Curriculum Vitae

Sandra Deolinda Andrade de Bastos Figueiredo

Data da última atualização »Last update : 02/11/2018


Degree in Portuguese, Latin and Greek languages teaching (2005, University of Aveiro) and PhD developed in Psychology (2006-2010, University of Aveiro) specifically in second language learning area, applying to the research on the affective factors and cognitive performance of immigrant students. Until 2018 with 37 papers, 36 chapters (mainly of Proceedings), 2 books and 16 poster presentations, all of them as first author. Also coauthor in other specific publications. Attended to national and international conferences, with more than 40 presentations in foreign countries. The period of 2010-2012 was focused in Education and Psychology, regarding psychometric validation of instruments and treatment of data related to educational policies and settings. The major focus of my current (2013- ) and future research is to develop a validated assessment procedure and instruments addressing the second language context. Also to develop mobile applications evidence-based (in previous empirical study with the assessment of language and cognitive skills of non-native portuguese individuals) to ensure the learning and adaptation to hosting institutions. The language assessment in second language context is still a gap in portuguese schools and at national scientific research community. Comprehensive diagnostic procedures are expected to be explanatory and to provide classification about proficiency levels. Diagnostic and placement should be responsive to ensure the academic success mainly in the first years of schooling. The main goal is the development of the diagnostic instrument for the assessment in schools, as well the supervision of validation and instruments administration.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7365256539953765


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sandra Deolinda Andrade de Bastos Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Sociais-Psicologia.
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2010 Doutoramento
Phd
Fatores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística (4 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2000-2005 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em ensino de Português, Latim e Grego (5 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
6 anos » years. Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Autónoma de Lisboa
Set/2014-Actual Professor Auxiliar

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fev/2013-Actual Outra Situação

Universidade de Aveiro
Fev/2013-Actual Outra Situação
Fev/2012-Jan/2013 Assistente de Investigação
Mai/2010-Nov/2010 Assistente de Investigação
Jan/2006-Dez/2009 Outra Situação

