Curriculum Vitae

Joana Maria Leitão Brocardo

Data da última atualização »Last update : 12/04/2019


Joana Maria Leitão Brocardo. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 22 artigos em revistas especializadas e 34 trabalhos em actas de eventos, possui 16 capítulos de livros e 27 livros publicados. Possui 54 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 14 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 93 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1769709222101955


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joana Maria Leitão Brocardo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Brocardo, Joana
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Exactas-Matemática.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Ciências e Tecnologias
Estefanilha
Setúbal
2900-100 Alcochete
Portugal
Telefone: (+351)265710800Extensão: 860
Correio electrónico: joana.brocardo@ese.ips.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1989-2002 Doutoramento
Phd
Didáctica da Matemática.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1989-1993 Mestrado
Master degree
Educação - Medodologia do Ensino da Matemática (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1973-1979 Licenciatura
Licentiate degree
Matemática (Ramo Educacional) (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Dez/2013-Actual Professora associada convidada

Instituto Politécnico de Setúbal
Mai/2003-Actual Professor Coordenador
Abr/1993-Mai/2003 Professor Adjunto
Set/1988-Abr/1993 Assistente 1º triénio

Centro de Investigação em Educação da Fac. de Ciências da Univ. de Lisboa
Dez/2002-Dez/2013 Membro integrado
Set/1994-2002 Colaboradora





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1998-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Investigações matemáticas


Currículo de matemática


Aprendizagem dos números e da álgebra


Formação de professores


Raciocínio matemático






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2017-Actual
No âmbito da sua condição de Conselheira do CNE, coordena a 1.ª comissão permanente Necessidades e desafios educativos das crianças (0-15 anos)


Set/2016-Actual Escola Superior de Educação
Consultoria no âmbito do Projeto PAT (Projeto Aprendizagem para todos) que envolve a Fundação Calouste Gulbenkian, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o Banco Mundial e o Ministério da Educação de Angola


Fev/2016-Actual
Conselheira do Conselho Nacional de Educação


Dez/2009-Actual Escola Superior de Educação
Membro do Conselho Técnico-Científico


Nov/2014-2017 Escola Superior de Educação
Representante da ESE Setúbal no Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage


Jan/2006-Dez/2009 Escola Superior de Educação
Membro do Conselho Científico


Jul/2008-Jul/2009
Coordenadora do Conselho Consultivo da DGIDC para implementação do novo programa de Matemática do Ensino Básico


Jan/2002-Dez/2005 Escola Superior de Educação
Presidente do Conselho Científico


Jan/1994-Dez/2001 Escola Superior de Educação
Membro do Conselho Científico


Nov/1993-Nov/1996
Membro da Comissão Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2012-2015 Escola Superior de Educação
- Diretora


Jan/2013-Dez/2014 Escola Superior de Educação
- Membro da Assembleia de Representantes


Jan/2011-Dez/2012 Departamento de Ciências e Tecnologias,Escola Superior de Educação
- Coordenadora


Jan/2010-Dez/2011 Escola Superior de Educação
- Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico


Set/2008-Nov/2009
- Director Geral DGIDC


Jun/2006-Ago/2008
- Sub-Director Geral DGIDC


Jan/1995-Dez/1996 Escola Superior de Educação
- Membro da Assembleia de Representantes


Jan/1993-1996 Escola Superior de Educação
- Coordenadora do Departamento de Matemática






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/1996-2000
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Coordenadora local de um Tempus Mobility Joint European Project, em que participaram as seguintes instituições: Uniwersytet Pedagogiczny w Rzeszowie (PL), University of Bedford (UK), Regentaat Normal School RENO (B) e Hogeschool van Zwole (NL)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2016-Actual Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

Elemento do grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério de Educação para criar o perfil de competências após 12 anos de escolaridade.


Jan/2009-Actual Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Investigação em Educação e Desenvolvimento da ESE de Setúbal desde a sua criação


Set/2013-2016 Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

Representante da ESE/IPS no ETEN - European Teacher Education Network


Jan/2012-2012
Atividade realizada»Activity:

Auditora de provas de aferição de Matemática do 6º ano de escolaridade e de exames nacionais do 2º ciclo do ensino básico durante o ano lectivo de 2001/2002, a convite do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional)


Out/2009-2012 Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

Membro da equipa de avaliação de manuais escolares de Matemática dos 1º e 2º ciclos do ensino básico


Jan/2006-2008
Atividade realizada»Activity:

Coordenadora do Plano da Matemática I. Plano desenvolvido a nível nacional sob tutela do Ministério de Educação






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Investigações matemáticas
2. Currículo de matemática
3. Aprendizagem dos números e da álgebra
4. Formação de professores
5. Raciocínio matemático




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2014-2016
Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos
Referência do projeto»Project reference: Sem referência.

2005-2008
Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares
Referência do projeto»Project reference: POCI/CED/59680/2004..

2003-2004
Sentido de número e competências de cálculo-Number sense and calculus competencies
Referência do projeto»Project reference: IIE-10-02.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
1994-1997
Aprendizagem em Matemática: um estudo sobre a construção de conceitos
Referência do projeto»Project reference: JNICT.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
1995-1998
Matemática para todos: investigações na sala de aula
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/CED/920/95.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2016-2019
Aprendizagem para todos-Learning for All Project
Referência do projeto»Project reference: P122700/ IDA-52540.
Parceiro(s)»Partners: Fundação Calouste Gulbenkian; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Banco Mundial; Ministério da Educação de Angola.
Financiador(es)»Funding: Banco Mundial.






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação de Professores de Matemática, Membro.
Fev/2012 - Actual Sociedade Portuguesa de Educação Matemática, Outros (especifique).
Secretária.
Set/1997 - Jul/2007 International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Martins, Guilherme O; Brocardo, Joana M. L; Gomes, Carlos A. S; Pedroso, José V; Acosta Carriillo, J. L; Silva, Luísa M. U; Encarnação, Maria M. G. A; Horta, Maria J. V; Calçada, Maria T. C. S; Nery, Rui F. V; Rodrigues, Sónia M. C. V. 2017. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-742-416-0. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação.
2. Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. 2016. Manual de matemática para professores do ensino primário. ed. 1, 1 vol.. Luanda: Ministério da Educação da República de Angola.
3. Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Santos, Elvira; Mendes, Fátima; Duarte, José; Baía, Mário; Figueiredo, Miguel. eds. 2014. Investigação em Educação Matemática 2014: Tarefas matemáticas ed. 1. [Lisboa]: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
4. Brocardo, Joana; Fátima, Mendes; Delgado, Catarina. 2010. Números e operações: 1.º ano: Números naturais, operações com números naturais, regularidades. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: DGIDC.
Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico.

5. Fátima, Mendes; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Gonçalves, Fátima. 2010. Números e operações: 3.º ano: Números naturais, operações com números naturais, números racionais não negativos. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: DGIDC.
Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico.

6. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2010. Metodologia do ensino da matemática: Números e operações. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1540-6. [Lisboa]: Fundação Calouste Gulbenkian.
Módulo de formação no quadro do PREPA - Projeto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário em Angola; 2º módulo de um conjunto de 3 reunidos num só volume com paginações independentes.
7. Ponte, João P.; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2009. Investigações matemáticas na sala de aula. ed. 2, ISBN: 978-85-7526-103-3. Belo Horizonte: Autêntica.
8. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. eds. 2008. O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática ed. 1, ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
9. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Torres, João; Vários. 2007. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo (vol. II). ed. 1, ISBN: 978-972-8768-28-7. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Os autores fazem parte da Equipa do Projecto Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares (DSN).
10. Ponte, João P.; Boavida, Ana; Canavarro, Paula; Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Guimarães, Henrique. 2006. Programas de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. ed. 1, ISBN: 989-95062-0-6. Lisboa: Centro de Investigação da FCUL.
11. Santos, Leonor; Canavarro, Ana P; Brocardo, Joana. eds. 2005. Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas: Actas do Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes ed. 1, ISBN: 972-8768-20-6. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
12. Brocardo, Joana. ed. 2005. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o professor do 1º ciclo (Vol. I) ed. 2, ISBN: 972-8768-14-X. Lisboa: APM.
13. Ponte, João P.; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2003. Investigações matemáticas na sala de aula. ed. 1, ISBN: 85-7526-103-7. Belo Horizonte: Autêntica.
14. Brocardo, Joana. 2001. As investigações na aula de matemática: Um projecto curricular no 8.º ano. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Ed. fac-similada da tese de dout. em Educação apresentada à Univ. de Lisboa, 2001.

15. Porfírio, Joana; Matias, Nelson. 1998. A transição de uma escola preparatória para uma escola básica 2, 3: Estudo de caso. ed. 1, ISBN: 972-614-325-X. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento.
Citação atual da coautora: Brocardo, Joana.
16. Gordo, Fátima; Porfírio, Joana; Carvalho, R.. 1997. Ensino da matemática. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Citações atuais das duas coautoras: Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Livro produzido no âmbito do Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde.
17. Badinca, A.; Injai, A.; Nhaga, A.; Gordo, Fátima; Pires, Isabel V; Porfírio, Joana. eds. 1995. Matemática: Actividades ed. 1. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Citações atuais de duas das co-organizadoras: Mendes, Fátima; e Brocardo, Joana. Ed. policopiada destinada a uso interno da ESE Setúbal.
18. Gordo, Fátima; Porfírio, Joana. eds. 1995. Resolução de problemas, actividades numéricas e estatística elementar : Textos e actividades ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Os textos incluídos nesta "antologia de textos" são materiais de estudo e destinam-se exclusivamente a uso interno do Proj. de Formação de Formadores de Educação Básica da República da Guiné-Bissau. - Financiamento: Banco Mundial, ASDI, Fundação C. Gulbenkian.
19. Gordo, Fátima; Porfírio, Joana. eds. 1994. Geometria: Antologia de textos de apoio e actividades ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Os textos incluídos nesta "Antologia de textos" são materiais de estudo destinados exclusivamente a uso interno do Proj. de Formação de Formadores de Educ. Básica da Rep. da Guiné-Bissau. Financiamento do Banco Mundial, ASDI e Fundação Calouste Gulbenkian.
20. Gordo, Fátima; Porfírio, Joana. eds. 1994. Metodologia do ensino da matemática ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Os textos incluídos nesta "antologia de textos" são materiais de estudo exclusivamente para uso interno. Materiais para o Curso de Bacharelato em Educação no âmbito da cooperação com o Ministério da Educação de Moçambique.
21. Porfírio, Joana. 1994. À volta dos números. ed. 1. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana.
22. Porfírio, Joana; Delgado, Maria J; Leal, Leonor C; Gordo, Fátima. eds. 1993. Materiais para o ensino da geometria ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
23. Delgado, Maria J; Gordo, Fátima; Leal, Leonor C; Porfírio, Joana. eds. 1993. Geometria: Actividades ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Materiais de trabalho exclusivamente para uso interno.
24. Delgado, Maria J; Gordo, Fátima; Leal, Leonor C; Porfírio, Joana. eds. 1993. A natureza da matemática: Antologia de textos ed. 2, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
25. Gordo, Fátima; Porfírio, Joana; Delgado, Maria J. eds. 1993. Metodologia do ensino da matemática: Antologia II ed. 1, 1 vol.. Setúbal: Escola Superior de Educação.
Os textos incluídos nesta "antologia de textos" são materiais de estudo exclusivamente para uso interno. 2.º vol. do título: Metodologia do ensino das ciências e da matemática.
26. Porfírio, Joana. 1993. A resolução de problemas na aula de matemática: Uma experiência no 7.º ano de escolaridade. ed. 1, ISBN: 972-9053-38-3. [Lisboa]: Associação de Professores de Matemática.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana. Ed. fac-similada da dissert. de mestrado em Educação apresentada à Univ. de Lisboa, 1993.
27. Gordo, Fátima; Porfírio, Joana; Carvalho, Raul. 1990. Matemática. ed. 1, 1 vol.. Cabo Verde: Instituto Pedagógico.
Suporte pedagógico: Escola Superior de Educação de Setúbal. Financiamento: Fundação Caloutre Gulbenkian.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Brocardo, Joana; Saxe, Geoffrey B. 2015. Teaching and learning of number systems and arithmetic (focusing especially on primary education).  In The proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education, ed. Sung Je Cho, 415 - 417. ISBN: 978-3-319-12688-3. Cham, Switzerland: Springer International Publishing.
O – Temática do Topic Study Group 7.

2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. La multiplicación: Construyendo oportunidades para su aprendizaje.  In Enseñanza de la multiplicación: Desde el estudio de clases japonés a las propuestas iberoamericanas, ed. M. Isoda & R. Olfos, 321 - 350. ISBN: 978-956-17-0481-7. Valparaíso, Chile: Edíciones Universitarias de Valparaíso, Pontifica Universidad Cato´lica de Valparai´so.
3. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. 2008. Um projecto centrado no sentido do número.  In Investigación en Educación Matemática XII, ed. L. Blanco Nieto & R. Luengo González, 495 - 504. ISBN: 978-84-934488-9-9. Badajoz: Sociedad Extremeña de Educación Matemática "Ventura Reyes Prosper".
4. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. 2008. O sentido do número no currículo de Matemática .  In O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática, ed. Joana Brocardo, Lurdes Serrazina & Isabel Rocha, 97 - 115. ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
5. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. 2006. Números e álgebra: Desenvolvimento curricular.  In Números e álgebra: Na aprendizagem da matemática e na formação de professores, ed. I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos & P. Canavarro (Orgs.) , 65 - 92. ISBN: 972-8614-07-1. [Lisboa]: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Secção de Educação Matemática.
6. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Castro, Joana; Serrazina, Lurdes; Rodrigues, Marina. 2005. Desenvolvendo o sentido do número.  In Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares: Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo, 7 - 27. ISBN: 972-8768-15-X. [Lisboa]: Associação de Professores de Matemática.
7. Brocardo, Joana. 2005. Desenvolvimento curricular em matemática.  In Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas: Actas do Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes , ed. L. Santos, A. P. Canavarro & J. Brocardo (Orgs.), 103 - 106. ISBN: 972-8768-20-6. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
8. Brocardo, Joana. 2004. Analizar hipótesis, argumentar y demostrar.  In La actividad matemática en el aula: Homenaje a Paulo Abrantes, ed. J. Giménez, L. Santos & J. P. da Ponte, 12 - 25. ISBN: 84-7827-355-7. Barcelona: Graó.
9. Boavida, Ana M; Porfírio, Joana. 2000. Pre-service mathematics teacher education: How to deal with new challenges?.  In Cultural diversity in mathematics (education): CIEAEM 51, ed. A. Ahmed, J. M. Kraemer & H. Williams (Eds.), 285 - 292. ISBN: 1-898563-68-3. Chichester, UK: Horwood Publishing.
Citação atual da coautora: Brocardo, Joana.
10. Porfírio, Joana; Abrantes, Paulo. 2000. The mathematics curriculum: Training or education?.  In Cultural diversity in mathematics (education): CIEAEM 51, ed. A. Ahmed, J. M. Kraemer & H. Williams (Eds.), 277 - 282. ISBN: 1-898563-68-3. Chichester, UK: Horwood Publishing.
Citação atual da coautora: Brocardo, Joana.
11. Porfírio, Joana. 2000. A estatística no currículo.  In Ensino e aprendizagem da estatística, ed. C. Loureiro, F. Oliveira & L. Brunheira (Eds.), 61 - 64. . Lisboa: Soc. Portuguesa de Estatística; APM; e Dep. de Educ. e de Estatística e Inv. Operacional da FCUL.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana.
12. Porfírio, Joana; Oliveira, Hélia. 1999. Uma reflexão em torno das tarefas de investigação.  In Investigações matemáticas na aula e no currículo, ed. P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca & L. Brunheira (Eds.), 111 - 118. ISBN: 972-9348-04-9. [Lisboa]: Grupo "Matemática para todos - investigações na sala de aula", CIEFCUL e APM.
Citação atual da 1.ª coautora: Brocardo, Joana.

13. Porfírio, Joana; Abrantes, Paulo. 1999. Teachers, research and curriculum innovation in mathematics.  In Relationship between classroom practice and research in mathematics education: Proceedings of the CIEAEM 50, ed. F. Jacquet (Ed.), 151 - 157. ISBN: 88-7967-036-0. Neucha^tel, Switzerland: CIEAEM.
Citação atual da coautora: Brocardo, Joana.
14. Porfírio, Joana; Abrantes, Paulo. 1999. Professores, investigação e inovação curricular em matemática.  In Investigações matemáticas na aula e no currículo, ed. P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca & L. Brunheira (Eds.), 215 - 226. ISBN: 972-9348-04-9. [Lisboa]: Grupo “Matemática para todos - investigações na sala de aula”, CIEFCUL e APM.
Citação atual da coautora: Brocardo, Joana.
15. Silva, Albano; Veloso, Eduardo; Porfírio, Joana; Abrantes, Paulo. 1999. O currículo de matemática e as actividades de investigação.  In Investigações matemáticas na aula e no currículo, ed. P. Abrantes, J. P. Ponte , H. Fonseca & L. Brunheira (Eds.), 69 - 84. ISBN: 972-9348-04-9. [Lisboa]: Grupo “Matemática para todos - investigações na sala de aula”, CIEFCUL e APM.
Citação atual da coautora: Brocardo, Joana.

16. Porfírio, Joana. 1994. A resolução de problemas na aula de matemática: Uma experiência no 7.º ano de escolaridade.  In Resolução de problemas: Processos cognitivos concepções de professores e desenvolvimento curricular, ed. D. Fernandes, A. Borralho & G. Amaro (Orgs.), 279 - 284. ISBN: 972-9380-25-2. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana. Trab. aprersentado no II Semin. de Investigação da Secção de Educ. Matemática da Soc. Port. das Ci. da Educação, Maio 1993.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2018. "Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategies", JETEN: Journal of the European Teacher Education Network, 13: 45 - 57.
2. Delgado, Catarina; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. 2017. "Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no ensino básico", Bolema: Boletim de Educação Matemática 31, 57: 323 - 343.
3. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2016. "Especificidades e desafios da design research: O exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo", Quadrante 25, 2: 51 - 75.
4. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Fátima, Mendes; Delgado, Catarina. 2015. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “Prawn skewers” ", ”Journal of the European Teacher Education Network 2015 80, 1: 86 - 100.
5. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2014. "Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios", Medi@ções 2, 3: 85 - 110.
6. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2013. "A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: Contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação", Quadrante 22, 1: 133 - 162.
7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução", Indagatio Didactica 3, 1: 5 - 24.
8. Torres, João; Brocardo, Joana. 2009. "A utilização da tecnologia da informação e comunicação num projecto de desenvolvimento curricular", Medi@ções: Revista Online da ESE/IPS 1, 1: 83 - 107.
9. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. 2001. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas", Quadrante 10, 1: 33 - 58.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. 2016. "Os recursos na aprendizagem da Matemática", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) , In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora.
2. Brocardo, Joana; Graça, J.. 2016. "Recursos para a aprendizagem da comparação multiplicativa: Reflexão em torno de uma tarefa", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016), In Livro de Atas do EIEM 2016, Évora.
3. Rodrigues, Zionice G. M; Pirola, Nelson A; Brocardo, Joana L. 2016. "Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam Matemática no Brasil e em Portugal", Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto.
4. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João P.. 2015. "Práticas de comunicação em contexto de organização e tratamento de dados", Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora.
5. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João P.. 2014. "Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: Realização da tarefa e reflexão da professora", Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga.
6. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João P.. 2014. "Práticas de preparação de uma tarefa de organização e tratamento de dados com características investigativas", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2014), In Tarefas Matemáticas: [Atas do Encontro de] Investigação em Educação Matemática, Sesimbra.
7. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2013. "Flexible calculation: Key ideas from students’ solutions", Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, Germany.
Comunicação oral (póster).

8. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2013. "Evolution of students’ mathematical procedures in division tasks", Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 37), In Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, Germany.
Comunicação oral (póster).

9. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2013. "Selecting and adapting mathematical tasks that foster number sense development: The practice of one primary teacher", Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, Germany.
Comunicação oral (póster).

10. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2013. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico", Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade, In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade, Setúbal.
11. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2012. "Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: O caso do professor Manuel", Trabalho apresentado em EIEM 2012 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012, In Práticas de ensino da matemática: [Atas do Encontro] Investigação em Educação Matemática 2012, Castelo de Vide.
12. Brocardo, Joana. 2011. "Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1º ano e continuando até ao 12º ano", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
Conferência plenária 2.

13. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks", Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35), In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education: Developing mathematical thinking, Ankara.
14. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Teachers' practices and number sense development in elementary school", Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35), In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education: Developing mathematical thinking, Ankara.
15. Duarte, José; Brocardo, Joana. 2011. "Developing algebraic thinking with ICT", Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35), In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education: Developing mathematical thinking, Ankara.
16. Duarte, José; Brocardo, Joana; Ponte, João P.. 2011. "Tecnologias e pensamento algébrico: Conhecimento e prática de duas professoras de matemática", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2011), In Ensino e aprendizagem da álgebra: Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, Póvoa de Varzim.
17. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Students' procedures on multiplication tasks", Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35), In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara.
18. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. 2009. "Developing number sense: The teacher’s role", Trabalho apresentado em 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education , Thessaloniki.
19. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. 2009. "Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número", Trabalho apresentado em XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Números e estatística: Reflectindo no presente, perspectivando o futuro: Actas do XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática, Vila Real.
Versão eletrónica (publicado em CD-ROM).

20. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. 2007. "Constructing multiplication: Different strategies used by pupils", Trabalho apresentado em Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 5), In European Research in Mathematics Education V: Proceedings of the Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Larnaca, Cyprus.
Comunicação no âmbito do WORKING GROUP 3. Building structures in mathematical knowledge.

21. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. 2006. "Constructing multiplications: Can pupils develop models for thinking? ", Trabalho apresentado em 30th conference of the International Group for the Psychology of Matematics Education., In In J. Novotná, H. Moraové, M. Krátká, N. Stehliková (Eds). Proceedings of the 30th conference of the International Group for the Psychology of Matematics Education. , Praga.
22. Brocardo, Joana. 2006. "Desenvolvimento curricular: Contributos de um projecto centrado no sentido do número", Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo.
23. Torres, João; Brocardo, Joana. 2006. "Le rôle des technologies de l´information et de la communication dans un projet de développement curriculaire", Trabalho apresentado em CIEAEM 58, In Proceedings of CIEAEM 58, Srin.
24. Torres, João V; Brocardo, Joana. 2006. "O papel das Tecnologias da informação e comunicação num projecto de desenvolvimento curricular ", Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo.
25. Brocardo, Joana; Fátima, Mendes; Delgado, Catarina. 2005. "Investigando o desenvolvimento do sentido do número", Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano em Educação Matemática - V CIBEM, In Actas do V Congresso Ibero-Americano em Educação Matemática - V CIBEM, Porto.
Versão eletrónica (publicado em CD-ROM).
26. Brocardo, Joana. 2005. "As investigações matemáticas: Análise de um projecto curricular", Trabalho apresentado em XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria.
27. Moreira, Darlinda; Brocardo, Joana; Braumman, Carlos; Ponte, João P.. 2003. "A matemática e diferentes modelos de formação", Trabalho apresentado em XII Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XII Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora.
Texto coletivo resultante das contribuições dos participantes no painel "A Matemática e Diferentes Modelos de Formação" .

28. Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Pires, Manuela; Rosendo, Ana I. 2002. "Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior", Trabalho apresentado em XI Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores: Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2002, Coimbra.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Martinho, Helena. 2013. "O pensamento curricular de Paulo Abrantes: Que caminhos para ‘hoje’?", Quadrante 22, 1: 1 - 3.
Editorial.
2. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Martinho, Helena. 2012. "Editorial", Quadrante 21, 1: 1 - 2.
3. Brocardo, Joana. 2011. "Uma "lente" para analisar tarefas numéricas", Educação e Matemática, 115: 47 - 52.
4. Brocardo, Joana. 2010. "Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número", Educação e Matemática , 109: 15 - 23.
5. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Kraemer, Jean-Marie. 2003. "Algoritmos e sentido do número", Educação e Matemática, 75: 11 - 15.
6. Porfírio, Joana. 2000. "As demonstrações da Vânia", Educação e Matemática, 60: 11 - 13.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana.

7. Porfírio, Joana; Brunheira, Lina. 1999. "Gestão flexível do currículo: Uma reportagem na Escola Básica 2,3 de Santa Clara", Educação e Matemática, 55: 7 - 11.
Citação atual da 1.ª coautora: Brocardo, Joana.

8. Porfírio, Joana. 1998. "Os currículos de matemática: Como têm evoluído", Educação e Matemática, 50: 32 - 38.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana.
9. Lobato, Guilhermina; Serrazina, Lurdes; Porfírio, Joana. 1997. "A matemática como ciência que se constrói: Entrevista [a Guilhermina Lobato]", Educação Ensino 9, 15: 24 - 27.
Citação atual da 2.ª entrevistadora: Brocardo, Joana.
10. Serrazina, Lurdes; Porfírio, Joana. 1997. "Experimente você mesmo", Educação Ensino 9, 15: 24 - 27.
Citação atual da 2.ª coautora: Brocardo, Joana.
11. Porfírio, Joana. 1994. "A necessidade de professores de matemática e a sua formação inicial: Uma relação difícil", Educação e Matemática, 31: 21 - 21.
Citação atual da autora: Brocardo, Joana.
12. Porfírio, Joana; Semedo, Olinda; Albuquerque, Teresa O. 1993. "Uma experiência de resolução de problemas no 7º ano de escolaridade", Educação e Matemática, 28: 5 - 8.
Citação atual da 1.ª coautora: Brocardo, Joana. O artigo continua e termina na pág. 14.

13. Lobato, G.; Porfírio, Joana; Albuquerque, Teresa O. 1991. "Resolução de problemas em matemática: Para quê?", Noesis, 21: 33 - 35.
Citação atual da 2.ª coautora: Brocardo, Joana.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Torres, João; Brocardo, Joana. 2014. "As tecnologias digitais na aula de matemática: Conceções e práticas de ensino de professores", Trabalho apresentado em Seminário Internacional "Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto, In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto], Setúbal.
2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Salvado, Isabel. 2010. "Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa", Trabalho apresentado em II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, In Estudos locais do distrito de Setúbal, Setúbal.
3. Brocardo, Joana. 2011. "Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano", Trabalho apresentado em ProfMat2011, In Actas do Profmat 2011, Lisboa.
4. Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. 2011. "Potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
5. Brocardo, Joana. 2002. "Formação inicial de professores de matemática: Consensos e dificuldades", Trabalho apresentado em Seminário O Ensino da Matemática: Situações e Perspectivas, In O ensino da matemática: Situações e perspectivas: Actas , Lisboa.
6. Brocardo, Joana. 2001. "Investigações na aula de matemática: A história da Rita", Trabalho apresentado em ProfMat 2001, In Actas ProfMat 2001, Vila Real.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Santos, Leonor; Canavarro, Paula; Brocardo, Joana; Domingos, António; Ferreira, Rosa. 01 jun. 2013. "Quantos adultos calculam hoje de papel e lápis?" Expresso, 33 - 33.
2. Santos, Leonor; Canavarro, Paula; Brocardo, Joana; Domingos, António; Ferreira, Rosa. 24 abr. 2013. "Revogar o programa de Matemática do Ensino Básico: Um péssimo serviço ao País" Diário de Notícias, 55 - 55.
3. Santos, Leonor; Canavarro, Paula; Brocardo, Joana; Domingos, António; Ferreira, Rosa. 20 abr. 2013. "Revogação do programa a que propósito?" Público, 47 - 47.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Quintanilha, Raquel; Brocardo, Joana. O conhecimento do professor no ensino da estatística: Um estudo numa turma de 4.º ano,IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento - “Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico”,Setúbal,2017 (Comunicação).
2. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Tasks to develop flexible multiplicative reasoning,10th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 10),Dublin,2017 (Comunicação).
3. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Designing tasks for adaptative/flexible multiplicative reasoning,13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13) ,Hamburg,2016 (Comunicação).
4. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Teacher's practices and number sense development in elementary school,13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13),Hamburg,2016 (Poster).
5. Rodrigues, Zionice G. M; Pirola, Nelson A; Brocardo, Joana L. Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam matemática no Brasil e em Portugal,XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Porto,2016 (Comunicação).
6. Kraemer, Jean-Marie; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Flexibility in mental calculation,13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13),Hamburg,2016 (Poster).
7. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João P.. Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados,XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática,Évora,2015 (Comunicação).
8. Torres, João V; Brocardo, Joana. As tecnologias de informação e comunicação na aula de matemática: Práticas de três professores,Seminário Internacional "Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto,Setúbal,2014 (Comunicação).
9. Brocardo, Joana. Diferentes visões sobre a aprendizagem dos números racionais: Refletir para perspetivar práticas,Algarmat 2014 - Encontro Regional de Professores de Matemática,Olhão,2014 (Comunicação).
10. Brocardo, Joana. Exploring flexibility in mental calculation in the domain of multiplicative reasoning,ECER 2014 - The Past, Present and Future of Educational Research in Europe,Porto,2014 (Comunicação).
11. Sineiro, Brígida; Guerreiro, Carina; Oliveira, Carina; Cascão, Isabel; Nunes, Laureana; Ferreira, Nádia; Lameiras, Sandy; Sabina, Sara; Fernandes, Susana; Brocardo, Joana. Práticas de preparação de tarefas matemáticas: Uma reflexão no contexto da formação inicial de professores do 1.º ciclo,Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar práticas em contexto,Setúbal,2014 (Comunicação).
12. Brocardo, Joana. Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “prawn skewers”,ETEN Annual Conference 2014,Leipzig,2014 (Comunicação).
13. Brocardo, Joana. Trabalhar em rede: Uma reflexão a partir das práticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal ,Seminário Trabalhar (s)em Rede em Educação: Dinâmicas de Cooperação,Setúbal,2014 (Comunicação).
14. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Evolution of students' mathematical procedures in division tasks,tth Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 37),Kiel, Germany,2013 (Poster).
15. Brocardo, Joana. Cálculo mental flexível: Desafios e complexidades,XVI Encontro Nacional de Professores - A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos,Santarém,2013 (Conferência ou palestra).
Conferência Plenária.

16. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks,12th International Congress on Mathematical Education (ICME 12),Seoul, Korea,2012 (Comunicação).
17. Brocardo, Joana. Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano,Fim de Tarde com...,Faro,2012 (Conferência ou palestra).
18. Brocardo, Joana. Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano,ViseuMat 2012,Viseu,2012 (Comunicação).
19. Duarte, José; Brocardo, Joana; Ponte, João P.. Developing algebraic thinking with ICT,12th International Congress on Mathematical Education (ICME 12) ,Seoul, Korea,2012 (Poster).
20. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Student's procedures on multiplication tasks,35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35),Ankara, Turkey,2011 (Poster).
21. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Teachers' practices and number sense development in elementary school ,35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35),Ankara, Turkey,2011 (Poster).
22. Brocardo, Joana. Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano,XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
Conferência plenária.

23. Brocardo, Joana. Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano,ProfMat2011,Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
24. Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação,XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Lisboa,2011 (Comunicação).
25. Brocardo, Joana. Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número: Algumas reflexões,Seminário Final do Programa de Formação Contínua de Matemática,Viseu,2010 (Comunicação).
Conferência plenária proferida no dia 7 de julho de 2010.

26. Brocardo, Joana. Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número: Algumas reflexões,Seminário Final do Programa de Formação Contínua de Matemática,Setúbal,2010 (Comunicação).
Conferência plenária proferida no dia 8 de julho de 2010.

27. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número,XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM09),Vila real,2009 (Conferência ou palestra).
Conferência Plenária.

28. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. Constructing multiplication: Different strategies used by pupils,Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 5),Larnaca, Cyprus,2007 (Comunicação).
29. Brocardo, Joana. Desenvolvimento curricular: Contributos de um projecto centrado no sentido do número,XV Encontro de Investigação em Educação Matemática,Monte Gordo,2006 (Conferência ou palestra).
30. Torres, João V; Brocardo, Joana. O papel das tecnologias da informação e comunicação num projecto de desenvolvimento curricular,XV Encontro de Investigação em Educação Matemática,Monte Gordo,2006 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Brocardo, Joana. Oficina de Formação sobre a aprendizagem da Matemática para professores do 1.º e 2.º Ciclos, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Portuguesa de Macau.
Duração: 5 dias. Local: Escola Portuguesa de Macau, Cidade: Macau, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Metodologia do ensino da matemática: Números e operações,2010. 
Módulo de formação no quadro do PREPA - Projeto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário em Angola; 2º módulo de um conjunto de 3 reunidos num só vol. com paginações independentes ([Lisboa]: FCG. 72 p., ISBN 978-972-31-1540-6).
2. Boavida, Ana M; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Abreu, Ana C. Textos e propostas de trabalho - PFCM da ESE/IPS (2007/2008),2007. 
3. Boavida, Ana M; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Paiva, Ana L. Textos e propostas de trabalho - PFCM da ESE/IPS (2006/2007),2006. 

Organização de evento
Event organization
1. Brocardo, Joana; Costa, Ana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Freitas, José M; Figueiredo, Miguel. ETEN 2016 - The European Teacher Education Network Conference 2016,2016 (Conferência / Organização).
2. Brocardo, Joana; Canavarro, Ana P; Borralho, António; Santos, Leonor; Alves, Beatriz; Coutinho, Daniela; Penteado, Inês; Calvinho, Jéssica; Franco, Mafalda. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016),2016 (Encontro / Organização).
3. Brocardo, Joana. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2014),2014 (Encontro / Organização).
4. Brocardo, Joana. Encontro em Memória de Paulo Abrantes: Matemática para todos, Matemática com todos,2013 (Encontro / Organização).
5. Brocardo, Joana; Saxe, Geoffrey B. 12th International Congress on Mathematical Education (ICME-12),2012 (Congresso / Outra).
6. Brocardo, Joana. Seminário Cálculo Mental, Geometria e Medida: Dois temas, olhares de vários países,2010 (Seminário / Organização).
7. Brocardo, Joana. II Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática ,2009 (Conferência / Organização).
8. Brocardo, Joana. Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática,2008 (Conferência / Organização).
9. Brocardo, Joana. ProfMat 2007,2007 (Encontro / Organização).
10. Brocardo, Joana; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Torres, João; Duarte, José; Duarte, Teresa O. XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (XVI SIEM) ,2005 (Seminário / Organização).
11. Brocardo, Joana. Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo,2002 (Encontro / Organização).
12. Brocardo, Joana. Encontro final de balanço e encerramento do Tempus Mobility Joint European Project,1999 (Encontro / Organização).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Sousa, Hélia. Relatório de avaliação do manual escolar "A grande aventura", 2.º ano de escolaridade,2010.
Enviado à DGIDC/ME.
2. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Sousa, Hélia. Relatório de avaliação do manual escolar "A grande aventura", 4.º ano de escolaridade,2010.
Enviado à DGIDC/ME.
3. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Sousa, Hélia. Relatório de avaliação do manual escolar "Projecto desafios", 3.º ano de escolaridade,2009.
Enviado à DGIDC/ME.
4. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Sousa, Hélia. Relatório de avaliação do manual escolar “A grande aventura”, 3.º ano de escolaridade,2009.
Enviado à DGIDC/ME.
5. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Sousa, Hélia. Relatório de avaliação do manual escolar “A grande aventura”, 1.º ano de escolaridade,2009.
Enviado à DGIDC/ME.
6. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Sousa, Hélia. Relatório de avaliação do manual escolar "Projecto desafios", 1.º ano de escolaridade,2009.
Enviado à DGIDC/ME.
7. Brocardo, Joana. Relatório de avaliação do Programa de Formação Contínua de Professores de Matemática da ESE de Setúbal, 2006-2007,2007.
Enviado à DGIDC/ME.
8. Brocardo, Joana. Relatório de avaliação do Programa de Formação Contínua de Professores de Matemática da ESE de Setúbal, 2005-2006,2006.
Enviado à DGIDC/ME.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Giovana Pereira Sander, Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de alfabetização, 2018. Tese (Educação - Didática da Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bolseiro(a) de Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Co-orientador).
2. Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado, As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º ciclo, 2014. Tese (Didáctica da Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Maria de Fátima Pista Calado Mendes, A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo, 2013. Tese (Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
4. José António de Oliveira Duarte, Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática, 2012. Tese (Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Sónia Ferreira, A comunicação matemática em sala de aula: Investigando o trabalho de dois professores de 1.º ciclo, 2016. Tese (Didática da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Graça Cebola, Comparação multiplicativa e cálculo flexível: Um passo para a proporcionalidade, 2014. Tese (Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
Título provisório.
3. Luciano José Dourado Veia, A organização e tratamento de dados nas práticas profissionais dos professores do 1.º ciclo do ensino básico: Dois estudos de caso , 2012. Tese (Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
4. João Vítor Torres, As Tecnologias de Informação e Comunicação na aula de Matemática: Conceções e práticas de dois professores, 2010. Tese (Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Anabela Pacheco Vieira Canelas, Resolução de problemas com números racionais: Um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
2. Joana Filipa Queirós Martins, A utilização de materiais na aprendizagem da geometria, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
3. Milene Alexandra Lopes Farinha, Resolução de tarefas multiplicativas: O conhecimento pessoal de alunos do 3º ano, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
4. Nuno Miguel Ferreira Oliveira, Desenvolver o cálculo mental no contexto da resolução de problemas de adição e subtração; Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Diana Medeiros, Os registos dos alunos na resolução de problemas de proporcionalidade, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
6. Fátima Gonçalves, Números naturais e subtração: Um estudo no 1.º ciclo, 2011. Dissertação (Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
7. João Vítor Torres, O papel das tecnologias de informação e comunicação: O caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido do número, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
8. Isabel Maria Aleixo dos Reis Gorgulho, Actividades de carácter investigativo em ambientes de geometria dinâmica. Um estudo com alunos de 6º e 7º Anos, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Teresa Olga da Costa Duarte, A estatística no 1.º Ciclo: Uma abordagem no 3.º ano de escolaridade, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Zionice Garbelini Martos Rodrigues, Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam Matemática no estado de São Paulo, no Brasil e em Portugal, 2016. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
Trabalho de pós-graduação (pós-doutoramento).
2. Mara Sueli Simão Moraes, Relatório científico de estágio, 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bolseiro(a) de Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Co-orientador).
Programa de Estágio no Exterior da PROPG realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal – Portugal, no período de 08 de novembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento - “Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico”, 2017 (Encontro).
Nome do evento: IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento - “Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico”; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS); Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
2. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016), 2016 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016); Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo).
3. Tarefas matemáticas, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2014); Nome da Instituição: SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática; Cidade do evento: Setúbal / Hotel do Mar, Sesimbra.
Fez igualmente parte da Comissão Organizadora. Autora da apresentação do tema do Encontro. Revisora científica de propostas de intervenção no EIEM. .
4. A challenge for mathematics education: To reconcile commonalities and differences, 2002 (Conferência).
Nome do evento: CIEAEM 54; Nome da Instituição: International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education; Cidade do evento: Barcelona / Universitat Politècnica de Catalunya, Escola Politècnica Superior d'Enginyeria de Vilanova i la Geltrú.
Membro da Comissão Internacional do Programa científico do CIEAEM 54.
5. Mathematical literacy in the digital era, 2001 (Conferência).
Nome do evento: CIEAEM 53; Nome da Instituição: International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education; Cidade do evento: Verbania, Italy / Luciana Bazzini et al. em Verbania.
Comissão Internacional do Programa científico do CIEAEM 53.
6. Cultural diversity in mathematics (education), 1999 (Conferência).
Nome do evento: CIEAEM 51; Nome da Instituição: International Commission for the Study of Mathematics Education; Cidade do evento: Chichester, West Sussex, UK / University College.
Membro da Comissão Internacional do Programa científico do CIEAEM 51.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Que políticas educativas para o desenvolvimento sustentado do ensino da Matemática em Portugal?, 2015 (Seminário).
Nome do evento: XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Grupo de Trabalho em Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM); Cidade do evento: Évora / Escola Secundária Gabriel Pereira.
Moderadora do Painel.
2. Matemática para Todos, Matemática com Todos, 2013 (Encontro).
Nome do evento: Encontro em Memória de Paulo Abrantes - Matemática para Todos, Matemática com Todos; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em colaboração com a Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Moderadora do Simpósio II: A Matemática no currículo.
3. Teaching and learning of number systems and arithmetic: Focusing especially on primary education, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 12th International Congress on Mathematical Education (ICME 12); Nome da Instituição: International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) ; Cidade do evento: Seoul, Korea / COEX, Seoul.
Moderadora do Topic Study Group 7 - Teaching and learning of number systems and arithmetic - focusing especially on primary education.
4. O plano de acção para a matemática, 2009 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat 2009; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Viana do Castelo / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Moderadora de Painel plenário.
5. O plano da matemática: Que balanço?, 2009 (Conferência).
Nome do evento: II Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática; Nome da Instituição: DGIDC/ME; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém.
Moderadora de Painel plenário.
6. Perspectivando o plano de acção para a Matemática, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática; Nome da Instituição: DGIDC/ME; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém.
Moderadora do Painel plenário.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Do currículo prescrito ao currículo aprendido: papel e importância do professor, 2016 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat 2016 - 32.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Porto / Escola Artística Soares dos Reis.
Participação no Painel Plenário 02 com a moderação de Ana Paula Canavarro.
2. Raciocínio matemático, 2013 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2013); Nome da Instituição: SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
Revisora científica de propostas de intervenção no EIEM.
3. A literacia e raciocínio estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário A Literacia e Raciocínio Estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Comentadora de uma comunicação.
4. Práticas profissionais dos professores de Matemática, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Comentadora das apresentações integradas no Simpósio II.
5. Encontro Regional de Educação Matemática (ÉvoraMat 2013), 2013 (Encontro).
Nome do evento: XX Encontro Regional de Educação Matemática (ÉvoraMat 2013); Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática, Núcleo Regional de Évora ; Cidade do evento: Reguengos de Monsaraz / Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Participante no painel: Impacto das alterações curriculares na Matemática do Ensino Básico no futuro próximo.
6. Teaching and learning of number systems and arithmetic: Focusing especially on primary education, 2012 (Congresso).
Nome do evento: 12th International Congress on mathematical Education (ICME 12); Nome da Instituição: International Commission on Mathematical Instruction (ICMI); Cidade do evento: Seoul, Korea / COEX, Seoul.
Revisora de artigos propostos para o Topic Study Group 7 - Teaching and learning of number systems and arithmetic - focusing especially on primary education.
7. Práticas de ensino da Matemática, 2012 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2012); Nome da Instituição: SPIEM - Sociedade Portuguesa em Investigação em Educação Matemática.
Revisora científica de propostas de intervenção no EIEM. Igualmente apresentou, em coautoria, uma comunicação no Encontro. .
8. The role of mathematics in the overall curriculum, 2008 (Congresso).
Nome do evento: 11th International Congress on Mathematical Education (ICME 11); Nome da Instituição: International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) ; Cidade do evento: Monterrey, Mexico / Universidad Autónoma de Nuevo León.
Membro da equipa do Topic Study Group 25 - The role of mathematics in the overall curriculum.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Brocardo, Joana. Revista Portuguesa de Educação, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
2. Brocardo, Joana. JETEN: Journal of the European Teacher Education Network, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: ETEN.
3. Brocardo, Joana. Medi@ções, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
4. Brocardo, Joana. Educational Studies, desde 2014/05/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
5. Brocardo, Joana. Journal of Mathematics Teacher Education, desde 2012/01/02, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer Netherlands.
6. Brocardo, Joana. Quadrante, desde 2012/01/02, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: APM - Associação de Professores de Matemática.
7. Brocardo, Joana. Medi@ções, desde 2012/01/02, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
8. Brocardo, Joana. Quadrante, desde 1998/01/02, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: APM - Associação de Professores de Matemática.
9. Brocardo, Joana. Quadrante, de 2012/01/02 até 2015/12/31, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: APM - Associação de Professores de Matemática.
Diretora da Revista Quadrante.

10. Brocardo, Joana. Educação e Matemática, de 2001/01/03 até 2006/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: APM - Associação de Professores de Matemática.
11. Brocardo, Joana. Educação e Matemática, de 2002/01/02 até 2004/12/31, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: APM - Associação de Professores de Matemática.
Diretora da revista Educação e Matemática.

12. Brocardo, Joana. Quadrante, de 1998/01/02 até 2003/12/31, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: APM - Associação de Professores de Matemática.
Subdiretora da Revista Quadrante.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
102

Livros e capítulos
Books and book chapters
43
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
27
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
16
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
22
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
34
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
28
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
3

Total
Produção técnica
Technical production
54

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
54

Total
Dados complementares
(Additional data)
51

Orientações
Orientations
19
Participação em Eventos
Event participation
20
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
12


Visualizações do curriculum [ 4105 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 12-03-2021 às 04:02:01
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis