Curriculum Vitae

Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques

Data da última atualização »Last update : 05/05/2018


Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 18 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 2 softwares e outros 45 itens de produção técnica. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8812239656149129


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Saúde
Departamento de Enfermagem
Edifício da ESCE
Éstefanilha
2914-503 Setúbal
Portugal
Telefone: (+3515)265709395
Fax: (+3515)265709392
Correio electrónico: fernanda.gomes@ess.ips.pt
Homepage: www.ess.ips.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2016 Doutoramento
Phd
Didactica e Organização Escolar (2 anos » years) .
Universidade de Sevilha, Espanha.

1994-1997 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciências de Enfermagem (2 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1991-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Curso de Especialização em Enfermagem de saúde Materna e Obstétrica (2 anos » years) .
Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende, Portugal.

1981-1984 Bacharelato
Bachelor degree
Curso Geral de Enfermagem (3 anos » years) .
Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Abr/2003-Actual Professor Adjunto

Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo
Jul/1988-Abr/2003 Outra Situação

Hospital de São Bernardo
Jan/1985-Jul/1988 Enfermeiro

Hospital Nossa Senhora do Rosário
Set/1985-Jun/1988 Enfermeiro

Hospital Distrital do Montijo
Abr/1985-Ago/1985 Enfermeiro





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2014
Cuidar da Parentalidade Partilhada-Caring for Shared Parenting
Referência do projeto»Project reference: Act 2 Projeto Público e Privad.

2011-2014
Regras do Jogo-Game Rules
Referência do projeto»Project reference: Projeto de investigação-ação.
Parceiro(s)»Partners: Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida; Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho.
Financiador(es)»Funding: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Pouco).

Reading
Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1993 Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende.
1997 Mestre em Ciências de Enfermagem, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
2004 Suficiência Investigatória (Tesina), Faculdad de Ciencias de la Educación de La Universidad Sevilla.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Sindicato Nacional do Ensino Superior, Sócia.
Fev/1999 - Actual Ordem dos Enfermeiros, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia; Nunes, Lucília; Leal, Paula. 2014. Didática em Enfermagem, Documento Orientador de Processos de Ensino e Aprendizagem. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-98206-2-3. Setúbal: Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
O presente e-book tem origem no âmbito da Unidade Curricular (UC) Didática em Enfermagem, integrada no primeiro semestre do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) do Departamento de Enfermagem (DE) da Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e assume a finalidade de constituir um referencial para estudantes e professores interessados nas temáticas da Educação, da Didática e dos Processos e Instrumentos de ensino-aprendizagem. “O processo de Bolonha, através do discurso que tem vindo a ser veiculado, tem fundamentado a ideia da urgência de se configurarem mudanças no domínio pedagógico-didático das instituições de ensino superior” , p1 sendo fundamental, entre outros aspetos, um ensino centrado na aprendizagem e participação ativa do estudante. Este novo paradigma, de uma educação humanista e reflexiva, tem sido temática de interesse de inúmeros discursos políticos e pedagógicos, levando a reflexões sobre a ação e, possivelmente, a uma nova forma de pensar o processo de aprender e ensinar. Os docentes do DE da ESS-IPS acreditam numa educação humanista e reflexiva, onde todos os intervenientes são alvo de cuidado, assumindo papéis distintos mas complementares e igualmente relevantes. A UC Didática em Enfermagem foi criada e integrada no plano de estudos do CLE da ESS-IPS desde 2008-2009. A equipa docente tem vindo sistematicamente a melhorar o planeamento, implementação e avaliação curricular, objetivando a melhoria contínua da aprendizagem do estudante. “É uma unidade de apoio complementar destinada por um lado à aquisição de Know-how e competências sobre as diferentes metodologias e estratégias didáticas, e por outro à promoção do pensamento reflexivo do estudante visando o seu desenvolvimento pessoal e social na vertente didática/pedagógica” , p2. Considerando que é solicitado ao estudante ao longo do CLE, a realização de diferentes trabalhos académicos, sendo essencial a utilização adequada de diferentes metodo.


Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Frias, Ana; Marques, Fernanda M. G. C. T. 2014. Mutilação genital feminina: segredos para revelar.  In ).Dimensões sociais da Saúde em Psicologia Clínica, ed. In:Pimentel, Adelma ; Franco, Vítor , 93 - 104. ISBN: 978-989-8408-10-5. Évora: Eitora Aloendro.
A Mutilação Genital Feminina (MGF) refere-se à excisão parcial ou total dos órgãos genitais femininos. Estima-se que cerca de 140 milhões de mulheres já foram submetidas a esta prática pelo mundo, e que a cada ano, 3 milhões de crianças e adolescentes do género feminino correm o risco de serem sujeitas à mesma. Hoje em dia, já se conhecem as consequências da MGF, quer na saúde mental, sexual ou reprodutiva da mulher. Este artigo de revisão de literatura objetiva a reflexão sobre grupos socialmente vulneráveis, especificamente na deteção e acompanhamento da mulher, genitalmente, excisada. Desta forma, torna-se necessário sensibilizar para a presença de MGF, assim como as suas consequências e alterações. É importante que se conheça a realidade da MGF, as questões culturais por trás da mesma, como se realiza, quando se realiza, as consequências físicas e psicológicas que resulta desta prática. Só desta forma, se poderá atuar e intervir de maneira eficaz no que diz respeito à saúde materna, reprodutiva e sexual da mulher.


Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Andrade, Nádia; Niza, Marta. 2009. "Saúde Sexual e Reprodutiva de Jovens de bairros sociais - opiniões e estratégias dos enfermeiros", Sexualidade&Planeamento FAmiliar, 54/55: 28 - 34.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Ana L; Leal, Paula; Ramos, Lino. 2014. "Formar para Educar - Saúde na Comunidade", Trabalho apresentado em IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa UICISA, In Livro de Atasda do IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Em: https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?m , Coimbra.
Título: Formar para Educar Saúde na Comunidade INTRODUÇÃO: Nas UnidadesCurriculares(UC) teóricas de Enfermagem das áreas saúde mental, materna/obstétrica e da criança/adolescente, estudantes (12ºCLE) foram tutorados na realização de Dossiers Temáticos sobre temáticas que se revessem nos conteúdos das três UC e no tema Contributos para Saúde da Aquisição e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais ao Longo do Ciclo da Vida”. As temáticas: Promoção Segurança; Saúde/ Violência; Fatores Protetores da Saúde/Competências Sociais/ Parentalidade foram trabalhadas na UC Andragogia perspetiva Educação/Saúde. Estes operacionalizam-se em sessões na comunidade durante Ensino Clínico. OBJETIVOS:Capacitar os estudantes para intervenções formativas/educativas que visam a promoção de saúde (pessoas/famílias/comunidade). Habilitar os estudantes para importância da relação educativa enfermeiro/pessoa(s) cuidada(s) na perspetiva promotora duma aprendizagem de competências benéficas à saúde/bem-estar desta(s). Promover relação entre a academia de enfermagem e a sociedade envolvente da ESS-IPS. Ocasionar oportunidade(s) aos estudantes de programarem, realizarem e avaliarem momentos educativos dirigidos à população passíveis de promoverem mudanças comportamentais desejáveis em saúde. METODOLOGIA: Metodologia intervenção-ação, no ambito protocolar/parceria com instituições educativas (Escolas básicas, 2+3/Escola Superior de Educação) ou de intervenção social (Sociedade para o Estudo Intervenção em Engenharia Social-SEIES; Março Mulher2014; Projeto Escolhas 5ª Geração) Concelho de Setúbal procede-se ao planeamento Programa de Extensão Comunitária do Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, na pessoa dos professores e estudantes do 3º ano do CLE. São realizadas pelos estudantes 29 sessões de educação/saúde dirigidas a estudantes/pais e mães/auxiliares de ação educativa/beneficiários do rendimento social de inserção .C.


Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. 2015. "KIT - Cuidar da Parentalidade Partilhada", Revista da Associação Portuguesa dos enfermeiros obstetras 1, 15: 34 - 37.
2. Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Fernanda P; Soares, Célia; Ramos, Ana L; Ramos, Lino. 2014. "Projeto Regras do Jogo (PRJ): Promoção da Saúde mental de Adolescentes em Contextos Escolar", Referência III Série  11, Suplemento: 45 - 45.
3. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Desmistificando a gravidez", Percursos 1, 19: 3 - 8.
4. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Sexualidade na gravidez: problema ou solução?", Percursos 1, 19: 9 - 16.
5. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Alimentação saudável na gravidez", Percursos 1, 19: 17 - 25.
6. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Hipertensão, Edema, Proteinúria - a tríade de alerta", Percursos 1, 19: 26 - 31.
7. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Quando a futura mãe é RN-: perspectivas de efermagem", Percursos 1, 19: 32 - 38.
8. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2011. "Uma nova vida após o parto: cuidados à mulher no puerpério", Percursos 1, 19: 39 - 48.
9. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Detecção de Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes", Revista SPESE 3, 1: 32 - 37.
10. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Educação Sexual no 2º Ciclo, proposta de intervenção", Revista SPESE 3, 1: 39 - 52.
11. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "A actividade física na gravidez: intervenção do enfermeiro", Percursos 1, 3: 36 - 43.
12. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Climatério: começo de uma nova vida – intervenção do enfermeiro.", Percursos 1, 3: 28 - 35.
13. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "A representação do papel do pai no aleitamento materno", A representação do papel do pai no aleitamento materno  18, 4: 32 - 37.
14. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2010. "Uma perspectiva de enfermagem sobre a infecção urinária na gravidez", Vulnerabilidades na Gravidez e no Pós-Parto. CD e WEBSITE Corrente Dinâmica, 3: 30 - 37.
15. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2008. "Não há sempre… Nem há nunca: as vivências do casal na andropausa-intervenção do enfermeiro", Percursos 1, 2: 3 - 8.
16. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2008. "Parto e puerpério: perspectiva multicultural em Portugal", Percursos 1, 2: 9 - 15.
17. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2007. "Prolapso do Cordão Umbilical: uma urgência obstétrica", Percursos 2, 3: 32 - 35.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. 2015. "Shared Parenthood Project", Trabalho apresentado em Building Bridges, Sharing Knowledge. 8th IPS International Week (16-20 march), In Building Bridges, Sharing Knowledge. 8th IPS International Week (16-20 march), Setúbal .
2. Marques, Fernanda M. G. C. T; Soares, Célia; Ramos, Lino; Leal, Paula; Ramos, Ana L. 2014. "Promoção da Saúde Mental de Adolescentes em contexto Escolar", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Literacia em saúde mental,, In Revista de Enfermagem Referência - Suplemento 2014 - em: Revista de Enfermagem Referência, Coimbra.
Introdução: Indisciplina e violência escolar, são problemas de saúde pública com consequências na saúde física, mental erelacional/social de crianças/adolescentes. A perspetiva salutogénica ou positiva da saúde, aposta na capacitação das crianças/adolescentes para a proteção da sua saúde, aumentando fatores protetores, conferidores de bem-estar. Recente evidência reporta relação entre aumento da literacia de crianças/adolescentes em ambientes estimulantes do ponto de vista cognitivo, relacional e afetivo. O setting escola é privilegiado para intervir eficazmente na Promoção e Literacia em Saúde Mental. Objetivos: Pretende-se: 1) Promover a literacia em saúde mental, dado que a implementação de programas de aprendizagem social e emocional possibilitam o desenvolvimento integral do adolescente através da promoção de competências cognitivas, sociais e emocionais; 2) Aumentar os fatores protetores de saúde dos adolescentes (autoestima, autoeficácia e resiliência) através do projeto Regras do Jogo (PRJ), desenhado de acordo com o referencial Social and Emotional Learning Programmes (SEL). Metodologia: Elegeu-se metodologia de investigação-ação de acordo com conceção crítica da Educação para a Saúde. Esta, defende utilização de metodologias ativas que co-impliquem cada criança/adolescente na compreensão e gestão dos seus determinantes de saúde. Etapa de investigação: caracterizam-se os fatores protetores da saúde da população-alvo: adolescentes 7º ano de ensino básico, de escolas públicas. Elegeram-se as escalas: autoestima (Rosenberg), de autoeficácia (Pais Ribeiro) e Resiliência (RS-14), aplicadas antes e após a intervenção. Etapa de intervenção, consiste em 8 sessões sequenciais com os adolescentes. Em cada sessão obtêm-se dados de natureza qualitativa. Resultados: À data de submissão deste abstract encontra-se a equipa de projeto na análise dos dados quantitativos. Os dados qualitativos, revelaram que o PRJ para os adolescentes foi em 52% de aprendizagem de ...

3. Marques, António M; Rebelo, Isabel; Caleira, Vasco; Marques, Fernanda M. G. C. T; Costa, Fernanda M. G.. 2014. "Cuidar a Parentalidade Partilhada", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva, In Livro de resumos do Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva, Viana do Castelo.
Introdução: Investigação-ação que se enquadra como a Atividade2 do Projeto Público Privado da Sociedade para o Estudo e Intervenção em Engenharia Social (SEIES),surge da parceria protocolada com a Escola Superior de Saúde/Instituto Politécnico Setúbal. Inclui professores e estudantes do 3º ano Curso de Licenciatura em Enfermagem (11ºCLE/12º CLE), mais o Agrupamento de Centros Saúde Arrábida, a Ordem dos Enfermeiros (através do Colégio da Especialidade em Enfermagem Saúde Materna Obstétrica) e a Direção-Geral de Saúde (área da Saúde Sexual e Reprodutiva). Esta pesquisa segue o enquadramento político e estratégico definido ao nível nacional e europeu onde a habilidade de intervenção delineada e as atividades propostas concorrem em complementaridade com as intervenções públicas, para a implementação das políticas de igualdade, nomeadamente para a execução de alguns objetivos e medidas inscritas no IV Plano Nacional para a Igualdade–Género, Cidadania e Não-discriminação (2011-2013). Metodologia: A metodologia proposta contribui para o reforço dos processos inovadores do projeto ao solicitar o envolvimento de todos os/as destinatários/as na base de uma lógica de construção coletiva e no final, pode ser apropriado e disseminado com os produtos resultantes de cada uma das atividades do projeto nos quais todos nos revemos. Este envolvimento das/os destinatários/os ao longo do processo de desenvolvimentos e construção dos produtos, constitui um objetivo e, em simultâneo, uma necessidade para uma maior eficácia do projeto, dada a importância fulcral do seu papel no efeito multiplicador e de disseminação que se deseja provocar. O envolvimento de todos na construção de um Kit que simplifique informação sobre gozo da licença parental partilhada, responsabilidades familiares, desconstrução de estereótipos/sensibilize sobre co-parentalidade, junto de casais, sendo agentes os enfermeiros que realizam consultas de saúde materna e obstétrica...

4. Marques, Fernanda M. G. C. T; Costa, Fernanda M. G.; Caleira, Vasco; Marques, António M; Rebelo, Isabel. 2014. "Care for Shared Parenting - II International Workshop Health and Citizenship Equity in maternal child health care intimes of crisis.", Trabalho apresentado em Care for Shared Parenting - II International Workshop Health and Citizenship Equity in maternal child health care intimes of crisis, In Saúde e Cidadania: Equidade nos cuidados de saúde materno–infantil em tempos de crise, Lisboa.
5. Marques, Fernanda M. G. C. T; Soares, Célia; Costa, Fernanda M. G.; Ramos, Ana L; Ramos, Lino; Leal, Paula. 2014. "Projeto Regras do Jogo (PRJ): Promoção da Saúde mental de Adolescentes em Contexto Escolar", Trabalho apresentado em . 1º Congresso Internacional de Literacia em Saúde Mental, In Suplemento à Série 2 da Revista de Enfermagem Referência III Série, nº 11: pág. 45, Coimbra.
6. Marques, Fernanda M. G. C. T; Serra, Isabel G; Soares, Irene. 2014. "Mutilação Genital Feminina: intervenção de enfermagem", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva, In Livro de Resumos do Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: Da Formação aos Desafios da Intervenção em Saúde Sexual e Reprodutiva, Viana do Castelo.
7. Marques, Fernanda M. G. C. T; Costa, Fernanda M. G.; Serra, Isabel G; Soares, Irene. 2014. "Degrau de Escada - Climatério: Necessidades Formativas dos Enfermeiros", Trabalho apresentado em X Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetricia e IV Congresso de Investigação em Enfermagem, In Livro de Resumos , Coimbra.
8. Marques, Fernanda M. G. C. T; Almeida, Tiago. 2010. "Uma perspectiva de enfermagem sobre a infecção urinária na gravidez", Trabalho apresentado em Vulnerabilidades na Gravidez e no Pós-Parto, In Congresso - Vulnerabilidades na Gravidez e no Pós-Parto, Mealhada.
Tiago Almeida - Estudante do 3º ano do 8º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS IPS (ano lectivo 2009/10).

9. Marques, Fernanda M. G. C. T; Butes, Lara; Leal, Fernanda P; Marinho, Sara; Silva, Andreia. 2010. "Educação Sexual no 2º Ciclo: proposta de intervenção", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar, In Revista n.º 3 da SPESE (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar), Paços de Ferreira.
Fernanda PAula Leal - Professora Adjunta equiparada na ESS-IPS Andreia Silva; Lara Butes e Sara Marinho - estudantes do 3º ano do 8º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS (ano lectivo 2009/2010).

10. Marques, Fernanda M. G. C. T; Macedo, Ana S; Pinto, Andreia; Galhanas, Dulce; Leal, Fernanda P. 2010. "Detecção de Abuso Sexual em Crianças e adolescentes", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar, In Revista n.º 3, Paços de Ferreira.
Fernanda Paula Leal - Professora Adjunta equiparada da ESS-IPS Ana Sofia Macedo; Andreia PInto e Dulce GAlhanas - estudantes do 3º ano do 8º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS (Ano lectivo 2009/2010).


Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Marques, Fernanda M. G. C. T. 20 ago. 2014. "Planeamento Familiar" página electrónica: Setúb@l Península Digital , 22 - 28.
2. Marques, Fernanda M. G. C. T. 20 ago. 2014. "Gravidez" página electrónica: Setúb@l Península Digital , 12 - 15.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Marques, Fernanda M. G. C. T. 2016. "Saúde da Mulher: Necessidades de formação contínua dos Enfermeiros do distrito de Setúbal e proposta de um plano formativo.". Sevilla: Universidad de Sevilla.
Tese Doutorala.




Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. KIT “Cuidar da Parentalidade Partilhada” ,2014.
Página no Facebook sob o titulo "Amor de pai" que apresenta e divulga o Kit Cuidar da Parentalidade Partilhada. O Kit era composto por um CD + Flyer + Posteres.

2. Marques, Fernanda M. G. C. T; Martins, Maria L; Nunes, Lucília. Index de Instrumentos e grelhas de Avaliação,2007.
Em 2007-2008 foi constituído o GUIA – Grupo para a Uniformização dos Onstrumentos de Avaliação – com as Professoras Fernanda Gomes da Costa e Lurdes Martins, que recolheram, organizaram os materiais existentes, produziaram os necessários e colocaram em aplicação experimental os instrumentos produzidos, no ano lectivo seguinte. Antes do início do ano lectivo de 2008/2009, em Reunião de Área Disciplinar (Setembro de 2008), cuja Responsável Professora Doutora Lucília Nunes, procedeu-se à análise das metodologias e instrumentos de avaliação previstos para todas as Unidades Curriculares teóricas do Curso de Licenciatura em Enfermagem, sob a responsabilidade da ADE e/ou de docentes da ADE (Listagem que se coloca na página seguinte). No decurso do ano lectivo de 2008/2009, as grelhas de avaliação foram utilizadas e solicitada informação de retorno aos responsáveis de UC’s. No final do ano, revistas as grelhas, formulou-se um documento final, constituído por um documental e um ficheiro excel com todas as grelhas. .


Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Soares, Irene; Serra, Isabel G. Mutilação Genital Feminina: intervenção de enfermagem,Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva,Viana do Castelo,2014 (Poster).
2. Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. Cuidar da Parentalidade Partilhada,2014 (Comunicação).
3. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Ana L; Soares, Célia; Ramos, Lino; Leal, Paula. Projeto Regras do Jogo (PRJ): Promoção da Saúde Mental de Adolescentes em contexto Escolar,1º Congresso Internacional de Literacia em saúde mental,Coimbra,2014 (Comunicação).
4. Marques, Fernanda M. G. C. T; Marques, António M; Rebelo, Isabel; Caleira, Vasco. Cuidar a Parentalidade Partilhada,Congresso Internacional de Saúde Sexual e Reprodutiva: da formação aos desafios da intervenção em saúde sexual e reprodutiva,Viana do Castelo,2014 (Comunicação).
5. Marques, Fernanda M. G. C. T; Serra, Isabel G; Soares, Irene. Climatério: Necessidades Formativas dos Enfermeiros,X Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetricia. IV Congresso de Investigação em Enfermagem,,Coimbra,2014 (Poster).
6. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Lino; Ramos, Ana L; Leal, Paula. Formar para Educar - Saúde na Comunidade,X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia e do IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa,Coimbra,2014 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Marques, Fernanda M. G. C. T. II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017 (Extensão).
2. Marques, Fernanda M. G. C. T; Serra, Maria I. G. I Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015 (Especialização).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Paula; Cerqueira, Andreia. Diaporama Envelhecimento Ativo, combater o Sedentarismo,2014. 
2. Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia; Leal, Paula. Diaporama Dieta Mediterrânica ao longo do Processo de Envelhecimento,2014. 
3. Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Paula; Cerqueira, Andreia; Nunes, Lucília. Didática em Enfermagem, Documento Orientador de Processos de Ensino e Aprendizagem,2014. 
O presente e-book tem origem no âmbito da Unidade Curricular (UC) Didática em Enfermagem, integrada no primeiro semestre do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) do Departamento de Enfermagem (DE) da Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e assume a finalidade de constituir um referencial para estudantes e professores interessados nas temáticas da Educação, da Didática e dos Processos e Instrumentos de ensino-aprendizagem. “O processo de Bolonha, através do discurso que tem vindo a ser veiculado, tem fundamentado a ideia da urgência de se configurarem mudanças no domínio pedagógico-didático das instituições de ensino superior” , p1 sendo fundamental, entre outros aspetos, um ensino centrado na aprendizagem e participação ativa do estudante. Este novo paradigma, de uma educação humanista e reflexiva, tem sido temática de interesse de inúmeros discursos políticos e pedagógicos, levando a reflexões sobre a ação e, possivelmente, a uma nova forma de pensar o processo de aprender e ensinar. Os docentes do DE da ESS-IPS acreditam numa educação humanista e reflexiva, onde todos os intervenientes são alvo de cuidado, assumindo papéis distintos mas complementares e igualmente relevantes. A UC Didática em Enfermagem foi criada e integrada no plano de estudos do CLE da ESS-IPS desde 2008-2009. A equipa docente tem vindo sistematicamente a melhorar o planeamento, implementação e avaliação curricular, objetivando a melhoria contínua da aprendizagem do estudante. “É uma unidade de apoio complementar destinada por um lado à aquisição de Know-how e competências sobre as diferentes metodologias e estratégias didáticas, e por outro à promoção do pensamento reflexivo do estudante visando o seu desenvolvimento pessoal e social na vertente didática/pedagógica” , p2. Considerando que é solicitado ao estudante ao longo do CLE, a realização de diferentes trabalhos académicos, sendo essencial a utilização adequada de diferentes metodo.

4. Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia; Leal, Paula. Diaporama Envelhecimento Ativo e Socialização,,2014. 
5. Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Vestir e despir o recém-nascido,2006. 
6. Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Executar cuidados ao coto umbilical,2006. 
7. Marques, Fernanda M. G. C. T. Recomendação: Facilitar a integração da pessoa/cliente na unidade de internamento,2006. 
8. Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Preparar a cama/maca vazia da pessoa/cliente,2006. 
9. Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Dar banho ao recém-nascido. ,2006. 
10. Marques, Fernanda M. G. C. T. Norma de Procedimento em Enfermagem: Lavar e esterilizar biberões.,2006. 

Organização de evento
Event organization
1. Marques, Fernanda M. G. C. T. 3º Seminário de Enfermeiros Orientadores em Ensino Clínico -" Práticas Pedagógicas Recomendadas para orientação e avaliação formativa e somativa dos estudantes em Ensino Clínico" ,2005 (Seminário).
2. Marques, Fernanda M. G. C. T. VI Encontro de Enfermeiros da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo - A Arte de Viver,1996 (Encontro).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Marques, Fernanda M. G. C. T; Rodrigues, Ana P. G. P. SAiba como evitar e proceder perante a gripe,2017 (Entrevista).
2. Marques, Fernanda M. G. C. T. O que é Parentalidade Partilhada?,2017 (Entrevista).
3. Marques, Fernanda M. G. C. T; Rodrigues, Ana P. G. P. Cuidados a ter com o frio,2017 (Entrevista).
4. Marques, Fernanda M. G. C. T. Cuidados a ter com o calor,2017 (Entrevista).
5. Marques, Fernanda M. G. C. T; Enfermagem), Ana M. P. (. 1. C. L. e; Enfermagem), Catarina B. (. 1. C. L. e. Quando a mulher é Rh negativo. O que precisa de saber,2015 (Entrevista).
6. Marques, Fernanda M. G. C. T; Enfermagem), Nuno D. (. 1. C. L. e. Gravidez, Hipertensão e Obesidade uma tríade de alerta para a saúde,2015 (Entrevista).
7. Marques, Fernanda M. G. C. T; Caleira, Vasco. Parentalidade Partilhada ,2015 (Entrevista).
8. Marques, Fernanda M. G. C. T; Rodrigues, Ana P. G. P. Voluntariado em Saúde,2014 (Entrevista).
9. Marques, Fernanda M. G. C. T; Candé, Aissatu; Martin, Ana M. Competências Parentais,2014 (Entrevista).
10. Marques, Fernanda M. G. C. T. Mutilação Genital Feminina,2014 (Entrevista).
11. Marques, Fernanda M. G. C. T. Riscos da alimentação do RN e da criança pequena com Fórmula látea Adaptada,2014 (Entrevista).
12. Marques, Fernanda M. G. C. T. Menopausa,2014 (Entrevista).
13. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ferrito, Cândida. A falar sobre diabetes,2014 (Entrevista).
14. Marques, Fernanda M. G. C. T; Frade, Fátima. Falando sobre HIV,2014 (Entrevista).
15. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ruivo, Alice. Qualidade de Vida,2013 (Entrevista).
16. Marques, Fernanda M. G. C. T. Parentalidade,2013 (Entrevista).
17. Marques, Fernanda M. G. C. T; Gato, Ana P. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados,2013 (Entrevista).
18. Marques, Fernanda M. G. C. T. Parentalidade Cont.,2013 (Entrevista).
19. Marques, Fernanda M. G. C. T; Pereira, Mariana. Prevenir e viver com doença oncológica,2013 (Entrevista).
20. Marques, Fernanda M. G. C. T; Freitas, António. O que deve saber quando vai fazer uma intervenção cirúrgica!,2012 (Entrevista).
21. Marques, Fernanda M. G. C. T; Cerqueira, Andreia. Envelhecimento ativo,2012 (Entrevista).
22. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Lino; Sequeira, Rui. Uso e abuso do alcóol,2012 (Entrevista).
23. Marques, Fernanda M. G. C. T; Leal, Fernanda P. Afectos e Sexualidade na Adolescência ,2012 (Entrevista).
24. Marques, Fernanda M. G. C. T. Cuidados com o Sol,2012 (Entrevista).
25. Marques, Fernanda M. G. C. T; Ramos, Ana L. Vacinas,2012 (Entrevista).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Estudantes: Filipa Frade e Milene Moura, De mãos Dadas: relação de Ajuda entre Enfermeiros e Pais da Criança Internada, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação do Projecto de Monografia e Relatório de Monografia realizada pelas estudantes Filipa Frade e Milene Moura do 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem, ano lectivo 2008/2009, cuja arguição foi em 3 de Julho de 2009, na sala B1.07 da ESS-IPS, cujo Júri foi composto por Professora Doutora Lucília Nunes - Presidente; Professora Doutora Alice Ruivo - arguente; e por nós.
2. Estudantes: Marta Niza e Nádia Andrade, Opiniões e estratégias dos enfermeiros para a acção em Planeamento Familiar, 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação do Projecto de Monografia e Relatório de Monografia realizada pelas estudantes Marta Niza e Nádia Andrade do 6º Curso de Licenciatura em Enfermagem, ano lectivo 2008/2009, cuja arguição foi em 1 de Junho de 2009, no Auditório da ESS-IPS, cujo Júri foi composto por a Mestre Mariana Pereira em Subsituição da Professora Doutora Lucília Nunes - Presidente; Professora Doutora Alice Ruivo - arguente; e por nós.


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Estudantes: Cátia Lopes e Filipe Ferro , Preparação para o Parto: a sua influência na Qualidade de Vida da Grávida, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em 3º Curso de Licenciatura em Enfermagem) - Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação do Projecto de Monografia e Relatório de Monografia realizada pelos estudantes Cátia Lopes e Filipe Ferro do 3º Curso de Licenciatura em Enfermagem, ano lectivo 2005/2006, cuja arguição foi no 2º semestre do ano lectivo 2005/2006 na ESS-IPS, cujo Júri foi composto por Professora Doutora Lucília Nunes - Presidente; Professora Alice Ruivo - arguente; e por nós.
2. Estudantes:Cláudia Matamouros;Joana Inácioe Mª João Contente, Planeamento Familiar na Adolescência: estudo exploratório numa Escola 2+3 da área de intervenção do Centro de Saúde de Alverca, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador).
Orientação das estudantes Cláudia Matamouros; Joana Inácio e Maria João Contente, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica aquando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2002/2003.
3. Estudantes Célia Alves e Sandra Cantrapona, Risco infantil e a vigilância de saúde, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador).
Orientação das estudantes Célia Alves e Sandra Catrampona, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica aquando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2002/2003. Os dados foram colhidos na Escola 2+3 de Alverca. As estudantes realizaram o seu Estágio Final no então denominado Centro de Saúde de Alverca.
4. Estudantes: Cândida Bicho e Elizabete Claro, Manifestações das puérperas em relação ao atendimento de enfermagem, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador).
Orientação das estudantes Cândida Bicho e Elizabete Claro, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2001/2002.
5. Estudantes: Ana Franco; Ânia Balça e Nuno Pires, Expectativas de um grupo de grávidas, no terceiro trimestre, face aos cuidados de enfermagem praticados numa consulta de Enfermagem Obstétrica, 2001. (Orientador).
Orientação das estudantes Ana Franco; Ânia Balça e Nuno Pires, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2000/2001.
6. Estudantes: Marta Oliveira; Sérgio Chaveiro e Vera Tomás, Contracepção no pós-parto, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador).
Orientação das estudantes Marta Oliveira; Sérgio Chaveiro e Vera Tomás, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2000//2001. Os dados foram colhidos na consulta de obstetricia e no Serviço de Obstetrícia A, do Hospital Dr- Fernando da Fonseca.
7. Estudantes: Ana Mateus; Inês Silva e Isabel Guerreiro, Expectativas de um grupo de puérperas face aos cuidados de enfermagem no internamento, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ano Complementar de Formação em Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador).
Orientação das estudantes Ana Mateus; Inês Silva e Isabel Guerreiro, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 2000/2001.
8. Estudantes: Silvia Duarte e Vanda Nunes, A importância do apoio familiar no desempenho da mãe adolescente, 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Curso Geral de Enfermagem) - Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo (Orientador).
Orientação das estudantes Silvia Duarte e Vanda Nunes, no desenvolvimento de aplicação de metodologia científica a quando da realização do seu Projecto de Monografia e respectivo Relatório de Monografia no âmbito do Ano Complementar de Formação em Enfermagem (ACFE) ,na Disciplina, Monografia do Plano Curricular do ACFE da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, onde se era Professora Adjunta no ano lectivo 1999/2000.


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Grupo de Estudantes do ACES Arrábida, Projeto de Intervenção-Ação do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida "O Silêncio das Inocentes" no âmbito da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
2. Grupo de estudantes do ACES Arco Ribeirinho, Projeto de Intervenção-Ação do Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeitrinho, cujo título "Lutar contra a Mutilação Genital Feminina no ACES Arco Ribeirinho" no âmbito da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
3. Grupo de Estudantes do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Projeto de Intervenção-Ação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo "Re(Conhecer) a Mutilação Genital Feminina, no âmbito do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
4. Grupo de estudantes do Centro Hospitalar de Setúbal, Projeto de Intervenção-Ação do Centro Hospitalar de Setúbal "Menina/Mulher em defesa do Género- Cuidar Formando" no âmbito da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2017. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
5. Grupo de estudantes do HGO e ACES AS, Projeto de Intervenção-Ação do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal "Mudar, Agir e Formar em Parceria" no âmbito da II Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina , 2017. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do II Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
6. Grupo de Estudantes do ACES Arrábida, Projeto de Intervenção-Ação do Agrupamento Centro de Saúde Arrábida no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde SExual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
7. Grupo de Estudantes do Centro Hospitalar de Setúbal , Projeto de Intervenção-ação do Centro Hospitalar de Setúbal "Vitima do Género: Sensibilizar, formando" no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Femininaa, 2015. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
8. Grupo de Estudantes do Agrupamento de Centros de Saúde Almad, Projeto de Intervenção-Açãodo Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal "Mudar Agentes Formando II" no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
9. Grupo de estudantes do ACES Arco Ribeirinho, Projeto de Intervenção Ação "Quando a Tradição Mutila"no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde SExual e Reprodutiva:Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
10. Grupo de Estudantes do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Projeto de Intervenção-ação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo "Mudar Gerações Formando" no âmbito da I Pós-Graduação em SAúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
11. Grupo de Estudantes do Hospital Garcia de Orta, Projeto de Intervenção-ação do Hospital Garcia de Orta "Formar, Agir, Identificar... para erradicar", no âmbito da I Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina, 2015. (Orientador).
Decorrente de protocolo de parceria entre a Comissão da Cidadania e Igualdade de género (CIG), entidade fianciadora, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), entidade do Ensino Superior responsável pela Formação do I Curso de Pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina.
12. Estudantes: Júlio Fernandes e Rui Soares, Satisfação dos utentes dum Serviço de Cirúrgia face ao sono e repouso, 2004. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação do Projecto de Monografia realizado por dois estudantes (Júlio Fernandes e Rui Soares) do 1º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS, no ano lectivo 2003/2004.
13. Estudantes, Registos de Enfermagem num Serviço de Cirúrgia, 2004. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação do Projecto de Monografia realizado por dois estudantes do 1º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS, no ano lectivo 2003/2004.
14. Estudantes: Liliana Rodrigues e Telma Campaniço, Satisfação dos utentes de um Serviço de Cirúrgia relativamente ao seu acolhimento, 2004. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Orientação do Projecto de Monografia realizado por dois estudantes (Liliana Rodrigues e Telma Campaniço) do 1º Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPS, no ano lectivo 2003/2004.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
34

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
17
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
47

Software 2
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
2
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
45

Total
Dados complementares
(Additional data)
25

Orientações
Orientations
25


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