Instituto Superior D. Dinis
Set/2012-Ago/2015 Professor Coordenador

Universidade de Lisboa
Jan/2011-Dez/2011 Investigador Auxiliar





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Grego (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Grego (Razoavelmente), Latim (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Grego (Bem), Latim (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Grego (Razoavelmente), Latim (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 Cal Catterall Fund (CCF) Scholarship , International School Psychology Association (ISPA).
2014 Graduate School Award of The Twenty-first International Conference on Learning , learner Collection/ Coomon Ground Publishing.
2016 Best Paper Award Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development , IJMR.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2016 - Actual American Association of Teachers of Portuguese (AOTP), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Figueiredo, Sandra D. A. B. 2017. Learn a Second Language First. A Guide for L2 Research in the Context of Languages Other than English. . ed. 1. New York: Nova Science Publishers.
2. Figueiredo, Sandra D. A. B. 2017. Learning Portuguese as a Second Language. . ed. 1, ISBN: 978-3-319-55818-9. Suiça: Springer .
3. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2013. Ritmos e competências em avaliação: minorias linguísticas e contextos pioneiros de avaliação. ed. 1. Alemanha: Novas Edições Académicas.
4. Figueiredo, Sandra D. A. B. 2010. Factores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística. . ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2017. Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas. .  In Livro de Atas VI EMEP, x - x. . USA: AOTP.
2. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2016. Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language..  In Atas do V EMEP, x - x. . USA: AOTP.
3. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2015. Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles.  In The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences , ed. Z. Bekirogullari & M. Y. Minas, 185 - 200. ISBN: 2357-1330. Nicosia: Future Academy.
4. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2015. Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed. .  In Intl. Conf. on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study, ed. Institute of Research Engineers and Doctors, 34 - 38. ISBN: 978-1-63248-041-5. EUA: Institute of Research Engineers and Doctors.
5. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2014. New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts.  In INTED2014 Proceedings, ed. L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres , x - x. ISBN: ISBN: 978-84-616-. Spain: IATED Academy (ISI Conference Proceedings Citation Index).
6. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2014. What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations.  In Proceedings of International Academic Conference on Social Sciences, x - x. . Turkey: IACSS.
7. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. 2014. Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda..  In Handbook do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola., x - x. . Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
8. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Gonçalves, C.. 2014. As metáforas nos discursos sobre liderança em contexto escolar: incursão exploratória. .  In E-book do Congresso Internacional PEEME Políticas educativas, Eficácia e Melhorias das Escolas, ed. Fialho, Verdasca, Cid et al., 201 - 216. . Évora: Universidade de Évora.
9. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2013. The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers. .  In Proceedings of 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations, x - x. . Australia: Coomon Ground Publishing.
10. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. 2013. Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas.  In Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, x - x. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
11. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. 2013. Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado..  In Atas do VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?, x - x. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
12. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A. 2012. Liderança instrucional e currículo: uma análise focada nas escolas do ensino secundário.  In Desafios contemporâneos sobre currículo e escola básica, 99 - 112. . Brasil (Curitiba): Editora CRV. .
13. Figueiredo, Sandra D. A. B. 2010. Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização.  In Atas do V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial, x - x. . Viseu: Psicossoma.
14. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language.  In Proceedings of International Conference Changing practices in inclusive schools, x - xx. ISBN: 978-989-95539-5-8. Évora: Universidade de Évora.
15. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing. .  In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education. , x - x. ISBN: 978-989-654-012-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior.
16. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention.  In Proceedings of International Conference Changing practices in inclusive schools., x - x. ISBN: 978-989-95539-5-8. Évora: Universidade de Évora.
17. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited. .  In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education., x - x. ISBN: 978-989-654-012-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior.
18. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda. .  In Atas do II Congresso Internacional CIDInE. , x - x. ISBN: 978-972-806. Vila Nova de Gaia: CIDINE.
19. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function.  In Applying Psychological Research to Understand and Promote the Well-being of Clinical and Non-clinical Populations, 29 - 41. ISBN: 978-960-6672-55-2. Grécia: Kostas Andrea Fanti.
20. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior.  In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x - x. . Cuba: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba .
21. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem.  In Atas do V Congreso Internacional de Psicologia y Educación, 752 - 761. ISBN: 978-84-8317-692-4. Oviedo: González-Pienda, J. & Pérez, J. .
22. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda..  In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x - x. . Cuba: UNIVERSIDADE 2008.
23. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo..  In Atas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da educação , 223 - 232. ISBN: 978 989 95857 1 3. Madeira: Universidade da Madeira.
24. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência e performance linguísticas. .  In Atas da XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos. , x - x. ISBN: 978-989-95522-6-5. Minho: Psiquilíbrios.
25. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. 2007. Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico. .  In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate , 342 - 345. ISBN: 978-972-789-240-2. Aveiro: Universidade de Aveiro.
26. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória..  In Atas do Congresso Internacional de Intervenção com crianças, jovens e famílias. , x - x. . Minho: Universidade do Minho.
27. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português. .  In Atas do Congresso Educação e Democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania , 323 - 329. ISBN: 978-972-789-240-2. Aveiro: Universidade de Aveiro.
28. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente. .  In Atas do Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores., x - x. . Madeira: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
29. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses.  In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1654 - 1678. ISBN: ISSN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha.
30. Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Figueiredo, Sandra D. A. B; Ferreira, A.. 2007. Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência..  In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate , 342 - 345. ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro.
31. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes. .  In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate , 342 - 357. ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro.
32. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas.  In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1708 - 1720. ISBN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha.
33. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes.  In Atas do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação- Educador: profissional pesquisador e reflexivo , 350 - 362. ISBN: CDD370. Brasil: SENAI/SC.
34. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes..  In Atas do Simpósio Internacional- Activação do desenvolvimento psicológico , 279 - 285. ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro.
35. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. Diferenças na consciência/execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória..  In Atas do VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia , 2 - 19. ISBN: 978 972 98 36 . Évora: Universidade de Évora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2018. "Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students. ", International Journal of Sociality and Humanities, x: x - x.
2. Figueiredo, Sandra D. A. B; Hipólito, João E; Tomás, Cátia. 2018. "Investigação do efeito de sincronia: a relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa. ", Psicologia, Saúde e Doenças, 1: 42 - 49.
3. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2018. "Psychological Distress of Immigrant Population in Host School Systems and the Critical Period for Second Language Development: A Review.", Clinical and Experimental Psychology 4, 2: 192 - 192.
4. Figueiredo, Sandra D. A. B; Rocha, Carine; Hipólito, João E; Nunes, Odete. 2018. "Validation of the French version of Children's Chronotype Questionnaire in school-aged children: a study in Luxembourgish population.", J Sleep Res., 27, S1: 367 - 367.
5. Figueiredo, Sandra D. A. B; Simões, Edlia; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2017. "Non-Native Raters and Native Speech: Other Perspective for the Research on Comprehensibility of Second Language Input. ", International Journal of Speech & Language Pathology and Audiology, 5: 15 - 20.
6. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2017. "Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping", International Journal of Advances in Science, Engineering and Technology 5, 1: 70 - 75.
7. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.; Nunes, Odete. 2017. "School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences", Canadian International Journal of Social Science and Education, 13: 267 - 277.
8. Figueiredo, Sandra D. A. B; Gomes, Ana; Rocha, Carine; Ferreira, E.; Silva, B.; Castro-Caldas, Alexandre. 2017. "Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children. ", The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences XXXII, 1: 1 - 16.
9. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2017. "Language Testing for Minority Students in Portuguese Schools: Teacher’s Decision Making Based in Common European Framework", Porta Linguarum, 27: 21 - 33.
10. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2016. "Second language education context and home language effect: language dissimilarities and variation in immigrant students’ outcomes.", International Journal of Multilingualism 13, 2: 184 - 212.
11. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Nunes, Odete; Martins, Maria M. A. O. 2016. "The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students. ", European Proceeding of Social & Behavioural Sciences, 8: 109 - 124.
12. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.; Simões, Cristina. 2016. "How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children", The European Proceeding of Social & Behavioural Sciences, 8: 89 - 108.
13. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2016. "Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development.", International Journal of Multidisciplinary Research 6, 1: 71 - 77.
14. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2016. "The New Immigrants’ Generation in Portuguese Classes: disproportionate relationships and group-specific issues in academic development. ", Journal Of Humanities And Social Science  21, 6: 49 - 61.
15. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2016. "The Parental Investment Effect on Immigrant Children at Schools: Employment and Specialization of Parents as an Explaining Variable for Tasks Achievement in Second Language. ", International Journal of Advances in Psychology, 5: 23 - 34.
16. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2015. "Programa de avaliação de descodificação fonética em Português Língua Segunda.", Revista Indagatio 7, 4: 107 - 126.
17. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.; Simões, Cristina. 2015. "A Comprehensive Assessment of Immigrant Students. Low-income Families’ Effects and School Outcomes in Second Language Development.", The International Journal of Assessment and Evaluation 22, 2: 1 - 11.
18. Figueiredo, Sandra D. A. B. 2015. "Exploring SL Writing and SL Sensitivity during Writing Tasks: Poor and Advanced Writing in a Context of Second Language Other than English", International Journal of Social, Behavioral, Educational, Economic and Management Engineering 9, 6: 2071 - 2081.
19. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2015. "Speech Processing and Intelligent Assessment in Second Language: Struggling Immigrant Students and Home Language Parallel Instruction. ", International Journal of Science and Engineering Investigations 4, 6: 29 - 38.
20. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. 2014. "Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles", The European Procedia Social and Behavioural Sciences, x: 185 - 200.
21. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. 2013. "Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada", Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, x: x - x.
22. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2013. "Learning analytics and Second-Language Context: a digital instrument for measurement of real-time data regarding second language learners achievement", International Journal of Technology Enhanced Learning 5, 2: 178 - 194.
23. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A. 2013. "Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares", ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 183-202.  21, 79: 183 - 202.
24. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2013. "Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective", Revista Migrações, 1: 213 - 230.
25. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. 2013. "Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools. ", The International Journal of Diversity in Education 13, 1: 31 - 40.
26. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. 2013. "Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. ", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 13: 137 - 160.
27. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2012. "Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda", Revista Portuguesa de Educação 25, 1: 113 - 136.
28. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. "Comportamento textual e discriminação de identidades articulatórias: desempenho diferenciado em aprendentes de Português Língua Segunda", Revista Avaliação Psicológica 8, 3: 289 - 301.
29. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. "Cognitive differences in second language learners and the critical period effects.", L1 – Educational Studies in Language and Literature 9, 4: 157 - 178.
30. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2009. "Language skills assessment: electronic test application with second language learners", International Journal of Learning 6, 8: 559 - 578.
31. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. "Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period? ", International Journal of Psychology 43, 3/4: 621 - 621.
32. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. "Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda", International Journal of Developmental and Educational Psychology:Psicologia de la Educación 1, 2: 159 - 168.
33. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Queralt, Mercedes B. 2008. "The psychosocial predisposition effects in second language learning: motivational profile in Portuguese and Catalan samples", Porta Linguarum, 10: 7 - 20.
34. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2008. "Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance", Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda., 4: x - x.
35. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. "The attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts", International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations 7, 4: 113 - 124.
36. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. "Contributo para a Formação (didáctica) e Auto-Formação em Língua: dispositivo dinamizador em contexto do ensino e aprendizagem de Língua ao longo da vida", Revista Educare/Educere, 20: 167 - 176.
37. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2007. "O Sistema Educativo Português e respostas pedagógico-científicas em contexto de intervenção com alunos com experiência migratória: necessidade de oportunidades de formação para promoção do sucesso académico.", Revista Educare/Educere, 20: 233 - 242.
38. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. "Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes", Revista Educare/Educere, 19: 121 - 137.
39. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 2006. "Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes", Revista Educare/Educere, 19: 53 - 68.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Aprender Português é tão fácil!,2009.

Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Tests battery of cognitive achievement in second language context.,2009.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Figueiredo, Sandra D. A. B; Hipólito, João E; Tomás, Cátia. Investigação do efeito de sincronia: a relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa. ,2018 (Poster).
2. Figueiredo, Sandra D. A. B; Gomes, Ana; Hipólito, João E; Nunes, Odete; Rocha, Carine. Validation of the French version of Children's Chronotype Questionnaire in school-aged children: a study in Luxembourgish population. ,24th European Sleep Research Congress,Basel,2018 (Poster).
3. Figueiredo, Sandra D. A. B; Gomes, Ana; Castro-Caldas, Alexandre; Cercatti, Juliana. Quality of infant sleep, electronic devices and bullying behaviors in schools. ,9th ICEEPSY International Conference on Education & Educational Psychology,Atenas,2018 (Comunicação).
4. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silveira, Paulo E; Wandilson, A.; Mateus, K.; Araújo, Sílvia. Tecnologia aplicada ao ensino de Língua Segunda e Língua Estrangeira: jogos didáticos em versão de aplicação móvel para Português Europeu. ,TechLING'2018: 3ª Conferência Internacional,Lisboa,2018 (Comunicação).
5. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping. ,International Conference on Science, Social Science and Economics ,Jerusalém,2017 (Comunicação).
6. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students. ,International Conference of Sociality and Humanities,Hong Kong,2017 (Conferência ou palestra).
7. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences. ,International Conference on Social Science, Arts, Business and Education,New York,2017 (Comunicação).
8. Figueiredo, Sandra D. A. B. Educational Challenges: Cultural Behaviours, Psychopathology and Psychological Intervention. ,International Conference on Social Science, Arts, Business and Education,New York,2017 (Poster).
9. Figueiredo, Sandra D. A. B; Gomes, Ana; Rocha, Carine; Silva, B.; Ferreira, E.; Castro-Caldas, Alexandre. Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children,International Conference on Education and Educational Psychology,Porto,2017 (Comunicação).
10. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas.,VI EMEP,Miami,2017 (Comunicação).
11. Figueiredo, Sandra D. A. B. Escrita Académica,Lisboa,2016 (Seminário).
12. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language. ,V EMEP,Berkeley, Califórnia,2016 (Comunicação).
13. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development.,International Conference on Modern Languages, Teaching and Education,Kuala Lumpur,2016 (Comunicação).
14. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.; Nunes, Odete. The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students.,4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences ,2016 (Comunicação).
15. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.; Simões, Cristina. How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children. ,4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences ,2016 (Comunicação).
16. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other Than English. ,ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology,Paris,2015 (Comunicação).
17. Figueiredo, Sandra D. A. B. As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais,XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia,Peniche,2015 (Conferência ou palestra).
18. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed. ,The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015,Bangok,2015 (Comunicação).
19. Figueiredo, Sandra D. A. B. Research in Ethology Science: social, agonistic and parental behaviors. ,International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015,Bangkok,2015 (Poster).
20. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts. ,8th International Technology, Education and Development Conference,Valencia,2014 (Comunicação).
21. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance. ,Writing Research Across Borders III Conference,Paris,2014 (Comunicação).
22. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles,icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences,Mersin,2014 (Comunicação).
23. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations,Istambul,2014 (Comunicação).
24. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language learners,21st International Conference on Learning ,New York,2014 (Comunicação).
25. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
26. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Martins, Maria M. A. O. Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools,13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations,2013 (Comunicação).
27. Figueiredo, Sandra D. A. B. Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna,Novas Abordagens e Metodologias na Formação de Adultos, workshop “Playing for Interculturality”.,Coimbra,2013 (Conferência ou palestra).
28. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers,The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers,2013 (Comunicação).
29. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2013 (Comunicação).
30. Figueiredo, Sandra D. A. B; Teixeira, Pedro; Silva, Marlene; Carraça, Eliana. Validação da versão portuguesa da escala geral de orientações de causalidade e da escala de orientações de causalidade para o exercício,9º Congresso de Psicologia da Saúde,Aveiro,2012 (Poster).
31. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada,III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação,Zaragoza,2012 (Comunicação).
32. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares,II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação,Porto,2012 (Comunicação).
33. Figueiredo, Sandra D. A. B; Costa, Jorge A; Castanheira, Patrícia. Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado,VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade,Aveiro,2012 (Comunicação).
34. Figueiredo, Sandra D. A. B. Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização,V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial,Viseu,2010 (Conferência ou palestra).
35. Figueiredo, Sandra D. A. B; Martins, Maria M. A. O; Silva, Carlos F.. Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda.,2010 (Conferência ou palestra).
36. Figueiredo, Sandra D. A. B. Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa,2010 (Seminário).
37. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Language skills assessment: electronic test application with second language learners. ,16th International Conference on Learning,Barcelona,2009 (Comunicação).
38. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda,II Congresso Internacional CIDInE,Vila Nova de Gaia,2009 (Comunicação).
39. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Social representations of non native students in Portuguese territory: predictors of motivation and attitudes on learning situation,Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Poster).
40. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing.,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação).
41. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited. ,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação).
42. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Learning styles and cognitive achievement: the case of second language learners.,31st ISPA School Psychology for Diversity,Malta,2009 (Poster).
43. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language.,Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Comunicação).
44. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention,Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Poster).
45. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency. ,31st ISPA School Psychology for Diversity,Malta,2009 (Comunicação).
46. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Verbal behaviour and perspective analysis: the second language learning context.,2008 Autumn School on Cognitve Neuroscience,Oxford,2008 (Poster).
47. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period? ,XIX International Congress of Psychology,Berlim,2008 (Comunicação).
48. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda,XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida,Évora,2008 (Comunicação).
49. Figueiredo, Sandra D. A. B. Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda. ,Florianópolis,2008 (Seminário).
50. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem,V Congreso Internacional de Psicologia y Educación,Oviedo,2008 (Comunicação).
51. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008,6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008,Havana,2008 (Comunicação).
52. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência e performance linguísticas,XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos,Braga,2008 (Poster).
53. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem de Língua Materna e Segunda. ,3º Encontro Nacional da associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Faro,2008 (Poster).
54. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function,2nd Psychology International Conference,Atenas,2008 (Comunicação).
55. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda,6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008,Havana,2008 (Comunicação).
56. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas.,IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação).
57. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Cognitive accounts of second language acquisition: critical period and age effects,Congress of the Italian Society of Neuroscience,Verona,2007 (Poster).
58. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente. ,Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação).
59. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória.,Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias, Braga,2007 (Comunicação).
60. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts,Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations,Amesterdão,2007 (Comunicação).
61. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Idade e Género no desenvolvimento de factores psicológicos implicados na situação de aprendizagem de línguas e adaptação psicossocial de indivíduos com experiência migratória,II Congresso Internacional de Psicologia da Educação,Lisboa,2007 (Poster).
62. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance,II Congresso sobre Aquisição de Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação).
63. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Assessment of phonological awareness in second-language learners: the critical period and age effects. Annual Workshop on Bilingualism: Functional and neural perspectives,Phonological processing in bilingual speech production and perception,Rovereto,2007 (Poster).
64. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Monteiro, Sara. Children and adolescents with migratory experience at risk in language learning and psychosocial adaptation contexts. ,Xth European Congress of Psychology,Praga,2007 (Poster).
65. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Aquisição e aprendizagem de linguagem materna e segunda: apoio de dispositivos pedagógicos em sala de aula,II Congresso sobre Aquisição de Linguagem,Guarda,2007 (Poster).
66. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses,IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação).
67. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português,Congresso Educação e Democracia,Aveiro,2007 (Comunicação).
68. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Queralt, Mercedes B. Stress and Anxiety declared and revealed by immigrant children and adolescents in context of second language learning and psychological, social and cultural adaptation,28th Stress and Anxiety Research Society Conference,Punta Cana,2007 (Poster).
69. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória. ,VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
70. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes,XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo,Joinville,2006 (Comunicação).
71. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes,IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate,Aveiro,2006 (Comunicação).
72. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. ,VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura,Funchal,2006 (Comunicação).
73. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência.,IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate,Aveiro,2006 (Comunicação).
74. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.; Carvalhais, Lénia; Ferreira, A.. Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico,Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico,Aveiro,2006 (Comunicação).
75. Figueiredo, Sandra D. A. B; Silva, Carlos F.. Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. Simpósio Internacional,Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico,Aveiro,2006 (Comunicação).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Figueiredo, Sandra D. A. B; Santareno, João. "Psicologia para todos",2017 (Entrevista).



Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Figueiredo, Sandra D. A. B. A Janela de Deus,2014.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Carine Rocha, O tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Validação do Children’s Chronotype Questionnaire. , 2017. Dissertação (Psicologia) - Universidade Autónoma de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Margarida Almada, A influência do sono e doshorários diurno e pós-laboral no desempenho académico de população universitária. , 2017. Dissertação (Psicologia) - Universidade Autónoma de Lisboa (Orientador).
2. Cátia Tomás, Efeito de Sincronia em crianças em idade escolar entre o seu tipo diurno e o desempenho cognitivo e académico. , 2017. Dissertação (Psicologia) - Universidade Autónoma de Lisboa (Orientador).
3. Juliana Cercatti, Frequência de Utilização de Videojogos: Influência na Qualidade do sono em Crianças de Idade Escolar. , 2017. Dissertação (Psicologia) - Universidade Autónoma de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Participação no júri de José Brissos Lino. Fenómeno da glossolalia e suas implicações psicossociais, 2015. Tese (Psicologia) - Universidade Autónoma de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Participação no júri de Juliana Cercatti. Frequência de Utilização de Videojogos: Influência na Qualidade do sono em Crianças de Idade Escolar. , 2018. 
2. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Participação no júri de Cátia Tomás. Efeito de Sincronia em crianças em idade escolar entre o seu tipo diurno e o desempenho cognitivo e académico., 2018. 
3. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Participação no júri de Carine Rocha. O tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Validação do Children’s Chronotype Questionnaire., 2017. 
4. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Participação no júri de Teresinha Joca. Um estrangeiro em família: o ser surdo como diferença linguística., 2015.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Autónoma de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais. , 2015 (Simpósio).
Nome do evento: XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia.
2. Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda. , 2014 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências - UAL.
3. “Playing for Interculturality” , 2013 (Workshop).
Nome do evento: Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna. Novas Abordagens e Metodologias na Formação de Adultos; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Inovação.
4. V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial, 2010 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial; Nome da Instituição: Psicossoma; Cidade do evento: Viseu.
5. Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda. , 2008 (Congresso).
Nome da Instituição: Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Universidade Federal de Santa Catarina.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. International Conference Expressions of Lusofonia , 2018 (Conferência).
Nome do evento: International Conference Expressions of Lusofonia; Nome da Instituição: York University; Cidade do evento: Toronto / Canadá.
2. Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas., 2017 (Encontro).
Nome do evento: VI Encontro Mundial de Ensino do Português; Nome da Instituição: ATOP; Cidade do evento: Miami (Florida International University).

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. International Conference of Sociality and Humanities,, 2018 (Congresso).
Nome do evento: 12.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde.
2. Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students. , 2017 (Conferência).
Nome do evento: International Conference of Sociality and Humanities.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Techling'2018, 2018 (Conferência).
Nome do evento: Techling'2018; Nome da Instituição: Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade do Minho; Cidade do evento: Lisboa.
2. Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children. , 2017 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Education and Educational Psychology.
3. School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences. , 2017 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Social Science, Arts, Business and Education.
4. Educational Challenges: Cultural Behaviours, Psychopathology and Psychological Intervention. , 2017 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Social Science, Arts, Business and Education; Cidade do evento: New York.
5. Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas. , 2017 (Encontro).
Nome do evento: VI Encontro Mundial do Ensino do Português (EMEP); Cidade do evento: Miami.
6. Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping., 2017 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Science, Social Science and Economics (IC3SE).
7. Escrita Académica. , 2016 (Workshop).
8. Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language. , 2016 (Encontro).
Nome do evento: V EMEP; Nome da Instituição: AOTP.
9. How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children. , 2016 (Conferência).
Nome do evento: 4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences .
10. The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students. , 2016 (Conferência).
Nome do evento: 4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences.
11. Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development., 2016 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Modern Languages, Teaching and Education.
12. Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other Than English. , 2015 (Conferência).
Nome do evento: ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology.
13. Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed. , 2015 (Congresso).
Nome do evento: The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015.
14. Research in Ethology Science: social, agonistic and parental behaviors. , 2015 (Conferência).
Nome do evento: . The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015.
15. What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations. , 2014 (Conferência).
Nome do evento: International Academic Conference on Social Sciences.
16. Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language learners., 2014 (Conferência).
Nome do evento: 21st International Conference on Learning .
17. Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles, 2014 (Conferência).
Nome do evento: icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences.
18. New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts. , 2014 (Conferência).
Nome do evento: 8th International Technology, Education and Development Conference.
19. Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance. , 2014 (Conferência).
Nome do evento: 2014 Writing Research Across Borders III Conference.
20. Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools., 2013 (Conferência).
Nome do evento: 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations.
21. The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers. , 2013 (Conferência).
Nome do evento: 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations.
22. Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda., 2013 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola.
23. ). Validação da versão portuguesa da escala geral de orientações de causalidade e da escala de orientações de causalidade para o exercício. , 2012 (Congresso).
Nome do evento: 9º Congresso de Psicologia da Saúde.
24. Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada. , 2012 (Congresso).
Nome do evento: III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação.
25. Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares. , 2012 (Simpósio).
Nome do evento: II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação.
26. Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado., 2012 (Congresso).
Nome do evento: VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade.
27. Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro.
28. Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização. , 2010 (Congresso).
Nome do evento: V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial.
29. Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa. , 2010 (Seminário).
Nome do evento: Seminário no âmbito do Encontro de doutorandos do projecto PROTEXTOS; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro.
30. Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency., 2009 (Conferência).
Nome do evento: 31st ISPA School Psychology for Diversity.
31. Language skills assessment: electronic test application with second language learners. , 2009 (Conferência).
Nome do evento: International learning Conference.
32. Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing. , 2009 (Conferência).
Nome do evento: 1st International Conference of Psychology and Education.
33. The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited. , 2009 (Conferência).
Nome do evento: 1st International Conference of Psychology and Education.
34. Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda., 2009 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Internacional CIDInE.
35. Learning styles and cognitive achievement: the case of second language learners. , 2009 (Congresso).
Nome do evento: 31st ISPA School Psychology for Diversity.
36. Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language. , 2009 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”.
37. The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention. , 2009 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”.
38. Social representations of non native students in Portuguese territory: predictors of motivation and attitudes on learning situation. , 2009 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”.
39. A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas, 2009 (Seminário).
Nome do evento: A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas; Cidade do evento: Aveiro.
40. Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period?, 2008 (Congresso).
Nome do evento: XIX International Congress of Psychology.
41. Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function., 2008 (Congresso).
Nome do evento: 2nd Psychology International Conference.
42. Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem. , 2008 (Congresso).
Nome do evento: V Congreso Internacional de Psicologia y Educación.
43. Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda., 2008 (Congresso).
Nome do evento: XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida.
44. Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda., 2008 (Congresso).
Nome do evento: 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008.
45. Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior., 2008 (Congresso).
Nome do evento: 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008.
46. Verbal behaviour and perspective analysis: the second language learning context. , 2008 (Workshop).
Nome do evento: Autumn School on Cognitive Neuroscience.
47. Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência e performance linguísticas, 2008 (Conferência).
Nome do evento: XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos.
48. Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem de Língua Materna e Segunda., 2008 (Encontro).
Nome do evento: 3º Encontro Nacional da associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
49. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía.
50. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía.
51. The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts. , 2007 (Conferência).
Nome do evento: Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations.
52. Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Educação e Democracia.
53. Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores.
54. Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso sobre Aquisição de Linguagem.
55. A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias.
56. Assessment of phonological awareness in second-language learners: the critical period and age effects. Annual Workshop on Bilingualism: Functional and neural perspectives. , 2007 (Workshop).
Nome do evento: Phonological processing in bilingual speech production and perception.
57. Cognitive accounts of second language acquisition: critical period and age effects. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congress of the Italian Society of Neuroscience.
58. Stress and Anxiety declared and revealed by immigrant children and adolescents in context of second language learning and psychological, social and cultural adaptation. , 2007 (Conferência).
Nome do evento: 28th Stress and Anxiety Research Society Conference.
59. Children and adolescents with migratory experience at risk in language learning and psychosocial adaptation contexts., 2007 (Congresso).
Nome do evento: 10th European Congress of Psychology.
60. Aquisição e aprendizagem de linguagem materna e segunda: apoio de dispositivos pedagógicos em sala de aula. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso sobre Aquisição de Linguagem.
61. Idade e Género no desenvolvimento de factores psicológicos implicados na situação de aprendizagem de línguas e adaptação psicossocial de indivíduos com experiência migratória. , 2007 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Internacional de Psicologia da Educação.
62. Congresso Educação e Democracia, 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Educação e Democracia; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro.
63. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo., 2006 (Congresso).
Nome do evento: . VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura.
64. Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória. , 2006 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia.
65. Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes., 2006 (Congresso).
Nome do evento: XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo.
66. Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes., 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico.
67. Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico., 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico.
68. Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes. , 2006 (Congresso).
Nome do evento: IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate.
69. Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência. , 2006 (Congresso).
Nome do evento: IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate.
70. Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro.
71. .º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2006 (Encontro).
Nome do evento: 1º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Psicologia Experimental; Cidade do evento: Aveiro.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. International Journal of Diversity in Education , desde 2013/09/10, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Diversity Collection.
2. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. EDUCATIONAL RESEARCH AND REVIEWS Journal, de 2016/12/21 até 2017/12/21.
3. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Educational Studies Journal , até 2013/09/30, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Routledge.
4. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. The International Journal of Learning, até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Inderscience.
5. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations, 7, de 2009/06/01 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Diversity Collection.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
78

Livros e capítulos
Books and book chapters
39
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
35
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
39
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
39

Total
Produção técnica
Technical production
78

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1
Produtos
Products
1
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
76

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
1


Total
Dados complementares
(Additional data)
94

Orientações
Orientations
4
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
5
Participação em Eventos
Event participation
80
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Outras informações relevantes
PhD developed in Psychology (2006-2010) specifically in second language learning area, applying to the research on the affective factors and cognitive performance of immigrant students.
The period of 2010-2012 was focused in Education and Psychology, regarding psychometric validation of instruments and treatment of data related to educational policies and settings.
Post-doctoral researcher of Foundation for Science and Technology (FCT) (2013- ).
Assistant Teacher in Psychology.


Visualizações do curriculum [ 1479 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 14-01-2021 às 20:45:51
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis