Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
15/03/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pereira, Ana Isabel |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical Av. Berna, 26C, Edificio I&D - 3º Lisboa 1069-061 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217908300Extensão: 1496 Correio electrónico: anaisabelpereira@campus.fcsh.unl.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012-2014 |
Mestrado Master degree |
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1993-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Engenharia do Ambiente
(5 anos » years)
.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2017 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Análise de Dados em Ciências Sociais.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
Propriedade Intelectual .
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
Comunicação de Ciência.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
Criação de Valor.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Professional Development Levels Courses - Music Elementary General.
Michigan State University,
Estados Unidos.
|
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Comunicação de Ciência.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Research Data Management.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2014-2015 |
Outros Others |
Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2002-2008 |
Outros Others |
Canto. Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa,
Portugal.
|
2000-2001 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Planeamento Ambiental e Ordenamento do Território.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1993-2000 |
Outros Others |
Flauta Transversal. Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Lisboa |
Set/2016-Actual |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Abr/2015-Actual |
Outra Situação |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Italiano (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Italiano (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Italiano (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 |
Melhor Mestre em Ensino da Música do Ensino Básico,
FCSH/NOVA.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2017 - Actual |
National Association for Music Education (NAfME), Membro.
Sócio.
|
Jan/2017 - Actual |
Sempre: Society for Education, Music and Psychology Research, Membro.
Sócio.
|
Jan/2016 - Actual |
International Society for Music Education (ISME), Membro.
Sócio.
|
Nov/2015 - Actual |
Instituto de Aprendizagem Musical Edwin Gordon, Membro fundador.
Presidente do Conselho Fiscal.
|
Jul/2015 - Actual |
Gordon Institute of Music Learning, Membro.
Sócio.
|
Jan/2011 - Actual |
Associação Portuguesa de Educação Musical, Membro.
Sócio.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2016. O papel da melodia e das palavras no reconhecimento de canções por crianças de 4 a 6 anos de idade. In Ecos de Opus Tutti - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 217 - 239. ISBN: 978-972-31-1565-9. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
2. |
Pereira, Ana I. 2004. Processos Químicos: A indústria química, a CUF e o Complexo do Barreiro. In Momentos de Inovação e Engenharia em Portugal no século XX, ed. HEITOR, Manuel; BRITO, José Maria Brandão; ROLLO, Maria Fernanda (org.), 242 - 285. ISBN: 9789722027922. Lisboa: Dom Quixote. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. 2017. "The relationship between children’s use of singing voice, singing accuracy, and self-perception on singing with text and neutral
syllable", Trabalho apresentado em Context Matters: The 6th International Symposium on Assessment in Music Education (ISAME 6), In Proceedings of the 6th International Symposium on Assessment in Music Education, Birmingham.
|
|
|
|
2. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. 2017. "“BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Proceedings of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge.
|
|
|
|
3. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its relationship with their
use of voice registers", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Proceedings of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge.
|
|
|
|
4. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourth-grade children", Trabalho apresentado em The Sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6), In Proceedings of the Sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music, Kyoto.
|
|
|
|
5. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten children and its relationship with their
use of voice registers", Trabalho apresentado em I CONGRESO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DE LA MÚSICA Y LA INTERPRETACIÓN MUSICAL, In Proceedings of the , Madrid.
|
|
|
|
6. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. 2016. "The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words", Trabalho apresentado em 14th International Conference for Music Perception and Cognition, In Proceedings of the 14th International Conference for Music Perception and Cognition, San Francisco.
|
|
|
|
7. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. 2015. "The effect of timbre on melody recognition of songs among preschool-aged children", Trabalho apresentado em 6th World Conference on Learning, Teaching & Educational Leadership, Centre Internationale d'Études Pédagogiques (CIEP), In (A aguardar publicação), Paris, 29-31 Octobre.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. 2017. "“BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Abstracts Book of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge. |
|
|
|
2. |
Pereira, Ana I. 2017. "The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its relationship with their
use of voice registers", Trabalho apresentado em 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, In Abstracts Book of the 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, Cambridge. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Pereira, Ana I. 2014. "Concepção de recursos didácticos e construção de uma escala de avaliação de desempenho para os alunos de Educação Musical
do 2º e 3º ciclo do ensino básico". Lisboa: NOVA FCSH.
|
Produto com registo ou patente Product with patent or official record |
1. |
Pereira, Ana I; Aleixo, Rui. Céu, Circo, Estendal, Mar, Neve, Pomar,2017. Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Outra. Patente: Desenho Industrial/Desenho.n. LOC(10) CL.32-00,"Céu, Circo, Estendal, Mar, Neve, Pomar".05 jan. 2017(Depósito);30 mar. 2017(Concessão). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pereira, Ana I. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 years-old children and its relationship with
their use of voice registers,8th EuNet Music Educators and Researchers of Young Children Conference (MERYC 2017),Cambridge,2017 (Conferência ou palestra).
|
2. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 years-old children and its relationship with
their use of voice registers,I Congreso Internacional de Psicologua de la Música y la interpretación Musical,Madrid,2017 (Congresso).
|
3. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. The Relationship Between Children’s Use of Singing Voice and Singing Accuracy,III Simpósio CESEM,Lisboa,2017 (Simpósio). |
4. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. Recognition of songs among kindergarten to fourth-grade children,Social exchange through Audiation ,Lisboa,2017 (Seminário). |
5. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rutkowski, Joanne. The Relationship Between Children’s Use of Singing Voice, Singing Accuracy, and Self-perception on Singing with Text and Neutral
Syllable,The Sixth International Symposium on Assessment in Music Education,Birmingham ,2017 (Conferência ou palestra).
|
6. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourthgrade children, The sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6),Kyoto,2017 (Conferência ou palestra).
|
7. |
Pereira, Ana I. Music Psychology and Pedagogy: Projects in progress,Seminário Doutoral de Verão,Lisboa,2017 (Seminário). |
8. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences,8th EuNet Music Educators and Researchers of Young Children Conference (MERYC 2017),Cambridge,2017 (Conferência ou palestra). |
9. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. A relação entre o reconhecimento auditivo e o desempenho vocal de canções com e sem palavras em crianças em idade pré-escolar,II Simpósio CESEM,Lisboa,2016 (Simpósio). |
10. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Ávila, Patrícia. The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words,14th International Conference for Music Perception and Cognition,San Francisco,2016 (Conferência ou palestra).
|
11. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F; Rodrigues, Paulo M. GermInArte Project: Artistic Transformation for Human and Social Development,II Simpósio CESEM,Lisboa,2016 (Simpósio). |
12. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. A relação entre o reconhecimento auditivo e o desempenho vocal de canções com e sem palavras em crianças em idade pré-escolar,Conferência de Doutorandos,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra). |
13. |
Pereira, Ana I. Construção e estudo de validade de uma escala de desempenho musical com alunos do 2º e 3º ciclos,2014 (Seminário). |
14. |
Pereira, Ana I. Brincar com palavras, melodias e canções,III Encontro - Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano,Lisboa,2013 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Academia de Música de Alcobaça. Duração: 6 horas. Local: Academia de Dança de Alcobaça, Cidade: Alcobaça, Tipo de participação: Docente.
|
2. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Academia de Música de Lagos / Conservatório de Música de Lagoa. Duração: 6 horas. Local: Conservatório de Música de Lagoa, Cidade: Lagoa, Tipo de participação: Docente.
|
3. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Academia de Música de Elvas. Duração: 6 horas. Local: Academia de Música de Elvas, Cidade: Elvas, Tipo de participação: Docente.
|
4. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Biblioteca Municipal de Rio Maior. Duração: 6 horas. Local: Biblioteca Municipal de Rio Maior, Cidade: Rio Maior, Tipo de participação: Docente.
|
5. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Escola Superior de Educação de Coimbra. Duração: 6 horas. Local: Escola Superior de Educação de Coimbra, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
|
6. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Centro Social de Carregosa. Duração: 6 horas. Local: Auditório da Junta de Freguesia de Carregosa, Cidade: Carregosa - Oliveira de Azeméis, Tipo de participação: Docente.
|
7. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Cine-Teatro Alba. Duração: 6 horas. Local: Auditório do Cine-Teatro Alba, Cidade: Albergaria-a-Velha, Tipo de participação: Docente.
|
8. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Duração: 6 horas. Local: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
|
9. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Centro Social Paroquial dos Santos Mártires. Duração: 6 horas. Local: Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, Cidade: Bragança, Tipo de participação: Docente.
|
10. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica. Duração: 6 horas. Local: Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, Cidade: Évora , Tipo de participação: Docente.
|
11. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Câmara Municipal do Fundão. Duração: 6 horas. Local: Casino Fundanense, Cidade: Fundão , Tipo de participação: Docente.
|
12. |
Pereira, Ana I. Formação Transitiva Música para a Infância: Colos de Música e BebéPlimPlim , 2017 (Especialização), promovido por Companhia de Música Teatral / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Duração: 6 horas. Local: Casa das Artes, Cidade: Vila Nova de Famalicão, Tipo de participação: Docente.
|
13. |
Pereira, Ana I. Plano Nacional de Educação Estética e Artística, 2015 (Extensão), promovido por Direção-Geral da Educação. Duração: 24 horas..
|
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F. Manual para a Construção de Jardins Interiores: Colo dos Bichos,2016. |
2. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo F. Manual para a Construção de Jardins Interiores: Colo da Terra,2016. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Pereira, Ana I; Rodrigues, Helena. Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e ensino de violino e violoncelo: Toca a Audiar ,2017 (Seminário / Organização). |
2. |
Pereira, Ana I. Audiation and Social Exchange in Infancy,2017 (Seminário / Organização).
|
3. |
Pereira, Ana I; Reigado, João. Developing Musicianship through Improvisation,2016 (Oficina / Organização).
|
4. |
Pereira, Ana I; Reigado, João. A Sense of Belonging: Developing Social, Cultural, Emotional and Intellectual Understanding through Audiation ,2016 (Seminário / Organização).
|
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words, 2016 (Conferência). Nome do evento: Conferência de Doutorandos: 4ª Edição ; Nome da Instituição: Escola Doutoral Pedro Hispano; Cidade do evento: Lisboa / Edifico ID, CESEM. |
2. |
GermInArte Project: Artistic TransFormation for Human and Social Development, 2016 (Simpósio). Nome do evento: II Simpósio do CESEM; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / SALA MULTIUSOS 3 | ED I&D | FCSH/NOVA. |
3. |
The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words, 2016 (Simpósio). Nome do evento: II Simpósio do CESEM; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / SALA MULTIUSOS 3 | ED I&D | FCSH/NOVA. |
4. |
GermInArte Project: Artistic Transformation for Human and Social Development, 2015 (Simpósio). Nome do evento: MusicaKlassen Extra Symposium; Nome da Instituição: Music Impulse Centre for Music; Cidade do evento: Neerpelt / Domein Dommelhof . |
5. |
Construção e estudo de validade de uma escala de desempenho musical com alunos do 2º e 3º ciclos, 2014 (Seminário). Nome do evento: Seminário de Especialidade em Ensino e Psicologia da Música do Doutoramento em Ciências Musicais; Nome da Instituição: Doutoramento em Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Lamci-CESEM, FCSH/NOVA. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten children and its relationship with their
use of voice registers, 2017 (Conferência). Nome do evento: I Congreso Internacional de Psicología de la Música y Interpretación Musical (Con Musica); Nome da Instituição: AEPMIN-UNED; Cidade do evento: Madrid / Campus Norte de la UNED. |
2. |
The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourth-grade children, 2017 (Conferência). Nome do evento: The sixth Conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music (APSCOM 6); Nome da Instituição: Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music; Cidade do evento: Kyoto / Kyoto's Women University. |
3. |
The relationship between children’s use of singing voice, singing accuracy and self perception on singing with text and neutral
syllable, 2017 (Conferência). Nome do evento: The Sixth International Symposium on Assessment in Music Education; Nome da Instituição: University of Florida and Birmingham City University; Cidade do evento: Birmingham / Birmingham City University. |
4. |
“BebéPlimPlim”: A contribution to shared listening experiences, 2017 (Conferência). Nome do evento: 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children; Nome da Instituição: European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC) ; Cidade do evento: Cambridge / Cambridge University Faculty of Education. |
5. |
The influence of two song-teaching strategies on vocal performance in 6 to 7 year-old children and its relationship with their
use of voice registers, 2017 (Conferência). Nome do evento: 8th Conference of the European Network of Music Educators and Researchers of Young Children; Nome da Instituição: European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (MERYC); Cidade do evento: Cambridge / Cambridge University Faculty of Education. |
6. |
The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words, 2016 (Conferência). Nome do evento: 14th International Conference for Music Perception and Cognition,; Nome da Instituição: Society for Music Perception and Cognition; Cidade do evento: San Francisco / Hyatt Regency Hotel. |
7. |
The effect of timbre on melody recognition of songs among preschool-aged children, 2015 (Conferência). Nome do evento: 6th World Conference on Learning, Teaching & Educational Leadership; Nome da Instituição: Organized by Near East University, University of Kyrenia, Academic World Education and Research Center & Association for Human,
Science, Natura, Education and Technology; Cidade do evento: Paris / Centre International d’Études Pédagogiques. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
12 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
34 |
Produtos com registo ou patente Products with patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
33 |
Dados complementares (Additional data) |
12 |
Participação em Eventos Event participation |
12 |
Visualizações do curriculum [
919
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-03-2021
às
06:36:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|