Curriculum Vitae

Daniela Andrade Vilaverde e Silva

Data da última atualização »Last update : 28/03/2019


Daniela Andrade Vilaverde e Silva. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e 19 trabalhos em actas de eventos, possui 3 livros publicados. Possui 6 itens de produção técnica. Recebeu 4 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4593141049472663


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Daniela Andrade Vilaverde e Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, Daniela Vilaverde
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação (IE) Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604240
Fax: (+351)253601201
Correio electrónico: dsilva@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento Ciências da Educação, especialidade Organização e Administraçã.
Universidade do Minho, Portugal.

2001-2004 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação especialização em Organizações Educativas e Administ (1 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jan/2013-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Jul/2004-Jan/2013 Assistente

Universidade do Minho
Jan/2000-Jun/2004 Assistente Estagiário





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2017-
Education Policies, Governance and Management: Education 3D-Democracy, inequality and difference
Referência do projeto»Project reference: CIEd.

2018-2019
RISE – Roma Inclusive School Experience
Referência do projeto»Project reference: ACTION NUMBER 777289 - REC-DIS.

2012-2014
Democracia, Diferença e Desigualdades Sociais e Escolares
Referência do projeto»Project reference: S/R.

2012-2014
O Novo Estatuto do Aluno em Ação: um estudo de um Agrupamento de Escolas no norte de Portugal
Referência do projeto»Project reference: S/R.

2007-2010
Civismo, Indisciplina e Cidadania
Referência do projeto»Project reference: S/R.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2012-2014
Organizações Educativas, Padrões de Governação e de Gestão
Referência do projeto»Project reference: S/R.






Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1995 1994/1995 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 1º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho., Universidade do Minho.
1996 1995/1996 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 2º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho., Universidade do Minho.
1997 1996/1997 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 3º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho., Universidade do Minho.
1998 1997/1998 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 4º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho., Universidade do Minho.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2012- 2015 Fórum Português de Administração Educacional, Membro.
Vogal do Conselho Fiscal do Fórum Português de Administração Educacional (2012-2015).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, Daniela V; Sá, Virgínio; Silva, Guilherme; Torres, Leonor. eds. 2015. Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas ed. 1, ISBN: 978-989-8557-57-5. Santo Tirso: De Facto Editores.
2. Silva, Daniela V; Veloso, Esmeraldina; Guimarães, Paula; Martins, Fernanda; Faria, Maria. eds. 2011. Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Proceedings of 2nd Conference of ELOA ed. 1. Braga, University of Minho: CIEd.
3. Silva, Daniela V. e; Gomes, Carlos; Silva, Guilherme. 2010. Cidadania, Civismo e Indisciplina: investigação numa escola portuguesa. . ed. 1, 500 vols., ISBN: 978-972-8746-88-9. Braga: CIEd - Centro de Investigação em Educação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Silva, Daniela V. 2018. "Entre o Ser e o Ter: dilemas e sentidos da educação de adultos", Práxis Educacional 14, 29: 17 - 34.
2. Silva, Daniela V. 2018. "Educação, Institucionalização e legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em Portugal", Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas Educação. 26, 101: 1197 - 1219.
3. Silva, Daniela V. 2017. "A administração educativa na nova era digital: a plataforma SIGO nos Centros Novas Oportunidades", Investigar em Educação, 6: 135 - 156.
4. Gomes, Carlos; Silva, Guilherme; Silva, Daniela V. e. 2017. "A Gestão da Disciplina numa Escola Portuguesa: As Opiniões dos Alunos.", Tópicos Educacionais 23, 1: 160 - 178.
5. Silva, Daniela V. 2016. "A Campanha Nacional de Educação de Adultos no Estado Novo : uma leitura dos debates parlamentares", História. Revista da FLUP 6, 6: 71 - 87.
6. Silva, Daniela V. 2014. "Globalização, europeização e educação de adultos: reflexões sobre o programa novas oportunidades em Portugal", Revista Pedagógica 16, 32: 141 - 168.
7. Silva, Daniela V; Gomes, Carlos; Silva, Guilherme. 2011. "Educação Cívica e Formação Democrática na Escola pública Portuguesa: Opiniões e opções educativas dos professores.", Revista Tempora, 14: 81 - 97.
8. Silva, Daniela V. 2010. "Da Retórica da Autonomia das Escolas à Heteronomia das Práticas Docentes – Análise de um caso num Agrupamento de Escolas Portuguesas", Revista da Faculdade de Educação, 13: 63 - 85.
9. Silva, Daniela V; Silva, Guilherme; Gomes, Carlos. 2010. "Indisciplina numa Escola Portuguesa: Olhares da Comunidade Educativa", Educação em Revista 11, 1: 93 - 104.
10. Silva, Daniela V. 2010. "Escola, Estratégias e Convenções: Um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a ‘autonomia’ consagrada das escolas básicas", Revista de Educação 17, 2: 5 - 28.
11. Silva, Daniela V. 2008. "“Demandas de Poder no Conselho Pedagógico – reflexões a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas” ", Revista Portuguesa de Educação 21, 2: 33 - 68.
12. Silva, Daniela V. 2007. "Escolas e Lógicas de Acção Organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa", Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação.  15, nº 54: 103 - 126.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Silva, Daniela V; Sá, Virgínio. 2016. "Dinâmicas e representações sobre a gestão escolar: um estudo de caso num agrupamento de escolas", Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia, In Portugal, Território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro.
2. Silva, Daniela V. 2016. "A Certificação Escolar pela via dos processos de RVCC: entre a esperança educativa e a desilusão social", Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia, In Portugal, Território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro.
3. Barbosa, Ana; Silva, Daniela V. e. 2017. "A avaliação não é 100% justa! Representações sobre a avaliação de desempenho num estudo de caso", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Braga.
4. Silva, Daniela V. 2017. "A história de vida nos processos de RVCC: leituras críticas sobre a sua construção", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación., Braga.
5. Silva, Daniela V; Silva, Guilherme; Gomes, Carlos. 2016. "O regulamento interno e a gestão da disciplina numa escola pública: inquérito aos alunos", Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: fronteiras, diálogos e transições na educação , Viseu.
6. Silva, Daniela V. 2015. "O Programa Novas Oportunidades e a aprendizagem ao longo da vida: efeitos da União Europeia em Portugal. ", Trabalho apresentado em II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas., In Atas do II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. , Braga.
7. Silva, Daniela V; Sá, Virgínio. 2015. "A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas", Trabalho apresentado em II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. , In Atas do II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Braga.
8. Silva, Daniela V. 2015. "A Educação de Adultos no âmago da aprendizagem ao longo da vida : uma visão económica ou emancipadora?".", Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, Volumen extraordinário nº 7: Formación y transición para el mundo del trabajo – Actas del XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, A Coruña.
9. Silva, Daniela V. 2015. ""A Educação/Formação de Adultos no jogo entre o global e o local"", Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., In Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, Volumen extraordinário nº 7: Formación y transición para el mundo del trabajo – Actas del XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, A Coruña.
10. Silva, Daniela V; Gomes, Carlos; Silva, Guilherme. 2014. "O Estatuto do Aluno em ação: dimensões normativas, (in) disciplina, e procedimentos organizacionais", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. , In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
11. Silva, Daniela V. 2015. "O Centro e a Periferia na Administração dos Processos de RVCC em Portugal. ", Trabalho apresentado em IV Congresso Ibero-Americano de Políticas e Administração da Educação – 2014, In Actas do IV Congresso Ibero-Americano de Políticas e Administração da Educação, Porto.
12. Silva, Daniela V. 2013. "“A arquitetura administrativa dos processos de RVCC: contributos para uma leitura sociológica” ", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. , In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
13. Silva, Daniela V. 2013. "“Ressonâncias da Certificação obtida pelo RVCC na Vida dos Adultos” ", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga.
14. Silva, Daniela V. 2013. "O jogo do informal e do não-formal nos processos de RVCC: Um olhar sociológico ", Trabalho apresentado em I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias., In Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias., Braga.
15. Silva, Daniela V. 2011. "Adultos e Educação: do abandono precoce da escola ao reencontro encantado", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Coruña.
16. Silva, Daniela V; Gomes, Carlos; Silva, Guilherme. 2009. "“Civismo, Indisciplina e Cidadania: pesquisa e análise sociológica num Agrupamento de Escolas do Minho", Trabalho apresentado em Xº Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Investigar, Avaliar, Descentralizar, In Xº Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Investigar, Avaliar, Descentralizar, Bragança: Escola Superior Edu.
17. Silva, Daniela V. 2009. "Paradoxos da Autonomia consagrada dos Agrupamentos de Escolas -Um olhar sociológico-organizacional a partir das representações dos docentes de um Agrupamento de Escolas", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais , In X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais , Braga.
18. Silva, Daniela V. 2006. "Jogos de Poder no Conselho Pedagógico", Trabalho apresentado em Colóquio AFIRSE 2006 – Para um balanço da Investigação em Educação de 1960-2005,Teorias e Práticas, In Actas do XIV Colóquio AFIRSE 2006 – Para um balanço da Investigação em Educação de 1960-2005,Teorias e Práticas, Lisboa.
19. Silva, Daniela V. 2005. "A Assembleia de Escola/Agrupamento e a participação da comunidade educativa – subsídios para a sua reflexão a partir de um caso", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de Psico Pedagogia, In Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psico Pedagogia, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, Daniela V. Vencer a "batalha da qualificação”: Racionalidades na esducação de adultos em Portugal (2000-2018).,XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Educação,Coimbra,2018 (Comunicação).
2. Sá, Virgínio; Silva, Daniela V. e. A gestão no singular num agrupamento de escolas no norte de Portugal,VI Congresso Ibero-Americano / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação,Lleira, Barcelona,2018 (Comunicação).
3. Silva, Daniela V. Social Impacts of Adult Education in Portugal,Third Conference of ESREA Network Policy Studies in Adult Education,Verona,2017 (Comunicação).
4. Nova, Maria J. C; Rocha, Custódia; Barros, Rosanna; Silva, Daniela V. e. Schools, Difference and Discrimination: Students’ Voices,ESA Conference, Prague,2015 (Comunicação).
5. Nova, Maria J. C; Estêvão, Carlos; Rocha, Custódia; Barros, Rosanna; Silva, Daniela V. e. Schools and difference: The effects of intersectionality.,Midterm Conference in Sociology Of Education. ,Lisbon,2014 (Comunicação).
6. Silva, Daniela V. Recensão crítica da obra Competências Transversais dos Diplomados do Ensino Superior de Cardoso, C.; Estêvão, C. & Silva, P,Homenagem ao Professor carlos Estêvão,Braga,2014 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Rosa Conceição Barbosa Vieira, Educação no contexto associativo: estudo de caso numa associação cultural e recreativa do Minho, 2018. Tese (Ciências da Educação, Sociologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Leda Filomena Pedro Gonçalves, Poderes, Decisões e Lógicas de acção juvenis: um estudo sociológico-organizacional numa Associação de Estudantes em Angola, 2017. Tese (Doutoramento Ciências da Educação, especialidade Organização e Administraçã) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sara Filipa Abreu Magalhães, A formação como estratégia de inclusão social? Um estudo sobre a avaliação da formação de desempregados de longa duração, 2019. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Márcia Andreia Lameiras Novais , A voz dos trabalhadores na formação: do manual de funções à avaliação de desempenho, 2019. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Joana Pereira Faria , As competências transversais no processo de recrutamento e seleção de recursos humanos: um estudo em empresas, 2019. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Cláudia Sofia Ferreira Palha , Gestão de Desempenho de Recursos Humanos: Contribuições e Implicações da Análise e Descrição de Funções, 2019. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Ana Isabel Ribeiro Pereira, Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais, 2018. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Andreia Sofia Conceição Silva, Formação e levantamento de necessidades: démarches em contexto empresarial, 2018. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Tiago André Gomes de Oliveira, Políticas e práticas de formação das unidades de saúde hospitalares: um estudo multicasos dos centros de formação dos hospitais, 2018. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Ana Filipa Ribeiro Barbosa, Avaliação de Desempenho: Dilemas e desafios. Mestrado em Educação, 2017. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Sofia Marques da Silva, A avaliação de desempenho numa empresa de produtos para o lar, 2018. Dissertação (Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) - Universidade do Minho (Orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Silva, Daniela Vilaverde. Revista Portuguesa de Educação , de 2014/07/09 até 2019/06/27, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: CIEd.
2. Silva, Daniela Vilaverde. Revista Brasileira de Educação, de 2017/12/04 até 2018/01/26, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: ANPED.
3. Silva, Daniela Vilaverde. Revista Espaço do Currículo, de 2017/03/01 até 2017/03/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Universidade Federal da Paraíba.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
34

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19

Total
Produção técnica
Technical production
6

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
6

Total
Dados complementares
(Additional data)
14

Orientações
Orientations
11
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 1630 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 14-06-2021 às 03:04:44
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis