Ana Paula Florêncio Aires
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
18/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Paula Florêncio Aires |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Aires, Ana Paula |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Matemática, Pólo Ciências Florestais, Quinta de Prados Vila Real 5000-801 Vila Real Portugal Apartado: 1013 Telefone: (+351)259350888Extensão: 2888 Correio electrónico: aaires@utad.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2006 |
Doutoramento Phd |
Educação Matemática
(1 anos » years)
.
Universidade de Salamanca,
Espanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com o tipo » With the type:
Registo » Registry.
|
1997 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Física / Matemática
(2 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Jun/2006-Actual |
Professor Auxiliar |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Didática da Matemática |
|
|
2. |
História do Ensino da Matemática |
|
|
3. |
As TIC no ensino da Matemática e na Formação de professores |
|
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), Membro.
|
Actual |
Associação de Professores de Matemática (APM), Membro.
|
Actual |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), Membro.
|
Out/2013 - Actual |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro,, Membro.
|
Jul/2007 - Out/2013 |
Centro de Matemática da UTAD (CM -UTAD), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Aires, Ana P. 2016. Experiências de Investigação e Intervenção Educatica com TIC. ed. 1, ISBN: 978-84-9881-3. Andalucia: Procompal Publicaciones. |
|
|
|
2. |
Escola, J.; Raposo-Rivas, M.; Martinez-Figueira, M. E; Aires, A. P. 2015. Investigação e inovação no dominio das TIC no ensino. ed. 1, ISBN: 978-84-939136-9-4. Ourense: Auria. |
|
|
|
3. |
Aires, A. P; Escola, J.; Martinez-Figueira, M. E; Raposo-Rivas, M.. 2014. Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-84-8408-773-1. Santiago de Compostela: Editora Andavira. |
|
|
|
4. |
Raposo-Rivas, M.; Escola, J.; Martinez-Figueira, M. E; Aires, A. P. 2013. As TIC no Ensino: Políticas, Usos e Realidades. . ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-84-8408-722-9. Santiago de Compostela: Editora Andavira. |
|
|
|
5. |
Escola, J.; Raposo-Rivas, M.; Martinez-Figueira, M. E; Aires, A. P. 2013. Desafios éticos na sociedade tecnológica: respostas às necessidades educativas especiais e educação para os média. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-84-8408-725-0. Santiago de Compostela: Editora Andavira. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Aires, Ana P. 2016. A utilização dos recursos multimédia no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo de caso. In Experiências de Investigação e Intervenção Educativa com TIC, 187 - 198. . Andalucia: Procompal Publicaciones. |
|
|
|
2. |
Gandra, Ana; Aires, Ana P; Catarino, Paula. 2016. Applets no ensino da Álgebra no 3.º Ciclo do Ensino Básico: o caso das equações do 1.º grau. In Experiências de Investigação e Intervenção educativa com TIC, 251 - 260. ISBN: 978-84-9881-379-1. Andalucia: Procompal Publicaciones. |
|
|
|
3. |
Botelho, C.; Aires, A. P. 2015. A Integração das TIC no ensino da Matemática a partir da Literatura para a Infância. In Investigação e inovação no dominio das TIC no ensino, 271 - 280. . Ourense: Auria. |
|
|
|
4. |
Couto, L.; Oliveira, I.; Aires, A. P. 2015. O google docs e o ensino da estatística no ensino básico e secundário. In Investigação e inovação no dominio das TIC no ensino, 398 - 407. . Ourense: Auria. |
|
|
|
5. |
Rodrigues, G; Aires, A. P. 2014. O contributo das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de crianças com NEE-défice cognitivo. In Rumo à inclusão educacional e integraçãoo das TIC na sala de aula, 127 - 151. ISBN: 978-84-8408-773-1. Santiago de Compostela: Andavira Editora. |
|
|
|
6. |
Aires, A. P; Santiago, A.. 2014. Os programas de matemática do ensino liceal. In A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974), ed. A. J. Almeida & J. M. Matos, 71 - 91. ISBN: 978-989-97487-5-0. Lisboa: UIED, APM. |
|
|
|
7. |
Aires, A. P; Teixeira, P.. 2014. Educar para a cidadania com a Matemática em contexto de Educação Pré-Escolar. In La Educación Infantil Inclusiva: Experiencias y propuestas , ed. Martinez, Maria Esther, 319 - 331. ISBN: 978-84-7991-428-8. Madrid: Editorial Universitas. |
|
|
|
8. |
Garcia, B; Aires, A. P. 2014. Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento
Vertical de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral. In Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula , 383 - 406. ISBN: 978-84-8408-773-1. Santiago de Compostela: Andavira Editora. |
|
|
|
9. |
Teixeira, O.; Aires, A. P. 2014. A utilização de meios e recursos didáticos no ensino e aprendizagem da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. In Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula., 175 - 196. ISBN: 978-84-8408-773-1. Santiago de Compostela: Andavira Editora. |
|
|
|
10. |
Poças, R.; Aires, A. P; Campos, H.. 2013. O raciocínio geométrico de alunos do 6º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado. In Raciocínio Matemático, ed. A. Domingos, I. Vale, M. J. Saraiva, M. Rodrigues, M. C. Costa & R. A. Ferreira, 88 - 106. ISBN: 2182-0023. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. |
|
|
|
11. |
Meira, D.; Reis, G.; Aires, A. P; Peres, E.; Escola, J.; Reis, M.. 2013. A utilização de LMS no ensino da Matemática nas escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de
Vila Real: retrato da realidade atual. In As TIC no ensino: Políticas, usos e realidades, ed. M. Raposo-Rivas, J. Escola, M. E. Martinéz-Figueira & A. P. Aires, 147 - 168. ISBN: 978-84-8408-722-9. Santiago de Compostela: Andavira. |
|
|
|
12. |
Aires, A. P; Reis, G.; Meira, D.; Peres, E.; Escola, J.; Reis, M.. 2013. Ensino da Matemática com crianças com paralisia cerebral e deficiência mental: Um Estudo de caso no 1º CEB.. In Desafios éticos na sociedade tecnológica: Respostas às necessidades educativas especiais e educação para os Média, ed. J. Escola, M. Raposo Rivas, M. E. Martinéz Figueira & A. P. Aires , 324 - 344. ISBN: 978-84-8408-725-0. Santiago de Compostela: Andavira. |
|
|
|
13. |
Aires, A. P; Campos, H.. 2011. Construção intuitiva do conceito de medida. In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, ed. Pedro Palhares; Alexandra Gomes & Elza Amaral, 47 - 62. ISBN: 978-972-757. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.. |
|
|
|
14. |
Aires, A. P; Campos, H.. 2011. Organização e consolidação do conceito de medida. In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, ed. Pedro Palhares; Alexandra Gomes & Elza Amaral, 63 - 92. ISBN: 978-972-757. Lisboa: Lidel Edições Técnicas. |
|
|
|
15. |
Aires, A. P; Vasquez, M.. 2008. A noção de derivada nos manuais escolares do século XX.. In Avaliação em matemática, problemas e desafios., ed. L. Menezes, L. Santos, H. Gomes, C. Rodrigues , 195 - 207. ISBN: 978-972-8614-09-6. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Escola, J.; Catarino, P.; Aires, Ana P. 2018. "A influência da Escola Nova no ensino dalíngua materna na Educação Primária em Portugal: Análise de um manuscrito inédito
de uma professora (Década de 30, Século XX)", Revista de História da Educação 22, 54: 209 - 231. |
|
|
|
2. |
Vasco, P.; Catarino, P.; Campos, H.; Aires, A. P; Borges, A.. 2015. "k-Pell, k-Pell-Lucas and modified k-Pell numbers: some identities and norms of Hankel matrices", International Journal of Mathematical Analysis 9, 1-4: 31 - 37.
|
|
|
|
3. |
Aires, A. P; Campos, H.; Poças, R.. 2015. "Raciocínio Geométrico Versus Definição de Conceitos: A Definição de Quadrado com Alunos de 6.º Ano de Escolaridade", Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 18: 151 - 176.
|
|
|
|
4. |
Catarino, P.; Vasco, P.; Campos, H.; Aires, A. P; Borges, A.. 2015. "New families of Jacobsthal and Jacobsthal-Lucas numbers", Algebra and Discrete Mathematics , 20: 184 - 198. |
|
|
|
5. |
Aires, A. P; Carvalho, A.; Raimundo, F.; Campos, H.. 2015. "A matemática amiga da saúde: uma questão de balanço energético", EduPsi: Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 3: 38 - 51. |
|
|
|
6. |
Aires, A. P; Pinheiro, S.. 2015. "Tarefas matemáticas para o ensino da Estatística nos primeiros anos", EduPsi: Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 5: 13 - 29. |
|
|
|
7. |
Aires, A. P; Catarino, P.; Campos, H.; Borges, A.; Vasco, P.. 2014. "s-Generalized Fibonacci Numbers: Some Identities, a Generating Function and Pythagorean Triples", International Journal of Mathematical Analysis 8, 36: 1757 - 1766.
|
|
|
|
8. |
Borges, A.; Catarino, P.; Aires, A. P; Vasco, P.; Campos, H.. 2014. "Two-by-Two Matrices Involving k-Fibonacci and k-Lucas Sequences", Applied Mathematical Sciences 8, 34: 1659 - 1666.
|
|
|
|
9. |
Campos, H.; Catarino, P.; Aires, A. P; Vasco, P.; Borges, A.. 2014. "On Some Identities of k-Jacobsthal-Lucas Numbers", International Journal of Mathematical Analysis 8, 10: 489 - 494.
|
|
|
|
10. |
Catarino, P.; Vasco, P.; Borges, A.; Campos, H.; Aires, A. P. 2014. "SUMS, PRODUTS AND IDENTITIES INVOLVING k-FIBONACCI AND k-LUCAS SEQUENCES", JP Journal of Algebra, Number Theory and Applications 32, 1: 63 - 77. |
|
|
|
11. |
Aires, A. P; Santiago, A.. 2012. "Las derivadas: Análisis del libro de texto de la enseñanza secundaria en Portugal con sus primeras aplicaciones.", Épsilon - Revista de Educación Matemática 29, 82: 9 - 22. |
|
|
|
12. |
Reis, M.G.A.D.; Cabral, R.; Peres, E.; Bessa, P.; Valente, A.; Morais, R.; Soares, S.; Batista, J.; Aires, A.; Escola, J.J.; Bulas-Cruz, J. A; M.J.C.S., Reis. 2010. "Using information technology based exercises in primary mathematics teaching of children with cerebral palsy and mental retardation:
a case study", Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology 9, 3: 106 - 118. |
|
|
|
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Aires, A. P; Campos, H.; Catarino, P.. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias (Edição Revista e Aumentada),2012. |
2. |
Aires, A. P; Campos, H.; Catarino, P.. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias,2010. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Ana Paula Lima Gandra, A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem da álgebra do 3.º ciclo: um estudo sobre a resolução das equações do
1.º grau, 2015. (Orientador). |
2. |
Vera Lúcia Viana Lopes, Ensinar e Aprender Geometria Descritiva, 2014. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
3. |
Aldina da Conceição Rodrigues, A Criatividade Matemática nos Processos de Raciocínio Geométrico: Um estudo de caso no 3º Ciclo, 2013. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
4. |
Vladimiro Sérgio de Sousa Machado, A Negociação de Significados em aulas de Geometria no 3º Ciclodo Ensino Básico, 2012. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
5. |
Ricardo Filipe Campos Poças, Os processos de autorregulação e autoavaliação em Matemática: um estudo de caso com alunos de 2.º ciclo, 2012. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
António José da cruz Ferreira, A utilização da calculadora gráfica no ensino da Matemática no 10.º ano e as perceções dos alunos sobre a importância da calculadora
no 7.º ano., 2016. (Orientador). |
2. |
Carla Eduarda Vilaça da Silva, A atividade física e cálculo mental: um estudo de caso numa escola do concelho de vila real e num clube desportivo da mesma
zona geográfica, 2016. (Co-orientador). |
3. |
Celma Cristina da Costa Duarte, Relatório Final de Percurso Académico e Profissional, 2016. (Orientador). |
4. |
Eunice Joana Ribeiro Tavares, História da Matemática no Ensino da Matemática: Tarefas matemáticas para trabalhar a Matemática a partir da História da Matemática., 2016. (Orientador). |
5. |
Andreia Sofia Vinhais dos Santos, (Andreia Sofia Vinhais Dos Santos) Resolução de Problemas Matemáticos na Educação Pré-Escolar, 2015. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro . |
6. |
Ana Luísa Sardinha Cabeceiro Almendra, Um olhar sobre o Teorema de Pitágoras, 2015. (Orientador). |
7. |
Catarina Isabel de Moura Cordeiro, Articulação da matemática com as outras áreas no Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico, 2015. (Orientador). |
8. |
Pedro Miguel Colim da Silva, Levantamento de indeterminações utilizando o Teorema de L’Hopital, 2015. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
9. |
Cátia Filipa Paiva Botelho, Literatura Infantil e Matemática: Tarefas para trabalhar a matemática a partir do Plano Nacional de Leitura, 2015. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
10. |
Ana Isabel Costa Pereira, Hábitos de Leitura e a sua influência na resolução de problemas, 2015. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro . |
11. |
Maria de Fátima Pires, O Ensino da Regressão Linear no Ensino Secundário: Uma Proposta de Intervenção., 2014. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
12. |
Andreia Magalhães Fernandes, A importância dos materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico., 2014. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
13. |
Diana Pires Mota Leite, O Programa de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico de 2007 versus o Programa de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico
de 2013, 2014. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
14. |
Sónia Cristina Borges da Silva Pinheiro, Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Proposta de Intervenção, 2014. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
15. |
Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita Queirós, O ensino da geometria: proposta de um projeto para o pré-escolar e 1º ano do 1º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
16. |
Lisete Alves Dias do Couto, A Lei dos Grandes Números: Um olhar sobre a sua história e aplicações no ensino, 2014. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
17. |
Maria Jorge Alves Costa Paulo, A Prática Educativa Supervisionada no Pré-Escolar, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
18. |
Helena Maria Martins Teixeira, O ensino das cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção, 2013. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
19. |
Isabel Patrícia Torres Pereira Pinto Antunes Machado, A Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escola, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
20. |
Daniela Sofia Monteiro Vilela Ribeiro Meira, A utilização de LMS no ensino da Matemática nas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do distrito de
Vila Real: retrato da realidade atual, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
21. |
Maria de Fátima Martins da Silva, A utilização do pantógrafo no ensino-aprendizagem da Matemática no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
22. |
Basílio João Marques Garcia, Perceção dos professores sobre a introdução dos quadros interativos nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do agrupamento
vertical de escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
23. |
Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeira Pinto, A Utilização de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, 2013. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
24. |
Ângela Maria Martins Gonçalves Coelho Reis, Funções quadráticas e inequações do 2º grau, 2013. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
25. |
Cláudia Patrícia Vilela Moreira, Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
26. |
Guida Susete Costa Rodrigues, A influência da metodologia de ensino utilizada pela professora estagiária na motivação e aprendizagem dos alunos, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
27. |
Cláudia Patrícia Mourão Lemos, Os Materiais didáticos utilizados no ensino da matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola E. B. 2,3 Monsenhor Jerónimo
do Amara, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
28. |
José Luís Ferreira Brandão, Programas de Matemática: Um estudo sobre o 2º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
29. |
Jeanine Coelho da Costa, A Matemática no jardim de infância, 2013. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
30. |
Ana Filipa Oliveira Santos, A Prática Educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
31. |
Joana Edgar Pereira Dinis Pimenta dos Reis, Estudo da Função Afim à luz do Novo Programa de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
32. |
Filipe da Silva Pires, O uso das Tecnologias Educativas no Ensino da Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2,3 Diogo Cão, 2012. Dissertação (2º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
33. |
Joana Sofia Oliveira Amaral, A metodologia de trabalho de projecto na construção do conhecimento dos alunos, 2012. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
34. |
Ana Mónica Ribeiro Carneiro, A Prática de Ensino supervisionada no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
35. |
Ana Marisa Borges Camilo, A Matemática no quotidiano das crianças, 2012. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
36. |
Maria José Alves Teixeira Mesquita, O Teorema de Pitágoras ao longo dos tempos e a sua abordagem no Novo Programa de Matemática, 2012. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
37. |
Sílvia Maria Vieira Saraiva Pereira, A Participação dos Pais no Jardim de Infância, 2011. Dissertação (2º Ciclo em Educação Pré-Escolar) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
38. |
Luísa Margarida Ferreira Pinto, Sequências e Regularidades: uma experiência de ensino longitudinal ao 7º e 8º anos de escolaridade, 2011. Dissertação (2ª Ciclo em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
39. |
Ana Cristina Castro, A resolução de problemas no ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Básico e as tecnologias da informação e da comunicação, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador). |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
Paula Cristina Garcia da Cruz, Organização e Tratamento de dados no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2011. Iniciação científica (Bolsa de Integração e Investigação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Bolseiro(a) de Centro de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Aires, Ana Paula. Participação no júri de Anderon Melhor Miranda. A Aprendizagem Significativa de Limites de Funções por Estudantes Universitários , 2017. Tese (Ciências da Educação) - Universidade do Minho. |
2. |
Aires, Ana Paula. Participação no júri de Sandra Guerreiro Gonçalves . O desenvolvimento do Pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, 2016. Tese (Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa. |
3. |
Aires, A. P.. Participação no júri de Alexandre dos Santos Vaz Martins. Estudo das Atitudes em Relação à Estatística dos Professores do 1.º Ciclo e dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo do
Ensino Básico, 2015. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
4. |
Aires, Ana Paula. Participação no júri de Cristina Maria Calisto Neto. Projeto de Investigação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da Interdisciplinaridade com ênfase no Estudo do Meio, 2015. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Salamanca. |
5. |
Aires, Ana Paula. Participação no júri de Carla Marina da Luz Reis Nunes. O contributo das TIC e das Ciências Experimentais num projeto interdisciplinar no 4.º ano de escolaridade, 2015. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Salamanca. |
6. |
Aires, A. P.. Participação no júri de Ana Elisa Esteves Santiago. Evolução histórica dos problemas de optimização e o seu tratamento no ensino secundário português nos séculos XX e XXI, 2008. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Salamanca. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
32 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
20 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
15 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
12 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
12 |
Produção técnica Technical production |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
51 |
Orientações Orientations |
45 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Visualizações do curriculum [
3200
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-06-2021
às
13:01:47
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|