Maria do Rosário Correia Pereira Pestana
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
12/11/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria do Rosário Correia Pereira Pestana |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Maria do Rosário Pestana |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Outras Humanidades.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte Inst. de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança - INET-MED Campus Universitário de Santiago Aveiro 3810--193 Aveiro Portugal Telefone: (+351)234370200Extensão: 23720 Fax: (+351)234370985 Correio electrónico: rosariopestana@ua.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003-2008 |
Doutoramento Phd |
Etnomusicologia
(5 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2000 |
Mestrado Master degree |
Ciências Sociais - Etnomusicologia
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1989-1994 |
Licenciatura Licentiate degree |
Ciências Musicais
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança |
Jun/2016-Actual |
Investigador Principal |
Jan/2016-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2007-Actual |
Professor Auxiliar |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança |
Jan/1996-Actual |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança |
Jan/2009-Jan/2010 |
|
Linhas de investigação»Research fields:
Folclorização |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Fev/2013-Actual |
|
-
Diretora do curso de Mestrado em Música |
Linhas de Investigação (Research fields)
4. |
Research, treatment and critical approach of sound records of traditional music from the early decades of the 20th century,
in collaboration with the Phonographic Archive of the Austrian Academy
|
|
Objectivos»Goals:
Research, treatment and critical approach of sound records of traditional music from the early decades of the 20th century,
in collaboration with the Phonographic Archive of the Austrian Academy.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2016-2019 A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmo´nicas e comunidades locais (1880-2018)-Our music, our world: Musical associations, wind bands, and local communities (1880-2018) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-MMU/5720/2014. FCT-Balcão2020 Parceiro(s)»Partners:
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Politécnico do Porto. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2012-2014 “A música no meio”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)-Music in-between: the ‘orfeonismo ´ movement and choral singing in Portugal (1880-2012) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MMU/117788/2010. Parceiro(s)»Partners:
Politécnico do Porto; Observatório das Actividades Culturais; Instituto Politécnico de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2015 Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX-Images of Earth and Sea: Frederico de Freitas and the Portuguese Music Culture in the XXth Century |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-MMU/118753/2010. Concursos de Projectos de I&D Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2008-2011 Multimedia Dictionary of Expressive Culture in 20th Century Portugal |
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS XXI - POCTI/EAT/841/200. FCT (PRAXIS XXI - POCTI/EAT/841/2001- 31/10/2006), Ministério da Cultura, Fundação Calouste Gulbenki
|
2008-2010 A indústria fonográfica em Portugal no século XX-The Recording Industry in 20th Century Portugal |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/HAH/70991/2006.
|
Participação como Mestrando Participation as Master degree student |
1996-1999 A Revivificação do Património Cultural Expressivo Tradicional em Portugal no Século XX |
Referência do projeto»Project reference: PLUS/CUL/1163 (1996-1999).
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2015 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Outros (especifique).
Secretária.
|
2013- Actual |
Society for Ethnomusicology, Membro.
|
2012- Actual |
International Association for the Study of Popular Music, Membro.
|
2000- Actual |
International Council for Traditional Music, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pestana, Maria R; Oliveira, Luísa T.. eds. 2017. Cantar no Alentejo: A terra, o passado e o presente ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-98644-6-7. Lisboa: Estremoz Editora. |
|
|
|
2. |
Pestana, Maria R; Correia, Jorge S; Benetti, Alfonso; Carvalho, Sara. eds. 2017. PERFORMA 15: Proceedings of the International Conference on Music Performance ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-789-510-6. Aveiro: UA Editora.
|
|
|
|
3. |
Pestana, Maria R. C. P. ed. 2014. Alentejo: Vozes e Estéticas em 1939-40. Edição crítica de Registos Sonoros de Armando Leça ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8644-45-L. Vila Verde: Tradisom. |
|
|
|
4. |
Pestana, Maria R. C. P. ed. 2014. Vozes ao Alto. Cantar em coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos ed. 1. Lisboa: mpmp. |
|
|
|
5. |
Pestana, Maria R. C. P; Ribeiro, Jorge M. M. C. 2014. Folclore e Folclorização no Montijo: Trânsitos e encontros da música e da dança. ed. 1, ISBN: 978-989-689-362-0. Lisboa: Colibri. |
|
|
|
6. |
Pestana, Maria R. C. P. 2012. Armando Leça e a Música Portuguesa 1910-1940. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-671-106-1. Lisboa: Tinta-da-China. |
|
|
|
7. |
Pestana, Maria R. C. P. ed. 2011. Proceedings from Performa 2011 ed. 1, 1 vol.. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pestana, Maria R. 2017. Mulheres portuguesas migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memória. In Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXIe siècles), ed. Maria Graciete Besse, Maria Araíjo da Silva, Ana Paula Coutinho, Fátima Outeirinho, 311 - 322. ISBN: 9782853550956. Paris: Editions Hispaniques. |
|
|
|
2. |
Pestana, Maria R. 2017. Alentejo, visibilidade e ocultação: scriptualização e institucionalização de práticas musicais rurais. In Cantar no Alentejo: A terra, o passado e o presente, ed. Maria do Rosário Pestana e Luísa Tiago de Oliveira, 133 - 150. ISBN: 978-989-98644-6-7. Lisboa: Estremoz Editora. |
|
|
|
3. |
Pestana, Maria R. 2015. Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI. In Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções, ed. ROCHA, R. M. (Org.) ; PERES-NETO, L., 1 - 20. ISBN: 9788520507278. Porto Alegre: Sulina. |
|
|
|
4. |
Pestana, Maria R. C. P. 2014. Cidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto
(1880-1910). In A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) Tradição e Inovação, ed. Henrique Gomes de Araújo, 75 - 86. ISBN: 978-989-8366-72-6. Porto: Universidade Católica Editora - Porto. |
|
|
|
5. |
Pestana, Maria R. C. P. 2013. O fado: destinos e oportunidades do 'ser português' Um estudo sobre fado e emigração. In Trago o fado nos sentidos Cantares de um imaginário atlântico, ed. Heloísa de A. Duarte Valente (org.), 66 - 87. ISBN: 978-85-62959-5. São Paulo: Letra e Voz. |
|
|
|
6. |
Pestana, Maria R. C. P. 2003. Folclorização em Manhouce. In Vozes do Povo a Folclorização em Portugal, ed. Salwa Castelo-Branco e Jorge Freitas Branco, 387 - 400. ISBN: 972-774-175-6. Lisboa: Celta. |
|
|
|
7. |
Pestana, Maria R. C. P. 2003. Almeida Campos. In Vozes do Povo A Folclorização em Portugal, ed. Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Jorge Freitas Branco, 441 - 447. ISBN: 972-774-174-6. Lisboa: Celta. |
|
|
|
8. |
Pestana, Maria R. 218. Orfeanismo: Local Musicking and the Building of Society in Provincial Portugal. In The Routledge Companion to the Study of Local Musicking, ed. Suzel A. Reily and Katherine Brucher, 103 - 112. ISBN: 978-1-138-92011-8. New York: Routledge. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pestana, Maria R; Carvalho, Helena P. M. S.. 2015. " Journal on the Art of Record Production ISSN: 1754-9892 Search Results where Key Words contains "pestana" Record Production
in the Internet Age Anne Danielsen, Hans-T. Zeiner-Henriksen, Stan Hawkins The ninth Art of Record Production Conference,
“Record Production in the Internet Age,” hosted by the University of Oslo, aimed to illuminate the ways in which contemporary
culture is characterized t", http://arpjournal.com/?search-class=DB_CustomSearch_Widget-db_customsearch_widget&widget_number=preset-default&cs-all-0=pestana&cs-post_title-1=&cs-Custom_Field_Content_Type-2=&cs-Custom_Field_Content_Type-3=&search=Search 10, 10: 1 - 10.
|
|
|
|
2. |
Pestana, Maria R. C. P. 2014. "Mapping 'Portuguese music': the Armanda Leça Collcetion (1939/40)", International Forum on Audio-Visual Research. Jahrbuch des Phonogrammarchivs, 5: 102 - 122. |
|
|
|
3. |
Pestana, Maria R. C. P. 2011. " "A ‘fala’ é a voz das mulheres”: textos e contextos do feminino em Manhouce (1938-2000)", Trans. Revista Transcultural de Música, 15: 2 - 21.
|
|
|
|
4. |
Pestana, Maria R. C. P. 2011. ""O som e a voz em processos de construção do “ser português” (1939-59)" ", Revista Artefilosofia, 11: 68 - 81.
|
|
|
|
5. |
Pestana, Maria R. C. P. 2011. " "De anjos a mulheres: o coro feminino Pequenas Cantoras do Postigo do Sol. Um estudo de caso. ", Faces de Eva, 25: 89 - 109. |
|
|
|
6. |
Pestana, Maria R. C. P. 2011. ""Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX"", e-cadernos, 8: 93 - 107.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pestana, Maria R. C. P. 2014. "’Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the broadcasting context ", Trabalho apresentado em Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing. , In Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing. Proceedings, Aveiro. |
|
|
|
2. |
Pestana, Maria R. C. P. 2014. "’The Portuguese popular song’: Convergences between cultural industries, merchants and the composer Frederico de Freitas,
at the turn of the 1930s", Trabalho apresentado em Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing, In Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing Proceedings, Aveiro. |
|
|
|
3. |
Côrte-Real, Maria S. J; Pestana, Maria R. C. P. 2012. "Instant and Lasting Ornaments in Traditional Female Polyphony in Portugal", Trabalho apresentado em The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony, In The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony_. Proceedings. , Tbilisi.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pestana, Maria R. C. P. 2009. ""O Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia e museologia na construção do Douro Litoral" ", Trabalhos de Antropologia e Etnologia. 49, 1-4: 79 - 92. |
|
|
|
2. |
Pestana, Maria R. C. P. 2008. "“A música na construção do Douro Litoral: colecção, estudo e divulgação de práticas polifónicas de música da tradição oral
em Portugal (1947-1959)”", Etno-folk. Revista galega de etnomusicoloxia 1, 12: 31 - 54. |
|
|
|
3. |
Pestana, Maria R. C. P. 2005. "“Vergílio Pereira na Beira Alta: passos de uma etnografia musical crítica”", Beira Alta 44, 1 e 2: 203 - 220. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Pestana, Maria R. C. P. 27 jan. 2015. "Ernesto Maia: Un élève au Portugal de Marie Jaëll" Lettre d'Information, 1 - 3. |
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Pestana, Maria R. Música e interlocução: “Tão longe, tão perto: Periplus, deambulações luso gregas”, de Amélia Muge e Michales Loukovikas,2017 (Musical).
|
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Pestana, Maria R. Encontros com o Património,2017 (Música). |
2. |
Pestana, Maria R. MPAGDP - A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria,2015 (Música). |
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Pestana, Maria R. Folclore e Folclorização,2016 (Extensão e Divulgação Científica). |
2. |
Pestana, Maria R. Folclore e Folclorização,2015 (Extensão e Divulgação Científica). |
3. |
Pestana, Maria R. Folclore e Folclorização,2014 (Extensão e Divulgação Científica). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Pestana, Maria R. C. P. Armando Leça (1891-1977): mapping and constructing the "portuguese music",2013. |
2. |
Pestana, Maria R. C. P. "Armando Leça e a Música Portuguesa exhibition,2012. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Julieta Ferreira da Silva, O trigo do joio O caso GEFAC: mu´sica de matriz rural, movimentos estudantis e vida social local, 2016. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
2. |
Maria João Soares Almeida Pedroso de Lima, Cantar em Coro: EXpressividade e Sociabilidade, 2013. Tese (Doutoramento em Sociologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador). |
3. |
Hedisson Mota, Processo de mistura e masterização em contexto de estúdio, 2013. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
4. |
Karla Bach, O Som que Estremece o Coração: As dinâmicas que envolvem a performance e a construção dos Bombos em Lavacolhos., 2013. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
5. |
Pedro Cravinho, “Uma porta aberta” : O Jazz como um discurso de modernidade numa realidade cultural “encenada”, na Ra´dio Televisa~o Portuguesa,
entre 1956 e 1974., 2012. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Universidade de Aveiro (Orientador). |
6. |
Rui Filipe Marques, Estudos Arti´sticos Artistic Studies No Pai´s In Portugal 2. Enderec¸o para corresponde^ncia 2. Mailing address information
Rua Dr. Antunes Varela, no 5 - 1oDto 3400-133 Portugal 918860118 rfdmarques@gmail.com 3. Procurador do candidato 3. Candidate's
representative (vazio) (void) Facultativo para o caso de bolsas totalmente no pai´s Optional for fellowships totally in Portugal
4. Programa de trab, 2011. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Universidade de Aveiro (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Moema Macêdo Moreira, EM BUSCA DE SER MAIS: O CASO DA ORQUESTRA PORTUGUESA DE GUITARRAS E BANDOLINS , 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
2. |
António Ventura Martins, Processos de Tradicionalização em Penha Garcia: Práticas, Protagonistas e Contextos, 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
3. |
Julieta Ferreira da Silva, Estéticas e políticas do revivalismo da Sanfona em Portugal (1976 - 2015), 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
4. |
Lucas André Wink, As 'noites' de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios, 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
5. |
Ana Domingas de Oliveira Matos, Improvisação e música contemporânea na Orquestra de Cordas, 2014. (Orientador). |
6. |
Catarina Braga, O teatro cantado em Coimbra (1880-1910): géneros, grupos e contextos, 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador).
|
7. |
Maria Helena Milheiro, “Um por Todos, Todos pela Música Nova”: um Estudo de Caso, 2013. (Orientador).
|
8. |
Óscar Saraiva, Experiência em Orquestra Ligeira: Contributos para o Desenvolvimento Pessoal e Curricular, 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro (Orientador). |
9. |
Agustín Castro Castro, Improvisação, uma ferramenta metodológica no ensino do saxofone, 2012. (Orientador).
|
10. |
Thays Peneda Simões, O Gesto corporal na performance coral: estudo de dois grupos corais, 2012. (Orientador).
|
11. |
Sílvia Elisabete Gaspar de Oliveira Lopes, Talento, ansidedade e concursos: estudo do concurso do Fundão, 2012. (Co-orientador). |
12. |
Ana Elisa de Almeida Santos Rufino, Actualização e diversificação de repertórios no ensino do violino, 2012. (Orientador).
|
13. |
Yeny Paola Moreno Castaño, Canto lírico. Complexidade da classificação vocal: um estudo de caso, 2012. (Orientador).
|
14. |
Maria Emiliana Silva, A rabeca chuleira, etnografias, contextos e tocadores, 2011. (Orientador).
|
1. |
Julieta Silva, A sanfona em Portugal (1983-2015): músicos e contextos performativos , 2013. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Maria do Rosário Pestana. Participação no júri de André Bruno Dias Vaz de Deus Pereira. OBRAS PARA PIANO A SOLO E PIANO COM VIOLINO OU VIOLONCELO DE FREDERICO DE FREITAS: FONTES, CONTEXTOS E EDIÇÃO, 2017. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro. |
2. |
Maria do Rosário Pestana. Participação no júri de Patrícia Paula Lima. Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal,, 2016. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro. |
3. |
Maria do Rosário Pestana. Participação no júri de MARIA MICAELA DEYRIS DE BARTHEZ DE MARMOURIERES DE BRAGANÇA. Francisco Lage, 2016. Tese (Etnomusicologia) - Universidade Nova de Lisboa. |
4. |
Maria do Rosário Pestana. Participação no júri de Pedro Russo Moreira. Cantando espalharei por toda parte”: programação, produção musical e o “aportuguesamento” da “música ligeira” na Emissora
Nacional de Radiodifusão (1934-1949),, 2013. Tese (Ciências Sociais - Etnomusicologia) - Universidade Nova de Lisboa. |
5. |
Maria do Rosário Pestana. Participação no júri de Jorge Castro Ribeiro. Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal, 2012. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro.
|
6. |
Maria do Rosário Pestana. Participação no júri de Helena Marisa Matos Lourosa. Location of Repository À sombra de um passado por contar: banda de música de Santiago de Riba-Ul , 2012. Tese (Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Diálogos Interculturais Portugal-China, 2017, Universidade de Aveiro.
|
2. |
Performa'17, 2017, Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei.
|
3. |
5º Congreso MUSPRES de la Sociedad Española de Musicología, 2017, Biblioteca Nacional.
|
4. |
Performa'15, 2015, Universidade de Aveiro.
|
5. |
Encontro Nacional da ABET, 217, Universidade Estadual de Campinas.
|
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Música, religião e convivialidade em espaços públicos, 2017 (Conferência). Nome do evento: A Religiosidade porpular em Portugal ; Nome da Instituição: Associação para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial; Cidade do evento: Mafra / Centro Cultural. |
2. |
O orfeonismo nas primeiras décadas do século XX, em Portugal: textos e contextos de construção de localidade, 2016 (Outra). Nome do evento: Música em Portugal no Contexto da Arte Nova (II); Nome da Instituição: Arte no Tempo; Cidade do evento: Aveiro / Museu da Arte Nova. |
3. |
Músicas, memórias e outras pertenças: mapas da interculturalidade em práticas e consumos musicais, 2013 (Congresso). Nome do evento: COMUNICON 2013 CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO; Nome da Instituição: ESPM; Cidade do evento: São Paulo / ESPM. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
A Imprensa como Fonte para a história da interpretação musical, 2017 (Congresso). Nome do evento: V Congresso Internacional Musica y Prensa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Portugal. |
2. |
Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm , 2016 (Congresso). Nome do evento: Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm ; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
3. |
PERFORMA 2015 – Conference on Musical Performance, 2015 (Encontro). Nome do evento: PERFORMA 2015 – Conference on Musical Performance; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
4. |
Práticas musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património. , 2015 (Outra). Nome do evento: Práticas musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património. ; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Reguengos de Monsaraz / Reguengos de Monsaraz. |
5 |
’Ma fin est mon commencement’: retrospectivas da primeira investigação sistemática sobre o canto em coro no contexto do orfeonismo,
em Portugal, 2014 (Mesa-Redonda). Nome do evento: ’Ma fin est mon commencement’: retrospectivas da primeira investigação sistemática sobre o canto em coro no contexto do orfeonismo,
em Portugal; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro. |
6. |
’The Portuguese popular song’: Convergences between the cultural industries, merchants and the composer Frederico de Freitas,
at the turn of the 1930s, 2014 (Congresso). Nome do evento: Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
7. |
Encontro de Investigação em Canto em Coro, 2013 (Encontro). Nome do evento: Encontro de Investigação em Canto em Coro; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Porto / Museu Nacional de Soares dos Reis. |
7. |
Performa'13 Encontros de Investigação em Performance, 2013 (Encontro). Nome do evento: Performa'13 Encontros de Investigação em Performance; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança e ABRAPEM; Cidade do evento: Porto Alegre / Instituto de Artes da UFRGS. |
7. |
Post-ip'13 - 2.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança , 2013 (Encontro). Nome do evento: Post-ip Post in Progress; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança INET-md; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
10. |
2012. 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, A Música Migrante Universidade de São Paulo, Brasil, 2012 (Encontro). Nome do evento: 8º Encontro Internacional de Música e Mídia, A Música Migrante ; Nome da Instituição: Musimid; Cidade do evento: São Paulo / Universidade de São Paulo . |
10. |
Património Sonoro em Portugal: protagonistas, fundos e instituições, 2012 (Encontro). Nome do evento: Património Sonoro em Portugal: protagonistas, fundos e instituições; Nome da Instituição: INET-md e Museu da Música Portuguesa; Cidade do evento: Cascais / Museu da Música Portuguesa. |
12. |
Performa 2011, 2011 (Conferência). Nome do evento: Performa 2011; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança INET-md; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
13. |
Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos, 2011 (Conferência). Nome do evento: Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
14. |
Performa’09 Congresso Internacional de Estudos em Performance. Universidade de Aveiro., 2009 (Conferência). Nome do evento: Performa Conference on Performance Studies; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Post-ip'13 - 2.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança , 2013 (Encontro). Nome do evento: Post-ip Post in progress; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
2. |
Music’s in between: the choral singing movement as a social practice in Portugal, 2013 (Conferência). Nome do evento: 58th SEM Annual Meeting in Indianapolis; Nome da Instituição: SEM; Cidade do evento: Indianopolis / Indiana Univesity Bloominngton. |
3. |
A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX, 2012 (Encontro). Nome do evento: Colóquio A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX; Nome da Instituição: INET-md e Museu da Música Portuguesa; Cidade do evento: Cascais / Museu da Música Portuguesa. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Dinâmicas da música de matriz rural em Portugal, 2017 (Encontro). Nome do evento: Encontro de Tocadores Entre Margens; Nome da Instituição: aCentral Folque; Cidade do evento: Caminha / Museu Municipal de Caminha. |
2. |
Armando Leça e a música portuguesa, 2017 (Outra). Nome do evento: Jornadas Armando Leça; Nome da Instituição: Orfeão de Matosinhos; Cidade do evento: Matosinhos / Biblioteca Florbela Espanca. |
3. |
A nosa música, o nosso mundo: associações musicais e a vida social local, 2017 (Encontro). Nome do evento: VII Encontro de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Musicologia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
4. |
1ªs Jornadas para a Salvaguarda Património Cultural Imaterial do Algarve, 2015 (Outra). Nome do evento: 1ªs Jornadas para a Salvaguarda Património Cultural Imaterial do Algarve; Nome da Instituição: Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial; Cidade do evento: Tavira / Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. |
5. |
Local Musicking in Cross-Cultural Perspective , 2015 (Simpósio). Nome do evento: Local Musicking in Cross Cultural Perspective: International Symposium; Nome da Instituição: ICRH Research Group, Queen's University - Belfast; Cidade do evento: Belfast / School of Planning, Architecture and Civil Engineering Institute Spatial Environmental Planning. |
6. |
Invisible network: The making of the Portuguese popular song., 2014 (Congresso). Nome do evento: In The 9th Art of Record Production Conference - Record Production in the Internet Age. ; Nome da Instituição: Universidade de Oslo; Cidade do evento: Oslo / Universidade de Oslo. |
7. |
’Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the broadcasting context (lecture-recital), 2014 (Congresso). Nome do evento: Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing.; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança / Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
8. |
“Um outro modo de ver o mundo: Arte, sociedades privadas e crítica musical nos itinerários de Ernesto Maia (1861-1924)”
, 2014 (Outra). Nome do evento: Música em Contexto - A sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação. A questão metodológica; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia centro de Estudos em Música e Dança INET-md; Cidade do evento: Lisboa / INET-md/FCSH. |
9. |
Songs, memories and other belongings: from the archive to the practice of “Portuguese” music, 2014 (Encontro). Nome do evento: ICTM Study Group on Historical Sources of Traditional Music 20th Meeting in Aveiro, Portugal; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
10. |
Music’s in between: the choral singing movement as a social practice in Portugal, 2014 (Simpósio). Nome do evento: ARS CORALIS 2014 3. International Symposium on Chorusology; Nome da Instituição: INTErNATIoNAL CHorAL INSTITUTE; Cidade do evento: Zagreb / Zagreb. |
11. |
Frederico de Freitas: Portuguese Popular songs, 2013 (Conferência). Nome do evento: The National Element in Music; Nome da Instituição: Faculty of Music Studies of the University of Athens; Cidade do evento: Atenas / Megaron. |
12. |
“Unpopular music”: the comicality and ambivalence of popular music in the early 20th century Portugal, 2013 (Congresso). Nome do evento: 17th International Conference IASPM; Nome da Instituição: IASPM; Cidade do evento: Gijon / Universidad de Oviedo. |
13. |
O movimento coral em Portugal: uma realidade intersticial e dinâmica, 2013 (Encontro). Nome do evento: ENIM 2013; Nome da Instituição: SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Cascais / Palácio da Cidadela. |
14. |
Consenso e conflito: a ambivalência da prática coral durante o regime autocrático do Estado Novo, 2013 (Encontro). Nome do evento: ENIM - 2013 National Conference of Music Research (Portugal); Nome da Instituição: SPIM-SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA; Cidade do evento: Cascais / Palácio da Cidadela de Cascais. |
15. |
Radio Voices / Vozes da Rádio: Frederico de Freitas’ vocal repertoire and the cultural industries in Portugal (1930-1950), 2013 (Conferência). Nome do evento: Performa -Encontros de Investigação em Performance - 2013; Nome da Instituição: ABRAPEM Associação Brasileira de Performance Musical; Cidade do evento: Porto Alegre / UFRGS Porto Alegre. |
16. |
Regeneration and transcendence through rituals: the disruptive role of choral singing during the early decades of the twentieth
century in Portugal, 2013 (Conferência). Nome do evento: 42nd ICTM World Conference; Nome da Instituição: ICTM International Council for Traditional Music; Cidade do evento: Shanghai / Shanghai Conservatory of Music¿. |
17. |
Consensus and Conflict: The Ambivalence of Choral Practice during the Portuguese Autocratic Regime of Estado Novo, 2013 (Encontro). Nome do evento: http://www.indiana.edu/~folklore/sem2013.shtml; Nome da Instituição: SEM - Society for Ethnomusicology; Cidade do evento: Indianapolis / Indianapolis Marriott Downtown. |
18. |
A música popular, a imprensa e os discos: mobilização política, crítica social e comicidade nos primeiros anos do século
XX, 2012 (Outra). Nome do evento: Colóquio A música nas indústrias culturais em Portugal no século XX; Nome da Instituição: INET-md e Museu da Música Portuguesa; Cidade do evento: Cascais / Museu da Música Portuguesa. |
19. |
Dar luz às vozes: O levantamento sonoro realizado por Armando Leça em “ 1939-40, 2012 (Outra). Nome do evento: Colóquio PATRIMÓNIO SONORO EM PORTUGAL: PROTAGONISTAS, FUNDOS E INSTITUIÇÕEs; Nome da Instituição: Instituo de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança/INET-md e Museu da Música Portuguesa; Cidade do evento: Cascais / Museu da Música Portuguesa. |
20. |
Narrativas multivalentes e multipartilhadas do fado no contexto da emigração portuguesa, 2012 (Encontro). Nome do evento: 8º Encontro de música e Mídia ; Nome da Instituição: Centro de Estudos em Música e Mídia; Cidade do evento: São Paulo / Universidade de São Paulo. |
21. |
"'Arte e Progresso'": o canto em coro no contexto do orfeonismo, em Portugal", 2012 (Encontro). Nome do evento: ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música 2012; Nome da Instituição: SPIM Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Castelo Branco / Cine-teatro Avanida. |
22. |
O arquivo musical do Museu de Etnografia e História do Douro Litoral: música, conhecimento e memória (1946-59, 2012 (Congresso). Nome do evento: Guimaramus 2012; Nome da Instituição: Sociedade Musical de Guimarães; Cidade do evento: Guimarães / Centro Cultural de Vila Flor. |
23. |
Instant and lasting ornaments in traditional female polyphony in Portugal, 2012 (Simpósio). Nome do evento: Tbilisi International Symposium on Traditional Polyphony ; Nome da Instituição: Vano Sarajishvili Tbilisi State Conservatoire and the International Centre for Georgian Folk Song; Cidade do evento: Tblisi / Tblisi Conservatoire. |
24. |
O fado: destinos e oportunidades do ‘ser português’, 2011 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
25. |
Music in-between: Portuguese emigrants and the construction of place, 2011 (Conferência). Nome do evento: 41st World Conference of the ICTM; Nome da Instituição: ICTM - International Council for Traditional Music; Cidade do evento: St John / Memorial University. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Mesa redonda, 2017 (Congresso). Nome do evento: III Congresso do Bombo; Nome da Instituição: Toca a Rufar; Cidade do evento: Amarante / Casa das Artes. |
2. |
Entretenimento e música gravada: Os discos His Master’s Voice em Portugal (1927-30)”, 2016 (Conferência). Nome do evento: Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na 1ª metade do século XX; Nome da Instituição: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança; Cidade do evento: Porto / Arquivo Distrital do Porto. |
3. |
A fala: espaços interlocutórios da voz em contexto rurais , 2016 (Outra). Nome do evento: Fios que tecem a fala das mulheres; Nome da Instituição: Cramol; Cidade do evento: Oeiras / Biblioteca Operária Oeirense. |
4. |
Música, culto e sociedade: fragmentos de práticas religiosas nas coleções de Armando Leça (1939-40) e Vergílio Pereira (1958-63)”, 2016 (Outra). Nome do evento: III Curso Livre sobre Religiosidade Popular; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova; Cidade do evento: Idanha-a-Nova / FORUM CULTURAL DE IDANHA-A-NOVA. |
5. |
Textos e contextos dos bombos na documentação e estudo de música popular em Portugal , 2016 (Congresso). Nome do evento: II Congresso do Bombo; Nome da Instituição: Câmara Municipal do Fundão; Cidade do evento: Fundão / A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes. |
6. |
Mulheres migrantes e o fado. Um estudo sobre discursos, políticas e práticas de identidade e memória, 2016 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional EXILIÊNCIA DE MULHERES NO MUNDO LUSÓFONO: Secs. XX-XXI; Nome da Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
7. |
Práticas de cantar em coro: identificar-se, trabalhar para a distribuição ecológica do poder e expandir a sociedade, 2016 (Encontro). Nome do evento: VI ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Musicologia SPIM; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
8. |
A edição musical: projetos, recursos e problemas., 2016 (Encontro). Nome do evento: Encuentro Hispano-Luso de Editores Musicales: La edición musical en el s. XXI en España y Portugal; Nome da Instituição: AEDOM; Cidade do evento: Madrid / Museo de la Biblioteca Nacional de Espan~a. |
9. |
ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, 2015 (Encontro). Nome do evento: ENIM 2015 - V ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA; Nome da Instituição: SPIM - Sociedade Portuguesa de Musicologia; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira. Arte e Filosofia, de 2012/09/11 até 2012/12/11, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
28 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
8 |
Dados complementares (Additional data) |
87 |
Orientações Orientations |
21 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
5 |
Participação em Eventos Event participation |
54 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
2629
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-01-2021
às
23:25:06
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|