Curriculum Vitae

Susana Maria Munhá Antunes Calado Varela de Almeida Flor

Data da última atualização »Last update : 19/12/2018


Susana Varela Flor é doutorada em História, especialidade Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2010, com a tese intitulada "Aurum Reginae or Queen-Gold: a Iconografia de D. Catarina de Bragança entre Portugal e Inglaterra de Seiscentos". Entre 2006-2012, foi coordenadora da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, tendo sido responsável pela inventariação do seu espólio e pela sua transferência para o Museu Nacional do Azulejo. Integrou ainda o Comissariado Científico da exposição evocativa do centenário do nascimento de João Miguel dos Santos Simões em 2007. Colaborou como docente com o Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa e com a Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, ministrando unidades curriculares na área da História da Arte e do Património. Tem participado em encontros de carácter científico nacionais e estrangeiros e é autora de publicações na área de especialidade. Foi investigadora responsável do projecto "Biblioteca DigiTile: Tiles and Ceramic on line" (PTDC/EAT-EAT/117315/2010) financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC). É investigadora integrada no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolve o projecto de pós-doutoramento intitulado "O Retrato Barroco em Portugal (1612-1706): história, arte e laboratório", em parceria com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8861703483463247


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Susana Maria Munhá Antunes Calado Varela de Almeida Flor
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Flor, Susana Varela
Categoria profissional
Position
Investigador Principal
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de História da Arte
Av. Berna 26C
1069--061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217908300
Correio electrónico: susanavarelaflor@sapo.pt
Homepage: http://iha.fcsh.unl.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2010 Doutoramento
Phd
Doutoramento em História, especialidade em Arte, Património e Restauro (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1998-2003 Mestrado
Master degree
Mestrado em Arte, Património e Restauro (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em História da Arte (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1995-1996 Outros
Others
Profissionalização - História - Ramo de Formação Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidad de Málaga
Jun/2018-Actual Investigador Auxiliar

Universidad de Granada
Mar/2015-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Nov/2012-Actual Investigador Principal

Universidade de Lisboa
Mai/2009-Actual Investigador-coordenador

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Nov/2006-Out/2012 Investigador-coordenador

Escola Superior de Artes Decorativas
Set/2011-Jul/2012 Professor Auxiliar

Ministério da Cultura
Out/2003-Out/2006 Técnico Superior Principal

Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa
Out/1999-Jul/2004 Assistente





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2012-2015
Biblioteca DigiTile: Azulejaria e Cerâmica on line-DigiTile Library: Tiles and Ceramics on line
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/117315/2010.
Parceiro(s)»Partners: Fundação Calouste Gulbenkian; Universidade Nova de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-
COPIMONARCH - La copia pictórica en la Monarquía Hispánica (siglos XVI-XVIII)-COPIMONARCH - The pictorial copy in the Spanish Monarchy (16th- 18th centuries)
Referência do projeto»Project reference: HAR2014-52061.
Ministerio de Economía y Competitividad, Gobierno de España

2010-2013
Lisboa em Azulejo antes do terramoto de 1755-Lisbon in Tiles before 1755 Earthquake
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/099160/2008.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Lisboa; Ministério da Cultura; Universidade Técnica de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2010-2013
RADIART: Diagnóstico, descontaminação e conservação do património cultural: neutrões e radiação ionizante em objectos de arte-RADIART: Diagnosis, decontamination and conservation of cultural heritage: neutrons and ionizing radiation in artwork
Referência do projeto»Project reference: PTDC/HIS-HEC/101756/2008.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Técnica de Lisboa.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2016 Prémio APOM 2016 na categoria Melhor Aplicação de Gestão e Multimedia pelo website "digitile.org", APOM.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Flor, Susana V; Flor, Pedro. 2018. Retratos do Paço Ducal de Vila Viçosa. ed. 1, ISBN: 978-972-9195-51-8. Lisboa: Fundação da Casa de Bragança.
2. Flor, Susana V; Flor, Pedro. 2016. Pintores de Lisboa (séculos XVII-XVIII): a Irmandade de S. Lucas. ed. 1, ISBN: 978-989-8410-54-2. Lisboa: Scribe.
978-989-8410-54-2.
3. Flor, Susana V. ed. 2014. A Herança de Santos Simões - novas perspectivas para o estudo da azulejaria e da cerâmica ed. 1, ISBN: 978-989-689-400-9. Lisboa: Edições Colibri.
4. Flor, Susana V. 2012. Aurum Reginae or Queen Gold - Retratos de D. Catarina de Bragança entre Portugal e Inglaterra de Seiscentos. ed. 1, ISBN: 978-972-9195-32-7. Lisboa: Fundação da Casa de Bragança.
5. Flor, Susana V; Falcão, José A; Ribeiro, José A. 2004. As Formas do Espírito – Arte Sacra da Diocese de Beja – Roteiro do Serviço Educativo. ed. 1, ISBN: 972-8736-73-8. Lisboa: DPHADB/IPPAR.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Flor, Susana V; Flor, Pedro. 2018. Gabriel del Barco y Minusca pintor: elementos para uma visão prosopográfica da Lisboa Barroca.  In La Sevilla Lusa, ed. Fernandez Chavez, Manuel; Conde, Antónia Fialho e Quiles, Fernando (coords.), 252 - 287. ISBN: 978-84-09-07016-9. Sevilla: unibRRC / UPO.
2. Flor, Susana V. 2018. O papel dos embaixadores enquanto disseminadores de modelos artísticos europeus: as encomendas da nobreza portuguesa a D. Francisco de Melo Manuel da Câmara (1667-1678).  In Diplomacia e Transmissão Cultural, ed. Ferreira, Maria João Pacheco e Vale, Teresa Leonor M., 215 - 241. ISBN: 978-989-683-138-7. Lisboa: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
3. Flor, Susana V. 2018. Destes Claros escuros se compõe a Pintura de Portugal: O ciclo Eucarístico de Nossa Senhora da Purificação e o medo do “Perdão Geral.  In Igreja matriz de Bucelas: o património artístico, 78 - 91. ISBN: 978-989-99967-5-5. Lisboa: Imprimatur.
4. Flor, Susana V. 2016. Vias de Introdução do “primeiro naturalismo” na Pintura do século XVII em Portugal.  In Visiones Renovadas del Barroco Iberoamericano, ed. Maria del PILAR LÓPEZ e Fernando QUILES, 116 - 133. ISBN: 978-84-608-7189-7. Sevilla: EnredArs - Universo Barroco Iberoamericano.
ISBN - 978-84-608-7189-7.
5. Flor, Susana V. 2016. Sob o auspício do Cosmopolitismo: a azulejaria barroca e a cultura europeia.  In O Gosto Português na Arte, ed. Ana Duarte Rodrigues, 52 - 65. ISBN: 979-989-8410-55-9. Lisboa: Scribe.
ISBN - 979-989-8410-55-9.
6. Flor, Susana V. 2016. 'Las imagines adora, quien conoce la figura': a pintura de retrato como instrumento visual da Diplomacia seiscentista.  In Pensar História da Arte - Estudos de Homenagem a José-Augusto França, ed. Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 127 - 141. ISBN: 978-989-680-170-0. Lisboa: Esfera do Caos.
978-989-680-170-0.
7. Flor, Susana V. 2015. "Richer than spices" - O 'Oriente' no dote de D. Catarina de Bragança.  In Portugal, a Europa e o Oriente - Circulação de artistas, modelos e obras, ed. Maria João Ferreira, Pedro Flor, Teresa Leonor M. Vale, 141 - 149. ISBN: 978-989-20-6029-3. Lisboa: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
8. Flor, Pedro; Flor, Susana V. 2015. Do Românico ao Naturalismo: a presença de animais na pintura e na escultura.  In Animais e Companhia na História de Portugal, ed. Isabel Drumond Braga e Paulo Drumond Braga, 485 - 531. ISBN: 978-972-42-5081-6. Lisboa: Círculo de Leitores.
9. Flor, Susana V. 2015. O Manual de Azulejaria.  In Biblioteca DigiTile, 1 - 12. ISBN: n/a. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
http://digitile.gulbenkian.pt/cdm/compoundobject/collection/est/id/60/rec/1.

10. Flor, Pedro; Flor, Susana V. 2015. Galeria dos Presidentes da Cruz Vermelha Portuguesa.  In Palácio dos Condes d'Óbidos - Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa: História e Património, ed. Cruz Vermelha Portuguesa e By the Book, 35 - 47. ISBN: 978-989-8614-28-5. Lisboa: By the Book.
11. Flor, Susana V. 2015. Entre o previsto e o concretizado: as monografias complementares do Corpus e a investigação de Azulejaria e Cerâmica na Biblioteca DigiTile.  In Biblioteca DigiTile, 1 - 18. ISBN: n/a. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
http://digitile.gulbenkian.pt/cdm/compoundobject/collection/est/id/51.

12. Flor, Pedro; Flor, Susana V. 2015. The gallery of the Presidents of the Portuguese Red Cross.  In Palácio dos Condes d'Óbidos - National Headquarters of the Portuguese Red Cross: History and Heritage, ed. Cruz Vermelha Portuguesa e By the Book, edições especiais, 35 - 47. ISBN: 978-989-8614-28-5. Lisboa: By the Book.
13. Flor, Susana V. 2014. O Palácio Melo e Abreu: História, Património e Laboratório.  In Contributos para o estudo e salvaguarda do azulejo de Lisboa, ed. Câmara Municipal de Lisboa, 95 - 115. ISBN: 978-972-8543-26-6. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.
14. Flor, Susana V. 2014. A presença de artistas estrangeiros no Portugal Restaurado.  In A herança de Santos Simões: novas perspectivas para o estudo da azulejaria e da cerâmica, 413 - 438. ISBN: 978-989-689-400-9. Lisboa: Edições Colibri.
15. Flor, Pedro; Coutinho, Maria J. P; Ferreira, Sílvia; Flor, Susana V. 2014. Problemas em torno do ‘Grande Panorama de Lisboa’ em Azulejo.  In Contributos para o estudo e salvaguarda do Azulejo de Lisboa,, ed. Maria Teresa Bispo (coord.), 120 - 133. ISBN: 978-972-8543-26-6. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa.
ISBN: 978-972-8543-26-6.
16. Flor, Susana V. 2014. Trinta anos a fotografar o património azulejar: o contributo de Santos Simões para a rede ibérica de circulação, projecção e estudo no século XX.  In Las redes hispanas del arte desde 1900, ed. Miguel Cabañas Bravo y Wifredo Rincón Garcia, 345 - 356. ISBN: 978-84-00-09206-1. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas - Instituto de Historia.
17. Flor, Susana V. 2013. Dois retratos seiscentistas na colecção do Palácio Nacional de Sintra.  In A scholar for all seasons, 887 - 895. ISBN: 978-972-8886-21-9. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.
18. Flor, Susana V. 2013. A entrada pública do Núncio Giorgio Cornaro em Lisboa (1693).  In Le nove son tanto e tante buone, che dir non se pò - Lisboa dos Italianos: História e Arte (sécs. XIV-XVIII), ed. Nunziatella Alessandrini, Pedro Flor, Mariagrazia Russo, Gaetano Sabatini, 137 - 158. ISBN: 978-989-96236-3-7. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste".
19. Flor, Susana V. 2012. Fernando Mardel.  In 100 anos de Património: Memória e Identidade, 211 - 212. ISBN: 978-989-8052-20-9. Lisboa: IGESPAR.
20. Flor, Susana V. 2009. Macacaria. Casamento da Galinha.  In Azulejos - Obras do Museu Nacional do Azulejo, 56 - 57. ISBN: 978-2-915540-63-5. Lisboa: Chandeigne / Museu Nacional do Azulejo.
21. Flor, Susana V. 2009. Grande Panorama de Lisboa.  In Azulejos - Obras do Museu Nacional do Azulejo, 72 - 73. ISBN: 978-2-915540-63-5. Lisboa: Chandeigne / Museu Nacional do Azulejo.
22. Flor, Susana V. 2008. O Século XIX em Portugal.  In As Colecções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, 73 - 81. . São Paulo: Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso, Galeria de Arte do SESI/Espírito Santo Cultura, Museu Nacional.
Class. Decimal Dewey: 738.609469.
23. Flor, Susana V. 2007. O século XIX - o Romantismo e a Arte nas Fachadas.  In Tapetes Cerâmicos de Portugal, 87 - 95. ISBN: 978-972-758-019-4. Madrid: Real fabrica de Tapices (Madrid), MC/IMC/ MNAz/Gpeari.
24. Flor, Susana V. 2007. Centro de Estudos de Azulejaria - um projecto no pensamento de João Miguel dos Santos Simões.  In João Miguel dos Santos Simões 1907-1972, 119 - 137. ISBN: 978-972-776-338-2. Lisboa: IMC/Museu Nacional do Azulejo.
25. Flor, Susana V. 2007. O espólio de João Miguel dos Santos Simões.  In João Miguel dos Santos Simões 1907-1972, 223 - 234. ISBN: 978-972-776-338-2. Lisboa: IMC/Museu Nacional do Azulejo.
26. Flor, Susana V. 2007. El Romanticismo y el arte en las Fachadas.  In Tapices cerámicos de Portugal - el azulejo del siglo XVI al siglo XX, 87 - 95. ISBN: 978-972-758-019-4. Madrid: Real Fabrica de Tápices e MC - GPEARI / IMC-MNAz.
27. Flor, Susana V; Falcão, José A. 2004. Visita das Santas Mulheres ao Sepulcro Vazio.  In As Formas do Espírito – Arte Sacra da Diocese de Beja, 155 - 165. ISBN: 972-8354-07-x. Lisboa: DPHADB/IPPAR.
28. Flor, Susana V; Ribeiro, José A. 2003. Recolhimento e Silêncio - A Imagem de Nossa Senhora do Monte do Carmo.  In Vila Franca de Xira, Tempos do Rio, Ecos da Terra – Museu Municipal Núcleo-Sede, 43 - 52. ISBN: 972-8241-39-9. Vila Franca de Xira: Museu Municipal de Vila Franca de Xira.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Flor, Susana V. 2018. "Portraits of King John IV of Portugal: iconography and copies", Revista de História da Arte - Série W (On Copying: Copies of Paintings from Renaissance to Baroque), 7: 70 - 81.
e-ISSN: 2182-3294.

2. Flor, Susana V. 2016. "Portraits by Feliciano de Almeida (1635-1694) in Cosimo III de' Medici's Gallery", RIHA Journal, 144: 1 - 37.
ISSN: 2190-3328 RIHA Journal is included in the following citation databases: Arts & Humanities Citation Index, Current Contents/Arts & Humanities, Scopus, ERIH plus - The European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences, Directory of Open Access Journals (DOAJ).

3. Flor, Susana V. 2015. "'Que las riquezas del mundo parecían estar allí cifradas': Catherine of Braganza's wedding festivities in the contexto of the Portuguese Restoration (1661-1662)", Archivo Español de Arte 88, 350: 141 - 156.
indexada: Scopus, Erih, ISI_Wos ISSN: 0004-0428.

4. Flor, Susana V. 2015. "O testamento de D. Francisco de Melo Manuel da Câmara: Biografia, Património, Estatuto Social e Fidelidades (1626-1678)", Análise Social 50, 215: 356 - 381.
Indexada: SCIELO, B-On, EBSCO, JStor, CAPES, LatIndex, IBSS, ERIH.

5. Flor, Susana V. 2014. "Grande panorama de Lisboa em azulejo: Novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria", Revista de História da Arte, 11: 87 - 105.
ISSN: 1646-1762.
6. Flor, Susana V; Coutinho, Maria J. P; Ferreira, Sílvia; Flor, Pedro. 2013. "Rediscovering the Great Panorama of Lisbon in Tiles", Tiles and Architectural Ceramics Society, 19: 20 - 27.
ISSN: 0264- 5157.
7. Flor, Susana V. 2013. "Dirck Stoop (1618-1686) in Portugal: paintings, engravings and tiles", Tiles and Architectural Ceramics Society, 19: 28 - 36.
ISSN: 0264- 5157.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Flor, Susana V; Figueiredo, Maria C; Meco, José; Trindade, Maria J; Dias, M. I; Prudêncio, M. I; Serrão, Vítor; Flor, Pedro; Pilão, Célia. 2012. "The adaptation of the main floor of the Palace Melo e Abreu (18th century) to an infirmary of the old asylum of mendicity: history and tile panels compositional characterization", Trabalho apresentado em Congress Azulejar, In Congress Azulejar: Conservação de Revestimentos Azulejares em Fachadas, Aveiro.
2. Flor, Susana V; Flor, Pedro; Figueiredo, Maria C; Carvalho, Ana P; Vaz, Maria F; Santos, Teresa. 2012. "Characterization of the ceramic of glazed tiles of the Palácio Almada", Trabalho apresentado em Azulejar Congress, In Azulejar Congress: Conservação de Revestimentos Azulejares em Fachadas, Aveiro.
3. Flor, Susana V; Ribeiro, Leonel; Bispo, Maria T; Rocha, Fernando T; Trindade, Laura; Dias, M. I; Trindade, Maria J; Flor, Pedro. 2012. "Geochemical patterns and firing technology research on ceramic glazed tiles from 17th-20th centuries", Trabalho apresentado em Azulejar Congress, In Congress Azulejar: Conservação de Revestimentos Azulejares em Fachadas, Aveiro.
4. Flor, Susana V; Carvalho, Rosário; Vaz, Maria F; Esteves, Lurdes; Flor, Pedro; Carvalho, Ana P. 2009. "Chemical and Mineralogical Characterization of ancient Portuguese ceramic tiles", Trabalho apresentado em International Seminar Conservation of Glazed Ceramic Tiles, In International Seminar Conservation of Glazed Ceramic Tiles, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Flor, Susana V; Coutinho, Maria J. P; Ferreira, Sílvia; Serrão, Vítor. 2011. "Contributos para o conhecimento dos pintores de Lisboa na época barroca (1664-1720)", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa 1, 96: 3 - 62.
ISSN: 0870-0761.
2. Flor, Susana V. 2011. "As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683)", Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 9/10: 291 - 307.
ISSN: 0870-0761.
3. Flor, Susana V. 2009. "O Mosteiro da Madre de Deus na série de gravuras da cidade de Lisboa de Dirck Stoop (1662)", Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 7/8: 55 - 64.
ISSN: 0870-0761.
4. Flor, Susana V. 2005. "Glory of Lisbon – Restoring Nossa Senhora da Encarnação", Icon – World Monuments, Winter2005: 34 - 37.
ISSN: 1539-4190.

5. Flor, Susana V. 2005. "Os Tectos Barrocos e Neoclássico da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação em Lisboa", Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 4: 293 - 309.
ISSN: 0870-0761.
6. Flor, Susana V. 1998. "As tábuas maneiristas do Convento de Santo António do Varatojo", Torres Cultural, 8: 27 - 35.
ISSN: 0871-4339.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Flor, Susana V. 2013. "Passeio no rio - O Brilho das Cidades - a Rota do Azulejo", Trabalho apresentado em Exposição - O Brilho das Cidades - A Rota do Azulejo, In Catálogo da Exposição - O Brilho das Cidades - A Rota do Azulejo, Lisboa.
2. Flor, Susana V. 2008. "O Retrato de D. Catarina de Bragança: as festas, a propaganda e as artes no contexto da Restauração Portuguesa", Trabalho apresentado em Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna, In Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna - Actas do Colóquio de História e de História da Arte, Lisboa.
3. Flor, Susana V. 2007. "A obra do pintor Marcos da Cruz (C.ª1610-1683) nas igrejas e palácios da Lisboa seiscentista", Trabalho apresentado em Pintura e Escultura em Igrejas e Palácios de Lisboa, In Olisipo - Boletim do Grupo dos Amigos de Lisboa, Lisboa.
4. Flor, Susana V. 1999. "As Pinturas Maneiristas do Convento de Santo António do Varatojo", Trabalho apresentado em Encontro de História Moderna - Turres Veteras, In Turres Veteras, II Actas de História Moderna, Torres Vedras.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Flor, Susana V; Flor, Pedro; Ferreira, Sílvia; Almada, Carmen O. 01 dez. 2015. "A igreja de São Pedro de Peniche no tempo do Barroco" Invenire - Revista de Bens Culturais da Igreja, 24 - 33.
ISSN: 1647-8487.
2. Flor, Susana V. 01 jan. 2012. "Revestimentos murais furtados - azulejo" Invenire - Revista de Bens Culturais da Igreja, 48 - 48.
3. Flor, Susana V; Serrão, Vítor. 02 nov. 2011. "Arte diferenciadora" Revista do Turismo de Lisboa, 19 - 20.
4. Flor, Susana V. 15 jul. 2010. "Retrato de uma Infanta de Portugal" Público, 1 - 1.
5. Flor, Susana V; Falcão, José A. 03 maio 2010. "O painel de Nossa Senhora da Conceição da Igreja matriz de Alvalade" Alvalade.Info, 1 - 1.
6. Flor, Susana V. 01 mar. 2010. "A perspectiva das coisas. A Natureza-morta na Europa. Iª Parte - Exposição na Fundação Calouste Gulbenkian" APHA - Newsletter, 1 - 1.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Flor, Susana V. 2015. "Biblioteca DigiTile: Tiles and Ceramics on line (website)". Lisboa: FCG.
2. Prudêncio, M. I; Dias, M. I; Trindade, Maria J; Flor, Susana V; Ribeiro, Leonel; Flor, Pedro; Trindade, Laura; Bispo, Maria T. 2012. "Quinta Dantas da Cunha tile panel: a first compositional approach of the ceramic body (Poster)". Aveiro: Univ. Aveiro.



Organização de evento
Event organization
1. Flor, Susana V. A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo, 1552-1752,2016 (Congresso).
2. Flor, Susana V. Irmãos por devoção: Artistas e relações de trabalho no Tempo das Irmandades,2015 (Seminário / Organização).
3. Flor, Susana V. Biblioteca DigiTile: Azulejaria e Cerâmica on line,2015 (Encontro / Organização).
4. Flor, Susana V; Gordo, Ana P; Flor, Pedro. DigiTile e Robbiana - projectos de investigação e disseminação em Azulejaria e Cerâmica,2013 (Seminário / Organização).
5. Flor, Susana V; Bispo, Maria T; Trindade, Laura; Flor, Pedro; Figueiredo, Maria C; Peralta, Teresa P; Ribeiro, Leonel; Tempêro, Sofia. I Encontro de Património Azulejar,2011 (Encontro / Organização).
6. Flor, Susana V; Figueiredo, Maria C; Coutinho, Maria J. P; Peralta, Teresa P; Ferreira, Sílvia. A Herança de Santos Simões - novas perspectivas para o estudo da azulejaria e da cerâmica,2010 (Congresso / Organização).
7. Flor, Susana V; Azulejo, Museu N.. Colóquio Casa Perfeitíssima - 500 anos da Fundação do Convento da Madre de Deus (1509-2009),2009 (Encontro / Organização).
8. Flor, Susana V. Espiritualidade, Teatro e Arte no Convento da Madre de Deus,2008 (Encontro / Organização).
9. Flor, Susana V. Iconografia do Natal,2008 (Encontro / Organização).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Flor, Susana V; Henriques, Paulo; Mântua, Ana A; Monteiro, João P. Comissária Científica do Catálogo da Exposição dedicada a João Miguel dos Santos Simões,2007.
2. Flor, Susana V; Henriques, Paulo; Mântua, Ana A; Monteiro, João P. Comissária da Exposição "João Miguel dos Santos Simões (1908-1972),2007.
3. Flor, Susana V; Loureiro, Maria F; Monteiro, João P; Mântua, Ana A. Coordenação Científica da Exposição "Tapices Cerámicos de Portugal - El Azulejo del siglo XVI al siglo XX",2007.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Hanna Pieta-Cândido, Investigação em Tradução, 2014. Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Teresa Pimenta Peralta, Orientação de Bolsa de Investigação, 2012. Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
3. Maria Catarina Figueiredo, Orientação de Bolsa de Investigação no âmbito da RTEACJMSS e do projecto de I&D Biblioteca DigiTile, 2012. Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Flor, Susana V. Consultora científica da World Monument Fund nas obras de conservação e restauro da igreja da Encarnação em Lisboa, 2005.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Flor, Susana Varela. Participação no júri de Maria do Céu de Oliveira Neto Carvalho Mendonça. A Irmandade de São Lucas e as suas ligações ao Convento Feminino da Anunciada, 2018. Tese (Doutoramento em Belas-Artes / Especialidade Ciências da Arte) - Universidade de Lisboa.
(arguente).
2. Flor, Susana Varela. Participação no júri de Margarita de Alfonso Caffarena. Los intercambios artísticos entre España y Francia en torno a la reina María Teresa de Austria (1660-1683), 2016. Tese (História da Arte) - Universidad de Granada.
Parecer dado por escrito em Junho de 2016 para o Doutoramento Internacional (Faculdad de Filiosofia y Letras - Univ. Granada).
3. Flor, Susana Varela. Participação no júri de Susana Cavaleiro Gonçalves. A arte do Retrato no tempo do Barroco (c.1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas, 2013. Tese (História, especialidade Arte, Património e Restauro) - Universidade de Lisboa.
Membro de júri de doutoramento como arguente, na tese "A arte do Retrato no tempo do Barroco (c.1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas" - Maio 2013.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. The Art of Ornament: meanings, archetypes, forms and uses , 2017 (Congresso).
Nome do evento: The Art of Ornament: meanings, archetypes, forms and uses ; Nome da Instituição: IHA-NOVA/FCSH; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
2. The Art of Ornament - Meanings, Archetypes, Forms and Uses, 2017 (Congresso).
Nome do evento: The Art of Ornament: Meanings, Archetypes, Forms and Uses; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (NOVA-FCSH); Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Sevilla Lusa - La nación portuguesa en el reino de Sevilla en tiempos del Barroco, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Sevilla Lusa: La nación portuguesa en el reino de Sevilla en tiempos del Barroco; Nome da Instituição: Universidad Pablo de Olavide e Universidad de Sevilla; Cidade do evento: Sevilla / Universidade de Sevilla.
4. A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo (1552-1752), 2016 (Congresso).
Nome do evento: A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo: 1552-1752; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (NOVA-FCSH); Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
5. A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo, 1552-1752, 2016 (Congresso).
Nome do evento: A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo, 1552-1752; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte - FCSH/NOVA e Universidade de Granada; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
6. O retábulo no espaço iberoamericano, 2015 (Congresso).
Nome do evento: I Simpósio de História da Arte - O Retábulo no Espaço Iberoamericano; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (NOVA/FCSH); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / NOVA.
7. O Retábulo no Espaço IberoAmericano: Forma, Função e Iconografia, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: O Retábulo no Espaço IberoAmericano: Forma, Função e Iconografia; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte - FCSH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Univ. NOVA de Lisboa).

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. O Retrato (Chair), 2012 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso de História da Arte Portuguesa - em homenagem a José-Augusto França; Nome da Instituição: APHA - Associação Portuguesa de Historiadores da Arte; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. O Chá que Sua Majestade recomenda: a "virtude da erva na vida de D. Catarina de Bragança", 2018 (Conferência).
Nome da Instituição: Grupo Amigos de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Sede do Grupo Amigos de Lisboa.
2. Quinze retratos em Itália: o pintor Feliciano de Almeida e o legado de Carlos Azevedo, 2018 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio de homenagem a Carlos de Azevedo, Historiador de Arte, Professor e Homem de Cultura; Nome da Instituição: Museu de S. Roque / Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Museu de S. Roque.
3. Catherine of Braganza: The iconographic strategies of a Catholic Queen in a Protestant Kingdom (1662-1693), 2017 (Seminário).
Nome do evento: Visual Cultural and women’s political identity in the Early Modern Iberian World II; Nome da Instituição: University of Nottingham - Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies; Cidade do evento: Nottingham / University of Nottingham.
4. O pintor francés Jean Nocret (1617-1672) em Portugal: o balance (in)completo de uma viagem, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional Las Copias de Obras Mestras de la Pintura en las Colleciones de los Autrias y el Museo del Prado; Nome da Instituição: Museo del Prado; Cidade do evento: Madrid / Museo del Prado.
5. “Prudente, verdadeiro e secreto”: retrato(s) do Escrivão da Puridade ao serviço da Coroa Portuguesa, 2017 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio - Castelo Melhor e os seus Tempos (1635-1720); Nome da Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
6. “The best of Queens, the best of tea we owe”: o chá no quotidiano de D. Catarina de Bragança”, 2017 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio de Primavera DIAITA II: A Mesa e o Poder; Nome da Instituição: Centro de Estudos Clássicos e Humanistas / DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia; Cidade do evento: Lisboa / Palácio Nacional da Ajuda.
7. A importância da Irmandade de S. Lucas na vida artística dos pintores de Lisboa, 2016 (Encontro).
Nome do evento: 180 anos - Belas-Artes - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
8. A importância da Irmandade de S. Lucas na vida artística dos pintores de Lisboa, 2016 (Encontro).
Nome do evento: Comemorações dos 180 anos Belas-Artes ULisboa; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Academia Nacional de Belas-Artes; Cidade do evento: Lisboa / FBAUL.
9. A iconografia de D. João IV, 2016 (Congresso).
Nome do evento: A Cópia Pictórica em Portugal, Espanha e no Novo Mundo, 1552-1752; Nome da Instituição: IHA_FCSH/NOVA e Universidade de Granada; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
Membro da Comissão Científica.
10. De integrado a disperso: “políticas” ministeriais relativas ao património azulejar, 2016 (Seminário).
Nome do evento: O Património Móvel das Ordens Religiosas face à Desamortização Oitocentista: dinâmicas e desafios; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte - FCSH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH/NOVA.
11. ‘Entrou na obra por ordem do Sr. Conde de Aveiras’: desempenho(s) dos ofícios de mestre de obras, azulejador, ladrilhador e oleiro numa campanha de obras seiscentista, 2016 (Encontro).
Nome do evento: Metamorfoses na Azulejaria – Portugal/Brasil, Releituras, Revisões, Recriações; Nome da Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / FBAUL.
12. De Feliciano a Rubens: as encomendas de pintura do 1º Marquês de Fronteira para a sua República Felicíssima, 2016 (Encontro).
Nome do evento: O fio da Memória: vivências e espaços do Palácio Fronteira; Nome da Instituição: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
13. O outro lado do Rei Restaurador, 2016 (Encontro).
Nome do evento: O Laboratório no Museu; Nome da Instituição: Fundação da Casa de Bragança / Laboratório HERCULES (UÉvora).
14. Marcos da Cruz no Paço Ducal de Vila Viçosa: História, Arte e Laboratório, 2016 (Encontro).
Nome do evento: O Laboratório no Museu; Nome da Instituição: Fundação da Casa de Bragança / Laboratório HERCULES (UÉvora).
15. Retratos Setecentistas em Oeiras: Contributos para uma Genealogia Iconográfica do Marquês de Pombal , 2015 (Encontro).
Nome do evento: Jornadas de Património - Câmara Municipal de Oeiras; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Oeiras e Espaço Memória.
16. À procura de Gabriel del Barco: pintores e oleiros em Lisboa na segunda metade do século XVII, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio Biblioteca DigiTile: Azulejaria e Cerâmica on line; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian.
17. Os Estudos de azulejaria em Portugal numa perspectiva pluridisciplinar. O caso da Biblioteca DigiTile, 2015 (Encontro).
Nome do evento: in Tradição e Modernidade. Biblioteca Digital de Azulejaria e Cerâmica Portuguesas; Nome da Instituição: Biblioteca de Arte - Fundação Calouste Gulbenkian.
18. A Irmandade de S. Lucas: contributos para uma leitura renovada dos pintores do século XVII e XVIII, 2015 (Seminário).
Nome do evento: “Irmãos por devoção: Artistas e relações de trabalho no Tempo das Irmandades”; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte - FCSH/NOVA.
19. Entre Arroios e Anjos: o Paço da Rainha D. Catarina de Bragança à Bemposta, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Academia Portuguesa da História - IV Curso de Verão – Quadros da História de Lisboa (Freguesia de Arroios); Nome da Instituição: Academia Portuguesa da História .
20. As telas da capela-mor da igreja de Nossa Senhora da Purificação: autoria, programa artístico e estética barroca em Bucelas, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Igreja matriz de Bucelas: o património artístico – jornadas de História da Arte; Nome da Instituição: Secretariado dos Bens Culturais da Igreja.
21. Na rota do sal: a azulejaria holandesa em território português – encomenda e recepção, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Azulejaria na Região Centro; Nome da Instituição: Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte - Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património - Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Figueira da Foz / Casa do Paço da Figueira da Foz.
22. Cosimo III de’ Medici in Portogallo: la pittura e la ceramica nal contesto della Restaurazione portoghese, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Dialogo Artístico tra Italia e Portogallo; Nome da Instituição: Alma Mater Studiorum - Departamento delle Arte - Università di Bologna; Cidade do evento: Bologna / Bologna.
23. El encargo de azulejeria holandesa en Portugal en tiempos del Barroco, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Azulejería y Cerámica en Portugal en la Edad Moderna (siglos XVI-XVIII); Nome da Instituição: Universidad de Sevilla; Cidade do evento: Sevilla / Paraninfo de la Universidad de Sevilla.
24. Manual de Azulejaria e Cerâmica, 2013 (Seminário).
Nome do evento: DigiTile e Robbiana - projectos de investigação e disseminação em Azulejaria e Cerâmica; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório III).
25. Biblioteca DigiTile: Azulejaria e Cerâmica online, 2013 (Seminário).
Nome do evento: DigiTile e Robbiana - projectos de investigação e disseminação em Azulejaria e Cerâmica; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian (IHA-FL/UL e IHA-FCSH/UNL); Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório III).
26. Animalia no Retrato Barroco: decoração ou retórica ?, 2012 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio aberto sobre Bichos e Outras Maravilhas; Nome da Instituição: ACLUS - Associação de Cultura Lusófona / IHA-FL/UL e Fundação Henrique Leote; Cidade do evento: Redondo / Convento de S. Paulo da Serra d'Ossa.
27. O arquitecto João Antunes ao serviço da casa da Sereníssima Rainha de Inglaterra, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: João Antunes (1643-1712) e a Arte do seu Tempo; Nome da Instituição: DGPC / IHA-FL/UL; Cidade do evento: Lisboa / Panteão Nacional.
28. 30 anos a fotografar o património azulejar: o contributo de Santos Simões para a rede ibérica de circulação, projecção e estudo, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: XVI Jornadas Internacionales de Historia del Arte: El arte y sus redes de proyección, circulación y estudio en los siglos XX y XXI; Nome da Instituição: Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC); Cidade do evento: Madrid / Centro de Ciencias Humanas y Sociales .
29. DigiTile Library: Tiles & Ceramics on line - guidelines of a research project, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Journée d'étude "L'art de l'azulejo, histoire d'une pratique ornementale"; Nome da Instituição: Institut National d'histoire de l'art; Cidade do evento: Paris / Institut National d'histoire de l'art.
30. A entrada do Núncio apostólico em Lisboa (1693), 2012 (Conferência).
Nome do evento: 2º Ciclo de Conferências: Relações Luso-Italianas na época medieval e moderna - Lisboa dos Italianos: arte e história (sécs. XIV/XVIII); Nome da Instituição: IHA-FCSH/UNL e CHAM-FCSH/UNL; Cidade do evento: Lisboa / Edifício I&D - FCSH/UNL.
31. Dirck van der Stoop in Portugal: paintings, engravings and tiles , 2012 (Conferência).
Nome do evento: Azulejos-Tegels, Studiemiddag Portugese en Nederlandse tegels; Nome da Instituição: Tegelmuseum; Cidade do evento: Otterlo / Tegelmuseum.
32. Lisboa em Azulejo antes do Terramoto: resultados de uma investigação em curso, 2011 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro de Património Azulejar - Lisboa: o Azulejo e a Cidade; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Lisboa (IHA-FL/UL e IHA-FCSH/UNL); Cidade do evento: Lisboa / Teatro Aberto.
33. O retrato enquanto instrumento de diplomacia, 2011 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio «Diplomacia e Transmissão Cultural»; Nome da Instituição: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (IHA-FCSH/UNL e IHA-FL/UL); Cidade do evento: Lisboa / Palácio Fronteira.
34. O regresso de D. Catarina de Bragança a Lisboa: as residências e a Corte, 2011 (Encontro).
Nome do evento: I Encontro científico sobre o Palácio Centeno; Nome da Instituição: Universidade Técnica de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa.
35. Rede Temática em estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões: um projecto de investigação, 2010 (Encontro).
Nome do evento: O Património Cultural e Científico dos Antigos Hospitais de Lisboa: na senda das preocupações de Alberto Mac Bride (1886-1953); Nome da Instituição: Comissão do Património Cultural do Centro Hospitalar de Lisboa Central e RTEACJMSS/FCT; Cidade do evento: Lisboa / Hospital de São José - Salão Nobre.
36. Rede Temática: um projecto embrionário no pensamento de João Miguel dos Santos Simões, 2010 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário anual do Projecto SOS Azulejo - Experiências municipais na defesa do Património Azulejar Português; Nome da Instituição: Associação Nacional de Municípios Portugueses em colaboração com o Município da Figueira da Foz; Cidade do evento: Figueira da Foz / Casa do Paço da Figueira da Foz.
37. Uma planta desconhecida de Lisboa do século XVII, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Visões de Lisboa antes do Terramoto - Seminário Internacional; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte - FCSH/UNL; Cidade do evento: Lisboa / Edifício I&D - FCSH/UNL.
38. Richer than Spices: o Oriente no dote de D. Catarina de Bragança, 2010 (Encontro).
Nome do evento: Portugal, a Europa e o Oriente - circulação de artistas, modelos e obras; Nome da Instituição: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna; Cidade do evento: Lisboa / Palácio Fronteira.
39. A presença de artistas estrangeiros no Portugal Restaurado, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional - A herança de Santos Simões; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Reitoria da Universidade de Lisboa.
40. A figura de João Miguel dos Santos Simões, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Conferências Casa Veva de Lima; Nome da Instituição: Casa Veva de Lima; Cidade do evento: Lisboa / Casa Veva de Lima.
41. O Mosteiro da Madre de Deus na série de gravuras da cidade de Lisboa de Dirck Stoop (1662), 2009 (Encontro).
Nome do evento: Casa Perfeitíssima - 500 anos da Fundação do Convento da Madre de Deus (1509-2009); Nome da Instituição: Museu Nacional do Azulejo; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional do Azulejo.
42. O Barroco e a Imagem de Lisboa no Grande Panorama de azulejo do Museu Nacional do Azulejo, 2008 (Seminário).
Nome do evento: Itinerários do Barroco em Lisboa; Nome da Instituição: IHA-FCSH/UNL; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional do Azulejo.
43. A Natividade na Pintura Barroca Portuguesa , 2008 (Encontro).
Nome do evento: Iconografia do Natal; Nome da Instituição: Museu Nacional do Azulejo; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional do Azulejo.
44. Os retratos de D. Catarina de Bragança e de Carlos II de Inglaterra na colecção do Palácio Nacional da Vila de Sintra , 2008 (Encontro).
Nome do evento: III Colóquio de Arte, História e Vivências - séculos XVI e XVII do Palácio Nacional de Sintra; Nome da Instituição: Palácio Nacional de Sintra; Cidade do evento: Sintra / Palácio Nacional de Sintra.
45. O casamento de D. Catarina de Bragança: as festas, a propaganda e as artes no contexto da Restauração, 2008 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio de História e de História da Arte: Lisboa e a Festa: Celebrações religiosas e civis na Cidade Medieval e Moderna; Nome da Instituição: Grupo Amigos de Lisboa / Fundação das Casas de Fronteira e Alorna; Cidade do evento: Lisboa / Palácio Fronteira.
46. Os tectos barrocos da igreja e do coro-alto da Madre de Deus, 2008 (Encontro).
Nome do evento: Espiritualidade, Teatro e Arte no Convento da Madre de Deus; Nome da Instituição: Museu Nacional do Azulejo; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional do Azulejo.
47. A obra do pintor Marcos da Cruz (cª 1610-1683) nas igrejas e palácios da Lisboa seiscentista, 2007 (Encontro).
Nome do evento: Pintura e Escultura em Igrejas e Palácios de Lisboa; Nome da Instituição: Grupo Amigos de Lisboa e Fundação das Casas de Fronteira e Alorna; Cidade do evento: Lisboa / Palácio Fronteira.
48. Turres Veteras - Encontro de História Moderna, 1999 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de História Moderna; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Torres Vedras - Sector da Cultura; Cidade do evento: Torres Vedras / Auditório Municipal.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Flor, Susana Varela. Cadernos do Arquivo Municipal, desde 2014/03/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Câmara Municipal de Lisboa.
2. Flor, Susana Varela. Tritão - Revista de História, Arte e Património, desde 2012/06/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Câmara Municipal de Sintra.
3. Flor, Susana Varela. Análise Social, de 2011/09/01 até 2011/11/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
62

Livros e capítulos
Books and book chapters
33
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
28
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
6
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
5
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
12

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
12

Total
Dados complementares
(Additional data)
66

Orientações
Orientations
3
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
3
Participação em Eventos
Event participation
56
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 3828 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-06-2021 às 15:39:59
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis