Curriculum Vitae

Maria Olímpia Almeida de Paiva

Data da última atualização »Last update : 16/05/2018


Maria Olímpia Almeida de Paiva. Concluiu Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2008. É da Escola Secundária Alexandre Herculano. Publicou 33 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 26 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2668360223716280


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Olímpia Almeida de Paiva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Paiva, M. O. A.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Escola Secundária Alexandre Herculano
Ensino Secundário
Avenida Camilo
Porto
4300-096 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225371838
Fax: (+351)225365502
Correio electrónico: investigar2010@gmail.com
Homepage: http://www.aealexandreherculano.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2008 Doutoramento
Phd
Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2000-2003 Mestrado
Master degree
Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

1983-1988 Licenciatura
Licentiate degree
Biologia - ramo de formação educacional (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014-2014 Outros
Others
Curso de Formação.
Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2009-2009 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
1 anos » years. Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Curso de estatística de utilização do SPSS/AMOS.
Universidade do Minho, Portugal.

1979-1983 Outros
Others
Curso de Inglês.
Instituto Cambridge do Porto, Portugal.

1978-1982 Outros
Others
Curso de Francês.
Instituto de Francês do Porto, Portugal.





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).

Reading
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2005 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Jul/2004 - Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Mar/2004 - Actual Sociedade Portuguesa de Psicologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. eds. 2004. Disrupção Escolar - estudo de casos ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-0-34953-0. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.. 2011. Inventário de processos de auto-regulação da aprendizagem (IPAA).  In Instrumentos e Contextos da Avaliação Psicológica, ed. C. Machado, M. M. Gonçalves, L. S. Almeida, M. R. Simões, 159 - 174. ISBN: 978-972-40-4295-4. Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Monteiro, A. P. 2017. "Validation of the School Conflict Negotiation Effectiveness Questionnaire", Journal of Psychoeducational Assessment 35, 8: 799 - 806.
2. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2017. "A essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada", Educação e Filosofia 31, 61: 283 - 320.
3. Rosário, P.; Núñez, J. C; Valle, A.; Paiva, M. O. A; Polydoro, S.. 2013. "Enfoques de enseñanza en Bachillerato en función de variables contextuales y del docente", Revista de Psicodidáctica 18, 1: 25 - 46.
4. Rosário, P.; Núñez, J. C; Ferrando, J.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Cerezo, R.; Valle, A.. 2013. "The relationship between approaches to teaching and approaches to studying: a two-level structural equation model for biology achievement in high school"", Metacognition and Learning  8, 1: 47 - 77.
5. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rodrigues, A.; Valle, A.; Tuero-Herro. 2012. "Predicción del rendimiento en matemáticas: efecto de variables personales, socioeducativas y del contexto escolar", Psicothema 24, 2: 289 - 295.
6. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.. 2012. "Autoeficacia y utilidad percebida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado", Anales de Psicologia 28, 1: 37 - 44.
7. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2012. "A influência da aprendizagem auto-regulada na mestria escolar", Estudos e Pesquisas em Psicologia 12, 2: 501 - 520.
8. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Ambiente da sala de aula: um estudo de caso", Educação & Filosofia 25, 49: 17 - 42.
9. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Inventário de Percepções de Ambiente de Ensino (IPAE): validação numa perspectiva exploratória", Psicologia, Educação e Cultura 15, 1: 77 - 92.
10. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula", Psicologia: Teoria e Pesquisa 27, 4: 393 - 402.
11. Paiva, M. O. A; Cunha, P.; Lourenço, A. A. 2011. "Questionnário de Eficácioa Negocial de Conflitos na Escola (QENCE): validação de um instrumento para a construção de Paz nas escolas ", Revista Argentina de Cîencias del Comportamiento 3, 3: 23 - 31.
12. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2011. "Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar", Ciências & Cognição 16, 3: 151 - 166.
13. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "Autoconceito e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 177 - 194.
14. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "Comportamentos disruptivos e sucesso académico: a importância de variáveis psicológicas e de ambiente", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2, 2: 18 - 31.
15. Paiva, M. O. A. 2010. "Anorexia nervosa na adolescência - estudo de caso", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2, 2: 4 - 17.
16. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "A motivação escolar e o processo de aprendizagem", Ciências & Cognição 15, 2: 132 - 141.
17. Rosário, P.; González-Pienda, J.; Cerezo, R.; Pinto, R.; Ferreira, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "Eficacia del programa «(Des)venturas de Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estudio", Psicothema 22, 4: 828 - 834.
18. Paiva, M. O. A; Da Rosa, V. P; Lourenço, A. A. 2010. "Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 378 - 390.
19. Lourenço, A. A; Da Rosa, V. P; Paiva, M. O. A. 2010. "Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula e Rendimento Escolar: um estudo de caso", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 276 - 289.
20. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Young, N.; Da Rosa, V. P. 2010. "Effects of personality on interpersonal negotiation strategies and self-presentation in a school setting", Psique  6, 1: 7 - 27.
21. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2009. "Conflitos na escola: importância da amabilidade na negociação", Educação & Filosofia 23, 46: 145 - 168.
22. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2009. "Comportamentos disruptivos versus rendimento académico: uma abordagem com modelos de equações estruturais", Psicologia, Educação e Cultura 13, 2: 283 - 306.
23. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2008. "Conflitos na escola - a dinâmica da mediação", Psicologia, Educação e Cultura 12, 2: 315 - 366.
24. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2007. "Conflitos negociados na escola - estudo comparativo entre escolas com características urbanas, suburbanas e rurais", Psicologia, Educação e Cultura 11, 1: 41 - 71.
25. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2006. "A extroversão na negociação de conflitos escolares", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 13, 11-12: 221 - 236.
26. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2006. "Comportamentos anti-sociais dos adolescentes: influência da satisfação escolar", Psicologia, Educação e Cultura 10, 1: 159 - 181.
27. Paiva, M. O. A. 2004. "Influência dos factores sócio-culturais e da estrutura familiar no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes", Revista de Psiquiatria e de Psicologia 25, 1-2-3-4: 9 - 28.
28. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2004. "Negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 1: 121 - 140.
29. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2004. "Influência da personalidade na negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 2: 533 - 559.
30. Paiva, M. O. A. 2003. "Comportamentos disruptivos dos adoslecentes na escola: influências do autoconceito, sexo, idade e repetência", Revista de Psiquiatria 24, 1-2: 19 - 40.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2016. "Autorregulação da aprendizagem uma perspetiva holística", Ciências & Cognição 21, 1: 33 - 51.
2. Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Monteiro, A. P. 2016. "Validation of the School Conflict Negotiation Effectiveness Questionnaire", Journal of Psychoeducational Assessment 1, 8: 18 - 31.
3. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2015. "Abordagens à aprendizagem: a dinâmica para o sucesso académico", Revista CES Psicologia 8, 2: 47 - 75.
4. Rosário, Pedro; Núñez, José C; Vallejo, Guilermo; Paiva, Olímpia; Valle, António; Fuentes, Sonia; Pinto, Ricardo. 2014. "Are teachers’ approaches to teaching responsive to individual student variation? A two-level structural equation modeling", European Journal of Psychology of Education 29, 4: 577 - 601.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Fulano, Celso; Nunes, Rita; Cunha, Jennifer; Magalhães, Paula; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Timóteo, Albino. 2017. "Academic Procrastination among High School Students from Moçambique", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, In póster, Braga.
2. Martins, Juliana; Pereira, Armanda; Lopes, Sílvia; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Fernandes, Catarina. 2017. "Avaliação de um programa de formação online em tutorias autorregulatórias", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, In Póster, Braga.
3. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2016. "Eficácia negocial, autoconceito e variáveis sociodemográficas: estudo realizado com o QENCE", Trabalho apresentado em 4th International Congress of Education, Science and Development, In Comunicação, Santiago de Compostela.
4. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2014. "Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE). ", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, In Comunicação, Lisboa.
5. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "A percepção do ambiente de ensino pelos professores da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga.
6. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. 2010. "A percepção do clima de escola pelos alunos da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga.
7. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. 2010. "Disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia, In VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Paiva, M. O. A. 2009. "A dinâmica do autoconceito na disrupção escolar: um estudo com alunos do 3.º ciclo do ensino básico", 101 pp.. Porto: Esc. Estudos Pós-Graduados e de Investigação da Univ.Fernando Pessoa - Trabalho de Pós-doutoramento.
2. Paiva, M. O. A. 2007. "Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no Secundário", 246 pp.. Braga: Escola de Psicologia da Universidade do Minho - Dissertação de doutoramento.
3. Paiva, M. O. A. 2003. "Comportamentos Disruptivos dos Adolescentes na Escola: Influências do Autoconceito, Sexo, Idade e Repetência. ", 183 pp.. Porto: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa - Tese de mestrado.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar ,Dias de Investigação na Universidade Fernando Pessoa,Porto,2015 (Poster).
2. Paiva, M. O. A. Motivação e processo de aprendizagem,2ªs Jornadas Pedagógicas - (Re)Pensar as práticas pedagógicas: diversificar, adequar, inovar!,Valongo,2015 (Comunicação).
3. Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Construção e validação de um Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola,13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Diversidade e Educação: desafios atuais,Lisboa,2015 (Comunicação).
4. Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: Estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE),IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação).
5. Fernández, E.; Mourão, R.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Pinto, R.; Salgado, A.; Guimarães, C.. Intervención en procesos de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de Educación Primaria y sus consecuencias motivacionales y en procesos de estúdio ,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
6. Lourenço, A. A; Cunha, P.; Paiva, M. O. A. Um instrumento para a construção de Paz nas escolas: validação do questionário de eficácia negocial de conflitos na escola (QENCE) – análises factoriais exploratória e confirmatória,I Congresso Internacional “Construir a Paz”,Porto,2011 (Poster).
7. Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Salgado, A.; Rodrigues, A.; Ferreira, P.; Nunes, T.. Programas de promoção da auto-regulação ao longo da escolaridade: Estórias-ferramenta como motor de aprendizagem,Comunicação apresentada no VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
8. Rosário, P.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Mourão, R.; Núñez, J. C. Approaches to teaching and approaches to learning in Portuguese Secondary schools: a case study in Biology,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
9. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rosário, P.; Núñez, J. C. Algunas variables condicionantes del aprendizaje autorregulado en la Educación Secundaria Obligatoria (ESO),VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação).
10. Fernandes, O.; Trigo, L.; Magalhães, C.; Nunes, T.; Paiva, M. O. A; Rosário, P.. Projecto Sarilhos do Amarelo: Promoção de competências auto-regulatórias no Ensino Básico,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
11. Salgado, A.; Rodrigues, A.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Trayectorias escolares de fracaso y de êxito en las Matemáticas: autorregulación del aprendizaje, postergación y capacidad volitiva,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
12. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
13. Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Nunes, T.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Eficacia del programa «(Des)venturas do Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
14. Mourão, R.; Rodrigues, M.; Nunes, T.; Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Jesus, A. R. Os TPC e a auto-regulação da aprendizagem: impacto no rendimento em Matemática,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
15. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Jesus, A. R; Salgado, A.; Trigo, L.; Núñez, J. C; Valle, A.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster).
16. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.. Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Estarão os alunos do 12.º ano preparados para os desafios de Bolonha?. ,I Congresso Nacional da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior - Associação Profissional (RESAPES-AP),Aveiro,2010 (Comunicação).
17. Guimarães, C.; Rosário, P.; Mourão, R.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Trigo, L.; Salgado, A.. Promoting first year students SRL through narratives,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research” ,Covilhã,2009 (Poster).
18. Guimarães, C.; Rosário, P.; Magalhães, C.; Mourão, R.; Santos, L.; Paiva, M. O. A; Rodrigues, A.. The role of homework feedback and students’ self-regulatory (in)competences on Math achievement,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research” ,Covilhã,2009 (Poster).
19. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Nunes, T.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Poster).
20. Costa, M.; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Santos, L.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Baldaque, M.; Lourenço, A. A. Procrastinação Académica: Variáveis pessoais, escolares e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação).
21. Guimarães, C.; Freire, J.; Rosário, P.; Trigo, L.; Santos, L.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Lourenço, A. A; Salgado, A.. Processos auto-regulatórios de alunos do 1.ºano do Ensino Superior: Um estudo realizado na Universidade da Beira Interior,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
22. Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Santos, L.; Mourão, R.; Magalhães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Processos auto-regulatórios em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Auto-eficácia e instrumentalidade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).
23. Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Magalhães, C.; Santos, L.; Mourão, R.. Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no secundário,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação).
24. Santos, L.; Marques, L. S; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Rosário, P.. Tutoria centrada na promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem: Estudo de caso no 7.º ano de escolaridade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação).
25. Magalhães, C.; Rosário, P.; Valle, A.; Lourenço, A. A; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Salgado, A.; Santos, L.; Trigo, L.; Costa, M.. Ansiedade face aos testes em Matemática: O papel de variáveis pessoais e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação).
26. Baldaque, M.; Mourão, R.; Guimarães, C.; Rosário, P.; Costa, M.; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Paiva, M. O. A; Magalhães, C.; Santos, L.. Trabalho de casa de Matemática e variáveis motivacionais da aprendizagem autorregulada,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Paiva, M. O. A. Projecto de investigação: Processos auto-regulatórios e rendimento académico - fundamentos pessoais e sociais, 2007.
Projecto subsidiado pela FCT (PTDC/CED/66503/2006), coordenado pelo professor doutor Pedro Sales Luís Rosário, do Instituto de Educação e Psicologia, da Universidade do Minho - Braga. .



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Paiva, M. O. A.. Participação no júri de Catarina Isabel Moura de Oliveira. Estudar e aprender em instituições de acolhimento: O papel de variáveis individuais e contextuais, 2014.  Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Enfoques al aprendizaje y enfoques de ensenanza en bachillerato: Datos y dafios para alumnos, profesores y directivos de los centros educativos, 2011 (Congresso).
Nome do evento: XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía; Nome da Instituição: Universidade da Coruña e Universidade do Minho; Cidade do evento: Coruña / Espanha.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
46

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
34
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
30
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
26

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
26

Total
Dados complementares
(Additional data)
3

Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação em Eventos
Event participation
1


Visualizações do curriculum [ 2583 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-01-2021 às 02:54:48
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis