Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de Albuquerque
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
23/10/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de Albuquerque |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Freire, Teresa |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Escola de Psicologia Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) Campus de Gualtar Gualtar 4710-057 Braga Portugal Telefone: (+351)253604235 Fax: (+351)253678987 Correio electrónico: tfreire@psi.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1994-2000 |
Doutoramento Phd |
Psicologia Social.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1992 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Psicologia Social.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1982-1987 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Introdução ao STATA - Timberlakeconsultores & Cemapre.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Métodos Estatisticos e econométricos STATA- Tiberlakeconsultores & Cemapre.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fev/2000-Actual |
Professor Auxiliar |
Out/1993-Fev/2000 |
Assistente |
Out/1992-Set/1993 |
Assistente |
Out/1988-Set/1992 |
Assistente Estagiário |
Out/1987-Set/1988 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Módulo: Psicoterapia comportamental e cognitiva para o bem-estar psicológico (2008), Terapias comportamentais e cognitivas,
Curso Avançado (Regente)
- Ética Profissional (2008), Liderança e Sociedade da Informação - Curso Avançado(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Laboratório de Cognição Social, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Intervenção psicológica em grupos e consultadoria em Psicologia da saúde, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Metodologia e análise de dados, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Psicologia Social, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Promoção da saúde, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
- Estágio - Psicologia Clínica, Mestrado Integrado em Psicologia(Docente)
- Dissertação - Psicologia Clínica, Mestrado Integrado em Psicologia(Docente)
- Estágio - Psicologia da Saúde, Mestrado Integrado em Psicologia (Docente)
- Estudos Avançados em Psicologia Social VI , Doutoramento em Psicologia(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social - Mestrado em Educação - Mediação
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estudos Avançados em Psicologia Social I I (2008), Doutoramento em Psicologia(Regente)
- Estudos Avançados em Psicologia Social I I (2009), Doutoramento em Psicologia(Regente)
- Estudos avançados em psicologia Social V (2010), Doutoramento em Psicologia(Regente)
- Estudos avançados em psicologia social IV (2009), Doutoramento em Psicologia(Regente)
- Metodologia e análise de dados (2008), Doutoramento em Psicologia(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Jan/2010-Dez/2010 |
|
Membro de comissão reestruturação da Licenciatura/MIPsi |
Jan/2008-Dez/2009 |
|
Membro de grupo de trabalho, Universidade do Minho, Escola de Psicologia - Comissão Directiva da Direcção de Departamento |
Jan/2008-Dez/2009 |
|
Membro de grupo de trabalho, Universidade do Minho, Escola de psicologia - Selecção de candidatos ao programa de doutoramento |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Jan/2009-Actual |
|
-
Coordenadora do programa Erasmus na Escola de Psicologia da Universidade do Minho |
Jan/2010-Dez/2011 |
|
-
Membro do Conselho Pedagógico |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Jan/2008-Dez/2011 |
|
Serviço realizado»Executed service: Coordenação da Unidade de Crianças e Adolescentes do Serviço de Psicologia no total de 200 horas |
Jan/2008-Dez/2011 |
|
Serviço realizado»Executed service: Consultas individuais no total de 288 horas |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Coordinator and supervisor of the GIFOP group (research group for the study of optimal functioning). It integrates graduate
and post-graduate students and professionals in psychology
|
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 |
Prémio Ensino,
Universidade do Minho - Escola de Psicologia.
|
2010 |
Poster Award,
European Health Psychology Society.
|
1987 |
Prize: Engº António de Almeida por se ter licenciado em Psicologia com a classificação de 16 valores (a mais elevada no respetivo
ano),
Fundação Engenheiro António de Almeida.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Dez/2011 |
Sociedade Portuguesa de Psicologia Positiva (2011), Outros (especifique).
Quadro dirigente.
|
Jan/2008 - Dez/2011 |
European Network for Positive Psychology (ENPP) , Outros (especifique).
Quadro Dirigente.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Freire, Teresa. ed. 2013. Positive Leisure Science ed. 1, ISBN: 978-94-007-5057-9. Dordrecht: Springer Netherlands.
|
|
|
|
2. |
Passmore, Jonathan; Peterson, David B; Freire, Teresa. eds. 2012. The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching and Mentoring ed. 1, ISBN: 9781118326459. Oxford, UK: John Wiley & Sons, Ltd.
|
|
|
|
3. |
Freire, Teresa. 2011. From Flow to Optimal Experience: (Re)Searching the Quality of Subjective Experience Throughout Daily Life. ed. 1, ISBN: 978-94-007-1374-1. Dordrecht: Springer Netherlands.
|
|
|
|
4. |
S., Almeida L; Freire, Teresa. 2009. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 5. Braga: Psiquilíbrios . |
|
|
|
5. |
Freire, Teresa. ed. 2009. Understanding positive life. Research and practice on positive psychology ed. 0. Lisboa: Climepsi. |
|
|
|
6. |
S., Almeida L; Freire, Teresa. 2007. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 4. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
7. |
S., Almeida L; Freire, Teresa. 2003. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 3. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
8. |
S., Almeida L; Freire, Teresa. 2000. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios . |
|
|
|
9. |
S., Almeida L; Freire, Teresa. 1997. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 1. Coimbra: APPORT - Associação dos Psicólogos Portugueses. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Freire, Teresa. 2013. Leisure Experience and Positive Identity Development in Adolescents. In Positive Leisure Science, ed. Teresa Freire, 61 - 79. ISBN: 978-94-007-5057-9. Dordrecht: Springer Netherlands.
|
|
|
|
2. |
Freire, Teresa. 2013. Cross-Cultural Perceptions of Meaning and Goals in Adulthood: Their Roots and Relations with Happiness. In The best within us: positive psychology perspectives on eudaimonia, ed. Alan S. Waterman, 232 - 253. ISBN: 978-1-4338-1261-3. Washington DC: American Psychological Association (APA Books). |
|
|
|
3. |
Freire, Teresa. 2012. Coaching and Positive Psychology (in press). In Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching & Mentoring, 0 - 0. . 0: 0. |
|
|
|
4. |
Freire, Teresa. 2012. Leisure experience and positive identity development in adolescents. In Positive leisure science: from subjective experience to social contexts, 0 - 0. . Dordrecht: Springer. |
|
|
|
5. |
Freire, Teresa. 2012. Pensar e sentir os espaços...viver os lugares na cidade. In Paisagem com cidade e maças vermelhas , ed. H. Praça , 69 - 90. . POrto: Sete Pés. |
|
|
|
6. |
Freire, T. &. S. E. 2012. Adolescentes e desenvolvimento positivo: para uma abordagem inovadora da adolescência(in press). In Adolescência, ed. T. Medeiros, 0 - 0. . Açores: Governo Regional dos Açores (Direcção Regional da Ciência). |
|
|
|
7. |
Freire, T. &. T. A. 2012. Terapia cognitivo-comportamental: da psicopatologia ao funcionamento óptimo de crianças e adolescentes(in press). In (in press), 0 - 0. . Lisboa: Edições LIDEL. |
|
|
|
8. |
Freire, Teresa. 2012. From Vulnerability to Skillfulness: Leisure and Positive Intervention in Therapy with Adolescents. In Happiness, Healing, Enhancement, ed. George W. Burns, 100 - 112. ISBN: 9781118269664. Hoboken, NJ, USA: John Wiley & Sons, Inc..
|
|
|
|
9. |
Passmore, J.; Peterson, D. &. F. T. 2012. Psychology of coaching and mentoring. In Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching & Mentoring, ed. J. Passmore, D. Peterson & T Freire, 1 - 11. . Oxford: Wiley-Blackwell. |
|
|
|
10. |
Freire, Teresa. 2012. Coaching and Positive Psychology. In Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching & Mentoring, ed. J. Passmore, D. Peterson & T. Freire , 0 - 0. . Oxford, UK: John Wiley & Sons, Ltd.
|
|
|
|
11. |
Freire, Teresa; Stebbins, R.. 2011. Activités de loisir optimales et développement positif des adolescents: un rapprochement entre les perspectives psychologiques
et sociologiques. In Traité de Psychologie Positive : Fondements théoriques et implications pratiques, 0 - 0. . Bruxelles: De Boeck. |
|
|
|
12. |
Freire, Teresa. 2011. From flow to optimal experience: (Re)searching the quality of subjective experience throughout daily life. In The Human Pursuit of well-being: a cultural approach, 0 - 0. . Dordrecht: Springer. |
|
|
|
13. |
Freire, T. &. S. R. 2011. Activités de loisir optimales et développement positif des adolescents: un rapprochement entre les perspectives psychologiques
et sociologiques. In Traité de Psychologie Positive : Fondements théoriques et implications pratiques, ed. C. Martin - Krumm & C. Tarquinio, 557 - 576. . Bruxelles: De Boeck. |
|
|
|
14. |
Freire, Teresa. 2010. From vulnerability to skillfulness leisure and positive intervention in therapy with adolescents. In Happiness, Healing, Enhancement: Your casebook collection for applying positive psychology in Therapy , 100 - 138. . Hoboken, NJ: John Wiley and Sons. |
|
|
|
15. |
Freire, Teresa; Lima, I. e. F. C. 2009. Life interests and optimal experiences related to the school life of adolescents. In Understanding Positive Life. Perspectives on Positive Psychology, 0 - 0. . Lisboa: Climepsi. |
|
|
|
16. |
Freire, Teresa; Lima, I. &. F. C. 2009. Life interests and optimal experiences related to the school life of adolescents. In Understanding Positive Life. Perspectives on Positive Psychology, ed. T. Freire, 131 - 151. . Lisboa: Climepsi. |
|
|
|
17. |
Freire, Teresa. 2006. O lazer e os adolescentes: dinamizar o envolvimento, promover o crescimento, perspectivar o desenvolvimento. In Animação, cidadania e participação, ed. A. N. Peres & M. S. Lopes, 0 - 0. . Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP). |
|
|
|
18. |
Freire, Teresa. 2006. Leisure experience and positive development of adolescents: from theory to intervention. In Dimensions of well-being. Research and intervention, 0 - 0. . Milano: Franco Angeli. |
|
|
|
19. |
Freire, Teresa. 2006. Leisure experience and positive development of adolescents: from theory to intervention. In Dimensions of well-being. Research and intervention, ed. A. Delle Fave, 366 - 381. . Milão: Franco Angeli. |
|
|
|
20. |
Albuquerque, P. B; Freire, Teresa. 2005. Investigação em Psicologia através de medidas de auto-relato: Memória limitada, resposta ameaçada. In Psicologia Escolar. Uma proposta Científico-Pedagógica, ed. M. C. Taveira, 295 - 309. . Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
21. |
Freire, Teresa. 2004. Psicologia social do lazer. In Psicologia Social Aplicada, ed. F. Neto , 0 - 0. . Lisboa: Universidade Aberta. |
|
|
|
22. |
Freire, Teresa; Leandro, L. S. 2001. Escalas de avaliação: construção e validação. In Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas, ed. E. Fernandes & L. S. Almeida, 109 - 1028. . Braga: Centro de estudos em Educação e Psicologia (CEEP). |
|
|
|
23. |
Freire, Teresa. 1999. Promover a saúde em adolescentes através do lazer. In Educação para a saúde, ed. J. Precioso, F.Viseu, L. Dourado, M.T. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda, 409 - 4030. . Braga: Universidade do Minho. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Teixeira, Ana; Freire, Teresa. 2013. "The Leisure Attitude Scale: psychometrics properties of a short version for adolescents and young adults", Leisure/Loisir 37, 1: 57 - 67.
|
|
|
|
2. |
Delle Fave, A; Brdar, I., F. T. V. D. &. W. M. P. 2011. "The eudaimonic and hedonic components of happiness: qualitative and quantitative findings", Social Indicators Research 2, 100: 185 - 207. |
|
|
|
3. |
Matias, G.P.; Nicolson, N.A., F. T. 2011. "Solitude and cortisol: Associations with state and trait affect in daily life", Biological Psychology 3, 86: 314 - 319. |
|
|
|
4. |
Freire, Teresa; Tavares, D.. 2011. "Influência da auto-estima, da regulação emocional e do género no bem-estar subjectivo e psicológico de adolescentes", Revista de Psiquiatria Clínica 5, 38: 184 - 188. |
|
|
|
5. |
Cunha, A. Q; Albuquerque, P., &. F. T. 2011. "O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças", Psicologia, Educação e Cultura 2, XV: 394 - 406. |
|
|
|
6. |
Cunha, A. Q. A. P. &. F. T. 2011. "O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças", Psicologia, Educação e Cultura 15, 2: 394 - 406. |
|
|
|
7. |
Costa, W.; Nogueira, C., &. F. T. 2010. "The lack of teaching/study of religiosity/spirituality in psychology degree courses in Brazil: the need for reflection", Journal of Religion & Health 3, 49: 322 - 332. |
|
|
|
8. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. 2010. "Bem-estar, qualidade da experiência subjectiva e solidão: relações com o envelhecimento humano", Psicologia, Educação e Cultura 1, 14: 41 - 58. |
|
|
|
9. |
Silva, A. M. C; Freire, Teresa. 2010. "Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos", Revista Portuguesa de Educação 2, 23: 119 - 151. |
|
|
|
10. |
Ferreira, M. J. &. F. T. 2010. "Bem-estar, qualidade da experiência subjetiva e solidão: relações com o envelhecimento humano", Psicologia, Educação e Cultura 14, 1: 41 - 58. |
|
|
|
11. |
Freire, Teresa. 2010. "Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos", Revista Portuguesa de Educação 23, 2: 119 - 151. |
|
|
|
12. |
Lima, I.; Freire, Teresa. 2009. "Qualidade da experiência subjectiva no quotidiano escolar de adolescentes: implicações desenvolvimentais e educacionais", Análise Psicológica, 4: 523 - 534. |
|
|
|
13. |
Matias, G.; Freire, Teresa. 2009. "Experiência óptima e Cortisol: a psicofisiologia no quotidiano", Psychologica 50, 0: 233 - 246. |
|
|
|
14. |
Lima, I. &. F. T. 2009. "Qualidade da experiência subjetiva no quotidiano escolar de adolescentes: implicações desenvolvimentais e educacionais", Análise Psicológica 4, 27: 523 - 534. |
|
|
|
15. |
Lima, I.; Freire, Teresa. 2008. "Contributos e desafios da Psicologia Positiva para a intervenção do psicólogo em contexto escolar", Pessoas & Sintomas, 6: 27 - 33. |
|
|
|
16. |
Freire, Teresa; Fonte, C.. 2007. "Escala de atitudes face ao lazer", Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação 36, 17: 79 - 87. |
|
|
|
17. |
Cunha, A.; Albuquerque, P.B., &. F. T. 2007. "Sugestionabilidade em crianças: Definição de conceitos e análise de variáveis cognitivas", Psychologica, 46: 125 - 141. |
|
|
|
18. |
Freire, Teresa; Fonte, C. &. L. I. 2007. "As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo", Revista de Psicologia, Educação e Cultura 2, XI: 223 - 242. |
|
|
|
19. |
Freire, Teresa. 2007. "Experiências ótimas e lazer: sobre a qualidade da experiência subjetiva na vida diária", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 11, 2: 243 - 258. |
|
|
|
20. |
Freire, T., F. C. &. L. I. 2007. "As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo", Revista de Psicologia, Educação e Cultura 11, 2: 223 - 242. |
|
|
|
21. |
Freire, Teresa. 2006. "Experiências óptimas e lazer: sobre a qualidade da experiência subjectiva na vida diária", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 2, 11: 243 - 258. |
|
|
|
22. |
Dias, P.; Soares, I.; F. T. 2004. "Percepção do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala para professores", Revista Portuguesa de Educação 1, 17: 191 - 207. |
|
|
|
23. |
Dias, P., S. I. &. F. T. 2004. "Perceção do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala para professores", Revista Portuguesa de Educação 17, 1: 191 - 207. |
|
|
|
24. |
Dias, P.; Soares, I.; F. T. 2002. "Percepção materna do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala", Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, 2: 167 - 169. |
|
|
|
25. |
Freire, Teresa. 2001. "Ócio e tempo livre: perspectivar o lazer para o desenvolvimento", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 7, 5: 345 - 349. |
|
|
|
26. |
Freire, Teresa. 2001. "Ócio e tempo livre: perspectivar o lazer para o desenvolvimento", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 7, 5: 345 - 349. |
|
|
|
27. |
Freire, Teresa; Soares, I.. 2000. "O impacto psico-social do envolvimento em actividades de lazer no processo de desenvolvimento adolescente", Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, 1: 23 - 24. |
|
|
|
28. |
Freire, Teresa; Soares, I.. 2000. "A intervenção na adolescência através do lazer e a promoção do desenvolvimento positivo", Psicologia, Educação e Cultura, 2: 329 - 343. |
|
|
|
29. |
Freire, T. &. S. I. 2000. "A intervenção na adolescência através do lazer e a promoção do desenvolvimento positivo", Psicologia, Educação e Cultura 4, 2: 329 - 343. |
|
|
|
30. |
Freire, T., L. L. &. P. D. 1992. "Um modelo de estrutura cognitiva: Estudo experimental de validação", Jornal de Psicologia 10, 3: 23 - 28. |
|
|
|
31. |
Neto, F.; Freire, Teresa. 1990. "Contribuições da Psicologia Social para a compreensão do fenómeno turístico", Jornal de Psicologia 45, 9: 3 - 13. |
|
|
|
32. |
Freire, Teresa. 1989. "Lazer e desenvolvimento humano", Jornal de Psicologia 1, 8: 27 - 31. |
|
|
|
33. |
Mullet, E., N. F. &. F. T. 1989. "Teoria da decisão e projectos escolares", Jornal de Psicologia 8, 3: 3 - 10. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Matias, G.P, N. N. F. T. 2010. "Cortisol and the experience of being alone in daily life", Psychology & Health 25, 1: 137 - 376. |
|
|
|
2. |
Freire, Teresa. 2009. "Cortisol awakening response and the autotelic personality: an exploratory study", Psychology & Health 24, 1: 71 - 419. |
|
|
|
3. |
Neto, F. &. F. T. 1992. "Stereotypes of tourists in Portugal", International Journal of Psychology, 27: 277 - 277. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. 2006. "Experiências Óptimas (flow), Qualidade de Vida e Bem-estar no Desenvolvimento de Indivíduos", Trabalho apresentado em 6ºCongresso Nacional de Psicologia da Saúde , In Actas do 6ºCongresso Nacional de Psicologia da Saúde , Faro. |
|
|
|
2. |
Freire, Teresa. 1998. "A experiência de aborrecimento na adolescência: consequências desenvolvimentais e sociais", Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In Actas do IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
3. |
Freire, Teresa; Pádua, A. M. P. C. P. C. S. M. F. 1997. "Programas de Intervenção em Grupo: uma abordagem psico-social", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga. |
|
|
|
4. |
Freire, Teresa; Araújo, S.. 1996. "Lazer, Desenvolvimento e Estilos de Vida", Trabalho apresentado em II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
5. |
Freire, Teresa. 1994. "Princípios éticos na investigação psicológica", Trabalho apresentado em Seminário de Deontologia Profissional do Psicólogo, In Actas do Seminário de Deontologia Profissional do Psicólogo, Porto. |
|
|
|
6. |
Freire, Teresa; Neto, F.. 1992. "Dimensões de estereotipia de turistas estrangeiros", Trabalho apresentado em 1as Jornadas de Estudo. Psicologia, Portugal e a Europa, In Actas das "1as Jornadas de Estudo. Psicologia, Portugal e a Europa", Coimbra. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Freire, Teresa. 2010. "Children show the way in L Bormans (Ed.), The world book of happiness". Tielt: Lannoo.. |
2. |
Lima, I. &. F. T. 2008. "Contributos e desafios da Psicologia Positiva para a intervenção do psicólogo em contexto escolar", 27-33 pp.. Braga: Pessoas & Sintomas.
|
3. |
Freire, Teresa. 1992. "A conformidade: Modalidade de influência social (. Relatório-síntese de aula prática apresentado à Universidade do Porto para
efeitos de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica)". Porto: Universidade do porto. |
4. |
Freire, Teresa; Neto, F.. 1989. "A Conformidade". Porto: Centro de Psicologia Social - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. |
5. |
Freire, Teresa; Neto, F.. 1988. "Modalidades de influência social". Porto: Centro de Psicologia Social - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. |
6. |
Freire, Teresa; Neto, F.. 1988. "A Obediência: Abordagem da psicologia social experimental". Porto: Centro de Psicologia Social- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Matias, G. P; Freire, T., &. N. N. The role of autotelic characteristics on the affective experience of solitude,26th European Health Psychology Society Conference,Praga,2012 (Comunicação).
|
2. |
Freire, Teresa; Matias, G. P. S. M. J. &. B. M. Optimal Experiences in Daily Life and Associated Physiological Patterns: understanding the Autotelic Personality,9th Symposium BIAL “Aquém e Além Cérebro”,Porto,2012 (Poster). |
3. |
Teixeira, A.; Araújo, M., L. I. &. F. T. Desafio ser+: um programa de intervenção para a promoção do funcionamento ótimo de adolescentes,1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, "Afirmar os Psicólogos",Lisboa,2012 (Poster).
|
4. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Flow experiences, well-being and loneliness in older age,6th European Conference on Positive Psychology,Moscovo,2012 (Poster).
|
5. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The study of daily life in older age: life contexts and subjective experience,26th Conference of the European Health Psychology Society,Praga,2012 (Poster). |
6. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Ways of living in older age: A case study,VII European Congress - Health and active ageing for all Europeans II,Bolonha,2011 (Comunicação).
|
7. |
Vella-Brodrick, D.; Freire, Teresa. Differences in well-being ratings for individuals with electronic based hobbies electronic hobbies: a cross country investigation,Symposium "Eudaimonic and Hedonic happiness Investigation: the influence of individual differences and contextual factors
on conceptualizations and experiences of happiness and meaning",Filadélfia,2011 (Comunicação). Apresentado no 2nd World Congress on Positive Psychology. |
8. |
Mourão, J.; Ribeiro, E.; &. F. T. Assessing therapeutic change through the experience sampling method,42nd International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research,Berna,2011 (Comunicação). |
9. |
Freire, Teresa; Fonte, C.. Promoção da saúde em adolescentes: o papel do lazer activo e passivo em rapazes e raparigas,2nd VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde,Braga,2011 (Poster). |
10. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Ways of living in older age: a case study,VII European Congress Healthy and Active Ageing for all Europeans II,Bolonha,2011 (Poster).
|
11. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Adolescents’ optimal experiences in daily life and leisure time: the impact of tobacco and alcohol use,2nd World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2011 (Poster). |
12. |
Cunha, A.; Albuquerque, P., &. F. T. Suggestibility decreases with age: exploring the phenomenon with a verbal scale,5th International Conference on Memory (ICOM5),York,2011 (Poster). |
13. |
Freire, Teresa. A investigação da experiência óptima e da qualidade da experiência subjectiva: conceitos e metodologias,Simpósio(Coordenadora do Simpósio) "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação). Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. |
14. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Qualidade da experiência subjectiva, lazer e consumo de substâncias na adolescência,Simpósio "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação). Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. |
15. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. O estudo da qualidade da experiência subjectiva em idosos,Simpósio "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação). Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. |
16. |
Matias, G.P.; Freire, T, &. N. N. Psicofisiologia no Quotidiano: associações entre a qualidade da experiência subjectiva e o funcionamento óptimo humano,Symposium “Investigacao em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo.”,Braga,2010 (Comunicação). Apresentado no VII Simpósio de Investigação em Psicologia. |
17. |
Mourão, J.; Freire, T, &. R. E. A vida diária no contexto terapêutico: a qualidade da experiência subjectiva nas relações interpessoais,Simpósio "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação). Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. |
18. |
Freire, Teresa. Understanding Happiness through Leisure: a cross-country study,Symposium: "The Eudaimonic Happiness Investigation: Cross-country comparisons of findings on well-being",Copenhaga,2010 (Comunicação). Apresentado no 5th European Conference on Positive Psychology. |
19. |
Mourão, J.; Fernandes, E, &. F. T. Therapeutic alliance: From the client’s security to the client’s sense of challenge,41st International Annual Meeting da Society for Psychotherapy Research,Asilomar,2010 (Comunicação).
|
20. |
Matias, G. P; Nicolson, N. A. &. F. T. Cortisol and solitude in everyday life: moderating influence of trait affectivity in college women,7th World Congress on Stress,Leiden,2010 (Comunicação).
|
21. |
Matias, G. P; Nicolson, N. A. &. F. T. Cortisol and the experience of being alone in daily life,24th European Health Psychology Society Conference,Cluj-Napoca,2010 (Comunicação).
|
22. |
Lima, I.; Freire, T., &. T. A. Desafio Ser+: um programa de intervenção para promover o funcionamento óptimo de adolescentes,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). |
23. |
Freire, Teresa; Santos, M., B. M. &. M. G. Optimal Experiences in daily life and associated physiological patterns: understanding the autotelic personality,8th Symposium BIAL “Aquém e Além Cérebro”,Porto,2010 (Poster). |
24. |
Matias, G. P; Nicolson, N.A., &. F. T. Cortisol and the experience of being alone in daily life,24th European Health Psychology Conference,Cluj-Napoca,2010 (Poster).
|
25. |
Matias, G. P; Nicolson, N. A. &. F. T. Cortisol and solitude in everyday life: moderating influence of trait affectivity in college women,7th World Congress on stress,Leiden,2010 (Poster). |
26. |
Freire, Teresa. Measure for measure,2nd Annual International Coaching Research Forum,Londres,2009 (Comunicação). |
27. |
Freire, Teresa. Leisure experience in adolescence: implications for optimal development,2nd Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2009 (Comunicação). Invited Round Table, chaired by Antonella Delle Fave (Italy): Flourishing communities and positive psychology: a European
Perspective.
|
28. |
Freire, Teresa. Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária,1º Congresso de saúde e Comportamento dos Países de Língua portuguesa,Braga,2009 (Comunicação). |
29. |
D., Lima; Freire, Teresa. A qualidade da experiência de tempo livre na relação pais-adolescentes,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação). Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa. |
30. |
Lima, I.; Freire, Teresa. Experiências óptimas em contexto escolar e desenvolvimento positivo dos adolescentes,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação). Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa. |
31. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. A experiência óptima e o bem-estar: implicações para a promoção da saúde,1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa,Braga,2009 (Comunicação). |
32. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Lazer, consumo de álcool e desenvolvimento óptimo de adolescentes,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação). Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa. |
33. |
Mourão, J.; Freire, T.; &. F. E. A Experiência Óptima no Contexto Terapêutico,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação). Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa. |
34. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Experiência óptima e envelhecimento: Implicações para uma vida saudável,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação). Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa. |
35. |
Freire, Teresa; Lima, I.. Optimal experience of autotelic and non-autotelic adolescents in school and leisure: the role of motivation,1st World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2009 (Comunicação). |
36. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. Individual differences in the experience of flow: a look at the processes of the flow experience in relation to the autotelic
and non-autotelic personalities,1st World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2009 (Comunicação). |
37. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. Cortisol awakening response and the autotelic personality: an exploratory study,23rd European Health Psychology Conference,Pisa,2009 (Comunicação). |
38. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Well being in older age: From flow to eudaimonia and hedonism.,XIXth IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics,Paris,2009 (Comunicação).
|
39. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The quality of subjective experience in the daily life: implications for a healthy aging,23rd Annual Conference of the European Health Psychology Society,Pisa,2009 (Comunicação).
|
40. |
Mourão, J.; Ribeiro, E.; &. F. T. Living with anxiety: implications to the therapeutic process of the life constructions of clients with anxiety,XVIII International Congress on Personal Construct Psychology,Veneza,2009 (Comunicação).
|
41. |
Mourão, J.; Ribeiro, E.; &. F. T. Therapeutic alliance: From the client’s security to the client’s sense of challenge,European Conference of the Society for Psychotherapy Research,Bolzano,2009 (Comunicação). |
42. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The quality of subjective experience in the daily life: implications for a healthy aging,23rd Annual conference of the European Health Psychology Society,Pisa,2009 (Poster). |
43. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Well being in older age: from flow to eudaimonia and hedonism,XIXth IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics,Paris,2009 (Poster).
|
44. |
Matias, G.P.; Freire, Teresa. Individual differences in the experience of flow: a look at the processes of the flow experience in relation to the autotelic
and non- autotelic personalities,The 1st World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2009 (Poster). |
45. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. Cortisol Awakening Response and the Autotelic Personality: an exploratory study,23rd European Health Psychology Society Conference,Pisa,2009 (Poster). |
46. |
Fonte, C.; L. I; Freire, Teresa. Implicações da Psicologia Positiva para a educação e o desenvolvimento positivo dos adolescentes,Workshop, 1º Congresso Internacional Escolar – Ambiente, Saúde e Educação,Braga,2008 (Comunicação). |
47. |
Freire, Teresa. (Re)searching Flow throughout daily life: from social contexts to internal states,4th European Conference on Positive Psycchology,Croácia,2008 (Comunicação). |
48. |
Freire, Teresa. The 1st International Coaching Research Forum-ICRF ,The 1st International Coaching Research Forum-ICRF ,USA,2008 (Comunicação).
|
49. |
Freire, Teresa. Promover a saúde em adolescentes através do lazer,I Congresso de Educação para a saúde,Braga,2008 (Comunicação). |
50. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Qualidade da experiência quotidiana, consumo de drogas e objectivos de vida em adolescentes: desenvolvimento positivo e implicações
para a saúde,VII Congresso nacional de Psicologia da Saúde,Porto,2008 (Comunicação).
|
51. |
Mourão, J.; Freire, Teresa. Relationships in psychotherapy and daily life,39th International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research,Barcelona,2008 (Comunicação).
|
52. |
Mourão, J.; Freire, Teresa. Constructivist and Cognitive-Behavioural Therapy through the lens of Positive Psychology,38th EABCT Annual Congress,Helsínquia,2008 (Comunicação).
|
53. |
Freire, Teresa; Matias, G. P. Measurement of Flow Experience: an empirical comparison using online and retrospective measures,Simpósio “Varieties of Optimal Experience: conceptual and methodological issues”,Croácia,2008 (Comunicação). Apresentado no 4th European Conference of Positive Psychology.
|
54. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. Flow and cortisol: where does subjective experience and physiological patterns converge? ,4th European Conference of Positive Psychology,Croácia,2008 (Comunicação). |
55. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The quality of the subjective experience in daily life: a single case study with the elderly,4th European Conference on Positive Psychology,Croácia,2008 (Comunicação). |
56. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Experiência óptima e apatia nas actividades da vida diária: estudo exploratório com idosos,ICESP 08 - Internacional Conference on Excellence and Superior Performance,Braga,2008 (Comunicação). |
57. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. O impacto da experiência óptima no bem-estar e satisfação pessoal no bem-estar e satisfação pessoal na vida quotidiana,ICESP 08 - International Conference on Excelence and Superior Performance,Braga,2008 (Comunicação). |
58. |
Lima, I.; Freire, Teresa. Meanings, challenges and future life goals related to school experiences,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster). |
59. |
Ferreira, M.; Freire, Teresa. The quality of the subjective experience in daily life: a single case study with elderly,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster). |
60. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Leisure experience and alcohol consumption in adolescents’ daily life: from boredom to optimal experience,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster). |
61. |
Mourão, J.; Freire, T., &. F. E. Thoughts and emotions: the quality of daily experience in clients undergoing psychotherapy,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster). |
62. |
Lima, D.; Freire, Teresa. Perceptions of parental practices and free time experience in adolescents: from boredom to positive involvement,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster). |
63. |
Mourão, F.; Freire, Teresa. Relationships in psychotherapy and daily life,The 39th International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research,Barcelona,2008 (Poster).
|
64. |
Mourão, F.; Freire, Teresa. Constructivist and Cognitive-Behavioural Therapy through the lens of Positive Psychology,The 38th EABCT Annual Congress,Helsinkia,2008 (Poster).
|
65. |
Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Experiência óptima e Apatia nas actividades da vida diária: Estudo exploratório com idosos,ICESP 08 - International Conference on Excelence and Superior Performance,Braga,2008 (Poster). |
66. |
Matias, G. P; Freire, Teresa. O impacto da experiência óptima no bem-estar e satisfação pessoal na vida quotidiana,ICESP’08 Conferência Internacional “Excelência e Rendimento Superior”,Braga,2008 (Poster).
|
67. |
Freire, Teresa. Educação Positiva,VII Seminário sobre a criança e o adolescente,Viseu,2007 (Comunicação). |
68. |
Freire, Teresa. Crescer com lazer: um programa de intervenção para adolescentes,I Congresso Intervenção com crianças, jovens e famílias,Braga,2007 (Comunicação). |
69. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Os lugares e a qualidade da experiência: uma investigação ecológica em consumidores e não consumidores de cannabis,II Congresso de Familia, Saúde e Doença, Braga,2007 (Comunicação).
|
70. |
Freire, Teresa. Optimal leisure experience of Portuguese adolescents: implications for a positive development in daily life contexts,1st Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2007 (Comunicação).
|
71. |
Freire, Teresa; Fonte, C.. Quality of experience in daily life, drug use and future goals in adolescence: positive development and health implications,XII Conference of the European Society for Child and Adolescent Psychiatry (CESCAP),Florença,2007 (Comunicação). |
72. |
Cunha, A.; Albuquerque, P. B. &. F. T. Dissociation, memory and suggestibility in adults,XV ESCOP Conference,Marselha,2007 (Comunicação). |
73. |
Albuquerque, P. B; Gouveia, S., &. F. T. Production of memory illusions in 6 to 11 years-old children,XVth ESCOP Conference,Marselha,2007 (Comunicação). |
74. |
Lima, I.; Freire, Teresa. Qualidade da experiência subjectiva em contexto de sala de aula: do aborrecimento às experiências óptimas,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Corunha,2007 (Comunicação). |
75. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Quality of experience, future goals and cannabis use in daily life: a study with portuguese adolescents,1st Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2007 (Poster). |
76. |
Lima, I.; Freire, Teresa. The Quality of Portugese Student´s Classroom Experiences: How They Feel While They Are Learning,1st Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2007 (Poster). |
77. |
Freire, Teresa; Fonte, C. &. L. I. Quality of experience in social relations and interactions in daily life of portuguese adolescents: with whom they feel better?,2007 International Attachment Conference,Braga,2007 (Poster).
|
78. |
Freire, Teresa. O lazer e os adolescentes: dinamizar o envolvimento, promover o crescimento, perspectivar o desenvolvimento,3as Jornadas Internacionais de Animação Socio-cultural. Animação, Cidadania e Participação,Chaves,2006 (Comunicação). |
79. |
Freire, Teresa. Qualidade da experiência na vida quotidiana: do aborrecimento às experiências óptimas,Ciclo de Conferências e debate em Psicologia,Braga,2006 (Comunicação). |
80. |
Freire, Teresa. A adopção. Uma abordagem psicológica,Encontro Nacional sobre a adopção,Monção,2006 (Comunicação). |
81. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Experiências óptimas (flow), qualidade de vida e bem-estar no desenvolvimento de indivíduos,VIº Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Faro,2006 (Comunicação). |
82. |
Freire, Teresa. Estudo da qualidade da experiência na vida quotidiana de adolescentes: questões conceptuais, metodológicas e empíricas,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora,2006 (Comunicação). |
83. |
Cunha, A.; Albuquerque, P., &. F. T. Sugestionabilidade em crianças: Factores cognitivos e modalidade de processamento como variáveis moderadoras da sugestão,1º Encontro de Psicologia Experimental,Aveiro,2006 (Poster). |
84. |
Albuquerque, P. B; Freire, Teresa. Efeitos do tipo de instrução na resposta a questionários de auto-relato,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
85. |
Albuquerque, P. B; Freire, Teresa. Memória para emoções: Efeito do tempo e do tipo de emoção na consistência da resposta,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
86. |
Freire, Teresa; Fonte, C.. Escala de atitudes face ao lazer,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
87. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. Quality of experience in daily activities of Portuguese adolescents: the impact of drug use,3rd European Conference on Positive Psychology,Braga,2006 (Poster).
|
88. |
Lima, I.; Freire, Teresa. Adolescent’s quality of experience in the school context: optimal experiences and life interests,3rd European Conference on Positive Psychology,Braga,2006 (Poster). |
89. |
Freire, Teresa; Fonte, C.. Escala de atitudes face ao lazer em jovens adultos,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
90. |
Freire, Teresa; Fonte, C.. Daily activities and interactions of portuguese adolescents: quality of experience and developmental implications,Simpósio: "The cross-cultural investigation of optimal experience in adolescents. Implications for education and social policies,S. Sebastian,2005 (Comunicação).
|
91. |
Freire, Teresa; Arantes, J.; C. J. &. M. J. Experiência de lazer e desenvolvimento óptimo de indivíduos,VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia,Braga,2005 (Comunicação). |
92. |
Freire, Teresa. Promover o desenvolvimento positivo na adolescência,3º Encontro de Psicologia Aplicada,Lisboa,2004 (Comunicação). |
93. |
Freire, Teresa. Daily experiences of Portuguese adolescents, European Science Foundation - Standing Committee for Social Sciences,London,2004 (Comunicação). Exploraty workshop: Positive approaches to development.
|
94. |
Freire, Teresa. Conformity and independence among university students: What about the Asch effect?,First Portuguese Forum of Experimental Psychology,Braga,2004 (Comunicação). |
95. |
Freire, Teresa. Desenvolvimento humano: contributos da psicologia positiva,II Encontro Nacional Infância e Adolescência, Cultura, Ciência, educação e Desporto na promoção do desenvolvimento humano,Maia,2004 (Comunicação). |
96. |
Freire, Teresa. Promover o desenvolvimento positivo através do lazer,II Encontro Nacional Infância e Adolescência, Cultura, Ciência, educação e Desporto na promoção do desenvolvimento humano,Maia,2004 (Comunicação). |
97. |
Freire, Teresa; Lima, I.. Optimal experiences in adolescent’s development,IX Conference of the European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Comunicação). |
98. |
Freire, Teresa. Lazer e desenvolvimento sustentável, Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável,Braga,2004 (Comunicação). |
99. |
Freire, Teresa. Optimal experiences in Portuguese adolescents: the role of the school context,Simpósio: “Optimal experience in learning environments across cultures”,Pallanza,2004 (Comunicação). Apresentado no 2nd European Conference on Positive Psychology. |
100. |
Freire, Teresa. Lazer e desenvolvimento humano: questões e implicações,Congresso Nacional sobre Animação dos tempos livres,Maia,2003 (Comunicação). |
101. |
Freire, Teresa. Lazer e desenvolvimento das crianças e jovens ,Fafe,2003 (Comunicação). |
102. |
Freire, Teresa. Desenvolvimento do adolescente e experiências positivas de vida - acção de formação “sou grande ou sou pequeno? (reflexões
sobre a adolescência)”, V. N. de Famalicão,2003 (Comunicação). |
103. |
Freire, Teresa. Viver adolescente: novas perspectivas sobre o desenvolvimento,Seminário dos Professores Pró-Ordem,Porto,2003 (Comunicação). |
104. |
Freire, Teresa. The role of leisure in adolescent development ,XIth European Conference on Developmental Psychology,Milão,2003 (Comunicação). |
105. |
Freire, Teresa. Outros olhares sobre a juventude: agir sobre o desenvolvimento,Braga,2001 (Comunicação). |
106. |
Freire, Teresa. O lazer na adolescência,Ciclo de Conferências dos estudantes de Psicologia,Braga,2001 (Comunicação). |
107. |
Freire, Teresa. Viver com lazer: percursos no feminino,Congresso Saúde e Psicopatologia da Mulher,Porto,2001 (Comunicação). |
108. |
Freire, Teresa. As experiências positivas de vida e a promoção do desenvolvimento psico-social,IV Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social,Porto,2001 (Comunicação). |
109. |
Freire, Teresa. O lazer e a adolescência. Novas abordagens para o desenvolvimento,Simpósio: Lazer e adolescência. IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos. Discursos e cenários do Desenvolvimento
Humano,Porto,2001 (Comunicação). |
110. |
Freire, Teresa. Crescer com lazer: do contexto escolar à escola da vida,I seminário: Desenvolvimento psicológico e contexto escolar,Barcelos,2000 (Comunicação). |
111. |
Freire, Teresa. Lazer e adolescência: perspectivas de intervenção,Seminário “Lazer e infância: dos espaços à prática,Braga,2000 (Comunicação). |
112. |
Freire, Teresa. Avaliação da experiência de lazer em adolescentes,5as Jornadas Psicopedagógicas de Gaia,Carvalhos,2000 (Comunicação). |
113. |
Freire, Teresa. Ócio e tempo livre. Perspectivar o lazer para o desenvolvimento,V Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Santiago de Compostela,2000 (Comunicação). |
114. |
Freire, Teresa. Evaluating the leisure experience of portuguese adolescents,The 7th Biennal Conference of the European Association for Research on Adolescence,Jena,2000 (Poster). |
115. |
Fonte, C.; Freire, Teresa. A experiência de lazer e o auto-conceito: suas relações e implicações na adolescência,Conferência de Avaliação Psicológica,Braga,1999 (Poster). |
116. |
Freire, Teresa. Promoting social identity in adolescents through leisure context,IX European Conference on Developmental Psychology, Human Development at the turn of the century,Spetses,1999 (Poster). |
117. |
Freire, Teresa. A experiência de aborrecimento na adolescência: consequências desenvolvimentais e sociais,IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,1998 (Comunicação). |
118. |
Freire, Teresa. Adolescent´s learning of leisure time: development of a group program,6th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence,Budapeste,1998 (Poster). |
119. |
Freire, Teresa. Development of a leisure program for adolescents,XVth Meetings of the International Society for the Study of Behavioral Development,Berna,1998 (Poster). |
120. |
Freire, Teresa. A avaliação da experiência de lazer em adolescentes portugueses,VI Conferência Internacional: Avaliação Psicológica, Formas e Contextos,Salamanca,1998 (Poster). |
121. |
Freire, Teresa; Pádua, A. M. P. C. P. C. &. S. M. F. Programas de Intervenção em Grupo: uma abordagem psico-social,V Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e contextos,Braga,1997 (Comunicação). |
122. |
Freire, Teresa. Avaliação de atribuições no contexto turístico: um estudo exploratório,IV Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,1996 (Comunicação). |
123. |
Freire, Teresa; Araújo, S.. Lazer, Desenvolvimento e Estilos de vida,II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1996 (Comunicação). |
124. |
Freire, Teresa. Percepção ética de estudantes universitários de psicologia em relação ao exercício da investigação psicológica,III Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,1995 (Comunicação). |
125. |
Freire, Teresa. Portugueses receptores de turistas estrangeiros: que esterótipos? ,Seminário: Poço de Preconceitos,Braga,1995 (Comunicação). |
126. |
Freire, Teresa. Questões éticas na investigação psicológica. Deontologia Profissional do Psicólogo,Questões éticas na investigação psicológica. Deontologia Profissional do Psicólogo,Porto,1994 (Comunicação). |
127. |
Freire, Teresa. The Social Pychology and the research on touristic field: a study about foreign tourists in Portugal,23rd International Congress of Applied Psychology,Madrid,1994 (Poster). |
128. |
Freire, Teresa. Dimensões de estereotipia de turistas estrangeiros,Primeiras Jornadas de Estudo. Psicologia, Portugal e a Europa,Coimbra,1992 (Comunicação). |
129. |
Freire, Teresa; Neto, F.. Stereotypes of tourists in Portugal,25th International Congress of Psychology,Viena,1992 (Poster). |
130. |
Neto, F.; Mullet & F. T. M-81: A method enabling adolescents to develop an awareness of certain determinants of their vocational preferences,International Congress on School Psychology and Human Development,Braga,1991 (Poster). |
131. |
Freire, Teresa. Lazer: tempo livre...? De quê e para quê? ,Congresso Internacional A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Comunicação). |
132. |
Freire, Teresa. O Ensino da Psicologia a Jovens nas Escolas Secundárias. O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção,O Ensino da Psicologia a Jovens nas Escolas Secundárias. O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção,Coimbra,1988 (Comunicação). |
133. |
Freire, Teresa; Campelo, C.. A intervenção psicológica num Lar e a sua integração na Comunidade. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,A intervenção psicológica num Lar e a sua integração na Comunidade. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,Faro,1988 (Comunicação). |
134. |
Freire, Teresa. O lazer e a intervenção no lazer. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,O lazer e a intervenção no lazer. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,Faro,1988 (Comunicação). |
135. |
Freire, Teresa. O Ensino da Psicologia a Jovens,II Jornadas de Consulta Psicológica- O desenvolvimento psicológico de jovens,Porto,1986 (Comunicação). |
136. |
Freire, Teresa. O Ensino da Psicologia a Jovens,II Jornadas de Consulta Psicológica - O desenvolvimento psicológico de jovens,Porto,1986 (Comunicação). |
137. |
Freire, Teresa; Ribeiro, E.. Movimentos oculares e sua relação com os hemisférios cerebrais,3º Encontro Juvenil de Ciência,Coimbra,1985 (Comunicação). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maria José Pereira Ferreira, A qualidade da experiência pessoal de envelhecimento: auto percepções e bem-estar psicológico/ The quality of personal aging
experience: self-perceptions and psychological wellbeing, 2012. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Carla Alexandra Martins da Fonte, Experiências óptimas, lazer e consumo de substâncias em adolescentes e jovens adultos: qualidade da experiência, implicações
desenvolvimentais e psico-sociais/Optimal experiences, leisure and drugs in adolescents and young adults, 2011. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Waldecíria Souza Costa, Para além da sobrevivência. Vidas de mulheres que superaram situações de violência conjugal: um estudo sobre resiliência,
cidadania e empowerment/Women, violence, resilience and empowerment, 2011. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
4. |
Ema Sacadura Leite, Resposta imunitária à vacina da gripe em técnicos de saúde que prestam cuidados a doentes terminais/ Imunity to flew vacine
in health professionals dealing with terminal patients, 2010. Tese (Escola Nacional de Saúde Pública) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
5. |
Alexandra Isabel da Quintã Cunha , A sugestionabilidade interrogativa em crianças: o papel da idade e das competências cognitivas, 2010. (Co-orientador). |
6. |
Alexandra Isabel da Quintã Cunha, Sugestionabilidade em crianças: estudo de variáveis cognitivas/Sugestibility in children: the study of cognitive variables, 2009. Tese (Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas ) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
1. |
Joana dos Santos Pereira Ferreira Mourão, A aliança terapêutica e a qualidade da experiência subjectiva: do processo terapêutico à vida diária em sujeitos com ansiedade
social/The therapeutic alliance and the quality of subjective experience: from the therapeutic process to the daily life of
subjects with social anxiety , 2012. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
2. |
Gabriela Margarida de Paiva Fernandes Matias, A Qualidade da Experiência Subjectiva e a Psicofisiologia: Implicações para o Funcionamento Óptimo Humano/ The quality of
subjective experience and psychophysiology: implications to the optimal human functionning, 2012. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Filipa Peixoto Zenhas, Felicidade hedónica e eudaimónica: um estudo com adolescents, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Marta Filipa Gamito Parreira, A Experiência subjetiva e o funcionamento cadiovascular em contexto de vida diária: contributos para o estudo do funcionamento
ótimo, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
3. |
Marta Araújo, Ser+. Um programa de Intervenção em grupo para o desenvolvimento positivo de adolescentes, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
4. |
Ana Sara Carneiro Aires Ferreira, Peer Tutoring and Coaching Program with college students: implications for a positive and healthy integration in university, 2010. Dissertação (Psicologia da Saúde) - Universidade do Minho (Orientador). |
5. |
Sónia Maria de Vasconcelos Ferreira, Estudo da relação entre bem-estar psicológico, auto-conceito, autoestima e afectos em adolescentes: implicações para a psicologia
clínica, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
6. |
Dionisia Freitas Tavares, Percepções de felicidade, regulação emocional e auto-estima em adolescentes:contributos para a psicologia clínica, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
7. |
Joana Maria de Carvalho Vilaverde Gradim Rocha, Envelhecer com vida. Trajectórias e satisfação, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
8. |
Catarina Alexandra Iglésias Ferreira da Silva, A qualidade da experiência subjectiva no dia-a-dia e a satisfação com a vida em pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador). |
9. |
Catarina Costa, Influência das atitudes face ao lazer no bem-estar psicológico de adolescentes: Implicações para a promoção da qualidade de
vida/Leisure attitudes influence on psychological well-being of adolescents , 2009. Dissertação (Psicologia da Saúde) - Universidade do Minho (Orientador). |
10. |
Mara Célia Marinho Abreu Vaz, Atitudes face ao ambiente de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino secundário: uma contribuição para a década das nações Unidas
de Educação para o desenolvimento sustentável/Students' attitudes to the environment : a contribution for the decade of the
United Nations for the sutainable development, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente - Área de Especialização em Ensino) - Universidade do Minho (Orientador). |
11. |
Joaquina Isabel Teixeira Lima, Bem-estar psicológico e experiências óptimas na adolescência – um estudo exploratório com estudantes do 11º ano de escolaridade/
Psychological well beingand optimal experiences in adolescence - an exploratory srudy with students from 11º grade, 2004. Dissertação (Psicologia Escolar) - Universidade do Minho (Orientador). |
12. |
Maria José dos Santos Ribeiro, Ser Família – construção, implementação e avaliação de um programa de Educação Parental/Family - construction, implementationand
evaluation of a program of parental education, 2004. Dissertação (Psicologia Escolar) - Universidade do Minho (Orientador). |
13. |
Maria Torcato Soares Batista, Intervir em Educação de forma lúdica e saudável. Elaboração, implementação e avaliação de um programa de intervenção: Férias
de verão: tempo de lazer/A healthy intervention in education context: elaboration, implementation and evaluation of an intervention
program, 2001. Dissertação (Educação para a Saúde) - Universidade do Minho (Orientador). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Freire, Teresa. Coaching: Theory, Research and Practice, de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group.. Published in collaboration with the Association for Coaching. |
2. |
Freire, Teresa. Psicologia, Educação e Cultura, de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: P.P.C.M.C.M - Colégio Internato dos Carvalhos.
|
3. |
Freire, Teresa. BMC Public Health , de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Bio Med Central - The open access publisher.
|
4. |
Freire, Teresa. Leisure Sciences , de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group..
|
5. |
Freire, Teresa. Coaching: Theory, Research and Practice, de 2011/01/01 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group.. Published in collaboration with the Association for Coaching. |
6. |
Freire, Teresa. Annals of Leisure Research , de 2008/01/18 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Routledge.
|
7. |
Freire, Teresa. Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice, de 2008/01/01 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Taylor and Francis Group.. Published in collaboration with the Association for Coaching.
|
8. |
Freire, Teresa. Revista Portuguesa de Educação, de 2010/01/01 até 2010/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
9. |
Freire, Teresa. Coaching: Theory, Research and Practice, de 2009/01/01 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group.. Published in collaboration with the Association for Coaching . |
10. |
Freire, Teresa. Psicologia da Saúde e Doenças, de 2009/01/01 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Scielo Portugal.
|
11. |
Freire, Teresa. Journal of Positive Psychology, de 2008/01/18 até 2009/12/18, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Routledge. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
80 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
32 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
9 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
23 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
36 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
33 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
6 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
6 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
6 |
Produção técnica Technical production |
137 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
137 |
Dados complementares (Additional data) |
33 |
Orientações Orientations |
22 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
11 |
Visualizações do curriculum [
7596
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-06-2021
às
15:21:27
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|