Pedro Farinha Gomes

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

FOTO 150x150px

Bio || Bio

Pedro Miguel Farinha Gomes é mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL, 2014), e licenciado também em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH, 2010).  A sua dissertação de mestrado, em Filosofia da Arte, teve como título Uma Abordagem Filosófica e Histórica da Arte Cognitiva e Informacional, e teve como objectivo desenvolver um entendimento da arte feita na intersecção entre a ciência e a tecnologia. Foi por duas vezes bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com duas Bolsas de Integração na Investigação (BII), desenvolvidas no Centro de História da Cultura (CHC, 2008-2009) e no Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL, 2009-2010) da FCSH-UNL. Participou em diversos colóquios e conferências internacionais, tendo diversos artigos publicados. No passado trabalhou em animação 3D e multimédia.

 

Pedro Miguel Farinha Gomes has a master's degree in Philosophy (Faculty of Letters -  University of Lisbon, MA, 2014) and a bachelor's degree also in Philosophy (Faculty of Human And Social Sciences - New University of Lisbon, BA, 2010). His master's thesis, in Philosophy of Art, had the title A Philosophical and Historical Approach to the Cognitive and Informational Art, and its goal was to develop an understanding of the art made in the intersection of science and technology. He received two research grants (Research Integration Grants) from the Science and Technology Foundation, developed in the research centers History and Culture Center (2008-2009) and Philosophy of Language Institute (2009-2010), both belonging to the Faculty of Human And Social Sciences - New University of Lisbon. He participated in several seminars and international conferences, and has several published articles. In the past he worked in 3D animation and multimedia.

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Aesthetics and Philosophy of Art
  2. Metaphysics
  3. Epistemology
  4. Philosophy of Science
  5. Art History and Theory
  6. Film and Comics History and Theory
  7. Science + Art + Philosophy

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Não-Doutorado

 

Grupos de Investigação || Research Groups

Ciência e Arte (Membro)

 

Linhas Temáticas || Thematic Lines

Science-Art-Philosophy Lab

 

 

Contactos || Contacts

pedromfarinhagomes[at]gmail.com

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

  1. "Propostas de definição de obra de arte computacional, obra de arte computacional interactiva, obra de arte de software e obra de arte de software interactiva", em #14.ART - 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Arte e Desenvolvimento Humano, Paulo Bernardino Bastos (ed.), UA Editora, University of Aveiro, 2015 (actas do encontro a com a mesma designação, Outubro de 2015).
  2. "Economia crítica: o exercício de uma economia pós-autista através de uma análise crítica da linguagem, à luz de Ludwig Wittgenstein e de John Kenneth Galbraith", em Ética, Crise e Sociedade, Michel Renaud e Gonçalo Marcelo (ed.), Húmus - Centro de História da Cultura, 2011 (actas do colóquio com a mesma designação, Outubro de 2009).
  3. Recensão do seminário "O Feio para Além do Belo", revista Philosophica, nº 38, 2011, Departamento de Filosofia, FLUL, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) (Seminário Internacional de Estética e Teorias da Arte O Feio para Além do Belo, 17 e 18 de Março de 2011, Faculdade de Letras e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com organização conjunta do CFUL e do Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes - CIEBA).
  4. "Nada - Começo: Ao Redor de Quadrado Negro sobre Fundo Branco de Malevitch e de um conjunto de pinturas de Michael Biberstein", em Cores - Actas do VII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Isabel de Barros Dias, Carlos F. Clamote Carreto (ed.), Universidade Aberta, 2010 (colóquio realizado em 2008).
  5. Mulher, livro de desenhos, Apenas Livros (colecção Linhas Invísiveis), 2010.

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

  1. Participação no encontro internacional #14.ART - Encontro Internacional de Arte Tecnologia, Universidade de Aveiro, com a comunicação acima referida (ver Publicações 1), 2015.
  2. Participação na organização do colóquio Principia Mathematica 1913-2013 - comemoração do centenário da obra de Bertrand Russell e Alfred N. Whitehead, colóquio organizado pelo grupo filosófico Argument Clinic - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (2013).
  3. Também na Argument Clinic:

    1. Apresentação de dois ensaios:

      • Ontologia da Arte Cognitiva e Informacional (Maio de 2013).
      • Uma abordagem filosófica e histórica da arte cognitiva e informacional (2014).
    2. Leitura orientada do ensaio The Artist's Sanction in Contemporary Art, de Sherri Irvin (2015).
  4. Apresentação do ensaio Vida e Morte: Práticas com Células Humanas, no Workshop de Filosofia e Literatura da Rede de Filosofia e Literatura, IFL-UNL (2010).
  5. Participação no colóquio Ética, Crise e Sociedade, FCSH-UNL, com a comunicação acima referida (ver Publicações 2).
  6. Participação no colóquio Cores, Universidade Aberta, com a comunicação acima referida (ver Publicações 4).