Cidália Maria da Silva Arsénio Marques
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
07/09/2009 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cidália Maria da Silva Arsénio Marques |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marques, Cidália Maria da Silva Arsénio |
Categoria profissional
Position |
Professor do Quadro de Agrupamento |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005-2009 |
Mestrado Master degree |
Informática Educacional
(3 anos » years)
.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
1999-2001 |
Licenciatura Licentiate degree |
Curso de Qualif. para Outras Funções Educ. na Área da Educação Especial
(2 anos » years)
.
Escola Superior de Educação de Torres Novas,
Portugal.
|
1982-1985 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso do Magistério Primário
(3 anos » years)
.
Magistério Primário de Caldas da Rainha,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1997-2000 |
Curso de curta duração Short course |
Educação e Desenvolvimento Rural .
Agrupamento de Escolas de Alcobertas,
Portugal.
|
1997-1997 |
Outros Others |
Os audiovisuais na sala de aula. Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Mior,
Portugal.
|
1996-1996 |
Curso de curta duração Short course |
A Expressão Plástica na sala de aula.
Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Mior,
Portugal.
|
1996-1996 |
Curso de curta duração Short course |
A Educação para o Património e o Desenvolvimento Rural.
Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Mior,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva |
Set/2009-Actual |
Professor do Quadro de Agrupamento |
Escola Superior de Educação de Torres Novas |
Set/2005-Actual |
Assistente 1º triénio |
Direcção Geral de Inovação e Des. Curricular Eq. CRIE CCTIC ESES |
Set/2006-Ago/2009 |
Professor do Quadro de Escola |
Instituto Politécnico de Santarém |
Fev/2009-Jul/2009 |
Assistente 1º triénio |
Agrupamento de Escolas de Alcobertas |
Set/2001-Set/2006 |
Professor do Quadro Geral |
Agrupamento de Escolas de Alcobertas |
Set/1999-Ago/2001 |
Professor do Quadro de Vinculação |
Agrupamento de Escolas de Alcobertas |
Set/1997-Ago/1999 |
Professor do Quadro de Vinculação |
DREL-CAELMT- Escola de Alcobertas n.º 2 - Chãos |
Set/1994-Ago/1997 |
Professor do Quadro de Vinculação |
DREL_CAELMT - Escola de Porto Alto |
Set/1993-Ago/1994 |
Professor do Quadro de Vinculação |
Direcção Escolar de Évora - Escola de Nora |
Set/1992-Ago/1993 |
Professor do quadro de vinculação |
Delegação Escolar do Alandroal |
Set/1991-Ago/1992 |
Professor do Quadro de Vinculação |
Direcção Escolar de Évora - Escola de Mina do Bugalho |
Set/1989-Ago/1990 |
Professor do Quadro de Vinculação |
Direcção Escolar de Évora - Escola n.º 2 de Vila Viçosa |
Fev/1989-Ago/1989 |
Professor do Quadro de Vinculação |
Direcção Escolar de Évora - Escola de Casas Novas de Mares |
Set/1988-Fev/1989 |
Professor do Quadro de Vinculação |
Direcção Escolar de Évora - Escola n.º 2 de Vila Viçosa |
Set/1987-Ago/1988 |
Professor profissionalizado não efectivo |
Direcção Escolar de Évora - Escola de Borba |
Abr/1987-Ago/1987 |
Professor Profissionalizado não efectivo |
Direcção Regional de Évora - Escola de Estremoz |
Abr/1987-Mai/1987 |
Professor Profissionalizado Não efectivo |
Direcção Escolar de Évora - Escola n.º 2 de Vila Viçosa |
Fev/1987-Mar/1987 |
Professor Profissionalizado não efectivo |
Direcção Escolar de Évora |
Jan/1987-Fev/1987 |
Professor profissionalizado não efectivo |
Direcção Escolar de Évora |
Set/1986-Jan/1987 |
Professor profissionalizado não efectivo |
Direcção Escolar de Évora |
Out/1985-Ago/1986 |
Professor profissionalizado não efectivo |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Direcção Escolar de Évora |
Direcção Escolar de Évora |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Direcção Escolar de Évora |
Jan/1986-Jan/1986 |
|
Atividade realizada»Activity: Vogal em júri de exames de 4ª classe de adultos |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2005-2005 Atelier de Informática |
Referência do projeto»Project reference: Projecto de Inter. Pedagógica. Parceiro(s)»Partners:
Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Alcobertas. Financiador(es)»Funding:
Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Alcobertas.
|
Referência do projeto»Project reference: Projecto de Intervenção Pedagó. Nónio Século XXI Parceiro(s)»Partners:
Centro de Competência TIC da ESE de Santarém. Financiador(es)»Funding:
DAPP - Programa Nónio Século XXI.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Português (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Bem), Espanhol (Pouco), Português (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2006- Actual |
Associação de Professores do Conselho de Rio Maior, Membro fundador.
Tesoureiro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S. 2000. Alcobertas: a serra e o vale. ed. 1, 1 vol.. Alcobertas: Gráfica Almedina. Este trabalho nasceu da articulação entre o projecto REATIC (Reinventar a Escola - Aplicar e Desenvolver Tecnologias de Informação
e Comunicação) e PRADO (Património a Revalorizar Ambiente a Defender pelo Olhar da Escola), em desenvolvimento no Agrupamento
de Escolas de Alcobertas e coordenados respectivamente por Cidália Marques e Sara Fragoso.
O trabalho de pesquisa e de compilação de dados para este livro foi, em parte, realizado na Oficina de Formação "A informática
no quotidiano da sala de aula" organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Rio Maior. E também
por mim dinamizada.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Marques, Cidália M. S. A. 2002. "Utilização de recursos informáticos no processo ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais", Quid Novi, 3: 67 - 76.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Marques, Cidália M. S. A; Reis, Pedro G. R.. 2009. "E-PORTEFÓLIOS@EB1 – A Utilização de E-portefólios nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – “Aprendizagem (In)Formal na Web Social”, In VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – “Aprendizagem (In)Formal na Web Social”, Braga. Publicação em suporte CD. |
|
|
|
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Marques, Cidália M. S. A; Pacheco, Teresa; Galego, João N; Novo, Cristina; Pacheco, Nuno B; Dias, José M; Rodrigues, Patrícia. Módulo REPE - Repositório de e-portefólios educativos,2009. Elemento do grupo de trabalho que concebeu e desenhou o REPE. Os autores da Programação e Webdesign foram Teresa Pacheco e
José Murício Dias
Para além de participar neste grupo de trabalho tenho testado o REPE em turmas de Licenciatura em Ensino Básico, Pós-graduação
e em Oficinas de Formação contínua.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Marques, Cidália M. S. A; Reis, Pedro G. R.. Uma Proposta de E-Portefólio para o 1º Ciclo do Ensino Básico,4.º Encontro Internacional Artibytes ,Santarém,2009 (Comunicação). Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e-portefólios em contexto educativo, em
resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências. Esta investigação interpretativa,
de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas
do 1º Ciclo do Ensino Básico e, propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino. Procedeu-se:
1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 durante o ano lectivo
de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores
se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à concepção de dois modelos de
e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens
educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.
Abstract
Over the last years it has been observed a growing interest on the use of electronic portfolios in the learning context as
a result of the potentialities it has in the promotion and evaluation of competencies. The present research intended to study
the potentialities and limitations of using portfolios in Primary School and following to this theoretical and empirical study,
a proposition of some models that suit this level of teaching. It was made an interpretive and qualitative approach which
involved: 1) a global analysis of the eportfolios produced in Santarem’s District in the project CBTIC@EB1 during the year
2005-2006; 2) the construction of three case studies, analysing and discussing how teachers, students and monitors were involved
in this project. Taking into account the results obtained and the specific reality of the Portuguese Primary Schools, this
paper propose.
|
2. |
Marques, Cidália M. S. A; Reis, Pedro G. R.. E-PORTEFÓLIOS@EB1 – A Utilização de E-portefólios nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico,Challenges 2009 – VI Conferência Internacional de TIC em Educação ,2009 (Comunicação). Resumo
Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e portefólios em contexto educativo, em
resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências.
Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de
portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e, propor modelos de e-portefólios adequados à realidade
deste nível de ensino.
Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 durante
o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores,
alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu se à concepção
de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando
as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.
Abstract
Over the last years it has been observed a growing interest on the use of electronic portfolios in the learning context as
a result of the potentialities it has in the promotion and evaluation of competencies.
The present research intended to study the potentialities and limitations of using portfolios in Primary School and following
to this theoretical and empirical study, a proposition of some models that suit this level of teaching. It was made an interpretive
and qualitative approach which involved: 1) a global analysis of the eportfolios produced in Santarem’s District in the project
CBTIC@EB1 during the year 2005-2006; 2) the construction of three case studies, analysing and discussing how teachers, students
and monitors were involved in this project. Taking into account the results obtained and the specific reality of the Portuguese
Primary Schools, this pape.
|
3. |
Marques, Cidália M. S. A; ESES, CCTIC. REPE: um e-portefólio de aprendizagem para alunos portugueses ,O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação ,Lisboa ,2009 (Seminário). Resumo da Comunicação
Recentemente tem vindo a sentir-se um crescente interesse pela utilização de portefólios digitais, a que não é alheia a diversidade
de suportes que comportam (áudio, vídeo, escrita, imagem, documentos digitalizados), a portabilidade que permitem e, em muitos
casos, a interoperabilidade dos sistemas que os suportam, deixando de existir o problema do transporte e do armazenamento
da informação. Desvantagens como a portabilidade do portefólio e as limitações do suporte papel são ultrapassadas pelo formato
digital.
Uma das metas para 2010 do programa Ligar Portugal integrado no Plano Tecnológico do Governo é "a generalização do dossier
individual electrónico (portefólio) do estudante que termina a escolaridade obrigatória, onde se registarão todos os seus
trabalhos mais relevantes, se comprovarão as práticas relevantes adquiridas nos diferentes domínios (artístico, científico,
tecnológico, desportivo e outros) e se demonstrará o uso efectivo das tecnologias de informação e comunicação nas diversas
disciplinas escolares".
Neste contexto o Centro de Competência em TIC da ESE de Santarém desenvolveu, em parceria com a DGDIC/ERTE/PTE, uma peça de
software destinada à produção de e-Portefólios por alunos portugueses do Ensino Básico, o RePe –Repositório de e-Portefólios
Educativos.
.
|
4. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Do dossier ao ePortefólio do aluno,Do dossier ao ePortefólio do aluno,Lisboa,2009 (Outra). |
5. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Segurança na Internet e Jogos Educativos,III Encontro “Rossio-Aqu@line” ,Rossio ao Sul do Tejo,2009 (Outra). Acção de sensibilização para Encarregados de educação e Comunidade envolvente sobre Segurança na Internet e a importancia
da utilização de Jogos educativos. |
6. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Actividades para o Magalhães,X Jornadas de Iniciação à Prática Profissional (2008/2009) – A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação em Contexto
Escolar ,Santarém,2008 (Outra). O Plano Tecnológico da Educação trouxe às escolas do 1.º ciclo o computador Magalhães. A ESES, numa tentativa de responder
às necessidades de formação das escolas organizou este workshop. |
7. |
Marques, Cidália M. S. A. "E-Portfolios de Aprendizagem – RePe" ,2ª Edição do Dia do Software Livre na Escola ,Setúbal,2008 (Seminário).
|
8. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. e-Portefólios no moodle, o módulo REPE,II Encontro Nacional de Moodle,Caldas da Rainha,2008 (Outra).
|
9. |
Marques, Cidália M. S. A. Novos Recursos na Prática Docente,IX Jornadas da Prática Pedagógica – Investigação na Formação de Educadores e Professores,Santarém,2008 (Seminário). Utilização de Quadros Interactivos em contexto educativo. Potencialidades e software disponível.
Divulgação de software ´construído pela autora e pelo Centro de Competência da ESE de Santarém. |
10. |
Marques, Cidália M. S. A; Galego, João N. “Software livre, Porquê? Plataforma Moodle e Módulo REPE/ePortefólio”,Software livre, Porquê? ,Almeirim,2008 (Conferência ou palestra). O Software Livre na Escola é um tema quente. Questão que preocupa os professores desta escola.
Fomos convidados para apresentar uma palestra sobre o sobre a utilização do gestor de conteúdos JOOMLA e sobre o módulo de
e-portefólio REPE. |
11. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. “Seguranet – Conhecer a Rede Riscos e Desafios” ,“Seguranet – Conhecer a Rede Riscos e Desafios” ,Santarém,2008 (Seminário). |
12. |
Marques, Cidália M. S. A; Pacheco, Teresa. E-portefólio de Aprendizagem,Tardes Pedagógicas,2008 (Seminário). |
13. |
Marques, Cidália M. S. A. A utilização de jogos interactivos on-line nas áreas de Estudo do Meio e Matemática do 1.º Ciclo - O portal EUSEI,3º Encontro Artibytes – Percursos Multimodais,Santarém,2005 (Outra).
|
14. |
Marques, Cidália M. S. A. As TIC para todos: Gestão de dinâmicas no processo de Aprendizagem” ,2005 (Outra). Workshop dinamizado nas Jornadas. |
15. |
Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S; Costa, Alda M. I. “ Prado e Reatic”,Apresentação de Projectos de Escolas Inovadores e de Projectos de Conteúdos Multimédia ,Lisboa,2003 (Poster). O seminário realizou-se no dia 7 de Abril no Museu das Comunicações em Lisboa, com uma participação de cerca de 100 professores
e onde foram apresentados 11 projectos.
"A Escola e os recursos das Comunidades Locais: Património Agrícola, Natural e Edificado", Centro de Formação de Torres Novas
"Web@classroom", Universidade de Évora
"Arborium", Associação Vertigem
"Euro-rádio", Associação Vertigem
"Aprender, Comunicar/Comunicar, Aprender, Intervir", EB2/3 Manuel de Figueiredo
"ALEA", Escola Secundária Tomaz Pelayo e INE
"Uma Rede na Escola", CCompetência da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e Agrupamento de Escolas de
Caxinas
"GPTIC", CCompetência Entre-Mar-e-Serra
"Aproximar", APENA
"PRADO e REATIC", Agrupamento de Alcobertas
"A Cidade de Malta", Autor, SA.
|
16. |
Marques, Cidália M. S. A. Utilização Educativa da Internet nas Escolas do 1.º Ciclo - E agora? – Cenários e Desafios,Utilização Educativa da Internet nas Escolas do 1.º Ciclo ,Santarém,2003 (Outra). Encontro de balanço das actividades do projecto Internet na Escola.
Testemunho de experiência no terreno da actividade de formadora. |
17. |
Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S. A Escola em Meio rural – que potencialidades ,V oficinas de formação do Centro de Competência Nónio Almada Ocidental,Almada,2003 (Comunicação). · A nossa partilha de ideias incidirá sobre os seguintes aspectos:
· Apresentação do Agrupamento de Escolas de Alcobertas – do trabalho de parceria à formalização institucional
· Interacção com a comunidade educativa
· Valorização do meio local e utilização das TIC – concepção e implementação dos projectos Escolas Isoladas, PRADO (Património
a Revalorizar, Ambiente a defender pelo Olhar da Escola) e REATIC (Reinventar a Escola; Aplicar Tecnologias de Informação
e Comunicação).
· O Centro de Recursos como pólo dinamizador do meio local.
· Elaboração e partilha de materiais pedagógicos – formação/construção de materiais (página web do agrupamento, livro “Alcobertas,
a serra e o vale”.
.
