). |
4. |
Mira Leal, S; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela. Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores,II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente - Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança,Porto,2013 (Comunicação).
|
5. |
Mira Leal, S; Botelho, Ana B. Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunidade I,II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente - Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança,Porto,2013 (Comunicação).
|
6. |
Mira Leal, S. A formação de educadores e professores na terceira pessoa,Colóquio Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional,Ponta Delgada,2012 (Conferência ou palestra). |
7. |
Mira Leal, S. Interações entre o Português a e Matemática na sala de aula,,Interações entre o Português a e Matemática na sala de aula,Ribeira Grande, Açores,2012 (Seminário). |
8. |
Mira Leal, S. Interações entre o Português a e Matemática na sala de aula,Ciclo de seminários Ensinar e Aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar ,Ponta Delgada, Açores,2012 (Comunicação). A convite da entidade promotora. Comunicação dirigida a alunos do curso de Mestrado em Matemática para Professores do Departamento
de Matemática e aberto à comunidade. |
9. |
Mira Leal, S. Changes in Portuguese language teaching in secondary education from the teachers’ standpoint,17th European Conference on Reading - Literacy and diversity ,Mons,2011 (Comunicação). |
10. |
Mira Leal, S; Botelho, Ana B. Olhares de professores do 1.º e 2.º ciclo sobre o programa Oportunidade I,Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: Tendências Contextos e dinâmicas,Ponta Delgada, Açores,2011 (Comunicação). |
11. |
Mira Leal, S; Melo, Fátima. Coordenador de Núcleo e Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Desafios, constrangimentos e dinâmicas,Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: Tendências Contextos e Dinâmicas,Ponta Delgada,2011 (Comunicação). |
12. |
Mira Leal, S; Raposo, Alexandrina. Representações de formação contínua de formadores e formandos do PNEP,Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: Tendências Contextos e dinâmicas,Ponta Delgada, Açores,2011 (Comunicação). |
13. |
Mira Leal, S. Dinâmicas de inovação e mudança na docência,Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: Tendências Contextos e dinâmicas,2011 (Comunicação). |
14. |
Mira Leal, S; , Francisco. A relevância do currículo no Ensino Básico: Contributos de um projecto de investigação-acção,XI Congresso da Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ,Guarda,2011 (Comunicação). |
15. |
Mira Leal, S; Alves, Ana M. O. Contributo das experiências de supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional de professores cooperantes do 1.º
Ciclo do Ensino Básico,Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas: Tendências Contextos e dinâmicas,Ponta Delgada, Açores,2011 (Comunicação). |
16. |
Mira Leal, S; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, Filomena. Investigação-acção e desenvolvimento profissional,Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares,Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, Açores,2010 (Conferência ou palestra). |
17. |
Mira Leal, S; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, Filomena. Aprender ensinando: Investigação e desenvolvimento na docência,IX Colóquio sobre Questões curriculares/V Colóquio Luso Brasileiro - Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas,Porto,2010 (Comunicação). |
18. |
Mira Leal, S; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, Filomena. Learning while teaching: Embracing a collaborative action-research project,35th Conference of the Association for Teacher Education in Europe - Responsibility, challenge and support in teachers’ life-long
professional development ,Budapeste,2010 (Comunicação). |
19. |
Mira Leal, S; Raposo, Alexandrina. Políticas e Processos de formação contínua em contexto: O caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), ,http://www.fpce.up.pt/coloquio2010/,Porto,2010 (Comunicação).
|
20. |
Mira Leal, S. Aprender línguas para quê? ,Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares,Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Açores,2010 (Conferência ou palestra). |
21. |
Mira Leal, S. Os professores e o currículo em diálogo: O caso do Português no ensino secundário,IX Colóquio sobre Questões curriculares/V Colóquio Luso Brasileiro - Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas,,Porto,2010 (Comunicação). |
22. |
Mira Leal, S. Encontros com a Rádio: Um espaço de cidadania e trabalho com o oral e o escrito na escola,II Congresso Nacional – Os Mass Media e a Escola – Ondas de Rádio,Ponta Delgada, Açores,2010 (Conferência ou palestra). |
23. |
Mira Leal, S; , Francisco; Dinis, Raquel. Escutando vozes de crianças que falam da escola: O contributo do projecto ICR,,III Jornadas da Infância,Ribeira Grande, Açores,2009 (Conferência ou palestra). |
24. |
Mira Leal, S. A mudança curricular na área do Português no Ensino secundário:,Encontro de Inovação Educacional/ III Encontro Internacional - Outra educação é possível,Praia da Vitória e Angra do Heroísmo,2009 (Comunicação). |
25. |
Mira Leal, S. Ser professor… de Português: Especificidades da formação dos professores de língua materna,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação). |
26. |
Mira Leal, S. A aula de Português: objecto, objectivos e metodologias,Colóquio de Didácticas - No caminho das Didácticas: Saberes, Experiências e Inovação,,Ponta Delgada,2009 (Comunicação). |
27. |
Mira Leal, S. Ensinar a língua, promover a cidadania – um desafio por/para cumprir,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação). |
28. |
Mira Leal, S. Um-dó-li-tá. A linguagem das brincadeiras e as brincadeiras com a linguagem,Seminário Re(aprender) a brincar: da especificidade à diversidade,Ponta Delgada,2009 (Conferência ou palestra). |
29. |
Mira Leal, S; Castro, Rui V.. O Novo Programa de Português do Ensino Secundário: Apropriações e Reconfigurações,VII Colóquio sobre Questões Curriculares/ III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares - Globalização e (des)igualdades:
os desafios curriculares, ,BRaga,2006 (Comunicação). |
30. |
Mira Leal, S. A aprendizagem da língua e o desenvolvimento integral do sujeito. Retrato araucânio em cinco pinceladas,Encontro Internacional Desenvolvimento e aprendizagem: na transição do Ensino Secundário para o Superior,Ponta Delgada,2003 (Comunicação). |
31. |
Mira Leal, S; Martins, Maria A. Desenvolvimento da competência didáctica – contributos da investigação-acção na formação inicial de professores de Português/Francês,I Encontro Nacional da SPDLL - Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas - A Didáctica das Línguas e Literaturas
em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento,Coimbra,2002 (Comunicação). |
32. |
Mira Leal, S. Um contributo para a caracterização das práticas supervisivas ao nível da formação inicial de professores na Região Açores,Seminário Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores,Lisboa,2001 (Comunicação). |
33. |
Mira Leal, S; Pereira, Conceição; Melo, Nélia. Um breve olhar sobre as relações pessoais e interpessoais na formação inicial de professores:,I Congresso CIDInE - Investigar, difundir e intervir em Educação,Ponta Delgada,1999 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Mira Leal, S. Workshop sobre estratégias de leitura e escrita no 1.º ciclo do ensino básico, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Colégio de S. Francisco Xavier. Duração: 7 horas. Local: Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. A convite da entidade promotora. Participantes: professores do 1.º ciclo do Colégio S. Francisco Xavier de Ponta Delgada. |
2. |
Mira Leal, S. Oficina de Escrita, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Direcção Regional das Comunidades. Duração: 7 horas. Local: Universidade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. A convite da entidade promotora. A formação inscreveu-se no Curso de Verão para docentes de Língua, Cultura e literatura portuguesas
nos EUA, que decorreu entre 16 e 27 de julho de 2012. |
3. |
Mira Leal, S. Workshop Ler... para quê?, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Básica/Secundária Domingos Rebelo. Duração: 3 horas. Local: Serviços de Documentação da Universidade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. A convite da entidade promotora. Participantes: alunos do 10.º ano da Escola Básica/Secundária Domingos Rebelo. Integrado
no projeto "Ler para ser". |
4. |
Mira Leal, S; Morais, Filomena; Pereira, José C; Rodrigues, Gabriela. Formação para a Implementação dos Novos Programas de Português do Ensino Básico, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Direcção Regional da Educação e Formação. Duração: 80 semanas., Tipo de participação: Organizador. |
5. |
Mira Leal, S. Ensinar e Aprender com a Biblioteca Escolar , 2004 (Aperfeiçoamento), promovido por Comissão de Acompanhamento da Formação Contínua de Professores da Universidade dos Açores. Duração: 25 horas. Local: Colégio de S. Francisco Xavier, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. Participantes: professores do 1.º ciclo do ensino básico de escolas da ilha de S. Miguel. |
