Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
09/10/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Araújo, Catarina Liane |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Campus de Gualtar Braga, Gualtar 4710--057 Braga Portugal Telefone: (+351)253601347 Correio electrónico: catarina.araujo@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012-2017 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Estudos da Criança
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2009-2011 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação Especial com especialização em DAE
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2005-2009 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo
(4 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Fev/2018-Actual |
Investigador Auxiliar |
Jan/2018-Actual |
Outra Situação |
Clínica do Desenvolvimento - MIM |
Jan/2017-Actual |
Técnico Especialista |
Jan/2017-Actual |
Técnico Especialista |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Jan/2012-Actual |
Investigador Principal |
Fev/2012-Dez/2012 |
Técnico Superior 1ª Classe |
Fev/2011-Dez/2012 |
Outra Situação |
Fev/2011-Dez/2012 |
Assistente de Investigação |
Jan/2010-Ago/2012 |
Outra Situação |
Fev/2011-Jun/2012 |
Investigador Auxiliar |
Set/2010-Out/2010 |
Outra Situação |
FutureKids - Delegação de Braga |
Set/2009-Set/2010 |
Outra Situação |
Psiquilíbrios - Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo |
Mai/2009-Jun/2009 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Psiquilíbrios - Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo |
Mai/2009-Jun/2009 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Ilustração de Livro de Promoção Cognitiva |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Dificuldades de Aprendizagem Específicas centradas na Escrita |
|
|
2. |
A utilização educativas das Tecnologias de Informação e Comunicação na escrita |
|
|
3. |
Processo de composição de textos, a argumentação e tipologias textuais |
|
|
4. |
Estratégias de Autorregulação na escrita |
|
|
5. |
Linguagem de programação por crianças - squeak |
|
|
6. |
Problemas de atenção, memória e linguagem |
|
|
7. |
Profissionalismo docente |
|
|
8. |
Construção e validação de instrumentos de avaliação |
|
|
9. |
Formação de docentes em práticas baseadas na investigação |
|
|
10. |
Práticas delinquentes |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010-2011 The effects of socioeconomic status and multilingualism on children´s cognitive development" |
Referência do projeto»Project reference: CO09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX..
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2012-2016 Dificuldades de Aprendizagem Especificas na Escrita de Textos Argumentativos de Opinião: O papel das Estratégias de Autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação
|
Referência do projeto»Project reference: SFRH / BD / 86175 / 2012.
|
2013-2015 Comenius Network - The voice of the European Teachers-Comenius Network - The voice of the European Teachers |
Referência do projeto»Project reference: 526613-LLP-1-2012-1-NL-COMENIU.
|
2010-2012 Projecto Pigafetta - Projecto de Investigação sobre a Utilização Educativa do Computador Magalhães no 1.º ciclo no Norte de
Portugal
|
Referência do projeto»Project reference: 2009/057F/GEPE/ABS.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2014 - Actual |
European Association for Research on Learning and instruction, Outros (especifique).
JURE member.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. L. 2017. Primary School Students’ Choices in Writing Opinion Essays: Using ICT Combined with Self-Regulated Strategies. In Tomorrow's Learning: Involving Everyone. Learning with and about Technologies and Computing, ed. Arthur TatnallMary Webb, 323 - 334. ISBN: 978-3-319-74309-7. Cham: Springer International Publishing.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. 2014. "Could my writing really improve? An exploratory study using SRSD and ICT in the classroom context.", Trabalho apresentado em Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, In In BRAGA2014 Embracing Inclusive Approaches Conference, Braga. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Araújo, Catarina L; loução, Ana P; Osório, António J. 2013. "How to Improve the Writing of Opinion Essays? - The Role of Self-Regulated Strategies. ", Trabalho apresentado em InPACT2013 - International Psychological Applications Conference and Trends 2013, In Book of Proceedings InPACT2013 - International Psychological Applications Conference and Trends 2013 , Madrid. |
|
|
|
2. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; loução, Ana P. 2013. "Squeak Etoys – Eu Consigo Criar os meus Mundos! Estudo de Caso junto de Alunos com Necessidades Educativas Especiais.", Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Conference in ICT in Education , In Proceding of the VII Conferência Internacional Conference in ICT in Education , Braga. |
|
|
|
3. |
Araújo, Catarina L; loução, Ana P; Osório, António J. 2013. "Simbiose?!- A relação entre o Modelos de Utilização de Estratégias de Autorregulação com recurso às Tecnologias de Informação
e Comunicação e a escrita de textos argumentativos de opinião por alunos com dificuldades e problemas na escrita.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, Braga. |
|
|
|
4. |
Faria, Cristina M. M; Araújo, Catarina L. 2013. "O Papel das práticas Educativas na Delinquência Juvenil – O Autorrelato. ", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, Braga. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Araújo, Catarina L. 2017. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: O papel das estratégias de autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação". Universidade do Minho: Instituto de Educação. |
2. |
Araújo, Catarina L. 2011. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Estudo Quantitativo sobre o Uso de Estratégias de Autorregulação numa Turma Inclusiva". Braga: Universidade do Minho. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Trilhos que se constroem…os professores,II Encontro Internacional de Formação de Professores,Bragança,2017 (Comunicação). |
2. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. L. Students' Choices in Writing: Using ICT combined with Self-Regulated Strategies,World Conference on Computing in Education (WCCE 2017),Dublin,2017 (Comunicação). |
3. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Evaluate the average performance level of 4th grade students in writing opinion essay,JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
learning”,Tampere,2017 (Poster). |
4. |
Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. L. AUTORREGULAÇÃO NA ESCRITA: SELF-REGULATED STRATEGY DEVELOPMENT E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ,X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017,Braga,2017 (Conferência ou palestra). |
5. |
Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J; Faria, Cristina M. M. Tradução, Adaptação e Validação da Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.,XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga, Portugal,2017 (Congresso). |
6. |
Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Students’ writing skills and their self-perceptions’ in writing of 4th grade students,JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
learning”,Tampere,2017 (Comunicação). |
7. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Do papel para a realidade ou da realidade para o papel?,II Internacional Conference on Teacher Education,Bragança,2017 (Comunicação). |
8. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L; Osório, António J. The SRSD + ICT model improves the writing skills of 4th grade students,Conference: 17th Biennial EARLI Conference: "Education in the crossroads of economy and politics Role of research in the
advancement of public good",Tampere,2017 (Poster). |
9. |
Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. L. "Eu comando o meu processo de escrita!" - O Impacto das Intervenções SRSD e SRSD+ICT no desempenho da Escrita.,2016 (Outra). |
10. |
Faria, Ádila; Araújo, Catarina L. Infância, Tecnologias e Sustentabilidade,Intensive Course: Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to
identity and diversity in school collaboration,Braga,2015 (Comunicação). |
11. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L. Bem-me-quer/Mal-me-quer: as TIC nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita,II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade.,Praia Cabo Verde,2015 (Comunicação). |
12. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L. O impacto das estratégias de autorregulação na escrita de textos de opinião.,Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva,Praia,2014 (Comunicação). |
13. |
Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Could my writing really improve? An exploratory study using SRSD and ICT in the classroom context,Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs,Braga,2014 (Comunicação). |
14. |
Araújo, Catarina L. T. C; Faria, Adila. From the Vegetable Garden to the Beanstalk Bank - The Financial Education in Schools,VoiceS 2014 Derby Conference ,Derby, Uk,2014 (Conferência ou palestra). |
15. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P; Osório, António J. How to Improve the Writing of Opinion Essays?- The Role of Self-Regulated Strategies Development,Internacional Psychological Applications Conferences and Trends 2013,Madrid,2013 (Conferência ou palestra). |
16. |
Araújo, Catarina L; Martins, Ana P; Osório, António J. Simbiose?!- A relação entre o Modelos de Utilização de Estratégias de Autorregulação com recurso às Tecnologias de Informação
e Comunicação e a escrita de textos argumentativos de opinião por alunos com dificuldades e problemas na escrita,XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia,Braga,2013 (Congresso). |
17. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. Problemas e Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita de Textos Argumentativos de Opinião: O Papel das Estratégias
de Autorregulação e das Novas Tecnologias,Jornadas Doutorais em Estudos da Criança,Braga,2013 (Outra). |
18. |
Araújo, Catarina L. T. C. How to improve the writing of opinion essays? – The Role of Self-Regulated Strategies Development ,2013 (Poster). |
19. |
Faria, Cristina M. M; Araújo, Catarina L. O Papel das práticas Educativas na Delinquência Juvenil – O Autorrelato,XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
20. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. Squeak Etoys – Eu Consigo Criar os meus Mundos! Estudo de Caso junto de Alunos com Necessidades Educativas Especiais,VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar,Braga,2013 (Congresso). |
21. |
Araújo, Catarina L. T. C. Squeak Etoy - I can create my worlds! Study of case to students with special educational needs,2013 (Poster). |
22. |
Araújo, Catarina L; Magalhães, Ana; Lages, Marta; Santos, Anabela. Atividades de Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Pré-escolar e 1.º Ciclo.,Congresso Internacional - CADIN,Lisboa,2011 (Comunicação). |
23. |
Araújo, Catarina L; Magalhães, Ana; Lages, Marta; Martins, Ana P. A Evolução do Conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas.,II Congresso Internacional - CADIN,Lisboa,2011 (Congresso). |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Araújo, Catarina L. Revisão Técnica do Manual Digital II,2012 (Outra). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Araújo, Catarina L. II Encontro de Professores Educadores com TIC,2018 (Encontro / Outra).
|
2. |
Araújo, Catarina L. T. C. X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017,2017 (Conferência / Organização). |
3. |
Araújo, Catarina L. T. C. Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to identity and diversity
in school collaboration,2015 (Outro / Organização). |
4. |
Araújo, Catarina L. VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2013,2013 (Conferência / Organização). |
5. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; Valente, Luís. Programar é Fixe!,2012 (Oficina). |
6. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. Necessidades Educativas Especial, especialmente Dificuldades de Aprendizagem Específicas,2011 (Oficina). |
7. |
Araújo, Catarina L; Osório, António J; Ramos, Maria A. Competências de desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e Jovens,2011 (Oficina). |
8. |
Araújo, Catarina L. VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação na Educação - Challenges,2011 (Conferência). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs, 2014 (Conferência). Nome do evento: Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs; Nome da Instituição: CEC - Council for Exceptional Children / DISES -Division of International Special Education and Services; Cidade do evento: Braga / Institute of Education, University of Minho. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
EARLI SIG Conference on Writing Research, 2014 (Conferência). Nome do evento: EARLI SIG Conference on Writing Research; Nome da Instituição: European Associaton for Research Learning and Instruction /SIG WRITING; Cidade do evento: Amesterdam / University of Amesterdam. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
8 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
32 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
32 |
Visualizações do curriculum [
883
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-03-2021
às
04:01:35
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|