Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Center for Philosophy of Science of the University of Lisbon

 

Ciência e Arte
Science and Art

Grupo de Investigação | Research Group

 

 

 

Head

Catarina Pombo Nabais | ccnabais@fc.ul.pt

Assistant head

 

OBJECTIVOS / AIMS

 

In the last four years the main activity of the RG focused on the FCT project “Image in Art and in Science” (PTDC/EAT/64201/2006). Evaluated as excellent this project included a wide international and interdisciplinary team, and successfully achieved all its objectives giving impulse to the development of three new internal projects: Cartographies of Territory, Perspectives on Body, and Center for Image in Science and Art. 

 

From the theoretical point of view the objectives of the “Science and Art” RG are:

 

  • to study the problem of theoretical crossings and boundaries between science and art, establishing in what way philosophy may help to think the differences between Science and Art and trying to understand the complex group of questions related to the problem of Science and Art. Is Science a specific kind of thinking? In which sense does Science goes in parallel with Art? Do scientific inventions resemble the artistic ones?

 

  • to reconstruct the basis of an Ontology of Image that could match the problems and the challenges of contemporary Philosophy, Arts and Science
 

EQUIPA / TEAM

  Membros efectivos
Core team

PhD

 

Carlos Fragateiro
Catarina Pombo Nabais
Cristina Azevedo Tavares
Estela Jardim

Lídia Queiroz

 

Non-PhD


Amândio Pinheiro
Ana Figueiredo
Ana Teresa Bígio
Carlos Branco
Cristina Branco
Joana Ricou
Maria Adelaide Neves
Nuno Carvalho
Silvia Di Marco

  Colaboradores
Collaborators

Alexander Gerner
Andrea Pinotti
Fernando Silva
João Araújo
João Cordovil

Jorge Riviera
José Félix Costa
Katherine Sirois
Manuela Lopes
Maria Filomena Mölder

Nuno Nabais
Olga Pombo
Pedro Salgado
Porfírio Silva
Rasmus Slaattelid
Sara Fuentes Cid
Veronica Frabrini

 

PARCERIAS / PARTNERSHIPS

  • Faculdade de Belas Artes da UL / Fine Arts School UL

  • Museu de Medicina da FMUL / Medicine Museum UL

  • Teatro da Escola Politécnica de Lisboa / Lisbon's Escola da Politecnica Theatre. 

  • Teatro Nacional D. Maria II / National Theatre D. Maria II

PROJECTOS / PROJECTS

PROJECTOS INTERNOS | INTERNAL PROJECTS

  • Cartografias do território (Head: Catarina Pombo Nabais)
    Cartographies of territory

  • Perspectivas sobre o corpo. Filosofia, Ciência e Arte (Head: )
    Perspectives on body. Philosophy, Science and Art

  • Center for Image in Science and Art (Head: Olga Pombo)

PROJECTOS INTERNACIONAIS | INTERNATIONAL PROJECTS

  • Imag(in)ing the Nano-scale: Interactions between Science and Art (Head: Rasmus Tore Slaattelid)
    University of Bergen - Centre for the Studies of the Sciences and Humanities

ACTIVIDADES REALIZADAS / PAST ACTIVITIES

     
Workshop / Workshops
     

2011 - Workshop sobre o Território (Parte I) por Ronald Bogue (University of Georgia, EUA), Anfiteatro da Fundação da FCUL, 14 de Junho

2011 - Workshop sobre o Território (Parte II) por Ronald Bogue (University of Georgia, EUA), Anfiteatro da Fundação da FCUL, 16 de Junho

2010 - Workshop internacional «Bachelard: Conceitos & Imagens», no âmbito do Projecto A Imagem na Ciência e na Arte. 14 Maio 2010, FCUL, Anfiteatro da Fundação da FCUL (C1, Piso 3) (Ver Programa)

2009 - Goethe. A  Botânica das Cores, workshop internacional realizado no âmbito da Task 5 do projecto A Imagem na Ciência e na Arte. 20 de Novembro de 2009, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Sala 7, 14h30m-17h. (Ver Programa)

2009 - Leonardo da Vinci. O esplendor da Relação Ciência e Arte, workshop internacional realizado no âmbito da Task 5 do projecto A Imagem na Ciência e na Arte. 26 e 27 de Outubro de 2009, FCUL, Anfiteatro da Fundação da FCUL (Edifício C1, Piso 3) (Ver Programa)

2009 - As Imagens com que a Ciência se Faz, realizado no âmbito da Task 7 do projecto A Imagem na Ciência e na Arte. Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (C1, Piso 3), 25 de Maio 2009 (Ver programa)

2009 - O Desenho do Corpo na Arte e na Ciência, workshop internacional realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte. Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (C1, Piso 3),  20 de Maio. (Ver programa)

2009 - Modelos e Metáforas - entre Ciência e Arte, workshop internacional realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte. Anfiteatro da Fundação da FCUL (C1, Piso 3), 14 e 15 de Maio. (ver programa)

2009 - Lugares da Ciência, realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte. Anfiteatro da Fundação da FCUL (C1, Piso 3), 13 de Maio. (Ver programa)

2009 - Vesalius, A redescoberta da Anatomia, workshop internacional realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, Grande Auditório do Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 12 de Maio. (ver programa) (ver cartaz)

2009 - Darwin e a Ilustração Científica, workshop internacional ealizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte em colaboração com o programa Ciência Viva, 21 e 22 de Abril,  Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa. (ver programa) (ver cartaz) (veja vídeo: http://www.cvtv.pt/imagens/index.asp?id_tag=15&id_video=282)

2009 - Pensamento Diagramático, workshop internacional  realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 23 e 24 de Março, FCUL, Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (C1, Piso 3). (Ver programa)

2009 - Neuroestética, workshop internacional realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 9 e 10 Março de 2009, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (C1, Piso 3). (Ver programa)

2008 - Visual displays of information and the practice of science - workshop internacional, FCUL,  15 de Janeiro, 10h-13h, FCUL, sala 1.3.29.

2008 - A Ilustração Científica e a Construção do Conhecimento, realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte, 4 e 5 de Dezembro de 2008, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, C1. 2º piso, Anf. da Fundação (ver programa)

2007 - Visual representation in Art and Science, workshop internacional - 07 de Novembro, 10h - 13h, FCUL, sala 1.3.29

2007 - Arte e Ciência como Criação. Em torno de Gaston Bachelard  - 26 de Janeiro, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C1, 3º Piso, sala 29.

 

     
Colóquios/ Colloquia
     
  2011 - 17 a 19 Fevereiro 2011 - CROSSINGS - International Colloquium: Image in Science and Art, Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian | +info
2010 -
Colóquio Internacional «Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem», organizado no âmbito do Projecto A Imagem na Ciência e na Arte. Instituto Franco-Português, 10 e 11 Maio. (Cartaz-Programa)
2009 - Colóquio internacional Illustration in Darwin. The tree as the image of life's evolution  realizado no âmbito do projecto A Imagem na Ciência e na Arte em colaboração com o programa Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa, 22 de Abril (tarde) (ver programa).



 

OUTRAS CONFERÊNCIAS / OTHER CONFERENCES

  • Conferência Filosofia e Literatura, por Ronald Bogue (University of Georgia, EUA). Organização do Research Group Ciência e Arte, 15h00, Fábrica Braço de Prata, 18 Junho 2011

PRODUTIVIDADE / PRODUCTIVITY

Livros
Books
  • Catarina Pombo Nabais, Philosophie et Littérature, Paris: Harmattan. (in press)

  • Olga Pombo e Marco Pina (Eds.), Darwin e a imagem da árvore, Lisboa: Fim de Século. (in press)

  • Cristina Azevedo Tavares (Eds.), Representações do Corpo na Arte e na Ciência. (in press)

  • Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, 27 pp. (ver arquivo do roteiro PDF) (Ver entrevista sobre a exposição no programa ComCiência na RTP2) (Ver entrevista sobre a exposição na TV Ciência)

  • Rodrigo Vilhena (2011), Solaris - Sistema Beta Pictoris. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 95 pp.

  • Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.) (2010), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 286 pp.

  • Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.) (2010), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 175 pp.

  • João Araújo (2010), As cidades, os castelos e a onda. Imagens, diagramas e metáforas entre Calvino, Escher e Bohr. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 151 pp.

  • Olga Pombo e Alexander Gerner (Eds.) (2010), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 224 pp.

  • Ana Gaspar (2010), Entre o Conceito e a Imagem. O lugar da Psicanálise na obra de Gaston Bachelard, Colecção Thesis nº 5, Lisboa: CFCUL, 158 pp.

  • Nuno Carvalho (2009), A imagem-sensação: Deleuze e a pintura, Colecção Thesis nº 2, Lisboa: CFCUL, 103 pp.

  • Cristina Azevedo Tavares (2006), A Sociedade Nacional de Belas Artes. Um Século de História e de Arte, Vila Franca de Xira: Fundação da Bienal de Vila Nova de Cerveira.

  • Manuel Valente Alves (Ed.) (2005), Passagens,  Lisboa: Museu de Medicina da FMUL/ Museu Nacional de Arte Antiga.

  • Manuel Valente Alves; M. Brito de Sá (Eds.) (2005), Imagens Médicas - Novas Geografias do Discurso, Lisboa: APMCG.

  • João Araújo (2005), A Commedia dell'Arte no Lirismo do Carnaval de Pernambuco. Recife: Editora Baraúna, 168 pp.

  • Manuel Valente Alves; M. Barbosa A. (Eds.) (2004), Circulação, (edições em português e inglês), Lisboa: Museu de Medicina da FMUL.

  • Manuel Valente Alves; V. Ramos (Eds.) (2004), MGF - Da Vontade, Lisboa: APMCG.

  • Manuel Valente Alves; V. Ramos (Eds.) (2004), MGF - On Will, Lisboa: APMCG.

  • Manuel Valente Alves; V. Ramos (Eds.) (2003), MGF - Da Memória, Lisboa: APMCG.

  • Manuel Valente Alves; V. Ramos (Eds.) (2003), MGF - On Memory, Lisboa: APMCG.

  • João Lopes Barbosa (Dir.), Cruz, António João (2004), As cores dos artistas. História e ciência dos pigmentos utilizados em pintura, Apenas Livros. Colecção Omniciência.

Capítulos de livros
Book chapters
  • Catarina Nabais (2011). Deleuze's two Approaches to Kafka. In: Petr Kouba and Tomás Pivoda (Eds.), Franz Kafka - Minority Report. Czech Republic: Prague, pp. 32-41.

  • Rodrigo Vilhena (2011). Solares - Sistema Beta Pictoris, In: Rodrigo Vilhena, Solaris - Sistema Beta Pictoris. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 91-93.

  • Olga Pombo (2011). Representações do Corpo na Ciência e na Arte, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 3-4. (ver arquivo PDF)

  • Catarina Pombo Nabais, Cristina Azevedo Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Bidarra Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (2011). Imagens do corpo produzidas pela ciência e pela arte a partir do desenho e da visão a olho nu - Século XIX e primeiras décadas do século XX, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 8-11. (ver arquivo do roteiro PDF)

  • Catarina Pombo Nabais, Cristina Azevedo Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Bidarra Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (2011). Imagens do corpo produzidas pela ciência e pela arte após o aparecimento da fotografia e do raio X Finais do século XIX e século XX, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 15-16. (ver arquivo do roteiro PDF)

  • Catarina Pombo Nabais, Cristina Azevedo Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Bidarra Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (2011). Imagens do corpo produzidas pela ciência e pela arte contemporâneas das tecnologias digitais Finais do século XX e século XXI, In: Catarina Pombo Nabais, Cristina Tavares, Manuel Valente Alves, Marco Pina, Olga Pombo, Pedro Silva, Ricardo Reis dos Santos e Silvia Di Marco (Coord.) (2011), CorpoIMAGEM - Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Lisboa: Ciência Viva, pp. 21-22. (ver arquivo do roteiro PDF)

  • Olga Pombo (2010). Introdução - As imagens com que  a ciência se faz, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 09-20.

  • A. Bracinha Vieira (2010). Imagens parietais paleolíticas e religiões da pré-história, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 21-43.

  • Guida Casella (2010). A criação de imagem na arqueologia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 45-55.

  • Artur Ramos (2010). O desenho do natural na reconstituição arqueológica, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 57-68.

  • Ana de Barros e Bruno Silva-Santos (2010). Visualização e representação do “real” em imunologia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 69-82.

  • Marina do Vale (2010). Da imagem à ciência e à ética em medicina fetal, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 83-96.

  • Raquel Gonçalves-Maia (2010). As fotografias de difracção de raios x e a estrutura molecular, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 97-104.

  • Dinis Pestana (2010). Representações gráficas na formação da intuição, na análise dos dados e na comunicação das ideias, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 105-119.

  • Paulo Almeida (2010). O que é uma figura?, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 121-134.

  • David Luz (2010). Representações da astronomia e do céu nas artes visuais, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 135-154.

  • Fátima M. Sousa (2010). A importância da imagem na oceanografia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 155-162.

  • Ricardo Santos (2010). Usos e significados da imagem da árvore em Biologia, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 163-194.

  • Carlos Marques da Silva (2010). A Geologia e a imagem, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 195-221.

  • Jardim, M. E., Peres, M., Costa, F. M. (2010). Imagens do século XIX: fotografia científica, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 223-244.

  • Maria Beatriz Carmo e Ana Paula Cláudio (2010). Visualização, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 245-262.

  • Teresa Chambel (2010). Imagens em movimento: o vídeo na ciência, in Olga Pombo e Silvia di Marco (Orgs.), As imagens com que a ciência se faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 263-286.

  • Silvia di Marco (2010). Contemporary Medical Imaging: Open Questions for Philosophy of Knowledge, in: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, pp. 292-309.

  • Catarina Pombo Nabais (2010). Filosofia, arte e Ciência: modos de pensar o acontecimento e o virtual segundo Gilles Deleuze, in: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, pp. 319-326.

  • Silvia Di Marco, Marco Pina and Olga Pombo (2010). Introduction, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 09-20.

  • V.S. Ramachandran and W. Hirstein (2010). The Science of Art: A Neurological Theory of Aesthetic Experience, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 21-49 (reprint with permission of the author)

  • Hideaki Kawabata and Semir Zeki (2010). Neural Correlates of Beauty, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 51-64.(reprint with permission of the author)

  • David Freedberg and Vittorio Gallese (2010). Motion, Emotion and Empathy in Aesthetic Experience, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 65-79. (reprint with permission of the author)

  • Chiara Cappelletto (2010). Neuroesthetics: Origins, Perspectives, Problems, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 81-100.

  • Andrea Pinotti (2010). The Brain, an Artist? Maximalistic and Minimalistic Approaches to Neuroesthetics, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 101-117.

  • Vasco Correia (2010). Emotional Aspects of Neuroesthetics: A Naturalistic Approach, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 119-137.

  • Alexander Gerner (2010). Critical Notes on Two Forms of Reductionism: Some Shortcommings of Both Strong Conceptual and Strong Neuroaesthetic Accounts of Aesthetic, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 139-163.

  • Catarina Pombo Nabais (2010). Microbrains: Art according to Gilles Deleuze, in Olga Pombo, Silvia di Marco and Marco Pina (Orgs.), Neuroaesthetics - Can Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, pp. 165-175.

  • Olga Pombo and Alexander Gerner (2010). Preface, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. i-v.

  • Olga Pombo (2010). Operativity and Representativity of the Sign in Leibniz, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 01-11.

  • Sybille Krämer (2010). Epistemology of the Line' Reflections on the Diagrammatical Mind, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 13-38.

  • Jan Wöpking (2010). Space, Structure, and Similarity. On Representationalist Theories of Diagrams, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 39-55.

  • Frederik Stjernfelt (2010). The Extension of the Peircean Diagram Category. Charting the Implications of a Diagrammatical Revolution in Semiotics, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 57-72.

  • Ahti-Veikko Pietarinen (2010). Is Non-visual Diagrammatic Logic Possible?, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 73-81.

  • Augusto J. Franco Oliveira (2010). Picture-proofs in Mathematics: a Chapter in James Robert Brown's Philosophy of Mathematics, with Examples, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 85-94.

  • Ángel Nepomuceno-Fernández (2010). Concept Script and Diagrams: Two Ways of Using Images in Scientific Reasoning, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 95-115.

  • J. R. Croca (2010). Diagrammatic Thinking in Physics, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 117-124.

  • Matthias Bauer (2010). Diagrammatology, Scenographic Media, and the Display Function of Art, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 125-142.

  • Valeria Giardino (2010). The World in Maps: Looking for Treasures, Neurons, and Soldies, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 145-165.

  • Alexander Gerner (2010). Notes on Diagrams and Maps, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 167-189.

  • Christoph Ernst (2010). "From Images to Diagrams" Diagrammatic Reasoning in Gilles Deleuze's Film Philosophy and its Relevance for General Media-Theory, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 191-210.

  • Catarina Pombo Nabais (2010). Deleuze's Rhizome-Thought, in Olga Pombo and Alexander Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, pp. 211-224.

  • Cristina Azevedo Tavares (2009). A condição da Metamorfose na obra de António Canau in Catálogo da exposição de António Canau 1982. Uma iconografia pessoal, 2008, Páteo Valverde, Galeria da Biblioteca Municipal, Município da Azambuja.

  • Cristina Azevedo Tavares (2009). Da flor da pele à flor da tela, Fernando Cruz e Irene in Catálogo da exposição A Cor e Preto e Branco Fernando Cruz Pintura / Irene Gonçalves Fotografia, Árvore, Porto.

  • Cristina Azevedo Tavares (2009). Texto de apresentação in Catálogo da exposição do escultor José Aurélio, Galeria da Câmara Municipal de Tomar.

  • Cristina Azevedo Tavares (2009). Amor sublime in Catálogo da exposição de Tapeçaria e Desenho de Cruzeiro Seixas, Reitoria da Universidade de Lisboa.

  • Cristina Azevedo Tavares (2009). José Augusto um colorista in Catálogo da exposição «A luz e o mar na obra de José Augusto, Pintura, Desenho e Gravura de 1943 a 2002», Museu de Portimão, ed. Câmara Municipal de Portimão.

  • Cristina Azevedo Tavares (2009). O Surrealismo e nós: 60 anos depois da primeira exposição surrealista in Catálogo da exposição Surrealismo porquê? Nos 60 anos da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa, Museu Municial João de Castilho-Núcleo de Arte Contemporânea.

  • Maria Estela Jardim, Peres, M., Costa, F. M. (2009). The role of artificial lights in the Scientific Photography of the XIX century, in Actas da 3rd International Conference of the European Society for the History of Science, Austrian Academy of Science, Viena, Austria, pp. 956-961.

  • Maria Elisa Maia/Isabel Serra (2009). A Imagem Pública da Química - Passado e Presente, in Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História da Ciência, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, pp. 847-851.
  • Araújo, J. E. F., (2008). Decomposição de um Cancioneiro através da Imaginação, in Ana Gaspar (Org.), Ciência, Psicanálise e Poética em torno de Gaston Bachelard, Lisboa, Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, pp. 145-182.

  • Cristina Azevedo Tavares (2008). Textos de Apresentação, in Catálogo da Exposição Finalistas/Sénior Students Pintura Painting FBAUL 06'07, Lisboa: SNBA.

  • Cristina Azevedo Tavares (2008). Textos de Apresentação, Catálogo da Exposição de Finalistas do Curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Jardim da Cascata, Quinta Real de Caxias.

  • Cristina Azevedo Tavares (2008). A V Bienal Internacional de Medalha Contemporânea - Seixal, in Catálogo da V Bienal Internacional de Medalha Contemporânea - Seixal, Ed. Câmara Municipal do Seixal.

  • Cristina Azevedo Tavares (2008) Maria José Mateus. A tapeçaria. Sem Ela Não Tem Sentido a Vida. Catálogo da Exposição. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes.

  • Cristina Azevedo Tavares, (2007). As Décadas de 1920-40 na Colecção de Artes Plásticas, in Graça Soares (coord), Pintura, Museu Municipal de Vila Franca de Xira, pp. 13-17.

  • Cristina Azevedo Tavares (2007). Subtil Desconstrução Mimética, in Catálogo da Exposição Quinta do Gato Cinzento, Palácio Valadares.

  • Cristina Azevedo Tavares (2007). Para Além dos Afectos, in Catálogo da Exposição Escultura com Afectos, Fundação Cultural Armazém das Artes, Alcobaça, SNBA.

  • Cristina Azevedo Tavares, (2006). Insólitos Mistérios na obra de Albertina Mântua. Catálogo da Exposição. Lisboa: Câmara Municipal do Montijo.

  • Cristina Azevedo Tavares, (2006). A Pintura de Graça Morais como Condição do Drama e da Fábula. Catálogo da Exposição. Lisboa: Fundação Paço de Arcos.

  • Cristina Azevedo Tavares, (2006). Romy Castro. Catálogo da Exposição "Romy Castro". Tomar.

  • Cristina Azevedo Tavares, (2005). O Palácio Barata Salgueiro / Sociedade Nacional de Belas Artes, in Convida, Lisboa Bairro a Bairro, Guia de Lisboa.

  • Cristina Azevedo Tavares (2005). António Xavier Trindade: um Pintor de Goa (1870-1935). Catálogo da Exposição. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes.

  • Cristina Azevedo Tavares (2005). Malhoa e Bordalo: ideário de uma Exposição. Catálogo da Exposição "Malhoa e Bordalo". Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu de José Malhoa.

  • Cristina Azevedo Tavares. (2005). Breves momentos. Catálogo da Exposição "À Luz da Pele. Irene Gonçalves". Lisboa: Câmara Municipal de Beja.

  • Cristina Azevedo (2004). Um Cântico de Palavras para Maria Manuela Madureira - prefácio do livro Maria Manuela Madureira (1957-2004) Lisboa: Ed. Verbo (ed. bilingue).

  • Cristina Azevedo (2004). Arte e Desporto (Escultura e Medalha Portuguesas), in Maria José Maia (org), Arte e Desporto em Portugal, Lisboa: Edições Inapa (ed. bilingue).

  • Cristina Azevedo Tavares (2004). Textos, Catálogo de Exposição de gravura resultante do projecto Rede Escolar de Gravura, SNBA.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003), Inertes com vida, in Catálogo da Exposição de Escultura, na Comemoração dos 80 anos, da Fábrica de Cimento Maceira-Liz, Maceira.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Textos de Apresentação da Exposição de Finalistas, Catálogo da Exposição do Curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Jardim da Cascata, Quinta Real de Caxias.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Algumas Palavras. Texto de Apresentação da Secção Portuguesa de Gravura no Catálogo da 6ª Trienalle Mondialle de l'Estampe Petit Format, Auvergne, Chamaliéres.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Textos de Apresentação da Exposição VII Prémio de Pintura João Barata 03/04, in Catálogo do VII Prémio de Pintura João Barata, Galeria Barata.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Convicção. Catálogo da Exposição "Ana Lima-Netto - Gente Anónima". Lisboa: Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Rui Vasquez: a escultura como diálogo. Catálogo da exposição "Rui Vasquez. Arte Africana - Artefactos". Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Sob o signo do Feminino. Catálogo. Lisboa: Centro de Arte Contemporânea da Amadora.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). Abril. Catálogo da Exposição "Abril. José Aurélio. Lisboa: Associação 25 de Abril.

  • Cristina Azevedo Tavares (2003). De tudo um pouco que é o muito que a escultura tem. Catálogo da Exposição "Liberdades. José Aurélio. Setúbal: Casa do Sorpo Santo.

Artigos
Articles
  • Alexander Gerner, (2009). On My Paradoxical Knives by Ali Moini. http://jacarandascienceandart.blogspot.com/2009/08/on-my-paradoxical-knives-by-ali-moini.html

  • Hernández C. Nalliely, (2007). Tiene Curvatura la Noche Estrellada de Van Gogh?, Laboratorio de cibernética da Facultad de Ciencias da UNAM. 

  • Davide Scarso (2005). Materiali di Estetica su Guido Davide Neri, in Spazio-mondo, nº 10, Maggio. (recensão)

  • Davide Scarso (2005). Mauro Carbone, Una Deformazione Senza Precedenti, in Conceito. Revista de Filosofia e Ciências do Homem, n.º 1, pp. 257-260. (recensão)

  • Cristina Azevedo Tavares (2006). A Alegoria ao 5 de Outubro. Uma Pintura de José Brito, in Revista Apontamento, ed. Museu, FBAUP, Porto

  • Carlos Fragateiro (2003). Teatro, a Utopia da Unidade do Conhecimento, in Seminário Internacional Interdisciplinaridade, Humanismo e Universidade, Cátedra Humanismo Latino da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

  • Carlos Fragateiro (2003). Escrita Teatral como Espaço de Invenção de um Mundo Novo, in IV Encontre Internacional de Dramaturgia, Valencia, Espanha.

Traduções
Translations
  •  

Páginas da internet
Websites
  •  

DIVULGAÇÃO / OUTREACH

 

 

PROJECTOS CONCLUÍDOS / CONCLUDED PROJECTS

PROJECTOS FCT | PROJECTS FUNDED BY FCT

  • A Imagem na Ciência e na Arte (Head: Olga Pombo)
    Image in Science and Art
    Referência do projecto | project reference: PTDC/EAT/64201/2006
    Financiamento atribuído | Funding: 180.705,00 Euros

LINKS E MATERIAIS / LINKS AND MATERIALS

     
Início / Home