Curriculum Vitae

Ana Rita Lima Marques

Data da última atualização »Last update : 09/02/2019


Ana Rita Lima Marques. Concluiu Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia pela Universidade de Lisboa em 2013. Frequenta o Doutoramento em Educação, Especialização em Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa desde 2014. É da Universidade de Lisboa. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Possui 12 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 3 em Portugal. Entre 2013 e 2016 participou em 1 projecto de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Naturais com ênfase em Ciências Biológicas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6686802889132041


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Rita Lima Marques
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Marques, Ana Rita Lima
Categoria profissional
Position
Outra Situação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Naturais-Ciências Biológicas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Ministério da Educação
Agrupamento de Escolas Elias Garcia
2815 Almada
Portugal
Correio electrónico: ritamarques@agrupamentoeliasgarcia.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011-2013 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1999-2005 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Biologia (ramo científico) (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2011 Outros
Others
Minor em Geologia.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2008-2009 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2006-2008 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ciências Documentais - Especialidade em Arquivo e em Bibliotecas.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2005-2006 Curso de curta duração
Short course
Curso de Espanhol (nível 1 - 30 horas).
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
Introdução à Cultura de Células Animais.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Ministério da Educação
Set/2018-Actual Outra Situação

SVITZER
Jan/2018-Fev/2018 Outra Situação

Universidade de Lisboa
Jan/2017-Mai/2017 Outra Situação

Universitat de Valencia
Nov/2016-Mar/2017 Outra Situação

Universidade de Lisboa
Jan/2014-Dez/2016 Investigador Auxiliar

Universidade de Lisboa
Set/2015-Jan/2016 Outra Situação

Ministério da Educação
Out/2013-Jan/2014 Outra Situação

Ministério da Educação
Out/2012-Jun/2013 Outra Situação

Instituto do Emprego e Formação Profissional
Fev/2006-Dez/2010 Outra Situação

Escola Secundária Passos Manuel
Fev/2010-Ago/2010 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Ministério da Educação
Set/2018-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Ciências Naturais 3CEB(Docente)




Universidade de Lisboa
Set/2015-Jan/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias no Ensino da Biologia e Geoelogia II(Docente)




Ministério da Educação
Out/2012-Jun/2013
Curso»Academic program: Escola Ibn Mucana

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Ciências da Natureza(Docente)




Escola Secundária Passos Manuel
Fev/2010-Ago/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Ciências Naturais(Docente)
  • Biologia e Geologia(Docente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Escola Secundária Passos Manuel
Fev/2010-Ago/2010
- Diretor de Turma






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Universidade de Lisboa
Set/2016- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - As TIC e as Ciências no 1º CEB | Projeto Amadora Aprender Digital


Jan/2015-Jul / 2015
Formação profissional»Professional education:

   - A educação em ciências através da construção de exposições interativas sobre investigação e inovação responsáveis em áreascientíficas de ponta


Mar/2014-Jul / 2014
Formação profissional»Professional education:

   - A educação em ciências através de atividades de “inquiry” sobre investigação e inovação responsáveis em áreas de ponta




Instituto do Emprego e Formação Profissional
Fev/2006-Dez / 2010
Formação profissional»Professional education:

   - Formador na Escola de Formação Profissional DOUROCABE/PORTUCALE






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-2016
IRRESISTIBLE: Engaging the Youth with Responsible Research and Innovation-IRRESISTIBLE: Engaging the Youth with Responsible Research and Innovation
Referência do projeto»Project reference: EU FP7-SCIENCE-IN-SOCIETY-2013.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2016-
Amadora Aprender Digital [1.º ciclo]
Referência do projeto»Project reference: Amadora Aprender Digital.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa.

2013-
MoRRI - Monitoring Responsible Research and Innovation
Referência do projeto»Project reference: MoRRI.

2012-
Projeto WE ACT | Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues-Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues
Referência do projeto»Project reference: Projeto WE ACT.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula: módulos de ensino IRRESISTIBLE. ed. 1, ISBN: 978-989-8753-33-5. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2016. As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE. ed. 1, ISBN: 978-989-8753-26-7. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2018. Geoengenharia do Clima: uma controvérsia sociocientífica para o ensino técnico.  In Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspetivas para ações sociopolíticas, 345 - 362. ISBN: 9788523216566. Salvador: EDUFBA.
2. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2018. O Desenvolvimento de Exposições Científicas como Estratégia de Ativismo em Contexto Escolar: resultados do projeto IRRESISTIBLE em Portugal.  In Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspetivas para ações sociopolíticas, 491 - 514. ISBN: 9788523216566. Salvador: EDUFBA.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. "Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación", Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 14, 1: 215 - 226.
2. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. "RESEARCH - BASED COLLECTIVE ACTIVISM THROUGH THE PRODUCTION AND DISSEMINATION OF VODCASTS ABOUT ENVIRONMENTAL POLLUTION IN THE 8TH GRADE", Sisyphus - Journal of Education, 5(2): 116 - 137.
3. Azinhaga, Patrícia; Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2016. "Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades propostas no âmbito do Projeto IRRESISTIBLE ", Indagatio Didactica 8, 1: 2034 - 2046.
4. Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro. 2016. "Professores como ativistas: impacte da participação no Projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores da CoP Portuguesa ", Indagatio Didactica 8, 1: 85 - 95.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Reis, Pedro; Marques, Ana R. L. 2016. "Alunos como Ativistas: o desenvolvimento de exposição científicas como estratégia de ação comunitária fundamentada em investigaçaõ - resultados do Projeto IRRESISTIBLE em Portugal", Trabalho apresentado em 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, In 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, Badajoz.
2. Azinhaga, Patrícia; Marques, Ana R. L. 2016. "A Investigação e Inovação Responsáveis em sala de aula: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades do Projeto IRRESISTIBLE", Trabalho apresentado em 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, In 27 ENCUENTROS DE DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES, Badajoz.
3. Marques, Ana R. L; Espírito-Santo, Marta. 2016. "As potencialidades do envolvimento das famílias num projeto de ativismo ambiental: resultados do projeto IRRESISTIBLE em Portugal", Trabalho apresentado em 27 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, In 27 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Badajoz.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica. 2017. "A CONSTRUÇÃO DE EXPOSIÇÕES CIENTÍFICAS: PERCEÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E IMPACTO NA MOTIVAÇÃO E AMBIENTE EM SALA DE AULA ", Trabalho apresentado em X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, In ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , N.º EXTRAORDINARIO (2017): 4709-4713, Sevilha.
2. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. 2017. "EXPOSIÇÕES IRRESISTIBLE: O QUE APRENDEM OS ALUNOS?", Trabalho apresentado em X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, In Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , p. 4805-4810, Sevilha.

Tradução
Translation
1. Marques, Ana R. L. 2014. "TACCLE2 - Atividades Com Tecnologias para a área das Ciências e Matemáticas - Propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes". Brussels: Go Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap. (Livro)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Marques, Ana R. L. 2014. "As Potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as Ciências Naturais e as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de um Projeto de Ativismo Ambiental | Dissertação de Mestrado". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Dissertação de Mestrado.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia; Tinoca, Luís; Linhares, Elisabete. IRRESISTIBLE student-curated exhibitions: what do students learn?,ESERA Conference 2017,Dublin,2017 (Comunicação).
2. Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro. Professores como ativistas: impacte da participação no Projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores da CoP portuguesa,V SIACTS,Aveiro,2016 (Comunicação).
3. Marques, Ana R. L. O Projeto WE ACT em ação,III Jornadas dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa,Lisboa,2016 (Outra).
4. Marques, Ana R. L; Espírito-Santo, Marta. As potencialidades do envolvimento das famílias num projeto de ativismo ambiental resultados do projeto Irresistible em Portugal,CIEAE,Lisboa,2016 (Congresso).
5. Marques, Ana R. L. Irresistible exhibitions on responsible research and innovation: the impact of the process of exhibition development on both students and teachers,13th ECRICE,Barcelona,2016 (Simpósio).
6. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia. IRRESISTIBLE Project: the development of scientific exhibitions by students as a strategy of community action fundend in research,XVI ENEC - National Encounter of Science Education,Lisboa,2015 (Comunicação).
7. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Conhecer para compreender. Compreender para agir. Agir para mudar. Um projeto de ativismo ambiental no 8.º ano: que impacto nos alunos envolvidos?,XV Encontro Nacional de Educação em Ciências,Faro,2014 (Comunicação).
8. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Conhecer para compreender. Compreender para agir. Agir para mudar. Um projeto de ativismo ambiental no 8.º ano: que impacto nos alunos e professores envolvidos?,IV SIACTS - Seminário Iberoamericano CTS,Bogotá,2014 (Comunicação).
9. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Andrade, Vanessa. IRRESISTIBLE project - portuguese community of learners: teachers' perceptions,HSCI'14,Aveiro,2014 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Marques, Ana R. L. Ação de Curta Duração "Aprender com Tecnologias" , 2017 (Extensão), promovido por IE-UL.Tipo de participação: Outra.
2. Marques, Ana R. L. Oficina de Formação: A educação em ciências através da construção de exposições interativas sobre investigação e inovação responsáveis em áreas científicas de ponta , 2016 (Extensão), promovido por IEUL.Tipo de participação: Docente.
3. Marques, Ana R. L; Azinhaga, Patrícia; Reis, Pedro. Oficina de formação: A promoção da literacia científica nos primeiros anos de escolaridade (CCPFC/ACC-88930/16), 2016 (Extensão).Tipo de participação: Docente.
4. Marques, Ana R. L. Aprender Digital - sessões de formação para professores do 1º CEB, 2016 (Extensão), promovido por IE-UL.Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Módulo 5. Activismo colectivo basado en investigación (U. de Lisboa),2016. 
2. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro. Geoengenharia: controlo do clima? | Geoengineering: climate control? ,2015. 
3. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia. Avaliar a Saúde do Planeta através das Regiões Polares - Módulo de Ensino IRRESISTIBLE | Evaluate Earth's Ealth through Polar Regions,2015. 

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Marques, Ana R. L. O Projeto IRRESISTIBLE | Entrevista concedida à RDP Internacional - Programa Tertúlia Portuguesa,2015 (Entrevista).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Marques, Ana R. L; Reis, Pedro; Azinhaga, Patrícia. MOOC: Educación en Ciencias para la Ciudadania del Siglo XXI - enfoques actuales (edição 1 e edição 2),2017.



Apresentação em rádio ou TV
Radio or TV presentation
1. Marques, Ana R. L. Entrevista à RDP Internacional acerca do Projeto IRRESISTIBLE ,2016 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Projeto IRRESISTIBLE: O Desenvolvimento de Exposições Científicas Pelos Alunos Como Estratégia de Ativismo em Contexto Escolar, 2016 (Encontro).
Nome do evento: XI Encontro de Educação; Nome da Instituição: Instituto Piaget; Cidade do evento: Almada / Almada.
2. Projeto IRRESISTIBLE: Módulo da Ciência Polar, 2016 (Workshop).
Nome do evento: Workshop Nacional Educação e Ciência; Nome da Instituição: Educação Propolar; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
3. Conferência Plenária | Ativismo em contexto escolar: os alunos como agentes de mudança, 2016 (Conferência).
Nome do evento: XXIII Jornadas da Prática Profissional; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação; Cidade do evento: Santarém / Santarém.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola | CIEAE , 2016 (Congresso).

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Conversas às Quintas | Comunidades de Prática na Formação de Professores: o contributo do Projeto IRRESISTIBLE, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Conversas às quintas; Nome da Instituição: AFIRSE.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
15

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
18

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
18

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
1


Total
Dados complementares
(Additional data)
5

Participação em Eventos
Event participation
5


Outras informações relevantes
Bióloga e professora de Biologia e Geologia, formada, respetivamente, pela Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Tem vindo a desenvolver um percurso na investigação em Educação, nomeadamente na Didática das Ciências, participando em projetos de investigação nacionais e europeus.
Interessa-se particularmente pela discussão de temas socio-científicos e socio-ambientais controversos; pela capacitação dos jovens para a ação sociopolítica coletiva, fundamentada em investigação, através de iniciativas de ativismo em contexto escolar; pela integração das TIC na educação; e pelo desenvolvimento profissional do professor através de comunidades de prática e de aprendizagem.


Visualizações do curriculum [ 538 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-01-2021 às 01:41:21
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis