Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
11/02/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Costa, Estela |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Lisboa Instituto de Educação Grupo de Investigação e Ensino de Política e Administração Educacional Alameda da Universidade Lisboa 1649-013 Lisboa Portugal Correio electrónico: ecosta@ie.ul.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2006-2011 |
Doutoramento Phd |
Administração e Política Educacional
(1 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1996-1998 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação, Formação Pessoal e Social
(1 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1986-1991 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas Variante de Português/Inglês
(5 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2005-2006 |
Outros Others |
Curso de Formação Avançada em Administração Educacional. Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2003-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Administração e Organização Escolar.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1994-1995 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Formação Pessoal e Social.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2011-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2010-Ago/2011 |
Assistente |
Set/2008-Ago/2010 |
Professora de Quadro de Escola |
Set/2007-Set/2008 |
Assistente de Investigação |
Escola Básica Integrada de Abrigada /Agrupamento de Escolas |
Set/1994-Actual |
Professora do Quadro de Escola |
Escola Secundária Vila Real de Sto António (destacada na ES de Alenquer) |
Set/1993-Ago/1994 |
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva |
Escola Secundária de Alenquer |
Set/1992-Ago/1993 |
Professora Profissionalizada |
Escola Secundária Rainha D. Leonor |
Set/1991-Ago/1992 |
Professora estagiária |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Administração e Política Educacional Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Política de Educação(Docente)
- Gestão das Organizações Educativas(Docente)
- Avaliação das Organizações Educativas(Docente)
- Técnicas de Gestão Escolar(Docente)
- Seminário de Apoio I(Docente)
- Análise das Políticas e das Organizações Educativas(Docente)
- Avaliação das Instituições Escolares (ISCED, Luanda)(Docente)
- Práticas de Gestão das Organizações Educativas(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Abr/2014-Actual |
|
-
Subdiretora |
Jan/2012-Mar/2014 |
|
-
Subdiretora do Instituto de Educação |
Escola Básica Integrada de Abrigada /Agrupamento de Escolas |
Set/1996-Set/2006 |
Instituto de Educação |
-
Presidente |
Estágios realizados (Traineeships)
Estágios realizados»Traineeships: - Estágio [New Researchers’ Training Week] no Centro de Sociologia Educacional (CES), na Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Orientado pela Professora Jenny Ozga e coadjuvado pelo Professor Martin Lawn (Edimburgo, Escócia, 26-30 de Outubro 2009).
|
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Set/2010-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Integrou a equipa do Projecto Moodle como Apoio ao Ensino e Investigação no Instituto de Educação, coordenado pelo Director
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, professor Doutor João Pedro da Ponte. |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Abr/2011-Actual |
|
Atividade realizada»Activity:
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2017 The Outstanding New Teacher programme (ONTP)-The Outstanding New Teacher programme (ONTP) |
Referência do projeto»Project reference: 123.
|
2014-2014 EVALUATION STUDY ON THE EFFECTIVENESS OF THE IMPLEMENTATION OF THE EARLY BILINGUAL EDUCATION PROJECT-EVALUATION STUDY ON THE EFFECTIVENESS OF THE IMPLEMENTATION OF THE EARLY BILINGUAL EDUCATION PROJECT |
Referência do projeto»Project reference: PEPC 1308/2014. Parceiro(s)»Partners:
POV; Cramlington; University of Helsinki; Hat.
|
2007-2011 KNOWandPOL - “The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences
and specificities among nations and sectors” -KNOWandPOL - “The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences
and specificities among nations and sectors”
|
Referência do projeto»Project reference: Contract Number: 028848-2. Programme: Sixth Framework Programme Research, Technological Development and Demonstration – Priorit
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2016 - Actual |
FPAE | Fórum Português de Administração Educacional, Membro.
|
Jan/2013 - Actual |
European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), Membro.
|
2011- Actual |
UIDEF -- Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Membro efectivo do Grupo de Investigação de Política
e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisbo, Investigadora Interna.
|
2011- Actual |
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
|
2007- 2010 |
Unidade de I&D em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade , Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. The praise of mutual surveillance in Europe. In European Politics of Education: Perspectives from sociology, policy studies and politics, ed. R. Normand e Jean-Louis Derouet , 53 - 72. . Abongton: Routledge.. |
|
|
|
2. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. Comparações internacionais do desempenho escolar e políticas educativas: síntese de uma investigação. In Internacionalização da Educação: Discursos, práticas e reflexos sobre as políticas públicas, ed. C. Cunha, J.V. Sousa e M.A. Silva, 173 - 196. . Belo Horizonte: Traço editores. |
|
|
|
3. |
Ponte, João P; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2014. O contributo dos estudos de aula para as aprendizagens profissionais dos professores. In Formação e desenvolvimento profissional de professores: Contributos internacionais. , ed. Assunção Flores, 1 - 1. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
4. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2014. Knowledge moves: Transition and fluidity in the policy process. In Freeman, R., & Sturdy, S. (Orgs.). Knowledge in Policy: embodied, inscribed, enacted. Studies of health and education in Europe, ed. Freeman, R., & Sturdy, S., 43 - 60. ISBN: 978-1-44730-998-7. Reino Unido: Policy Press.
|
|
|
|
5. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes. In Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, ed. CORDEIRO, A. M. Rochette; ALCOFORADO, Luís; FERREIRA, A. Gomes , 1 - 1. ISBN: 978-989-96810-6-4. Coimbra: DG-FLUC. |
|
|
|
6. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento. In As políticas educativas em Portugal: mobilização de conhecimento e modos de regulação. , 1 - 36. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
7. |
Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. 2011. O PISA em seis países europeus: difusão e indigenação.. In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 102 - 122. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
8. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. A circulação e o uso do PISA em Portugal: o que dizem os políticos. In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 84 - 101. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
9. |
Costa, Estela; Carvalho, Luís M. 2011. Fabricando o Espelho do Perito. A construção do conhecimento pericial no mundo PISA. In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 28 - 58. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
10. |
Costa, Estela. 2011. O PISA na literatura científica: um caso de propagação, recriação e contestação de conhecimento. In O PISA na literatura científica: um caso de propagação, recriação e contestação de conhecimento, 77 - 106. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
|
|
|
|
11. |
Costa, Estela; Antunes, Helena. 2002. As Ordens Instrucional e Reguladora: Que Espaço na Escola Cultural?. In Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Colecção Mundo e Saberes, 363 - 374. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
12. |
Costa, Estela M. I. E. F.. 2002. No Trilho de uma Escola Pluridimensional: o manual escolar e a educação para os valores na aula de língua materna. In Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Colecção Mundo e Saberes, 311 - 332. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. 2016. "Formação-ação e autoavaliação de escolas: um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores", Educação, Sociedade & Culturas, 47: 73 - 93. |
|
|
|
2. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Seeing education with one's own eyes and through PISA lenses: considerations of the reception of PISA in European countries", Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36: 1 - 9.
