José Carlos Bernardino de Carvalho Morgado
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
15/12/2008 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
José Carlos Bernardino de Carvalho Morgado |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
MORGADO, J. |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1999-2003 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular.
(4 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1994-1998 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação
(4 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1977-1982 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Biologia
(5 anos » years)
.
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,
Portugal.
|
1977-1980 |
Bacharelato Bachelor degree |
Bacharelato em Biologia
(3 anos » years)
.
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1998 |
Outros Others |
Formador:Teoria Curricular, Concepção e Organização de Projectos Educativos. Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2003-Jul/2004 |
Professor Auxiliar |
Jul/2000-Mai/2003 |
Assistente |
Out/1998-Mai/2000 |
Assistente |
Escola Secundária Abade de Baçal |
Jul/1996-Ago/1996 |
Docente |
Centro de Área Educativa de Bragança. |
Escola Secundária Emídio Garcia |
Out/1983-Ago/1985 |
Docente |
Escola C S de Alfândega da Fé |
Out/1982-Mar/1983 |
Professor Profissionalizado de Nomeação Prov. |
Escola Secundária Carolina Michaelis |
Out/1981-Jun/1982 |
Professor Estagiário |
Escola Secundária Infante D. Henrique |
Out/1980-Set/1981 |
Professor |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Licenciaturas em Orientação Educativa Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Organização e gestão das instituições educativas(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino (Docente)
- Avaliação Curricular (Docente)
- Reformas e Inovação Curricular (Docente)
- Avaliação de Programas e Projectos (Docente)
- Gestão de Projectos de Formação (Docente)
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
- Desenvolvimento Curricular (Docente)
- Gestão de Projectos de Formação (Docente)
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino (Regente)
- Desenvolvimento Curricular(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
- Desenvolvimento Curricular (Docente)
- Reformas e Inovação Curricular (Docente)
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Regente)
- Desenvolvimento Curricular(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
- Reformas e Inovação Curricular (Docente)
- Modelos de Ensino (Docente)
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
- Reformas e Inovação Curricular (Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ens. de Biologia e Geologia, de Mat. e de Física e Química Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de Especialização em Desenvolvimento Curricular Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos Educativos e Curriculares(Docente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Mar/2006-Actual |
|
-
Director-Adjunto do Cursos de Mestrado em Educação, do Instituto de Educação e Psicologia |
Jul/2005-Set/2006 |
|
-
Representante do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa no Conselho de Curso de Ciências Humanas e Sociais |
Out/2002-2003 |
|
-
Membro da Comissão de Redacção |
Out/2001-2003 |
|
-
Representante dos Docentes Não Doutorados para integrar o Conselho do Instituto de Educação e Psicologia |
Out/2001-2003 |
|
-
Representante dos Docentes não Doutorados para integrar o Conselho de Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, do
Instituto de Educação e Psicologia. |
Out/2001-2003 |
|
-
Secretário da Direcção da Secção Portuguesa da Associação Europeia de Professores – Association Européen des Enseignants (AEDE)
/ European Association of Teachers (EAT) |
Out/1998-Jul/2000 |
|
-
Representante do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa para a Comissão de Cursos da Licenciatura em Português-Francês. |
Centro de Área Educativa de Bragança. |
Jul/1993-Jun/1996 |
|
-
Coordenador Adjunto do C.A.E. |
Nov/1990-Abr/1993 |
|
-
Subcoordenador do Centro |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
A Construção Teórica e Prática do Currículo em Contextos Formais, não Formais e Informais. |
|
|
2. |
"Ensino Superior: Imagens e Práticas" |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2006-2008 Políticas e práticas de decisão curricular. |
Referência do projeto»Project reference: ?. Parceiro(s)»Partners:
Centro de Investigação em Educação e Desenvolvimento.
|
2006-2008 Transformar a pedagogia na universidade: reflectir, (inter)agir, reconstruir. |
Referência do projeto»Project reference: ?. Parceiro(s)»Partners:
Centro de Investigação em Educação e Desenvolvimento.
|
2006-2007 Produção de Objectos de Aprendizagem para a Web. |
Referência do projeto»Project reference: ?. Financiador(es)»Funding:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
|
2004-2006 Formação e Avaliação em Contexto Universitário |
Referência do projeto»Project reference: ?. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho.
|
2003-2006 Currículo: políticas e práticas. |
Referência do projeto»Project reference: ?. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho.
|
2000-2001 O trabalho dos professores em Portugal e no Reino Unido: condições para um ensino/aprendizagem eficaz. |
Referência do projeto»Project reference: ?. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho; University of Nottingham. Financiador(es)»Funding:
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
|
1999-2000 Práticas de construção da autonomia curricular: um estudo sobre as conceptualizações dos professores. |
Referência do projeto»Project reference: ?. Financiador(es)»Funding:
Instituto de Inovação Educacional.
|
1998-2000 Centralização e descentralização: a fundamentação da autonomia curricular. |
Referência do projeto»Project reference: ?.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
1999-2003 Processos e Práticas de (Re)Construção da Autonomia Curricular. |
Referência do projeto»Project reference: ?.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2007- 2008 |
Associação de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práticas Curriculares (AEPPPC), Brasil, Membro.
|
2007- 2008 |
Associação de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práticas Curriculares: Revista Espaço do Currículo, Membro do Conselho Editorial.
null.
|
2005- 2008 |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Membro.
|
2003- 2008 |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares., Membro.
|
2003- 2008 |
Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation (ADMEE), Membro.
|
2003- 2008 |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares: Revista de Estudos Curriculares., Membro do Conselho de Redacção.
null.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Morgado, José C. B. C; REIS, I.. eds. 2007. "Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas Europeias." ed. 1. Braga: CIEd, Universidade do Minho. |
|
|
|
2. |
Morgado, José C. B. C; PACHECO, J.; MOREIRA, A. F. eds. 2007. "Globalização e (Des)igualdades: desafios contemporâneos." ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
3. |
Morgado, José C. B. C. ed. 2005. "Currículo e Profissionalidade Docente." ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
4. |
MORGADO, J.; ALVES, M.. eds. 2005. Mudanças educativas e curriculares… e os Educadores/Professores? ed. 1. Braga: UM. |
|
|
|
5. |
Morgado, José C. B. C. ed. 2004. "Manuais Escolares. Contributo para uma análise." ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
6. |
Morgado, José C. B. C; PACHECO, J.. eds. 2003. "Construção e Avaliação do Projecto Curricular de Escola." ed. 1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
7. |
MOREIRA, A. F; PACHECO, J.; MORGADO, J.; MACEDO, E.; CASIMIRO, M.. eds. 2002. Currículo e Produção de Identidades. ed. 1. Braga: Universidade do Minho. |
|
|
|
8. |
Morgado, José C. B. C; PARASKEVA, J.. eds. 2001. "(Re)visão curricular do Ensino Secundário: gritos e ecos do silêncio cumprido." ed. 1. Porto: Edições ASA. |
|
|
|
9. |
Morgado, José C. B. C. ed. 2000. "A (Des)Construção da Autonomia Curricular." ed. 1. Porto: Edições ASA. |
|
|
|
10. |
Morgado, José C. B. C; PARASKEVA, J.. eds. 2000. "Currículo: factos e significações." ed. 1. Porto: Edições ASA. |
|
|
|
11. |
Morgado, José C. B. C; PACHECO, J.; VIANA, I.. eds. 2000. "Políticas Curriculares. Caminhos de Flexibilização e Integração." ed. 1. Universidade do Minho: Braga. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
MORGADO, J.. 2007. A autonomia na opinião dos professores. Um estudo exploratório.. In Profissionalismo docente em transição: as identidades dos professores em tempos de mudança. , 165 - 177. . Braga: CIEd, Universidade do Minho.. |
|
|
|
2. |
MORGADO, J.. 2007. Formação e desenvolvimento profissional docente: desafios contemporâneos.. In Formação e desenvolvimento profissional docente: perspectivas europeias. , 41 - 57. . Braga: CIEd, Universidade do Minho.. |
|
|
|
3. |
MORGADO, J.. 2007. Globalização, Ensino Superior e Currículo. . In Globalização e (Des)igualdades: desafios contemporâneos. , 61 - 72. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
4. |
MORGADO, J.; ALVES, M.; ESTÊVÃO, C.. 2006. Desenvolver competências na escola: metanarrativas de legitimação em confronto.. In Avaliação de Competências e Aprendizagens Experienciais. , 255 - 275. . Lisboa: Educa.. |
|
|
|
5. |
MORGADO, J.; FERREIRA, J.. 2006. Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências. . In Globalização e Educação: Desafios para políticas e práticas., 61 - 86. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
6. |
MORGADO, J.. 2006. Autonomia curricular: perspectivas e realidades. . In Políticas Educacionais e (Re)significações do Currículo. , 53 - 71. . Campinas: Alínea Editora. |
|
|
|
7. |
MORGADO, J.. 2005. Globalização da Universidade ou Universidade Global?. In Políticas e práticas curriculares: impasses, tendências e perspectivas. , 43 - 67. . João Pessoa: Idéia Editora. |
|
|
|
8. |
MORGADO, J.. 2004. Educar no Século XXI: que papel para o(a) professor(a)?. In Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A Editora, pp. 109-137., 109 - 137. . Rio de Janeiro: DP&A Editora.. |
|
|
|
9. |
MORGADO, J.. 2001. A reorganização curricular do Ensino Básico – fundamentos, fragilidades e perspectivas.. In A Reorganização Curricular do Ensino Básico., 39 - 60. . Porto: Edições ASA.. |
|
|
|
10. |
MORGADO, J.. 2000. Indicadores de uma política curricular integrada.. In Políticas de integração curricular. , 167 - 185. . Porto: Porto Editora.. |
|
|
|
11. |
MORGADO, J.; PACHECO, J.; SILVA, A.. 1999. II Capítulo - Acto Didáctico.. In Componentes do Processo de Desenvolvimento do Currículo. , 29 - 43. . Braga: Livraria Minho. |
|
|
|
12. |
PACHECO, J.; PARASKEVA, J.; MORGADO, J.. 1999. III Capítulo - Conteúdos. . In Componentes do Processo de Desenvolvimento do Currículo. , 45 - 96. . Braga: Livraria Minho. |
|
|
|
13. |
PACHECO, J.; ALVES, M.; MORGADO, J.; VIANA, I.. 1999. IV Capítulo - Objectivos.. In Componentes do Processo de Desenvolvimento do Currículo., 97 - 156. . Braga: Livraria Minho. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
MORGADO, J.. 2007. "Novo estatuto da carreira docente: que desafios?", Revista Portuguesa de Pedagogia. 41, 1: 55 - 75. |
|
|
|
2. |
MORGADO, J.. 2006. "Globalização e (re)organização do Ensino Superior: perplexidades e desafios.", Perspectiva 24, 1: 205 - 228. |
|
|
|
3. |
MORGADO, J.; CARVALHO, A. A. 2004. "Usufruir das mudanças curriculares para uma integração das Tecnologias da Informação e Comunicação. ", Revista de Estudos Curriculares 2, 1: 85 - 120. |
|
|
|
4. |
MORGADO, J.. 2004. "Liderança e Autonomia: impactos na mudança das práticas curriculares.", Revista Contrapontos. 4, 3: 425 - 438. |
|
|
|
5. |
MORGADO, J.. 2003. "Projecto Curricular e Autonomia da Escola: possibilidades e constrangimentos.", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 8, 10: 335 - 344. |
|
|
|
6. |
MORGADO, J.. 2000. "O currículo como veículo de integração social.", Revista Galego/Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 4, 6: 457 - 470. |
|
|
|
7. |
MORGADO, J.. 1999. "Despropósitos da autonomia curricular.", Revista Portuguesa de Educação. 12, 2: 272 - 294. |
|
|
|
8. |
MORGADO, J.. 1999. "Autonomia curricular: nova retórica de legitimação. ", ELO, 7., 0: 107 - 109. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
MORGADO, J.. 2007. ""Autonomia e profissionalidade docente: importância dos mediadores curriculares na configuração das práticas pedagógicas."", Trabalho apresentado em Cenários da Educação/Formação: novos espaços, culturas e saberes. , In Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., Castelo Branco. |
|
|
|
2. |
MORGADO, J.; ESTÊVÃO, C.; ALVES, M.. 2006. ""Desenvolver competências na escola: metanarrativas de legitimação em confronto."", Trabalho apresentado em Avaliação de Competências e Aprendizagens Experienciais. , In Actas do XVII Colóquio da ADMEE-Europa., Lisboa. |
|
|
|
3. |
MORGADO, J.; MARTINS, F.. 2006. ""Dos grupos disciplinares aos departamentos curriculares: o que mudou nas escolas? "", Trabalho apresentado em Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares., In Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares / III Colóquio Luso-Brasileiro. , Braga. |
|
|
|
4. |
MORGADO, J.. 2006. ""Portefólio: caminho para transformar a avaliação ou mera legitimação de ‘velhas’ práticas?"", Trabalho apresentado em 1º Encontro sobre e-Portefólio / Aprendizagem Formal e Informal., In Actas do 1º Encontro sobre e-Portefólio / Aprendizagem Formal e Informal. , Braga: Universidade do Minho. |
|
|
|
5. |
MORGADO, J.; CARVALHO, A. A; COSTA, M.; FLORES, M.. 2005. ""Formação em contexto universitário: um estudo na Universidade do Minho."", Trabalho apresentado em Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. , In Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. , Braga. |
|
|
|
6. |
MORGADO, J.. 2005. ""Mudança das práticas curriculares: realidades e perspectivas."", Trabalho apresentado em Mudanças educativas e curriculares… e os Educadores/Professores?, In In José Morgado e Maria Palmira Alves (Orgs.), Braga. |
|
|
|
7. |
MORGADO, J.. 2002. "Autonomia curricular: repto para uma nova identidade docente.", Trabalho apresentado em Currículo e Produção de Identidades., In In Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares – I Colóquio Luso-Brasileiro., Braga. |
|
|
|
8. |
MORGADO, J.. 2002. ""Autonomia curricular: coerência entre o local e o global."", Trabalho apresentado em O particular e o global no virar do milénio. , In Actas do V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., Lisboa. |
|
|
|
9. |
MORGADO, J.; PARASKEVA, J.. 2001. ""A tecnologia como instrumento de diferenciação."", Trabalho apresentado em Tecnologias em Educação: Estudos e Investigações., In In Actas do X Colóquio da AIPELF/AFIRSE sobre Tecnologias em Educação: Estudos e Investigações., Lisboa: Universidade de Lisboa. |
|
|
|
10. |
MORGADO, J.. 2000. ""O currículo como instrumento de diferenciação."", Trabalho apresentado em Diversidade e Diferenciação em Pedagogia., In Actas do IX Colóquio da AIPELF/AFIRSE., Lisboa. |
|
|
|
11. |
MORGADO, J.. 2000. ""Que papel para o professor num mundo de Mudança."", Trabalho apresentado em 3ª Edição dos Encontros de Basto., In In Actas da 3ª Edição dos Encontros de Basto. , Fermil de Basto. |
|
|
|
12. |
MORGADO, J.. 1999. ""A autonomia e a diversificação curricular."", Trabalho apresentado em In Investigar e Formar em Educação., In Actas do IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. , Aveiro. |
|
|
|
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “Programação de Unidades Curriculares e Planificação", 2008 (Outra), promovido por Gabinete de Avaliação da Qualidade do Ensino (GAQE). Duração: 12 horas.. |
2. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “Elaboração de Provas de Avaliação Escrita”, 2007 (Outra), promovido por Gabinete de Avaliação da Qualidade do Ensino (GAQE). Duração: 12 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga. |
3. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “Programação de Unidades Curriculares e Planificação”, 2007 (Outra), promovido por Gabinete de Avaliação da Qualidade do Ensino (GAQE). Duração: 12 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga. |
4. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “Planificação e gestão da aula: para uma lógica de aprendizagem e inovação”, 2005 (Outra), promovido por Gabinete de Avaliação da Qualidade do Ensino (GAQE). Duração: 20 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga. |
5. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “O Trabalho por Projecto como estratégia de mudança e inovação das práticas”, 2005 (Outra), promovido por Gabinete de Avaliação da Qualidade do Ensino (GAQE). Duração: 20 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga. |
6. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “Cultura Deliberativa e Gestão Curricular”, 2000 (Outra), promovido por Centro de Formação das Escolas do Concelho de Valongo. Duração: 25 horas.. |
7. |
MORGADO, J.. Acção de Formação com o tema “Gestão Curricular Flexível”, 2000 (Outra), promovido por Centro de Formação de Francisco de Holanda. Duração: 36 horas.. |
8. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “Autonomia e Projecto Curricular”, 1999 (Outra), promovido por Centro de Formação de Mirandela. Duração: 50 horas.. |
9. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “A Construção do Projecto Curricular”, 1998 (Outra), promovido por Centro de Formação Leonardo Coimbra. Duração: 50 horas.. |
10. |
MORGADO, J.. Acção de Formação subordinada ao tema “A Construção do Projecto Curricular”, 1997 (Outra), promovido por Centro de Formação Leonardo Coimbra. Duração: 100 horas.. |
Organização de evento Event organization |
1. |
MORGADO, J.. Comissão Científica do III Colóquio Internacional sobre Políticas e Práticas Curriculares.,2007 (Seminário / Outra). |
2. |
MORGADO, J.. VIII Colóquio sobre Questões Curriculares / IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.,2007 (Seminário / Outra). |
3. |
Morgado, José C. B. C. VII Colóquio sobre Questões Curriculares – III Colóquio Luso-Brasileiro: "Globalização e (de)igualdades: os desafios curriculares.",2006 (Seminário / Organização). |
4. |
Morgado, José C. B. C. Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas Europeias.,2006 (Encontro / Organização). |
5. |
MORGADO, J.. II Colóquio Internacional sobre Políticas e Práticas Curriculares.,2005 (Seminário / Outra). |
6. |
Morgado, José C. B. C. “Mudanças educativas e curriculares... e os Educadores/Professores?”,2004 (Seminário / Organização). |
7. |
Morgado, José C. B. C. VI Colóquio sobre Questões Curriculares – II Colóquio Luso-Brasileiro: “Currículo: Pensar, Inventar, Diferir”.,2004 (Seminário / Organização). |
8. |
MORGADO, J.. 2ªs Jornadas da Secção Portuguesa da ADMEE, subordinadas ao tema A avaliação e a validação de competências em contextos escolares
e profissionais.,2004 (Seminário / Outra). |
9. |
MORGADO, J.. “O papel do professor no desenvolvimento do currículo: novos desafios em tempos de mudança”,2004 (Seminário / Outra). |
10. |
MORGADO, J.. “O papel do professor no desenvolvimento do currículo",2004 (Oficina / Outra). |
11. |
Morgado, José C. B. C. V Colóquio sobre Questões Curriculares – I Colóquio Luso-Brasileiro: “Currículo e Produção de Identidades”.,2002 (Seminário / Organização). |
12. |
Morgado, José C. B. C. IV Colóquio sobre Questões Curriculares: “Políticas curriculares: caminhos da flexibilização e integração”,2000 (Seminário / Organização). |
13. |
Morgado, José C. B. C. “O papel da Escola e dos Professores na construção do Currículo”,1999 (Seminário / Organização). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
MORGADO, J.; FLORES, M.; AGUIAR, C.; ALVES, M.; ARRIAGA, C.; CARVALHO, A. A; COSTA, M.; MORAIS, N.; VISEU, F.. Perspectivas e estratégias de formação de docentes do Ensino Superior. Um estudo na Universidade do Minho. ,2007. |
2. |
MORGADO, J.; DAY, Ch.; PACHECO, J.; FLORES, M.; HADFIELD, M.. The Changing Face of Teaching in England and Portugal: Experiences and Perceptions of Secondary School Teachers.,2003. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Vera Lúcia de Souza Neves, "Caminhos para a Autonomia Curricular no Ensino Superior. Estudo de Caso.", 2008. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Clarinda Luísa Ferreira Barata, "Processos e práticas de inclusão educativa: do currículo comum ao currículo diferenciado.", 2006. Tese (Doutoramento em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Margarida Pereira Afonso Gonçalves, "Projecto curricular de turma e mudança educativa: das intenções às práticas.", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Fernando Benjamim de Oliveira Martins, "Projecto curricular e mudança das práticas docentes.", 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Maria Paula Neves Machado, "O papel do professor na construção do currículo.", 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Ana Paula A. Amaro Neves, "A Biblioteca Escolar como espaço pedagógico de integração curricular. Estudo de caso.", 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Sónia Alexandra C. Enes Lima, "Projecto curricular de turma no 1º ciclo do Ensino Básico. Estudo Exploratório.", 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
1. |
Alípio Álvaro Amorim Barbosa, "Transição entre ciclos do ensino básico: factor de insucesso e abandono escolar?", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Conceição de Fátima Gomes Tinoco de Carvalho, "Importância da sequencialidade e articulação curriculares no 2º e 3º ciclo do ensino básico. Um estudo exploratório.", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Cristina Isilda David Montes, "Das decisões curriculares dos professores à construção de práticas democráticas na escola. Estudo de caso.", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Elsa de Jesus Monteiro Magalhães Barbosa, "A influência da articulação curricular no (in)sucesso da aprendizagem da Língua Inglesa.", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
José Alberto Vieira de Carvalho Pinheiro, "Potencialidades e constrangimentos da articulação curricular no ensino básico. Estudo de caso.", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Maria de Fátima da Cunha Micaelo, "Auto-avaliação e autonomia curricular da escola. Estudo de caso.", 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Desenvolvimento Curricular.) - Universidade do Minho (Orientador). |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
44 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
24 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
11 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
13 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
8 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
12 |
Produção técnica Technical production |
25 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
25 |
Dados complementares (Additional data) |
13 |
Orientações Orientations |
13 |
Visualizações do curriculum [
6767
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-01-2021
às
20:44:38
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|