6. |
Mira Leal, S. Supervisão reflexiva de professores. Dos princípios às estratégias de formação, 2003 (Outra), promovido por Universidade dos Açores . Duração: 3 horas. Local: Universidade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. A convite da Prof.ª Doutora Isabel Alarcão, professora catedrática da Universidade de Aveiro. |
7. |
Mira Leal, S. Referenciais de competências para o Ensino Básico no contexto de ensino das línguas, 2002 (Aperfeiçoamento), promovido por Coordenadora dos Estágios Pedagógicos no Departamento de Ciências da Educação da Univeerisdade dos Açores. Duração: 3 horas. Local: Univerisdade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. Participantes: orientadores de estágio integrado dos núcleos de Português/Francês em exercício na Região Autónoma dos Açores
(RAA), . |
8. |
Mira Leal, S. Instrumentos de observação e avaliação em contexto de estágio pedagógico, 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por Coordenadora dos Estágios Pedagógicos no Departamento de Ciências da Educação da Univeerisdade dos Açores. Duração: 3 horas. Local: Universidade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. Participantes: orientadores de estágio integrado dos núcleos de Português/Francês em exercício na RAA. |
9. |
Mira Leal, S. Português (nível avançado), 2000 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade dos Açores.Tipo de participação: Docente. |
10. |
Mira Leal, S. Curso de Inglês para Emigrantes, 1992 (Aperfeiçoamento), promovido por Gabinete de Emigração e Apoio às Comunidades Açorianas.Tipo de participação: Docente. Participantes: habitantes do Concelho da Ribeira Grande . |
Organização de evento Event organization |
1. |
Mira Leal, S. Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional,2012 (Encontro / Organização). |
2. |
Mira Leal, S; Medeiros, Emanuel O. Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas, Tendências Contextos e dinâmicas,2011 (Encontro / Organização). |
3. |
Mira Leal, S. Como construir a sua carreira em tempo de crise?,2011 (Conferência / Organização). oradora convidada : Professora Doutora Maria Eduarda Duarte, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia da Universidade
de Lisboa. |
4. |
Mira Leal, S. Emprego e Formação: Políticas e possibilidades de articulação,2011 (Conferência / Organização). orador convidado - Dr. Rui Bettencourt, Director Regional do Trabalho, Qualificação e Defesa do Consumidor. |
5. |
Mira Leal, S. Métodos de Prospectiva na Gestão da Formação e do Emprego,2010 (Conferência / Organização). Orador convidado Dr. Rui Bettencourt, Director Regional do Trabalho, Qualificação e Defesa do Consumidor. |
6. |
Mira Leal, S. Formação e Trabalho: Diálogos e Práticas em Contexto(s),,2010 (Encontro / Organização). |
7. |
Mira Leal, S. Certificação de Competências,2009 (Conferência / Organização). Oradores convidados: Doutores Bernard Lietard e Pascale de Rozario do Conservatoire Nationale des Arts e Métiers (CNAM) de
Paris. |
8. |
Mira Leal, S; Medeiros, Maria T; Rego, Isabel E; Caldeira, Suzana N. Certificação de Competências,2009 (Oficina / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Vera Filipa de Oliveira Ferreira Alves, Abordagens transversais no ensino-aprendizagem da língua na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
2. |
Sara Carolina Moreira Garcia, Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico), 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
3. |
Alexandra Medeiros Pereira Ferreira Cabral, Abordagens transversais à escrita na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
4. |
Mariana Ferreira Simões, O desenvolvimento da expressão oral no jardim-de-infância e no 1.º ciclo do ensino básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
5. |
Ana Filipa Raposo Pereira, Promover a compreensão leitora na infância: estudos de caso na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
6. |
Quélia Rita Pereira Couto Teixeira , Organização do trabalho e do espaço para a aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
7. |
Cátia de Jesus Sousa Rodrigues, Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). Co-orientada pela Doutora Raquel Dinis, professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores.
|
8. |
Eva da Conceição Fonseca Vitória, Representações e práticas de estagiários e supervisores no domínio da matemática na educação pré-escolar, 2013. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores (Orientador). Co-orientada pelo Doutor Ricardo Teixeira, professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores.
|
9. |
Maria do Carmo de La Cerda Gomes, Abordagens à escrita: Do programa de Português aos manuais escolares do 2.º ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores (Orientador). Co-orientada pela Doutora Margarida Serpa, professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos
Açores.
|
10. |
Paula Alexandra Teixeira Brêa Marques, Desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar: Representações e práticas de estagiários, 2013. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores (Co-orientador). Orientada pelo Doutor Jorge Ávila de Lima, professor Associado com Agregação do Departamento de Ciências da Educação da Universidade
dos Açores.
|
11. |
Sara Cláudio Pavão, Aprendendo a língua em cooperação: Atividades, potencialidades e constrangimentos, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
12. |
Maria Isabel Rodrigues Morais da Silva, Aprender a língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
13. |
Juliana Sofia Carapinha Machado, Do ouvir ler ao querer ler: estratégias para suscitar o interesse pela leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino
básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
14. |
Renata Paula Silva Monteiro, A aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino na ação de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino
básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
15. |
Maria de Fátima Miranda Melo, Coordenador de Núcleo e Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Desafios, constrangimentos e dinâmicas, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador). |
16. |
Ana Beatriz Gouveia Botelho, A dinamização de programas específicos de recuperação de escolaridade e o desenvolvimento e a satisfação profissional dos
professores, 2011. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
17. |
Ana Margarida Alves, Experiências de supervisão pedagógica: Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores cooperantes do 1.º
Ciclo do Ensino Básico, 2011. (Orientador). |
18. |
Alexandrina Raposo, Práticas e vivências de formação contínua no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o caso do Programa Nacional do Ensino do Português
(PNEP), 2010. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores (Orientador).
|
1. |
Ana Rita Arruda Teves, O Português e as Expressões na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Cumplicidades e Dinâmicas na Prática
Educativa, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
2. |
Tatiana Filipa Silva Gouveia, O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
3. |
Vanessa Viveiros Amaral Freitas, A Comunicação Verbal na aprendizagem da Matemática, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
4. |
Flávio Leandro Raposo Almeida, Conhecer e preservar o ambiente natural: missão e ação educativa dos centros de ciência, 2015. Dissertação (Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança ) - Universidade dos Açores (Orientador). |
5. |
Raquel Feliciano, O papel do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico na promoção da compreensão leitora numa abordagem
transversal, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Ponta Delgada)) - Universidade dos Açores (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de José Carlos Pereira. Os hábitos de leitura dos estudantes do ensino básico da Região Autónoma dos Açores, 2013. Tese (Educação, especialidade em Metodologia do Ensino do Português) - Universidade dos Açores. Arguente. |
2. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Maria da Conceição Reis Lima Bento. A Língua Portuguesa na Educação Básica. O Discurso sobre a Reorganização Curricular e a sua Recontextualização Pedagógica, 2013. Tese (Metodologia do Ensino do Português) - Universidade do Minho. Arguente (principal). |
1. |
Mira Leal, Susana; Pedro González; Ana Isabel Santos. Participação no júri de Mónica Raquel Vieira Rodrigues. Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação pré-escolar e n o 1.º ciclo do ensino
básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores.
|
2. |
Mira Leal, Susana; Ana Isabel Santos; Maria Isabel Cabrita Condessa. Participação no júri de Quélia Rita Pereira Couto Teixeira. Organização do trabalho e do espaço para a aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
3. |
Mira Leal, Susana; Maria Isabel Cabrita Condessa; Adolfo Fialho; Ana Isabel Santos. Participação no júri de Ana Eduarda Ferraz Ávila da Rosa. As expressões dramática e musical como veículo promotor do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no 1.º ciclo
do ensino básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores.
|
4. |
Mira Leal, Susana; Ermelindo Peixoto; Margarida Serpa. Participação no júri de Rui Filipe Meireles Ferreira. A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão
em contexto de estágio, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores.
|
5. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Manuela de Lurdes Azevedo Monteiro. Jornal de Sala, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente nomeada em 12 de junho de 2013 (Despacho reitoral n.º 172/2013). |
6. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Cátia de Jesus Sousa Rodrigues. Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
7. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Sara Cláudio Pavão. Aprendendo a língua em cooperação: atividades, potencialidades e constrangimentos, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
8. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Paula Alexandra Teixeira Brêa Marques. O desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar: representações e práticas de estagiários, 2013. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
9. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Maria do Carmo de la Cerda Gomes. Abordagens à escrita: do programa de português aos manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
10. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Tânia Sofia do Amaral Melo. Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente. |
11. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Eva da Conceição Fonseca Vitória. Representações e práticas de estagiários e supervisores no domínio da matemática na educação pré-escolar, 2013. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
12. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Juliana Sofia Carapinha Machado. Do ouvir ler ao querer ler: Estratégias para motivar para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
13. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Renata Paula Silva Monteiro. Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino na ação de educadores e professores, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
14. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Letícia Maria Valadão Mendes. A linguagem oral na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, , 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente. |
15. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Maria Isabel Rodrigues Morais da Silva. Aprender a língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
16. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Beatriz do Carmo Correia Moreira. Desenvolvimento da linguagem oral em contexto pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente. |
17. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Cláudia Emanuela Vieira Tavares. O Ambiente nas letras para crianças, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade dos Açores. Arguente. |
18. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Ana Beatriz Gouveia Botelho. Trabalho, desenvolvimento e satisfação profissional de professores dinamizadores de Programas Específicos de Recuperação de
Escolaridade, 2011. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
19. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Fábio Miguel da Silva Goulart. Transversalidade da aprendizagem na escola: a linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente. |
20. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Maria de Fátima Miranda Melo. Coordenador de Núcleo e Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desafios, constrangimentos e dinâmicas, 2011. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
21. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Tânia Barcelos. A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico , 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente. |
22. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Luísa de Fátima Dinis Andrade. O trabalho na área da biblioteca de sala , 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. Arguente. |
23. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Ana Paula Lacerda Gamboa de Melo Cabral. Inspecção em Educação: Controlo e/ou supervisão?, 2011. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
24. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Margarida Massa de Oliveira Alves. Experiências de supervisão pedagógica: contributos para o desenvolvimento profissional dos professores cooperantes do 1.º
Ciclo do Ensino Básico, 2011. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
25. |
Mira Leal, Susana. Participação no júri de Alexandrina Maria Martins Gonçalves Raposo. Práticas e vivências de formação contínua no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o caso do Programa Nacional do Ensino do Português
(PNEP), 2010. Dissertação (Supervisão) - Universidade dos Açores. Orientadora. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
2.º painel plenário, 2012 (Encontro). Nome do evento: Colóquio nacional Formação Pluridimensional de educadores e professores em dinãmicas de intervenção educacional: currículo(s),
cultura(s) e saberes na sociedade do conhecimento; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Ponta Delgada / Universidade dos Açores. A convite do organizador. |
1. |
7.º painel plenário, 2012 (Encontro). Nome do evento: Colóquio nacional Formação Pluridimensional de educadores e professores em dinãmicas de intervenção educacional: currículo(s),
cultura(s) e saberes na sociedade do conhecimento; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Ponta Delgada / Universidade dos Açores. A convite do organizador. |
3. |
Painel "Tecnologia na Educação", 2011 (Encontro). Nome do evento: Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas - tendências, contextos e dinâmicas; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Ponta Delgada / Universidade dos Açores. |
3. |
Painel "Temas e questões de currículo", 2011 (Encontro). Nome do evento: Encontro Internacional Educação, Currículo e Didácticas - tendências, contextos e dinâmicas; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Ponta Delgada / Universidade dos Açores. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Investigar, Difundir e Intervir em Educação, 1999 (Congresso). Nome do evento: I Congresso CIDInE; Nome da Instituição: CIDInE; Cidade do evento: Ponta Delgada / Universidade dos Açores. Participante. |
2. |
Novos planos curriculares - dificuldades e perspetivas de sucesso na sua aplicação (10.º ano de escolaridade - Português), 1993 (Workshop). Nome do evento: Novos planos curriculares - dificuldades e perspetivas de sucesso na sua aplicação (10.º ano de escolaridade - Português); Nome da Instituição: Secretaria Regional de Educação e Cultura / Centro de Formação de Associação de escolas de S. Miguel e Santa Maria; Cidade do evento: Ponta Delgada / Escola Secundária Antero de Quental. Formanda. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
33 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
15 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
15 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
51 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
51 |
Dados complementares (Additional data) |
58 |
Orientações Orientations |
25 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
27 |
Participação em Eventos Event participation |
6 |
Visualizações do curriculum [
3935
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-12-2020
às
10:00:07
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|