Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
01/10/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Costa, Ana Luísa |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004-2010 |
Doutoramento Phd |
Linguística, especialidade em Linguística Educacional
(4 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1995-1996 |
Licenciatura Licentiate degree |
LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1990-1994 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis
(4 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2015 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
2 anos » years.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2002-2004 |
Outros Others |
Linguística, especialização em Linguística Educacional. Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2015-Actual |
Professor Adjunto |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
Fev/2015-Actual |
Outra situação |
Set/2012-Jan/2015 |
Bolseiro |
Jan/2011-Ago/2012 |
Outra situação |
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Set/2000-Ago/2007 |
Assistente |
Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela) |
Set/1997-Set/2000 |
contratado |
Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa) |
Set/1995-Jan/1996 |
contratado |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didática da Educação de Infância II(Docente)
- Didática do Português e das Expressões(Docente)
- Estágio em Educação de Infância II(Docente)
- Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução à Didática do Português(Regente)
- Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I(Docente)
- Didática da Educação de Infância I(Docente)
- Estágio I(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa(Regente)
|
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Práticas Textuais(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didática do Português(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2018-Actual |
Escola Superior de Educação |
Integra, como membro externo, em representação da ESE-IPS, o Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Mai/2018-Actual |
Escola Superior de Educação |
-
Membro do Conselho Técnico-Científico |
Set/2017-Actual |
Escola Superior de Educação |
-
Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica |
Mar/2017-Actual |
|
-
Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional (2017/2018) |
Abr/2015-Jul/2017 |
Escola Superior de Educação |
-
Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal
do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Fev/2018-Jul/2018 |
Escola Superior de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Costa, Ana Luísa, Pinto, Jorge, Rodrigues, Maria do Rosário & Saraiva, Leonor. Ação de formação Pedagogia e Desenvolvimento
Curricular no Ensino Superior. Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS |
Fev/2017-Jul/2017 |
Escola Superior de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Curso Livre de Gramática |
Fev/2017-Jul/2017 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Português para fins Académicos |
Mar/2017-Mar/2017 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Training assignment under the Erasmus+ programme at Universidad Autónoma de Barcelona, Spain, (E BARCELO2), between 06-03-2017
and 10-03-2017 (person in charge: Professor Xavier Fontich) |
Jul/2016-Jul/2016 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Participação no 5th Transitional Meeting do projeto 2Young2Fail, Erasmus+ KA2, Cooperation and Innovation for Good Practices
Project, Fondazione per la Scuola, Turim, 4-5 de julho. |
Fev/2016-Jul/2016 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Português para fins Académicos |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2016-2018 |
Escola Superior de Educação |
Atividade realizada»Activity: Integra a equipa de Português do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT), um proj. de parceria entre a ESE.IPS, a F. C. Gulbenkian,
o Banco Mundial e o Gov. de Angola (produção de materiais de apoio à formação e ao ensino da Língua Portuguesa) |
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |
Set/2008-Set/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Funções técnico pedagógicas de planeamento, coordenação, elaboração, validação, aplicação e controlo de instrumentos de avaliação
externa das aprendizagens (com mobilidade de parte do horário), no Gabinete de Avaliação Educacional. |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Jan/2002-2002 |
|
Atividade realizada»Activity: (Em colaboração com Inês Duarte) Villalva et al. Classes de Palavras ; Sintaxe In Terminologia Linguística para os Ensinos
Básico e Secundário. DEB.ME [CD'ROM] |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Linguística Educacional |
|
|
2. |
Dialetologia e Diacronia |
|
|
3. |
Linguística Educacional |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2017 Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna-P.S. Post Scriptum. A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain) |
Referência do projeto»Project reference: 7FP/ERC Advanced Grant - GA 29. European Research Council
|
2015-2016 2Young2Fail-2Young2Fail |
Referência do projeto»Project reference: Erasmus+ KA2. Erasmus+ KA2
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Linguística (APL), Membro.
|
Actual |
Associação de Professores de Português (APP), Membro.
|
Actual |
Movimento da Escola Moderna (MEM), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Costa, João; Costa, Ana L. 2001. O que é um advérbio? . ed. 1, ISBN: 972-772-232-6. Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Costa, Ana L; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela. 2017. Consciência linguística: aspetos sintáticos. In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, ed. Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos, 409 - 438. ISBN: 978-3-96110-016-3. Berlim: Language Science Press.
|
|
|
|
2. |
Costa, Ana; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. 2017. Para que serve a didática?: Um estudo no âmbito da didática do português. In O tempo dos professores, ed. Correia, Luís Grosso; Leão, Ruth Capela; Poças, Sara (Org.), 811 - 827. ISBN: 978-989-8471-26-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas / FPCE da Univ. do Porto.
|
|
|
|
3. |
Costa, Ana L. 2016. Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação. In Manual de língua portuguesa para professores do ensino primário, ed. Ana Costa, Fernanda Botelho, Luísa Solla & L. Soares, 111 - 141. . Luanda: Ministério da Educação. Manual no âmbito do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT). |
|
|
|
4. |
Carvalheiro, Catarina; Costa, Ana L; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2016. A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus. In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, ed. Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.), 177 - 198. ISBN: 978-3-11-046022-3. Berlim: De Gruyter. |
|
|
|
5. |
Costa, Ana L. 2015. Concessivas num corpus da Idade Moderna. In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. António Moreno, Fátima Silva e João Veloso (orgs.), 195 - 212. ISBN: 978-989- 97440-4-. Porto : Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
6. |
Costa, Ana L. 2014. Um Pois Comentador. In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. João Veloso et al. (orgs.), 199 - 211. ISBN: 978-989-97440-3-5. Porto: Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
7. |
Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. 2008. Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores. In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Ana Lúcia Santos e Sónia Frota (orgs.), 131 - 142. . Lisboa: Colibri e Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
8. |
Costa, Ana L. 2007. Complexidade estrutural de conectores concessivos. In Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.)., 287 - 302. . Lisboa: Colibri, Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
9. |
Duarte, Inês; Costa, Ana L. 2004. O lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais. In Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação, ed. Miguel Zabalza (coord.), 323 - 331. . Lisboa: Ministério da Educação. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana L; Sebastião, Isabel; Camps Mundó, A. 2018. "Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos", Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, 3: 5 - 15.
|
|
|
|
2. |
Costa, Ana. 2018. "Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: O caso dos pronomes átonos", Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 6, 1: 147 - 161.
|
|
|
|
3. |
Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. 2017. "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3: 51 - 73.
|
|
|
|
4. |
Costa, Ana L. 2016. "Concessivas num corpus da Idade Moderna", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1: 261 - 284.
|
|
|
|
5. |
Costa, Ana L. 2016. "No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2: 173 - 203.
|
|
|
|
6. |
Costa, Ana L. 2015. "Gramática & escrita: o caso das contrastivas", Palavras, 46-47: 72 - 89. |
|
|
|
7. |
Costa, Ana L. 2014. "Estas duas regras: Construção da referência em cartas", Estudos Linguísticos/Linguistic Studies: Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa , 10: 49 - 64.
|
|
|
|
8. |
Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2014. "Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna", Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro., 2014: 473 - 482.
|
|
|
|
9. |
Costa, Ana L. 2008. "Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que", Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 2: 161 - 177. |
|
|
|
10. |
Costa, Ana L; Santos, Ana L; Diogo, Carla I. 1994. "Inovação lexical nos textos de Mia Couto", Revista Internacional de Língua Portuguesa, 12: 58 - 63. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Boléo, Ana; Costa, Ana; Silva, Carolina. 2017. "Oficina de Português para fins académicos", Trabalho apresentado em CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, In CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017
, Setúbal.
|
|
|
|
2. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Leitura e matemática em diálogo", Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Língua e literatura na escola do século XXI: Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática", Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, In VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic.
|
|
|
|
4. |
Mendes, Fátima; Costa, Ana L. 2016. "Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática, In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora.
|
|
|
|
5. |
Costa, Ana L. 2015. "Pois é...", Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Literatura e gramática: Um diálogo infinito: Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Évora. Edição das Atas em suporte eletrónico (CD). |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2018. "Para uma bibliografia comentada de livros infantis “com matemática”", Educação e Matemática, 147: 3 - 8.
|
|
|
|
2. |
Costa, Ana L; Sebastião, Isabel. 2017. "Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps", Palavras, 50-51: 7 - 17. |
|
|
|
3. |
Costa, Ana L. 2012. "Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press». ", Journal of Portuguese Linguistics, 11-2: 69 - 73. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Costa, Ana L. P. M. B. G. 2010. "Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita". Lisboa: dissertação apresentada à Universidade de Lisboa.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Costa, Ana L. A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: The case of contrast connectors,Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and
learning,Bialystok,2018 (Comunicação). |
2. |
Cunha, Mariana; Mendes, Fátima; Costa, Ana L. Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática,Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: Contributos de estudos focados no ensino da matemática
e das ciências. In 6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Comunicação). |
3. |
Costa, Ana L. Gramática e escrita: O caso das contrastivas,À Conversa com...,Coimbra,2018 (Comunicação). Oradora convidada. |
4. |
Costa, Ana L. Ler na era digital,Ciência à Conversa,Setúbal,2018 (Conferência ou palestra). Oradora convidada. |
5. |
Costa, Ana L; Sequeira, Ana P. Que gramática ensinar?: Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade,III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua,Setúbal,2018 (Comunicação). |
6. |
Costa, Ana L. Academic writing development through language awareness,Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and
learning,Bialystok,2018 (Poster). |
7. |
Pinto, Jorge; Rodrigues, Maria R. S; Saraiva, Leonor; Costa, Ana L. Pedagogia e desenvolvimento curricular no Ensino Superior,CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Braga,2018 (Comunicação). |
8. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros com matemática,III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua,Setúbal,2018 (Outra). |
9. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Lisboa,2017 (Comunicação). |
10. |
Costa, Ana L. Bridges for reading,EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals,London,2017 (Conferência ou palestra). |
11. |
Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português,Congresso Internacional O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação). |
12. |
Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. Oficina de Português para fins académicos,Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17),Setúbal,2017 (Comunicação). |
13. |
Costa, Ana L. Que metas para o ensino da gramática? ,II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua,Porto,2017 (Comunicação). |
14. |
Batalha, Joana; Costa, Ana L. Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas,Porto,2017 (Comunicação). |
15. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática,VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües,Vic,2017 (Comunicação). |
16. |
Costa, Ana L. Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática,Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação). |
17. |
Costa, Ana L. Estruturas linguísticas em vias de extinção: Um desafio,IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017,Copenhagen,2017 (Comunicação). |
18. |
Costa, Ana L. Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research
in L1 Education (ARLE2017),Tallinn,2017 (Comunicação). |
19. |
Costa, Ana L. Learning grammar to argue better,II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática,València,2016 (Comunicação). |
20. |
Costa, Ana L. A grammar for writing,ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar,Setúbal,2016 (Comunicação). |
21. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Uma cadela amarela e vários amigos dela,ETEN Annual Conference 2016,Setúbal,2016 (Comunicação). |
22. |
Costa, Ana L. Estudar Letras,Ciclo de Palestras "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro",Pinhal Novo,2016 (Conferência ou palestra). |
23. |
Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa,XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,2016 (Comunicação). |
24. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância,Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática,Évora,2016 (Comunicação). |
25. |
Costa, Ana L. Criar leitores – Uma conversa com pais e com educadores,Setúbal,2015 (Conferência ou palestra). |
26. |
Costa, Ana L. Pois é…,XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Évora,2015 (Comunicação). |
27. |
Costa, Ana L. Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos,III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira
e materna,Falun, Suécia,2015 (Comunicação). |
28. |
Costa, Ana L. Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos,III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática,Lisboa,2015 (Comunicação). |
29. |
Costa, Ana L. Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva,XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,2015 (Comunicação). |
30. |
Costa, Ana L. Concessivas num corpus da Idade Moderna,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação). |
31. |
García Prieto, E; Pampliega Pedreira, V; Costa, Ana L. Public versus private through letters,International Conference "Reading and Writing from Below: Exploring the Margins of Modernity" ,Helsinki,2014 (Comunicação). |
32. |
Costa, Ana L. Não posso escrever a minha opinião?,VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas,Lisboa,2014 (Comunicação). |
33. |
Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Castanheira, Catarina; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. A idade dos ‘desvios’: Diacronia, variação social e linguística de corpus,Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus
Diacrónicos en Lenguas Iberorrománicas (CODILI 3),Zúrich,2014 (Comunicação). Colóquio realizado de 22 a 25 de junho de 2014. |
34. |
Marquilhas, Rita (; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna,I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional,A Coruña,2013 (Comunicação). |
35. |
Marquilhas, Rita (; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. P.S. - Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain),Internacional Conference on Historical Linguistics,Oslo,2013 (Comunicação). |
36. |
Costa, Ana L. ‘Estas duas regras’: Construção da referência em cartas,3ª Conferência Internacional em Gramática &Texto – GRATO 2013,Lisboa,2013 (Comunicação). |
37. |
Costa, Ana L; Tapadas, Paulo. A gramática além das metas,XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2013 (Comunicação). |
38. |
Costa, Ana L. Um Pois comentador,XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2013 (Comunicação). |
39. |
Costa, Ana L. Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita,Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística,Porto,2011 (Comunicação). |
40. |
Costa, Ana L. Conectores contrastivos e competência de escrita – Implicações para o ensino,2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português»,Porto,2010 (Comunicação). |
41. |
Costa, Ana L. Advérbios conectivos para quê?,8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - “Gramática, para que te quero?! - O Ensino da Gramática:
Sentido(s) e Possibilidades” ,Lisboa,2009 (Comunicação). |
42. |
Costa, Ana; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno. Input adaptation effects: The case of connectives,IASCL 2008 - XI Congress of the International Association for the Study of Child Language ,Edinburgh, UK,2008 (Poster). |
43. |
Costa, Ana L; Pedro, Ana; Chambel, Clarinda. Leituras & Companhia,Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas,Seixal,2008 (Comunicação). |
44. |
Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. Efeitos de modelização no input: O caso da aquisição de conectores,XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (XXIII ENAPL 2007),Évora,2007 (Comunicação). |
45. |
Costa, Ana L. Complexidade estrutural de conectores concessivos,XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2006 (Comunicação). |
46. |
Costa, Ana L. Para a descrição da plurifuncionalidade de «ainda que»,Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers»,Lisboa,2006 (Comunicação). |
47. |
Costa, Ana L. Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita,Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências»,Aveiro,2006 (Comunicação). |
48. |
Costa, Ana L. Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas,XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2005 (Comunicação). |
49. |
Costa, Ana L. Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita,Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas,Faro,2004 (Comunicação). |
50. |
Costa, Ana L. O que é que é «é que»?: O estudo de pseudo-clivadas invertidas de «é que» para o desenvolvimento do conhecimento explícito
no ensino secundário,5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Aveiro,2003 (Comunicação). |
51. |
Costa, Ana L. Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV,XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação). |
52. |
Costa, Ana L; Moniz, Helena; Nunes, Marta. Queres saber o que é uma pergunta?: Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas
em PE,XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação). |
53. |
Costa, Ana L. O que é que é «é que»? ,Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna»,Braga,2002 (Poster). |
54. |
Costa, Ana L. Ferramentas para a Língua Portuguesa,TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos
Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?),Setúbal,2000 (Outra). Trabalho inscrito no modalidade "Relato de práticas". |
55. |
Costa, Ana L. As T.I.C. em apoio educativo: Aprender e gostar de escrever,Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola,Setúbal,2000 (Comunicação). |
56. |
Costa, Ana L. Pensar e aperfeiçoar a escrita,Encontro da Primavera «Linguística e Educação»,Vila Real,1997 (Poster). |
57. |
Gaspar, Ana L. Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X,Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera,Cáceres,1994 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Workshop Compreender e Expressar o Pensamento Matemático , 2018 (Outra), promovido por APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância. Duração: 3 horas. Local: Fórum Municipal Luísa Todi, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. Workshop realizada no âmbito do XV Encontro Nacional da APEI – Integração Curricular, 6-7 julho 2018. |
2. |
Brocardo, Joana; Costa, Ana L; Pinto, Jorge; Saraiva, Leonor. Avaliação para as aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico, 2018 (Outra), promovido por Centro de Formação Ordem de Santiago. Duração: 50 horas. Local: Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. A Oficina de formação decorreu de 16.10.17 a 23.01.2018. Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 92035/17. |
3. |
Costa, Ana L. Para a didática do Português no 1.º ciclo, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita. Duração: 3 horas. Local: Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, Cidade: Barreiro, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Costa, Ana L; Viegas, Filomena; Teixeira, Madalena; Ramos, Luís; Loureiro, Cristina; Silva, Encarnação; Mendes, Fátima; Santos, Raquel; Martins, Maria C; Gorgulho, Ana R; Carvalho, Renata; Mestre, Célia. Matemática e Português: transversalidades, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM). Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Oficina de formação. |
5. |
Costa, Ana L. Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos. Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Cidade: Vila Franca de Xira, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Costa, Ana L. II Semana da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,2018 (Outro / Organização). Semana da Educação dinamizada por estudantes da LEB - Licenciatura em Educação Básica, 3-4 maio 2018. |
2. |
Costa, Ana L. 3.º Encontro Temático da APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua,2018 (Encontro / Organização).
|
3. |
Costa, Ana L. 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas,2017 (Encontro / Organização). |
4. |
Costa, Ana L. Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?,2016 (Seminário / Organização). |
5. |
Costa, Ana L. 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE
Formação para a promoção de competências em Língua Materna,2016 (Encontro / Organização). |
6. |
Costa, Ana L. ETEN Annual Conference 2016,2016 (Conferência / Organização). |
7. |
Costa, Ana L. Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»,2016 (Seminário / Organização). |
8. |
Costa, Ana L. Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail),2016 (Outro / Organização). |
9. |
Costa, Ana L. Encontro "Bruner na Escola",2015 (Encontro / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão, Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: Compreensão de dependências referenciais no ensino
básico, 2018. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Apoio financeiro da FCT e do FSE no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, através da bolsa SFRH / BD / 73881 / 2010.
|
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sara Margarida Moisão Sabina, Gramática e escrita: A expansão de grupos nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado.
|
2. |
Ana Filipa Bastos Pires, Consciência sintática e uso de vírgulas: Um estudo de conceções de alunos do 5º ano, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado.
|
3. |
Marta Soares Lehto, O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do
Meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
|
4. |
Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro, A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos
coerentes na fase inicial da escrita compositiva, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
|
5. |
Inês Filipa Lopes Borges, Expressão de tempo e construção de narrativa, 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - FCSH da Univ. Nova de Lisboa e ESS do Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). Coorientação com Maria Lobo, FCSH.UNL.
|
6. |
Mariana Matos Cunha Conde de Jesus, Resolução de problemas e histórias infantis, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Fátima Mendes, ESE-IPS.
|
7. |
Sónia Cristina Barata Cerqueira, A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º
ano do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
|
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Isabel Joana Aguiar Santos. Mecanismos de conexão frásica: a importância das variáveis sociais, 2017. Tese (Ciências da Linguagem, no ramo de sociolinguística) - Universidade do Minho. Arguição principal.
|
2. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Tese ( Linguística, especialidade de Análise do Discurso) - Universidade de Lisboa. Arguição principal.
|
3. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Selene Vázquez Ruiz. Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa.
|
4. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mário Gleisse das Chagas Martins. Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa. Arguição principal.
|
1. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Sara Albino Silva. Educação para os valores através da literatura, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
Presidência do júri.
|
2. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes. Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas, 2017. Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol no EB e Sec.) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
Arguição principal.
|
3. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Vanessa Sofia Pereira Caeiro. A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
Presidência do júri.
|
4. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Margarida Abreu Almeida. O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim, 2016. Dissertação (Mestrado em Ens. de Português e de Latim no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado.
Arguição principal .
|
5. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Lúcia dos Santos Rodrigues. Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
Presidência do júri.
|
6. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Joana Carina Marques Freitas. O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE1C.
Arguição.
|
7. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Gonçalves Casimiro. Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE.
Arguição.
|
8. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mónica Rebelo de Andrade Bastos. O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE1C.
Presidência do júri.
|
9. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Beatriz Lares Rebocho. A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do
Presidência do júri.
|
10. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carla Alexandra Palma Madeira Marques. Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório da componente de investigação de estágio no 1.º ciclo do MPE1C.
Arguição.
|
11. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Maria Alice Lucas Coutinho Protásio. A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol
(língua estrangeira), 2015. Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol nos EB e Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado.
Arguição.
|
12. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carina Isabel Flor Rodrigues. A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório da componente de investigação de estágio III do MPE1C.
Arguição.
|
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Exame de qualificação (Prova intermédia do Curso de Formação Avançada) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Arguição principal do júri da prova intermédia do curso de formação avançada. |
2. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Rufino Faustino. Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, 2015. Exame de qualificação (Prova pública de avaliação de trabalho final de doutoramento) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Arguição principal. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas, 2019 (Seminário). Nome do evento: 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas; Nome da Instituição: GREIP, Grupo de Investigación en Enseñanza e Interacción Plurilingües, adscrito al Departamento de Didáctica de la Lengua
y la Literatura, y de las Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Universidad Autónoma de Barcelona. Datas de realização do Seminário: 17 e 18 de janeiro de 2019. |
2. |
XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2018 (XXXIV ENAPL 2018), 2018 (Encontro). Nome do evento: XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2018 (XXXIV ENAPL 2018); Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Lisboa / Universidade Aberta (Palácio Ceia). Encontro realizado de 26 a 28 de setembro de 2018. |
2. |
ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação, 2018 (Encontro). Nome do evento: ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação; Nome da Instituição: Núcleo Temático Discursos e Práticas Discursivas Académicas, do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra, em parceria com a
Esc. Sup. de Educação e de Ci. Sociais do Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Leiria / Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
4. |
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas, 2017 (Encontro). Nome do evento: 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas; Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
5. |
XII Fórum de Partilha Linguística, 2017 (Outra). Nome do evento: XII Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
6. |
XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017, 2017 (Encontro). Nome do evento: XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017 (XXXIII ENAPL 2017); Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora. |
7. |
Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, 2017 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Temático APL/ESE - "Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua"; Nome da Instituição: Organização conjunta das Escolas Superiores de Educação de Porto, Lisboa e Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
8. |
Formação para a promoção de competências em Língua Materna, 2016 (Encontro). Nome do evento: 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade – Investigação e boas práticas e 1.º Encontro Temático da APL/ESE
"Formação para a promoção de competências em Língua Materna; Nome da Instituição: iniciativa conjunta entre várias Escolas Superiores de Educação (ESE) e a Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. |
9. |
CLUL-LingMe, 2016 (Conferência). Nome do evento: CLUL-LingMe; Nome da Instituição: Group of students and young researchers from CLUL (Centre of Linguistics of the University of Lisbon); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
10. |
What's grammar in L1 education today?, 2016 (Encontro). Nome do evento: Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today?; Nome da Instituição: ARLE International Association for Research in L1 Education; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vice-Presidente da Comissão Científica. |
11. |
XI Fórum de Partilha Linguística, 2016 (Outra). Nome do evento: XI Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CNUNL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
12. |
XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2015 (Encontro). Nome do evento: XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Costa, Ana Luísa. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal , Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal . Vol.6, n.º1 (2018) .
|
2. |
Costa, Ana Luísa. Journal of Portuguese Linguistics, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Ubiquity Press. Vol. 17 (2018). |
3. |
Costa, Ana Luísa. L1-Educational Studies in Language and Literature, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: ARLE: the International Association for Research in L1 Education.
|
4. |
Costa, Ana Luísa. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Associação Portuguesa de Linguística. N.º 4 (2018).
|
5. |
Costa, Ana Luísa. Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão. N.º 30/1-2016.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
29 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
71 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
71 |
Dados complementares (Additional data) |
43 |
Orientações Orientations |
8 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
18 |
Participação em Eventos Event participation |
12 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
1520
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-01-2021
às
02:24:11
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|