Sandra Cristina Mateus Gomes
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
13/09/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sandra Cristina Mateus Gomes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Mateus, Sandra |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Sociologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1992-2000 |
Licenciatura Licentiate degree |
Sociologia
(5 anos » years)
.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2004-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Inferência Estatística com SPSS.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2002-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Mestrado em educação e sociedade.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
1999-1999 |
Curso de curta duração Short course |
História e Cultura do Povo Maubere.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Dez/2012-Actual |
Assistente de Investigação |
Out/2007-Actual |
Assistente convidada |
Set/1998-Nov/2012 |
Assistente de Investigação |
Instituto Politécnico de Lisboa |
Set/2011-Mar/2012 |
Outra Situação |
Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural |
Set/2006-Nov/2008 |
Assessor |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Fev/2005-Jun/2005 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Curso»Academic program: Mestrado em educação e sociedade Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Educação e Socialização: Instituições, Contextos e Processos(Docente)
- Políticas de Educação(Docente)
- Descendentes de imigrantes e educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Administração Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Políticas de Educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Migrações Internacionais Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Processos de Integração das Migrações(Docente)
|
Instituto Politécnico de Lisboa |
Curso»Academic program: Animação Sociocultural Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Mediação Multicultural em Contextos Educativos(Docente)
|
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Curso»Academic program: Ramo de Formação Educacional Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia da educação(Docente)
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural |
Set/2006-Nov/2008 |
|
Atividade realizada»Activity: Coordenação das áreas de formação, comunicação e descendentes de imigrantes no Programa Escolhas |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Jovens descendentes de imigrantes |
|
|
4. |
Imigração e etnicidade |
|
|
5. |
Juventude, transição e empregabilidade |
|
|
6. |
Processos de reconfiguração social |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2001-2004 Rede para a Inclusão |
Referência do projeto»Project reference: --.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012- Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CS-SOC/119797/2010.
|
2010-2012 Culturas de Convivência e Super-diversidade |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CS-SOC/101693/2008.
|
2009-2010 (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: FSE/CED/83589/2008.
|
2005-2009 Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade
obrigatória
|
Referência do projeto»Project reference: POCI/SOC/57872/2004.
|
2006-2008 Jovens descendentes de imigrantes e futuro: trajectórias escolares e orientações profissionais no finalizar da escolaridade
obrigatória
|
Referência do projeto»Project reference: POCI/SOC/57872/2004.
|
2002-2005 Condições e Processos de Integração ou Exclusão Escolares: o Caso dos Descendentes de Cabo-verdianos e Indianos em Portugal |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/SOC/38835/2001.
|
2004-2005 Os jovens e o mercado de trabalho: caracterização, estrangulamentos à integração efectiva na vida activa e a eficácia das
políticas
|
Referência do projeto»Project reference: s/ref.
|
2000-2002 Públicos da Ciência em Portugal |
Referência do projeto»Project reference: s/r.
|
1996-2000 Conquistar a Escola |
Referência do projeto»Project reference: --.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem). |
Fala Speaking |
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Italiano (Bem). |
Lê Reading |
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem). |
Escreve Writing |
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem), Italiano (Bem). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda. 2011. Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-685-014-2. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI,I.P.).
|
|
|
|
2. |
Guerreiro, Maria D; Pegado, Elsa; Mateus, Sandra; Pereira, Inês; Abrantes, Pedro; Abranches, Maria. 2006. Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Caracterização, Estrangulamentos à Integração Efectiva na Vida Activa e a Eficácia das
Políticas. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Direcção-Geral de Estudos, Estatísticas e Planeamento (DGEEP), MTSS. |
|
|
|
3. |
Costa, António F.; Ávila, Patrícia; Mateus, Sandra. 2002. Públicos da Ciência em Portugal. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-662-871-7. Lisboa: Gradiva. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Mateus, Sandra. 2013. Ciências leves e ciências duras. In Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas). Cientistas de Pé, ed. David Marçal, 35 - 38. ISBN: 978-989-616-526-0. Lisboa: Gradiva. |
|
|
|
2. |
Mateus, Sandra. 2013. Normalidade. In Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas). Cientistas de Pé, ed. David Marçal, 56 - 60. ISBN: 978-989-616-526-0. Lisboa: Gradiva. |
|
|
|
3. |
Mateus, Sandra; Seabra, Teresa. 2012. Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português. In Família, Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil-Portugal, ed. Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende e Maria Manuel Vieira , 408 - 424. ISBN: 9788570419194. Minas Gerais: UFMG. |
|
|
|
4. |
Mateus, Sandra; Seabra, Teresa; Nico, Magda; Rodrigues, Elisabete. 2010. Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais. In Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores, ed. Renato Miguel do Carmo , 165 - 172. ISBN: 978-989-96783-2-3. Lisboa: Mundos Sociais. |
|
|
|
5. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2009. Immigration and education: trajectories, daily life and aspirations. In Welfare and Everyday Life (Portugal in the European Context, vol. III), ed. Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha, 207 - 224. ISBN: 978-972-774-267-7. Oeiras: Celta Editora. |
|
|
|
6. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2009. Imigração e escolaridade. In Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III), ed. Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha, 219 - 237. ISBN: 978-972-774-253. Oeiras: Celta Editora. |
|
|
|
7. |
Casa-Nova, Maria J; Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Caldeira, Rute. 2006. Cultural Diversity in the curricula of the Portuguese public universities: the Sociology and Anthropology degrees. In Pedagogies of Teaching 'Race' and Ethnicity in Higher Education: British and European experiences, 180 - 209. ISBN: 1 902191 33 1. Birmingham: C-SAP. |
|
|
|
8. |
Mateus, Sandra; Campos, Joana. 2001. A nossa escola e o meu bairro. In Cidade e Metrópole: centralidades e marginalidades, ed. Magda Pinheiro, Luís V. Baptista e Maria João Vaz, 253 - 259. ISBN: 972-774-129-0. Oeiras: Celta. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2011. "School achievement, social profile and ethnicity: immigrants´ children at basic school in Portugal", Portuguese Journal of Social Science 10, 1: 73 - 86.
|
|
|
|
2. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2010. "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português", Sociologia, XX: 411 - 424.
|
|
|
|
3. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2003. "Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: contigente, localização e resultados", Revista de Estudios e Investigación en Psicoloxía e Educación 10, 8: 820 - 833. |
|
|
|
4. |
Mateus, Sandra. 2002. "Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano", Sociologia, Problemas e Práticas, 39: 117 - 149.
|
|
|
|
5. |
Mateus, Sandra; Campos, Joana. 2001. "A nossa escola e o meu bairro", Revista ESES, 11: 189 - 196. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Mateus, Sandra. 2009. "Imagined futures among young people from immigrant families: vocational choice, expected and aspired mobility(ies)", Trabalho apresentado em 9th Conference of the ESA (European Sociological Association) “European Society or European Societies?, In 9th Conference of the ESA (European Sociological Association) “European Society or European Societies?” Conference Proceedings, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete. 2008. "Trajectórias e aspirações escolares no 9º ano de escolaridade: diferenças de classe social, de etnicidade e de género", Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas, In VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas, Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Mateus, Sandra; Seabra, Teresa. 2005. "A integração de jovens descendentes de imigrantes em Portugal: percursos de escolarização e aspirações face ao mercado de
trabalho", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia, In Actas do I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, Vila Real de Santo António. |
|
|
|
4. |
Mateus, Sandra. 2001. "Projectos de futuro no 9º ano de escolaridade: uma análise sociológica", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2005. "Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: que integração?", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, In Actas do I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, Vila Real de Santo António. |
|
|
|
2. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra. 2004. "Etnicidade e “Excelência Escolar” – Caboverdianos e indianos na AML", Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia: Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção, In Actas do V Congresso Português de Sociologia: Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Mateus, Sandra. 11 set. 2013. " “Quantos Países podem Existir em Nós?”" Revista Comtextos, 16 - 17. |
2. |
Mateus, Sandra. 20 ago. 2013. "Ubuntu, o ‘segredo’ que nos chega de África" Revista Escolhas, 54 - 54.
|
3. |
Mateus, Sandra. 20 jul. 2013. "O que o meu Bairro tem de Mais Especial Sou Eu" Revista Escolhas, 69 - 69.
|
4. |
Mateus, Sandra. 17 nov. 2007. "De onde és?" Meia Hora, 6 - 6. |
1. |
Mateus, Sandra. 2004. "A Igualdade Difícil: Mulheres no Mercado de Trabalho em Itália e a Questão Não Resolvida da Conciliação". Oeiras: Sociologia, Problemas e Práticas, Celta. (Artigo)
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Mateus, Sandra. 2013. "'As classificações classificam os classificadores?' Notas sobre os processos de categorização na construção de conhecimento
sobre os descendentes de imigrantes", CIES e-Working Paper, Nº 144/2013 ", 19 pp.. Lisboa: CIES-IUL.
|
2. |
Mateus, Sandra. 2011. ""Education and social capital: does school experience contribute for the expansion of the universe of references of youngsters
with immigrant background?”, distributed paper, 10th Conference of the European Sociological Association – Social Relations
in Turbulent Times", 21 pp.. Geneve : University of Geneve. |
3. |
Mateus, Sandra. 2009. " “Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade
obrigatória ”, Relatório Final", 153 pp.. Lisboa: CIES-ISCTE. |
4. |
Seabra, Teresa; Mateus, Sandra; Rodrigues, Elisabete; Nico, Magda. 2008. "Orientações escolares dos alunos autóctones e descendentes de imigrantes: a importância da classe social e do género". Lisboa: Observatório das Desigualdades.
|
5. |
Mateus, Sandra. 2008. "“Jovens descendentes de imigrantes e futuro: trajectórias escolares e orientações profissionais no finalizar da escolaridade
obrigatória”, Relatório Final, CIES-ISCTE.", 96 pp.. Lisboa: CIES-ISCTE. |
6. |
Mateus, Sandra; Costa, António F.; Ávila, Patrícia. 2001. " Publicações e Públicos da Ciência, Relatório Preliminar, CIES, policopiado.". Lisboa: CIES-ISCTE. |
7. |
Sebastião, João; Seabra, Teresa; Campos, Joana; Mateus, Sandra; Reis, Filipe; Teixeira, Leonor; Delgado, Luísa. 2000. "Conquistar a Escola: estudo de caso de um território educativo, Relatório Final, CIES, policopiado". Lisboa: Cies-ISCTE. |
8. |
Viegas, José M. L; Faria, Sérgio; Mateus, Sandra. 2000. "Revisão Crítica de Literatura: Gestão Municipal e Género, Relatório de pesquisa". LIsboa: CIES-ISCTE. |
Dados Complementares (Additional data)
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Mateus, Sandra. “Turistificar as zonas degradadas” em João Caraça e Gustavo Cardoso (org.), Ideias Perigosas para Portugal, Lisboa, Tinta
da China, pp. 222-225., 2010. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
“Family, Gender and Migration in Multi-Cultural Societies – Old questions, diverse perspectives, new links”, 2009 (Outra). Nome do evento: 15TH ASEF University Migration and Multi-Cultural Societies: Opportunities and Challenges; Nome da Instituição: ASEF; Cidade do evento: Wanju / Republic of Korea. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
35 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
11 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
4 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
9 |
Dados complementares (Additional data) |
2 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
2311
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
14-06-2021
às
03:27:42
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|