acesso estrutura disciplinas docentes informacoes contactos links

 

Disciplinas > Fisiologia Celular e Molecular

 



 

 

 

 

 

Nome

Fisiologia Celular e Molecular

Código

461103

Departamento

DBV

Prof Responsável

Margarida Ramos

Posição em cursos


Mestrado em Biologia Molecular e Genética, 1º ano, 1 º sem, Opcional

Créditos

ECTS: 6

Pré-requisitos

Pressupõe-se que os alunos no seu 1º ciclo já frequentaram disciplinas de Química, Física, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Fisiologia e Genética, entre outras.
Contudo, dada a natureza interdisciplinar na formação dos alunos, a disciplina foi estruturada em cinco módulos teóricos (ver programa teórico) com a preocupação da aquisição de competências, por parte dos alunos, ao nível dos conceitos fundamentais.

Fundamentação e objectivos

A área da Fisiologia está tradicionalmente envolvida na relação entre estrutura e função, estudando os processos dinâmicos da vida que vão da molécula ao organismo.
A Fisiologia Celular e Molecular corresponde ao estudo do funcionamento desde níveis moleculares e celulares até ao desenvolvimento complexo de diferentes níveis de integração de células e tecidos em diferentes estados fisiológicos e pato-fisiológicos.

Pretende-se familiarizar os alunos com conceitos e metodologias tradicionalmente utilizados na área da fisiologia celular, bem como o entendimento da necessidade cada vez maior de associar este tipo de estudos com as metodologias desenvolvidas nas áreas da biologia e genética moleculares.

Programa Teórico

1º módulo (3 – 4 aulas) destina-se ao estudo de conceitos integradores em fisiologia celular: “feedback”; “homeostase” e “transdução”.
Os conceitos de “codificação” e “modulação” bem como os mecanismos gerais envolvidos na comunicação inter-celular serão abordados no 2º módulo (2 aulas).
No 3º módulo (7 - 8 aulas) estudam-se as bases físico–químicas necessárias à compreensão das metodologias e técnicas utilizadas em electrofisiologia.
Relembram-se conceitos como o de potencial de membrana; potencial de equilíbrio; potencial de reversão e estudam-se técnicas como “voltage clamp”, “patch clamp” bem como metodologias de análise de correntes e de condutâncias.
É também neste módulo que se dedicam duas aulas ao estudo de epitélios: estrutura geral, metodologias de estudo e sua utilização in vitro no estudo de problemas de transporte especialmente de sal e água.
O 4º módulo (4 – 5 aulas) está dedicado ao estudo das características estruturais e funcionais de famílias de canais iónicos.
No 5º e último módulo (de natureza mais informativa) dão-se exemplos de algumas doenças humanas que resultam de disfunções conhecidas de canais bem identificados.

Programa Prático

Resultados Expectáveis

Espera-se que os alunos adquiram ferramentas cognitivas que lhes permitam participar em equipas de trabalho multidisciplinares (tanto ao nível teórico como ao nível do desenho experimental) na área da fisiologia celular e molecular.

Literatura aconselhada

Kandel, E.R., Schwartz, J.H. and Jessell, T.M.: PRINCIPLES OF NEURAL SCIENCE
Elsevier/North Holland 3º Ed. New Jersey. 1991.

Sperelakis, N.: CELL PHYSIOLOGY – SOURCE BOOK
Academic Press 2º Ed. New York. 1998.

Hille, B.: Ionic Channels of Excitable Membranes
Sinauer Associates Inc., 2ª Ed. Sunderland. 1992.

Aidley, D.J. and Stanfield, P.R.: Ion Channels – Molecules in Action
Cambridge University Press. 1996

Johnston, D. And Miao-Sin Wu, S.: Foundations of Cellular Neurophysiology
The MIT Press. Cambridge Mass. 1997.

Berne R.M. & Levy N.: Physiology
Mosby, 4th ed., 1998.

Martini F.H.: Fundamentals of Anatomy and Physiology
Prentice Hall, New Jersey, 3rd ed., 1995.

Levitan, I.B. and Kaczmarek, L.K.: The Neuron – Cell and Molecular Biology
Oxford University Press 3º Ed. 2002.

Avaliação

 

Página Web da Disciplina