Curriculum Vitae

Gisela Marques Pereira Gonçalves

Data da última atualização »Last update : 21/12/2016


Ph.D. in Communication Sciences, Head of the Communication and Arts Department in the University of Beira Interior. Co-chair of the ECREA Organizational and Strategic Communication Section. Professor of Public Relations and Communication. Main areas of interest: Public Relations Theories and Communication Ethics.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2222662592308243


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Gisela Marques Pereira Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Gonçalves, Gisela
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marques Avila e Bolama
Covilha
6200--001 Castelo Branco
Portugal
Telefone: (+351)275242028
Correio electrónico: gisela.goncalves@labcom.ubi.pt
Homepage: www.ubi.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Comunicação (5 anos » years) .
Universidade da Beira Interior, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade da Beira Interior
Jul/2010-Actual Professor Auxiliar





Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2015 - Actual SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Outros (especifique).
Secretária-Geral.
Nov/2013 - Actual ECREA , Outros (especifique).
Chair of the Organizational and Strategic Communication Section.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Melo, Ana D; Somerville, Ian; Gonçalves, Gisela. 2015. Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives II. ed. 1, ISBN: 978-989-8600-36-3. Braga: Centro de Estudos de Comunicaç.
2. Gonçalves, Gisela; Filho, Flavi L. eds. 2015. Novos media, novos públicos. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas. ed. 1, ISBN: 978-989-654-216-0. Covilhã: LabCom Books.
3. Gonçalves, Gisela; Guimarães, Marcela. eds. 2014. Fronteiras e fundamentos conceptuais das relações públicas. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas ed. 1, ISBN: 978-989-654-176-7. Covilhã: LabCom Books.
4. Gonçalves, Gisela; Felippi, Angela. eds. 2014. Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas ed. 1. Covilhã: LabCom Books.
5. Serra, Joaquim P; Gonçalves, Gisela; Camilo, Eduardo. eds. 2014. Political participation and web 2.0 ed. 1, ISBN: 978-989-654-133-0. Covilhã: LabCom Books.
6. Gonçalves, Gisela; Somerville, Ian; Melo, Ana D. eds. 2013. Organisational and Strategic Communication Research: European Perspectives ed. 1, ISBN: 978-989-654-115-6. Covilhã: LabCom Books.
7. Gonçalves, Gisela. 2013. Ética das Relações Públicas. ed. 1. Coimbra: MinervaCoimbra.
O lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas acções na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética. Em busca de respostas, ao longo das três partes principais deste livro, percorrem-se caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de diretores e consultores de comunicação. Qual é, no fundo, o papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública? Persuasão ou manipulação? Tais são as questões que se procurará responder. .

8. Gonçalves, Gisela. ed. 2012. The Dialogue Imperative. Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communication ed. 1, ISBN: 978-989-654-087-6. Covilhã: LabCom Books.
9. Ferreira, Ivone; Gonçalves, Gisela. eds. 2010. As Indústrias da Persuasão ed. 1, ISBN: 978-989-654-045-6. Covilhã: LabCom Books.
10. Gonçalves, Gisela. 2010. Introdução à Teoria das Relações Públicas. ed. 1. Porto: Porto Editora.
Ao comparar-se o corpus teórico das relações públicas com outras disciplinas das ciências da comunicação, rapidamente se constata que, enquanto campo científico, as relações públicas ainda estão na sua infância. Com este livro ambiciona-se contribuir para o estudo do estatuto epistemológico das relações públicas através da apresentação das suas teorias mais representativas. Começa-se por demonstrar como a fundamentação sistémico-funcionalista dos estudos em relações públicas, de origem norte-americana, deu origem ao paradigma ainda hoje dominante: a teoria da simetria/excelência das relações públicas. Em seguida, dá-se atenção às principais tensões teóricas que desafiam a sua hegemonia, especialmente vincadas, por um lado, pelas correntes críticas que apontam para uma visão negativa do papel das relações públicas na construção da opinião pública e, por outro, pelas teorias que questionam o seu lugar na sociedade contemporânea.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Martins, Tiago; Gonçalves, Gisela. 2015. Articulações conceituais entre Max Weber e a Teoria da Excelência nas Relações Públicas.  In Organização, mídia e mercado: perspectivas teóricas e empíricas de estratégias midiáticas e mercadológicas de comunicação organizacional organizadores, ed. E. Moreira, G. Brandt, F. Pereira , 48 - 59. . Santa Cruz, Brasil: EDUNISC.
2. Gonçalves, Gisela; Lisboa, Flavi. 2015. Novos media, novos públicos: apresentação.  In Novos Media, Novos Públicos. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas, ed. Gisela Gonçalves & Flavi Lisboa Filho, 03 - 08. ISBN: 978-989-654-216-0. Covilhã: LabCom Books.
3. Gonçalves, Gisela; Padamo, Celma; Spínola, Susana C. 2015. Graduate Education in Public Relations: A Key Strategy for Professional Affirmation in Portugal .  In Public Relations, Values And Cultural Identity, ed. Ordeix, E.; Carayol, V.; Tench, R., 59 - 76. ISBN: 978-2-87574-251-3. London: Peter Lang.
4. Gonçalves, Gisela; Guimarães, Marcela. 2014. Introdução: Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade .  In Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas, ed. Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães, 03 - 08. . Covilhã: LabCom Books.
5. Gonçalves, Gisela M. P; Fidalgo, António. 2014. O processo de construção de significado nas organizações da contemporaneidade .  In Cultura e interacção. Faces da cultura e da comunicação organizacional, ed. Marlene Marchiori, 137 - 150. ISBN: 9788578081638.. Rio de Janeiro: Senac.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Gonçalves, Gisela. 2014. "Relações Públicas Políticas: raízes, desafios e aplicações ", Revista Comunicação & Sociedade, 26: 90 - 96.
2. Gonçalves, Gisela; Spínola, Susana C; Padamo, Celma. 2013. "Analysing public relations education through international standards: The Portuguese case", Public Relations Review 39, 5: 612 - 614.
3. Gonçalves, Gisela M. P. 2013. "Ligações perigosas: comunicação e responsabilidade social", Cadernos de Comunicação 17, 2: 1 - 29.
4. Gonçalves, Gisela M. P. 2012. "The identity and image of public relations in Portugal", International Business and Economics Review 3, 16: 197 - 206.
5. Gonçalves, Gisela M. P. 2011. "O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.", Questiones Publicitarias 1, 16: 1 - 23.
6. Gonçalves, Gisela M. P. 2009. "Public relations in Portugal. An analysis of the profession through the undergraduate curriculum", Public Relations Review 35, 3: 328 - 330.
7. Gonçalves, Gisela M. P. 2009. "Strengths and weaknesses of public relations in Portugal", Communication Studies, 6: 37 - 54.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
22

Livros e capítulos
Books and book chapters
15
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
10
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7

Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Orientações
Orientations
2


Visualizações do curriculum [ 1170 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 14-01-2021 às 23:47:49
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis