Curriculum Vitae

Daniela Melaré Vieira Barros

Data da última atualização »Last update : 19/12/2017


Professora Doutora Daniela Melaré Vieira Barros - Brasileira / Italiana -Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP-BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora Colaboradora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3097123712695832


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Daniela Melaré Vieira Barros
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Barros, Daniela Melaré Vieira
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Aberta
Departamento de Educação e Ensino à Distância
Rua da Escola Politécnica, 147
Lisboa
1269-001 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: dbarros@uab.pt
Homepage: www.uab.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2011 Doutoramento
Phd
Didáctica y Educación (3 anos » years) .
Universidad Nacional de Educación a Distância, Espanha.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2005-2007 Mestrado
Master degree
Ciencias de la Educación (2 anos » years) .
Universidad Nacional de Educación a Distância, Espanha.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2005-2007 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação (2 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

2005-2007 Mestrado
Master degree
Educacíon (2 anos » years) .
Université Poitiers, França.

2002-2005 Doutoramento
Phd
Educação Escolar (3 anos » years) .
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidad Complutense de Madrid.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2000-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação Escolar (2 anos » years) .
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

1995-1999 Licenciatura
Licentiate degree
Pedagogia (4 anos » years) .
Universidade do Sagrado Coração, Brasil.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade do Sagrado Coração.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Aberta
Set/2010-Actual Professor Auxiliar





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Aberta
Set/2010-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Ensino e Aprendizagem Online, Educação a Distância, Tecnologias ( TIC), Elearning, Didática do Online






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Aberta
Set/2010-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Os media na educação(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Ensino e Aprendizagem Online, Educação a Distância, Tecnologias ( TIC), Elearning, Didática do Online




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Pouco), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Pouco), Italiano (Pouco).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2012 TESE Premiada con los Premios Extraordinarios de Doctorado 2010/2011, UNED.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Miranda, Luisa; Alves, Paulo; Morais, Carlos; Barros, Daniela M. V. 2016. Estilos de Aprendizagem e Inovação Pedagógica. ed. 1, 1 vol.. Santo Tirso: Wh!tebooks.
2. Moreira, António; Monteiro,A ; Barros, Daniela M. V. 2015. Inovação e formação na sociedade digital. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789898765253. Santo Tirso - Portugal: White Books.
3. Barros, Daniela M. V; Moreira, António; Monteiro,A . 2014. Educação a Distância e eLearning na Web Social. ed. 1, 1 vol.. Santo Tirso: Santo Tirso: White Books. .
4. Yonesawa, Wilson; Barros, Daniela M. V. 2013. Ead, tecnologias e TIC. ed. 1, ISBN: 978857983. Marília - Brasil: UNESP.
5. Barros, Daniela M. V. 2013. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. ed. 1. Santo Tirso - Portugal: De facto editores.
6. Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizaje y las Tecnologías: Medios didácticos en lo virtual. ed. 1. Madrid - Espanha: Editorial Académica Espanhola.
7. Barros, Daniela M. V. 2011. Estilos de Aprendizagem – Volume 1. ed. 1, ISBN: 978-989-97467-0-1. Online: Ebook.
8. Barros, Daniela M. V; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa B.; Moreira, António; Henriques, Susana. eds. 2011. Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas ed. 1, ISBN: 978-989-20-2329-8. Lisboa: Edição de Autor.
9. Barros, Daniela M. V; Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa B.; Moreira, António. 2011. Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e praticas. ed. 1, 1 vol.. Online: EBOOK.
10. Barros, Daniela M. V. 2009. Guia Didático sobre Tecnologias da Comunicação e Informação para o trabalho educativo na formação docente. ed. 1. Rio de Janeiro: Vieira e Lent..
11. Barros, Daniela M. V. 2009. Guia Didático sobre Tecnologias da Comunicação e Informação para o trabalho educativo na formação docente. ed. 1. Rio de Janeiro - Brasil: Vieira e Lent.
12. ALVES, Lynn; Barros, Daniela M. V; OKADA, A.. 2009. Moodle: estratégias Pedagógicas e Estudo de Caso. ed. 1. SALVADOR: EDUNEB.
13. Barros, Daniela M. V. 2007. Tecnologias da Inteligência: gestão da competência pedagógica virtual. ed. 1. Madrid: Editorial Popular.
14. Barros, Daniela M. V; CASERIO, V.M.R.. 2004. Educação e Jovens e Adultos na sociedade da informação e do conhecimento: tecnologias e inovação. ed. 1. Bauru: Coraçoes e mentes.
15. Barros, Daniela M. V. 2003. Educação a Distância e o Universo do Trabalho. ed. 1. Bauru: EDUSC. : o livro pode ser visualizado no anexo E.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Moreira, António; Goulão, Maria F; Henriques, Susana; Barros, Daniela M. V. 2017. Respondendo Aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência no Ensino Superior Online novos olhares para os cenários e práticas da educação digital.  In Novos Cenários e praticas para a educação digital, 148 - 178. . Lisboa: UAb.
2. Mello, Diene E; Morais, Dirce A. F.; Barros, Daniela M. V. 2017. Formação de Professores e Tic: em busca de inovações didáticas.  In Didática on-line: teorias e práticas, 119 - 137. . Bahia: UFAL.
3. Barros, Daniela M. V; Behar, Patrícia; Moreira, António. 2017. Mídias digitais na educação: redes e aprendizagem assíncrono.  In Mídias Digitais e Mediações Interculturais, 62 - 72. . Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco.
4. Henriques, Susana; Moreira, António; GOULAO, M.F.; Barros, Daniela M. V. 2016. Pedagogia em Ambientes de Aprendizagem em Rede: o Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta.  In Inovação Pedagógica no Ensino Superior: ideias práticas, 105 - 118. . Santo Tirso: Defacto.
5. Barros, Daniela M. V. 2016. Estilos de Aprendizagem e Tecnologias .  In Mídias e tecnologias na educação presencial e a distância , 233 - 241. ISBN: 978-85-216-2656-5. Rio de janeiro: LTC.
6. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela M. V. 2016. A transposição didática no ámbito do eLearning.  In Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online., 158 - 187. . Lisboa: UAb.
7. Dias, Isabel; Seara, Isabel R; Barros, Daniela M. V. 2016. Acessibilidades: modelo de incluso no ensino superior a distancia. .  In Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, 75 - 98. . Lisboa: UAb.
8. Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela. 2016. Towards a Model of a Didactics of eLearning.  In Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings, ed. Margarida M. Pinheiro Dora Simões, 396 - 415. ISBN: 9781522500391. USA: IGI Global.
9. Meister, Isabel; OKADA, A.; Barros, Daniela M. V. 2015. Refletindo sobre avaliação na era da coaprendizagem e coinvestigação.  In Avaliação e Tecnologias no ensino superior, 1 - 10. . Portugal: LE@D -UAb.
10. Barros, Daniela M. V. 2014. Desenho Didático com estilos de aprendizagem e tecnologias .  In Das práticas do ler e escrever ao Universos da linguagens, Códigos e Tencologias., 1 - 10. . Barsil: Circula, São Paulo.
11. Barros, Daniela M. V; NUNES,J. DE S. 2014. CURSOS DM&JN: pesquisa e inovação para o teletrabalho docente .  In Docencia Online Independente: novos horizontes profissionais na educação, 1 - 15. . Brasil: Livre Docência: Rio de Janeiro.
12. Barros, Daniela M. V. 2014. Educação a distância e as novas estratégias pedagógicas: ferramentas da web 2.0 e estilos de aprendizagem.  In Educação a distância e Tencologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos, 1 - 20. . São Carlos: EduFcar, São Carlos.
13. Barros, Daniela M. V. 2014. Estilos de aprendizagem e as tecnologias: guias didáticas para o ensino fundamental .  In REDES E CONEXÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, 1 - 20. . Brasil: Senar: Pará.
14. Barros, Daniela M. V. 2013. Literacia da Informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica .  In Literacia da Informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica, ed. Regina Celia Baptista Belluzzo, Glória Georges Feres, 1 - 100. . São Paulo, SP: FEBAB.
15. Barros, Daniela M. V; MIRANDA, S; GOULAO, M. D. F; Henriques, Susana; MORAIS, C.. 2012. Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa .  In Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa, ed. OKADA, A., 22 - 52. . COLEARN OPEN UNIVERSITY: E-BOOK.
16. Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem e uso de tecnologias na formação de professores para a prática pedagógica inclusiva: valorizando as competências individuais .  In As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas , 50 - 69. . Marília: Cultura Acadêmica.
17. Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais .  In Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais, ed. MONTEIRO, A. MOREIRA, J. A. E ALMEIDA, A. C. , 79 - 96. . SantoTirso, Portugal: Defacto Editores.
18. Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais.  In Educação Online Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 79 - 96. . Santo Tirso - Portugal: De facto editores.
19. Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem e uso de tecnologias na formação de professores para a prática pedagógica inclusiva: valorizando as competências individuais.  In Estilos de Aprendizagem e uso de tecnologias na formação de professores para a prática pedagógica inclusiva: valorizando as competências individuais, ed. GIROTO,C.R.M.; POKER,R.B.; OMOTE,S., 1 - 100. . Unesp Marília: Cultura Acadêmica. .
20. Barros, Daniela M. V; OKADA, A.. 2010. Estilos de aprendizagem na educação aberta online.  In Estilos de aprendizagem na educação aberta online , ed. SILVA, M. PESCE,L. ZUIN, A. , 1 - 100. . RIO DE JANEIRO: WAK..
21. Barros, Daniela M. V; ALBINO, J.P.; CAPELLINI, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P.R. 2009. Educação a distância: explorando o ambiente TELEDUC.  In Educação a distância: explorando o ambiente TelEduc , ed. CAPELLINI,V.L.M.F., 1 - 100. . UNESP: UNESP/FC. .
22. Barros, Daniela M. V; Albino, João P; Capelini, Vera. 2009. Educação a distância: explorando o ambiente TelEduc .  In Formação de Professores: Práticas em Educação Inclusiva , 30 - 50. . Bauru - Brasil: UNESP/FC.
23. Barros, Daniela M. V; GALLEGO,D.G. . 2008. Espaço virtual como espaço educativo .  In Espaço virtual como espaço educativo , ed. AMARAL, S. F.; GARCÍA GARCÍA, F.,RIVILLA, A, 93 - 106. . CAMPINAS: FE/UNICAMP. .
24. OKADA,A. ; OKADA, S.; Barros, Daniela M. V; SOUSA, D.M.; MOREIRA, P.. 2008. Mapas para intermediação da aprendizagem em comunidades virtuais.  In Mapas para intermediação da aprendizagem em comunidades virtuais, 1 - 20. . MATO GROSSO: KCM.
25. Barros, Daniela M. V; KERBAUY,M.T. . 2008. Inovação Tecnológica: o virtual como novo espaço educativo .  In Inovação Tecnológica: o virtual como novo espaço educativo , ed. WANDA Ap. M. HOFFMAN; C. F., 40 - 54. . São Carlos: Pedro e João.
26. Barros, Daniela M. V; Junior, Wagner A. 2008. Objetos de Aprendizagem virtuais na prática pedagógica: desafios para a escola pública .  In Objetos de Aprendizagem virtuais na prática pedagógica: desafios para a escola pública, ed. ANTONIO JUNIOR, W., 196 - 219. . Bauru: CANAL 6.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Barros, Daniela M. V. 2014. "Estilos de Coaprendizagem e alguns indicadores das Competências Digitais ", Educación, 45: 91 - 105.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. GOULAO, M.F.; Barros, Daniela M. V. 2014. "Recursos Educacionais Abertos e Práticas Colaborativas de Aprender e Ensinar", Trabalho apresentado em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR, In EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR, Porto.
2. Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Uso dos Fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa: Estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º Ciclo", Trabalho apresentado em IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Actas do IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança.
3. Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Docência para a Aprendizagem Colaborativa: Estratégias Pedagógicas para os Fóruns no E-Learning ", Trabalho apresentado em Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Actas da VII Conferênca Internacional de TIC na Educação, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Barros, Daniela; Seabra, Filipa; Goulão, Maria F; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. 2017. "Estilos de Aprendizagem e Permanência no Ensino Superior a Distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 12: 58 - 63.
2. Moreira, J. A; Henriques, Susana; Goulão, Maria F; Barros, Daniela. 2017. "Digital Learning in Higher Education: A Training Course for Teaching Online - Universidade Aberta, Portugal", Open Praxis 9, 2: 253 - 253.
3. Ota, Marcos A; Junior, Carlos F. A; Barros, Daniela M. V. 2017. "Estilos de aprendizagem em ambientes virtuais: cenários de investigação na educação superior,", Educação Formação e Tecnologias 1, 10: 1 - 10.
4. Monteiro, Sandra P. V; Barros, Daniela M. V. 2017. "Tecnologias na aprendizagem das compêtencias transversais no pré-escolar na Alemanha", TICs & EaD em Foco, 1: 108 - 131.
5. Goulão, Maria F; Seabra, Filipa; Melaré, Daniela; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa. 2015. "Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância Online", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0, 01: 1 - 10.
6. Teixeira, M. M; Barros, Daniela M. V; Farias Junior, I. 2013. "Rádio Web interativa: O Streaming da educação Virtual", Revista Renote  11, 3: 1 - 20.
7. Barros, Daniela M. V; SPILKER, M.J.. 2013. " Ambientes de Aprendizagem Online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal", Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia. Vol1,nº3,  1, 3: 1 - 10.
8. Barros, Daniela M. V; DIAS, I.B.; Seara, Isabel R. 2013. " Projeto Acessibilidades: a Educação a Distância Inclusiva no Ensino Superior", Revista Teoria e Prática da Educação, vol 16,janeiro/abril.  16, 1: 1 - 17.
9. Barros, Daniela M. V. 2013. "As diversas formas de coaprendizagem na era das redes e em contextos online de ensino superior", Cadernos de Pedagogia no ensino superior, 27: 1 - 10.
10. Barros, Daniela M. V. 2013. "Estilos de uso do espaço virtual: novas perspectivas par aos ambientes de aprendizagem online", Educação em Foco, 1: 71 - 203.
11. Henriques, Susana; Moreira, António; Fombona, Javier; Barros, Daniela M. V. 2012. "As tic no contexto Português", Revista EDAPECI, 12: 1 - 21.
12. Barros, Daniela M. V; Barelli, Jurema; Henriques, Susana. 2012. "Competências e Habilidades na Formação docente para o ensino técnico profissional", Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 4: 1 - 18.
13. Barros, Daniela M. V; OKADA, A.; KENSKI, V.. 2012. " Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online", Revista Educação, Formação e Tecnologias  1, 1: 11 - 24.
14. Barros, Daniela M. V; Nunes, Juliana. 2011. "Tecnologia educativa, presente e perspectiva de futuro no Brasil ", Revista Educación y Futuro , 25: 12 - 15.
15. Okada, Alexandra; Barros, Daniela M. V. 2010. "Ambientes de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência ", Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 3: 1 - 20.
16. Barros, Daniela M. V; KENSKI, V.; Clementino, Adriana; VIANA, C.M.Q.Q. 2010. " Políticas Públicas Educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação a distância", In Revista Ciências Humanas e Sociais em Revista 3, 1: 1 - 100.
17. OKADA, A.; Barros, Daniela M. V. 2010. " Ambientes de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência ", Ambientes de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência  3, 1: 1 - 20.
18. Barros, Daniela M. V; REIS, V.. 2009. " A Função tutorial na formação continuada docente", Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 1, 1: 10 - 20.
19. Barros, Daniela M. V. 2009. " Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? ", Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? 1, 1: 10 - 30.
20. Barros, Daniela M. V. 2009. " A teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais", Revista Ser: saber, educação e reflexão v1, 1: 1 - 10.
21. Nakashima, Rosária; Barros, Daniela M. V; AMARAL,S.F. . 2009. " O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizaje", In Revista Estilos de Aprendizagem 4, 1: 1 - 20.
22. Barros, Daniela M. V. 2008. "A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso Educativo ", Revista Colearn , 1: 10 - 20.
23. Barros, Daniela M. V. 2008. " Reflexões de base para a Educação a Distância: o virtual como novo espaço educativo", o virtual como novo espaço educativo. In Revista UDESC Virtual 1, 1: 10 - 20.
24. Barros, Daniela M. V; AMARAL,S.F. ; SILVA, D.; MEDINA, A.R.; DOMINGUEZ, M.C.G.; GARCIA, F.G.; BIANCHINI, D; GARBIN, M.C. 2008. " Competências para a formação docente: metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências", Revista Paidéi@ 1, 1: 1 - 20.
25. Barros, Daniela M. V. 2008. " Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologias", Fatecnológica (FATEC-JAHU) 1, 1: 1 - 8.
26. Okada, Alexandra; Barros, Daniela M. V; SANTOS, LIA. 2008. " Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para Videoconferência e mapeamento do conhecimento", Revista Estilos de Aprendizagem 2, 1: 1 - 20.
27. Barros, Daniela M. V; SANTOS,G.M.C. . 2008. " Escola do tempo integral: a informática como princípio educativo", Revista Iberoamericana de Educación (Online), 1: 1 - 20.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Barros, Daniela M. V; Cardoso, Teresa; Rocha, Antonieta. 2015. "Formação de Comunidades Virtuais de Prática: elementos de sustentabilidade nas I JIO - Jornadas Internacionais online", Trabalho apresentado em Challenges 2015, In Atas Challenges 2015, Braga.
2. GOULAO, M.F.; Henriques, Susana; Moreira, António; Barros, Daniela M. V. 2015. "Formação para a Docência online no ensino superior", Trabalho apresentado em Challenge 2015, In Challenge 2015, Braga.
3. Mello, Diene E; Barros, Daniela M. V. 2015. "As TIC e a prática escolar: análise das percepções dos professores", Trabalho apresentado em Challenge 2015, In Challenge 2015, Braga.
4. Moreira, António; Henriques, Susana; Barros, Daniela M. V; GOULAO, M.F.. 2015. "Inovação e mudança em ambientes de aprendizagem em rede o curso de formação de formadores online da universidade aberta", Trabalho apresentado em Congresso Nacional e práticas pedagógicas no ensino superior, In Congresso Nacional e práticas pedagógicas no ensino superior, Leiria.
5. Mello, Diene E; Barros, Daniela M. V. 2015. "Didática do Online: em Busca de Caminhos para Aprendizagem mediada pelas Tecnologias", Trabalho apresentado em SEMIME. EXCLUSÃO DIGITAL, In SEMIME. EXCLUSÃO DIGITAL, Lisboa.
6. Barros, Daniela M. V; Henriques, Susana; Moreira, António; GOULAO, M.F.. 2015. "Curso de Formação de Formadores online - Universidade Aberta -Portgal", Trabalho apresentado em XX Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento, In XX Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento, Madrid.
7. Henriques, Susana; Barros, Daniela M. V; Moreira, António; GOULAO, M.F.. 2015. "Training of Trainers Online from the Open University, Portugal", Trabalho apresentado em EDEN-Conference, In Proceedings EDEN- Conference, Barcelona.
8. Mello, Diene E; Barros, Daniela M. V. 2014. "Didática no eLearning: aspectos teóricos e comunicacionais", Trabalho apresentado em TIC EDUCA 2014, In TIC EDUCA 2014, Lisboa.
9. Antunes, Renato; Abbade, Joelcio F; Barros, Daniela M. V. 2014. "Estilos de Aprendizagem e as Ferramentas Tencológicas como aporte à formação medica na disciplina Interção Universidade Serviço Comunidade ( (IUSC) ", Trabalho apresentado em 52ºCOBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica, In 52ºCOBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica, Joninville.
10. Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; GOULAO, M.F.; Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2014. "Permanência da População adulta no Ensino Superior na modalidade de E-learning- contributos para a sua compreensão, no caso da Universidade Aberta", Trabalho apresentado em Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, In Educação a Distância e Diversidade no Ensino SUperior, Porto.
11. Barros, Daniela M. V. 2013. "Elearning no ensino superior: práticas de integração no ámbito do projeto acessibilidades ", Trabalho apresentado em VII SEMIME-Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação , In Acta do VII SEMIME-Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação, Lisboa.
12. Barros, Daniela M. V; DIAS, I.B.; Seara, Isabel R. 2013. " Elearning no ensino superior: práticas de integração no ámbito do projeto acessibilidades", Trabalho apresentado em VII SEMIME, In Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação, Lisboa. .
13. OKADA, A.; Barros, Daniela M. V. 2013. " Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação", Trabalho apresentado em ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, , In ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO MINHO, BRAGA.
14. OKADA,A. ; MEISTER, I.; Barros, Daniela M. V. 2013. "Refletindo sobre Avaliação na Era da Coaprendizagem e Co investigação ", Trabalho apresentado em CATES - Conferência de Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, In CATES - Conferência de Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, Lisboa .
15. Barros, Daniela M. V; FRANCISCO, M.C.. 2013. " A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância", Trabalho apresentado em III Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, In Aperceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos, LISBOA.
16. Barros, Daniela M. V. 2012. "Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superior ", Trabalho apresentado em V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, In Actas do V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander.
17. GOULAO, M.F.; Barros, Daniela M. V; MIRANDA, L.; MORAIS, C.. 2012. " Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superior", Trabalho apresentado em V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , In V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , España.
18. GUTIÉRREZ,M.T. ; GARCIA CUE,J.L.; Barros, Daniela M. V. 2012. "Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de Magisterio ", Trabalho apresentado em V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , In V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , España.
19. Henriques, Susana; Barros, Daniela M. V. 2011. "Literacia virtual e ambientes elearning ", Trabalho apresentado em Challenge , In Acta do Challenge , Braga.
20. Barros, Daniela M. V. 2011. " Los estilos de aprendizaje y medios didacticos en contextos virtuales", Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional de Tecnologias para la Educación y el Conocimiento y II Congreso Internacional de Gestíon del Talento, In Innovación Tecnológica y gestión del Talento, Cáceres Espanha, ESPANHA.
21. BELLI, J.I.R.; HENRIQUES,S.H. ; Barros, Daniela M. V. 2011. "Competências e Habilidades na Formação Docente para o ensino técnico profissional", Trabalho apresentado em 6º EIDE – Encontro Iberoamericano de Educação, Araraquara, São Paulo, Brasil. , In Competências e Habilidades na Formação Docente para o ensino técnico profissional, São Paulo, Brasil. .
22. MANSILLA MORALES,J.M.; DIEGO; GARCIA, Mª.C.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Desaprender Para E-Volucionar", Trabalho apresentado em Primer Congreso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje. Universidad de Concepción, Chile. , In Congreso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje, Chile.
23. Barros, Daniela M. V. 2011. " Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE)", Trabalho apresentado em ED Media, Lisboa. , In Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE), LISBOA.
24. SEABRA, F.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Uso dos Fóruns e a Promoção da Aprendizagem Colaborativa", Trabalho apresentado em IeTIC, Bragança, Portugal. , In Estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo de Bolonha, BRAGANÇA.
25. SEABRA, F.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Docência para a aprendizagem colaborativa: ", Trabalho apresentado em In Challenge, Braga, Portugal., In estratégias pedagógicas para os fóruns no elearning, BRAGA.
26. HENRIQUES, S.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Literacia virtual e ambientes elearning", Trabalho apresentado em In Challenge, Braga, Portugal. , In Literacia virtual e ambientes elearning., Braga.
27. Barros, Daniela M. V. 2010. "Estilos de uso do espaço virtual: novas perspectivas para os ambientes de aprendizagem online ", Trabalho apresentado em IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje , In Acta do IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, México.
28. Barros, Daniela M. V. 2010. " Estilos de uso do espaço virtual", Trabalho apresentado em In IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje novas perspectivas para os ambientes de aprendizagem online, In In IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje novas perspectivas para os ambientes de aprendizagem online, México.
29. SANTOS,G.M.C. ; Barros, Daniela M. V. 2009. " Escola de Tempo Integral: a Informática como princípio educativo ", Trabalho apresentado em In 4ª Jornada Pedagógica – FAAG. , In In 4ª Jornada Pedagógica – FAAG A Informática como princípio educativo, Agudos.
30. Barros, Daniela M. V; NUNES,J. DE S. 2009. " Novas Tendências Pedagógicas dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem:", Trabalho apresentado em In Congresso Internacional de Informática Educativa, Madrid, Espanha. , In In Congresso Internacional de Informática Educativa, Madrid, Espanha, ESPANHA.
31. Barros, Daniela M. V. 2008. "Aprender no virtual ", Trabalho apresentado em Virtual Educa , In Acta do Virtual Educa , Zaragoça.
32. Barros, Daniela M. V. 2008. "Educação e interculturalidade na formação docente: novas competências mediadas pelo espaço virtual ", Trabalho apresentado em Virtual Educa , In Acta da Virtual Educa, Zaragoça.
33. Barros, Daniela M. V; SOUSA,E. . 2008. " M-Learning and the educational process", Trabalho apresentado em Teaching and Learning, International Association for Scientific Knowledge, Portugal. , In Teaching and Learning, International Association for Scientific Knowledge, Portugal. , PORTUGAL.
34. Barros, Daniela M. V. 2008. " Aprender no virtual", Trabalho apresentado em In Virtual Educa, Zaragoza, Espanha. , In Aprender no virtual, Zaragoza.
35. Barros, Daniela M. V; GARCIA, M.P.; ORTEGA, I.S.. 2008. " Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtual", Trabalho apresentado em In Virtual Educa Zaragoza , Espanha. , In Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtual, Zaragoza.
36. MUCHERONI, M.L.; Barros, Daniela M. V. 2008. " Games, mitologia, subjetividade e noosfera ", Trabalho apresentado em In XIII Congreso Internacional de Tecnologías para la educación y el conocimiento La web 2.0, Madrid, Espanha. , In In XIII Congreso Internacional de Tecnologías para la educación y el conocimiento La web 2.0, Madrid, Espanha. , Madrid.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Mello, Diene; Barros, Daniela M. V. B. 2014. "Didática do Online". Sem local: Sem publicadora definida.
2. Melare Vieira B. D; Dias, Isabel; Seara, Isabel R. 2013. "Elearning no ensino superior: práticas de integração no ámbito do projeto acessibilidades". Portugal: Sem publicadora definida.



Trabalho técnico
Technical work
1. Barros, Daniela M. V. Revista de Educação Pública,2014 (Parecer).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Barros, Daniela M. V. Videoconferencia sobre Estilos de Aprendizajes en el Ambiente Virtual , 2014 (Extensão), promovido por Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado, Barquisimeto,.Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Barros, Daniela M. V. I Jornadas Online: Educação, tecnologias e Inovação,2014 (Outro).
2. Gaspar, Maria I; Seabra, Filipa B.; Neves, Cláudia; Henriques, Susana; Oliveira, Isolina; Barros, Daniela M. V. II Seminário de Liderança Educacional, Programa de Doutoramento,2013 (Seminário).
3. Amante, Lúcia; Barros, Daniela M. V. III Colóquio Luso brasileiro de Educação a Distância e Elearning,2013 (Outro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Josivânia Freitas, Estilos de Aprendizagem e Educação Online, 2016.
2. Maria Manuela da Silva Gomes Camacho Baião, Práticas de liderança e inovação tecnológica em escolas profissionais em Portugal – um estudo de caso múltiplo, 2015. (Orientador).
3. Agostinho Luís da Costa Arranca, Comunidade(s) Educativa(s) do Triângulo dos Mármores. Estudar para agir , 2013. Tese (Doutoramento em Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador).
4. Jurema Iara Reis Belli , Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional (ETP) – Um Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal, 2011. Tese (Doutoramento em Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Florbela Leal, Elearning em contexto Empresarial , 2015.
2. Paula Valente, Elearning em contexto Empresarial, 2015.
3. Renato Antunes Ribeiro, Avaliação da satisfação e preferência dos estudantes sobre a utilização de ferramentas web 2.0 como recurso pedagógico no ensino superior presencial: o caso da disciplina interação universidade-serviço-comunidade da faculdade de medicina de botucatu/unesp, 2014. Dissertação (Saúde Coletiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Co-orientador).
4. Maria Cristina Alfaro Naranjo, Matemáticas y Estilos de Aprendizaje en Educación Infantil, 2014. Dissertação (Didáctica y Educación) - Universidad Nacional de Educación a Distância (Orientador).
5. Maria José Sara C. dos Santos , Inclusão de crianças especiais em uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
6. Maria Cristina Amado da Silva Francisco, A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino Superior a Distância: a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos ”, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia) - Universidade Aberta (Orientador).
7. Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa Lopes , “A aprendizagem em Educação Física: análise de dois modelos de ensino em Basquetebol - Instrução Direta e Educação Desportiva” , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
8. Maria José Januário , Diálogo entre discursos: o uso das tecnologias para o estudo dos textos literários , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
9. Wilson dos Santos Almeida, A formação de professores nas universidades abertas do Brasil (UAB) e de Portugal (UAb) e na Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha: um estudo comparado , 2012. Dissertação (Educação) - Universidade Estácio de Sá, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).
10. Francisco Pereira , Uso feito pelos professores dos Recursos Educacionais Abertos (OER) em contexto escolar: Estudo de caso nas escolas do 1º Ciclo do Concelho de Almeirim , 2012. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do E-learning) - Universidade Aberta (Orientador).
11. Maria do Carmo Nunes Pereira , Estratégias de aprendizagem na educação visual para o segundo ciclo do ensino básico , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ines Guzman, Arteterapia en la Educación Secundaria, 2016. (Orientador).
2. Isaura Maria Röseler Ventura , Contributos das TIC para a prevenção da Indisciplina nos Cursos Profissionais , 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
3. Sandra Patrícia Viana Monteiro , Competências transversais e orientações curriculares na educação infantil: um estudo de caso entre Portugal e Alemanha, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).
4. Sílvia Paula da Costa Moreira, Educação Patrimonial na infância: um guia didático para a formação , 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
5. Ana Filipa Malveiro, A contribuição da Expressão Plástica para as dificuldades de Aprendizagem, 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação) - Universidade Aberta (Orientador).
6. Miguel Coelho , Integração e utilização dos Recursos Educativos Digitais na rede do EPE: Potencialidades e Desafios , 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia) - Universidade Aberta (Orientador).
7. Maria Isabel Carneiro Fernandes , A plataforma moodle para a auto-avaliação de escolas , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Graciele Ramos , Softwares educativo e o processo de alfabetização , 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Em curso
Ongoing
1. Nádia Soares, TICs e Inclusão, 2016. (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Diene Eire de Mello Bortotti de Oliveira , Aspectos teóricos e Metodológicos da Didática do Assíncrono, 2014. Universidade Aberta (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de Maria do Carmo Nascimento Diniz. Competencias universitárias para la Formación y el desempeño profesional de los estudantes de la Universidad de Brasilia, 2011. Tese (Didática, Organización Escolar y Didácticas Especiales) - Universidad Nacional de Educación a Distância.


Mestrado
Master degree
1. Barros, Daniela Melaré Vieira; Tesani, T.; CASERIO, V.M.R.. Participação no júri de ADRIANA CRISTINA LÁZARO. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores: uma proposta para o uso do laboratório de informática, 2015.  Dissertação (Doce^ncia para a Educac a~o Ba´sica.) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
2. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de PAIS, M.P. B.C. A aprendizagem baseada em Recursos e a Promoção da Autonomia dos alunos no quadro da Biblioteca Escolar, 2014.  Dissertação (Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares) - Universidade Aberta.
3. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de VASCONCELOS, T.L.F. . Quadro interativos multimédios (QIM): potenciar a sua utilização através da formação contínua e da criação de protótipos multimédia., 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, especialização em Comu) - Escola Superior de Educação Jean Piaget Vila Nova de Gaia.
4. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de Thiago Guimarães Moraes. COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE BUSCA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília.
5. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de SOL, B.S.P. . O impacto dos ambientes virtuais na percec¸a~o de competências de aprendizagem em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico – Um estudo exploratório na disciplina de Físico-química, 2013.  Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, especialização em Comu) - Escola Superior de Educação Jean Piaget Vila Nova de Gaia.
6. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de PACHECO, S. M. M. . Habilitação docente numa dinâmica de formação supervisionada (, 2012.  Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
7. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de CAMPOS; M. I. . Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada , 2012.  Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de MAZON, M. J. S. . Uma investigação do TPACK e sua relação com diferentes gerações de professores de matemática, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
9. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de FREITAS, J.M.A. Estilos de aprendizagem discente na educação a distância: possibilidades e desafios no processo e desenvolvimento de ensino –aprendizagem. , 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
10. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de HELENA, M. A. Supervisão pedagógica num jardim-escola João de Deus, com ênfase para processos colaborativos e de auto –supervisão, 2011.  Dissertação (Mestrado em Supervisão) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
11. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de SUSANA, L. A. V. . Web 2.0: formas de utilização e estilos de aprendizagem no ensino secundário. , 2011.  Dissertação (Mestrado em Supervisão) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
12. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de ROSANA, L. Z. Competências para acesso e uso da informação em sistemas de Ead: análise do curso interagindo e construindo na rede, , 2010.  Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.
13. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de COIMBRA, M. C. T. . O uso de software de comunicação instantânea no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na natação, , 2010.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Técnica de Lisboa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de CASTILHO, M.A. . Gestão Institucional no Ensino Superior apoiada pelo uso de TI, 2014. Exame de qualificação (Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Ensayos de la Facultad de Educación de Albacete , Função ou tipo de participação: Conselho científico.
2. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Informática na Educação: teoria & prática, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Escuni Estudios Educativos.
4. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Electrónica de Socioeconomia, estatística e Informática del Colégio de Postgraduados, desde 2012/12/11, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
5. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Paulista de Educação, desde 2012/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer.
6. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Iberoamericana de Educação , desde 2011/12/11, Função ou tipo de participação: Reviewer.
7. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , desde 2008/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer.
8. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Review of Learning Styles, desde 2008/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer.
9. Barros, Daniela Melaré Vieira. Educação. Teoria e Prática, desde 2007/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer.
10. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Ciência em Extensão, de 2012/12/11 até 2012/12/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
11. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Cadernos de Educação , de 2008/12/11 até 2008/12/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
12. Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Ser: saber educação e reflexão , de 2008/12/11 até 2008/12/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
110

Livros e capítulos
Books and book chapters
41
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
15
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
26
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
28
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
27
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
39
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
36
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
5

Trabalhos técnicos
Technical works
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4

Total
Dados complementares
(Additional data)
52

Orientações
Orientations
25
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
15
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
12


Visualizações do curriculum [ 3461 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-01-2021 às 01:10:24
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis