Jorge Manuel Bento Pinto
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
15/06/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Jorge Manuel Bento Pinto |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pinto, Jorge |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Departamento de Ciências da Educação Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha Setúbal 2914-504 Setúbal Portugal Telefone: (+351)265710800 Fax: (+351)265710810 Correio electrónico: jorge.pinto@ese.ips.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1999-2002 |
Doutoramento Phd |
Estudos da Criança
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1974-1979 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia Aplicada
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1981-1983 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Psicologia da educação.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/2004-Actual |
Professor Coordenador |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/1993-Ago/2004 |
Professor Adjunto |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/1989-Ago/1990 |
Assistente 2º triénio |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/1986-Ago/1989 |
Assistente 1º triénio |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Set/1979-Set/1986 |
Assistente |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Abr/2017-Actual |
|
Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes (CCADD) do IPS |
Mai/2010-Actual |
|
Membro do Conselho Coordenador dos Mestrados ESE/IPS |
Mai/2010-Actual |
|
Coordenador do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
Set/2004-Actual |
|
Membro de Conselho Editorial |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/2010-Actual |
|
-
Coordenador do mestrado ensino do préescolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
Mai/2010-Actual |
Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação |
-
Presidente do conselho Técnico Cientifico da ESE |
Mai/2010-Actual |
|
-
Membro do Conselho Académico do IPS |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2014-Dez/2017 |
|
Serviço realizado»Executed service: Perito Externodo IGEC - ME para as Equipas de Avaliação Externa de Escolas (2ª fase) |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2017-
Actual
|
|
Formação profissional»Professional education: - Concepção e implementação como formador do Programa de Formação Pedagógica de Docentes do ES. IPSETÚBAL
|
Abr/2016-Jun
/
2016
|
|
Formação profissional»Professional education: - Planeamento e ação estratégica - Promoção da Qualidade das Aprendizagens - Secretaria de Estado da Educação - ME
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2010-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Perito Externo TEIP do Agrupamento de Escolas José Saramago - Poceirão |
Jan/2009-Abr/2011 |
Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação |
Atividade realizada»Activity: In several moments i had been colaborated with IEFP ( Portuguese Institute of Professional Trainning and Employement) in a
concepcion of same pedagogigical training courses and as adviser for same other programmes |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2015-2018 Financial Literacy: a Key Tool to Improve People`s Life Cycle-FINKIT |
Referência do projeto»Project reference: 2015-1-IT02-KA204-014975. Erasmus + K2
|
2014-2016 Prevenção do abandono escolar precoce (2young to fail) -Too Young to Fail (2Y2F) |
Referência do projeto»Project reference: 014-1-IT02-KA201-003609. Erasmus K2 Financiador(es)»Funding:
Instituto Politécnico de Setúbal.
|
2007-2011 Avaliação Reguladora do ensino e aprendizagens (AREA)-AREA Assessment for Teaching and learning |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/64970/2006. FCT
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2010- Projecto TEIP -Educational Intervention in critical areas |
Referência do projeto»Project reference: Projecto TEIP III.
|
2016-2108 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola 2-Teacher Training Project for Primary Education in Angola 2 |
Referência do projeto»Project reference: XXX.
|
2016-2019 Projecto Aprendizagem para Todos-Learnig for all |
Referência do projeto»Project reference: PAT.
|
2016-2019 Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções-Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções |
Referência do projeto»Project reference: : PTDC/MHC-CED/1680/2014. FCT
|
2016-2018 Empowering Eportefolio Process-Empowering Eportefolio Process |
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-FI01-KA203-022741. erasmus + k2 - Parcerias Estratégicas
|
2016-2016 Programa de promoção nacional do sucesso escolar 1 Fase formação de professores em avaliação pedagógica Fase 1: Fo2: Apoio
aos Centros de Formação-National promotion program for school success 1 Phase teacher training in pedagogical evaluation Phase 1: Fo2: Support to
Training Centers
|
Referência do projeto»Project reference: Promoção do Sucesso DGE ME.
|
2006-2010 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola-Teacher Training Project for Primary Education in Angola |
Referência do projeto»Project reference: xxxx.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2015 - Actual |
Centro de Investigação em Educação e Formação - ESE-IPS, Membro fundador.
|
Abr/2010 - Actual |
Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Membro.
vogal da secção da formação contínua.
|
Jan/2010 - Actual |
SPCE, Membro.
|
Mar/2007 - Actual |
GEDEI, Membro.
Investigador.
|
Set/2000 - Actual |
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho, Membro integrado.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pinto, Jorge. ed. 2015. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-)89_99447-0-1. ESE/ Setubal : ESE/ Setúbal .
|
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. ed. 2015. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento
(III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99447-0-1. Setábal : ESE/IPS.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. ed. 2015. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito
do projeto Avena ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-89_99447-0-1. ESE/IPS: ESE/IPS.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2014. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN Actes du 25ème colloque de l ADMEE-Europe: Evaluation
et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg ed. 1. Suiça: Universidade de Friburgo .
|
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2013. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference
of the International Group for the Psychology of Mathematics Education . ed. 1, 5 vols.. Kiel Alemanha : PME Germany. |
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge M. B; Munício, Pedro. 2010. Debate sobre avaliação. ed. 1. Lisboa: IEFP. mesa redonda debate sobre perspectivas de avaliação. |
|
|
|
7. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.. Experiências de trabalho em sala de aula pelos membros do projecto AREA . |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Rodrigues, maria R. 2010. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. O portefólio como um instrumentos de avaliação das aprendizagens, quer numa perspectiva formativa como sumativa. |
|
|
|
9. |
Pinto, Jorge M. B; Lopes, Josó; Santos, Leonor; Brilha, João. 2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. material de formação para a formação profiossional. |
|
|
|
10. |
Pinto, Jorge M. B; Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2006. Modelos de avaliação das aprendizagens. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta. Livro produzido para apoio aos docentes de avaliação. |
|
|
|
11. |
Pinto, Jorge M. B. ed. 2002. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança,
Universidade do Minho) ed. 1, 1 vol.. Braga: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. |
|
|
|
12. |
Pinto, Jorge M. B. 1999. Psicologia da Aprendizagem. ed. 3. Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Jorge. 2018. Santos, L., & Pinto, (2018) . Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante. . In O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa, ed. F. Veiga, XVii - 548. ISBN: 978-972-796-360-7. Lisboa: Climepsi Editores. |
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2017. Cibele, C , Pinto, J Matias, N. (2017) Diferenciação Pedagógica: como trabalhar com grandes grupos, classes multinível e multi-idade.
In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério
da Educação de Angola- Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. . In A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa em Sala de Aula para Professores do Ensino Primário , ed. Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.), 5 - 184. . Luanda : Ministério da Educação de Angola . |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. 2017. Pinto, J. Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.)
A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação
de Angola; Fundação Caloust Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. . In A Avaliação pedagógica em sala de aula para professores do Ensino Primário , ed. Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.), 5 - 189. . Angola: Ministério da Educação de Angola. |
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2016. A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, ed. Lucia Amante; Isolina Oliveira, 3 - 36. ISBN: 978-972-674-790. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND . |
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge. 2015. Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail
autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives
en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130. In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques
enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, ed. Marie-Anne Hugon & Bruno Robles , 117 - 130. . Paris : Artois Presses Université, . |
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2014. Avaliar para aprender nos primeiros anos. In Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil , ed. Mª. J. Cardona & D. Oliveira , 321 - 338. ISBN: ISBN: 978-85-7706. Porto Alegre: : Mediação. |
|
|
|
7. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos.. In Avaliação na Educação de Infância , ed. Mª. J. Cardona & C. Guimarães , 334 - 352. ISBN: ISBN:978-972-8994. Viseu : Psicosoma. |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos. In Avaliação na educação de infância,, ed. maria João Cardona; Célia Maria Guimarães, 00 - 00. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicisoma. |
|
|
|
9. |
Pinto, Jorge. 2011. Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva. In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., ed. Domingos Fernandes, 53 - 77. ISBN: 978 – 60911-42-4. Pinhais - Brasil: Editora Melo. |
|
|
|
10. |
Alves Martins, M; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L.. 1996. Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa. In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos , 145 - 150. . Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Nortvedt, Guri A; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2016. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching", Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23, 3: 377 - 395.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2016. " The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains", ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1, 1: 550 - 551. |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge; Serrano, Leonor. 2015. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional", MEDI@ÇÕES 3, 2: 63 - 70.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2014. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112, 112: 907 - 915.
|
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge; Pinto, Jorge. 2013. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal ", Medi@ções 2, 1: 2 - 89.
|
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge M. B. 2011. "Is assessment for learning possible in early school years? ", Procedia Social and Behavioral Sciences 1, 012: 283 - 289. |
|
|
|
7. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education,, 14(3): 281 - 297. Projecto AREA. |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach", PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4: 145 - 152. Projecto AREA ( Avaliação Reguladora das Aprendizagens) IInstituto de Educação da Universidade de Lisboa: Escola Superior
de Educação do IPSetúbal. |
|
|
|
9. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor. 2009. "Self- Regulating Assessment in Mathematics", Bolema, nº 33: 15 - 25. Projecto AREA (Avaliação reguladora das Aprendizagens). |
|
|
|
10. |
Pinto, Jorge M. B; Bettencourt, Ana m. 2009. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos. ", Noesis , nº 78 : 31 - 35. Artigo produzido no âmbito do Projecto TEIP: melhorar as aprendizagens educar para a cidadania. ESE/ IPS. |
|
|
|
11. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2008. "Teacher`s oral feed-back and learning", CME ICME11 Topic study group 36, 11: 56 - 64. Projecto AREA (Avaliação Reguladora das Aprendizagens) .
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pinto, Jorge; Bastos, Monica. 2016. "O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas
sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE
Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.", Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., In Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos
educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE PortuAÇÃO? ingal , Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge; Sequeira, Ana. 2017. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado", Trabalho apresentado em XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça . |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. 2017. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique", Trabalho apresentado em Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, In Actes du Colloque : Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte. |
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2017. "STUDENTS’ INVOLVEMENT IN MATHEMATICS ASSESSMENT", Trabalho apresentado em PME 41, In Kaur, B., Ho, W.K., Toh, T.L., & Choy, B.H. (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the
Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME., Singapure.
|
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge. 1015. "Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção", Trabalho apresentado em A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio & P. Abrantes (Orgs.). A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em
tempos incertos: 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa .
|
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge. 2013. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,
2013", Trabalho apresentado em 25éme colloque de ADMEE- Europe, In Actrs du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,. |
|
|
|
7. |
Pinto, Jorge. 2014. " inicial de professores: desafios e problemas,", Trabalho apresentado em XX Colóquio da - AFIRSE, , In Atas do XX Colóquio da - AFIRSE,, Lisboa.. |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge. 2013. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, In Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
|
|
|
|
9. |
Pinto, Jorge. 2013. "Assessment criteria as a tool for mathematics learning", Trabalho apresentado em 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation., In Actes du 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg, Friburg.
|
|
|
|
10. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue", Trabalho apresentado em PME 36, In Proceedings of 36TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. I, Taipé. |
|
|
|
11. |
Pinto, Jorge. 2012. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?", Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, In Atas do 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa. |
|
|
|
12. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Feedback and Pupil`s Uniqueness", Trabalho apresentado em ECER 2012, In Procedings of ECER 2012, Cadiz. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Jorge. 2016. " Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?", PROFORMA 1, 19: sp - sp.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2016. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes", . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education. IE ULisboa , -: 0 - 0. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Jorge. 2016. " Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões", Trabalho apresentado em 28º Colloque de l`ADMEE-Europe, In Actes du 28º Colloque Internacional de l`ÁDMEE- Europe., Lisboa. |
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2016. " A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis", Trabalho apresentado em Encontro cidades educativas Palmela , In sem atas , Paalmela . |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. 2015. "Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios. ", Trabalho apresentado em 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação , In Atas do 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação , Lisboa .
|
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2013. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa , In Entre os dados a teoria e o conhecimento, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge. 2014. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior
de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, In Atas do VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
|
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Luís Carlos Rodrigues dos Santos, Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva, 2010. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
2. |
Cristina Gomes da Silva, Cidadania e autoridade na escola democrática, 2010. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sara Santos Diogo, O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
2. |
Maria Eduarda Vieira Gouveia, A Aprendizagem através de atividades de Jogo no 1ºCiclo do Ensino Básico , 2018. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
3. |
Rita Andreia Rodrigues Ciríaco, Desenvolvimento de Tarefas Inclusivas no âmbito do Estudo do meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
4. |
Julieta Pereira Pincho , O envolvimento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico no processo de ensino e aprendizagem: trabalho cooperativo, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
5. |
Maria Margarida Cardoso, A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”,, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
6. |
Ana Cristina Teixeira, De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
7. |
Sara Filipa Martins Gomes , - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016, 2016. Dissertação (Ensino) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
8. |
Monica Rebelo Andrade de Bastos, O feedback oral: um estudo sobre a própria prática em matemática no 1º ciclo do ensino Básico , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
9. |
Susana Portásio Castanheira, O Portefólio como um instrumento de avaliação reguladora: Um estudo no 1º ciclo na área da matemática, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
10. |
Marta Cristina Martins Vieira, A importância da utilização do portefólio para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
11. |
Rita Rilhó, Jogo, aprendizagens e interações entre os alunos., 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
12. |
Maria Rita Prates Roseta , A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
13. |
Margarida Correia, Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
14. |
Leonor de Jesus Safara Calixto Serrano, Práticas Pedagógicas em Creche A prática integrada entre o cuidar e o educar , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré Escolar ) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
15. |
Micaela Alexandra Glória da Silva , A (co)avaliação em sala de aula: Importância e desafios, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
16. |
Marisa Figueiredo, Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
17. |
Inês Martelo , A Revisão Cooperada e o desenvolvimento da Escrita, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
18. |
Carlota Yoshicawa Simões Bargas, O uso de esquemas como sistematização das aprendizagens, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
19. |
Helga Filipa Cabeço Machado, Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos, 2013. (Orientador). |
20. |
Inês Costa Pinto, O trabalho autónomo na sala de aula do 1º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
21. |
Ana Raquel Pereira de Jesus, A Caixa dos Segredos e dos Ficheiros como contributo para o tempo de trabalho autónomo dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
22. |
Inês Margarida Cunha Pimentel, O contributo do Portefólio para as aprendizagens dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
23. |
Raquel Infante Mendes, Trabalho de Projeto no 1º Ciclo: contributos para as aprendizagens de todos os alunos , 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
24. |
Fátima Raquel Filipe Estrada, Os Conselhos de Cooperação Educativa, a regulação da vida relacional e das aprendizagens dos alunos, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
25. |
Teresa Raquel Ramos Cardim, O portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
26. |
Cátia Sofia de Almeida Mariano, O Contributo do Feedback Escrito nas Aprendizagens dos Alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Jorge Pinto; Pinto, Jorge. Participação no júri de Luis Carlos Rodrigues dos Santos. Agostinho da Silva: Filosofia e espiritualidade, Educação e Pedagogia, 2015. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa.
|
2. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Filomena Margarida Rodrigues Araújo. Avaliação Formativa e o seu impacto na Melhoria das aprendizagens, 2015. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa. |
3. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Cristina Maria Gomes da Silva. Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática, 2014. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
1. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Manuela Neves Lopes. O papel da Supervisão na Formação Contínua: Perspectivas e Contributos , 2018. Dissertação (Educação - Supervisão e Orientação da Prática Profissional ) - Universidade de Lisboa. |
2. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Filipa da Silva Almeida . Conceções e práticas dos professores do 1º e 2ª ciclo do ensino Básico sobre o processo de auto e co avaliação no 1º ciclo, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico ) - Instituto Politécnico de Lisboa. |
3. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Daniela Bastos Moutinho Machado. A autoavaliação como estratégia de auto regulação das aprendizagens, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico ) - Instituto Politécnico de Lisboa. |
4. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Ana Lucia Pelarigo . Desenvolvimento Profissional Docente, 2016. Dissertação (Supervisão ) - Instituto Politécnico de Lisboa. |
5. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Ângela Fernandes da Silva. A avaliação formativa como forma de garantir a Aprendizagem. Um estudo de cado na Disciplina de Geografia, 2015. Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |
6. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Susana Margarida Neves Bento. A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo- atividades de enriquecimento curricular – que percepção?, 2013. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional ) - Instituto Português de Estudos Superiores. |
7. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Antunes Vieira . A autoavaliação como um instrumento de regulação das aprendizagens, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |
8. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de José Raimundo Vasconcelos. A avaliação como processo socialmente construído na Escolado 1º ciclo- Um estudo de caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |
9. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Isabel de Carvalho Sobral . Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade: um estudo de caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
1. |
Pinto, Jorge. Participação no júri de António Filipe de Oliveira Mota. Programa TEIP: (N) um cenário de (des)igualdades social e escolar, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica em Administração e Organização Escolar ) - Universidade Católica Portuguesa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pinto, Jorge. Medi@ções.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
52 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
22 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
12 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
10 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
17 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
5 |
Dados complementares (Additional data) |
46 |
Orientações Orientations |
32 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
13 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
4631
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-01-2021
às
02:30:56
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|