Curriculum Vitae

Jorge Manuel Bento Pinto

Data da última atualização »Last update : 15/06/2018


Jorge Manuel Bento Pinto Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6013088876144741


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Jorge Manuel Bento Pinto
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pinto, Jorge
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Ciências da Educação
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha
Setúbal
2914-504 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800
Fax: (+351)265710810
Correio electrónico: jorge.pinto@ese.ips.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2002 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1974-1979 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia Aplicada (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1981-1983 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Psicologia da educação.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2004-Actual Professor Coordenador

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1993-Ago/2004 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1989-Ago/1990 Assistente 2º triénio

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1986-Ago/1989 Assistente 1º triénio

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/1979-Set/1986 Assistente





Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Abr/2017-Actual
Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes (CCADD) do IPS


Mai/2010-Actual
Membro do Conselho Coordenador dos Mestrados ESE/IPS


Mai/2010-Actual
Coordenador do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico


Set/2004-Actual
Membro de Conselho Editorial






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2010-Actual
- Coordenador do mestrado ensino do préescolar e 1º ciclo do Ensino Básico


Mai/2010-Actual Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação
- Presidente do conselho Técnico Cientifico da ESE


Mai/2010-Actual
- Membro do Conselho Académico do IPS






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2014-Dez/2017
Serviço realizado»Executed service:

Perito Externodo IGEC - ME para as Equipas de Avaliação Externa de Escolas (2ª fase)






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2017- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Concepção e implementação como formador do Programa de Formação Pedagógica de Docentes do ES. IPSETÚBAL


Abr/2016-Jun / 2016
Formação profissional»Professional education:

   - Planeamento e ação estratégica - Promoção da Qualidade das Aprendizagens - Secretaria de Estado da Educação - ME






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2010-Actual
Atividade realizada»Activity:

Perito Externo TEIP do Agrupamento de Escolas José Saramago - Poceirão


Jan/2009-Abr/2011 Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

In several moments i had been colaborated with IEFP ( Portuguese Institute of Professional Trainning and Employement) in a concepcion of same pedagogigical training courses and as adviser for same other programmes






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-2018
Financial Literacy: a Key Tool to Improve People`s Life Cycle-FINKIT
Referência do projeto»Project reference: 2015-1-IT02-KA204-014975.
Erasmus + K2

2014-2016
Prevenção do abandono escolar precoce (2young to fail) -Too Young to Fail (2Y2F)
Referência do projeto»Project reference: 014-1-IT02-KA201-003609.
Erasmus K2
Financiador(es)»Funding: Instituto Politécnico de Setúbal.

2007-2011
Avaliação Reguladora do ensino e aprendizagens (AREA)-AREA Assessment for Teaching and learning
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/64970/2006.
FCT


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2010-
Projecto TEIP -Educational Intervention in critical areas
Referência do projeto»Project reference: Projecto TEIP III.

2016-2108
Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola 2-Teacher Training Project for Primary Education in Angola 2
Referência do projeto»Project reference: XXX.

2016-2019
Projecto Aprendizagem para Todos-Learnig for all
Referência do projeto»Project reference: PAT.

2016-2019
Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções-Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
Referência do projeto»Project reference: : PTDC/MHC-CED/1680/2014.
FCT

2016-2018
Empowering Eportefolio Process-Empowering Eportefolio Process
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-FI01-KA203-022741.
erasmus + k2 - Parcerias Estratégicas

2016-2016
Programa de promoção nacional do sucesso escolar 1 Fase formação de professores em avaliação pedagógica Fase 1: Fo2: Apoio aos Centros de Formação-National promotion program for school success 1 Phase teacher training in pedagogical evaluation Phase 1: Fo2: Support to Training Centers
Referência do projeto»Project reference: Promoção do Sucesso DGE ME.

2006-2010
Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola-Teacher Training Project for Primary Education in Angola
Referência do projeto»Project reference: xxxx.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2015 - Actual Centro de Investigação em Educação e Formação - ESE-IPS, Membro fundador.
Abr/2010 - Actual Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Membro.
vogal da secção da formação contínua.
Jan/2010 - Actual SPCE, Membro.
Mar/2007 - Actual GEDEI, Membro.
Investigador.
Set/2000 - Actual Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho, Membro integrado.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Pinto, Jorge. ed. 2015. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-)89_99447-0-1. ESE/ Setubal : ESE/ Setúbal .
2. Pinto, Jorge. ed. 2015. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99447-0-1. Setábal : ESE/IPS.
3. Pinto, Jorge. ed. 2015. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto Avena ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-89_99447-0-1. ESE/IPS: ESE/IPS.
4. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2014. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN Actes du 25ème colloque de l ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg ed. 1. Suiça: Universidade de Friburgo .
5. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2013. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education . ed. 1, 5 vols.. Kiel Alemanha : PME Germany.
6. Pinto, Jorge M. B; Munício, Pedro. 2010. Debate sobre avaliação. ed. 1. Lisboa: IEFP.
mesa redonda debate sobre perspectivas de avaliação.
7. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa..
Experiências de trabalho em sala de aula pelos membros do projecto AREA .
8. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Rodrigues, maria R. 2010. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O portefólio como um instrumentos de avaliação das aprendizagens, quer numa perspectiva formativa como sumativa.
9. Pinto, Jorge M. B; Lopes, Josó; Santos, Leonor; Brilha, João. 2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
material de formação para a formação profiossional.
10. Pinto, Jorge M. B; Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2006. Modelos de avaliação das aprendizagens. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.
Livro produzido para apoio aos docentes de avaliação.
11. Pinto, Jorge M. B. ed. 2002. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho) ed. 1, 1 vol.. Braga: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho.
12. Pinto, Jorge M. B. 1999. Psicologia da Aprendizagem. ed. 3. Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pinto, Jorge. 2018. Santos, L., & Pinto, (2018) . Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante. .  In O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa, ed. F. Veiga, XVii - 548. ISBN: 978-972-796-360-7. Lisboa: Climepsi Editores.
2. Pinto, Jorge. 2017. Cibele, C , Pinto, J Matias, N. (2017) Diferenciação Pedagógica: como trabalhar com grandes grupos, classes multinível e multi-idade. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola- Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. .  In A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa em Sala de Aula para Professores do Ensino Primário , ed. Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.), 5 - 184. . Luanda : Ministério da Educação de Angola .
3. Pinto, Jorge. 2017. Pinto, J. Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola; Fundação Caloust Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. .  In A Avaliação pedagógica em sala de aula para professores do Ensino Primário , ed. Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.), 5 - 189. . Angola: Ministério da Educação de Angola.
4. Pinto, Jorge. 2016. A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas.  In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, ed. Lucia Amante; Isolina Oliveira, 3 - 36. ISBN: 978-972-674-790. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND .
5. Pinto, Jorge. 2015. Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130.  In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, ed. Marie-Anne Hugon & Bruno Robles , 117 - 130. . Paris : Artois Presses Université, .
6. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2014. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil , ed. Mª. J. Cardona & D. Oliveira , 321 - 338. ISBN: ISBN: 978-85-7706. Porto Alegre: : Mediação.
7. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos..  In Avaliação na Educação de Infância , ed. Mª. J. Cardona & C. Guimarães , 334 - 352. ISBN: ISBN:978-972-8994. Viseu : Psicosoma.
8. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Avaliação na educação de infância,, ed. maria João Cardona; Célia Maria Guimarães, 00 - 00. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicisoma.
9. Pinto, Jorge. 2011. Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva.  In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., ed. Domingos Fernandes, 53 - 77. ISBN: 978 – 60911-42-4. Pinhais - Brasil: Editora Melo.
10. Alves Martins, M; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L.. 1996. Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa.  In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos , 145 - 150. . Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Nortvedt, Guri A; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2016. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching", Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23, 3: 377 - 395.
2. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2016. " The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains", ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1, 1: 550 - 551.
3. Pinto, Jorge; Serrano, Leonor. 2015. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional", MEDI@ÇÕES 3, 2: 63 - 70.
4. Pinto, Jorge. 2014. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112, 112: 907 - 915.
5. Pinto, Jorge; Pinto, Jorge. 2013. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal ", Medi@ções  2, 1: 2 - 89.
6. Pinto, Jorge M. B. 2011. "Is assessment for learning possible in early school years? ", Procedia Social and Behavioral Sciences 1, 012: 283 - 289.
7. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education,, 14(3): 281 - 297.
Projecto AREA.
8. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach", PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4: 145 - 152.
Projecto AREA ( Avaliação Reguladora das Aprendizagens) IInstituto de Educação da Universidade de Lisboa: Escola Superior de Educação do IPSetúbal.
9. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor. 2009. "Self- Regulating Assessment in Mathematics", Bolema, nº 33: 15 - 25.
Projecto AREA (Avaliação reguladora das Aprendizagens).
10. Pinto, Jorge M. B; Bettencourt, Ana m. 2009. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos. ", Noesis , nº 78 : 31 - 35.
Artigo produzido no âmbito do Projecto TEIP: melhorar as aprendizagens educar para a cidadania. ESE/ IPS.
11. Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2008. "Teacher`s oral feed-back and learning", CME ICME11 Topic study group 36, 11: 56 - 64.
Projecto AREA (Avaliação Reguladora das Aprendizagens) .


Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pinto, Jorge; Bastos, Monica. 2016. "O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.", Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., In Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE PortuAÇÃO? ingal , Lisboa.
2. Pinto, Jorge; Sequeira, Ana. 2017. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado", Trabalho apresentado em XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça .
3. Pinto, Jorge. 2017. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique", Trabalho apresentado em Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, In Actes du Colloque : Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte.
4. Pinto, Jorge. 2017. "STUDENTS’ INVOLVEMENT IN MATHEMATICS ASSESSMENT", Trabalho apresentado em PME 41, In Kaur, B., Ho, W.K., Toh, T.L., & Choy, B.H. (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME., Singapure.
5. Pinto, Jorge. 1015. "Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção", Trabalho apresentado em A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio & P. Abrantes (Orgs.). A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos: 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa .
6. Pinto, Jorge. 2013. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg, 2013", Trabalho apresentado em 25éme colloque de ADMEE- Europe, In Actrs du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,.
7. Pinto, Jorge. 2014. " inicial de professores: desafios e problemas,", Trabalho apresentado em XX Colóquio da - AFIRSE, , In Atas do XX Colóquio da - AFIRSE,, Lisboa..
8. Pinto, Jorge. 2013. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, In Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
9. Pinto, Jorge. 2013. "Assessment criteria as a tool for mathematics learning", Trabalho apresentado em 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation., In Actes du 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg, Friburg.
10. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue", Trabalho apresentado em PME 36, In Proceedings of 36TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. I, Taipé.
11. Pinto, Jorge. 2012. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?", Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, In Atas do 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa.
12. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Feedback and Pupil`s Uniqueness", Trabalho apresentado em ECER 2012, In Procedings of ECER 2012, Cadiz.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Pinto, Jorge. 2016. " Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?", PROFORMA 1, 19: sp - sp.
2. Pinto, Jorge. 2016. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes", . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education. IE ULisboa , -: 0 - 0.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pinto, Jorge. 2016. " Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões", Trabalho apresentado em 28º Colloque de l`ADMEE-Europe, In Actes du 28º Colloque Internacional de l`ÁDMEE- Europe., Lisboa.
2. Pinto, Jorge. 2016. " A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis", Trabalho apresentado em Encontro cidades educativas Palmela , In sem atas , Paalmela .
3. Pinto, Jorge. 2015. "Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios. ", Trabalho apresentado em 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação , In Atas do 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação , Lisboa .
4. Pinto, Jorge. 2013. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa , In Entre os dados a teoria e o conhecimento, Lisboa.
5. Pinto, Jorge. 2014. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, In Atas do VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Luís Carlos Rodrigues dos Santos, Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva, 2010. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
2. Cristina Gomes da Silva, Cidadania e autoridade na escola democrática, 2010. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sara Santos Diogo, O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
2. Maria Eduarda Vieira Gouveia, A Aprendizagem através de atividades de Jogo no 1ºCiclo do Ensino Básico , 2018. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
3. Rita Andreia Rodrigues Ciríaco, Desenvolvimento de Tarefas Inclusivas no âmbito do Estudo do meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
4. Julieta Pereira Pincho , O envolvimento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico no processo de ensino e aprendizagem: trabalho cooperativo, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
5. Maria Margarida Cardoso, A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”,, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
6. Ana Cristina Teixeira, De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
7. Sara Filipa Martins Gomes , - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016, 2016. Dissertação (Ensino) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
8. Monica Rebelo Andrade de Bastos, O feedback oral: um estudo sobre a própria prática em matemática no 1º ciclo do ensino Básico , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
9. Susana Portásio Castanheira, O Portefólio como um instrumento de avaliação reguladora: Um estudo no 1º ciclo na área da matemática, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
10. Marta Cristina Martins Vieira, A importância da utilização do portefólio para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
11. Rita Rilhó, Jogo, aprendizagens e interações entre os alunos., 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
12. Maria Rita Prates Roseta , A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
13. Margarida Correia, Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
14. Leonor de Jesus Safara Calixto Serrano, Práticas Pedagógicas em Creche A prática integrada entre o cuidar e o educar , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré Escolar ) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
15. Micaela Alexandra Glória da Silva , A (co)avaliação em sala de aula: Importância e desafios, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
16. Marisa Figueiredo, Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
17. Inês Martelo , A Revisão Cooperada e o desenvolvimento da Escrita, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
18. Carlota Yoshicawa Simões Bargas, O uso de esquemas como sistematização das aprendizagens, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
19. Helga Filipa Cabeço Machado, Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos, 2013. (Orientador).
20. Inês Costa Pinto, O trabalho autónomo na sala de aula do 1º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
21. Ana Raquel Pereira de Jesus, A Caixa dos Segredos e dos Ficheiros como contributo para o tempo de trabalho autónomo dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
22. Inês Margarida Cunha Pimentel, O contributo do Portefólio para as aprendizagens dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
23. Raquel Infante Mendes, Trabalho de Projeto no 1º Ciclo: contributos para as aprendizagens de todos os alunos , 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
24. Fátima Raquel Filipe Estrada, Os Conselhos de Cooperação Educativa, a regulação da vida relacional e das aprendizagens dos alunos, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
25. Teresa Raquel Ramos Cardim, O portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
26. Cátia Sofia de Almeida Mariano, O Contributo do Feedback Escrito nas Aprendizagens dos Alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Jorge Pinto; Pinto, Jorge. Participação no júri de Luis Carlos Rodrigues dos Santos. Agostinho da Silva: Filosofia e espiritualidade, Educação e Pedagogia, 2015. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa.
2. Pinto, Jorge. Participação no júri de Filomena Margarida Rodrigues Araújo. Avaliação Formativa e o seu impacto na Melhoria das aprendizagens, 2015. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa.
3. Pinto, Jorge. Participação no júri de Cristina Maria Gomes da Silva. Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática, 2014. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Manuela Neves Lopes. O papel da Supervisão na Formação Contínua: Perspectivas e Contributos , 2018.  Dissertação (Educação - Supervisão e Orientação da Prática Profissional ) - Universidade de Lisboa.
2. Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Filipa da Silva Almeida . Conceções e práticas dos professores do 1º e 2ª ciclo do ensino Básico sobre o processo de auto e co avaliação no 1º ciclo, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
3. Pinto, Jorge. Participação no júri de Daniela Bastos Moutinho Machado. A autoavaliação como estratégia de auto regulação das aprendizagens, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
4. Pinto, Jorge. Participação no júri de Ana Lucia Pelarigo . Desenvolvimento Profissional Docente, 2016.  Dissertação (Supervisão ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
5. Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Ângela Fernandes da Silva. A avaliação formativa como forma de garantir a Aprendizagem. Um estudo de cado na Disciplina de Geografia, 2015.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta.
6. Pinto, Jorge. Participação no júri de Susana Margarida Neves Bento. A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo- atividades de enriquecimento curricular – que percepção?, 2013.  Dissertação (Mestrado em Administração Educacional ) - Instituto Português de Estudos Superiores.
7. Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Antunes Vieira . A autoavaliação como um instrumento de regulação das aprendizagens, 2013.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta.
8. Pinto, Jorge. Participação no júri de José Raimundo Vasconcelos. A avaliação como processo socialmente construído na Escolado 1º ciclo- Um estudo de caso, 2012.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta.
9. Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Isabel de Carvalho Sobral . Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade: um estudo de caso, 2012.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta.


Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
1. Pinto, Jorge. Participação no júri de António Filipe de Oliveira Mota. Programa TEIP: (N) um cenário de (des)igualdades social e escolar, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica em Administração e Organização Escolar ) - Universidade Católica Portuguesa.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Pinto, Jorge. Medi@ções.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
52

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
12
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
10
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
46

Orientações
Orientations
32
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
13
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 4631 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-01-2021 às 02:30:56
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis