Curriculum Vitae

Maria de Fátima Pista Calado Mendes

Data da última atualização »Last update : 25/05/2018


Maria de Fátima Pista Calado Mendes. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 24 trabalhos em actas de eventos, possui 13 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 38 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Nas suas actividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7290413035075286


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mendes, Fátima
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Matemática
Campus da Estefanilha
Estefanilha
2910 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800Extensão: 863
Fax: (+351)265710810
Correio electrónico: fatima.mendes@ese.ips.pt
Homepage: http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1989-1994 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação, especialidade de Educação e Desenvolvimento (3 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1980-1985 Licenciatura
Licentiate degree
Matemática, Ramo de Formação Educacional (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Curso de formação Inglês online EF Level 10 Upper Intermediate.
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Curso de formação Inglês online EF Level 10 Upper Intermediate.
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

2008-2009 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Curso de Formação Avançada em Didáctica da Matemática.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2018-Actual Professor Coordenador

Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/1994-Mar/2018 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1988-Nov/1994 Assistente 1º triénio

Instituto Politécnico de Portalegre
Set/1987-Ago/1988 Assistente 1º triénio

Escola Secundária de S. Lourenço
Set/1985-Set/1987 Professora EFectiva

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Set/1984-Set/1985 Professora Efectiva





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2008-Mar/2012
Linhas de investigação»Research fields:


Aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de sentido de número






Atividades de Ensino (Teaching activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/1994-Mar/2018
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Conceitos Fundamentais de Matemática(Regente)
  • Matemática, Cultura e Realidade(Regente)
  • Temas Actuais em Matemática(Docente)
  • Temas Actuais em Ciência e Tenologia(Docente)
  • Matemática e Aprendizagem da Matemática I(Regente)
  • Matemática e Aprendizagem da Matemática II(Docente)
  • Pensamento Matemático e Educação Infantil(Regente)
  • Ciência, Cultura e Sociedade(Docente)
  • Projecto, Prática e Reflexão Pedagógica(Docente)
  • Projecto(Docente)
  • Seminário de Projecto(Docente)
  • Educação Matemática III(Docente)
  • Forma e Número(Regente)
  • Matemática e Aprendizagem da Matemática I(Docente)
  • Matemática e Desenvolvimento Curricular(Docente)
  • Matemática como Resolução de Problemas(Docente)
  • Geometria e Sentido Espacial(Regente)
  • Matemática do Real(Docente)
  • Educação Matemática I(Regente)
  • Aprendizagem da Matemática(Docente)
  • Prática e Reflexão Pedagógica II(Docente)
  • Conceitos Fundamentais de Matemática(Regente)
  • Números e Operações(Docente)
  • Geometria e Medida(Regente)
  • Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo(Regente)
  • Didática da Educação de Infância I(Regente)
  • Aplicações da Matemática(Regente)
  • Tópicos de Matemática(Regente)
  • Observação e Análise de Práticas Educativas(Regente)
  • Estágio no 1.º ciclo I(Docente)
  • Estágio no 1.º ciclo II(Docente)
  • Estágio III(Docente)
  • Estágio IV(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2010-Actual
Membro de Conselho Científico


Jan/2008-Actual
Membro de Comissão


Set/1994-Actual
Membro de Conselho Científico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2012-Set/2015
- Chefe de Departamento


Mai/2004-Jan/2007


Mai/2006-Out/2006
- Chefe de Departamento


Jun/2004-Set/2006
- Coordenador de Curso


Jul/2004-Set/2005
- Chefe de Departamento


Jun/1998-Set/2000
- Chefe de Departamento


Mar/1996-Jul/1999
- Vice-Presidente




Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/1996-Jul/1999 Escola Superior de Educação
- Chefe de Departamento






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jul/2016-Actual
Serviço realizado»Executed service:

Consultoria no Projeto PAT - Angola


Jan/2008-Jun/2010
Serviço realizado»Executed service:

Curso de Formação


Jan/2008-Jun/2010


Jul/2007-Mai/2010
Serviço realizado»Executed service:

Aopio ao novo Programa de Matemática do Ensino Básico






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de sentido de número

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Aprendizagem da multiplicação; Ensino e aprendizagem da Matemática; Trajectórias de aprendizagem.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2005-2007
Desenvolvendo o Sentido de Número. Perspectivas e Exigências Curriculares
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/59680/2004.
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2003-2005
Competências de Cálculo e Sentido de Número
Referência do projeto»Project reference: ESE/IPS.
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Instituto Politécnico de Setúbal.

1993-1997
Aprendizagens em Matemática. Um Estudo sobre a Construção de Conceitos
Referência do projeto»Project reference: JNICT/PCSH/C/CDE/571/93.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Nova de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2002 Louvor n.º 108/2002, publicado em DR, II série, apêndice n.º 125, Instituto de Inovação Educacional.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro fundador.
Membro.
Set/1986 - Actual Associação de Professores de Matemática, Membro fundador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José. 2016. Manual de matemática para professores do ensino primário. ed. 1, 1 vol.. Luanda, Angola: Ministério da Educação da República de Angola.
2. Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Santos, Elvira; Mendes, Fátima; Duarte, José; Baía, Mário; Figueiredo, Miguel. eds. 2014. nvestigação em Educação Matemática 2014: Tarefas matemáticas ed. 1. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
3. Mendes, Maria F; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Gonçalves, Fátima. 2010. Números e operações - 3.º ano. Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
Livro de apoio ao novo Programade Matemática do ensino básico de 2007.

4. Brocardo, Joana; Mendes, Maria F; Delgado, Catarina. 2010. Números e operações - 1.º ano. Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. . ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ministério da Educação - DGIDC.
LIvro de apoio ao novo Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007.

5. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2010. Metodologia do ensino da Matemática – Números e operações. ed. 1, 1 vol.. Fundação Calouste Gulbenkian: Fundação Calouste Gulbenkian.
6. Mendes, Maria F; Delgado, Catarina. 2008. Geometria. Texto de apoio para educadores de infância. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-742-277-7. Lisboa: Ministério da Educação.
7. Martins, Maria E. G; Loura, Luísa; Mendes, Maria F. 2007. Análise de Dados. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-742-261-6. Lisboa: Ministério da Educação.
8. Brocardo, Joana; Ferreira, Elvira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. 2007. Desenvolvendo o sentido de número. Perspectivas e exigências curriculares. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8768-28-7. Lisboa: Associação de Professores de matemática.
9. Mendes, Maria F. 1993. A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática. Um estudo no 1.º ciclo. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Edição da tese de mestrado.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana M. 2017. Avaliação pedagógica: as aprendizagens iniciais em matemática.  In Avaliação Pedagógica, ed. República de Angola, 97 - 192. . Angola: Ministério da Educação.
2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Duarte, José; Boavida, Ana M; Delgado, Catarina. 2017. Diferenciação Pedagógica em Matemática.  In Diferenciação Pedagógica na Sala de Aula, ed. República de Angola, 129 - 174. . Luanda: Ministério da Educação.
3. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. La Multiplicación: Construyendo oportunidades para su aprendizaje.  In Enseñanza de la multiplicatión: Desde el estudio de classes japonés a las propuestas iberoamericanas, ed. Masami Isoda y Raimundo Olfos , 321 - 350. ISBN: 978-956-17-0481-7. Valparaíso, Chile: Ediciones Universitarias de Valparaíso, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.
4. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Salvado, Isabel. 2011. Investigação e prática de ensino: uma relação poderosa.  In Estudos Locais do Distrito de Setúbal, ed. Albérico Afonso e Fernando Almeida, 51 - 58. ISBN: 978-972-8507-21-3. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
5. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Maria F; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. 2008. Um Projecto Centrado no Sentido de Número.  In Investigación en Educación Matemática XII, ed. Luengo González, R., Gómez Alfonso, B., Camacho Machín, M & Blanco Nieto, L., 495 - 504. ISBN: 978-84-934488-9-9. Badajoz: Sociedade Estremena de Educación Matemática.
6. Mendes, Maria F. 2008. Developing Multiplication.  In Research and decelopment in the teaching and learning of number systems and arithmetic, ed. Dirk de Bock, Bettina Sondergaard, Bernardo Alfonso e Chun Chor Cheng, 65 - 71. ISBN: 978-90-807827-4-7. Belgium: Universidade de Louvain, Bélgica.
7. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2008. A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número.  In O sentido do número:Reflexões que entrecruzam teoria e prática, ed. Joana Brocardo, Lurdes Serrazina e Isabel Rocha, 159 - 182. ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
8. Brocardo, Joana; Mendes, Maria F; Delgado, Catarina. 2007. A multiplicação no contexto do sentido de número.  In Desenvolvendo o sentido de número. Perspectivas e exigências curriculares, ed. Associação de Professores de Matemática, 9 - 17. ISBN: 978-972-8768-28-7. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
9. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. 2006. Números e Álgebra: desenvolvimento curricular.  In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores, ed. Isabel vale, Teresa Pimentel, Ana Barbosa, Lina Fonseca, Leonor Santos e Paula Canavarro, 65 - 92. ISBN: 972-8614-07-1. Viana do Castelo: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.
10. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2006. Sentido do número: um estudo no 1.º ciclo do ensino básico.  In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores, ed. Isabel Vale, Teresa Pimentel, Ana Barbosa, Lina Fonseca, Leonor Santos e Paula Canavarro, 147 - 156. ISBN: 972-8614-07-1. Viana do Castelo: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.
11. Mendes, Maria F; Cebola, Graça; Duarte, José. 2005. Actividades em Matemática.  In Bibliociência. Um projecto experimental, ed. Margarida Rodrigues, 72 - 114. ISBN: 972-8695-28-4. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.
12. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Castro, Joana; Delgado, Catarina; Rodrigues, Marina. 2005. Desenvolvendo o sentido do número.  In Desenvolvendo o sentido do número. Perspectivas e exigências curriculares. vol.I, ed. Associação de Professores de Matemática, 7 - 27. ISBN: 972-8768-15-X. Lisboa: APM.
13. Mendes, Fátima; Veloso, Graciosa. 2002. Reorganização curricular do ensino básico:Valorização das experiências matemáticas no processo de planificação das actividades lectivas.  In Gestão Flexível do Currículo. Reflexões de formadores e investigadores, ed. Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica, 207 - 220. ISBN: 972-742-157-1. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2018. "Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategies", Journal of the European Teacher Education Network 13, 13: 45 - 57.
2. Sousa, Cristina; Mendes, Fátima. 2017. "Aprender a Resolver Problemas no 2.° Ano do Ensino Básico", Bolema: Boletim de Educação Matemática 31, 57: 243 - 265.
3. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2016. "Especificidades e desafios da design research: O exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo", Quadrante 25, 2: 51 - 75.
4. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean M; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2015. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “Prawn skewers”", JETEN - Journal of the European Teacher Education Network, 10: 86 - 100.
5. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2013. "A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação", Quadrante 22, 1: 133 - 162.
6. Mendes, Fátima. 2013. "A aprendizagem da divisão: um olhar sobre os procedimentos usados pelos alunos", Da Investigação às Práticas 3, 2: 5 - 30.
7. Mendes, Maria F; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução", Indagatio Didactica 3, 1: 5 - 24.
8. Brocardo, Joana; Mendes, Maria F. 2001. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas", Quadrante 10, 1: 33 - 58.
Artigo escrito no âmbito do projecto de investigação AMECC, Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre a construção de conceitos que decorreu desde 1993 a final de 1997, apoiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e pelo Instituto de Inovação Educacional; co-responsável por um estudo focado na aprendizagem da Estatística que teve como objectivos identificar a natureza, o uso e desenvolvimento de modelos conceptuais próprios dos alunos e verificar o modo como esses modelos se alteram após o ensino do tema Estatística no 7 º ano de escolaridade. Referência JNICT - PCSH/C/CDE/571/93.

9. Mendes, Maria F. 1994. "A Visualização Espacial e a aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico", Quadrante 3, 1: 55 - 76.
Artigo produzido no âmbito da tese de mestrado.


Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean M; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2016. "Tasks to develop flexible multiplicative reasoning", Trabalho apresentado em CERME, In Proceedings of CERME, Dublin.
2. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. " Investigação na sala do jardim-de-infância. Uma história infantil com matemática", Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, In VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic.
3. Kraemer, Jean M; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2016. "Designing tasks for adaptive/flexible multiplicative reasoning", Trabalho apresentado em ICME 13 - 13th International Congress on Mathematical Education , In Proceedings of ICME 13, Hamburgo.
4. Mendes, Fátima; Costa, Ana L. 2016. "Livros de Histórias – Um percurso para a aprendizagem da Matemática e do Português na Educação de Infância", Trabalho apresentado em EIEM 2016 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Investigação em Educação Matemática - Recursos, Évora.
5. Kraemer, Jean M; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2016. "Flexibility in mental calculation", Trabalho apresentado em ICME 13, In Proceedings of ICME 13, Hamburgo.
6. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. 2016. "Os recursos na aprendizagem da Matemática", Trabalho apresentado em EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora.
7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2013. "Evolution of students' mathematical procedures to solve division tasks", Trabalho apresentado em 37th Conference of the Inter- 5 - 245 national Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 37), In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 5, p. 245. Kiel, Germany: PME. , Kiel.
8. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2013. "Flexible calculation: key ideas from students' solutions", Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, , In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 5, p. 27. Kiel, Germany: PME. , Kiel.
9. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2012. "3RD YEAR PUPILS’ PROCEDURES TO SOLVE MULTIPLICATION TASKS", Trabalho apresentado em 12th International Congress on Mathematical Education - ICME, In Proceedings of ICME 2012, Seoul.
10. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Evolution of pupils’ mathematical procedures to solve multiplication tasks", Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), Ankara.
11. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "Students’ procedures on multiplication tasks", Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara.
12. Mendes, Fátima. 2011. "A aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo", Trabalho apresentado em II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, In Actas do II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.
13. Mendes, Maria F. 2010. "A Aprendizagem da Multiplicação e o Desenvolvimento do Sentido de Número", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, In Desafios Teóricos e Metodológicos, Aveiro.
14. Mendes, Fátima. 2010. "A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo", Trabalho apresentado em I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, In I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.
15. Mendes, Fátima. 2009. "Number sense development: A task chain focused on multiplication", Trabalho apresentado em 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Thessaloniki.
16. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2005. "Investigando o sentido de número", Trabalho apresentado em Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, In Actas do Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Porto.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Mendes, Maria F; Ferreira, Elvira; Pratas, Marta. 2005. "Resolver Problemas de Subtracção", Educação e Matemática, 85: 30 - 35.
2. Mendes, Maria F; Matos, José M. 1993. "Visualização Espacial: Algumas Actividades", Educação e Matemática, 26: 13 - 17.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. " Leitura e matemática em diálogo", Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Porto.
2. Boavida, Ana M; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. 2017. "Fostering the capacity of preservice mathematics teacher to produce varied problem solving strategies", Trabalho apresentado em ETEN - European Teacher Education Network Conference, In Proceedings of ETEN - European Teacher Education Network Conference, Gotemburgo.
3. Fialho, Filipe; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. 2017. "Developing geometrical ideas making connections with arts education", Trabalho apresentado em ETEN - European Teacher Education Network Conference, In Proceedings of ETEN - European Teacher Education Network Conference, Gotemburgo.
4. Mendes, Fátima; Costa, Ana L. 2016. "Thinking better through Portuguese and Mathematics", Trabalho apresentado em ETEN 2016 THE EUROPEAN TEACHER EDUCATION NETWORK CONFERENCE 2016, In Proceedings of ETEN - TIG Reflective Practice and Teaching for Thinking, Setúbal.
5. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. 2013. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico", Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Olhares para uma realidade, In Atas do Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade, Setúbal.
6. Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. 2011. "As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática , In Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa.
7. Mendes, Fátima. 2009. "Práticas que promovem o sentido de número", Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional de professores de Matemática , In Actas do profmat, Viana do Castelo.
8. Mendes, Fátima; Monteiro, Cecília. 2009. "Números :Ensino e aprendizagem", Trabalho apresentado em XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática, Vila Real.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Mendes, Fátima; Afonso, Albérico. 2015. "Editorial". Setúbal. (Editorial)
2. Mendes, Fátima. 2014. "Editorial". Lisboa. (Editorial)
3. Afonso, Albérico; Mendes, Fátima. 2014. "Editorial". Setúbal. (Editorial)
4. Afonso, Albérico; Mendes, Fátima. 2013. "Editorial". Setúbal. (Editorial)
5. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Martinho, Maria H. 2013. "O pensamento curricular de Paulo Abrantes: que caminho para 'hoje'?". Lisboa. (Editorial)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Mendes, Fátima. Flexibility in mental education,2016 (Poster).
2. Mendes, Fátima. Uma experiência de ensino centrada na multiplicação: especificidades e desafios,XXV SIEM ,Braga,2014 (Conferência ou palestra).
3. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico,II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados,Setúbal,2013 (Comunicação).
4. Mendes, Fátima; Gonçalves, Susana. A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: dúvidas e dificuldades de uma jovem investigadora,II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados,Setúbal,2013 (Comunicação).
5. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Flexible calculation: Key ideas from students’ solutions,37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME),Kiel,2013 (Comunicação).
6. Mendes, Fátima. A aprendizagem da multiplicação no 1.º ciclo,ProfMat - Congresso anual de professores de matemática,Albufeira,2013 (Conferência ou palestra).
7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Evolution of students’ mathematical procedures in division tasks,37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME),Kiel,2013 (Poster).
8. Mendes, Fátima. A aprendizagem da multiplicação e da divisão: contributos de uma experiência de ensino,Encontro “A matemática nos primeiros anos”,Santarém,2013 (Comunicação).
9. Mendes, Fátima. A evolução dos procedimentos dos alunos em tarefas de divisão: Contributos de uma trajetória de aprendizagem,1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais ,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
10. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Students’ procedures on multiplication tasks,35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education,Ankara,2011 (Poster).
11. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. Evolution of pupils’ mathematical procedures to solve multiplication tasks,35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME),Ankara,2011 (Comunicação).
12. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação,XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática,Lisboa,2011 (Comunicação).
13. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. A aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo,II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,Lisboa,2011 (Comunicação).
14. Mendes, Fátima. Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa,II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal,Setúbal,2010 (Comunicação).
15. Mendes, Maria F. A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo,I ENJIE - Encontro nacional de jovens investigadores em educação,Aveiro,2010 (Comunicação).
16. Mendes, Maria F. A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo,I Fórm de Jovens Investigadores,Lisboa,2010 (Poster).
17. Mendes, Fátima. Desenvolver o sentido de número – Práticas do professor ,XIII Encontro Nacional “A Matemática nos primeiros anos",Lisboa,2010 (Conferência ou palestra).
18. Mendes, Fátima. Práticas que promovem o desenvolvimento do sentido de número ,Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 09,Viana do Castelo,2009 (Conferência ou palestra).
19. Mendes, Fátima. Desenvolvendo o sentido de número: o cálculo mental ,Encontro Regional do Programa de Formação Contínua em Matemática - PFCM,Faro,2009 (Conferência ou palestra).
20. Mendes, Maria F. Number sense development: a task chain focused on multiplication ,PME – 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education,Grécia,2009 (Poster).
21. Mendes, Fátima. Práticas do professor que promovem a compreensão das ideias matemáticas ,Encontro Regional do Programa de Formação Contínua em Matemática,Setúbal,2009 (Conferência ou palestra).
22. Mendes, Fátima. Partir das estratégias dos alunos e desenvolver a multiplicação: um desafio para o professor,Encontro nacional de professores de Matemática - ProfMat2008,Elvas,2008 (Conferência ou palestra).
23. Mendes, Fátima; Ferreira, Elvira. Desenvolvendo a multiplicação no 2.º ano,Seminário final do projecto “Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares",Setúbal,2007 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Boavida, Ana M. O sentido do número e das operações no 1.º ciclo do ensino básico, 2017 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Loures.
Duração: 25 horas. Local: Camarate, Cidade: Loures, Tipo de participação: Docente.
2. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por ESE/IPS.
Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Palmela, Cidade: Palmela, Tipo de participação: Docente.
3. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Duração: 50 horas. Local: Casa Pia de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Mendes, Fátima. Implementação do novo Programa de Matemática - Formação para Acompanhantes, 2009 (Especialização), promovido por Ministério da Educação - DGIDC.
Duração: 15 horas. Local: Vieira de Leiria e Tomar, Cidade: Vieira de Leiria e Tomar, Tipo de participação: Docente.
5. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Castro, Joana; Rodrigues, Marina. A operacionalização das OCEPE no âmbito da matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, 2008 (Especialização), promovido por Ministério da Educação - DGIDC.
Duração: 60 horas. Local: DGIDC, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
6. Mendes, Fátima. A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico, 2007 (Especialização), promovido por Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo.
Duração: 25 semanas. Local: EBI da Madalena do Pico, Cidade: Madalena do Pico, Tipo de participação: Docente.
7. Mendes, Fátima. A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico, 2007 (Especialização), promovido por Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo.
Duração: 25 horas. Local: EBI das Lajes do Pico, Cidade: Lajes do Pico, Tipo de participação: Docente.
8. Mendes, Fátima. A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico, 2007 (Especialização), promovido por Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo.
Duração: 25 horas. Local: EB 2, 3 da Horta, Cidade: Horta, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014,2014 (Encontro).
2. Mendes, Fátima; Freitas, José M; Boavida, Ana M. Melhorar aprendizagens, perspetivar práticas profissionais,2013 (Encontro / Organização).
3. Mendes, Fátima. Seminário Final do programa de Formação contínua para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal,2008 (Seminário / Organização).
4. Mendes, Fátima. Seminário final do Programa de Formação contínua para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal,2007 (Seminário).
5. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Boavida, Ana M; Duarte, José. Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat,2006 (Congresso / Organização).
6. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Boavida, Ana M; Duarte, José. Seminário de Investigação em Educação Matemática,2005 (Seminário).
7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana M; Duarte, José. CIEAEM 49 ,1997 (Congresso / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Mariana de Jesus, Resolução de problemas e histórias infantis, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
2. Sara Ribeiro, Resolução de Problemas de Subtração no 2.º Ano de Escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
3. Cármen Mineiro, O ensino e a aprendizagem da Geometria, com recurso a materiais manipuláveis: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
4. Ana Filipa Vieira, A resolução de problemas de adição: Um estudo no 2.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
5. Cristina de Jesus Cardoso Sousa , Aprender a resolver problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
6. Suse Carla Pereira Sobral , Geometria e Arte: Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
7. Sara Guerreiro Gomes Rafael, A orquestração de discussões coletivas na sala de aula do 1.º ciclo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
8. Diana Rita Ramalho Araújo , As representações usadas por alunos do 2.º ano na resolução de problemas, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
9. Joana Filipa Ribeiro Tomás, A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
10. Raquel de Jesus Garcia Capucho, A resolução de problemas de divisão: um estudo com alunos do 4.º ano, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
11. Raquel Lopes Fernandes, As estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas de multiplicação, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
12. Andreia Sofia Martins Bento Lourenço, A resolução de tarefas de multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
13. Susana Alexandra Alvarez Gonçalves, A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
14. Helga Filipa Cabeço Machado, Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Mendes, Fátima; Jorge Pinto; Fernanda Botelho. Membro do júri de equivalências dos cursos da ESE a graus atribuídos no estrangeiro, 2005.


Concurso de Professor Adjunto
Adjunt professor tender
1. Mendes, Maria de Fátima; Ana Maria Boavida; Lurdes Serrazina; Isabel Vale. Provas Públicas para Recrutamento de um Professor Adjunto na área da Educação Matemática, 2008. Instituto Politécnico de Setúbal.
2. Mendes, Maria de Fátima. Recrutamento de um professor na área da Matemática, 2001. Instituto Politécnico de Setúbal.
3. Mendes, Maria de Fátima. Recrutamento de um professor na área da Educação Matemática, 1997. Instituto Politécnico de Setúbal.



Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Seminário de Investigação em educação Matemática, 2010 (Encontro).
Nome do evento: XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
Fui revisora de um artigo científico.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Mendes, Fátima. Quadrante, desde 2012/01/02, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
2. Mendes, Fátima. Medi@ções, desde 2012/01/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Mendes, Maria de Fátima. Quadrante, de 2007/01/01 até 2013/02/24, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Associação de Professores de Matemática.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
62

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
9
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
13
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
24
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8

Total
Produção técnica
Technical production
38

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
38

Total
Dados complementares
(Additional data)
22

Orientações
Orientations
14
Participação em Outros Júris
Other jury participation
4
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 3187 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 14-06-2021 às 01:20:13
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis