Curriculum Vitae

Filipe Soares Branco da Costa Luz

Data da última atualização »Last update : 21/04/2016


Filipe Soares Branco da Costa Luz, PhD em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2014). É Assistente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 4 softwares e outros 64 itens de produção técnica. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 4 em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação, Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática e Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 17 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Digital, Animação, Captura de Movimentos, digital games, Building Blocks, cinema, Inteligência Artificial, Augmented Reality, biomecânica e Imersão.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6017116248687742


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Filipe Soares Branco da Costa Luz
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Luz, Filipe Soares Branco da Costa
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Engenharia e Tecnologia-Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação
Av. do Campo Grande, 376
lisboa
1749-024 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217515500Extensão: 2352
Correio electrónico: filipe.luz@ulusofona.pt
Homepage: http://movlab.ulusofona.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2014 Doutoramento
Phd
Ciências da Comunicação (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2003-2006 Mestrado
Master degree
Ciências da Comunicação (1 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1994-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Design Industrial (4 anos » years) .
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Motion Builder.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Vicon Iq (Motion Capture).
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Orad Cyberset.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Discreet Combustion 3.
Escuela Profesional de Nuevas Tecnologías, Espanha.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Avid Nitris DS.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Especialização em Virtools 3.0.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Alias Maya.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2014-Actual Investigador-coordenador

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2007-Actual Assistente

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2008-Jul/2010 Investigador-coordenador

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mar/2003-Set/2003 Assistente Estagiário

Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing
Set/1999-Jun/2003 Assistente Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2007-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Pós-Produção e Composição Multimédia(Docente)
  • Edição e Pós-Produção para Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia(Docente)
  • Animação(Docente)
  • Efeitos Visuais para Cinema e Vídeo(Docente)




Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Mar/2003-Set/2003
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Computação Multimédia e Interactividade(Docente)




Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing
Set/1999-Jun/2003
Curso»Academic program: Design Industrial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Computação Gráfica - CAD
  • Computação Gráfica - 3D
  • Introdução ao Design Industrial






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Set/2007-Actual
Outro






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing
Set/1999-Jul/2003
Atividade realizada»Activity:

Coordenador do departamento de Cad






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2007 melhor teledisco de animação (competição nacional), festival Vimus (International Music Vídeo Festival) - Póvoa de Varzim 2007.
2006 Selecção para melhor vídeo nacional, MTV Portugal.
2009 Prémio Zon: Menção Honrosa na Categoria Curtas-metragens, Zon.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2015 - Actual Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, Membro.
Mesa da Assembleia.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Luz, Filipe S. B. C. 2009. Jogos de Computador e Cinema: Avatares, narrativas e efeitos. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789728881719. Lisboa: Edições universitárias Lusófona.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Luz, Filipe S. B. C. 2012. Sf e Animé: Os Monstros Encantadores do Ground Zero.  In Cibercultura e Ficção, ed. orge Martins Rosa (org.), 159 - 169. . Lisboa: Documenta.
2. Luz, Filipe S. B. C. 2005. Virtual Scenography - The making of digital environments.  In New Media Production: Issues and Strategies, ed. Manuel José Damásio, 156 - 169. ISBN: 972-8881-08-8. Lisboa: Cofac.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Luz, Filipe S. B. C. 2010. "Digital Animation: Repercussions of New Media on Traditional Animation Concepts", Edutainment 2010: Springer-Verlag, LNCS 6249: 561 - 568.
2. Luz, Filipe S. B. C; Jorge, Rui P; Bila, Vasco G. 2009. "Robosonic: Randomness-Based Manipulation of Sounds Assisted by Robots", Intelligent Technologies for Interactive Entertainment, 3: 143 - 152.
3. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. 2008. "Agentes ou Jogadores? Os monstros estranhamente reais dos jogos de computadores", Prisma.com, 6: 112 - 124.
4. Luz, Filipe S. B. C; Bila, Vasco G; Dinis, José M. 2008. "Realidade Aumentada para Espaços Interactivos", Engenharia Informática & Sistemas de Informação, 9: 121 - 132.
5. Luz, Filipe S. B. C. 2006. "Design Digital: Do traço ao pixel", Design» in Caleidoscópio – Revista de Comunicação e Cultura, 7: 55 - 66.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Luz, Filipe S. B. C; peixoto, rodrigo. 2015. "Fotografia Estereoscópica do Séc.XIX: As experiências de efeito de espectáculo nas origens da fotografia e do cinema", Trabalho apresentado em AVANCA | CINEMA 2015, In AVANCA | CINEMA 2015 - Conferência Internacional de Cinema: Arte, Tecnologia, Comunicação., Avanca.
2. Luz, Filipe S. B. C; peixoto, rodrigo. 2014. "Searching for the Awe Effect", Trabalho apresentado em Archaeologies of Media and Film , In Archaeologies of Media and Film , Bradford.
3. Luz, Filipe S. B. C; peixoto, rodrigo. 2014. "Digital Film Post-Production Remediates Stereoscopic Photography from 1860", Trabalho apresentado em ECREA, 2014, Lisboa - Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations, In ECREA's 5th European Communication Conference final programme, Lisboa.
4. Luz, Filipe S. B. C. 2012. "SF e Animé: Os monstros encantadores do período pós-guerra. [no Prelo]", Trabalho apresentado em Colóquio Ficção e Cibercultura, In Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa.
5. Luz, Filipe S. B. C. 2011. "Deleite no obsoleto: o hype vintage da estereoscopia", Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas Os Efeitos e os Desafios da Globalização, In ESTUDOS FÍLMICOS, Porto.
6. Luz, Filipe S. B. C. 2011. "O Movimento desfragmentado da Animação Japonesa: A ilusão animé", Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas Os Efeitos e os Desafios da Globalização, In Estudos Fílmcos, Porto.
7. Luz, Filipe S. B. C. 2009. "Animação Digital: Reflexos dos novos médias nos conceitos tradicionais de animação", Trabalho apresentado em 8º Lusocom, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, In Imagem e Cultura Visual, Lisboa.
8. Luz, Filipe S. B. C; Bila, Vasco G; Jorge, Rui P. 2009. "Robosonic: Manipulação de Sons Aleatória Assistida por Robots", Trabalho apresentado em 6º Sopcom, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, In Estética, Arte e Design, Lisboa.
9. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J; Henriques, Rui. 2009. "A construção da percepção em imagem digital e o desenvolvimento de novas formas de literacia visual", Trabalho apresentado em 6º Sopcom, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, In Imagem e Cultura Visual, Lisboa.
10. Luz, Filipe S. B. C; Bila, Vasco G; Jorge, Rui P. 2009. "Robosonic: Randomness-Based Manipulation of Sounds Assisted by Robots", Trabalho apresentado em Intetain 2009, In Intelligent Technologies for Interactive Entertainment, Amesterdão.
11. Luz, Filipe S. B. C. 2009. "Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão", Trabalho apresentado em SBGames 2009 - VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, In VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Cultura, Rio de Janeiro.
12. Luz, Filipe S. B. C. 2009. "Jogadores ou espectadores? Pontos de vista no cinema e nos videojogos", Trabalho apresentado em Videojogos 2009, In Videojogos 2009, Aveiro.
13. Luz, Filipe C; Bila, Vasco G. 2008. "Augmented Reality for Games", Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Digital Interactive Media in Entertainment and Arts (DIMEA 2008), In Digital Entertainment Through Games, Atenas.
14. Luz, Filipe S. B. C; Gouveia, Patrícia; Damásio, Manuel J. 2008. "Realism in Gameplay: Digital Fiction and Embodiment", Trabalho apresentado em 2nd ACM Workshop on Story Representation, Mechanism and Context - SRMC08, In Proceeding of the 2nd ACM international workshop on Story representation, mechanism and context, Vancouver.
15. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M; Gouveia, Patrícia; Damásio, Manuel J. 2008. "O vale da estranheza, notas sobre o realismo das criaturas “vivas” nos jogos digitais e a sua relação com o jogador", Trabalho apresentado em ARTECH 2008 | Nas Fronteiras do Imaginário , In 4th International Conference on Digital Arts, Porto.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Luz, Filipe S. B. C; peixoto, rodrigo. 2015. "Visual effects for film and videogames: From nineteen-century stereo cards to the newest digital mattepainting", Trabalho apresentado em Stereo and Immersive Media 2015, In Stereo and Immersive Media 2015, Lisboa.
2. Luz, Filipe S. B. C. 2015. "Palácio de Cristal Londres, obra de Arthur Benarus", Trabalho apresentado em A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D, In A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Luz, Filipe S. B. C. 27 nov. 2012. "O "Berço da Vida" em S3D" Produção Profissional, 10 - 11.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Luz, Filipe S. B. C. 2014. "Tese de Doutoramento - O Movimento na animação para uma reclassificação digital", 440 pp.. Lisboa: FCSH-UNL.
2. Luz, Filipe S. B. C. 2014. "A Aparência de Real em Documentários Animados". Lisboa: CECL: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens.
3. Luz, Filipe S. B. C. 2005. "Teses de Mestrado - Mediação Digital Como Jogo: Transparência e imersão", 174 pp.. Lisboa: FCSH-UNL.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
2. Luz, Filipe S. B. C; Bila, Vasco G; Dinis, José M; Telésforo, Bruno. Vem nadar com o Gabiru,2009.
1. Luz, Filipe S. B. C; Bila, Vasco G; Dinis, José M; Telésforo, Bruno. Vem voar com o Gabiru,2009.
3. Luz, Filipe S. B. C. Perfect Shift,2008.
4. Luz, Filipe S. B. C. Bumper Bob,2008.

Trabalho técnico
Technical work
1. Luz, Filipe S. B. C. A Terceira Imagem, A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D (1ª exposição),2015 (Outra).
2. Luz, Filipe S. B. C; peixoto, rodrigo. A Terceira imagem: A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D(2ª exposição),2015 (Outra).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Motion Analysis Toolkit: From life sciences to animation,Movlab Spring School 2015,Lisboa,2015 (Congresso).
2. Luz, Filipe S. B. C; peixoto, rodrigo. Searching for the Awe Effect: From 19th century Stereoscopic Photography to 21st century Digital Visual Effects, an investigation on the remediation of the spectacular.,Archaeologies of Media and Film,Bradford,2014 (Comunicação).
3. Luz, Filipe S. B. C. A percepção de real em documentaries animados,IV Encontro Anual da AIM,Covilhã,2014 (Conferência ou palestra).
4. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M; Dinis, José M. MovLab interactions (Biomechanics; Digital Animation, Podiatrics),Movlab Spring School 2013,Lisboa,2013 (Congresso).
5. Luz, Filipe S. B. C. SF e Animé: Os monstros encantadores do período pós-guerra.,Colóquio "Ficção e Cibercultura,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
6. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M; Jorge, Rui P; Dinis, José M. Movlab activities,MovLab Spring School 2012 - Equine Biomechanics,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
7. Luz, Filipe S. B. C. A Visualização Digital de Projectos de Interiores,Diálogos Interiores,Lisboa,2002 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Motion Capture, Stereoscopic and visual fx, 2014 (Especialização), promovido por Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Duração: 2 horas. Local: Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Luz, Filipe S. B. C. Digital Post Production: Workflows and media management, 2013 (Especialização), promovido por Media e Cofac.
Duração: 1 dias. Local: ULHT, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Luz, Filipe S. B. C. Cinematography and Post Production, 2013 (Especialização), promovido por Media e COFAC.
Duração: 5 dias. Local: ULHT, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Luz, Filipe S. B. C. Motion Capture and Visual Effects, 2012 (Especialização), promovido por Cofac - Media Programme.
Duração: 8 horas. Local: Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
5. Luz, Filipe S. B. C. Project development through Visual Effects, 2012 (Especialização), promovido por Programa Media e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Duração: 5 dias. Local: Campos da universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
6. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Motion capture e efeitos visuais, 2012 (Especialização), promovido por MovLab.
Duração: 7 horas. Local: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Cidade: COFAC, Tipo de participação: Docente.
7. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Animação 3D e Motion Capture, 2011 (Especialização), promovido por MovLab.
Duração: 1 dias. Local: Campus da universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
8. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Motion Capture para videojogos, 2011 (Especialização), promovido por MovLab.
Duração: 1 dias. Local: Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
9. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Motion Capture for Videogames, 2011 (Especialização), promovido por MovLab - Universidade Lusófona.
Duração: 8 horas. Local: Universidade Lusófona, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
10. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Super-heros: Motion Capture and Visual Effects , 2010 (Especialização), promovido por Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Duração: 8 horas. Local: Campo Grande, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
11. Luz, Filipe S. B. C; Dinis, José M. Motion Capture for Videogames, 2010 (Especialização), promovido por Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Duração: 8 horas. Local: Campo Grande, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
12. Luz, Filipe S. B. C. Motion Capture for Mobile Animation, 2010 (Especialização), promovido por MovLab - ULHT.
Duração: 1 dias. Local: Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
13. Luz, Filipe S. B. C. MovLab - the Animation Strategy (Spring School 2009), 2009 (Especialização), promovido por MovLab-ULHT.
Duração: 3 dias. Local: Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
14. Luz, Filipe S. B. C; Bila, Vasco G; Dinis, José M. Workshop Multimédia, 2009 (Especialização), promovido por Movlab - Universidade Lusófona.
Duração: 5 dias. Local: Campo Grande, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
15. Luz, Filipe S. B. C. Workshop de Desenho Digital para Arquitectura, 2009 (Especialização), promovido por MovLab - Universidade Lusófona.
Duração: 15 dias. Local: Campo Grande, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
16. Luz, Filipe S. B. C. Programação visual para jogos de computador, 2006 (Especialização).
Duração: 27 horas. Local: Capus da Universidade Lusófona, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
17. Luz, Filipe S. B. C. Cenografia Virtual, 2006 (Especialização), promovido por Universidade Lusófona.
Duração: 120 horas. Local: Campus da Universidade Lusófona, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
18. Luz, Filipe S. B. C. ITAP - Interactive Television Authoring and Production II, 2005 (Especialização), promovido por Media Programme.
Duração: 6 dias. Local: Campus da Universidade Lusófona, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Projecto financiado pelo European Media Programme (N.º0176 TR010013PT-20024705).
19. Luz, Filipe S. B. C. ITAP - Interactive Television Authoring and Production, 2004 (Especialização), promovido por Media.
Duração: 6 dias. Local: Campus da Universidade Lusófona, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Projecto financiado pelo European Media Programme (N.º 0112TR10058PT).
20. Luz, Filipe S. B. C. 3dstudio max, 2003 (Especialização), promovido por Fundação Antero de Quental.
Duração: 400 horas. Local: Restelo, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
21. Luz, Filipe S. B. C. 3dstudio max, 2002 (Especialização), promovido por Fundação Antero de Quental.
Duração: 400 horas. Local: Restelo, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
22. Luz, Filipe S. B. C. Especialização em 3ds max para Design Industrial, 2001 (Especialização), promovido por IADE.
Duração: 540 horas. Local: Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
23. Luz, Filipe S. B. C. 3dstudio max, 2001 (Especialização), promovido por Fundação Antero de Quental.
Duração: 400 horas. Local: Restelo, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais Pós-Produção Nuke,2012. 
2. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais de Pós-Produção Vídeo,2011. 
3. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais de Animação,2011. 
4. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais de Motion Capture,2008. 
5. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais de Virtools,2006. 
6. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais de Pós-Produção Vídeo,2005. 
7. Luz, Filipe S. B. C. Tutoriais de Modelação e Animação 3d,2004. 

Manutenção de obra artística
Art work maintenance
1. Luz, Filipe S. B. C. DODU - Papel de Natal (Trabalho de Pós-produção/DCP),2014 (Digitalização / Outra).
2. Luz, Filipe S. B. C. Em Fractura-Terminal,2005 (Vídeo / Outra).
3. Luz, Filipe S. B. C. Des (a) parecer - Graça Sarsfield,2005 (Vídeo / Outra).
2005, video/composição digital, duração: 3'55'' fotografia: Graça Sarsfield som: Original de Rui Pereira Jorge edição: Filipe Luz .

Organização de evento
Event organization
1. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. Movlab Spring School 2015 - Interacções de Biomecânica e Podologia,2015 (Conferência / Organização).
2. Luz, Filipe S. B. C; Almeida, Wilson. Global Game Jam (Lisboa),2015 (Concurso).
3. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. MovLab School - Equine Biomechanics,2014 (Simpósio / Organização).
4. Luz, Filipe S. B. C; Almeida, Wilson. Altera Game Jam,2014 (Concurso / Organização).
5. Luz, Filipe S. B. C; Mortensen, Torill. Games and society: From social interaction to social change?,2014 (Simpósio / Organização).
6. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J. ESSEMBLE - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING,2014 (Outro / Organização).
7. Luz, Filipe S. B. C. Essemble - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING,2013 (Encontro / Organização).
8. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J. Essemble - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING,2013 (Encontro / Organização).
9. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. Movlab Spring School 2013 - Biomechanics of Football,2013 (Conferência / Organização).
10. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J. ESSEMBLE 2012- NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING,2012 (Congresso / Organização).
11. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. Movlab Spring School 2012 - Equine Biomechanics,2012 (Conferência / Organização).
12. Luz, Filipe S. B. C. Essemble - Nomadic Realities and Digital Filmmaking,2011 (Oficina / Organização).
13. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. 2011 MovLab Spring School - Biomechanics of locomotion,2011 (Conferência / Organização).
14. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M. 2010 MOVLAB SPRING SCHOOL: Biomechanics of Lower limb system,2010 (Congresso / Organização).
15. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J; Viveiros, Paulo; Santa, Inês. Geect – Beest Kept Secrets V. Conference / Between Film and Digital Animation: When old distinctions no longer work,2009 (Conferência / Organização).
Conferência GEECT co-organizada pela Universidade Lusófona e VSMU (Escola de cinema de Bratislava), ambos membros do Cilect.

16. Luz, Filipe S. B. C; Abrantes, João M; Santa, Inês. MovLab Spring School 2009 - Biomechanics, Theory and Assessment of Loading in Human Body,2009 (Conferência / Organização).
17. Luz, Filipe S. B. C. O cinema de Animação em Portugal,2005 (Conferência / Outra).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Luz, Filipe S. B. C. Bridion,2010 (Divulgação).
2. Luz, Filipe S. B. C. Caleidoscópio - reshape,2006 (Outra).

Relatório de investigação
Technical report
1. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J; Leite, Manuel C; Bila, Vasco G. RELATÓRIO DE PROGRESSO,2008.
2. Luz, Filipe S. B. C; Damásio, Manuel J; Gouveia, Patrícia; Dinis, José M; Bila, Vasco G. RELATÓRIO DE PROGRESSO,2008.

Outra produção técnica
Other technical production
1. Luz, Filipe S. B. C. O meu Galo Gabiru,2009.
2. Luz, Filipe S. B. C. Cola - colecção de trabalhos audiovisuais da Lusófona : ficção,2005.
DVD produzido em colaboração com Jornal Blitz.
3. Luz, Filipe S. B. C. Cola - colecção de trabalhos audiovisuais da Lusófona : Experimentação,2005.
DVD produzido em parceria com Jornal Blitz.



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Luz, Filipe S. B. C; Alegre, Luis; Jorge, Rui P. Videoclip Bad Mirror,2008 (Outra).

Apresentação em rádio ou TV
Radio or TV presentation
1. Luz, Filipe S. B. C. Cenografia Virtual,2007 (Outra).

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Luz, Filipe S. B. C. Outono (Vfx Shot),2014 (Cinema).
2. Luz, Filipe S. B. C. A Escolinha do Jeremias,2014 (Televisão).
3. Luz, Filipe S. B. C. O Meu Avô,2013 (Vídeo).
4. Luz, Filipe S. B. C; Jorge, Rui P; Alegre, Luis. Tempestade,2011 (Vídeo).
Teledisco realizado no âmbito do colectivo Jancl, HD, Cor, 5m.

5. Luz, Filipe S. B. C; Jorge, Rui P; Alegre, Luis. Misteriosa Velocidade - Videoclip,2011 (Cinema).
Teledisco realizado no âmbito do colectivo Jancl, HD, Cor, 5m.

6. Luz, Filipe S. B. C. Bridion - Sugammadex,2010 (Cinema).
7. Luz, Filipe S. B. C; Jorge, Rui P; Alegre, Luis. Ao Deus Dará - Videoclip,2010 (Vídeo).
Videoclip para músico Balla com letra de Miguel Esteves Cardoso.

8. Luz, Filipe S. B. C. N@vegador,2010 (Vídeo).
9. Luz, Filipe S. B. C. Premiere,2009 (Cinema).
10. Luz, Filipe S. B. C. Gabiru,2009 (Vídeo).
11. Luz, Filipe S. B. C. Tonight - videoclip,2007 (Vídeo).
12. Luz, Filipe S. B. C. Down by Flow - Videoclip,2007 (Vídeo).
13. Luz, Filipe S. B. C. Bad Mirror - Videoclip,2006 (Televisão).
14. Luz, Filipe S. B. C. A rainha do ferro velho - Anúncio TV,2005 (Televisão).
15. Luz, Filipe S. B. C. Alarga a tua vida - Anúncio TV,2004 (Televisão).





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Luz, Filipe S. B. C. Vice-Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, 2014.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Paulo Viveiros; Edmundo Cordeiro. Participação no júri de Miguel Queiroz Martinho. Sobre a Monstra: Festival de Animação de Lisboa, 2016.  Dissertação (Estudos Cinematográficos) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Manuel José Damásio; Célia Maria Silvério Quico. Participação no júri de Alexandre José Garcia Rocha Rodrigues Guedes. Novas Tecnologias e Imagem em Movimento, 2014.  Dissertação (Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Jorge Manuel Martins Rosa; Francisco Rui Cádima. Participação no júri de José manuel Monteiro de Andrade. O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica: Un Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones, 2014.  Dissertação (Ciências da Comunicação) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Manuel José Damásio; Paulo Viveiros. Participação no júri de Nuno Ricardo Castro Beato. Qual a Resposta do Produtor Mediante o Actual Ambiente Média?, 2014.  Dissertação (Mestrado de Estudos Cinematográficos) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. MovLab Breakdown - Desenvolvimento de Videojogos para Plataformas, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Jornadas Game Ismat 2011; Nome da Instituição: ISMAT; Cidade do evento: Portimão / Portimão.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. AnimaLusófona 2016, 2016 (Congresso).
Nome do evento: AnimaLusófona 2016; Nome da Instituição: ULHT; Cidade do evento: Lisboa.
2. Best Kept Secrets V / "Between Film and Digital Animation: when old distinctions no longer work"., 2009 (Simpósio).
Nome do evento: Best Kept Secrets V / "Between Film and Digital Animation: when old distinctions no longer work".; Nome da Instituição: GEECT - CILECT; Cidade do evento: Lisboa / Portugal.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. III Simpósio de Animação. Ensino e Formação de Animação em Portugal , 2011 (Simpósio).
Nome do evento: III Simpósio de Animação Ensino e Formação de Animação em Portugal; Nome da Instituição: Casa da Animação; Cidade do evento: Porto / Casa da Animação.
2. SYMPOSIUM ON CREATIVE POST-PRODUCTION, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: SYMPOSIUM ON CREATIVE POST-PRODUCTION; Nome da Instituição: CILECT; Cidade do evento: Beaconsfield - Londres / Reino-Unido.
3. Geect - Best Keep Secrets, 2008 (Conferência).
Nome do evento: SCHOOLS' BEST KEPT SECRETS; Nome da Instituição: GEECT - CILECT; Cidade do evento: Amesterdão / Holanda.
4. Exploring Digital Cinema-2, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Exploring Digital Cinema-2; Nome da Instituição: CILECT; Cidade do evento: Londres / Reino Unido.
5. MXM - European Concept Development, 2003 (Workshop).
Nome do evento: MXM - European Concept Development; Nome da Instituição: Media academie; Cidade do evento: Lisboa / Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. International Journal of Film and Media Arts, desde 2016/01/21, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. International Journal of Film and Media Arts, desde 2015/05/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Videojogos 2011 (conferência), de 2011/11/01 até 2011/11/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Videojogos 2010, de 2010/09/15 até 2010/09/17, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Digital Games 2008, de 2008/11/06 até 2008/11/07, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
29

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
70

Software 4
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
4
Trabalhos técnicos
Technical works
2
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
64

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
17


Total
Dados complementares
(Additional data)
18

Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
4
Participação em Eventos
Event participation
8
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Visualizações do curriculum [ 4720 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-06-2021 às 13:17:48
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis