Procedimento de candidatura

 
 

O primeiro passo no processo de candidatura é o da busca de um projeto. Pode ser realizado no presente site ou no site do banco

   
 

Havendo interesse num determinado projeto, para concretizar para uma candidatura é obrigatória Inscrição na base de dados do BID no supplier regisation form emhttp://www.iadb.org/en/resources-for-businesses/corporate-procurement/create-a-new-account,1960.html?session

   
 

Em alguns casos, o processo de procurement começa com um pedido de manifestação de interesse que precede e divulgação dos cadernos de encargos, dependendo da forma como a agência executora decidir que tem de ser respondida, normalmente num prazo curto de tempo

   
 

O passo seguinte é a obtenção do caderno de encargos que concretiza através da ferramenta de seleção do presente site ou do banco de desenvolvimento.

   
 

A realização da candidatura exige o levantamento de todos os documentos a submeter, e uma resposta efetiva a todos os requisitos e questões elencadas nos termos de referência. Pedidos de esclarecimentos atempados são chave para o êxito de qualquer candidatura

   
 

Antes de submeter  a cvandidatura é fundamental verificar que TODOS os requisitos são cumpridos. Para isso pode ser útil fazer uma lista de requisitos que facilite a verificação do mesmo. Para além disso deve-se verificar que todas as questões são efetivamente respondidas, que evidenciam todos os pontos fortes do candidato, de forma a mazimizar as hipóteses de êxito  da candidatura.

4º passo: Submeter proposta de prestação de serviços/ bens

     
 

 

Para mais informação consulte através do sítio:

http://www.ifc.org/wps/wcm/connect/91bfd5004997b5969cc3fcb2b4b33c15/AIPFinalVersion.pdf?MOD=AJPERES

http://www.iadb.org/en/project-procurement/procurement-notices,8178.html

 
Estratégia de países:
http://www.iadb.org/es/proyectos/estrategia-de-paises,6831.html
 
 
 

Ciclo de Projeto

 
 

O Banco define e revê periodicamente as suas  estratégias de país a través de um diálogo estruturado e contínuo com cada país beneficiário. O país e o Banco identificam conjuntamente as iniciativas e projetos do Banco. Estas iniciativas são identificados a través de estudos de diagnóstico, análise de alternativas e seleção do instrumento financeiro. Os resultados definem o perfil de projeto (PP).

O PP é avaliado na Reunião de Revisão de Elegibilidade (ERM), onde se determina a elegibilidade da operação, a sua estratégia de implementação, cronograma e recursos.

Seguidamente elabora-se a Proposta de Desenvolvimento do Projeto (POD) que posteriormente se submete  para avaliação de risco na Avaliação de Qualidade de Risco (QRR)

Nessa fase elabora-se o Projeto de Proposta de Empréstimo (DLP), que é apresentado ante o Comité de Políticas de Operações (OPC) para aprovação.

   
 

Para operações com garantia soberana, uma vez que o Conselho Executivo aprove o projeto, o contrato de empréstimo pode ser assinado pelas partes contratantes. Quando isso não acontece, é necessário que o Conselho Executivo aprove proposta de garantia e um memorando de  com os termos finais de acordo.

   
 

A execução dos projetos inclui a monitorização periódica das atividades e resultados através do  Relatório de Resultados do Empréstimo (LRR) e do Relatório de Progresso e Monitorização(PMR). Implementação também inclui supervisão e monitorização de atividade s de desembolso, gestão financeira, processos de procurement, gestão de risco e compliance.

   
 

Uma vez, o projeto executado, avaliações são realizadas para medir o impacto do projeto. O Projeto Final de Reporte (PCR) contribui para o processo de aprendizagem do banco e é um a fonte informação chave sobre a performance do banco e resultados.

O IDB também produz relatório de impacto / resultados  (ImpactEvalutions) e avaliações das representações dos bancos Office of Evaluation and Oversight (OVE) em que recolhe  informação a incluir  nos relatórios e entender tendências sobre os projetos assumidos pelo banco.

As conclusões, são incorporadas para planeamento e desenvolvimento de projetos futuros baseado em dados empíricos.

 

 
Para mais informação consulte através do sítio:

http://www.iadb.org/en/projects/project-cycle,1243.html