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  Disciplinas > Genética Humana  
 
   
   
Nome Genética Humana
Código  
Departamento DBV e FFUL
Prof Responsável Carolino Monteiro (Prof Responsável) e Paulo Liberato (Prof Auxiliar)
Posição em cursos Mestrado em Biologia Molecular e Genética, 1º ano, 1 º sem, Nuclear
Créditos ECTS: 6
Objectivos

No final deste curso os estudantes devem ser capazes de:

•  Discutir a aplicação da Genética Humana no diagnóstico, investigação, aconselhamento e terapia da doença genética.
•  Identificar as múltiplas aplicações da citogenética, incluindo a molecular.
•  Explicar os princípios de análise de linkage e mapeamento genético.
•  Avaliar as evidências de linkage e deduzir mapas de linkage.
•  Explicar as técnicas usadas para clonar e caracterizar genes envolvidos em doenças, com exemplos.
•  Discutir os princípios do Projecto do Genoma Humano.
•  Utilizar a Internet na análise do genoma e compreender como podem ser usados os dados gerados pelo Projecto do Genoma Humano.
•  Discutir como surgem as mutações, o seu efeito no fenótipo, e as metodologias disponíveis para detectar mutações.
•  Discutir como a genética pode ser aplicada na identificação individual e análise de parentesco.
•  Explicar as técnicas usadas para a caracterização e análise de características complexas, com exemplos.

Discutir o futuro potencial da genética humana e os seus dilemas éticos.
Pré-requisitos


Biologia Molecular, Genética

Programa Teórico

Prof Carolino Monteiro

Parte I: Introdução Geral (objectivos, páginas Web utilizadas em genética, o Projecto do Genoma Humano, genética e sociedade);

 

•  A célula (o ciclo celular, a meiose a gametogénese e a fertilização, o desenvolvimento embrional, a estrutura cromossómica, o cariótipo humano, a estrutura do DNA e a sua replicação, a transcrição e a expressão genica, RNA, tradução e pós-tradução, proteínas);

•  A hereditariedade (as leis de Mendel, linkage e linkage imbalance, o DNA mitocondrial).

 

Parte II: O genoma humano

 

•  A variabilidade genética humana (o sistema HLA, polimorfismos electroforéticos de proteínas, marcadores de DNA, DNA mitocondrial);

•  Genética das populações (mutações, doenças genéticas, selecção);

•  Análise genética e medicina legal (testes de paternidade, tipagem de DNA, análise estatística);

•  Mapeamento genético e físico do genoma (análise de linkage, mapeamento físico, o projecto do genoma humano);

•  Sequências e estrutura dos cromossomas (sequências ricas em AT e GC, sequências repetitivas, centrómeros e telómeros);

•  Anormalidades cromossómicas.

 

Parte III: Patologia genética humana

 

•  Bases genéticas e moleculares de doenças hereditárias (mutações, susceptibilidade genética, fenótipo e ambiente);

•  Aconselhamento genético (diagnóstico clínico, portadores, diagnóstico pré-natal, diagnóstico pré-implantatório);

•  Doenças genéticas complexas;

•  Biologia molecular e patologia dos cromossomas sexuais (inactivação do cromossoma X, doseamento génico);

•  Imprinting genómico (alterações epigenéticas do DNA, metilação, imprinting);

•  Instabilidade dos STRs;

•  Cancro (mutações, envelhecimento, oncogénes, genes supressores de tumor, síndromas de cancro familiar);

 

Parte IV: Perspectivas futuras

 

•  Farmacogenómica, terapia genica, genética comportamental, células estaminais e “clonagem” terapêutica,....

Programa Prático

Prof Paulo Liberato

Componente laboratorial:

 

Extracção de DNA do epitélio bucal; Polymerase Chain Reaction (PCR); Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP); análise, purificação e quantificação de produtos da PCR; electroforese de hemoglobinas em acetato de celulose; electroforese de DNA genómico; diagnóstico da drepanocitose com base em RFLP; Single Strand Conformation Polymorphism (SSCP); resolução de problemas práticos laboratoriais; citogenética; bioinformática.
Demonstração da coerência dos conteúdos vis-vis os objectivos
A unidade curricular de Genética Humana apresenta um conjunto de conteúdos programáticos imprescindíveis para todos os que, na actualidade, pretendem desenvolver trabalho de investigação, diagnóstico e ensino nas áreas das ciências da vida com ênfase para as ciências da saúde, e especialmente no âmbito de uma vertente científica na qual estão em permanente desenvolvimento aplicações de enorme utilidade. Assim, foram criteriosamente elencados conteúdos de modo a ser possível a consecução dos objectivos previamente definidos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da Unidade Curricular


Foram definidas metodologias de ensino de modo a alcançar vários domínios de desenvolvimento cognitivo e, também, concomitantemente, a inserção da vertente ética, para serem alcançados os objectivos gerais e específicos definidos para a unidade curricular. Para tal, e de acordo com o nível das aptidões a desenvolver, com os objectivos a atingir e com os conteúdos a ministrar, foram definidas estratégias de ensino consideradas as mais adequadas para cada um dos momentos de modo a haver a harmonia do desenvolvimento com coesão de conhecimentos respeitando a variabilidade dos elementos-alvo.

Literatura aconselhada

•  Strachan and Read, Human Molecular Genetics, 4th Edition, BIOS Scientific Publishers, Oxford , UK , 2010

•  Thompson & Thompson, Genetics in Medicine, 7th ed, paperback, 2009

Michael Cummings Human Heredity: Principles and Issues, paperback, 2008

Avaliação

Componentes da avaliação %

Exame intercalar                20

Exame final                       50

Avaliação laboratorial          20

Apresentação oral de tema  10

 

Componentes da avaliação laboratorial:

%

Exame intercalar         20

Exame final                50

Participação               15

Pontualidade              15