acessoestruturadisciplinasdocentesinformacoescontactoslinks
  Disciplinas > Genética de Populações  
 
   
   
Nome Genética de Populações
Código  
Departamento DBV
Prof Responsável Pedro Silva
Posição na Lic BMG Mestrado em Biologia Molecular e Genética, Nuclear, 1º sem
Créditos ECTS: 6
Posição em outros cursos  
Pré-requisitos Genética

Objectivos


O objectivo principal desta disciplina é fornecer aos alunos as bases de Genética Populacional numa perspectiva evolutiva.

“Nada em biologia faz sentido excepto à luz da evolução”, e dificilmente a evolução faz sentido sem a genética populacional. Assim, esta é uma pedra-chave da educação de qualquer biólogo, e essencial numa licenciatura em genética.

Em anos recentes, a genética populacional tem acompanhado, e até estimulado, a revolução molecular da biologia, tendo-se no processo estendido a outros níveis de organização da biomassa. Esta disciplina tem seguido este processo, incluindo uma parte de evolução molecular desde 1996.


Programa Teórico


Nas aulas teóricas da primeira parte da disciplina (genética populacional) deduz-as ideias fundamentais da Genética de Populações – em particular, as consequências evolutivas da mutação, selecção natural, migração, etc., na arquitectura genética das populações, assim como o que se espera na ausência destes (e quaisquer outros) factores evolutivos. Embora a motivação seja sempre biológica, o desenvolvimento é baseado na formulação e análise de modelos matemáticos, simples e gerais, de micro-evolução, e não na descrição de populações particulares. Trata-se, portanto, de uma disciplina de índole teórica, fazendo-se uso intensivo de matemática como instrumento de escrita e análise.

Embora a ênfase seja nos conceitos biológicos, pretende-se ainda que os alunos aprendam a conceber, formular e analisar modelos biológicos simples (como que por “osmose”), assim como a avaliar modelos bio-matemáticos que encontrem depois na sua vida profissional.
Na segunda parte da cadeira faz-se uma introdução à evolução molecular. Embora também sejam usados alguns modelos simples de evolução de DNA (Jukes-Cantor, Kimura, etc) e proteínas, o mais importante é a análise de dados retirados da literatura à luz de todos os modelos estudados (de genética populacional e evolução molecular).


Programa Prático


Nas aulas práticas "cimenta-se" os conhecimentos adquiridos nas teóricas, e faz-se também a sua aplicação ao estudo de populações reais usando dados retirados da literatura, através de exercícios, problemas e simulações em computador (usando programas especialmente desenvolvidos para o efeito pelo docente da disciplina). Assim, aplica-se, mas também se expande, a matéria das teóricas, nomeadamente no que se refere à estimação e testes estatísticos de hipóteses.


Resultados Expectáveis

Espera-se que após a frequência desta disciplina os alunos tenham adquirido as bases de Genética Populacional e Evolução Molecular, assim como gosto por estas matérias. Espera-se ainda que estejam aptos a avaliar criticamente os modelos bio-matemáticos que encontrem na sua vida profissional (mesmo que de outras áreas da biologia). As ferramentas conceptuais adquiridas nesta disciplina devem também ser úteis noutras aplicações mais práticas de genética populacional e evolução molecular, por exemplo no estudo de populações humanas ou em risco de extinção.
Literatura aconselhada

Principal:
Silva, Pedro J.N. 1998. Genética Populacional. Associação de Estudantes, Faculdade de Ciências de Lisboa, Lisboa

Complementar:
Roughgarden, J. 1979. Theory of Population Genetics and Evolutionary Ecology: An Introduction. MacMillan.

Maynard Smith, J. 1996. Evolutionary Genetics, 2nd edition. Oxford UP, Oxford, UK.

Avaliação Exame final
Página Web da Disciplina  http://correio.fc.ul.pt/~pjns/Genpop/index.html