ALUNOS de MESTRADO em PRÉ-DISSERTAÇÃO (e à beira de um ataque de nervos)

 
 


Desorientado(a) relativamente a como proceder para ter tema de tese de Mestrado e orientador ? Sabe o que é o Registo da Dissertação ? Pode ser que este texto tenha respostas para as suas perguntas.
Locais e temas de estágio
Orientadores
Planos de trabalho e prazos
Registo da Dissertação

Locais e temas de estágio

Em Maio-Julho, a secretaria do DBV, departamento responsavel pelo Mestrado BMG, afixa no hall do piso 2 do edifício C2 uma extensa lista de temas de estágio na área da Biologia Molecular e Genética. Os estágios desenrolam-se a partir de Setembro, o inicio do ano lectivo seguinte. A lista é livremente consultada pelos alunos e é também colocado um link para a mesma na home page. Cada local de estágio está devidamente identificado, bem como o tema, orientador e, por vezes, um sumário do trabalho a desenvolver. Os alunos (*) podem entrar directamente em contacto com o orientador do estágio que lhes interesse (o chamado orientador externo) para esclarecimentos adicionais que julguem necessários e eventual aceitação pelo orientador.

Uma vez escolhido o estágio, o aluno informa a coordenação do mestrado e/ou a secretaria do DBV, enviando um formulário com o plano de trabalho do estágio por email, ou presencialmente na secretaria (C2-Piso 2). A maioria dos alunos faz isto entre Julho e meados de Outubro.

Independentemente da lista mencionada, qualquer aluno é livre de procurar um local de estágio do seu agrado, mesmo que não incluido na lista. O estágio pode tambem ser realizado no estrangeiro. Em qualquer caso, é sempre necessário apresentar um plano de trabalho para aprovação, tal como todos os colegas.

(*) um aluno pode entrar em estágio desde que não tenha em atraso mais de 12 ECTS de unidades curriculares de 1º ano.


Orientadores
Um aluno tem em geral um (e só um) orientador externo e um orientador interno. No que respeita ao orientador externo, este em geral fica automaticamente escolhido quando o aluno escolhe um tema de estágio e o estágio se desenrola fora da FCUL. É a pessoa (ou alguem do grupo de investigação) que propõe o tema de estágio. O Orientador Interno (OI) é um docente ou investigador doutorado da FCUL. A nomeação do OI é da responsabilidade da Comissão de Coordenação (CC) do Mestrado. A CC reune em Outubro para apreciar os planos de trabalho apresentados pelos alunos e nomeia um OI para cada aluno com plano aprovado. O OI tem por função aconselhar o aluno e ser o seu contacto dentro da FCUL quando o estágio se desenrola fora.

Nada impede que um aluno aborde um professor da FCUL, situado na área científica do tema de estágio, discuta o seu plano de trabalho com ele(a) e averigue a sua disponibilidade para vir a ser OI. A última palavra, contudo, cabe à CC do Mestrado, aquando da sua reunião para atribuição de orientadores. Em geral as sugestões de orientação vindas dos próprios docentes e/ou dos alunos são tidas em consideração, mas nem sempre tal é possível.


Planos de Trabalho e Prazos
O plano de trabalho de estágio deve, idealmente, ser feito com a ajuda do orientador externo e/ou de quem supervisionará o aluno nas suas actividades de estágio. Consta do seguinte formulário, onde se informa sobre:
- Nome do aluno e seu contacto (email, TM)
- Título e local do estágio
- Dados do orientador externo (nome, categoria, contacto email, endereço institucional)
- Breve resumo da problemática a tratar no estágio, objectivos ou justificação (qual a pergunta a responder ?), metodologias que espera vir a usar, proposta de calendarização das actividades (por exemplo numa base mensal).

O plano apresentado deve ser exequível durante um ano lectivo e, globalmente, deve ser conducente a uma tese de Mestrado. A CC do Mestrado avalia o plano antes de o aprovar e de nomear o orientador interno.
Admite-se, evidentemente, a possibilidade de o aluno não vir a seguir exactamente o que está no seu plano de trabalho. Se possível, contudo, deve manter-se fiel ao mesmo e saber justificar as alterações que venha a introduzir.

Recomenda-se que os planos de trabalho sejam apresentados o mais cedo possível, idealmente até ao fim de Outubro. No entanto, não são recusados planos apresentados até Dezembro. Os alunos devem, contudo, ter presente que não é do seu interesse que o plano de trabalho seja avaliado pela CC e lhes seja nomeado OI muito tarde, pois isto pode implicar início muito tardio do seu trabalho e/ou alterações em actividades que o aluno já possa ter iniciado. Planos de trabalho entregues muito tarde, podem pôr em perigo a conclusão da dissertação e sua submissão em apenas 1 ano lectivo.


Registo da Dissertação
O Registo da Dissertação é o acto pelo qual o aluno dá oficialmente a conhecer à secretaria central da FCUL qual o seu estágio e quem são os orientadores. ANTES de efectuar o Registo, o aluno deve obrigatoriamente ter efectuado os seguintes passos:
1. Concluiu todas as cadeiras do 1º ano (*).
2. Já escolheu o tema de estágio (e respectivo Orientador Externo)
3. Já apresentou à coordenação do mestrado o seu plano de trabalho
4. Já foi informado pela coordenação de quem será o seu Orientador Interno.
5. Já se inscreveu no 2º ano do curso de mestrado (em geral na 1a semana de Set)

O aluno deve então solicitar aos orientadores (externo e OI) que assinei o formulário de registo declarando aceitar a orientação. O formulário é tambem assinado por um membro da coordenação do mBMG. Deve de preferência ser entregue presencialmente na secretaria da FCUL. Se for enviado por email, as assinaturas devem ter carimbo do serviço/departamento.

Se existe intenção de escrever a tese em língua estrangeira, o aluno deve também munir-se de declaração dos orientadores apoiando esta pretensão antes de se registar e de submeter o requerimento online. (Este pedido pode ser adiado para mais tarde, mediante entrega na secretaria do mesmo requerimento). O requerimento mencionado tem este formulario.
Em seguida o aluno faz login no seu espaço da intranet FCUL e em: MENU > PEDIDOS ONLINE > NOVO PEDIDO

ATENÇÂO - no preenchimento, o aluno deve designar o Orientador Externo como "Coorientador" e o Interno como "Orientador". Esta dicotomia é uma mera formalidade destinada a respeitar uma cláusula do REPGUL. A coordenação do Mestrado entende que o Orientador Externo tem o papel de orientador principal do aluno e tem prioridade em ocupar o lugar do orientador no juri de defesa da tese.

A maioria dos alunos fará o Registo em Setembro.
(*) Os alunos que tenham até 12 ECTS do 1º ano em atraso podem entrar em estágio. Contudo, só podem Registar a dissertação depois de concluidas todas as cadeiras. Devem efectuar o Registo até 45 dias após conclusão da sua última unidade curricular do 1º ano.

 

 

 

 

 

 

TOPO


BMG

Porta de entrada

 
TOPO


BMG

Porta de entrada