Curriculum Vitae

Patrícia Celeste Reis Correia Santos

Data da última atualização »Last update : 29/10/2018


Patrícia Correia Santos. Concluiu Psicologia Clínica e da Saúde - Infância e Adolescência pela Universidade Lusófona do Porto em 2013. É Assistente na Universidade Lusófona do Porto. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Participou em 6 eventos em Portugal. Actua na área da Psicologia, com ênfase no Trauma, Complex Trauma e PTSD. Nas suas actividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Nas suas actividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos, nas temáticas de: Cortisol, Desenvolvimento da Criança, Parentalidade e Violência nas Relações de Intimidade.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2292458629292482


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Patrícia Celeste Reis Correia Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Correia-Santos, Patrícia
Categoria profissional
Position
Assistente
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona do Porto
Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
Rua Augusto Rosa, 24
Porto
4000-098 Porto
Portugal
Correio electrónico: patricia.correiasantos@ulp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011-2013 Mestrado
Master degree
Psicologia Clínica e da Saúde - Infância e Adolescência (2 anos » years) .
Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

2008-2011 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (3 anos » years) .
Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2017 Outros
Others
Life Coaching.
Life Coach Training Institution, Estados Unidos.

2012-2013 Outros
Others
Intervenção em Crise (Individual, Group Crises; Advanced ).
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Lusófona do Porto
Fev/2017-Actual Assistente

Universidade Lusófona do Porto
Set/2015-Actual Outra Situação

Universidade do Porto
Ago/2014-Dez/2014 Assistente de Investigação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Lusófona do Porto
Fev/2017-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança - Prática Laboratorial(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Parentalidade na Violência nas Relações de intimidade: Preditores fisiológicos e psicológicos.-Parenting in Intimate Partner Violence Exposure: Physiological and psychological predictors
Objectivos»Goals: Em termos gerais, este estudo centra-se principalmente na parentalidade da mãe em contexto de violência nas relações de intimidade (VRI) e os seus filhos, na procura de preditores que poderão ter contribuído para a resiliência. A investigação anterior tem privilegiado maioritariamente o estudo do impacto da violência na mulher, que, por sua vez, promove, ainda que de forma não intencional, um modelo deficitário da parentalidade na mulher, na relação mãe-criança, podendo constituir-se como uma outra forma de revitimização da mulher (Lapierre, 2008). Isto acontece porque faltam estudos que procurem desenvolver modelos compreensivos e integradores, com base em modelos desenvolvimentais, que explorem, não só o impacto negativo da violência doméstica, mas, de forma igualmente proporcional, os fatores que contribuem para o ajustamento, quer a nível individual (mulher e criança), quer a nível da parentalidade (relação mãe-criança), apesar da exposição à violência familiar. Especificamente, pretendemos explorar: (1) o papel do cortisol associado à resiliência, ou bom ajustamento psicológico e emocional, e boas competências parentais da mulher; (2) a competência e disciplina parental da mãe e o suporte social que possam contribuir para a resiliência das crianças, em termos de uma melhor saúde mental e competência cognitiva; (3) o contributo independente da competência parental, como efeito moderador, entre a exposição da criança à violência e os seus resultados cognitivos e de saúde mental; (3) potenciais preditores de uma competência parental mais elevada, incluindo preditores da mãe, preditores da criança, e preditores contextuais; (4) diferenças entre as mães a viver com o companheiro – e seus filhos – e as mães (e seus filhos) a viver em casa-abrigo, em termos de indicadores de funcionamento psicológico e fisiológico da mãe e psicológico e cognitivo da criança..
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Violência nas Relações de Intimidade; Parentalidade - Parenting; Cortisol; Desenvolvimento da Criança; Intimate Partner Violence; Child Development.
2. Fatores protetores e de risco após exposição a acontecimentos traumáticos em jovens
Objectivos»Goals: A maioria das pessoas, incluindo-se crianças e adolescentes, experiencia pelo menos um acontecimento negativo e potencialmente traumático ao longo da sua vida. Sobretudo na adolescência, estes acontecimentos podem ter consequências negativas, como por exemplo o aumento da probabilidade para o consumo de álcool e drogas. No entanto, a maior parte dos estudos foca-se em fatores de risco, descurando os fatores protetores que poderão diminuir o impacto negativo da exposição ao trauma na saúde mental, física e social em adolescentes. Para além disso, a maior parte da investigação é feita com recurso a desenhos metodológicos transversais, não permitindo a obtenção de conclusões seguras quanto à relação causal entre as variáveis estudadas. Este estudo tem assim como objetivo contornar as limitações existentes na literatura, e procurar, com recurso a um desenho de investigação longitudinal, os fatores que poderão proteger os jovens após exposição a acontecimentos de vida negativos, incluindo os traumáticos.




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pinto, Ricardo J; Correia-Santos, Patrícia; Levendosky, Alytia; Jongenelen, Inês. 2016. "Psychological Distress and Posttraumatic Stress Symptoms", Journal of Interpersonal Violence 1, S/N: 088626051667419 - 088626051667419.
2. Pinto, Ricardo J; Correia-Santos, Patrícia; Costa-Leite, Joana; Levendosky, Alytia A; Jongenelen, Inês. 2016. "Cortisol awakening response among women exposed to intimate partner violence", Psychoneuroendocrinology 74, S/N: 57 - 64.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Lima, Cláudia; Maia, Angela C; Ferreira, Randdy; Magalhães, Andreia; Nunes, Helena; Pinheiro, Sandra; Ribeiro, Liliana; Rodrigues, Carina; Correia-Santos, Patrícia; Santos, Vitor; Teles, Renata. 2016. "PTSD and quality of life among firefighters and municipal police forces", Trabalho apresentado em 24th European Congress of Psychyatry, In Abstracts of 24th European Congress of Psychyatry, Madrid.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Cortisol, parentalidade e suporte social: Preditores de psicopatologia em mães vítimas de violência doméstica, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Cortisol, parentalidade e suporte social: Preditores de psicopatologia em mães vítimas de violência doméstica; Nome da Instituição: Universidade do Algarve.
2. Cortisol salivar em mulheres vítimas de violência nas relações de intimidade., 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Cortisol salivar em mulheres vítimas de violência nas relações de intimidade.; Nome da Instituição: Universidade do Algarve.
3. Predictors of maternal sense of competence among mother’s victims of intimate partner violence, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Predictors of maternal sense of competence among mother’s victims of intimate partner violence; Nome da Instituição: Universidade do Algarve.
4. Domestic Violence: What are the best predictors of children’s adjustment?, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Domestic Violence: What are the best predictors of children’s adjustment?; Nome da Instituição: European Conference on Developmental Psychology .
5. Prevalence and Concordance In Sexual Coercion of Partners By University Students, Their Parents and Their Grandparents, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Prevalence and Concordance In Sexual Coercion of Partners By University Students, Their Parents and Their Grandparents; Nome da Instituição: Eurcrim.
6. Violência nas relações de intimidade, parentalidade e desenvolvimento na infância, 2015 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso Ibero-americano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
3

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1


Visualizações do curriculum [ 541 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 14-01-2021 às 21:45:22
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis