Ana Rita Lima Marques
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
09/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Rita Lima Marques |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marques, Ana Rita Lima |
Categoria profissional
Position |
Outra Situação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Naturais-Ciências Biológicas. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2011-2013 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1999-2005 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Biologia (ramo científico)
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2010-2011 |
Outros Others |
Minor em Geologia. Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2008-2009 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2006-2008 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ciências Documentais - Especialidade em Arquivo e em Bibliotecas.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
2005-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Espanhol (nível 1 - 30 horas).
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
Introdução à Cultura de Células Animais.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2018-Actual |
Outra Situação |
Jan/2018-Fev/2018 |
Outra Situação |
Jan/2017-Mai/2017 |
Outra Situação |
Nov/2016-Mar/2017 |
Outra Situação |
Jan/2014-Dez/2016 |
Investigador Auxiliar |
Set/2015-Jan/2016 |
Outra Situação |
Out/2013-Jan/2014 |
Outra Situação |
Out/2012-Jun/2013 |
Outra Situação |
Instituto do Emprego e Formação Profissional |
Fev/2006-Dez/2010 |
Outra Situação |
Escola Secundária Passos Manuel |
Fev/2010-Ago/2010 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Ciências Naturais 3CEB(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias no Ensino da Biologia e Geoelogia II(Docente)
|
Curso»Academic program: Escola Ibn Mucana Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Ciências da Natureza(Docente)
|
Escola Secundária Passos Manuel |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Ciências Naturais(Docente)
- Biologia e Geologia(Docente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Secundária Passos Manuel |
Fev/2010-Ago/2010 |
|
-
Diretor de Turma |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Set/2016-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - As TIC e as Ciências no 1º CEB | Projeto Amadora Aprender Digital
|
Jan/2015-Jul
/
2015
|
|
Formação profissional»Professional education: - A educação em ciências através da construção de exposições interativas sobre investigação e inovação responsáveis em áreascientíficas
de ponta
|
Mar/2014-Jul
/
2014
|
|
Formação profissional»Professional education: - A educação em ciências através de atividades de “inquiry” sobre investigação e inovação responsáveis em áreas de ponta
|
Instituto do Emprego e Formação Profissional |
Fev/2006-Dez
/
2010
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formador na Escola de Formação Profissional DOUROCABE/PORTUCALE
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2013-2016 IRRESISTIBLE: Engaging the Youth with Responsible Research and Innovation-IRRESISTIBLE: Engaging the Youth with Responsible Research and Innovation |
Referência do projeto»Project reference: EU FP7-SCIENCE-IN-SOCIETY-2013. Parceiro(s)»Partners:
Universidade de Lisboa.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2016- Amadora Aprender Digital [1.º ciclo] |
Referência do projeto»Project reference: Amadora Aprender Digital. Parceiro(s)»Partners:
Universidade de Lisboa.
|
2013- MoRRI - Monitoring Responsible Research and Innovation |
Referência do projeto»Project reference: MoRRI.
|
2012- Projeto WE ACT | Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues-Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues |
Referência do projeto»Project reference: Projeto WE ACT. Parceiro(s)»Partners:
Universidade de Lisboa.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula: módulos de ensino IRRESISTIBLE. ed. 1, ISBN: 978-989-8753-33-5. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2016. As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE. ed. 1, ISBN: 978-989-8753-26-7. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2018. Geoengenharia do Clima: uma controvérsia sociocientífica para o ensino técnico. In Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspetivas para ações sociopolíticas, 345 - 362. ISBN: 9788523216566. Salvador: EDUFBA.
|
|
|
|
2. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2018. O Desenvolvimento de Exposições Científicas como Estratégia de Ativismo em Contexto Escolar: resultados do projeto IRRESISTIBLE
em Portugal. In Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspetivas para ações sociopolíticas, 491 - 514. ISBN: 9788523216566. Salvador: EDUFBA.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. "Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la
investigación", Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 14, 1: 215 - 226.
|
|
|
|
2. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. "RESEARCH - BASED COLLECTIVE ACTIVISM THROUGH THE PRODUCTION AND DISSEMINATION OF VODCASTS ABOUT ENVIRONMENTAL POLLUTION IN
THE 8TH GRADE", Sisyphus - Journal of Education, 5(2): 116 - 137.
|
|
|
|
3. |
Azinhaga, Patrícia; Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2016. "Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e
limitações das atividades propostas no âmbito do Projeto IRRESISTIBLE ", Indagatio Didactica 8, 1: 2034 - 2046.
|
|
|
|
4. |
Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro. 2016. "Professores como ativistas: impacte da participação no Projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos
professores da CoP Portuguesa ", Indagatio Didactica 8, 1: 85 - 95.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Reis, Pedro; Marques, Ana R. L. 2016. "Alunos como Ativistas: o desenvolvimento de exposição científicas como estratégia de ação comunitária fundamentada em investigaçaõ
- resultados do Projeto IRRESISTIBLE em Portugal", Trabalho apresentado em 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, In 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, Badajoz. |
|
|
|
2. |
Azinhaga, Patrícia; Marques, Ana R. L. 2016. "A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações
das atividades do Projeto IRRESISTIBLE", Trabalho apresentado em 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, In 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, Badajoz. |
|
|
|
3. |
Marques, Ana R. L; Espírito-Santo, Marta. 2016. "As potencialidades do envolvimento das famílias num projeto de ativismo ambiental: resultados do projeto IRRESISTIBLE em Portugal", Trabalho apresentado em 27 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In 27 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Badajoz. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica. 2017. "A CONSTRUÇÃO DE EXPOSIÇÕES CIENTÍFICAS: PERCEÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E IMPACTO NA MOTIVAÇÃO E
AMBIENTE EM SALA DE AULA ", Trabalho apresentado em X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, In ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , N.º EXTRAORDINARIO (2017): 4709-4713, Sevilha.
|
|
|
|
2. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. "EXPOSIÇÕES IRRESISTIBLE: O QUE APRENDEM OS ALUNOS?", Trabalho apresentado em X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, In Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4805-4810, Sevilha.
|
|
|
|
1. |
Marques, Ana R. L. 2014. "TACCLE2 - Atividades Com Tecnologias para a área das Ciências e Matemáticas - Propostas para tornar o ensino e a aprendizagem
mais estimulantes". Brussels: Go Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap. (Livro)
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Marques, Ana R. L. 2014. "As Potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as Ciências Naturais e as Tecnologias de Informação e Comunicação
no desenvolvimento de um Projeto de Ativismo Ambiental | Dissertação de Mestrado". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dissertação de Mestrado. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia; Tinoca, Luís; Linhares, Elisabete. IRRESISTIBLE student-curated exhibitions: what do students learn?,ESERA Conference 2017,Dublin,2017 (Comunicação). |
2. |
Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro. Professores como ativistas: impacte da participação no Projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos
professores da CoP portuguesa,V SIACTS,Aveiro,2016 (Comunicação). |
3. |
Marques, Ana R. L. O Projeto WE ACT em ação,III Jornadas dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa,Lisboa,2016 (Outra). |
4. |
Marques, Ana R. L; Espírito-Santo, Marta. As potencialidades do envolvimento das famílias num projeto de ativismo ambiental resultados do projeto Irresistible em Portugal,CIEAE,Lisboa,2016 (Congresso). |
5. |
Marques, Ana R. L. Irresistible exhibitions on responsible research and innovation: the impact of the process of exhibition development on both
students and teachers,13th ECRICE,Barcelona,2016 (Simpósio). |
6. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia. IRRESISTIBLE Project: the development of scientific exhibitions by students as a strategy of community action fundend in research,XVI ENEC - National Encounter of Science Education,Lisboa,2015 (Comunicação). |
7. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Conhecer para compreender. Compreender para agir. Agir para mudar. Um projeto de ativismo ambiental no 8.º ano: que impacto
nos alunos envolvidos?,XV Encontro Nacional de Educação em Ciências,Faro,2014 (Comunicação). |
8. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Conhecer para compreender. Compreender para agir. Agir para mudar. Um projeto de ativismo ambiental no 8.º ano: que impacto
nos alunos e professores envolvidos?,IV SIACTS - Seminário Iberoamericano CTS,Bogotá,2014 (Comunicação). |
9. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Andrade, Vanessa. IRRESISTIBLE project - portuguese community of learners: teachers' perceptions,HSCI'14,Aveiro,2014 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Marques, Ana R. L. Ação de Curta Duração "Aprender com Tecnologias" , 2017 (Extensão), promovido por IE-UL.Tipo de participação: Outra. |
2. |
Marques, Ana R. L. Oficina de Formação: A educação em ciências através da construção de exposições interativas sobre investigação e inovação
responsáveis em áreas científicas de ponta , 2016 (Extensão), promovido por IEUL.Tipo de participação: Docente. |
3. |
Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro. Oficina de formação: A promoção da literacia científica nos primeiros anos de escolaridade (CCPFC/ACC-88930/16), 2016 (Extensão).Tipo de participação: Docente. |
4. |
Marques, Ana R. L. Aprender Digital - sessões de formação para professores do 1º CEB, 2016 (Extensão), promovido por IE-UL.Tipo de participação: Docente.
|
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Módulo 5. Activismo colectivo basado en investigación (U. de Lisboa),2016. |
2. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Geoengenharia: controlo do clima? | Geoengineering: climate control? ,2015.
|
3. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia. Avaliar a Saúde do Planeta através das Regiões Polares - Módulo de Ensino IRRESISTIBLE | Evaluate Earth's Ealth through Polar
Regions,2015.
|
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Marques, Ana R. L. O Projeto IRRESISTIBLE | Entrevista concedida à RDP Internacional - Programa Tertúlia Portuguesa,2015 (Entrevista).
|
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia. MOOC: Educación en Ciencias para la Ciudadania del Siglo XXI - enfoques actuales (edição 1 e edição 2),2017.
|
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Marques, Ana R. L. Entrevista à RDP Internacional acerca do Projeto IRRESISTIBLE ,2016 (Outra).
|
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Projeto IRRESISTIBLE: O Desenvolvimento de Exposições Científicas Pelos Alunos Como Estratégia de Ativismo em Contexto Escolar, 2016 (Encontro). Nome do evento: XI Encontro de Educação; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Almada. |
2. |
Projeto IRRESISTIBLE: Módulo da Ciência Polar, 2016 (Workshop). Nome do evento: Workshop Nacional Educação e Ciência; Nome da Instituição: Educação Propolar; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
3. |
Conferência Plenária | Ativismo em contexto escolar: os alunos como agentes de mudança, 2016 (Conferência). Nome do evento: XXIII Jornadas da Prática Profissional; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação; Cidade do evento: Santarém / Santarém. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola | CIEAE , 2016 (Congresso). |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Conversas às Quintas | Comunidades de Prática na Formação de Professores: o contributo do Projeto IRRESISTIBLE, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Conversas às quintas; Nome da Instituição: AFIRSE. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
15 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
4 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
18 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
18 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
5 |
Participação em Eventos Event participation |
5 |
Outras informações relevantes
Bióloga e professora de Biologia e Geologia, formada, respetivamente, pela Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa. Tem vindo a desenvolver um percurso na investigação em Educação, nomeadamente na Didática das
Ciências, participando em projetos de investigação nacionais e europeus. Interessa-se particularmente pela discussão
de temas socio-científicos e socio-ambientais controversos; pela capacitação dos jovens para a ação sociopolítica coletiva,
fundamentada em investigação, através de iniciativas de ativismo em contexto escolar; pela integração das TIC na educação;
e pelo desenvolvimento profissional do professor através de comunidades de prática e de aprendizagem.
|
Visualizações do curriculum [
538
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-01-2021
às
01:41:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|