|
|
|
|
3. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Os políticos e o PISA: entre a adesão segura e a recepção activa", Propuesta Educativa, 41: 46 - 54.
|
|
|
|
4. |
Baptista, Mónica; Ponte, João P; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2014. "Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula", Educação em Revista 30, 4: 61 - 97. |
|
|
|
5. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2013. "Espaces, acteurs et modalités de l’hybridité politique. Le cas de la construction d’un modèle pour l’évaluation externe des
écoles au Portugal dans la première décennie du siècle", Spirale – Revue de Recherches en Éducation, 51: 15 - 29.
|
|
|
|
6. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2012. "La politique d'évaluation institutionnel d’écoles au Portugal : un instrument d’action publique basé sur la connaissance", Recherches sociologiques et anthropologiques 43, 2: 53 - 75.
|
|
|
|
7. |
Ponte, João P; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2012. "Aprendizagens profissionais dos professores de matemática através dos estudos de aula", Perspectivas da Educação Matemática 5, Temático: 7 - 24. |
|
|
|
8. |
Costa, Estela; Kiss, Adel. 2011. "Dealing with opposition: uncomfortable moments in research. European Educational ", European Educational Research Journal 10, 2: 242 - 251.
|
|
|
|
9. |
Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of
Schools.", Research in Higher Education Journal, 13: 1 - 10. |
|
|
|
10. |
Costa, Estela. 2011. "The role of network-based knowledge in legitimating education policy options and the policy debate in Portugal", Journal of US-China Public Administration 8, 12: 1393 - 1402.
|
|
|
|
11. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2009. "Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do PISA.", Educação e Sociedade 30, 109: 1037 - 1055.
|
|
|
|
12. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2009. "A influência do Programme for International Student Assessment (PISA) na decisão política em Portugal: o caso das políticas
educativas do XVII Governo Constitucional Português", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 10: 53 - 64. |
|
|
|
13. |
Costa, Estela. 2007. "Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 4: 49 - 58.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Costa, Estela; Sant'Ovaia, Carlos. 2016. "Os exames nacionais legitimação normativa de um instrumento de regulação", Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE, In Atas XIII Congresso da SPCE, Viseu. |
|
|
|
2. |
Costa, Estela. 2016. "O dispositivo de avaliação externa do projeto-piloto de ensino bilingue precoce no 1º CEB em Portugal", Trabalho apresentado em COLLOQUE DE L’ADMEE-EUROPE , In ACTES DU COLLOQUE DE L’ADMEE-EUROPE - Avaliação e aprendizagem évaluations et apprentissages, Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Andrade, Vanessa; Baptista, Mónica; Almeida, Marta; Costa, Estela; Matoso, Carla; Évora, Cátia; Freire, Ana M. 2014. "O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física
e Química", Trabalho apresentado em Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. 2014. "Autoavaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos
de Escolas. B – políticas locais de educação", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa. |
|
|
|
5. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "A escola aprendente: o exemplo de Escolas TEIP ", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento., In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa. |
|
|
|
6. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável, Coimbra. |
|
|
|
7. |
Costa, Estela; Baptista, Mónica; Ponte, João P. 2012. "A codocência como prática organizacional propiciadora de aprendizagem de alunos em risco de insucesso: potencialidades e dificuldades.
Ateliê: Currículo e formação de professores ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?, In Livro do Colóquio, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Baptista, Mónica; Costa, Estela; Ponte, João P; Belchior, Margarida; Velez, Isabel. 2012. "Lesson Study: um contributo para a formação de professores e promoção do sucesso escolar. Ateliê: Currículo e formação de
professores IX (Projeto + Sucesso). ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? , In Livro do Colóquio, Lisboa. |
|
|
|
9. |
Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of
Schools", Trabalho apresentado em Ninth Annual Hawaii International Conference on Education, In Proceedings of Ninth Annual Hawaii International Conference on Education, Hawai. |
|
|
|
10. |
Costa, Estela. 2011. "The role of network-based knowledge in legitimating education policy options and the policy debate in Portugal ", Trabalho apresentado em 6th Interpretive Policy Analysis Conference- Discursive Spaces. Politics, Practices and Power, In Proceedings of 6th Interpretive Policy Analysis Conference- Discursive Spaces. Politics, Practices and Power, Cardiff - País de Gales. |
|
|
|
11. |
Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "Repercussões das inspecções europeias no espaço europeu de educação: o caso da avaliação das escolas em Portugal", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE. , In Guia para o XI Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, Guarda. |
|
|
|
12. |
Costa, Estela. 2010. "Os novos modos de governação e multi-regulação da Educação: o estudo PISA da OCDE enquanto Instrumento de Regulação Baseado
no conhecimento. ", Trabalho apresentado em I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, In Desafios teóricos e metodológicos – I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro. |
|
|
|
13. |
Costa, Estela. 2009. "Em torno da recepção de um instrumento de regulação baseado no conhecimento – o que nos dizem os decisores políticos sobre
o ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA). ", Trabalho apresentado em X Congresso da SPCE, In Investigar, Avaliar, Descentralizar – Actas do X Congresso da SPCE, Bragança. |
|
|
|
14. |
Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2010. "When Knowledge and Policy merge: The case the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) ", Trabalho apresentado em 5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices:Politics-Legitimacy-Power’ , In In Proceedings (CdRom) of 5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices:Politics-Legitimacy-Power’
, Grenoble. |
|
|
|
15. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela; Menitra, Carla. 2009. "O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol).", Trabalho apresentado em Fórum de Investigação em Ciências da Educação, In Livro de resumos, Lisboa. |
|
|
|
16. |
Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2009. "Knowledge and policy: the use of a KRT (Knowledge-based Regulation Tool) in policy-making. The case of OECD’s Programme for
international student assessment (PISA). ", Trabalho apresentado em PISA Research Conference, In Conference booklet - PISA Research Conference, Kiel. |
|
|
|
17. |
Costa, Estela; Valente, Odete. 1996. "Objectivos da F.P.S. e Manuais de Língua Portuguesa do 9º Ano de Escolaridade", Trabalho apresentado em II Congresso de EDucação do Algarve, In Programa e Resumos das Comunicações, Faro. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Costa, Estela. 2015. "Da liderança pedagógica do diretor escolar aos processos de reconfiguração organizacional da escola", Estado da Educação 2014, Ano 2014: 254 - 261. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "A análise de necessidades de formação ao serviço do desenvolvimento organizacional da Escola", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , Coimbra. |
|
|
|
2. |
Costa, Estela. 2014. "Autoavaliação como instrumento de emancipação e regulação das escolas”", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , Coimbra. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Costa, Estela; Baptista, Mónica. 27 maio 2013. "Programa Mais Sucesso Esclar: a rota para o sucesso" Jornal Tribuna, 12 - 12. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Costa, Estela. 2014. "WEBINAR – Direção Geral de Educação/Ministério da Educação e Ciência – Parcerias pedagógicas ". Lisboa - MEC: Ministério da Educação e Ciência - Direção Geral da Educação. |
2. |
Costa, Estela. 2011. "National Policies and New Forms of Social Regulation within the Framework of Europeanization". Oxford, United Kingdom: Martin Lawn.
|
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Costa, Estela; Almeida, Marta; Pinho, Ana S. ESTUDO DE AVALIAÇÃO SOBRE A EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ENSINO BILINGUE PRECOCE (EBP),2014 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Costa, Estela; Viseu, Sofia; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. PISA in public debate: the case of Portugal. ,The European Conference on Educational Research (ECER) ,Budapeste,2015 (Comunicação). |
2. |
Costa, Estela; Almeida, Marta; Pinho, Ana S. Apresentação dos resultados do estudo de avaliação sobre a eficácia da implementação do projeto Ensino Bilingue Precoce (EBP).
,Conferência internacional intitulada Ensino bilingue precoce/CLIL em Inglês no 1.º CEB – Uma realidade em construção em Portugal,Lisboa,2015 (Comunicação). |
3. |
Viseu, Sofia; Costa, Estela. Evaluation as a public policy instrument: a study on calls for R&D projects in educational research,The European Conference on Educational Research (ECER),Budapeste,2015 (Comunicação). |
4. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. Autoavaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos
de Escolas,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação). |
5. |
Andrade, Vanessa; Baptista, Mónica; Almeida, Marta; Costa, Estela; Matoso, Carla; Évora, Cátia; Freire, Ana M. O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física
e Química,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação). |
6. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. A escola aprendente: o exemplo de Escolas TEIP,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação). |
7. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. A análise de necessidades de formação ao serviço do desenvolvimento organizacional da Escola,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. ,Coimbra,2014 (Comunicação). |
8. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. ,Coimbra,2014 (Comunicação). |
9. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. Autoavaliação como instrumento de emancipação e regulação das escolas,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável,Coimbra,2014 (Comunicação). |
10. |
Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes.,Jornadas Pedagógicas 2013 ,Odivelas,2013 (Comunicação). |
11. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. The School Evaluation Process as a Knowledge Process: Flows and Phases in a Policy Process,The European Conference on Educational Research (ECER) Creativity and Innovation in Educational Research,Istambul,2013 (Comunicação). |
12. |
Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. As potencialidades do trabalho colaborativo como mecanismo de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de
escolas TEIP,Jornadas Pedagógicas 2013 ,Odivelas,2013 (Comunicação). |
13. |
Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. As potencialidades do trabalho colaborativo como mecanismo de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de
escolas TEIP,Jornadas Pedagógicas 2013 do ISCE /ISCSP ,Lisboa,2013 (Comunicação). |
14. |
Carvalho, Luís M; Viseu, Sofia; Costa, Estela. What’s my job? New policies, new work contexts, new scripts for school heads,The European Conference on Educational Research (ECER) Creativity and Innovation in Educational Research,2013 (Comunicação). |
15. |
Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes,Jornadas Pedagógicas 2013 do ISCE /ISCSP,Lisboa,2013 (Comunicação). |
16. |
Baptista, Mónica; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Ponte, João P. Lesson Study: um contributo para a formação de professores e promoção do sucesso escolar. ,XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?,Lisboa,2012 (Comunicação). |
17. |
Baptista, Mónica; Ponte, João P; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional,EIEM 2012 - Encontro de Investigação em Educação Matemática (Sociedade Portuguesa em Investigação em Educação Matemática,Castelo de Vide,2012 (Comunicação). |
18. |
Carvalho, Luís M; Menitra, Carla; Costa, Estela. The role of intermediary actors in the fabrication of education policies in Europe.,The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All. ,Cádiz,2012 (Comunicação). |
19. |
Costa, Estela; Baptista, Mónica; Ponte, João P. A codocência como prática organizacional propiciadora de aprendizagem de alunos em risco de insucesso: potencialidades e dificuldades,XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?,Lisboa,2012 (Comunicação). |
20. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Barroso, João. O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol). ,II Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Porto,2012 (Comunicação). |
21. |
Baptista, Mónica; Ponte, João P; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico,XXIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática,Coimbra,2012 (Comunicação). |
22. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. External evaluation of public schools in Portugal: observing the knowledge transformation processes in a knowledge regulation
tool,Embodied, inscribed, enacted': a KNOWandPOL workshop,Edimburgo,2011 (Outra). |
23. |
Costa, Estela. The OECD’s ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA): a ‘glonacal’ regulation tool of educational policies,“Urban Education” - The European Conference on Educational Research (ECER),Berlim,2011 (Comunicação). |
24. |
Costa, Estela; Pires, Ana M. How knowledge becomes regulation in the European education space: the Portuguese school evaluation policy under the influence
of european inspections.,“Urban Education” - The European Conference on Educational Research (ECER),Berlim,2011 (Comunicação). |
25. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. School evaluation policies: the case of Portugal,55th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES),Montreal,2011 (Conferência ou palestra). |
26. |
Costa, Estela; Pires, Ana M. The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of
Schools.,Ninth Annual Hawaii International Conference on Education,Honolulu ,2011 (Comunicação). |
27. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. PISA – fabrication, circulation and use in six european countries,The end users meeting (equipa belga da educação) - Projecto KNOWandPOl,Louvain-la-Neuve,2010 (Seminário). |
28. |
Costa, Estela. Os novos modos de governação e multirregulação da educação: o estudo PISA da OCDE enquanto instrumento de regulação supranacional
baseado no conhecimento (KRT),I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,Lisboa,2010 (Comunicação). |
29. |
Costa, Estela; Kiss, Adel. Dealing with Opposition: uncomfortable moments in research.,The European Conference on Educational Research (ECER)- Education and Cultural Change ,Helsínquia,2010 (Simpósio). |
30. |
Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. When Knowledge and Policy merge: The case the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) ,5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices: Politics-Legitimacy-Power’ ,Grenoble,2010 (Comunicação). |
31. |
Costa, Estela. Os novos modos de governação da educação: o estudo PISA enquanto instrumento de regulação supranacional,I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação ,Aveiro,2010 (Comunicação). |
32. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. Avaliação de Escolas: Diversidades e Confluências,III Seminário Internacional - Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas ,Porto,2010 (Seminário). |
33. |
Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. Knowledge and policy: the use of a KRT (Knowledge-based Regulation Tool) in policy-making. The case of OECD’s Programme for
international student assessment (PISA).,PISA Research Conference,Kiel,2009 (Comunicação). |
34. |
Costa, Estela. Em torno da recepção de um instrumento de regulação baseado no conhecimento – o que nos dizem os decisores políticos sobre
o Programme for International Student Assessment (PISA)?,X Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação -Investigar, avaliar, Descentralizar,Bragança,2009 (Comunicação). |
35. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Barroso, João; Menitra, Carla. O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol).,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Lisboa,2009 (Comunicação). |
36. |
Costa, Estela. Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores.,Seminário da Primavera,Lisboa,2007 (Comunicação). |
37. |
Costa, Estela. No Trilho de uma Escola Pluridimensional: O Manual Escolar e a Educação para os Valores na Aula de Língua Materna.,V Congresso da AEPEC - Globalização e Diversidade. A escola cultural, uma resposta ,Évora,1998 (Comunicação). |
38. |
Costa, Estela; Antunes, Helena. As Ordens Instrucional e Reguladora: Que Espaço na Escola Cultural?.,V Congresso da AEPEC - Globalização e Diversidade. A escola cultural, uma resposta ,Évora,1998 (Comunicação). |
39. |
Costa, Estela; Valente, Odete. Objectivos da F.P.S. e Manuais de Língua Portuguesa do 9º Ano de Escolaridade.,II Congresso de Educação do Algarve - A Reforma Educativa em Debate. Da Educação da Infância ao Ensino Superior,Faro,1996 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Afonso, Natércio; Costa, Estela. A política pública de avaliação das escolas , 2015 (Extensão), promovido por Microsoft ‘Líderes Inovadores’.. Duração: 3 horas. Local: Microsoft, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. A observação de aulas como prática indutora de desenvolvimento profissional e organizacional” , 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Ourém . Duração: 4 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Ourém , Cidade: Ourém, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. Processos de autoavaliação num agrupamento de escolas , 2014 (Aperfeiçoamento). Duração: 30 horas. Local: Escola Secundária Lima de Freitas, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Outra. |
4. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. A conceção de planos de formação – da análise de necessidades ao desenvolvimento profissional e organizacional das escolas, 2014 (Aperfeiçoamento). Duração: 15 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
Almeida, Marta; Costa, Estela. A observação de aulas como prática indutora de desenvolvimento profissional , 2014 (Aperfeiçoamento). Duração: 4 horas. Local: Escola Secundária de Ferreira do Zêzere, Cidade: Ferreira do Zêzere, Tipo de participação: Outra. |
6. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. Avaliação externa e autoavaliação ao serviço da melhoria da escola, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por ALMADAFORMA. Duração: 60 horas. Local: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Cidade: Almada, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.Tipo de participação: Docente. |
8. |
Costa, Estela; Almeida, Marta. Avaliação externa e autoavaliação ao serviço da melhoria da escola, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por EDUCATIS – Centro de Formação . Duração: 60 horas. Local: EDUCATIS – Centro de Formação , Cidade: Benavente, Tipo de participação: Docente. |
9. |
Costa, Estela; Pais, Hélder. Medidas Organizativas da Escola - Seminário Sucesso Educativo - Desafios e Oportunidades, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por DGE - Direção-Geral da Educação. Duração: 2 horas. Local: Escola Superior de Música, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Outra. |
10. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2012 (Aperfeiçoamento). |
11. |
Costa, Estela. Seminário 'Entrevistas a políticos, administradores e peritos' - 4º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento
em Ciências da Educação/Administração Educacional (2011-2012, 2012 (Extensão), promovido por Coordenação do Doutoramento em Política e Administração Educacional. Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft. Duração: 3 horas. Local: Microsoft - Parque das Nações, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
13. |
Costa, Estela; Menitra, Carla. Seminário ‘Contributos para a análise das relações entre conhecimento e política da educação: dois exemplos nacionais' - Mestrado
em Ciências da Educação – Administração Educativa (2010/2011), 2012 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional . Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
14. |
Costa, Estela. Seminário ‘Itinerários de uma Investigação’, ao 4º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração
Educacional (2011-2012, 2011 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional . Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
15. |
Costa, Estela. Seminário ‘Avaliação Organizacional ’, ao Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educativa (2011/2012), 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional . Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
16. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft. Duração: 3 horas.. |
17. |
Costa, Estela. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2011 (Aperfeiçoamento). Duração: 3 horas.. |
18. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft. Duração: 3 horas.. |
19. |
Costa, Estela. Seminário ‘Percursos de uma Investigação’ - 3º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração
Educacional (2009-2010). , 2010 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional . Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
20. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. Conhecimento e política: os novos referenciais das políticas educativas. Curso de Formação Contínua para Inspectores da Educação, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Duração: 6 horas. Local: Inspecção-Geral da Educação, Cidade: Lisboa. |
21. |
Costa, Estela. A articulação entre os instrumentos de gestão e o modelo de avaliação do desempenho docente, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da educação - DGRHE / Centros de Formação de Professores. Duração: 25 horas. Local: Centro de formação Educatis, Cidade: benavente. |
22. |
Costa, Estela. Seminário ‘Actores e Conhecimento: comissões de especialistas’ - 2º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento
em Ciências da Educação/Administração Educacional (2007-2008) , 2007 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional . Duração: 3 horas. Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
23. |
Costa, Estela. Enquadramento do Modelo de Avaliação de Desempenho Docente. Competência, Desempenho e Avaliação Profissionais, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação/Centros de Formação de Professores. Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Educatis , Cidade: Benavente. |
24. |
Costa, Estela. Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação - DGRHE / Centros de formação de Professores. Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Educatis, Cidade: Benavente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Costa, Estela. Encontro “SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje,2015 (Encontro / Organização). |
2. |
Costa, Estela. VI Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2015 (Encontro / Organização). |
3. |
Costa, Estela. Inspeção, conhecimento e regulação da educação,2014 (Seminário / Organização). |
4. |
Baptista, Mónica; Costa, Estela. VIII Seminário Escolas Híbridas - Projeto Mais Sucesso Escolar,2012 (Seminário / Organização). |
5. |
Costa, Estela. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2012 (Encontro / Organização). |
6. |
Costa, Estela. II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2011 (Encontro / Organização). |
7. |
Costa, Estela. Reunião Científica Internacional do Projecto KNOWandPOL,2009 (Encontro / Organização). |
8. |
Costa, Estela. Reunião Científica Internacional do Projecto KNOWandPOL (Sector da Educação) ,2009 (Encontro / Organização). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Costa, Estela. O Programme for International Student Assessment (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas ,2011. TESE DE DOUTORAMENTO. |
2. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. The external evaluation of public schools - The case of Portugal.,2010.
|
3. |
Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. PISA -Fabrication, circulation and use in 6 european countries.,2009.
|
4. |
Costa, Estela; Freeman, Richard; Smith-Merry, Jennifer; Sturdy, Steve. The fabrication, circulation and use of knowledge-based regulatory instruments in European countries,2009. |
5. |
Costa, Estela; Carvalho, Luís M. Production of OCDE's "Programme for International Student Assessment" (PISA). ,2009.
|
6. |
Costa, Estela; Afonso, Natércio. Study on the Use and Circulation of PISA at the national level. The Reception of PISA in Portugal,2009. |
7. |
Costa, Estela; Carvalho, Luís M. Literature Review Report - Production of OCDE's "Programme for International Student Assessment" (PISA). ,2008. |
8. |
Costa, Estela; Barroso, João; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Fontoura, Madalena. The social and cognitive mapping of policy The education sector in Portugal ,2008. |
9. |
Costa, Estela; Barroso, João; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Fontoura, Madalena. Policy learning mechanisms and morphology of knowledge. Field research in Portugal – education sector,2007. |
10. |
Costa, Estela. Da Disciplina de Língua Portuguesa para os Objectivos da Formação Pessoal e Social do Nosso Sistema Educativo – Um Itinerário
por Manuais do 9º Ano De Escolaridade,1998. Dissertação de Mestrado. |
11. |
Costa, Estela. As Ordens Instrucional e Reguladora: Um Estudo em duas escolas.,1995. Projecto Final de Investigação em Educação no âmbito do Curso De Pós-Licenciatura em Educação. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Carlos Alberto Pesqueira Marques Sant Ovaia, Os exames nacionais. Análise sociopolítica de um Instrumento de Regulação, 2014. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
2. |
MARIA DULCE CAMPOS NISA PEREIRA, Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento, 2014. (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Alfredo Arcanjo, Contributo da avaliação externa da escola na promoção da qualidade da educação: um estudo de caso na Escola Secundária do
Seles. , 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda (Orientador). |
2. |
Feliciano Ngunji , Gestão participada no magistério primário do Waku-Kungo como garante da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. , 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda (Orientador). |
3. |
Mariana Bessa, O PAVE como orientador de processos de autoavaliação participada - O Caso da Escola Nzinga Mbande. Dissertação, 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda (Orientador). |
4. |
Manuel Zau, O processo de Avaliação do Ensino Superior Privado Como Estratégia de Garantia da qualidade de Ensino., 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda (Orientador). |
5. |
Maria José Castelo Branco, De que modo gere o Diretor as relações Externas?, 2013. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
6. |
Agripina Vieira, O Projecto Educativo de Escola como Instrumento de liderança, 2013. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
7. |
Anabela Brito, O quotidiano do diretor e a concretização do seu projeto, 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Albertina Sardo, Albertina Sardo, 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus (Orientador). |
2. |
Paula Moreira , Paula Moreira, 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
1. Rafaela Lopes Belo , Um olhar sobre a Cultura Organizacional da Inspeção-Geral da Educação e Ciência – Perceções sobre o contexto e os seus atores, 2016. (Orientador). |
2. |
Soraia Inês Lemos Correia , Um olhar sobre o perfil do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos Jardins-de-infância da rede provada
- IPSS. , 2016. (Orientador). |
3. |
Soraia Vanessa Rocha Rodrigues , Inspeção-Geral da Educação e Ciência e avaliação das escolas: o caso da autoavaliação de um agrupamento de escolas. Um olhar
a partir de quem avalia e de quem é avaliado, 2016. (Orientador). |
4. |
Ana Catarina Gonçalves dos Santos, A ação da Direção-Geral da Educação na conceção, produção e revisão das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2015. Universidade de Lisboa (Orientador). |
5. |
Mariana Isabel Glória Tempera, Planos de Melhoria, Aprendizagem Organizacional e Regulação da Educação – Uma análise dos planos de melhoria das escolas da
Área Territorial de Inspeção de Lisboa e Vale do Tejo (2012/2013) , 2015. (Orientador). |
6. |
Ana Paula Monteiro Garcia, REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA E DE DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS - Uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013/2014, 2015. Universidade de Lisboa (Orientador). |
7. |
Ana Filipa Gonçalves , As representações das equipas de avaliação externa da IGEC na dimensão relativa à autoavaliação das escolas , 2014. (Orientador). |
8. |
Sara Saraiva, A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento, 2014. Universidade de Lisboa (Orientador). |
9. |
Vanessa Patrícia Martins Antão, A Administração Educativa e as Políticas de Formação de Professores. O caso da Conceção e Implementação de um Projeto-Piloto
- Ensino Bilingue Precoce no 1° CEB , 2014. (Orientador). |
10. |
Tânia Oliveira, Perceções das equipas de avaliação externa em relação às suas práticas de avaliação, 2014. Universidade de Lisboa (Orientador). |
11. |
Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins, A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform, 2013. (Co-orientador). |
12. |
Diana Patrícia Blanco Lemos, Avaliação Externa das Escolas em Portugal e das Escolas Europeias - uma perspetiva comparativa, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador). |
13. |
Patrícia Alexandra Tavares Rocha, Que ruturas e que continuidades: do antigo para o novo ciclo de avaliação externa das escolas, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador). |
14. |
Sérgio Miguel dos Santos Rodrigues, A Cultura Organizacional e o papel do gestor de formação, 2012. Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
15. |
Susana Martins, Evolução das intervenções da atividade de Organização do Ano Letivo nos últimos 10 anos, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador). |
16. |
Cátia Liliana Barroso Ferreira, Os Processos de Gestão de uma Organização e a Meta-avaliação para a Ação Organizacional, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador). |
1. |
Rafaela Belo , IGEC, 2014. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria Manuela Jacinto . Esferas de influência na avaliação de professores , 2014. |
2. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria Cecilia Bochio . El Director de Agrupamiento Escolar: Regulado y regulador de las políticas educativas. Estudio de un Sistema de Acción Concreto
construido en un Agrupamiento Escolar, 2014. |
3. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria Regina Maneschy Faria Sampaio. Caminhos da recepção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior, 2013. |
4. |
Costa, Estela. Participação no júri de Mariano Alves de Brito. A expansão do ensino médio e acesso ao ensino superior como política de equidade, 2013. |
5. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria Regina Maneschy Faria Sampaio. Caminhosda receção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior, 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
1. |
Costa, Estela. Participação no júri de Soraia Inês Lemos Correia . Um olhar sobre o perfil do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos Jardins-de-infância da rede provada
- IPSS, 2016. |
2. |
Costa, Estela. Participação no júri de Soraia Vanessa Rocha Rodrigues . Inspeção-Geral da Educação e Ciência e avaliação das escolas: o caso da autoavaliação de um agrupamento de escolas. Um olhar
a partir de quem avalia e de quem é avaliado, 2016. |
3. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Luísa Lopes . A satisfação pessoal na formação profissional., 2016. |
4. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria de Fátima Morais Mendes . Olhares sobre os Coordenadores TEIP enquanto gestores Escolares. Estudos de Caso no Distrito de Setúbal, 2016. |
5. |
Costa, Estela. Participação no júri de Rafaela Lopes Belo . Um olhar sobre a Cultura Organizacional da Inspeção-Geral da Educação e Ciência – Perceções sobre o contexto e os seus atores, 2016. |
6. |
Costa, Estela. Participação no júri de Catarina Vitória da Carmo . Intervenção autárquica e Educação Escolar em Óbidos – Fábrica da Criatividade, 2016. |
7. |
Costa, Estela. Participação no júri de Diana Soraia Bastos . Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação para a (re)integração no mercado de trabalho., 2016. |
8. |
Costa, Estela. Participação no júri de Patrícia Sofia Cortes Jarreta . –Whole School Inspection nas Escolas Europeias – desafios e contradições, 2016. |
9. |
Costa, Estela. Participação no júri de , Patricia João Mendes Rosa . Implementação do Sistema de Gestão da Informação na Marinha Portuguesa – uma análise dos processos de regulação, 2016. |
10. |
Costa, Estela. Participação no júri de Mariana Isabel Glória Tempera . Planos de Melhoria, Aprendizagem Organizacional e Regulação da Educação – Uma análise dos planos de melhoria das escolas da
Área Territorial de Inspeção de Lisboa e Vale do Tejo (2012/2013), 2016. |
11. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Margarida Feliciano Mendonça . Da promoção de projetos e atividades de caráter educativo à definição de uma política educativa municipal: O caso do município
de Alenquer., 2016. |
12. |
Costa, Estela. Participação no júri de Francielle Campos da Silva . Processos Organizacionais na implementação de um Sistema de informação de apoio à gestão escolar, 2016. |
13. |
Costa, Estela. Participação no júri de Catarina Alexandra Félix Vaz . O papel do gestor numa empresa de formação, 2016. |
14. |
Costa, Estela. Participação no júri de Diana Isabel Bolinhas Rodrigues . Cultura Organizacional e Regulação – Um olhar a partir da Divisão da Educação Pré-Escolar e do ensino Básico da Direção-Geral
da Educação , 2016. |
15. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Catarina Pires Gonçalves . Contributo para a compreensão da construção discursiva de uma política - A produção escrita sobre autoavaliação de escolas
em Portugal (1986-2014)., 2015. |
16. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Paula Monteiro Garcia. Representações de escola e de dinâmicas organizacionais -Uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013/2014 , 2015. |
17. |
Costa, Estela. Participação no júri de Sara Filipa Fernandes Blanco. Gestão Escolar e Dinâmicas de Avaliação Externa num Agrupamento de Escolas, 2015. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
18. |
Costa, Estela. Participação no júri de Feliciano Ngunji . Gestão participada no magistério primário do Waku-Kungo como garante da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. , 2014. |
19. |
Costa, Estela. Participação no júri de Sara Castanheira de Carvalho Pereira Saraiva. A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento , 2014. |
20. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Filipa Ferreira Gonçalves. As representações das equipas de avaliação externa da IGEC na dimensão relativa à autoavaliação das escolas, 2014. |
21. |
Costa, Estela. Participação no júri de Mariana Bessa. O PAVE como orientador de processos de autoavaliação participada - O Caso da Escola Nzinga Mbande, 2014. |
22. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes Vicente. A Regulação da Avaliação do Desempenho do Diretor Escolar. Competências de Gestão e Liderança, 2014. |
23. |
Costa, Estela. Participação no júri de Tânia Mafalda Oliveira. Perceções das equipas de avaliação externa em relação às suas práticas de avaliação, 2014. |
24. |
Costa, Estela. Participação no júri de Vanessa Patrícia Martins Antão. A Administração Educativa e as Políticas de Formação de Professores. O caso da Conceção e Implementação de um Projeto-Piloto
- Ensino Bilingue Precoce no 1° CEB , 2014. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
25. |
Costa, Estela. Participação no júri de Débora Lia de Andrade Silva. O Trabalho do Gestor Escolar e a Tomada de Decisão: Percepções e estratégias de uma Directora de AE TEIP, 2014. |
26. |
Costa, Estela. Participação no júri de Alfredo Arcanjo . Contributo da avaliação externa da escola na promoção da qualidade da educação: um estudo de caso na Escola Secundária do
Seles. , 2014. |
27. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Rita Póvoa da Silva. O Espaço de Intervenção de um Centro de Formação de Associação de Escolas, 2014. |
28. |
Costa, Estela. Participação no júri de João Carlos Manique Silva. Estratégias de Liderança de um Diretor Escolar, 2013. |
29. |
Costa, Estela. Participação no júri de Íris Cristina Alves dos Santos. Todos diferentes ou todos iguais? - Lógicas de ação de educadores de infância face à diversidade cultural., 2013. |
30. |
Costa, Estela. Participação no júri de João Manuel Pires Martins Nunes. O impacto d avaliação externa na escola, 2013. |
31. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Lúcia Lopes de Almeida. Dinâmicas de Avaliação na Escola: um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades, 2013. |
32. |
Costa, Estela. Participação no júri de Anabela Brito. O quotidiano do diretor que tem o seu próprio projeto de escola. , 2013. |
33. |
Costa, Estela. Participação no júri de Cláudia Gorjão. O Papel do Gestor Escolar numa Escola inglesa, 2013. |
34. |
Costa, Estela. Participação no júri de Nuno Miguel Barata Lopes Vicente. Autonomia e Contratualização num Agrupamento de Escolas TEIP - A Visão de um diretor, 2013. |
35. |
Costa, Estela. Participação no júri de Luísa Supico. Trabalho do Director nos Agrupamentos de Escolas, 2013. |
36. |
Costa, Estela. Participação no júri de Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins. A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform, 2013. |
37. |
Costa, Estela. Participação no júri de Susana Martins. Evolução das intervenções da atividade de Organização do Ano Letivo nos últimos 10 anos, 2013. |
38. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria José Quintela Castelo Branco. De que modo gere o Diretor as relações Externas? , 2013. |
39. |
Costa, Estela. Participação no júri de Agripina Vieira. O Projecto Educativo de Escola como Instrumento de liderança, 2013. |
40. |
Costa, Estela. Participação no júri de Carla Marta Saraiva Amado Lopes de Carvalho. A Escola e o meio – o diretor de turma como elo privilegiado. , 2012. Dissertação (Administração e Organização Escolar) - Universidade de Lisboa. |
41. |
Costa, Estela. Participação no júri de Sérgio Miguel dos Santos Rodrigues. A Cultura Organizacional e o Papel do Gestor de Formação, 2012. |
42. |
Costa, Estela. Participação no júri de João Carlos Malta Coelho. O balanced scorecard na Escola pública, 2012. Dissertação (Administração Educacional) - Instituto Superior de Educação e Ciências. |
43. |
Costa, Estela. Participação no júri de Cátia Ferreira. Os Processos de Gestão de uma Organização e a Meta-avaliação para a Ação Organizacional, 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
44. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Cristina de Abreu Cardoso. Práticas de Gestão num sector de Formação de uma Empresa de Telecomunicações. , 2012. |
45. |
Costa, Estela. Participação no júri de José Miguel Correia Ninhos. Práticas de gestão numa empresa de consultoria de formação, 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
46. |
Costa, Estela. Participação no júri de Denise Alexandra de Jesus Cunha. Educar é Transformar o Mundo - Lógicas de Ação num Colégio Privado, 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
47. |
Costa, Estela. Participação no júri de Raquel Filipa Costa Rodrigues. Dinâmicas Internas de Autoavaliação de Escola – Contributo para um planeamento de melhoria, 2012. |
48. |
Costa, Estela. Participação no júri de Diana Patrícia Blanco Lemos. Avaliação externa das escolas em Portugal e das escolas europeias - uma perspetiva comparativa, 2012. |
49. |
Costa, Estela. Participação no júri de Patrícia Alexandra Tavares Rocha. Que ruturas e que continuidades: do antigo para o novo ciclo de avaliação externa das escolas , 2012. |
50. |
Costa, Estela. Participação no júri de João António dos Santos Loureiro. A acção do Director de Escola em contexto de Avaliação Externa: funções e decisões, 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
51. |
Costa, Estela. Participação no júri de Luísa Emília Casaca Gaboleiro . A intervenção dos pais no percurso escolar dos filhos., 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
52. |
Costa, Estela. Participação no júri de Manuel João Belém Veva. O Conselho Geral – Representações dos Actores e Participação, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Instituto Superior de Ciências Educativas. |
53. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria Inês Mendonça de Andrade . Auto-avaliação: um dispositivo de conhecimento ao serviço da melhoria da escola. A participação dos actores-chave da comunidade
educativa , 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
54. |
Costa, Estela. Participação no júri de Joana Paredes Valpaços. A Gestão de uma microempresa educativa: o quotidiano do gestor e as estratégias de comunicação externa, 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
55. |
Costa, Estela. Participação no júri de Maria Fernanda Pereira Fernandes . Centros e periferias de um Agrupamento por inventar: narrativas de um Conselho Geral Transitório., 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
56. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Mafalda Santos Pinto. O Município e a Educação – o caso da gestão do pessoal não docente, 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
57. |
Costa, Estela. Participação no júri de Sílvia Mendes. A Educação na freguesia: o caso da junta de freguesia de Carnnide, 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
58. |
Costa, Estela. Participação no júri de Umarú Baldé. Inspeção-Geral da Educação, 2011. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Costa, Estela. Participação no júri de Teresa Valente. O papel do director de turma como elo de ligação entre a família e a escola, 2000. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus. |
1. |
Costa, Estela. Participação no júri de Ana Catarina Gonçalves dos Santos . A ação da Direção-Geral da Educação na revisão e conceção das orientações curriculares para a educação pré-escolar, 2016. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Costa, Estela. Estela Costa (vogal) - Bolsa de Mérito Social - colaboração de estudantes em atividades de apoio a docentes/estudantes em
projetos de mobilidade, no quadro de programas nacionais, europeus e internacionais, 2011. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Gestão escolar e organizações aprendentes por uma Escola (mais) reflexiva, 2016 (Conferência). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes ; Nome da Instituição: ISCED; Cidade do evento: Odivelas / ISCED. |
2. |
‘Fabricación de la calidad: políticas e instrumentos’. Conferencia abierta del Máster de Calidad y Mejora de la Educación, 2016 (Conferência). Nome da Instituição: Universidad Autónoma de Madrid; Cidade do evento: Madrid / Universidad Autónoma de Madrid. |
3 |
A Liderança, 2013 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Mesa Redonda – “Ambiente Escolar – Cruzando Olhares”; Nome da Instituição: Direção da Escola Secundária António Damásio; Cidade do evento: Lisboa / Escola Secundária António Damásio. |
4. |
O PISA - programme for international student assessment - como instrumento de regulação das políticas, 2013 (Seminário). Cidade do evento: Benavente / Cine teatro de Benavente. |
5. |
Avaliação Externa e auto-avaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional
nos Agrupamentos de Escolas, 2013 (Seminário). Nome do evento: Encontros em Benavente – Pensar a Escola – Políticas e Ação Pública em Educação; Nome da Instituição: Centro de Formação Educatis e Agrupamento de Escolas de Benavente.; Cidade do evento: Benavente / Cine Teatro de Benavente. |
6. |
Algumas questões em torno da Avaliação de Instituições do Ensino Superior. , 2013 (Conferência). Nome do evento: Palestra de Avaliação; Nome da Instituição: Ministério da Educação de Angola; Cidade do evento: Luanda / Ministério . |
7. |
A instrumentação da ação pública. Governar pelos instrumentos baseados no conhecimento , 2013 (Seminário). Nome do evento: 2º Encontro na Fernão – “Políticas e Práticas Educativas em discussão” ; Nome da Instituição: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e pelo Centro de formação Almadaforma (CEFECA); Cidade do evento: Almada / Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. |
8. |
A avaliação como instrumento de gestão, 2013 (Seminário). Nome do evento: XV Seminário Regional de Educação de Tomar “A Qualidade na Educação”.; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Tomar e CFP 'Os Templários'; Cidade do evento: Tomar / Cine Teatro paraíso. |
9. |
Lideranças intermédias, desenvolvimento organizacional e promoção das aprendizagens dos alunos, 2013 (Seminário). Nome do evento: As lideranças nas escolas e os impactos nas organizações e nas aprendizagens; Nome da Instituição: REDE de Centros entre Tejo e Sado; Cidade do evento: Barreiro / Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. |
10. |
‘Entre a Prestação de Contas e a melhoria: o lugar das políticas de avaliação de escolas’, 2012 (Seminário). Nome da Instituição: Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ciências da Educação; Cidade do evento: Luanda / Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED de Luanda. |
11 |
A área de administração educacional - da Licenciatura ao Mestrado, 2012 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. ; Nome da Instituição: GAPE e IE; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
12. |
“A Gestão do Pedagógico: um desafio para o gestor escolar” , 2011 (Seminário). Nome do evento: Seminário “A Gestão da Qualidade da Escola"; Nome da Instituição: SINASE & Educatis - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos; Cidade do evento: Benavente / Escola Secundária de Benavente. |
13 |
“Políticas públicas de educação: problemas e perspectivas”, 2011 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Colóquio Políticas Públicas de Educação.; Nome da Instituição: Fórum Português de Administração Educacional; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
14. |
“O PISA na Europa: difusão e indigenação. Um olhar a partir dos estudos sobre a circulação e uso do PISA em seis países” , 2011 (Conferência). Nome do evento: Conferência Portuguesa Final do Projecto KNOWandPOL; Nome da Instituição: Equipa Portuguesa do Projeto Europeu KNOWandPOL; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
15. |
"KNOWandPOL at a Glance: Some personal thoughts concerning the project", 2011 (Conferência). Nome do evento: Conferência internacional final do Projecto KNOWandPOL; Nome da Instituição: Equipa de Coordenação do Projeto europeu KNOWandPOl; Cidade do evento: Bruxelas / Fundação Universitária. |
16. |
"Accountability and Knowledge: European and Canadian perspectives - ‘School evaluation policies: the case of Portugal’, 2011 (Conferência). Nome do evento: 55th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES); Nome da Instituição: Mc Gill Faculty of Education ; Cidade do evento: Montréal / Mc Gill Faculty of Education . |
17 |
“Avaliação de Escolas: Diversidades e Confluências”, 2010 (Mesa-Redonda). Nome do evento: III Seminário Internacional - Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas ; Nome da Instituição: ARQME; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. |
18. |
“PISA – fabrication, circulation and use in six european countries”., 2010 (Seminário). Nome do evento: The end users meeting -; Nome da Instituição: Equipa Belga do projeto europeu KNOWandPOL; Cidade do evento: Louvain-la-Neuve. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Mesa redonda Liderança e Gestão na Escola Pública, 2015 (Encontro). Nome do evento: Encontro “SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje; Nome da Instituição: Instituto de Educação da universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da universidade de Lisboa. |
2. |
Painel de investigadores em Ciências da Educação na área de Administração e Política Educacional intitulado “A INSPECÇÃO NO
ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, 2014 (Seminário). Nome do evento: Seminário ‘Inspeção, conhecimento e regulação da educação’ ; Nome da Instituição: IEULisboa; Cidade do evento: Lisboa / IEULisboa. |
3. |
Painel ‘Ser escola hoje: o papel do projeto educativo’, 2014 (Encontro). Nome do evento: I Jornadas dos Mestrados em Ensino – Ser Professor Hoje ; Nome da Instituição: IEULisboa; Cidade do evento: Lisboa / IEULisboa. |
4. |
Conferência I: As Ciências da Educação, hoje! Primeira parte: Nós somos Ciências da Educação: do campo às práticas, 2013 (Conferência). Nome do evento: VI Encontro Nacional de Estudantes em Ciências da Educação (VI ENECE) ; Nome da Instituição: Associação Estudantes IEUL; Cidade do evento: Lisboa / Reitoria da UL. |
5. |
Jornadas Pedagógicas 2013 , 2013 (Simpósio). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas - Supervisão Liderança e Clima de Escola; Nome da Instituição: ISCE/ISCSP; Cidade do evento: Odivelas / ISCE. |
6 |
Sssão temática - modelos organizacionais., 2012 (Mesa-Redonda). Nome do evento: VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas; Nome da Instituição: ME/IEUL; Cidade do evento: Lourinhã / Agrupamento de Escolas da Lourinhã. |
7. |
Seminário II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”, 2012 (Seminário). Nome do evento: Seminário II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”; Nome da Instituição: IEUL/GAPE; Cidade do evento: Lisboa / IEUL. |
8 |
VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas, 2012 (Mesa-Redonda). Nome do evento: VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação. |
9 |
Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. , 2012 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. ; Nome da Instituição: GAPE IE; Cidade do evento: Lisboa / IE. |
10. |
I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2010 (Outra). Nome do evento: I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa / IE. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2012 (Outra). Nome do evento: III Fórum de Jovens Investigadores ; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa . |
2. |
II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2011 (Outra). Nome do evento: II Fórum de Jovens Investigadores; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa . |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Processos de liderança pedagógica e reconfiguração organizacional – um desafio ao diretor escolar, 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Seminário ‘Alargamento da Escolaridade Obrigatória: contextos e desafios’; Nome da Instituição: Conselho Nacional de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Conselho Nacional de Educação. |
2. |
A propósito da liderança pedagógica do diretor escolar, 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Encontro “SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
3. |
Processos de autoavaliação como ferramentas da gestão escolar, 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Encontro“SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Costa, Estela. Revista Educação, Cultura e Sociedade , de 2013/06/01 até 2014/06/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Revista Educação, Cultura e Sociedade .
|
2. |
Costa, Estela. European Educational Research Journal, de 2007/06/01 até 2012/06/01, Editora: European Educational Research Journal. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
48 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
12 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
12 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
13 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
19 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
83 |
Trabalhos técnicos Technical works |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
82 |
Dados complementares (Additional data) |
129 |
Orientações Orientations |
29 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
64 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
33 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
4179
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
03-03-2021
às
14:20:33
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|