Ana Cristina Ferreira de Almeida
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
23/01/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Cristina Ferreira de Almeida |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Almeida, A. C. |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Rua Colégio Novo Coimbra 3001-802 Coimbra Portugal Apartado: 6153 Telefone: (+351)239851450Extensão: 379 Fax: (+351)238851462 Correio electrónico: calmeida@fpce.uc.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia - Psicologia Pedagógica.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1990-1995 |
Mestrado Master degree |
Mestado em Psicologia Pedagógica
(1,5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1984-1989 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura Psicologia Pedagógica
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Out/2004-Actual |
Professor Auxiliar |
Out/1995-Out/2004 |
Assistente |
Jan/1990-Out/1995 |
Assistente Estagiário |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Fev/2013-Out/2013 |
|
Serviço realizado»Executed service: Coord. Projeto "Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal", no Plano de comunicação 2012, OP3 - A União Europeia: Cultura e Cidadania,
Ação 4, Atividades Educativas, pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Organismo Intermediário, Comissão Europeia. |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Motivação e Desenvolvimento Académico |
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social , Membro.
Integra a linha de investigação «Motivação e Desenvolvimento Académico e de Carreira», sob coordenação do investigador principal
José Tomás da Silva.
|
Actual |
European Psychology Learning and Teaching , Outros (especifique).
Representante institucional.
|
Actual |
Ordem Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Actual |
International Association for Cognitive Education and Psychology, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Monteiro, A.; Moreira, J. A. M; Almeida, Ana C. F.. 2012. Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação.. ed. 1, ISBN: 978-989-8557-05-6. Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
2. |
Moreira, José A. M; Monteiro, Angélica; Almeida, Ana C; Lencastre, José A. 2012. Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas Teóricas e Práticas de Investigação. ed. 1, ISBN: 978-989-8557-05-6. Santo Tirso: DeFacto Editores. |
|
|
|
3. |
Monteiro, A.; Moreira, J. A. M; Almeida, Ana C. F.. eds. 2012. Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais (Org.) ed. 1, ISBN: 978-989-8557-02-5. Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Almeida, Ana C. F.. 2012. Treino mediatizado de competências de resolução de problemas (em plataformas digitais). In Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 55 - 77. . Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
2. |
Almeida, Ana C. F.. 2012. Blending Learning e Jogos Digitais. In Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 57 - 78. . Santo Tirso: De Facto Editores.. |
|
|
|
3. |
Almeida, Ana C. F.; Costa, E.. 2012. Jogos na Educação e na Formação: o Projeto GREAT (in press). In Aprender na era digital: jogos e mobile learning, - - -. . -: -. |
|
|
|
4. |
Moreira, J. A. M; Ferreira, A. G; Almeida, Ana C. F.. 2012. Communities of Inquiry em Blended Learning: O 3.º Elemento do Processo de Ensino-Aprendizagem. In Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas teóricas e práticas de investigação, 97 - 132. . Santo Tirso: De Facto Editores. |
|
|
|
5. |
Almeida, Ana C. F.; Moreira, J. A. M. 2011. Self-concept of competence in higher education students learning in virtual environments. In Education in a technological world: communicating current and emerging research and technological efforts, - - -. ISBN: 978-84-939843-3-5. Badajoz: Formatex Research Center. Capítulo de livro a convite. |
|
|
|
6. |
Almeida, Ana C. F.; Simões, M. C. 2002. Anos Incríveis - Séries de treino para pais, professores e crianças: programas de prevenção e intervenção precoce . In Comportamento anti-social e família. Uma abordagem científica , 419 - 474. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
7. |
Almeida, Ana C. F.. 1998. Breves reflexões sobre a formação dos formadores de professores. In Ensaios em Homenagem a Joaquim Ferreira Gomes , 143 - 152. . Coimbra: Minerva. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Moreira, José A. M; Ferreira, António G; Almeida, Ana C. 2013. "Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or one for each? ", OpenPraxis 5, 2: 165 - 178.
|
|
|
|
2. |
Moreira, José A. M; Ferreira, António G; Almeida, Ana C. 2013. "Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or one for each? ", OpenPraxis 5, 2: 165 - 178.
|
|
|
|
3. |
Almeida, Ana C. F.. 2012. "Aprender jogando: Jogos de estratégia e heurísticas de resolução de problemas", Práxis Educacional, 8 (12): 141 - 167. |
|
|
|
4. |
Almeida, Ana C. F.. 2011. "A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia: reflexão em torno da unificação", Psychologica, 52: 5 - 11. |
|
|
|
5. |
Leitão, J. A. G; Figueira, A. P. C; Almeida, Ana C. F.. 2010. "Normas de imaginabilidade, familiaridade e idade de aquisição para 252 nomes comuns", Laboratório de Psicologia, 8 (1): 101 - 119. |
|
|
|
6. |
Almeida, Ana C. F.. 2004. "Reflectindo acerca dos modelos da cognição: uma primeira aproximação", Psychologica, Extra-séri: 493 - 508. |
|
|
|
7. |
Figueira, Ana P; Almeida, Ana C. 1998. "O psicólogo no processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores: Razões justificativas da criação de uma
Estrutura de Apoio Psicopedagógico a Professores", Revista Portuguesa de Pedagogia 32, 3: 67 - 97. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Almeida, Ana C. F.; Bento, G.. 2012. "O perigo da segurança – Estudo acerca das perceções de risco no brincar num grupo de educadoras de infância", Trabalho apresentado em 12º COLÓQUIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática – Actas do 12º COLÓQUIO
INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Bento, G.; Almeida, Ana C. F.. 2012. "Risky play: Perceptions of a group of early childhood teachers in Portugal", Trabalho apresentado em EECERA 2012, In -, Porto. |
|
|
|
3. |
Carvalho, C. M; Almeida, Ana C. F.. 2012. "CRECHEndo com qualidade - construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche", Trabalho apresentado em 12º COLÓQUIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática – Actas do 12º COLÓQUIO
INTERNACIONAL PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Rodrigues, N.; Almeida, Ana C. F.; Kovacek, A.. 2012. "Why is the distance between what we know and what we don’t know always beyond of what we can achieve with our velocity of
learning?", Trabalho apresentado em Ist International Conference on Time Perspective, In Actas do Ist International Conference on Time Perspective, Coimbra. |
|
|
|
5. |
Rodrigues, N.; Kovacek, A.; Almeida, Ana C. F.. 2012. "Excursions in learning to teach Math Problem Solving", Trabalho apresentado em ATEE Winter Conference, Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, In Atas da ATEE Winter Conference, Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, Coimbra. |
|
|
|
6. |
Almeida, Ana C. F.; Moreira, J. A. M. 2011. "How reliable and consistent is our learning community of inquiry? Psychometric qualities of the community of inquiry survey
instrument applied to a sample of higher education Portuguese students", Trabalho apresentado em EduLearn11 – International Conference on Education and New Learning Technologies, In Actas de EduLearn11 – International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona. |
|
|
|
7. |
Almeida, Ana C. F.; Moreira, J. A. M. 2011. "A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superior", Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011, In Actas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011, Braga. |
|
|
|
8. |
Moreira, J. A. M; Mendes, A.; Almeida, Ana C. F.. 2011. "Academic Performance in Constructivist Learning Environments Supported by Learning Management Systems", Trabalho apresentado em International Association for Technology, Education and Development, In Proceedings of the International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI), Madrid. |
|
|
|
9. |
Moreira, J. A. M; Almeida, Ana C. F.. 2011. "Education and Learning in Higher Education in Portugal: Evaluation of the Self Concept of Competence in Online Environments.", Trabalho apresentado em International Conference. ICT for inclusive learning- the way forward, In Proceedings of the International Conference. ICT for inclusive learning- the way forward, Florence. |
|
|
|
10. |
Figueira, A. P. C; Jiménez-González, J.E.; Lopes, I.M.P.; Almeida, Ana C. F.. 2011. "A SICOLE-R (Jiménez et al., 2007). Software para avaliação da dislexia do desenvolvimento, para crianças. Versão Portuguesa.
Apresentação Sumária", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxía, Coruña. |
|
|
|
11. |
Figueira, A. P. C; Lopes, I.M.P.; Serra, M.A.; Almeida, Ana C. F.. 2011. "PROLEC-r - Evaluation of the processes of reading. Proposal for a computerized version", Trabalho apresentado em International Conference "ICT for Language Learning" 4th edition, In Actas do International Conference "ICT for Language Learning" 4th edition, Florença.
|
|
|
|
12. |
Figueira, A. P. C; Almeida, Ana C. F.. 2008. "Grupos de apoio a/entre professores/educadores - Área Formação Profissional (inicial e contínua)", Trabalho apresentado em VII Encontro de Inovação Educacional , In Actas do VII Encontro de Inovação Educacional , Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
13. |
Figueira, A. P. C; Almeida, Ana C. F.. 2006. "A avaliação da Inteligência Emocional através da entrevista semi-estruturada de BarOn (BarOn – EQ: Emotional Quotient Interview)", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
14. |
Figueira, A. P. C; Almeida, Ana C. F.. 2006. "A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn (Emotional Quotient Inventory -BarOn)", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
15. |
Figueira, A. P. C; Almeida, Ana C. F.; Ferreira, L.. 2006. "MSCEIT: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test – ensaio de tradução", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
16. |
Almeida, Ana C. F.. 1997. "Jogar e aprender a resolver problemas. Estudo experimental acerca do treino de resolução de problemas", Trabalho apresentado em Didácticas e Metodologias da Educação , In Actas de Didácticas e Metodologias da Educação , Braga. |
|
|
|
17. |
Jesus, S.N.; Almeida, Ana C; Figueira, Ana P. 1997. "Programa para intervenção em situações de mal-estar docente", Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação, APPORT e COP, In Actas do I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação, APPORT e COP, Coimbra. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Moreira, José A; Ferreira, António G; Almeida, Ana C. 2013. "Self-Learning Skills Perceived in Communities of Inquiry of Portuguese Higher Education Students", Psychology 04, 05: 463 - 471.
|
|
|
|
2. |
Almeida, Ana C. F.. 2002. "Resolução de problemas: Alternativas à avaliação cognitiva de alunos?", Sobredotação, 3 (1): 95 - 106. |
|
|
|
3. |
Almeida, Ana C. F.. 2002. "O problema dos problemas: os que se identificam, os que se descobrem e os ... irresolúveis. Reflexão em torno da aprendizagem
baseada em problemas", Psychologica, 30: 111 - 127. |
|
|
|
4. |
Almeida, Ana C. F.. 2002. "Aprendizagem baseada em problemas: Uma solução para os problemas de aprendizagem? O que dizem os alunos", Revista Portuguesa de Pedagogia, 36: 47 - 60. |
|
|
|
5. |
Almeida, Ana C. F.. 2002. "O contributo do licenciado em Ciências da Educação no traçado de novos caminhos da comunicação e do conhecimento. Para a diversidade
necessária na construção dA Escola", Revista Portuguesa de Pedagogia, 35 (3): 207 - 239. |
|
|
|
6. |
Almeida, Ana C. F.. 1999. "Do conceito de inteligência ao conceito de problem-solving ", Psychologica, 21: 191 - 199. |
|
|
|
7. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. 1998. "O Psicólogo Escolar no processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Razões justificativas da criação
de um Centro de Apoio Psicopedagógico a Professores", Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXII : 69 - 97. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Almeida, A. C. 03 dez. 2013. "Psychology Learning & Teaching" Psychology Learning & Teaching, 303 - 304.
|
1. |
Almeida, Ana C. F.; Alves, A.F.. 2000. "Os problemas de comportamento na escola secundária: Avaliação de um modelo de formação pragmática por acompanhamento de professores". Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. (Artigo) |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Almeida, Ana C. F.; Carvalho, C. M. Evaluating educational practices in infant daycare -development of an instrument,1st International Early Childhood Intervention Conference,Braga,2012 (Comunicação). |
2. |
Almeida, Ana C. F.. Configuring psychology learning communities in blended learning,EUROPLAT 2012 Conference,2012 (Poster). |
3. |
Bento, G.; Almeida, Ana C. F.. Risk and adventure in childhood experiences: How risky play is viewed by a group of early childhood teachers? ,1st International Early Childhood Intervention Conference ,Braga,2012 (Comunicação). |
4. |
Bento, G.; Carvalho, C. M; Mendes, A.; Aveleira, A. P; Almeida, Ana C. F.; Carvalho, L.. “Projeto Descobrindo o Jardim” – An outdoor experience in the early years,1st International Early Childhood Intervention Conference,Braga,2012 (Comunicação). |
5. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Grupos de apoio a/entre professores / educadores,Painel «Formação Profissional inicial e contínua» - Encontro Internacional de Inovação Educacional,Angra do Heroísmo,2012 (Comunicação). |
6. |
Almeida, Ana C. F.. Sem problemas não há soluções - trajectórias de sucesso,Coimbra,2012 (Comunicação). Comunicação, a convite, dirigida principalmete a alunos do 9.º ano em risco educacional. |
7. |
Almeida, Ana C. F.. A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superio,VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2011,Braga,2011 (Poster). |
8. |
Almeida, Ana C. F.. Problem Based Psychology Learning: students' outlook about the cognitive, social and motivational influence,12th European Congress of Psychology,Istambul,2011 (Poster). |
9. |
Almeida, Ana C. F.. Aprender Psicologia com base em problemas,I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em contextos educativos ,Braga,2010 (Comunicação). |
10. |
Almeida, Ana C. F.. Problem-solving based on Folk-Lore: psychologists’ on the wire,3rd International Conference On Psychology,2009 (Comunicação). |
11. |
Almeida, Ana C. F.. A intervenção dos jovens na etnografia e no folclore, como processo de protecção. Revisitando'Sedução Folk & Folclore: (…)
danças do imaginário urbano juvenil e musicalidades de cultura popular', numa abordagem psicoeducativa,XV Jornadas Técnicas de Etno-Folclore,Coimbra,2009 (Comunicação). |
12. |
Almeida, Ana C. F.. Issues, goals and methods to succeed in Educational Psychology: Defies from a globalised world,XIX International Congress of Psychology,Berlin,2008 (Poster). |
13. |
Almeida, Ana C. F.. O valor preditivo da resolução de problemas na excelência,VII Congresso da ANEIS «Excelência: Potencial e desempenho»,2008 (Comunicação). |
14. |
Almeida, Ana C. F.. Estratégias de resolução de problemas por estudantes do 3.º ano de Psicologia – um estudo comparativo,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Poster). |
15. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Formação Profissional inicial e contínua,Encontro Internacional de Inovação Educacional,Angra do Heroísmo,2008 (Comunicação). |
16. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Ser pai ou mãe de uma criança especial,VII Congresso da ANEIS «Excelência: Potencial e desempenho»,2008 (Comunicação). |
17. |
Almeida, Ana C. F.. A resolução de problemas na encruzilhada da Psicologia Cognitiva, da Educação e do Aconselhamento,Congresso "Counseling Psychology at the Crossroads",Coimbra,2007 (Poster). |
18. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. A sobredotação como processo de desenvolvimento: estudos longitudinais,VI Congresso da A.N.E.I.S. / Simpósio Internacional Sobredotação, perícia e Meta-desEnvolvimento: ApRender a excelência -
Painel «Sobredotação ao longo da vida»,2006 (Comunicação). |
19. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. A avaliação da Inteligência Emocional através da entrevista semi-estruturada de BarOn (BarOn – EQ: Emotional Quotient Interview),XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»,Braga,2006 (Comunicação). |
20. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn ,XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»,Braga,2006 (Comunicação). |
21. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn (Emotional Quotient Inventory -BarOn),XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»,Braga,2006 (Poster). |
22. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Meta-(das)-análises: Memorando para a avaliação psicológica de futuro,XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contexto,Braga,2006 (Poster). |
23. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C; Ferreira, L.. MSCEIT: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test – ensaio de tradução,XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»,Braga,2006 (Poster). |
24. |
Almeida, Ana C. F.. Resolução de problemas: alternativa para avaliar a(s) inteligência(s)?,I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações,2005 (Comunicação). |
25. |
Almeida, Ana C. F.. Resultados de um estudo para a construção e validação de uma metodologia de avaliação cognitiva baseada na resolução de problemas,X Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»,Braga,2004 (Comunicação). |
26. |
Almeida, Ana C. F.; Pereira, M.. Aprender a criatividade,IV Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento»,Lisboa,2003 (Comunicação). |
27. |
Almeida, Ana C. F.; Pereira, M.. Ensaios para a validação empírica de um programa de intervenção com crianças sobredotadas,, III Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas»,Porto,2002 (Comunicação). |
28. |
Almeida, Ana C. F.. Aprendizagem baseada em problemas: um lque de (boas) soluções para ensinar e aprender,Seminário Nacional «Alunos diferentes ... avaliações iguais?,Sever do Vouga,2002 (Comunicação). |
29. |
Almeida, Ana C. F.. Resolução de problemas: alternativa à avaliação cognitiva de alunos?,II Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Dinâmicas e Projectos Nacionais»,Covilhã,2001 (Comunicação). |
30. |
Almeida, Ana C. F.. Para a diversidade necessária na construção dA Escola. O contributo do Licenciado em Ciências da Educação no traçado de novos
caminhos da comunicação e do conhecimento,2.º Encontro de Investigação e Formação «Criatividade, Afectividade, Modernidade - Construindo hoje a escola do futuro», Lisboa,2001 (Comunicação). |
31. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Não sabe, mas pode ser ensinado: ensino de estratégias de estudo e de aprendizagem - métodos e formas de treino,I Congreso Hispano-Portugués de Psicoloxía,Santiago de Compostela,2000 (Poster). |
32. |
Almeida, Ana C. F.. La résolution des problèmes sous une perspective cognitive-constructiviste ,Colóquio «Constructivismes: usages et perspectives en éducation»,Genebra,2000 (Poster). |
33. |
Almeida, Ana C. F.. Processos de resolução de problemas: Uma alternativa de avaliação,I Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: pensar desafios, construir respostas», Évora,2000 (Comunicação). |
34. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Análise do contributo de processos de auto-regulação das aprendizagens no rendimento escolar de alunos do ensino secundário,V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, , Coruña ,2000 (Poster). |
35. |
Almeida, Ana C. F.; Almeida, L. S. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação de comportamentos de resolução de problemas ,V Encontro «Avaliação Psicológica: teorização e prática» e VIII Conferência Internacional «Avaliação Psicológica: Formas e
Contextos».,Minas Gerais,2000 (Poster). |
36. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Contributo do processo de resolução de problemas na avaliação psicopedagógica dos alunos,V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Coruña ,2000 (Poster). |
37. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Métodos de avaliação de estratégias (cognitivas e metacognitivas) de estudo e de aprendizagem,V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Coruña ,2000 (Poster). |
38. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Estruturas de apoio psicopedagógico a Professores,I Simpósio Ibérico do Síndroma de Burnout,Lisboa,1999 (Comunicação). |
39. |
Almeida, Ana C. F.. Do conceito de inteligência ao conceito de problem-solving: implicações ao nível da avaliação psicológica,VI Conferência Internacional «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»,1998 (Poster). |
40. |
Almeida, Ana C. F.; Jesus, S.; Figueira, A. P. C. Programa de formação para prevenção do mal-estar docente,I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação,Coimbra,1997 (Comunicação). |
41. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Efeitos do programa da disciplina de Métodos e Técnicas da Educação nas crenças em torno da profissão docente, em alunos do
Ramo Educacional da Faculdade de Letras – Estudo exploratório,I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação,1997 (Poster). |
42. |
Almeida, Ana C. F.. A importância da linguagem oral e escrita na aprendizagem da ciência,II Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e de Geologia «Educar para além do amanhã»,Coimbra,1995 (Comunicação). |
43. |
Almeida, Ana C. F.. Treino de competências de resolução de problemas através de uma abordagem lúdica,III Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação,Braga,1995 (Comunicação). |
44. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. A compreensão da linguagem figurativa ,II Encontro «Desenvolvimento e Educação - Da Infância à Idade Adulta»,Coimbra,1992 (Comunicação). |
45. |
Almeida, Ana C. F.. A importância da formação psicopedagógica dos professores na interface escola, saúde e bem-estar,Encontro «Os Jovens e a Saúde»,Coimbra,1991 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Almeida, Ana C. F.. Proposta de Guia para efectivar Orientações Tutoriais,2008. |
2. |
Almeida, Ana C. F.. IT’S NOW OR NEVER. Global benefits of unifying procedures to excel under bologna’s view,2008. |
3. |
Almeida, Ana C. F.. Formação de Psicólogos no Espaço Europeu de Educação Superior – Um estudo baseado em problemas e projectos de resolução,2008. |
4. |
Almeida, Ana C. F.. Psicologia, Estudantes e Aprendizagem @ Educação.UC.pt,2008. |
5. |
Almeida, Ana C. F.. CoimbrUni,2006. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Almeida, Ana C. F.. Pensa e decide: os ‘Não’ na vida – ditos e ouvidos – e a sua importância na felicidade e desenvolvimento de cada um e de todos
,2011. |
2. |
Almeida, Ana C. F.. Estamos a ser (bons) educadores? Onde param as boas maneiras?,2011. |
3. |
Almeida, Ana C. F.. Sem problemas não há soluções - trajectórias de sucesso,2010. |
4. |
Almeida, Ana C. F.; Figueira, A. P. C. Projecto FORideia – Centro de Apoio Psicopedagógico a Professores,1999. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Nuno Álvaro Ferreira Rodrigues, Construção de heurísticas para promoção do sucesso na aprendizagem da Matemática – impacto de programa baseado na resolução
de problemas, 2010. Tese (Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
2. |
António José Rodrigues Rebelo, Formação de conceitos matemáticos e sua relevância na capacidade de processamento da informação e competência de resolução
de problemas, 2010. Tese (Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
3. |
Filipa Cláudia Oliveira Luís, Avaliação cognitiva baseada na resolução de problemas: Validação de uma metodologia, 2008. Tese (Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
I. Gonçalves, Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
2. |
P.D.B. Seco, Efeito(s) placebo na intervenção psicológica de aconselhamento, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
3. |
M.G.C.P. Bento, O perigo da segurança: estudo das perceções de risco no brincar no grupo de educadores de infância., 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
4. |
B. Machado, Estratégias de resolução de problemas lógicos de enunciado verbal por alunos de 6º e 8º ano de escolaridade do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
5. |
M.S. Mendes, Cognição espacial em crianças pequenas: comparação de dois métodos de investigação, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
6. |
C.M. Carvalho, "CRECHEndo" com qualidade. Construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em Creche, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
7. |
C.V.C. Cabral, Competências académicas, resolução de problemas, estilos de pensamento, abordagem ao estudo e boas práticas no Ensino Superior:
ensaio de caracterização de estudantes da FPCE-UC, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
8. |
I.A.M. Sérvolo, A Grelha de Ovbservação HiComp Preschool Curriculum: Estudo de um grupo de crianças de 3 anos, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
9. |
F. A. G. Esteves, A 'Gestão do Comportamento' como ferramenta de resolução e gestão de conflitos nos Cursos de Educação e Formação: Estudo de
Caso, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia Pedagógica) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
10. |
S. J. Apolónio, Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem cognitiva – estudo exploratório numa amostra de crianças com perturbações
do espectro do autismo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
11. |
V.L.V. Cardoso, Avaliação do potencial de aprendizagem de crianças com Paralisia Cerebral - estudo exploratório com provas de realização da
WISC-III. MIP, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
12. |
E. S. Neto, Concepções de pais e de educadoras sobre a importância da matemática em Educação Pré-Escolar, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia - Psicologia Pedagógica) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
13. |
R. M. Monteiro, Vivências e Percepções de Estágio em Psicologia, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
14. |
J. I. Gomes, A importância da música na aprendizagem escolar: um estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
15. |
S. T. J. Cordeiro, Mission Cognition: Estudo do caso de crianças com perturbações no espectro do autismo na resolução do jogo Sombras em interface
computacional, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
16. |
M. I. B. Mesquita, Competências Pró-Sociais e estilos parentais numa amostra de adolescentes a frequentar o 8.º ano de escolaridade, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
17. |
S. M. S. Pinto, Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebral, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
18. |
J. T. M. C. Tavares , Estudo de caracterização de um grupo de crianças de cinco anos em jardim-de-infância. Contributos para a validação do currículo
pré-escolar HiComp, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
19. |
L. Esteves, A Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem em contextos extra-escolares - da recuperação à intervenção
, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Psicologia da Educação) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
20. |
R. J. G Alexandre, Regresso à Escola por conta própria – manifesto valor acrescentado à escolarização dos filhos, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
21. |
J. M. J. T. Reis, Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: O papel dos apoios educativos na melhoria
eficaz dos sistemas de ensino, 2007. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
22. |
V. A. Q. Morais, Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de instrumentos de avaliação: O papel dos recursos educativos na melhoria
dos sistemas de ensino, 2007. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
23. |
S. M. C. Moreira, Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: A importância da relação com a comunidade
na melhoria da Escola, 2007. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
24. |
D. C. T. Dias, Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento: avaliação do Ensino-Aprendizagem, 2007. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
25. |
A. C. M. Vasconcelos, Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: O desenvolvimento profissional e a
formação docente, 2007. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
1. |
Paula Inês Mendes Sérvolo, Estudo de caracterização de um grupo de crianças de três anos de idade em Jardim de Infância, em função de variáveis de desenvolvimento
do Currículo Pré-escolar HiComp, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
2. |
Vera Lúcia Vilela Cardoso, Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem cognitiva – estudo exploratório numa amostra de crianças com paralisia cerebral, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
3. |
Cátia Cabral, Resolução de Problemas, Estilos de Pensamento, Desempenho Académico e Vivências no Ensino Superior, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
4. |
Inês Gonçalves, Diversidade no Ensino Superior: estilos de pensamento na resolução de problemas, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
5. |
Bruno Machado, As estratégias utilizadas por alunos do Ensino Básico para resolver problemas lógicos de enunciado verbal. Estudo comparativo
entre alunos de 6º e 8º ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Criação de estruturas de apoio psicopedagógico ao professor, 1999 (Workshop). Nome do evento: Tema «Educação para a diversidade», I Encontro de Investigação e Formação: Desenvolvimento e Globalização; Cidade do evento: Lisboa. |
2. |
A arte infantil. Se sabemos e conhecemos, porque não partilhamos?, 1996 (Workshop). Nome do evento: Colóquio «Arte Infantil» ; Nome da Instituição: Escola Profissional de Montemor-o-Velho. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
43 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
17 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
54 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
54 |
Dados complementares (Additional data) |
35 |
Orientações Orientations |
33 |
Participação em Eventos Event participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
6575
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-03-2021
às
05:52:15
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|