|
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina; Ramalho, José. Recursos Digitais para o primeiro ciclo do Ensino Básico nos Agrupamentos de Azambuja, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESES. Duração: 90 dias. Local: Azambuja, Santarém, Cartaxo, Benavente, Almeirim, Coruche - Escolas, Cidade: Azambuja, Santarém, Cartaxo, Benavente, Almeirim, Coruche, Tipo de participação: Organizador. |
2. |
Marques, Cidália M. S. A; Ramalho, José. Utilização da Plataforma para a Educação Especial do Distrito de Santarém , 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESES e CRTIC. Duração: 5 horas. Local: ESE Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador. |
3. |
Marques, Cidália M. S. A. Workshop REPE , 2009 (Especialização), promovido por ESE Santarém. Duração: 2 horas. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador. Dinamização de um workshop no âmbito da formação em serviço. Colaboração com o docente José Nunes na Disciplina Didáctica
da Informática . |
4. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina; Galego, João N; Ramalho, José; Torres, Ana L. C. “Sala Aberta Magalhães” , 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESE de Santarém. Duração: 3 semanas. Local: ESE de Sanatrém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador. |
5. |
Marques, Cidália M. S. A; Galego, João N. Administração do Plataforma Moodle, 2008 (Especialização), promovido por CCTIC ESES. Duração: 6 horas. Local: ESES, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Marques, Cidália M. S. A; Galego, João N. Quadros interactivos, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por CCTIC ESES. Duração: 6 horas. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Segurança na Internet, 2008 (Extensão), promovido por CCTIC ESE de Santarém. Duração: 3 dias. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Organizador. |
8. |
Marques, Cidália M. S. A; Pacheco, Teresa; Dias, José M; Novo, Cristina; Pacheco, Nuno B. Oficina de Formação de formadores: E-portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas
, 2008 (Especialização), promovido por DGIDC. Duração: 12 semanas. Local: ESE de Santarém, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente. |
9. |
Marques, Cidália M. S. A; Novo, Cristina. Oficina de Formação de Formadores Segurança na Internet , 2008 (Especialização), promovido por DGIDC. Duração: 12 semanas. Local: ESES, Cidade: Santarém, Tipo de participação: Docente. |
10. |
Marques, Cidália M. S. A. A Utilização das TIC nos processos de Ensino/Aprendizagem - Oficina de Formação de Professores, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Professores do Concelho de Rio Maior. Duração: 12 semanas. Local: Escola Secundária de Rio Maior, Cidade: Rio Maior, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Marques, Cidália M. S. A; Fragoso, Sara M. C. S. Publisher – uma ferramenta para o jornal escolar, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de professores de Associação de Escolas do Concelho de Rio Maior. Duração: 5 horas. Local: Escola Secundária de Rio Maior, Cidade: Rio Maior, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Marques, Cidália M. S. A. As TIC para todos: Gestão de dinâmicas o processo de Aprendizagem, 2005 (Extensão), promovido por Escola Superior de Educação de Torres Novas. Duração: 2 horas. Local: Escola Superior de Educação de Torres Novas, Cidade: Torres Novas, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Marques, Cidália M. S. A. “Conhecer a Rede Riscos e Desafios” ,2008 (Seminário). Seminário dirigido a toda a comunidade, com a participação de alunos da Formação Inicial e formandos da Oficina de formação
de Formadores Segurança na Internet. Constaram do painel dois elementos da Polícia J udiciária (Inspectores Jorge Duque e
Paulo Marques,) um elemento da FCCN (Eng Lino Santos), e Dr Jorge Borges da Equipa ERTE/PTE . |
Dados Complementares (Additional data)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Ana Cristina Gonçalves Baptista Pereira, O Movimento de Escola Moderna e as TIC como recursos facilitadores da Inclusão de uma criança com Paralisia Cerebral, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
2. |
Ana Rita Gaspar Marques, A Arteterapia na Criança com espectro de Autismo, 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
3. |
Esmeralda Maria Rodrigues Silva, A Comunicação não verbal de uma jovem com Multideficiência, 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
4. |
Nuno Miguel Macedo dos Santos, Leitura e Escrita Braille para Crianças com Deficiência Visual, 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
5. |
Ana Catarina Luz Coelho, As Inteligências Múltiplas e as Crianças Hiperactivas , 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
6. |
Helena de Fátima Bento da Conceição Candoso, A Importância das Tic No Desenvolvimento De Uma Criança Com Necessidades Educativas Especiais, 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
7. |
Pedro Miguel Ventura Nunes, O Grupo/Turma: A Aceitação/inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (DDA/H) no meio escolar, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
8. |
Paula Rosa Lopes, Comportamento de uma criança com Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção na sala de aula, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
9. |
Manuel Alberty, Psicomotricidade, orientação e mobilidade na pessoa cega, 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
1. |
Ana Canto, Arte-terapia e Síndrome de Aperger, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) - Escola Superior de Educação de Torres Novas (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Marques, Cidália Maria da Silva Arsénio. Participação no júri de Andreia Miranda. Para uma utilização segura da Internet pelos alunos do 1º ciclo , 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Curso de Ensino Básico - 1.º Ciclo) - Instituto Politécnico de Santarém. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
3 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Produção técnica Technical production |
31 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
30 |
Dados complementares (Additional data) |
11 |
Orientações Orientations |
10 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1397
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
14-01-2021
às
21:38:10
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|