Ana Saldanha

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

Ana Saldanha

Bio || Bio

Ana de Almada Saldanha nasceu em Lisboa, iniciou a sua licenciatura em biologia na especialidade de oceanografia biológica, tendo mudado posteriormente para o ramo educacional após terminada a área curricular do referido curso. Em 2004 termina a sua tese de mestrado em Educação na especialidade de Didáctica das Ciências, grau que lhe foi conferido pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Neste estudo questiona a influência perversa das incoerências do sistema educativo na qualidade do ensino, nomeadamente a influência do baixo nível de exigência concetual dos exames nacionais de biologia na recontextualização pedagógica e na aprendizagem científica de alunos socialmente diferenciados. Leciona há mais de 30 anos e é, atualmente, professora do Departamento de Ciências Experimentais da Escola Secundária Rainha Dona Amélia, onde exerce o cargo de Coordenadora do Projecto Educativo desde 2007

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Análise Curricular
  2. Avaliação Educativa
  3. Filosofia da Educação
  4. Filosofia das CIiências

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Não-Doutorado

Grupos de Investigação || Research Groups

Epistemologia e Metodologia (Membro)

 

 

Contactos || Contacts

anasaldanhas@gmail.com

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Livros / Books
  1. Saldanha, A. (2008). O dilema do professor: Formar para quê? - Influência do nível de exigência conceptual dos exames nacionais de biologia na recontextualização pedagógica e na aprendizagem científica de alunos socialmente diferenciados. Lisboa: Editora Colibri, 211 pp.
Artigos / Articles
  1. Saldanha, A., & Neves, I. P. (2007). Influência dos exames na recontextualização dos programas: Um estudo centrado na biologia do ensino secundário. Revista de Educação, XV (1), 47-66.